ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2018"

Consumo excessivo de álcool em curto espaço de tempo aumenta risco de AVC e infarto

Foto: Conteúdo l 97News

Uma pesquisa publicada no "Journal of American Heart Association" na sexta-feira (10) mostra que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas em um curto período de tempo está associado ao desenvolvimento de pressão alta, colesterol alto e maior quantidade de açúcar no sangue em pessoas mais jovens. Esses fatores aumentam o risco de problemas cardiovasculares como o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O estudo também se soma a outras evidências que mostraram, por exemplo, que o desenvolvimento de hipertensão antes dos 45 anos está associado a riscos significativamente maiores de morte cardiovascular mais tarde na vida. O estudo analisou dados de 4.710 adultos com idades entre 18 e 45 anos. Os participantes foram classificados como não-bebedores, bebedores compulsivos (muito consumo de bebida 12 vezes por ano) e bebedores compulsivos de alta frequência (mais de 12 vezes por ano). O consumo excessivo de álcool de alta frequência foi relatado por 25,1% dos homens e 11,8% das mulheres. Já o consumo de 12 vezes por ano, foi relatado 29% dos homens e 25,1% das mulheres. O estudo também encontrou diferenças em como o consumo excessivo de álcool afeta homens e mulheres jovens. Os homens apresentaram maior pressão arterial e colesterol total. Já elas, tinham níveis mais altos de açúcar no sangue quando comparadas às que beberam com moderação. Os pesquisadores relatam que um em cada cinco jovens universitários relata consumo excessivo - com três ou mais episódios de bebedeira nas duas semanas anteriores. Em cada episódio, eles consomem de seis a sete drinques. Segundo o estudo, em comparação a gerações anteriores, a regularidade e a intensidade do consumo de álcool podem colocar jovens em maiores riscos de danos relacionados ao álcool.



Chapada Diamantina sedia II Festival de Forró

(Foto: Gabriel Carvalho | JGB)

Mais uma vez Targino Gondim convida baianos e turistas para dançar forró na Chapada Diamantina. De 11 a 13 de outubro de 2018, Mucugê será palco da Segunda edição do Festival de Forró da Chapada. Com show, aulas de dança, sanfona e ritmo o evento deve repetir o sucesso do ano anterior. Dando continuidade a turnê, batizada de Sem Limites, Targino vai comemorar seu aniversário com os amigos nesta festa. “O ano passado foi mágico. Fiquei muito feliz com o resultado, por isso, naturalmente continuo com o projeto em 2018”, disse o cantor. Além da programação musical de nomes mais conhecidos do ritmo, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem. No local, estes novos artistas vão divulgar seus trabalhos para um público mais específico e seleto, formador de opinião, provenientes de diferentes localidades do Brasil. O Festival de Forró da Chapada vai estimular a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, ampliando a divulgação dos artistas e difundindo o movimento. A ideia é manter o compromisso com as raízes culturais; promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros e entre músicos já consagrados, cantores, compositores, produtores, empresários, técnicos, estudiosos, comunicadores e amantes do forró.



Dia dos Pais é Dia de Pizza, então comemore com o Rey do Dellivery

(97NEWS Publicidade)

O Dia dos Pais é uma data muito representativa, onde a família se reúne para celebrar e homenagear aqueles que são os conselheiros das horas certas e incertas.Família reunida é motivo de festa e alegria e, neste Dia dos Pais, a grande opção é você comemorar com as deliciosas pizzas do Rey do Dellivery, além dos preços que cabem direitinho no seu bolso.Então faça agora mesmo o seu pedido e faça uma homenagem ao seu pai e depois dê um abraço apertado e diga o quanto ele é importante para você.  



Cerca de 10% do público alvo foi vacinado contra sarampo e polio

(Foto: Divulgação)

Na primeira semana de campanha nacional contra o sarampo e a poliomielite, pouco mais de 10% do público alvo foi vacinado, segundo o Ministério da Saúde. O estado com o melhor índice até agora é Rondônia, com 39,88% para pólio e 38,81% para o sarampo, seguido por São Paulo, com 27,68% para pólio e 27,23% para o sarampo. Os índices mais baixos são os de Roraima e Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar mais de 11 milhões de crianças de um a cinco anos até o dia 31 de agosto. No próximo sábado, dia 18, acontece o Dia D de Mobilização Nacional, com mais de 36 mil postos abertos em todo o país.



Ivete processa o Google após ficar 'abalada' com notícia mentirosa de aborto

Foto: Reprodução

Ivete Sangalo processou o Google Brasil e as empresas Zip.Networking e Blasting S/A para que retirassem do ar notícia veiculada em que apontava para o suposto risco de aborto das gêmeas Marina e Helena. De acordo com informações do colunista Léo Dias, do jornal O Dia, Ivete alegou que foi “surpreendida com uma notícia estranha e inverídica, que lhe deixou, a um só tempo, chocada, revoltada e emocionalmente abalada”. No último dia 3, a Justiça encerrou o processo após acordo entre as partes, mas antes disso, o juiz chegou a soltar uma liminar exigindo que as empresas retirassem os links das matérias do ar no período de até 24 horas, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. O processo corria na 8ª Vara Cível e Comercial da Comarca de Salvador.



Brumado: Moradores do bairro Urbis 2 seguem à um ano a espera da recuperação da Av. Rogério Rego em frente ao CAIC

Foto: Luciano Santos l 97News

Um ano após a deterioração da Avenida Rogério Rego, no Bairro Urbis 2, em Brumado, provocada por erosão e má qualidade do material usado na construção da avenida, moradores seguem na expectativa para o início das obras de recuperação da via. A infraestrutura urbana de Brumado vem sendo uma das principais reivindicações da população, que, em muitos casos, já não suporta mais conviver com ruas e avenidas em estado altamente precário. Essa não é a primeira vez que o 97NEWS mostra a situação da Av. Rogério Rego, em frente a escola Maria Iranilde Lobo (CAIC). 

Foto: Luciano Santos l 97News

Em agosto de 2017, a reportagem mostrou a situação da avenida que segue até hoje sem uma recuperação. Segundo o morador Samuel Meira "essa situação vergonhosa já dura 1 ano e, quando chove, fica ainda pior. Não podemos admitir que uma cidade do porte de Brumado ainda tenha uma avenida nessas condições lastimáveis". Ele ainda declarou que "ha também o problema de mobilidade urbana. E em meio à reformas que vem acontecendo nas ruas de Brumado, se faz oportuno solicitar dos poderes, afim de que a prefeitura solucione o problema o mais rápido possível", declarou Samuel ao 97NEWS. Outra reclamação é quanto à limpeza do bairro, que estaria, segundo os moradores, necessitando de uma limpeza, pois ainda existe muito mato nos terrenos próximos ao bairro. 



Brumado: Igreja católica celebra no mês de agosto a 'Semana Nacional da Família'

Foto: Divulgação

A Igreja no Brasil celebra entre os dias 12 e 18 de agosto a "Semana Nacional da Família", evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Este ano, o evento que já faz parte do calendário das paróquias brasileiras e tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, a mesma temática do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, também em agosto. O “Evangelho da Família’ ressalta o lado positivo da Família, a família como boa notícia, como um bem, um dom de Deus. ‘Alegria para o mundo’ acentua o fato de que ser família não é um aspecto da doutrina, um valor apenas para os cristãos ou para as pessoas religiosas. É uma riqueza para o mundo, para a humanidade toda”, destaca o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa. Portanto, na certeza dessa riqueza que é a família, todos das Paróquias Bom Jesus, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, são chamados para anunciar o Evangelho da Família, fazendo chegar ao coração de cada irmão, a alegria de nosso Deus. As celebrações acontecerão de 12 a 18 de agosto, a partir das 19:30h, em todas as comunidades de Brumado.



Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 6,5 milhões no próximo sorteio

Foto: Conteúdo l 97News

Ninguém levou para casa o prêmio ofertado pela Mega-Sena na noite deste sábado (11), em Ribeirão dos Índios, São Paulo. Como ninguém foi contemplado, o prêmio poderá pagar, na próxima terça-feira (14), R$ 6,5 milhões. O concurso de número 2.067 sorteou as seguintes dezenas: 02, 11, 13, 26, 32 e 59. Na quina, 57 apostadores levaram R$ 28.876, 29 cada. Já na quadra, 3.828 jogadores foram contemplados. Cada um receberá o prêmio de R$ 614, 25. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas em qualquer Lotérica, a partir de seis números, no valor de R$3,50.



Linha de Bolos Comemorativos da Padaria Divina é a grande pedida para o Dia dos Pais

A linha de Bolos Comemorativos da Padaria Divina farão o Dia dos Pais muito mais saboroso (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A qualidade dos produtos e o atendimento de excelência da Padaria Divina vêm sendo uma das referências do setor de panificação de Brumado e região. Então dentro do mix de serviços oferecido à clientela, um dos que mais se destaca são os projetos comemorativos, que são integrados por uma grande variedade de produtos para celebrar as grandes datas. Como nesse domingo se comemora o Dia dos Pais a grande pedida para comemorar a data em grande estilo, com muito sabor e alegria é a Linha de Bolos Comemorativos para o Dia dos Pais, os quais além de irresistíveis têm preços bem convidativos. Além dos bolos, na Padaria Divina você pode incrementar a sua festa com os mini-salgados e as maravilhosas tortas que são outras grandes atrações do portfólio de produtos. Então é só fazer a sua encomenda pelos fones: 3311-6869 ou 9.9990-4440 e fazer o seu Dia dos Pais muito mais saboroso.



Intermunicipal 2018: Seleção de Brumado enfrenta o selecionado de Paratinga neste domingo às 15h

Foto: Luciano Santos l 97News

Prepare seu coração. Vai rolar a bola na maior competição de futebol amador do país. Hoje, domingão dia dos Pais, e também dia de abertura do Intermunicipal. A largada será dada com todas as 64 Seleções participantes, que entram em campo para a primeira rodada. A partida de abertura, entre a atual Campeão Eunápolis e Macarani acontecerá às 10h30, com transmissão ao vivo da TVE. Já às 15h, os demais 31 jogos completam a rodada. No estádio Gilberto Cardoso, o "Gilbertão", em Brumado, a Seleção brumadense joga contra Paratinga, as 15h. No ano passado o selecionado paratinguense teve um ótimo desempenho no campeonato, e para este ano o time vem com um pensamento mais maduro, sonhando até em disputar o título, ficando entre os quatro primeiros colocados. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Já o selecionado de Brumado, este ano sem a participação da Liga Brumadense de Futebol (LBF), apenas com a participação da Secretaria de Educação, Esporte Cultura e Lazer, vem a campo com desejo de chegar lá. O técnico Fernando Santos, o Fezinho, que preferiu inscrever apenas 22 jogadores no início da competição, -- deixando para inscrever os outros 10, no decorrer da competição --, disse que agora a seleção terá uma chance de chegar nos jogos finais. "O time treinou muito bem a semana inteira, está bem preparado e a vitória é a meta. O elenco vem apresentando uma grande evolução e pode mesmo surpreender a boa equipe de Paratinga. O árbitro do jogo será Bruno Nogueira Prado (Conquista), auxiliado por Rubinei Almeida Santos (Conquista) e Renan Monteiro Costa (Barra do Choça). O 4º árbitro será o brumadense Juraneis Souza Meira. Para este ano nenhuma rádio de Brumado confirmou a transmissão dos jogos. Então o torcedor, terá que acompanhar as grandes emoções deste confronto a partir das 15h nas arquibancadas do Gilbertão. 





Salvador: Ato “em segredo” à favor de Lula lota praça de alimentação do Shopping Barra

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma ação a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconteceu no início da tarde de sábado (11), no Shopping Barra em Salvador. Diversas pessoas ocuparam a praça de alimentação do estabelecimento ao som de gritos como “Lula Livre” e “Olê, olê, olá, Lula, Lula!”. A pequena manifestação durou em torno de 20 minutos. A maioria dos convidados, disseramter sido convidados “em segredo” por uma corrente do WhatsApp. Em um das mensagens, dizia que “deveria ser enviada apenas para pessoas que você confia” e “não pode vazar para coxinhas”. Marcado para começar às 13h, o protesto terminou por volta das 13h30. Participantes gravaram os momentos de agitação e gritos de luta. 



Twitter divulga medidas para evitar fake news nas eleições

O Twitter divulgou nesta semana um comunicado com as medidas para as eleições deste ano. A plataforma, assim como Facebook, Google, Instagram e Whatsapp, vem buscando respostas em razão de preocupações com possíveis problemas e influências negativas no debate público, como a disseminação das chamadas notícias falsas ou de mensagens de ódio. Na nota, a empresa afirmou que tem como objetivo “promover um ambiente cada vez mais saudável na plataforma”. Um dos focos será a verificação de contas de candidatos e partidos, de modo a coibir perfis falsos que possam divulgar informações e causar confusão nos eleitores. Além dessa verificação, a própria rede social irá organizar sessões de perguntas e respostas com os candidatos, com o intuito de “facilitar o contato direto entre os candidatos e seus eleitores”. A companhia anunciou que firmou parceria com alguns veículos de mídia – como Band, RedeTV, Estadão, Rádio Jovem Pan, Revista Istoé e Catraca Livre – para a transmissão pela plataforma dos debates com os concorrentes à Presidência da República e aos governos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Contas automatizadas

Uma das medidas destacadas pela empresa é o combate ao que a empresa chama de “contas automatizadas mal-intencionadas e/ou que disseminam spam”, perfis falsos ou os chamados robôs (ou bots, no termo em inglês popularizado). Os robôs são vistos como um dos meios de disseminação de notícias falsas e um dos problemas na rede social, embora estudo recente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) tenha apontado o grau de difusão de fake news por essas contas semelhante ao de humanos

Segundo a assessoria de empresa, também foram realizadas ações como o aprimoramento do processo de abertura de contas, auditorias em contas já existentes e a expansão de detecção de “comportamento mal-intencionado”. O número de contas contestadas mensalmente subiu de 2,5 milhões em setembro de 2017 para 10 milhões em maio de 2018. A média de denúncias de spam recebidas pela plataforma diminuiu de aproximadamente 25 mil por dia em março para cerca de 17 mil por dia em maio.

Levantamento

Segundo levantamento realizado pela empresa com seus usuários, 70% dos mais de dois mil entrevistados disseram usar a plataforma para se informar sobre política nessas eleições. Deste universo, 47% afirmaram fazê-lo frequentemente e 22% de vez em quando.

Mais de 60% avaliaram que a divulgação de mensagens pelos candidatos em seus perfis será importante para a decisão do voto. Entre os indecisos, 79% comentaram que vão conhecer as ideias dos concorrentes por suas contas para definir sua escolha.

Propagandas vetadas

Diferentemente do Facebook e do Google, o Twitter não irá veicular anúncio eleitoral. Este será o primeiro ano em que este tipo de propaganda eleitoral será permitida. A empresa anunciou a decisão em maio e justificou-a pelo fato de não ter os meios tecnológicos para atender às exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sua resolução sobre as eleições, o TSE estabeleceu que os anúncios só podem ser veiculados por candidatos ou partidos e que devem trazer a identificação de seus patrocinadores, bem como o CPF (no caso do concorrente) ou CNPJ (no caso da legenda).

CONTINUE LENDO


Boa notícia: Produção industrial baiana cresce 11,6%

Foto: Conteúdo l 97News

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em junho de 2018, a produção industrial da Bahia, ajustada sazonalmente, aumentou 11,6% frente ao mês imediatamente anterior, após haver recuado 14,6% em maio de 2018. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou crescimento de 9,0%. No acumulado do ano, houve acréscimo de 0,4%, em relação ao mesmo período anterior. Já no acumulado dos últimos 12 meses, foi registrado acréscimo de 1,8% frente ao mesmo período anterior, resultado acima do observado em maio último, quando ocorreu variação de 0,2%. No primeiro semestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana obteve acréscimo de 0,4%. Cinco dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Veículos automotores (22,1%), impulsionado, em grande parte, pela maior fabricação de automóveis. Outros resultados positivos foram observados em Produtos alimentícios (5,1%), Metalurgia (6,2%), Bebidas (12,6%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (41,3%). Negativamente, destacou-se o segmento de Outros produtos químicos, com queda de 8,3%, impulsionado, em grande parte, pela menor fabricação de propeno não saturado e etileno não saturado e Derivados do petróleo (-3,7%), influenciado, principalmente, pela menor produção de óleos combustíveis e naftas para petroquímicas.



Barra da Estiva: Empresário leva três tiros na cabeça e morre na frente da filha

Foto: Whatsapp l 97News

As vésperas do dia dos pais, a população de Barra da Estiva ficou em luto. Na noite deste sábado (11) por volta das 20h, um empresário que morava na rua 1, no bairro Alto México foi assassinado a sangue frio. De acordo com a policia, um homem usando um capuz entrou armado na casa, tomou sua filha como refém e obrigou o empresário Agnaldo Novaes Mendes, de 58 anos, o "Moquinha", a sentar-se, em seguida efetuou três disparos contra a sua cabeça; Após os disparos o assassino fugiu. Moquinha chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal da cidade ainda com vida, mas não resistiu. A polícia técnica foi acionada, O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado onde será realizada uma necropsia e em seguida liberado. A polícia civil investiga o caso.



Brumado recebe Projeto Escolas Culturais

(Foto: Divulgação)

O projeto Escolas Culturais, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, foi lançado nesta sexta-feira (10), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Meio Ambiente, no município de Brumado. A iniciativa, que vem sendo desenvolvida em 85 escolas em todo o Estado, tem o objetivo de potencializar os projetos estruturantes artístico-culturais já desenvolvidos pelas escolas da rede estadual, além de fomentar atividades voltadas para o perfil de cada unidade. A ideia é estruturar os auditórios e outros espaços das unidades com equipamentos para a projeção de audiovisual; palco para apresentações artísticas; e internet banda larga para o desenvolvimento dos projetos, a exemplo de programas de rádio e fomento ao empreendedorismo. O lançamento do Escolas Culturais contou com apresentações de música, dança, poesia, capoeira, cordel, balé e outras manifestações culturais. A solenidade foi aberta com apresentação do Grupo de Capoeira Topázio e da Filarmônica Lira Ceciliana. No foyer da unidade escolar, os visitantes puderam apreciar as obras de arte do estudante Mateus Roseno e dos artistas Dill Rocha e Robson Trindade. No palco, os estudantes foram protagonistas e comandaram a festa com as suas artes, chamando a atenção pela diversidade dos projetos de arte e cultura. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, presente ao lançamento, falou sobre a importância da implantação da Escola Cultural. “Na rede estadual, no dia de hoje, em comemoração ao Dia do Estudante antecipado, estamos tendo atividades culturais em mais de 600 escolas e todo ano a gente tem diversos projetos como o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) e o TAL (Tempo de Artes Literárias), dentre outros, que são projetos que têm um traço cultural e isso é praticado em mais de mil escolas, além das práticas científicas”, afirmou o gestor, destacando que o CEEP não será a única unidade escolar em Brumado a participar da iniciativa. “Mas o CEEP terá a tarefa de interligar as nossas escolas e de se relacionar com as escolas do município e, principalmente, com entidades, como a Academia de Artes e Letras de Brumado”, pontua, informando que cada escola onde o projeto é desenvolvido passa a contar com um coordenador cultural, além de ações de requalificação e aquisição de novos equipamentos.



Dupla é detida com drogas dentro de tanque do carro; foram apreendidos 16 kg de crack

Suspeitos foram flagrados na BR-116, próximo à cidade de Milagres (BA) | Foto: Divulgação SSP/BA

Dois homens foram presos nesta sexta-feira (10) na cidade de Ipirá, sob suspeita de tráfico de drogas. Marcos Roberto Figueiredo Rodrigues e Mailson Barbosa Mendes transportavam 16,5 kg de crack em balões plásticos, dentro do tanque de combustível do carro, quando foram flagrados na BR-116.De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), policiais militares e federais receberam uma denúncia anônima sobre transporte de drogas e resolveram criar uma barreira na rodovia. O veículo dos suspeitos, modelo Gol, foi parado próximo à cidade de Milagres. Os dois foram presos em flagrante e, logo após, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal (PF), em Feira de Santana.



Central de Comunicação é inaugurada em Euclides da Cunha

(Foto: Divulgação SSP/BA)

A 22ª Central Integrada de Comunicação (CICOM), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi inaugurada nessa semana em Euclides da Cunha. A unidade reúne as Polícias Militar, Civil e Técnica e atende, por meio de uma central única, aos serviços de emergência 190 (Polícia Militar) 193 (Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). O equipamento contempla 551.855 habitantes, cobrindo, ainda, as cidades de Ribeira do Pombal, Tucano, Monte Santo, Itapicuru, Cícero Dantas, Quinjingue, Olindina, Nova Soure, Antas, Fátima, Cipó, Adustina, Canudos, Novo Triunfo, Ribeira do Amparo, Heliópolis e Banzaê. Euclides da Cunha, que já possuía a sede da Coordenadoria da Polícia Civil e unidades da Polícia Militar, foi contemplada por ser uma região que consegue acolher, de uma maneira centralizada, a esses 19 municípios que passam a ser atendidos pelo CICOM, conforme o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Na ocasião, o gestor assinou um termo de cooperação entre a SSP e a prefeitura municipal. O superintendente de Comunicação da SSP, coronel Antônio Magalhães, fala sobre a importância dos CICOMs. “Essas centrais levam para as regiões uma gama de tecnologias de telecomunicações. Estamos trazendo para cá tudo o que há de novo. Temos a possibilidade de acionar a nossa central e buscar o recurso necessário mais próximo ao local da ocorrência”. Com um investimento de R$ 1.553.351,73 na sua instalação, a CICOM conta com 23 servidores e aporte tecnológico de rádios fixos, veiculares e portáteis, aumentando, consideravelmente, o sistema de comunicações integrado nos municípios conectados. De acordo com Magalhães. Futuramente, completa, serão incluídos os serviços do trânsito e Guarda Municipal, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).



Brumado Não é Terra de Devassidão

(Fotocomposição: 97NEWS)

Um fato envolvendo uma suposta prática obscena que aconteceu nesta sexta-feira (10) em plena luz do dia num dos locais mais movimentados da cidade, a Praça Coronel Zeca Leite, acabou ganhando uma grande repercussão na mídia baiana e, infelizmente, teve uma leitura muito equivocada de muitas pessoas que acabaram fazendo um “link” como que a cidade fosse uma espécie de “terra da devassidão”. Sem entrar no mérito da questão ou fazer qualquer juízo de valor sobre o acontecimento, que ao que tudo indica foi apenas uma brincadeira entre um casal, o que deve ser debatido é a fama negativa que está sendo criada em cima de um fato que não se tem comprovação, que, além disso, é extremamente duvidoso, devido ao horário e ao local. Sabemos que nos dias atuais, com a grande abertura que foi proporcionada pela Internet que catalisou a propagação da licenciosidade e do sexo livre, não foram criados ainda bloqueios seguros que venham impedir, inclusive as crianças, de se ter acesso a esses conteúdos inapropriados, o que vem provocando uma mudança de costumes que não vêm sendo metabolizados pela sociedade que ainda têm setores que mantém padrões bem conservadores. Então, diante de um episódio duvidoso cabe a responsabilidade de afirmar que Brumado não pode levar essa fama de cidade devassa. Discussões em grupos nas redes sociais apontaram essa vertente que tem que ser veementemente combatida, além do que a integridade dos envolvidos foi muito abalada, o que deve ter causado um grande constrangimento familiar por uma coisa que tem indícios duvidosos, ou seja, não pode ser provada. Então que fique a consciência para não se propagar essa ideologia errônea, pois como em todos os locais do país, Brumado vive também a mudança de costumes de uma juventude em transição, mas existe um grande abismo em se afirmar que as permissividades sexuais aqui acontecem em qualquer hora e em qualquer lugar.



Brumado: Realizada no HMPMN a primeira captação de córneas; procedimento foi um grande sucesso

Foi o primeiro procedimento do gênero realizado em Brumado (Foto: Divulgação)

Esta sexta-feira (10) marcou uma nova conquista para a Saúde Municipal com a celebração da parceria entre Banco de Olhos da Bahia, Central de Transplantes da Bahia, Hospital de Olhos de Conquista e o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde foi realizada a primeira captação de córneas em Brumado. As instituições vêm se preparando há alguns anos com treinamento de profissionais desde 2014, ajuste de fluxos e estruturação de serviços para viabilizar esse tipo de procedimento, alcançando agora a operacionalização desse avanço para o setor de saúde.  A Bahia criou desde o ano passado a Campanha “Fila Zero de Córneas” com o objetivo de zerar as filas para espera de córneas até o final de 2019 e Brumado agora participa dessa campanha. O procedimento foi autorizado pelos familiares do doador, o senhor W. S. O. com assinatura de documentação necessária ao procedimento. Foram coletadas as córneas pelos enfermeiros Daniela Queiroz e Luã Lima e enviadas ao Banco de Olhos da Bahia, em Salvador, que seguirá com o preparo das córneas para doação a dois pacientes que estão no topo da fila de espera. Com essa doação histórica duas pessoas irão voltar a enxergar.  O acolhimento e a solicitude da equipe de profissionais foram excepcionais e de grande ajuda, mas a generosidade da família foi imprescindível à realização da captação.