ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2017"

Cinema: Jerry Lewis morre aos 91 anos

(Foto: Brad Barket/AP)

O ator e comediante Jerry Lewis morreu aos 91 anos neste domingo (20). Conhecido como "Rei da Comédia", ele é um dos maiores comediantes de todos os tempos. O agente do ator confirmou que Lewis morreu nesta manhã em sua casa em Las Vegas, no estado norte-americano de Nevada. Entre junho e agosto deste ano, ele ficou hospitalizado para tratar de uma infecção urinária. Ainda não há informação sobre o que levou à morte do comediante. A última apresentação de Lewis nos palcos ocorreu no hotel South Point, em Las Vegas, em outubro do ano passado. Além de influenciar uma geração inteira de comediantes e ser um ícone do riso, Jerry também conduziu causas humanitárias, como seu programa beneficente anual do Dia do Trabalho para a Associação de Distrofia Muscular, que ele começou a apresentar em 1952. A aposentadoria do evento só veio em 2011. Por seu trabalho nessa área, Lewis chegou a figurar na lista dos candidatos a recebe o Nobel da Paz em 1977. O filme mais famoso de sua carreira é a comédia “O Professor Aloprado”, de 1963. Protagonizado e produzido por ele, o longa conta a história do atrapalhado professor universitário Julius Kelp. Depois de ser humilhado por alunos e quase demitido da instituição de ensino pelas constantes trapalhadas em que se envolve, Kelp cria uma fórmula que o faz ser elegante, charmoso e bom de papo. Nasce então Buddy Lee. O filme ganhou uma nova versão na década de 1990, quando Eddie Murphy viveu o professor aloprado.



Interior da Bahia poderá ver eclipse parcial do Sol nesta segunda-feira (21)

Foto: Reuters/ESA/Observatório Real da Bélgica

Parte do Brasil poderá acompanhar nesta segunda-feira (21) um eclipse parcial do Sol. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o fenômeno poderá ser visto apenas nas regiões Norte e Nordeste do país, aproximadamente entre 16h e o pôr do Sol. No interior, a previsão é que o eclipse tenha início às 16h39 e termine às 17h26. O bloqueio máximo do Sol para os espectadores na capital baiana deve ser de 12,6% e deve ser alcançado às 17h17. Especialistas recomendam não olhar diretamente para o Sol para evitar danos à visão. O ideal é usar filtros apropriados. Este será o segundo eclipse visível em território brasileiro este ano. No entanto, fenômeno que aconteceu em fevereiro pôde ser visto apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.



Com dois gols de Mendoza, Bahia vence o Vasco na Arena Fonte Nova

Foto: Felipe Oliveira l EC Bahia

O Bahia voltou a fazer da Arena Fonte Nova um lugar difícil para os seus adversários. Na tarde deste domingo (20), a equipe tricolor não teve uma atuação envolvente, mas foi eficiente nas finalizações e venceu o Vasco por 3 a 0, em duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Tiago e Mendoza, duas vezes, balançaram as redes para o Esquadrão de Aço. O resultado positivo levou a equipe comandada por Preto Casagrande ao 11º lugar, com 26 pontos. A posição ainda pode ser alterada com o complemento da rodada. O próximo desafio do Tricolor será no domingo (27), contra o Botafogo, na mesma Arena Fonte Nova.



Protetora acolhe 84 cães em casa e provoca polêmica com vizinhos em Moema, na Zona Sul de SP

Rosângela cresceu em família que gostava de animais e se aproximou de protetores na adolescência (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Uma protetora animal que já acolheu 84 cães em sua casa, em Moema, na Zona Sul de São Paulo, provoca polêmica com os vizinhos, que se dizem incomodados com o barulho e com o mau cheiro. O Ministério Público acompanha o caso. Rosângela de Abreu recebeu a reportagem do G1 para contar sua versão da história. “Sou filha única. Quando nasci, acho que minha mãe já percebeu, ‘Ih, essa daí já vai dar problema suficiente”, brincou. “Venho de uma família que sempre adorou animal. Eu tinha um gatinho, que ficava no berço comigo e o cachorro da minha mãe ficava ao lado, vigiando”, contou, enquanto os cachorros de diferentes tamanhos abanavam o rabo e pulavam em cima dela.  Ela apresentou o imóvel, que estava sujo e com cheiro forte. “Os problemas começaram justamente quando eu pretendia reformar a casa”, contou Rosângela, que está com 49 anos e mora com a família na casa adquirida há 75 anos no bairro, quando a “Avenida Iraí era um rio e o Shopping Ibirapuera era um campo de futebol”. O afeto pelos animais cresceu na adolescência, conforme ela se aproximou de pessoas ligadas à proteção animal, e, anos mais tarde, fundou a ONG Auqimia em Parelheiros, na Zona Sul da cidade. “Aluguei um sítio, onde ficamos por cerca de 13 anos, até que o proprietário pediu o local. A esta altura, eu estava com mais de 100 cães, mas tive que arrumar um outro espaço com urgência” disse. Era 2015. Rosângela conseguiu outro terreno, mas teve um novo problema. Um homem teria reivindicado o espaço como seu e conseguiu a reintegração de posse da nova área junto a Prefeitura Regional. Ela deixou dezenas de cães na área e se viu obrigada a trazer outros 84 para dentro de sua casa com o objetivo de doar os bichos aos poucos. Após doações, ela reúne 37 cães no imóvel. A situação se tornou de conhecimento geral no bairro, a vizinhança passou a acreditar que Rosângela tem distúrbios de acumulação, denúncias chegaram ao Ministério Público (MP) e dezenas de animais foram removidos do local.

 

 



Cachaças artesanais da Bahia conquistam destaque na produção associada ao turismo

Foto: Daniel Meira

Bebidas artesanais produzidas na Bahia são destaques da Exposição de Cachaças no Nordeste, realizada durante a Exporural, que segue até domingo (20), no Parque de Exposições de Salvador, com apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Mais de 20 marcas de cachaça produzidas no estado estão à mostra para degustação e venda. Em visita à exposição, na noite desta quarta-feira (16), o secretário estadual do Turismo, José Alves, falou sobre o emprego de produtos típicos da Bahia na cadeia do turismo como alternativa para geração de renda para comunidades baianas. “Trabalhamos a Produção Associada ao Turismo com a intenção de promover o fornecimento de produtos regionais, como a cachaça, a hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de suvenires”, explicou Alves, que estuda o pedido dos produtores para incluir a bebida em ações de promoção do destino Bahia. De acordo com o empresário Raimundo Freire, a Bahia conta com 25 produtores legalizados, que oferecem cachaças de alta qualidade. Entre os destaques da produção baiana estão cachaças Rio do Engenho e Matriarca, dos municípios de Ilhéus e Medeiros Neto, respectivamente, bem como a Serra das Almas, de Rio de Contas, que é conhecida como primeira cachaça orgânica do país.



Como saber se uma notícia é falsa?

(Imagem: Reprodução)

Jornalistas literalmente “fabricam” notícias. Não acham a notícia por aí. Não publicam uma transcrição da realidade. Por mais que se esforcem, não dão uma cópia da realidade — mas a realidade emoldurada, a realidade realçada, a realidade reconfigurada por ser exposta em uma página ou tela, a realidade retocada pela magia da publicação em si.

Venha de uma molecada da Macedônia querendo ganhar um troco ou de gente de extrema direita que vê conspiração em tudo e quer causar tumulto, a “notícia falsa” virou parte do vocabulário político de hoje. É dificílimo dizer até que ponto o fenômeno das fake news influenciou a eleição presidencial nos Estados Unidos em 2016, mas que a ideia em si causou impacto é patente.

O atual presidente americano, Donald Trump, gosta de aparecer na mídia (como seus antecessores), mas em seu caso a tática normalmente é fazer pronunciamentos inconsequentes e sem nenhum fundamento.

Toda vez que um presidente americano abre a boca, no mundo todo muita gente presta atenção. Se despacha soldados para uma batalha, até muitos americanos que não veem sentido em guerras vão mostrar patriotismo. Se tiver um pólipo maligno removido do cólon (como Ronald Reagan), milhares de pessoas nos dias seguintes vão agendar uma colonoscopia. Se um mandatário pode involuntariamente levar os outros a se submeterem a uma colonoscopia, o que mais pode fazer com seus atos ou palavras? Quando um presidente declara que a grande imprensa é “inimiga do povo americano”, o que ficaria inclinado a pensar um cidadão normalmente ajuizado?

Realidade em primeiro lugar

A função do jornalista é fabricar notícias, assim como a função do pedreiro é construir casas. Os dois ofícios têm regras. A primeira regra para o jornalista comprometido com o trabalho é colocar a realidade em primeiro lugar. Um jornalista responsável não produz notícias falsas, nem notícias exageradas ou notícias corrompidas. Não subordina o relato honesto à coerência ideológica ou ao ativismo político. Não tenta agradar anunciantes ou se ajustar aos interesses comerciais do veículo — nem às preferências do público.

No último século, a tendência dominante na história do jornalismo americano foi a profissionalização de uma equipe de repórteres que apura notícias. O jornalismo é anterior à reportagem, mas da década de 1820 em diante a reportagem passou a ser o centro do jornalismo americano. Na Europa não era assim; alguém observou que, lá, “a reportagem [estava] matando o jornalismo” — ou seja, o relato direto dos acontecimentos do dia estava roubando o foco dos ensaios discursivos sobre teoria, filosofia e em defesa de bandeiras políticas que dominavam grande parte da imprensa europeia. Foi só no século 20 que essa imprensa começou a se valer de técnicas jornalísticas americanas, como a entrevista, e de normas do jornalismo americano que punham a reportagem em primeiro lugar.

Mas será que o modelo americano de jornalismo não nega a verdade de que os supostos “fatos” não passam de opiniões disfarçadas? De que tudo é relativo e só depende de seu ponto de partida? Na primeira aula de filosofia da faculdade, a maioria dos calouros já vai dizendo que “tudo é relativo” e que o que o outro diz “não passa de opinião!” — que não há pesquisa, argumento ou discussão capazes de alterar nossas pré-concepções.

É por isso que são chamados de calouros. Se pararmos para pensar, nenhum desses estudantes realmente crê que tudo é relativo. Se, no meio da aula, um aluno desses sentir uma dor forte e aguda no peito, ele vai ficar preocupado. Suas opções serão perguntar ao professor de filosofia o que fazer, ouvir o conselho do aluno na carteira ao lado ou pedir a outra pessoa que chame o serviço médico de urgência. Qual vai escolher: A, B ou C? C. Vai buscar atendimento médico. A realidade parece estar batendo insistentemente à porta, e o compromisso prematuro com a tese universal de que “tudo é relativo” é rapidamente abandonado. Em questão de segundos, o aluno acredita em fatos, no conhecimento especializado, na formação científica, na experiência clínica. Seja relativista, modernista ou pós-modernista, de esquerda ou de direita, esse aluno vai buscar um médico o mais rápido possível.

Apuradores com reputação

Quando queremos saber o que está acontecendo no mundo nesse ou naquele dia, não ligamos para o 192. Recorremos a apuradores profissionais de notícias que têm reputação de serem confiáveis. Mas como saber que provedores de notícias a nossa volta merecem confiança? Considere a seguinte lista de indicadores de qualidade probatória:

1. Disposição de retratar-se, corrigir e implícita ou explicitamente pedir desculpas por informações equivocadas. O repórter da Time que erroneamente afirmou que o presidente Trump ou seus assessores tinham retirado o busto de Martin Luther King Jr. do Salão Oval da Casa Branca se retratou e corrigiu a matéria em questão de horas. É isso que fazem jornalistas e meios de comunicação responsáveis.

2. Ética profissional, o que inclui: 
– Ser exato. Grafe o nome corretamente. Dê o endereço certo. Não há espaço para “tudo é relativo” aqui. E redija um texto que conta o que aconteceu, não o que você acha sobre o que aconteceu.

– Buscar evidências em contrário. Na apuração, “vá contra suas próprias suposições”, dizem meus colegas da Columbia Journalism School aos alunos.

– Seguir em frente independentemente das consequências políticas. Se for um repórter, e não um propagandista, você seguirá a pista vislumbrada ainda que possa prejudicar a carreira do candidato ou do partido que você (pessoalmente) prefere ou que seu jornal apoia. O New York Times apoiou várias vezes a candidatura de Eliot Spitzer a um cargo eletivo em Nova York, incluindo sua campanha para governador em 2006. Mas foi o jornal quem primeiro expôs o escândalo sexual que levou Spitzer, já governador, a renunciar [o político foi denunciado por usar os serviços de uma rede de prostituição]. O verdadeiro repórter põe uma notícia veraz acima de vantagens partidárias ou de preferências políticas, seja qual for o preço.

3. Jornalistas confiáveis também adotam certos recursos literários identificáveis, como os seguintes:
– Exibir calma e ser declarativo. Nada de histeria.

– Apresentar vários lados ou pontos de vista em uma matéria caso o assunto seja controverso e (diferentemente do “falso equilíbrio”) se os distintos lados tiverem valores diferentes mas não forem divididos pelo reconhecimento de uma evidência científica consensual e pela sua rejeição.

– Identificar suas fontes sempre que possível. E reconhecer as lacunas, incongruências ou insuficiências nos dados que fundamentam sua matéria.

– Usar dados e fontes de dados comumente aceitos e autoridades fiáveis. Se for escrever sobre o número de pessoas que usaram o metrô em Washington no dia da posse de Barack Obama em 2009 e no dia da posse de Donald Trump em 2017 para saber qual foi maior, pergunte ao órgão de trânsito local, que possui essa informação. Se preferir ficar com a palavra do presidente Trump, saiba que você não é jornalista, mas otário. Trump demonstra reiteradamente que aceita dados favoráveis a ele e se nega a reconhecer todos os que não são. Vaidade pessoal não é uma fonte de dados comumente aceita.

– Investigar evidências e pistas que vão contra seu palpite, suas paixões e suas preferências e, quando essa evidência for irrefutável, dê a ela espaço adequado em sua matéria. O trabalho profissional de reportagem não é fácil. É uma atividade ainda jovem— não se pode dizer que exista em sua forma mais plena há muito mais de um século. Não é uma trajetória longa. Mas, em seus melhores momentos, provou ser um pilar de governos democráticos e transparentes e uma pedra no sapato de autocratas mundo afora. A fragilidade econômica dos meios de comunicação hoje é preocupante e, às vezes, leva organizações jornalísticas respeitadas a preferir cliques a consciência — mas jornalistas podem manter (e em geral o fazem) uma feroz lealdade a seus grandes ideais, e essa é uma força da qual seus inimigos não podem escapar. Quando o presidente Trump chamou a grande imprensa de “inimiga do povo”, muitos jornalistas reagiram com um esforço redobrado para cobrá-lo por suas palavras e seus atos. O jornalismo profissional em geral aprende rápido. É um “primeiro rascunho” da história, não a última palavra. Mas é o inimigo do orgulho, da pompa e da ignorância, e, portanto, um bom amigo do povo.

**

Michael Schudson é professor de jornalismo e sociologia (docente associado) na Columbia University. Publicou, entre outros livros, The Rise of the Right to Know (A Escalada do Direito ao Conhecimento) e, com C.W. Anderson e Leonard Downie Jr., The News Media: What Everyone Needs to Know (A Imprensa: O Que Todos Precisam Saber).

CONTINUE LENDO


Em troca de tiros com guarnição da CIPE/Sudoeste, bandido é morto em Barra da Estiva

(Foto: BDM)

Neste sábado (19), por volta da 11h, no bairro da Subestação/Salgadeira, policiais militares da Cipe/Sudoeste (Caesg), ao realizar diligências visando localizar autores de assalto ocorrido em Barra da Estiva cerca de 30 minutos antes, a uma beneficiadora de café, ao chegar na casa de José Carlos foram recebidos a tiros. Os policiais revidaram a injusta agressão o que culminou na morte de José Carlos, conhecido como “Bó”, que chegou a ser socorrido ao hospital mas não resistiu e foi a óbito. No local dos fatos os policiais militares arrecadaram um revólver .38, com a numeração suprimida, estando o mesmo municiado com seis munições, sendo duas deflagradas. Bó era envolvido no mundo do crime e vinha sendo investigado por crimes de roubos e tráfico de drogas, sendo o mesmo um dos líderes de uma quadrilha que vem realizando roubos e tráfico em Barra da Estiva e região. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde passará por necropsia e posteriormente será liberado para os familiares realizarem o sepultamento.



Pra se distanciar do Z4, Bahia e Vasco se enfrentam na Arena Fonte Nova

Fotos Paulo Fernandes / Vasco.com.br

Após uma derrota fora de casa na estreia do returno, o Bahia volta a campo às 16h deste domingo (20), onde recebe a equipe do Vasco, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Esse jogo pode ser considerado um confronto direto, já que o tricolor atualmente é o 15º colocado com 23 pontos, enquanto o cruzmaltino é o 13º com 25. O Esquadrão vem para esse jogo com o desfalque do zagueiro Éder, suspenso, mas tem o retorno do também zagueiro Lucas Fonseca, que cumpriu suspensão na última rodada. O atacante Rodrigão, que foi dúvida durante a semana por conta de uma pancada no pé, treinou neste sábado e vai para o jogo. A principal novidade deve ser a presença de Juninho Capixaba na lateral-esquerda..Mas independente da escalação, o técnico Preto Casagrande espera que seu time corrija os erros que vem cometendo. “A gente conversa diariamente sobre as possíveis mudanças que podem ter no time do Vasco, mas o mais é a maneira como nós vamos nos comportar. O equilíbrio no Campeonato Brasileiro é muito grande e domingo não será diferente. Se nós ganharmos, passamos eles, então é um jogo decisivo. Mas acho que nossa maior preocupação é com a diminuição de erros. É nisso que a gente tem que focar”. Pelo lado do Vasco, pressionado por uma sequência de 4 jogos sem vencer, o técnico Milton Mendes decidiu realizar uma mudança na estrutura da equipe. Para esse jogo, o time carioca vai atuar com 3 zagueiros, com a estreia de Anderson Martins. Já o atacante Luis Fabiano fará apenas o seu segundo jogo fora do Rio, nesta competição.



Itapetinga: Advogado fica gravemente ferido em acidente na BA-263

(Fotos: Reprodução)

O advogado Jackson Yamauchi, de 45 anos, foi transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista após se envolver em um acidente de trânsito na rodovia BA-263, trecho que liga os municípios de Itapetinga e Itororó, no sudoeste da Bahia, no começo da noite deste sábado (19). De acordo com pessoas próximas, Jackson perdeu o controle da direção da moto em que estava ao colidir contra um carro de passeio na Ladeira da Peroba, próximo à cidade de Itapetinga. O advogado sofreu ferimentos em várias partes do corpo, inclusive fratura em uma das pernas e nos braços. 



Criança de 6 anos morre após cair em cisterna de 15 metros, na tarde deste sábado (19)

(Fotos: Reprodução)

Por volta das 17 horas de sábado, o 18º Grupamento de Bombeiros Militar de Teixeira de Freitas receberam um chamado dando informações que uma criança identificada como sendo Mateus Gabriel Rocha Santos, de 06 anos de idade, teria caído em uma cisterna de uma residência na Rua São Benedito, no Bairro Tancredo Neves em Teixeira de Freitas. Segundo informações, a mãe da criança realizava uma mudança para o referido imóvel, e teria deixado o menor brincando em companhia do irmão, quando teria dado por falta do filho. O irmão de Mateus, uma criança de apenas 3 anos de idade, teria falado para a mãe que Mateus estava dentro do buraco. O oficial de Operações Tenente BM Milton Borges compareceu ao local, coletando informações com vizinhos, sendo informado que a cisterna tinha aproximadamente 3 a quatro metros de água e um total de 15 metros de altura. Mesmo diante da incerteza de que a criança estaria dentro da cisterna, O Tenente Milton Borges coordenou uma operação de busca já no início da noite. Uma guarnição da polícia militar foi acionada, para ajudar no isolamento da área. A criança, teria caído na cisterna através de um buraco na base de concreto da tampa. Utilizando croqui tripler , os militares do Corpo de Bombeiros conseguiram localizar o corpo submerso e resgatá-lo. O Cabo BM Jony realizou a descida e retirou o menor utilizando técnicas verticais, (Rapel). Mateus infelizmente já estava sem vida. O corpo do menor, foi removido para o IML de Teixeira de Freitas. 



Vitória surpreende e derruba invencibilidade do Corinthians em plena Arena Alvinegra

O técnico Wagner Mancini comemorando o gol do Vitória (Foto: 97NEWS)

Jogos como o de hoje comprovam que não existe lógica quando se trata de futebol. Líder invicto, melhor campanha como mandante, melhor defesa, 34 jogos sem perder, diversos predicados que faziam do Corinthians favorito absoluto para a partida deste sábado (17). Do outro lado, um combalido Vitória, 19º colocado e vindo de uma derrota em casa contra o Avaí. Porém, se a campanha em casa tem deixado a desejar, o rubro-negro tem sido valente fora dos seus domínios e saiu de Itaquera com importantes 3 pontos na conta após o surpreendente triunfo por 1 a 0, devolvendo o placar do primeiro turno. De quebra, o rubro-negro quebrou uma incômoda escrita de nunca ter vencido o adversário como visitante. Com o resultado, o rubro-negro respira e vê a distância para o primeiro time fora do Z4, o São Paulo, zerar e ser definida apenas pelo saldo de gols, -3 para a equipe paulista contra – 9 para o Vitória. Na próxima rodada, o Vitória vai ao Paraná para enfrentar o Coritiba no Couto Pereira pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.



Brumado: Colisão entre motociclistas na Av. João Paulo I; um deles teve suspeita de fratura na perna

(Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

Acidentes envolvendo motociclistas em Brumado ainda tem um índice muito alto, o que pode ser resultado do grande número desses veículos no município, que segundo dados preliminares passa de 5 mil. Na manhã deste sábado (19), por volta das 10h, uma colisão envolvendo dois motociclistas ocorreu ao lado do Fórum Duarte Moniz. Segundo informações passadas pelo radialista Carlos "Kaká" Silva, que esteve no local, um dos motociclistas, teve, segundo Silva, suspeita de fratura em uma das pernas. O radialista fez questão de parabenizar o trabalho dos profissionais do SAMU 192, que chegaram rapidamente ao local e realizaram os primeiros socorros e encaminharam as vítimas ao atendimento hospitalar. Confira vídeo feito pelo radialista: 



Coordenação da 20ª Coorpin solicita apoio para resolver o caso da invasão dos cães errantes na sede da instituição

Os animais adotaram a Delegacia Territorial de Brumado como lar (Foto: Polícia Civil)

A situação dos cães vadios em Brumado parece ainda estar distante de ser resolvida, pois, segundo as informações existe uma confrontação entre a Prefeitura Municipal e o Ministério Público e, com isso, a população continua sofrendo com a questão que vai o campo da saúde pública, já que, em alguns casos, os animais apresentam fortes indícios de doenças, principalmente o Calazar. Diante disso a população tem que conviver com esse quadro que acaba causando um aspecto negativo à cidade. No meio desse "fogo cruzado" existe a "trincheira" das ONGs que fazem a defesa dos animais de forma heróica, já que os recursos são muito poucos e os membros de desdobram para buscar minimizar a situação, inclusive fazendo resgates arriscando e dando o tratamento para os cães que são vítimas de atropelamento e até de maus-tratos da população, que chega a dar veneno para os animais. Nesta semana um novo episódio trouxe à tona novamente a questão tendo como cenário a sede da 20ª Coorpin de Brumado. No grupo da Polícia Civil o coordenador da Polícia Civil de Brumado, o conceituado delegado Dr. Leonardo Rabelo fez um apelo para os órgãos competentes e, caso não seja atendido, para as referidas ONGs, solicitando que venham retirar os inúmeros cães que adotaram a DPT como lar. Infelizmente os animais acabam causando problemas, já que a delegacia tem uma grande movimentação diária. Então, diante disso, o 97NEWS repercute a solicitação do coordenador para que os animais possam ser recolhidos da sede do órgão.  

Inúmeros cães estão se espalhando no pátio da 20ª Coorpin (Foto: Polícia Civil)


Intermunicipal 2017: Brumado enfrenta Palmas de Monte Alto fora de casa nesse domingo (20)

O time está mais confiante e acredita numa vitória fora de casa para encaminhar a classificação para a próxima fase (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Posicionado em terceiro lugar no grupo que envolve três times do sudoeste da Bahia que disputam o Campeonato Intermunicipal 2017 - a principal competição amadora do Estado -, a Seleção de Brumado joga no próximo domingo (20), contra Palmas de Monte Alto. A equipe que perdeu a primeira partida, em casa, contra Vitória da Conquista, empatou seu segundo confronto em Guanambi, enfrentando de igual para igual a seleção daquela cidade. Esse empate deu uma empolgada no time, tanto que esta semana o treinador Marconi André (Bua), se pronunciou dizendo que os atletas estão mais confiantes e o entrosamento estáacontecendo. “Com o empate em Guanambi,vamos com tudo para cima de Palmas de Monte Alto, mesmo jogando fora”, ressaltou o treinador. Aguardando o jogo do próximo domingo ansioso, uma vez que, com uma vitória, a seleção brumadense pode subir para a vice-liderança - a depender de uma combinação de resultados, do jogo entre Vitória da Conquista e Guanambi, na cidade de Conquista, também no domingo. A partida será no Estádio 2 de Julho e terá início às 15 horas. A Federação Bahiana de Futebol já escalou a arbitragem para o jogo, o árbitro João Albertino dos Santos Filho, de Vitória da Conquista, auxiliado por Arleson Clayson Barbosa Teixeira, também de Conquista e Rogerferson Ramos Souza de Caetité. O quarto árbitro é José Ricardo Silva Fernandes de Guanambi.

(Reprodução)


Tio de Geddel é encontrado morto

(Foto: Reprodução)

Tio do ex-ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, o servidor da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Fernando Vieira Lima, foi encontrado morto em seu apartamento, na noite desta sexta-feira (18), por volta das 22 horas, em Salvador. O corpo está no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues. Fernando Vieira Lima era irmão de Afrísio de Souza Vieira Lima, pai de Geddel e do deputado federal Lúcio Vieira Lima, que morreu em janeiro do ano passado. Ainda não há informações sobre o enterro.



Craque Daniel Alves perde tia e primo em menos de 24 horas, em duas mortes trágicas

(Fotos: Reprodução)

Um homem apontado como primo da mãe do jogador Daniel Alves foi encontrado morto na quinta-feira (17), no povoado de Salitre, em Juazeiro, norte da Bahia. Segundo informações da Rede Bahia, a vítima de 42 anos estava com marcas de tiros pelo corpo. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado e o crime está sendo investigado. Nesta sexta (18), outro caso de morte na família do jogador ganhou repercussão nas redes sociais. Isto porque uma tia de Daniel Alves morreu afogada no Rio São Francisco, também em Juazeiro. A mãe do jogador, que era irmã da vítima, passou mal após receber a notícia e teve que ser atendida por uma equipe médica.



MEC prorroga prazo de inscrições para cursos técnicos do Pronatec

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até terça-feira (22) o prazo de candidatura ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Oferta Voluntária, que terminaria hoje. São oferecidas mais de 500 mil vagas gratuitas, tanto presenciais, quanto a distância, em cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. Podem se candidatar todos os cidadãos brasileiros com mais de 15 anos. Os cursos, com duração mínima de 160 horas, são oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, de forma voluntária, e englobam as mais diversas áreas. Após efetivar a inscrição online, o candidato deverá validar a matrícula entre os dias 28 de agosto e 22 de setembro, no site da Instituição que ofertará o seu curso. As aulas terão início a partir de 28 de agosto.



Dica Saborosa: #Sextou, então é Dia de Pizza na Casa da Tapioca

(Publicidade 97NEWS)

A tão aguardada sexta-feira chegou e, nada melhor, para acompanhar essa alegria e alto astral, do que saborear as deliciosas e irresistíveis Pizzas da Casa da Tapioca. A qualidade é indiscutível, o sabor é inigualável e o preço se ajusta muito bem ao seu bolso. São os mais variados sabores, alguns exóticos, para os clientes degustarem nas próprias dependências da  Casa da Tapioca que fica na Praça Coronel Zeca Leite bem em frente à Prefeitura Municipal de Brumado, ou no aconchego do lar, vendo um filme acompanhado de um belo suco ou refrigerante. Então, sexta-feira é Dia de Pizza e as melhores e mais saborosas você só encontra na Casa da Tapioca. Ainda tem a promoção de que na compra de uma pizza, os clientes recebem um delicioso e refrescante açaí de 200ml. Peça já seu cardápio pelo celular: 9.9953-2215 ou whatsapp.

 



Vereador Lek Cabeleireiro reconhece o empenho da prefeitura na recuperação da galeria de esgotamento pluvial no Dr. Juracy

O vereador Lek Cabeleireiro em visita bem recente ao local (Foto: Assessoria Parlamentar)

Um clamor antigo dos moradores do Bairro Dr. Juracy começa a ser atendido pela Prefeitura Municipal de Brumado que iniciou as obras de recuperação da galeria de esgotamento pluvial que passa pelo Bairro Dr. Juracy. A situação já estava chegando ao limite e o vereador Lek Cabeleireiro sempre em sintonia fina com as grandes urgências dos moradores dos bairros onde a vulnerabilidade social ainda é grande, esteve visitando recentemente o Dr. Juracy e ouviu os clamores do povo, que relataram o sofrimento e os dissabores que estão passando devido ao rompimento da galeria, especialmente ao lado da Unidade de Saúde Paulo Vargas. Lek é autor de uma indicação ao Executivo (confira nas fotos abaixo), feita no último dia 04 de agosto, na qual ele citava a urgência para a realização das obras de recuperação, as quais se iniciaram nesta semana. "Estamos muito satisfeitos pelo pronto atendimento à nossa solicitação. A Prefeitura demonstrou uma grande sensibilidade e merece o nosso reconhecimento", destacou o vereador. Confira abaixo um vídeo das obras sendo realizadas. 



Bahia: Deputados Waldenor e Zé Raimundo participam da Caravana de Lula

Foto: Divulgação

No primeiro dia da Caravana de Lula pelo Nordeste, os deputados petistas Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) marcaram presença na recepção e acompanhando a programação do ex-presidente da República em Salvador. Lula chegou ontem (17), por volta das 16h, quando foi calorosamente recepcionado pela comitiva de autoridades nacionais e parlamentares, liderada pelo governador Rui Costa. Em sua passagem de um dia pela capital baiana, atraiu multidões. Hoje ele tem programação no município de Cruz das Almas e amanhã em Feira de Santana. “Bem-vindo, presidente Lula! O maior líder político do Brasil, que inicia na Bahia o ato no Nordeste de resistência democrática ao golpe institucional que se instalou no Brasil”, saudou Waldenor Pereira ao registrar ao vivo, em suas redes sociais, a chegada de Lula. Zé Raimundo também ressaltou a visita de Lula como um ato “de defesa da democracia no Brasil”.

 

Depois do aeroporto, Waldenor e Zé Raimundo acompanharam o ex-presidente na visita às obras do metrô de Salvador, destacando que foi Lula que ajudou o antigo projeto baiano a andar, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Avaliaram que este foi um dos momentos mais emocionantes pela manifestação dos operários, de carinho e reconhecimento, quando cantaram e cercaram Lula para pedir abraços, selfies e fotos. "A relação do Lula com o povo e com o trabalhador, o carinho, o respeito e a admiração do povo por esse grande líder político renovam as nossas esperanças de um Brasil melhor logo à frente", comentou Waldenor. Em todo o trajeto do metrô, de Pituaçu até o centro da cidade, na estação do Campo da Pólvora, os deputados testemunharam a enorme popularidade de Lula, que depois seguiu para a Arena Fonte Nova, onde foi lançada a terceira etapa do Memorial da Democracia. Nesta sexta, seguiram para Cruz das Almas, juntando-se à população que aguarda no bairro do Cajá, na entrada de Cruz das Almas. O ex-presidente receberia o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), porém, após a Justiça suspender a outorga do título, manteve um ato na mesma universidade – uma espécie de desagravo ao líder petista.  De acordo com o deputado estadual Zé Raimundo (PT), as atividades da “Caravana Lula” devem ser “um momento de refletirmos sobre o que avançamos nesses anos, as transformações que o Brasil presenciou”. Professor universitário, o parlamentar criticou a ação popular que suspendeu a concessão do título a Lula, classificando a posição do vereador de Salvador, Alexandre Aleluia, autor da medida judicial, como “conservadora e raivosa”. “A democracia e a inclusão social são as grandes bandeiras dessa caminhada de Lula e tenho certeza que o povo brasileiro vai abraçar a ideia", disse Zé Raimundo.

CONTINUE LENDO