ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2015"

Adolescente de Itambé, 'MC Klaivinho' busca o sucesso no mundo do funk em São Paulo

Apostando na sua carreira, Klyve Santos de Jesus conta com uma equipe de produtores musicais e marketing, para projetar seu nome no meio artístico. (Foto: Divulgação)

Um jovem de apenas 16 anos, natural de Itambé/Ba, resolveu tentar a sorte no mundo do Funk, na cidade de São Paulo. Klyve Santos de Jesus, o “MC Klaivinho”, busca espaço no meio musical do Funk da Ostentação. O menino sonhador, que morou por anos em uma humilde residência na Avenida Espírito Santo, Bairro Sidney Almeida, em Itambé, hoje, sonha com a fama e uma vida melhor para seus familiares. Na sua cidade natal, Klyve estudou no Colégio Estadual Polivalente, por alguns anos e ajudava nas despesas de casa, atuando como vendedor ambulante. Seus pais, o Sr. Hamilton Barros de Jesus e dona Marlene Souza dos Santos, e, mais dois irmãos, hoje, moram com o artista cantor, MC Klaivinho, no Bairro Jardim Guarujá em São Paulo.

 



FaceGlória é um dos 11 sites que estão sendo processados pelo Facebook no Brasil

Em nota, rede social alega que toma medidas protetivas para impedir que as pessoas “se confundam ou sejam levadas ao erro”. (Foto: Reprodução)

Após a polêmica entre o Facebook e a rede social Faceglória, o TechTudo encontrou mais dez registros de marcas que estão sendo contestados pela famosa rede social de Mark Zuckerberg. As ações foram registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) entre 2013 e 2015. Algumas delas envolvem plataformas rivais, lanchonetes, torcidas de futebol, assistência médica e empresas editoras. Questionado sobre cada pedido de patente, o Facebook afirma que toma as medidas para proteção da marca. “Como dona de uma das marcas mais famosas registradas da Internet, o Facebook toma medidas para evitar que as pessoas se confundam ou sejam levadas a erro, assim como para proteger a nossa marca”, diz o comunicado oficial enviado pela assessoria da rede social ao TechTudo.Todos os processos podem ser conferidos no site do INPI através do número ao final das descrições.(TT)



Rio de Contas: Oposição já começa a se articular visando as eleições de 2016

Na reunião ficou definido que Dr. Alam Guimarães e Dr. Vinícius Costa se filiarão ao mesmo partido, o PSDB. (Foto: Divulgação)

Neste sábado (09), o Advogado Dr.Vinícius Costa, o Farmacêutico Dr. Alam Guimarães e o Médico Dr.Thiago Reis reuniram-se decidindo que ambos filiariam-se em um mesmo partido, que deverá ser o PSDB. Os pré-candidatos a prefeito da cidade de Rio de Contas Dr. Alam Guimarães e Dr.Vinícius Costa afinaram os seus discursos e avançaram nas negociações, podendo haver um acordo entre os dois. Ambos trabalham juntamente na direção de fazer novas filiações.



Garota de 17 anos teria sido morta por não ter repassado ao tráfico dinheiro da venda de drogas

(Foto: Reprodução)

Já foi identificada a identidade da vítima encontrada morta na manhã desta sexta-feira, 14, no Jardim Copacabana, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. Trata-se de uma jovem de 17 anos. Fontes informaram ao Blitz Conquista que a garota teria sido executada por não repassar para um traficante o dinheiro referente a uma droga que ela vendeu. Como punição ela recebeu a sentença de morte. O corpo da adolescente apresentava várias perfurações provocadas por tiros. A Delegacia de Homicídios já investiga o caso, mas revelou se existe uma linha de investigação definida.



Geanne Oliveira assume presidência do PMDB em Conquista e sinaliza união das oposições

(Foto: Reprodução)

O PMDB realizou neste sábado, 15 de agosto, a Convenção Municipal e elegeu por unanimidade a nova composição do Diretório, que contará com a presidência de Geanne Oliveira. Durante todo o dia, foi intensa a movimentação de filiados, convencionais e convidados que compareceram ao local da convenção. Além do deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB), todos os nomes que estão colocados como pré-candidatos a prefeito de Vitória da Conquista compareceram a Convenção, a exemplo de Esmeraldino Correia (PMDB), Marcelo Melo (DEM), Arlindo Rebouças (PROS). O ex-governador Nilo Coelho (PSDB) ligou de Guanambi e justificou a sua ausência. Na composição da mesa, no encerramento dos trabalhos, pode ser observado a presença dos vereadores Arlindo Rebouças (PROS), Nelson de Vivi (PCdoB) e Bibia (PSDB). (RG)



Justiça proíbe participação de menores de 16 anos nas manifestações de hoje (16)

(Foto: Reprodução)

A Justiça proibiu menores de 16 anos de participar das manifestações deste domingo (16) em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Se quiserem participar ou mesmo acompanhar as manifestações de perto, os menores precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis legais. A decisão é do juiz da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, que atendeu ofício da PM coronel Helena dos Santos Reis, comandante da Polícia Militar no município. A PM se preocupa com a possibilidade de ocorrências de violência entre participantes e policiais, que não poderiam proteger os menores em caso de confronto com black blocs, por exemplo. A proibição tem o apoio do Ministério Público Estadual, que foi favorável à representação feita pela PM. De acordo com o juiz, sem os pais, diminuem-se os riscos de menores serem cooptados por arruaceiros que pretendem causar confusão, e para tentar acalmar a situação, a PM poderia usar de força física e não teria como distinguir os menores dos adultos. No domingo, a PM vai orientar o tráfego de veículos nas avenidas próximas da concentração e fazer blitz para recolher menores desacompanhados, que serão avisados para retornar para casa. Os que insistirem serão recolhidos e entregues aos representantes da Assistência Social que vão atuar na região da manifestação. É a terceira vez que a Justiça proíbe os menores nos protestos, as outras foram nas manifestações de 15 de março e 12 de abril, quando a proibição valia para menores de 18 anos. A redução da idade ocorre porque a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recorreu e conseguiu habeas corpus no Tribunal de Justiça (TJ), que por sua vez, estabeleceu a idade mínima em 16 anos.



Itatim: MPF aciona ex-prefeita por suposto desvio de recursos do Fundeb

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal em Feira de Santana ajuizou uma ação de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Itatim, Raimunda Silva Santos, por suposta utilização indevida de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo o MPF, a ex-gestora desrespeitou o mínimo de 60% dos repasses para pagamento de salários dos professores em todos os exercícios. Além disso, no ano de 2012, Raimunda teria retirado quase R$ 300 mil das contas do Fundeb sem documentos de identificação das despesas. O MPF aponta que ela teria causado prejuízo de R$ 2,6 milhões ao erário municipal. Conforme o artigo 2º da Lei nº 11.494/2007, os recursos oriundos do fundo têm destinação vinculada à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, o que inclui as remunerações dos funcionários A procuradoria solicitou à Justiça Federal a condenação em todas as sanções previstas na Lei de Improbidade. Se condenada, a ex-prefeita poderá cumprir com o ressarcimento integral do dano ao erário municipal, perder supostos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; perder qualquer função pública; ter suspensos os direitos políticos de cinco a oito anos; pagar multa de até duas vezes o valor do dano; e ser proibida de contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos.



Popó retorna em grande estilo e nocauteia argentino no terceiro round

(Foto: Reprodução Sport TV)

Acelino Popó Freitas venceu o argentino Mateo Veron por nocaute no 3º assalto, neste sábado à noite, na Arena Santos, no litoral paulista. O combate marcou a volta do ex-campeão mundial, que não lutava desde 2012. O cartel de Popó passa a ter 40 vitórias (34 nocautes) e duas derrotas. O pugilista, que completa 40 anos em 21 de setembro, volta a lutar em outubro em Belém, no Pará, mas pela categoria dos meio-médios (66 quilos). Popó espera ter a chance de disputar o cinturão mundial da Federação Internacional de Boxe, que atualmente pertence ao britânico Kell Brook, no ano que vem.



Brumado: Loja Beto Bike é arrombada durante a madrugada e meliantes levam 12 bicicletas

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Motivados pela dependência química, meliantes roubam e arrombam para tentar manter o vicio. Essa tem sido a triste rotina criminosa de Brumado, onde, principalmente arrombamentos são executados na cidade. Nesta madrugada mais um desses delitos aconteceu na cidade, onde a loja Beto Bike foi arrombada, ao ter primeiramente sua porta de vidro arrebendata com um paralelepípedo (foto abaixo), tendo sido subtraídas do estabelecimento 12 bicicletas, ao que tudo indica numa caminhonete que estava esperando na porta. A Polícia agiu rápido e conseguiu prender um dos elementos, com o qual estavam 4 bicicletas, sendo que já há pistas do outro que está foragido. O proprietário falou à reportagem do 97NEWS e disse que “infelizmente na cidade não há programas de inserção da juventude no mercado de trabalho, então, o caminho para o mundo das drogas fica aberto e daí esses arrombamentos, furtos e assaltos irão continuar acontecendo na cidade”. Ele ainda abordou que “que as autoridades abram o olho para essa situação para que a sociedade, principalmente os comerciantes, não continuem a ficar reféns dos bandidos”. E finalizou destacando que “parabenizo a ação rápida da Polícia, que, mesmo com baixo efetivo e de madrugada conseguiu capturar um dos elementos”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Fox preto bate em poste durante a madrugada e depois é abandonado na Praça Heráclito Cardoso

O veículo foi abandonado na Praça Heráclito Cardoso (Foto: Marcos PAulo / 97NEWS)

As madrugadas em Brumado guardam os seus mistérios e neste sábado mais um aconteceu, desta feita na Praça Heráclito Cardoso, onde um Fox preto, placa de Fortaleza NRL – 8205, acabou batendo num poste e depois foi abandonado pelo motorista. Na manhã de  hoje policiais foram fazer as averiguações no local e a suspeita de que o veículo possa ter sido roubado ou o motorista estava embriagado no momento e por isso evadiu-se do local para evitar problemas. Nos finais de semana em Brumado está cada vez mais comum esse tipo de acidente, onde devido à pressão da semana, principalmente nas sextas-feiras as pessoas exageram na dosagem alcoólica e acabam saindo de forma irresponsável conduzindo veículos, colocando a própria vida em risco. A última hipótese ventilada, inclusive entre os policiais, é que o motorista tinha um voo para São Paulo logo cedo e para não perder acabou deixando o veículo no local, pois estava assegurado. 



O Medo nas Estradas: Brumadense que vinha de Aracajú foi vítima de perigosa quadrilha

O assalto aconteceu na BR-101 próximo a Alagoinhas (Foto: Reprodução)

As estradas brasileiras estão se tornando um ambiente cada vez mais perigoso, já que as quadrilhas organizadas para assaltar ônibus, principalmente os interestaduais, estão agindo cada vez mais. A mais nova vítima desse tipo de crime foi um brumadense, que pediu para ter sua identidade preservada, mas relatou que na madrugada de hoje (14), por volta das 01h15m da manhã, ele vinha num ônibus que saiu de Aracajú, com sentido a Brumado, quando, de repente, na altura de Alagoinhas, um veículo com 5 assaltantes dentro fechou o coletivo e com várias armas apontadas mandou o motorista parar. Em seguida os bandidos entraram no ônibus e fizeram a limpa. Segundo o brumadense eles eram muito violentos e levaram sua mochila, na qual estava sua carteira com dinheiro e todos os documentos. Traumatizado ele registrou queixa na delegacia de Brumado para tirar a segunda via de seus documentos e não quis falar com a imprensa. 



Bandidos vão assaltar ônibus e acabam levando bala de passageiro

(Fotos: Reprodução)

Passageiros de um ônibus da empresa BTU, passaram por momento de terror na manhã desta sexta-feira (14). Dois assaltantes iniciaram um assalto ao coletivo, quando foram surpreendidos por um passageiro que reagiu e balerou os dois assaltantes. De acordo com informações de testemunhas, os bandidos já tinham recolhidos todos os pertences dos passageiros e no momento que deixavam o ônibus foram alvejados. Os bandidos não resistiram aos ferimentos e morreram no local. 



Manelão convoca população para prestigiar a inauguração do Estádio dos Prazeres

O presidente da Liga Brumadense de Futebol está muito otimista quanto ao futuro da seleção brumadense (Fotocomposição: 97NEWS)

O sonho de ter um estádio à altura do grande potencial do futebol brumadense está se realizando, o que é motivo de grande comemoração para os desportistas da capital do minério. Dentro deste clima de alta positividade para o esporte local, que está sendo substanciado pela inauguração das obras de reestruturação do Estádio Gilberto Cardoso, o popular “Prazeres”, que acontecerá no próximo sábado, dia 22, às 15 horas, onde também acontecerá uma partida inaugural entre a Seleção de Brumado e o Sub-20 do Vitória Esporte Clube, o presidente da LBF – Liga Brumadense de Futebol, Emanoel Araújo (Manelão) convoca toda a população brumadense para comparecer a este evento histórico. “É um momento que todos esperávamos, que irá representar uma nova era para o nosso futebol”, ressalta Manelão que ainda faz questão de destacar que “sempre buscamos o melhor para o nosso futebol, mas devido à falta de um estádio, a nossa seleção sempre acabava não tendo os resultados que merecia, mas, agora, o fator mando de campo será o diferencial para chegarmos às divisões principais do futebol baiano, por isso convoco a nossa grande torcida para participar do evento de inauguração do novo Prazeres e também comparecem fielmente a todos os jogos em casa da nossa seleção”.  E finalizou declarando que “a Liga Brumadense de Futebol vem fazendo a sua parte e temos muito que comemorar, pois os Prazeres ficou excelente e creio que a nossa seleção vai fazer bonito e desta feita poderá disputar com todas as chances o título do Intermunicipal 2015”



‘Por ignorância da procuradoria, prefeito está dando um tiro de escopeta no pé’, afirma SindGuardas

A categoria dos guardas municipais mantém pé firme e só arredaram de frente da prefeitura quando a pauta das reivindicações for atendida (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O impasse entre Prefeitura e Guarda Municipal se agravou e a categoria, por meio do SindGuardas, deflagrou o movimento paredista na tarde desta quinta-feira, dia 13. Nesta sexta-feira, o sindicato buscou um novo diálogo, mas, segundo o representante do Sindguardas, Pedro Oliveira, “a prefeitura continua se mostrando irredutível”. Em entrevista ao 97NEWS ele destacou que “permanecemos na frente da prefeitura na manhã de hoje, buscando uma solução, mas estamos sendo ignorados pela gestão municipal”. Oliveira ainda observou que “a guarda municipal de Brumado está dando um grande exemplo de união, seriedade e respeito ao seu sindicato, mas, em contrapartida, o prefeito está é dando um tiro de escopeta no pé e o culpado disso é a procuradoria que mostrou uma total ignorância às leis, cometendo uma grande aberração jurídica, não reconhecendo o nosso sindicato e dificultando qualquer negociação com a categoria dos guardas municipais. Nem o que é uma CBO eles sabem” e elevando o tom disparou que “nós entregamos uma pauta de reivindicações desde janeiro deste ano, voltamos a apresentá-la em março e, agora, voltamos para tentar resolver o impasse, mas fomos desprezados. A pauta não é coisa do outro mundo, são apenas solicitações que dizem respeito às leis trabalhistas”. E finalizou alegando que “a guarda municipal está atuando de forma muito precária, sem farda, sem veículo, sem adicional de risco e obedecendo a uma escala criminosa, já que essa cidade está muito violenta. Infelizmente se não for aberto um diálogo a greve que já atingiu 70% da categoria irá continuar e quem irá perder é o município, que ficará com seu patrimônio desprotegido”. 



Anderson admite doping, culpa remédio contaminado e pega 1 ano de suspensão

(Foto: Reprodução)

Anderson Silva assumiu o uso de doping para a luta contra Nick Diaz, no UFC 183. A defesa do brasileiro, no entanto, afirmou que isso aconteceu porque um dos suplementos utilizados pelo lutador estava contaminado. Ele explicou, mais exatamente, que tomou um medicamento para melhora de desempenho sexual dado por um amigo que trouxe da Tailândia. A Comissão Atlética de Nevada não acreditou em suas explicações e decidiu punir o lutador com suspensão de um ano a contar do dia da luta, 31 de janeiro. Além disso, Anderson Silva foi multado em 30% da bolsa de US$ 600 mil (US$ 180 mil) e perdeu o bônus de US$ 200 mil pela vitória, em uma multa de cerca de R$ 1,3 milhão, e ainda terá que pagar os custos com advogados e com a investigação. Para voltar a lutar, o brasileiro terá que apresentar um teste negativo antes do próximo combate. O brasileiro, ex-campeão dos médios, foi considerado réu primário e pegou a pena máxima de acordo com a antiga lei, que é de um ano de suspensão a contar do dia do combate. Além disso, o resultado da luta contra Nick Diaz foi alterada para "No Contest" (sem resultado). Durante o anúncio de sua posição, a comissária Pat Lundval afirmou que Anderson teve a intenção de falsificar o questionário e disse não ter acreditado que o brasileiro tenha demonstrado qualquer remorso por ter ingerido uma substância proibida. Já o comissário Anthony Marnell disse achar que a defesa de Anderson Silva não disse a verdade e que sente que houve a intenção de utilizar algum produto para voltar da lesão que Spider sofreu. 



Itabuna é a terceira em casos de AIDS na Bahia

(Reprodução)

Itabuna passou da segunda para a terceira colocação no ranking de municípios baianos que mais notificaram casos de Aids neste ano. Entre 1 de janeiro e esta quarta-feira, o município registrou 132 novos casos da doença. A segunda colocação ficou com Teixeira de Freitas, que já notificou 173. Salvador ocupa o topo do ranking, com 684 casos de pessoas doentes. Na quarta colocação aparece Jequié, com 64 ocorrências. No estado foram notificados 1.462 novos casos de Aids, dos quais 1.440 em adultos e 21 em crianças. A doença já matou 72 pessoas na Bahia neste ano. 



Sem acordo: Greve é deflagrada pelos Guardas municipais de Brumado

A greve foi deflagrada após várias tentativas de acordo com a prefeitura (Foto: Maicon Schyneider / 97NEWS)

Após reiteradas tentativas de acordo com a administração municipal, os guardas municipais de Brumado representados pelo SindGuardas tentou pela última vez, desde a manhã desta quinta-feira, dia 13, uma “última cartada” para que fosse estabelecido um diálogo para a resolução do impasse que se estabeleceu. Descontentes há um bom tempo, alegando baixos salários, falta de incentivo, fardamento inadequado, não pagamento de periculosidade, entre outras reivindicações, a categoria não teve sucesso em suas intenções e, por volta das 17h, foi decidida por meio de uma assembleia que a categoria iria cruzar os braços, o que significa que os prédios públicos, a partir desta noite irão ficar sem a vigilância dos guardas municipais. Eles esperam que haja sensibilidade por parte da gestão a crise seja logo resolvida. 



Brumado: Guarda Municipal é preso com pistola 360 em blitz da PM

A arma foi apreendida em uma das blitze que aconteceram na cidade nesta quinta-feira (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os resultados das várias blitzes que aconteceram em Brumado nesta quinta-feira, dia 13, já começam a aparecer e, dentre as várias averiguações, uma prisão já foi efetuada, que foi a de um guarda municipal, de 23 anos, que é lotado no município de Praia Grande, São Paulo, que foi flagrado com um pistola 360, qual estava registrada devidamente no nome dele, mas, segundo entendimento do delegado plantonista da 20ª Coorpin, Dr. Claudio Marques, o porte não está autorizado, daí o motivo da prisão. Foi arbitrada uma fiança e prazo para pagamento para que o guarda municipal possa estar livre. Ele que veio passar férias em Bruamdo, disse que foi orientado por seu advogado para poder carregar a arma para Brumado, ainda mais que a cidade está muito violenta, o que foi contestado pelo delegado que ordenou a prisão. O sindicato irá se pronunciar sobre o caso e o guarda deverá pagar a fiança ainda hoje e assim poder ter sua arma de volta. Em tempos de crescente violência, com os bandidos cada vez mais armados até os dentes, situações como essa acabam sendo paradoxais, pois o guarda acaba sendo um defensor da lei e da ordem e teve que passar por um momento de bandido, enquanto muitos marginais são presos com armas ilegais e não têm a mesma rigidez por parte das autoridades. 



Brumado: Polícia Militar intensifica ações de combate ao crime

Na operação os motoristas também foram orientados sobre a importância da obediência às leis de trânsito (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Sempre mostrando superação, a 34ª CIPM de Brumado, sob o comando do major Jocevã Oliveira vem realizando uma série de ações visando um combate mais eficaz à criminalidade na cidade. Dentro do planejamento operacional foi realizado na manhã desta quinta-feira (13) uma série de blitz na cidade, onde mais de 100 carros e motos foram abordados pelas equipes de policiais militares comandados pelo aspirante Aguiar, o qual vem se destacando pelo brilhante trabalho realizado. As ações se iniciaram na Av. Antônio Mourão Guimarães e foram executadas em vários locais estratégicos da cidade. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS esse tipo de ação acontecerá constantemente na cidade e também na zona rural. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Passageiros da Novo Horizonte têm que dormir no ônibus porque o combustível acabou

A gasolina só chegou pela manhã em um ônibus da própria empresa (Foto: Reprodução Youtube)

A redação do 97NEWS foi procurada por diversos passageiros que saíram de Salvador na noite desta quarta-feira, dia 12, com destino a Guanambi, os quais revelaram a sua indignação pelo que eles classificaram de ato de total desrespeito. Segundo eles o combustível do ônibus que eles estavam acabou na estrada quando chegaram ao município de Milagres e, devido a isso, tiveram que dormir a madrugada toda no ônibus parado, correndo um sério risco de serem assaltados, já que no local são constantes as ações de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime. Totalmente revoltados eles ainda comunicaram que o combustível só chegou quando o dia já tinha amanhecido, conforme pode ser comprovado no vídeo abaixo: