ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2022"

Aneel revê reajuste anual da Coelba e conta de energia pode ficar mais barata

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em reunião na terça-feira (12), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode rever o reajuste anual tarifário autorizado no início do ano a 14 distribuidoras de energia. O objetivo é considerar no cálculo a devolução de tributos pagos a mais pelos usuários de energia no passado. A tendência é que os reajustes, que em alguns casos chegaram a até 24% para consumidores residenciais, sejam reduzidos. Na lista esta a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba). Em abril, a Aneel aprovou pedido da concessionária e aumentou a conta de luz em 21,13% para o consumidor residencial e de 20,54% para indústrias e comércio de grande porte no estado.



Malhada de Pedras tem situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal por conta da estiagem

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (12), uma portaria com o reconhecimento federal da Defesa Civil Nacional com relaçãao a situação de emergência em Malhada de Pedras, por conta da estiagem. Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, o município fica apto a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.



Site do MP e aplicativo do TSE facilitam denúncias de irregularidades nas eleições 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O cidadão que desejar registrar denúncias no período de campanha eleitoral conta este ano com ferramentas que facilitam o registro dos ilícitos. O Ministério Público estadual disponibiliza um site – Atendimento ao Cidadão, onde a população pode registrar qualquer ilegalidade nas propagandas ou abusos de poder por parte dos candidatos. Basta que o cidadão selecione o assunto eleitoral e solicite que as informações sejam encaminhadas ao e-mail [email protected]. A população também pode utilizar o aplicativo móvel ‘Pardal’ do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições gerais, cabe aos promotores de Justiça atuarem na fiscalização de propagandas e de pesquisas eleitorais irregulares. Neste ano também prestarão auxílio na análise inicial e distribuição de demandas enviadas via Pardal. As eleições serão realizadas em outubro para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. 



Criança de 8 anos internada em estado grave com Covid-19 é transferida de Vitória da Conquista para Salvador

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

Uma criança de 8 anos, que estava internada em estado grave, no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, foi transferida na segunda-feira (11), para o Hospital Couto Maia, em Salvador. Davi Luiz Gomes foi diagnosticado com Covid-19. A família do garoto contou ao site G1 que a criança precisava de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e estava preocupada porque recebeu a autorização para a transferência médica na noite de domingo (10), mas o procedimento ainda não tinha sido feito até a tarde desta segunda. Eunice Gomes, mãe do garoto, conta que a família mora no Tocantins e passava férias em Ilhéus. Em seguida, eles partiram para outra cidade, Vitória da Conquista, foi quando o garoto começou a apresentar sintomas de síndrome gripal. "Na hora que ele subiu a serra, teve a mudança de temperatura, porque lá [Ilhéus] estava chovendo, mas estava quente. Com a altitude, a fadiga dele aumentou um pouco", afirmou Eunice Gomes, mãe do garoto. A mãe do paciente afirmou que o quadro dele evoluiu de maneira rápida. Na madrugada de domingo (10) foi preciso entubar Davi Luiz e fazer reanimação por duas vezes. "Ele teve uma parada cardiorrespiratória. Meu filho ficou 15 minutos desacordado. A mão já estava roxa, o pezinho já estava roxo. Foi uma situação que não dá para descrever a dor", contou Eunice. O quadro de Davi Luiz é típico da Covid-19, com piora rápida e de forma grave. Embora, o garoto tenha recebido todo o cuidado no Hospital Esaú Matos, ele precisava que a transferência aérea para o Hospital Couto Maia, em Salvador, (onde a vaga foi liberada) fosse feita com urgência.



O bate papo das irmãs 'Nader' rendeu no Tema Livre Podcast 'Com Elas'

Foto: Divulgação

Letícia Nader, apresentadora da programação ‘Com Elas’ recebeu a sua irmã e colega de profissão, Dra. Carol Nader. O bate papo teve dicas importantes de cuidados à sua saúde, harmonização fácil e muita resenha de irmã. Carol que reside em Vitória da Conquista, mas também atende em Brumado, falou sobre sua profissão e desmistificou sobre a harmonização fácil, seu principal ramo de atendimento atualmente. As duas deram um show de sintonia e conhecimento, confira no nosso canal Tema Livre Podcast. Aproveita e se inscreve no canal.



Brasil: Procons iniciam fiscalização de postos de combustíveis

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Procons de todo o país iniciam na segunda-feira (11) várias frentes de fiscalização para conferir se os postos de combustíveis estão cumprindo a determinação de informar, de forma “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis cobrados em 22 de junho de 2022 – data anterior à entrada em vigor da lei que prevê a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre os combustíveis. Coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a fiscalização pretende verificar se a redução ICMS será repassada aos consumidores, possibilitando a todos comparar o preço atual com o que era cobrado antes de vigorar a lei que não permite às unidades federativas cobrar o imposto com percentual acima da alíquota de 17% ou 18%, dependendo da localidade. Diante da situação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública abriu também um canal para a denúncia, via internet, de postos de combustíveis que não cumpram com o que está previsto na lei. O formulário para denúncia pode ser acessado pela internet. “Através do canal, os consumidores poderão informar o nome do posto, a localização e se o estabelecimento informa em local visível o preço dos combustíveis cobrado no dia 22 de junho e o preço atual. O link permite ainda que o cidadão envie uma foto do posto denunciado”, informa o MJ. Além das frentes de fiscalização e do canal de denúncia, está previsto para esta terça-feira (12), que Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Senacon fiscalizem também as distribuidoras de combustíveis. 



Brumado: Caminhão enrosca em fios e causa curto-circuito durante a madrugada desta terça-feira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um caminhão causou um curto-circuito e rompeu a fiação da rede elétrica da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, centro de Brumado, na madrugada desta terça-feira (12). O incidente aconteceu por volta das 03h30 e, além de danificar a rede elétrica, também provocou rompimento de cabos de fibra óptica. No ínício da manhã, a rua precisou ser interditada para que equipes da consecionária de energia e de internet fizessem os reparos. 

 

Foto: Reprodução l Rede Social


Cândido Sales: Picape roubada em Belo Horizonte é recuperada pela PRF

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na tarde desta segunda-feira (11), na BR-116, em Cândido Sales (BA), uma picape Saveiro que possuía registro de roubo. A ação aconteceu durante fiscalização na altura do quilômetro 909 da rodovia federal. A equipe abordou o veículo que era conduzido por um homem de 23 anos. Após inspecionar os caracteres da Saveiro e realizar consulta ao sistema de dados, os policiais constataram se tratar na realidade de um veículo roubado em novembro de 2021, na capital mineira. Aos policiais, o motorista disse que ‘pegou’ o carro emprestado de um primo e não tinha conhecimento das irregularidades apresentadas. Ele foi preso em flagrante delito e a ocorrência foi apresentada a autoridade policial da Delegacia de Polícia Judiciária local.



23ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado foi realizada nesta segunda-feira (11/07)

Foto: Divulgação l CMB

Foi realizada na noite desta segunda-feira, 11 de julho de 2022, a 23ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. A presidente Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato) iniciou os trabalhos solicitando a chamada nominal dos vereadores. Na sessão, estiveram presentes os vereadores Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, Renato Santos, Beto Bonelly, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Luiz Carlos Caires da Silva (Palito), José Santos (Santinho), Amarildo Bomfim, João Vasconcelos, César Bar, Tiago Amorim e Rubens Araújo. A ausência do vereador Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem) foi justificada. A ata da sessão anterior, de número 22 do ano de 2022, foi lida e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos temas, como apresentação de solicitação de título de cidadão brumadense e veto ao autógrafo do executivo, aos seguintes projetos de lei:

  • Nº 012/2022: dispõe sobre reserva de vagas de estacionamento em órgãos públicos e nos espaços comerciais para gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo, no âmbito do município de Brumado. Texto de autoria do vereador Harley Lopes; 
  • Nº 019/2022: autoriza o poder a instituir o “Programa de Incentivo e Produtor – PIB”, no âmbito do município de Brumado. Projeto de lei é de autoria do vereador Beto Bonelly.

Além disso, foram aprovados projetos de lei, requerimentos e dezenas de indicações. Durante a sessão, a tribuna livre foi usada por representante do Conselho Tutelar de Brumado. A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse.



Menino de 2 anos morre após ingerir biscoito envenenado no interior da Bahia

Foto: Reprodução l TV Subaé

Um menino de dois anos identificado como Samuel Ramos Fraga, morreu, na noite de domingo (10), após comer um biscoito envenenado com chumbinho, na zona rural de Rafael Jambeiro, no interior da Bahia. As informações são do G1. De acordo com a Polícia Civil, a criança estava na casa do tio e brincava com uma garrafa pet na sala. O objeto rolou até outro cômodo do imóvel, em um quarto que não era utilizado, e parou embaixo de um guarda-roupa. Samuel entrou no quarto para pegar a garrafa, encontrou o biscoito com chumbinho e comeu. O produto servia de isca para matar rato. O garoto foi socorrido para um hospital da região, mas não resistiu. O caso é investigado pela Polícia Civil, que apura se a mãe e o tio da criança irão responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.



16 cidades do sudoeste da Bahia decretam situação de emergência por causa da seca

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dezesseis cidades do sudoeste da Bahia decretaram situação de emergência por causa da seca que atinge a região. O decreto é válido por 180 dias. De acordo com o G1, dezesseis cidades decretaram situação de emergência por causa da seca que atinge a região. Confira municípios que decretaram situação de emergência no sudoeste do estado: Anagé; Aracatu; Belo Campo; Boa Nova; Caetanos; Dom Basílio; Jequié; Lajedo do Tabocal; Livramento de Nossa Senhora; Maetinga; Maracás; Mirante; Piripá; Planalto; Poções; Rio do Antônio; Tremedal.



Incêndio atinge área de vegetação e avança no leste da Chapada Diamantina

Foto: Reprodução l Dimitri Argolo Cerqueira

A vegetação que fica a leste do Parque da Chapada Diamantina, no município de Andaraí sentido Itaberaba, foi atingida por um incêndio na tarde de segunda-feira (11). De acordo com a Brigada Voluntária de Lençóis, o tempo é seco e parcialmente nublado, o que favorece o alastramento do fogo. Outro alerta de fogo foi emitido na BA 242/Andaraí antes do km 124. A brigada Voluntária de Lençóis faz o monitoramento da região de Lençóis até Mucugê.



Anvisa recebe pedido de registro definitivo da CoronaVac

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de registro definitivo da vacina CoronaVac contra a covid-19. O pedido foi enviado pelo Instituto Butantan na sexta-feira (8), mas a informação só foi divulgada no sábado (9) pela agência. O imunizante está aprovado no Brasil desde 17 de janeiro de 2021, para adultos e crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A autorização, no entanto, prevê apenas o uso emergencial. As áreas técnicas da Anvisa analisarão o registro definitivo em até 60 dias. Assim como as demais vacinas contra a covid-19, o pedido terá análise prioritária, conforme firmado pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 415/2020. Além da tramitação acelerada, a norma prevê a possibilidade de assinatura de termos de compromisso. A análise será feita de forma conjunta, por três áreas distintas da Anvisa: a área de Medicamentos, que avalia os aspectos de segurança e eficácia; a área de Farmacovigilância, responsável pelo monitoramento e planos de acompanhamento da vacina; e pela área de Inspeção e Fiscalização, responsável pela avaliação das boas práticas de fabricação. Essa não é a única pendência da CoronaVac na Anvisa. Na próxima quarta-feira (13), o órgão discutirá a autorização para uso emergencial do imunizante em crianças de 3 a 5 anos. 



Idoso morre após atirar acidentalmente na própria perna no sul da Bahia

Foto: Reprodução l Rede Social

No último sábado (9), um idoso de 64 anos morreu na cidade de Santa Luzia, no sul da Bahia, após atirar acidentalmente na própria perna. Segundo a Polícia Civil, Valmir Cardoso Guimarães, manuseava a arma quando o disparo aconteceu. Conforme a polícia ele foi levado para o Hospital Fundação Hospitalar Mata Atlântica, em Camacan, chegou a ser atendido, mas não resistiu aos ferimentos. Uma perícia foi solicitada e será feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há detalhes sobre o sepultamento do corpo do idoso. O caso segue sendo acompanhado pela polícia Civil.



Brumado: Procurado pela justiça é preso ao buscar atendimento no Fórum

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (8), um homem de 40 anos foi preso após buscar atendimento no Fórum Juiza Leonor da Silva Abreu, em Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, o indivíduo que não teve identidade divulgada por causa da Lei de abuso de autoridade, não esperava que fosse reconhecido. No momento do atendimento, os servidores acionaram a Polícia Civil, que com o apoio da Polícia Militar foi até o Fórum e deteram o homem que segue custodiado na 20ª Coorpin, a disposição da Justiça. Conforme a Polícia Civil, o homem tem diversas passagens, mas não há detalhes sobre quais os tipos de crimes.



Anestesista é preso em flagrante por estupro de paciente durante parto cesárea

Foto: Divulgação

Um médico anestesista foi preso em flagrante, na madrugada desta segunda-feira (11), suspeito de estuprar uma paciente enquanto ela estava dopada e passava por um parto cesárea no Hospital da Mulher em Vilar dos Teles, São João Meriti, no Rio de Janeiro. A investigação começou após funcionários da unidade de saúde filmarem o anestesista colocando o pênis na boca de uma paciente quando ele participava do parto dela. A equipe vinha desconfiando do comportamento do anestesista e estranhava, por exemplo, a quantidade de sedativo aplicado nas grávidas. Neste domingo (10), o médico já tinha participado de outras duas cirurgias em salas onde a gravação escondida era inviável. Na terceira operação do dia, a equipe conseguiu, de última hora, trocar a sala, esconder o telefone e confirmar o flagrante. Ao ser preso, o anestesista permaneceu em silêncio. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu nesta segunda-feira (11) um processo para expulsar o anestesista.



Bahia teve crescimento de 91% nos crimes de estelionato, em cinco anos

Foto: Divulgação

Nos últimos cinco anos, a Bahia teve um crescimento de 91% nas ocorrências relacionadas a crimes de estelionato. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2016 foram registrados 16.589 crimes do tipo, enquanto em 2021 o número cresceu para 31.784. O levantamento revela ainda que a taxa de crimes de estelionato no estado é de 212 para cada 100 mil habitantes.  No ranking nacional, a Bahia tem a terceira menor taxa.  O Distrito Federal é o local onde proporcionalmente ocorrem mais crimes, com uma taxa de 1.309 casos para cada 100 mil pessoas. No país, as ocorrências de estelionato por meio eletrônico aumentaram quase sete vezes entre 2018 e 2021. Foram cerca de 60,5 mil ocorrências. O estelionato é um crime previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro. Ele acontece quando o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem. 



Turista filma avalanche pouco antes de ser atingido pela neve

Foto: Reprodução l Vídeo

Um turista foi atingido por uma avalanche de neve enquanto fazia uma trilha por uma montanha no Quirguistão, na Ásia Central, na última sexta-feira (8). Em relato nas redes sociais, Harry Shimmin contou que estava com um grupo de oito pessoas na cordilheira Tian Shan. O homem havia se afastado dos outros para registrar fotos e vídeos da paisagem, quando flagrou, com a câmera do celular, uma avalanche na montanha, que seguiu filmando e foi atingido. “Eu já estava lá há alguns minutos, então sabia que havia um local para abrigo bem ao meu lado. Eu estava na beira de um penhasco, então consegui me proteger”, relatou Shimmin. Ainda em relato no Instagram, o turista contou ter deixado o local com o corpo cheio de neve. “Quando me juntei a eles [o grupo], pude ver que todos estavam a salvo, embora uma tivesse cortado o joelho 'ela foi em um dos cavalos até o centro médico mais próximo'. Outro caiu de um cavalo e sofreu alguns hematomas leves”, concluiu.



Jovem é morta a facadas enquanto comemorava o próprio aniversário

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma jovem de 22 anos foi morta no domingo (10), com golpes de faca, enquanto comemorava o próprio aniversário em um bar da cidade de Uibaí, no norte da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Beatriz de Jesus Loula O namorado dela é o principal suspeito. Conforme detalhou a polícia, o suspeito teria se aproximado da vítima, no bar localizado na Rua Duque de Caxias, e aplicado diversos golpes de faca na vítima. Ela não resistiu aos ferimentos ainda no local. O homem, que fugiu após o crime, é procurado pelos policiais. As guias de perícia e remoção foram expedidas.



Bolsonarista que matou petista em Foz do Iguaçu está no hospital sob custódia

Foto: Reprodução l Rede Social

O agente penitenciário José da Rocha Guaranho, que matou o guarda municipal Marcelo Arruda, que comemorava aniversário, na noite de sábado (9), em Foz do Iguaçu (PR), está sob custódia da polícia no hospital. Ao contrário do que informado pela polícia antes, Guaranho não morreu após cometer o crime e ser baleado. Segundo a delegada responsável pelo caso, ele foi autuado em flagrante. O quadro de saúde dele é estável. O petista foi morto a tiros na própria festa de aniversário de 50 anos, com temática do partido, pelo policial penal que teria gritado “aqui é Bolsonaro” ao chegar ao local.