ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2022"

Brumado: Dois homens são presos com simulacros de arma de fogo no distrito de Itaquarái

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Dois homens foram presos na manhã desta quarta-feira (27) no Distrito de Itaquaraí, zona rural de Brumado. Segundo a Polícia Militar, a dupla estava com dois simulacros de arma de fogo e teria ameaçado comerciantes da localidade. De acordo com a PM, os suspeitos foram localizados dentro de um estabelecimento do Distrito. Moradores haviam relatado que eles entraram nos estabelecimentos, consumiam bebidas e produtos e com as armas em punho, além de não pagar pelos produtos, ameaçavam os proprietários. Durante a revista, os policias encontraram dois simulacros de arma de fogo com os suspeitos. Os homens foram presos e encaminhados para a Delegacia do município.



Criminosos se passam por agentes de saúde para roubar moradores na zona rural de Brumado

Foto: Leitor 97NEWS

Criminosos se passam por agentes de saúde para aplicar golpes em diversas localidades rurais de Brumado, no Sudoeste baiano. Em áudios enviados ao site 97NEWS, os moradores das comunidades de Lajedão, Tamboril, Umburanas, Cristalândia e na Vila Presidente Vargas, relataram que falsos agentes de saúde estariam a bordo de um veículo Gol branco. Uma moradora da Vila Presidente Vargas gravou um áudio via aplicativo de mensagens e alertou os parentes sobre a situação. "Toma cuidado com esse homem ai viu, que ele teve hoje aqui em casa duas e meia falando que era agente de saúde, não tinha crachá, não tinha identificação nenhuma. Ele perguntou se alguém aqui de casa tinha [artrose] no joelho e problema nos pés, e ele queria entrar e não deixei", relata a moradora. Em outro áudio, um morador da comunidade de Lajedão afirmou que os suspeitos visitaram sua residência no fim da tarde. "Eles passaram aqui por volta de umas três para quatro horas e queriam ver se tinha mosquitos. Quando minha esposa disse que iria me chamar, eles mudaram de assunto e disseram que não era aquela casa que eles queriam visitar", denunciou. Na mesma semana, uma idosa foi alertada pela presidente da associação do Tamboril que os criminosos estariam na comunidade. "Esses dois indivíduos estão aqui na região, fiquei sabendo aqui agora, pela presidente da associação, eles passaram na casa da mãe dela", narrou a moradora da localidade. A forma de agir é semelhante. "Pedem para entrar na casa, sempre perguntam se tem mais alguém na residência”, revela Gerônimo da região de Cristalândia e Umburanas. "Pedimos a Polícia Militar que façam rondas aqui na região, eles estão roubando os cartões dos aposentados", afirmou.

 



Condeúba: Avião do governo do estado sofre pane e colide com vegetação

Foto: Reprodução l CMG

Um bimotor do governo da Bahia sofreu um acidente, na manhã de quarta-feira (27), no Aeródromo de Condeúba. Dois tripulantes estavam no avião, um Embraer modelo EMB-810D. Segundo a Casa Militar, que operava o voo, apenas dois pilotos estavam a bordo. Inscrita sob o prefixo PP-EIN, a aeronave partiu de Salvador com destino ao local. "Por volta das 11h40, após o pouso, a aeronave apresentou falha mecânica durante a corrida na pista, já no aeródromo de destino, vindo a colidir com a vegetação lateral", disse o órgão através de nota. De acordo com o comunicado, a tripulação não sofreu nenhum tipo de lesão. "Ela se encontra devidamente habilitada e ambientada à aeronave, que também está regularizada e com suas revisões periódicas em dia", salientou. Ainda conforme informou o governo estadual, as medidas cabíveis já foram adotadas para prestar suporte aos tripulantes, assim como às famílias. As autoridades competendes também foram acionadas. 



CREA-BA realiza evento microregional em Brumado para discutir desenvolvimento nacional

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite desta quarta-feira (27), o município de Brumado recebeu o penúltimo encontro microrregional preparatório para o 11º Congresso Estadual de Profissionais da Bahia (CEP-BA). O evento que aconteceu na Escola Antônio Carlos Magalhçães, marca a oportunidade para os profissionais da região Sudoeste e Sertão Produtivo das áreas de engenharia, agronomia e geociências contribuírem com propostas em benefício da categoria e da sociedade. Em entrevista ao site 97NEWS, o presidente do Conselho Regional Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), o engenheiro agrimensor, Joseval Carqueija, destacou que durante o encontro, os profissionais da região devem encaminhar propostas dentro da temática: Desenvolvimento Nacional com implementação de políticas publicas. "Nós temos um país continental e cada estado tem a sua demanda. Então, o Conselho Federal oferece essa temática para ser discutidas com os profissionais nos Creas de cada estado", comenta. Segundo Carqueija, a discussão dessas políticas propiciona maior integração com a sociedade e entidades governamentais. "Você precisa ouvir o que cada profissional tem a relatar, porque cada município apresenta sua dificuldade. Porque por meio dessas discussões saem projetos como os que já existem: Código florestal, a Lei de resíduo sólidos e outras que estão em vigor, partiu das consultas do Conselho Federal", diz. Na lista de 26 encontros microrregionais promovidos pelo Crea-Ba, o de Brumado foi o penúltimo, sendo o município de Vitória da Conquista o último evento no Estado. Conforme o presidente do órgão, concluídos os encontros preparatórios microrregionais, acontece nos dias 05, 06 e 07 de agosto, em local a ser definido, o 11º CEP-BA, em Salvador. Nessa etapa serão eleitos os delegados regionais e sistematizadas as propostas defendidas na Bahia no Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá em Goiânia (GO), entre os dias 06, 07 e 8 de outubro. "Nessa etapa, vinte e quatro delegados vão representar a Bahia no evento nacional, então é o momento de expor às demandas dos nossos profissionais", disse. Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, Joseval afirmou que a cada três anos, encontros microregionais acontecem. "O Crea Bahia atende o profissional do interior com a mesmo velocidade da capital, então, da mesma maneira o Crea é para todos. Em Brumado por exemplo, o Conselho tem abrangência na geologia, engenharia de minas, agronomia, eletricista, ambiental e entre outras", destaca o presidente do Crea. 

 



Tanque Novo: Município entra em estado de emergência por estiagem prolongada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Tanque Novo, Sudoeste baiano, teve situação de emergência reconhecida pelo governo federal por causa da prolongada estiagem. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU). Além deste último decreto, outras 63 situações de emergência são reconhecidas atualmente na Bahia. A maioria foi motivada por estiagem -- 5 decretos. Do restante, cinco foram incluídas anteriormente por chuvas intensas e três por inundações. O reconhecimento da situação de emergência serve para os municípios atingidos por desastres conseguirem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações de assistência à população e reconstrução das cidades.



Brumado: Em parceria com o Sest Senat, SMTT oferece curso de capacitação para condutores de transporte escolar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Sest Senat), iniciará mais um curso de capacitação com habilitação específica para condutores de veículos do transporte escolar em Brumado. As aulas serão ministradas na modalidade de ensino à distância. Segundo o coordenador de educação no trânsito da SMTT, Jansen Ricardo, a habilitação é obrigatória para os interessados em a atuar no segmento no município. Os interessados em participar da nova turma devem procurar o departamento para apresentação da documentação exigida ou ligar no número 156 para esclarecimento de eventuais dúvidas. As aulas terão início no início do mês de agosto.



Operação fiscaliza postos de combustíveis em Brumado e encontra irregularidades

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor, aconteceu entre os dias 18 e 22 de julho, em Brumado, a operação Posto Legal que  fiscalizou diversos postos de combustíveis no município. Além da Capital do Minério, a ação também foi realizada nos municípios de Guanambi e Caetité. Ao todos, 25 postos foram fiscalizados e durante a fiscalização, dois bicos de combustíveis foram interditados, por apresentarem problemas de vazão, pelo Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro). Pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), foram identificados postos com produtos expostos sem preços, fora do prazo de validade ou sem a data de vencimento, erros no preenchimento da placa de razão, além da ausência da tabela de tributos, exposição errônea dos preços dos produtos e ausência do Código de Defesa do Consumidor em local visível. A Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz-Ba) identificou o uso irregular de máquina de cartão de crédito em quatro postos. Além disso, 15 estabelecimentos estavam inadimplentes com a taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). Já a Polícia Técnica realizou a perícia e coletou amostras para conferir requisitos de qualidade do combustível.



Brumado: Influencer Aloma Gomes é transferida de UTI aérea para Salvador

Foto: Reprodução l Rede Social

Após conseguir vaga no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, a influenciadora digital e brumadense, Aloma Gomes Santos, 24 anos, foi transferida via UTI aéria na noite de terça-feira (26). De Brumado, Aloma se deslocou para o município vizinho, Vitória da Conquista, para que a transferência acontecesse, visto que o aeroporto da Capital do Minério, não dispões de equipamentos para voos noturnos. O voo foi tranquilo e a paciente não apresentou nenhuma intercorrência. Ela deu entrada na UTI cardiovascular do HGRS no final da noite do mesmo dia e já iniciou o tratamento.



Em processo contra prefeito de Brumado, Rui Costa pede indenização de R$ 120 mil

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT), abriu processo em face do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), cobrando indenização de R$ 120 mil, por danos morais. A ação indenizatória ocorreu no último dia 13 de julho. Segundo os advogados do governador da Bahia, em vídeos foram e estão sendo divulgados calúnias, injúrias e difamações que buscam atingir o chefe de estado e que, por óbvio, acabam também por atingir a sua honra e moral. Nos autos do processo, os advogados apresentam as gravações feitas pelo gestor municipal em  lives transmitidas através das redes sociais. Conforme a ação, Eduardo Vasconcelos imputa falsas acusações contra Rui Costa. Durante às lives, o prefeito acusa o governador de fazer pronunciamento criminoso ao defender o narcotráfico, além de afirmar que o petista incentiva o delivery de drogas na Bahia. “Registra-se, por oportuno, que o réu, o prefeito/líder do executivo da cidade de Brumado/Bahia, é conhecido por declarações proferidas sem qualquer cuidado ou observação aos direitos de terceiros por ele envolvidos nas suas infelizes declarações”. A defeza do governador cita no processo que as acuzações surgem como uma "Vingança política!”. Ainda na peça, os advogados descartaram audiência de conciliação. A ação indenização é de R$ 120 mil, recolhimento das custas processuais, além de exclusão das lives do gestor brumadense das plataformas digitais.



Desnutrição aumenta no Brasil, diz instituto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A desnutrição entre crianças de 0 a 19 anos cresceu, no Brasil, entre os anos de 2015 e 2021, afetando de forma mais grave os meninos negros. De acordo com o Panorama da Obesidade de Crianças e Adolescentes, divulgado na terça-feira (26), pelo Instituto Desiderata, há um crescimento da fome nos últimos anos, levando à desnutrição em todos os grupos etários, de 0 a 19 anos de idade. De acordo com o levantamento, o índice de desnutrição caiu de 5,2%, em 2015, para 4,8%, em 2018, aumentando a partir daquele ano em todos os grupos etários acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, essa taxa subiu para 5,6%, atingindo 5,3%, em 2021. A desnutrição entre meninos negros (pretos e pardos), entretanto, foi dois pontos percentuais acima do valor observado entre meninos brancos, ampliando a diferença a partir de 2018. O ápice foi observado em 2019 (7,5%). Em 2020, o percentual foi 7,2% e, em 2021, 7,4%. Já entre os meninos brancos, a curva foi inversa, com redução do percentual da desnutrição a partir de 2019, quanto atingiu 5,1%, passando para 5%, em 2020, e para 4,9%, em 2021. Elaborado a partir de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do Ministério da Saúde, gerados pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o Panorama mostra aumento da insegurança alimentar de 2015 a 2021, aumentando as incidências de desnutrição e também de obesidade. Em 2021, 89% das crianças de 5 a 9 anos relataram o consumo de, ao menos, um ultraprocessado no dia anterior à avaliação de acompanhamento no SUS.



PRF apreende cocaína avaliada em mais de R$ 2 milhões no Oeste da Bahia

Foto: Divulgação l PRF

Um homem foi preso em uma ação que apreendeu 12,3 quilos de cocaína em Barreiras. O fato ocorreu na noite de segunda-feira (25) em um trecho da BR-242 de Barreiras, no Oeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o passageiro e a droga estavam em um ônibus que foi parado em uma fiscalização na altura do km 800 da rodovia. O veículo tinha saído de São Paulo e seguia para Teresina, no Piauí. Após conversar com os ocupantes do ônibus, a equipe passou a vistoriar as bagagens. Em uma delas, os policiais encontraram uma bolsa “recheada” com vários tabletes de cocaína prontos para venda. Ao todo, havia 12,3 kg de cocaína embalados. Aos PRFs, o passageiro disse que voltava para a cidade de Itaueira (PI) após passar dias na casa de uma irmã na capital paulista. Ainda segundo a PRF, a apreensão resultou em desfalque de R$ 2,2 milhões ao narcotráfico.



Edir Macedo pede que fiéis deixem bens para a igreja antes de morrer

Foto: Reprodução l Rede Social

Nas redes sociais circula um vídeo em que o bispo Edir Macedo pede aos fiéis que doem, antes de morrer, todos os seus bens para a Igreja Universal do Reino de Deus, instituição à qual é ligado. A fala, que teve grande repercussão, levou o nome do líder religioso aos assuntos mais comentados do Twitter na noite de segunda-feira (25) e já na terça (26). “Você, minha amiga, você, meu amigo, senhor, senhora, pessoas que têm bens, que têm propriedades, que têm riquezas: ora, preste atenção, se você quer fazer algo que agrade a Deus, que vai beneficiar outras pessoas, antes de você morrer, antes de você passar para a eternidade, deixa o que você tem para a igreja envolver o trabalho, ou melhor, estimular ou avançar com o trabalho de evangelização com esse ministério,com essa missão de levar o evangelho a todas as criaturas”, diz Macedo. Na sequência, o bispo da Universal disse não ter nenhum bem pessoal. Segundo ele, o que é “supostamente” seu, já está “preparado para dar continuidade a esse trabalho de evangelização no mundo inteiro”.



Bahia: Jovem perde rim em cirurgia e hospital entrega órgão em sacola para família

Foto: Divulgação

Após ser baleado, na última sexta-feira (22), por homens armados quando passava por uma das ruas do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, moradores socorreram o jovem identificado como Jeferson Oliveira Bispo para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com a gravidade do ferimento, Jefferson foi transferido para o Hospital Menandro de Faria. Durante uma cirurgia, o rapaz perdeu um rim que foi entregue à família dele em uma sacola. Segundo os relatos, a namorada de Jeferson, que o acompanhava nos atendimentos, foi chamada pela equipe médica da unidade, e foi informada de que precisaria pegar "uma peça do namorado". Ao chegar à área do hospital em que o material seria retirado, ela percebeu que estava segurando o rim do namorado e ficou assustada.. O órgão foi entregue junto com uma solicitação de exame de anatomia patológica, e a indicação de clínicas onde o procedimento poderia ser feito. Depois do ocorrido, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) admitiu que houve erro do Hospital Menandro de Faria (HGMF). A Sesab afirmou que apura o caso, e diz que a situação pode ter acontecido por causa de uma "falha no fluxo do atendimento". O paciente segue internado na unidade, e o estado de saúde dele é estável.



Sesab confirma primeiro registro de varíola dos macacos no interior do estado

Foto: Reprodução l Getty Images

Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado pela Secretaria de Saúde da Bahia. Desta vez, o registro foi feito em Ilhéus, no sul da Bahia. O paciente, que tem histórico de viagem para a Europa, é o primeiro confirmado no interior do estado.  Ao todo, a Bahia já soma seis casos confirmados da doença, cinco deles são de pacientes residentes em Salvador. Na última terça-feira (25), a Sesab confirmou dois pacientes. De acordo com a pasta, eles são do sexo masculino, têm 29 e 34 anos, e tiveram o início dos sintomas em 4 de julho. Nenhum deles precisou ser internado e seguem em isolamento domiciliar, com boa evolução. O estado possui ainda 31 casos em investigação. Eles foram notificados nos municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (15), Santa Cruz Cabrália (01), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03). Em todos os casos, foram adotados o isolamento e medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos.



Brumado: Cerca de 200 pacientes são esperados para o tratamento de varizes no Mutirão da Saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o objetivo de zerar a fila de espera de cirurgia de varizes, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado está promovendo um mutirão para atender a população que aguarda a realização do procedimento. O objetivo é realizar mais de 200 cirurgias de varizes até o final do mutirão que acontece quinta-feira (28). Para estar elegível à cirurgia de varizes, é necessário realizar uma consulta com um clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa. Depois disso, é feito o encaminhamento ao médico de angioplastia. Neste momento, o médico angiologista avalia o paciente e decide o melhor procedimento para o caso. O processo bem leve, rápido e tranquilo. O médico faz a ultrassom, e a aplicação e o paciente sai andando de forma tranquila. A triagem nas UBS´s acontece das 07h às 17h. Cerca de 25 funcionários foram mobilizados para atuação neste Mutirão.



Mulher com mandado de prisão em aberto é presa pelo sistema de Reconhecimento Facial em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher foi presa na tarde desta terça-feira (26), em Brumado, através do sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Ela é acusada de falsificação de documentos públicos e estelionato em Salvador. De acordo com a pasta estadual, a respectiva tecnologia apontou alerta com cerca de 93% de similaridade. Integrantes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Salvador informaram as equipes do Cicom/Brumado, que posteriormente, acionou uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), na qual localizou a suspeita no Terminal Rodoviário da cidade. Eles abordaram a mulher e verificaram os documentos pessoais. A mulher possuía mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara Especializada Criminal de Salvador, em 2019. Ela foi levada para a Delegacia de Brumado, onde teve o mandado de prisão cumprido e aguarda decisão Judicial. 



Rio de Contas: Caminhão de empresa brumadense carregado com ferro tomba na BA-148

Foto: Leitor 97NEWS

Na segunda-feira (25), um caminhão de uma empresa brumadense, carregado com ferro, tombou na BA-148, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, Chapada Diamantina. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e tombou o veículo. Além do motorista, um auxiliar estava no caminhão, mas, apesar da gravidade, ninguém se feriu. A Polícia Militar registrou a ocorrência e controlou o trânsito na rodovia.



Brumado: Município tem um dos melhores preços de combustíveis da Bahia, diz ANP

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa realizada no Sudoeste da Bahia entre os dias 17 a 23 de julho pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), apontou que os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora possuem a gasolina mais barata do Estado. Ao todo foram buscados dados de 29 cidades. A pesquisa ainda não capturou totalmente a baixa no valor do produto, pois aconteceu no decorrer da semana e neste período houve novas reduções em alguns postos. Em Brumado, a pesquisa encontrou os menores valores no estado, segundo a ANP. O preço médio na Capital do Minério foi de 5,84, com variação entre R$ 5,49 e R$ 5,99. Entre todas as cidades pesquisadas, um posto de Teixeira de Freitas é o estabelecimento que vendeu a gasolina mais barata da Bahia, R$ 5,39 o litro. Em Brumado, a pesquisa coletou dados de seis postos, tendo uma média no valor do litro de R$ 5,84. 



Brumado: Município recebe 5ª etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No último final de semana, o município de Brumado, no Sudoeste baiano recebeu a 5ª Etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo. O evento aconteceu no domingo (24), no circuito de rua montado às margens da BA-262. Cerca de 120 atletas de várias cidades do estado participaram da Etapa. Entre às categorias, no speed elite a vitória foi de Renato Evangelista, seguido por Patrocínio. O ciclismo masculino teve ainda pódio dos brumadenses Cledson Riso e Jorge França. Já no feminino, vitória de Cris Duque, seguida de Rita Cruz. As atletas brumadenses Cintia Guimarães e Magna Riso também subiram ao pódio após uma hora de corrida bastante intensa. A próxima etapa do campeonato acontecerá na cidade de Juazeiro (BA).



Fique ligado: Auxílio para taxistas e caminhoneiros começa a ser pago em agosto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou na segunda-feira (25) o calendário para o pagamento dos auxílios a caminhoneiros e taxistas afetados pela alta do preço dos combustíveis. Os benefícios serão pagos de agosto a dezembro, com a parcela de agosto sendo paga em dobro em relação às demais parcelas. As parcelas de julho e de agosto do Auxílio Caminhoneiro serão pagas juntas em 9 de agosto, somando R$ 2 mil. As demais parcelas, que serão pagas até dezembro, equivalerão a R$ 1 mil. Em relação ao Auxílio Taxista, o limite máximo de cada parcela soma R$ 1 mil, podendo atingir R$ 2 mil em agosto (pagos em datas diferentes no mesmo mês), mas os valores efetivos dependerão do número de taxistas cadastrados pelas prefeituras. Caso haja mais taxistas cadastrados que o previsto, o valor para cada um ficará menor. O Auxílio Taxista começará a ser pago em 16 de agosto. As prefeituras terão até domingo (31) para informar a lista e o número de beneficiários ao governo federal.