ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2021"

Incêndio atinge área de vegetação com cerca de 20 mil metros quadrados em Guanambi

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Um incêndio atingiu uma área de vegetação com cerca 20 mil metros quadrados na noite de sábado (17), na BR-122, em Guanambi. De acordo com os bombeiros militares, o fogo foi controlado na noite de domingo (18). As chamas colocavam em risco mil suínos em uma granja próxima, mas eles não foram atingidos. Para o combate, os bombeiros utilizaram 10 mil litros de água, além de abafadores e bombas costais. Sete bombeiros militares e duas viaturas atuaram no local. Uma guarnição do 2° Subgrupamento de Bombeiros Militar (2°SGBM/Guanambi), pertencente ao 7°Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM/Vitória da Conquista), e brigadistas da prefeitura de Guanambi atuaram no combate às chamas. Não houve registro de feridos e a causa do incêndio é desconhecida.



PRF apreende 75 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-030

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no sábado (17), 75 mil maços de cigarros contrabandeados, escondidos dentro de um caminhão-baú, em operação de combate à criminalidade na BR 030, em Carinhanha. Os policiais abordaram um caminhão baú e encontraram no compartimento de carga, 150 caixas de cigarros, contendo 500 maços cada uma. Segundo a PRF, durante a abordagem os policiais desconfiaram de atitudes suspeitas de outros dois veículos, um Civic e um Celta, que, com a aproximação da equipe, tentaram evadir do local. Realizada entrevista com os ocupantes dos veículos de passeio descobriu-se que eles realizavam o serviço de batedor. Ainda de acordo com a PRF, todos os veículos e pessoas envolvidas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Federal, no município de Vitória da Conquista.



Empresário é morto e tem corpo carbonizado dentro de picape em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

O corpo de um empresário de Vitória da Conquista foi encontrado carbonizado dentro de uma picape na manhã de domingo (18), no distrito de José Gonçalves, zona rural da cidade. Policiais da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar, da Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência. Os restos mortais foram recolhidos ao Instituto Médico Legal. As investigações estão em curso. O nome do empresário não foi divulgado.



Em primeira aparição pública após cirurgia, Papa Francisco pede que fiéis aprendam a descansar

Foto: Reprodução

De volta após dez dias de internação, o papa Francisco convidou os fiéis no domingo (18) a reconhecerem a importância do descanso. "Vamos parar a correria frenética ditada por nossa agendas. Vamos aprender como fazer uma pausa, a desligar o celular, a contemplar a natureza, a regenerar-nos no diálogo com Deus", disse o pontífice na tradicional oração do Angelus, falando da janela do palácio apostólico aos fiéis na Praça de São Pedro. Segundo a agência Reuters, o líder religioso ainda rezou por Cuba, pela África do Sul e pelos países europeus afetados por chuvas sem precedentes na última semana. "Oro para que o Senhor ajude a nação [cubana] a construir uma sociedade cada vez mais justa e fraterna por meio da paz, do diálogo e da solidariedade", disse Francisco.



Brumado: Sobe para 205, o número de pessoas com o vírus ativo da Covid-19

Foto: Divulgação

No domingo, 18 de julho, o município de Brumado registrou 9.371 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 187 óbitos, 205 pacientes em tratamento e 8.979 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Sem base científica, juiz permite que idoso receba 3ª dose de vacina contra Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça de Minas Gerais decidiu, em primeira instância, que um idoso de 75 anos já vacinado com duas doses da Coronavac tem direito a receber uma terceira aplicação, mas de outra fabricante. O caso ocorreu na cidade de Guaxupé, no sul de Minas Gerais. O despacho, assinado pelo magistrado Milton Biagioni Furquim, foi publicado neste sábado (17). De acordo com o jornal Estado de Minas, o autor da ação pediu para receber outra vacina com base em exames laboratoriais que mostraram a presença de menos de 20% de anticorpos em seu organismo. O teste foi feito quarenta dias após a segunda dose, recebida por ele em 19 de abril. Especialistas e o próprio Instituto Butantan, responsável pela produção da Coronavac, alertam que os testes de anticorpos não comprovam a ineficácia de vacinas. O Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos, equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também já emitiu parecer semelhante. A decisão do magistrado Furquim dá à administração municipal um prazo de 24 horas para a aplicação da nova vacina. O imunizante não pode ser a Coronavac e tampouco a AstraZeneca, que o impetrante da ação já tinha pedido para ser evitada, por risco de trombose. "Caso não esteja à disposição do Município outra marca de vacina, tem o requerente o livre arbítrio de aguardar o Município receber vacina outra", lê-se em trecho da decisão. Caso não cumpra a decisão, o prefeito de Guaxupé, Heber Quintella (PSDB), precisará pagar multa diária de R$ 1 mil.



Bahia: Homem que confessou agredir ex-companheira em vídeo é detido por mandado de prisão preventiva

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O homem que divulgou um vídeo em que confessava ter agredido a ex-companheira foi deito por mandado de prisão no sábado (17), na cidade de Jaguaripe, Recôncavo Baiano. Além das agressões, ele também ameaçou e reteve o celular da vítima, que tem 37 anos. Saulo de Tarso foi localizado depois que o vídeo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, ele diz que empurrou a vítima depois de acessar o aplicativo de mensagens no celular dela. Para a polícia, a vítima contou que eles chegaram a conviver por cinco meses. As agressões aconteceram em Jaguaripe. A vítima conseguiu fugir do local e foi até a cidade de Lauro de Freitas, onde registrou a ocorrência, no dia 9 de julho. O crime não foi registrado na cidade de origem, porque o agressor tem influência em Jaguaripe. Já na delegacia, ela fez os exames físicos, prestou depoimento e apresentou as filmagens. No local, a polícia instaurou o inquérito e solicitou os pedidos de medida protetiva e prisão preventiva. O agressor foi levado para a 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Santo Antônio de Jesus, e será transferido para Salvador. Nas imagens gravadas, Saulo confessa toda a agressão e expõe a vítima machucada. Apesar dela ser ex-companheira dele, o agressor afirma que ela é "mulher dele". "Eu estou aqui pra assumir qualquer coisa que eu fizer porque o homem, ele é homem. Quando o homem se dedica a uma mulher, ama, faz de tudo por ela e a mulher fica com 'conversinha' com outro homem, em whatsapp, celular, por causa de um comportamento estranho. A mulher casada é mulher casada. Empurrei a cabeça dela. A cabeça dela bateu na parede. Não tive a intenção de 'rumar' a cabeça dela na parede, mas bateu, bateu", confessou no vídeo. Além de assumir a agressão praticada contra a ex-companheira, Saulo diz que não se preocupa com a a publicação do vídeo e diz que a mulher pode até mostrar o vídeo para a polícia. "Se ela quiser mostrar esse vídeo [à polícia], fazer exame, alguma coisa e quiser recorrer, eu quero que ela diga toda a verdade, como é que ela está se comportando como mulher casada. Aí depois, eu estou aqui para assumir qualquer coisa, sair na mão, trocar bala, ir preso", completa.

 



Brasil: Municípios alegam falta de imunizantes contra a Covid-19

Foto: Divulgação

Na última semana, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) identificou que mais cidades reduziram a faixa etária de vacinação. Outro dado levantado pela entidade municipalista revela que a maioria das cidades brasileiras tem apontado para uma redução significativa no recebimento de doses dos De acordo com a CNM houve um aumento no registro de cidades brasileiras alegando atrasos no recebimento de doses. Enquanto na semana anterior 480 prefeituras relataram o problema, agora foram 775. Destas, mais de 95% indicaram falta de doses para a primeira dose. Em 13,2% faltou também para aplicação da segunda dose. Também subiu de de 1.860 para 2.109 a quantidade de municípios que enfrentaram situações onde o cidadão quis escolher o tipo de vacina contra a Covid-19. Nestes casos, 1.879 prefeituras não permitiram a escolha - sendo que em 1.333 se aplicou o imunizante disponível e em outras 546 as pessoas perderam a prioridade de vacinação. Em relação a faixa etária dos vacinados, de acordo com a CNM, na semana de 12 a 15 de julho, 57% das 2.814 prefeituras que responderam à questão - ou seja, 1.601 cidades - informaram que já vacinam pessoas sem comorbidades com menos de 36 anos. Antes, na semana 16, 860 Municípios indicavam vacinação na faixa etária de 18 a 35 anos. "Entre 2.826 Municípios, os casos diminuíram em 40,4%, permaneceram estáveis em 36,7% e aumentaram em 16,6%. Em 5,1% deles não ocorreram novos registros. A CNM demonstra preocupação com esses resultados, pois a manutenção de novos infectados em níveis altos está sendo apontada pela quarta vez consecutiva na pesquisa", alerta.

 



Bahia: Van capota e deixa nove feridos na zona rural de Caetanos

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Nove trabalhadores rurais ficaram feridos após a van na qual viajavam capotar e sair da estrada, na manhã de sábado (17), na zona rural da cidade de Caetanos. Segundo informações, havia 13 pessoas no veículo. As vítimas foram socorridas ao Hospital Municipal de Caetanos. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.



Brumado tem quase 9 mil recuperados da Covid-19

Foto: Divulgação

No sábado, 17 de julho, o município de Brumado registrou 9.362 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 187 óbitos, 196 pacientes em tratamento e 8.979 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Decreto proíbe consumo de bebidas alcoólicas e eventos com 'paredões' em Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97News

A prefeitura de Malhada de Pedras decretou o fechamento de bares, suspendeu a venda de bebidas alcoólicas e proibiu a realização de festas durante este final de semana. A medida visa conter o avanço da Covid-19, na cidade. Malhada de Pedras chegou a ficar 17 dias sem registrar nenhum caso ativo da doença. Mas nos últimos dias, os casos subiram e o município chegou a ser a segunda cidade na Bahia a registrar casos ativos. Segundo o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), a necessidade de mitigação de disseminação da doença em face dos elevados riscos de saúde pública é necessária. “A proibição do funcionamento de bares, e a venda e o consumo de bebida alcoólica no interior dos demais estabelecimento, inclusive sua comercialização através de sistema de delivery e entregas domiciliares, das 18h do dia 17 de julho às 05h do dia 18 de julho, e de 18 de julho a partir das 18h até às 05h do dia 19 de julho de 2021”, decretou. A administração municipal ainda proibiu paredões de som e som automotivo nas vias públicas do município. “Fica suspensa a realização de eventos festivos no âmbito municipal em que ocorra aglomeração de pessoas, vedada a utilização de qualquer equipamento de som”, determinou. De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria municipal de saúde, Malhada de Pedras tem 502 casos confirmados, 479 curados, 14 casos ativos e 09 óbitos.



Brumado: Com 98% de sua capacidade, barragem de Cristalândia opera em condições favoráveis

Foto: Luciano Santos l 97News

Os principais reservatórios de água do da Bahia operam em condições favoráveis com relação ao abastecimento humano e outros usos. Segundo o titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, o quadro atual do conjunto de reservatórios considerados estratégicos na Bahia é de relativa segurança hídrica. “Não vemos a necessidade de se adotar medidas adicionais até a chegada do próximo período de recarga, previsto para o mês de novembro, pois nesse intervalo está descartada, a princípio, uma crise hídrica em nosso Estado”, afirmou. Apesar da projeção, o secretário pediu que a população continue economizando e usando a água de modo sustentável. Em Brumado, a Barragem de Cristalândia está com 98% de sua capacidade de armazenamento.



Brumado: Nas últimas 24 horas 11 pessoas já se recuperaram da Covid-19

Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 16 de julho, o município de Brumado registrou 9.350 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 187 óbitos, 184 pacientes em tratamento e 8.979 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Conquista: Força-tarefa segue em busca de 6 envolvidos em mortes de PMs

Foto: Reprodução

Seis homens apontados como participantes das mortes do tenente Luciano Libarino Neves, de 34 anos, e do soldado da Polícia Militar Robson Brito de Matos, de 30, seguem ainda foragidos nesta sexta-feira (16). Segundo a Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista, todos eles são de uma mesma família de ciganos, alguns filhos do único preso até o momento. O crime contra os policiais, que estavam em serviço, ocorreu no distrito de José Gonçalves, zona rural de Vitória da Conquista, na terça-feira (13). Na última quarta-feira (14), um adolescente, de 13 anos, que faz parte da família de ciganos foi baleado quando estava em uma lotérica. Ele foi levado para uma unidade de saúde. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Conforme informações da TV Sudoeste, há suspeita de que os foragidos estejam na zona rural de Vitória da Conquista. Para capturar os envolvidos, uma força-tarefa foi montada, com bloqueios na região. A polícia também usa tropas especializadas, cães farejadores, drones e até um helicóptero do Graer [Grupamento Aéreo da PM-BA].



Vacinação em Brumado atende público de 40 anos e mais neste sábado (17)

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde promove no sábado (17), a 1ª dose para pessoas com 40 anos e mais (público em geral). A campanha será nas Escolas CMEAS e Zilda Neves. O serviço será ofertado, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. Esse grupo devem levar os documentos necessários (Cartão de vacina, documentos de identidade e comprovante de residência). Nesse mesmo dia será ofertado a vacina Coronavac/Butantan para quem já tomou a primeira dose no mês de junho. Nesse caso, quem já se vacinou nas datas: 19 e 21 de junho, pode mandar mensagem para o número 77 99872-7025 e gerar sua senha. O local de vacinação será na Escola Idalina Azevedo Lobo das 08h00 às 16h30. 

Foto: Divulgação


Bahia: Governo oficializa inclusão de bancários na vacinação contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A campanha pela vacinação da categoria bancária conquistou mais uma vitória. Na Bahia, a divulgação no Diário Oficial que incluíram bancários e correspondentes bancários no grupo prioritário no Plano de Imunização contra a Covid-19. Na última quarta-feira (14), o Ministério da Saúde divulgou a nota técnica que confirmou a incorporação de bancários e trabalhadores dos Correios no Plano Nacional de Imunização (PNI). No documento ficou estabelecido pelo Ministério que 20% do total de doses de vacinas distribuídas devem ser destinadas para a vacinação dos grupos prioritários. A partir da divulgação destes dois documentos oficiais, se esgota qualquer argumento que justifique os municípios não iniciarem a vacinação deste grupo. Desde março o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou a campanha na região com mobilizações junto ao poder público dos municípios das cidades da base territorial da entidade. Desde o início da pandemia o serviço bancário foi considerado essencial pelo governo Federal e com isso bancárias e bancários seguiram atuando em seus postos de trabalho durante todo esse período. Em um cenário de agências lotadas, apenas no primeiro trimestre de 2021 foram registrados 152 desligamentos por mortes na categoria bancária, alta de 176,4% na comparação com 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged.

 



Especialista da clínica Mais Vida fala sobre a importância do acompanhamento do desenvolvimento da linguagem e da audição dos filhos

Foto: Divulgação

Interagir com o seu bebê é o que todos os pais desejam e para que essa comunicação cresça é preciso que estejam atentos ao desenvolvimento da audição e linguagem de seus filhos. O reconhecimento do próprio nome é um dos pilares do desenvolvimento da identidade nos primeiros meses de vida. Responder ao próprio nome é um sinal de que o bebê está interessado pelo outro, que tem audição boa, e que entende o som da palavra. Mas se você chama seu filho e ele não atende, é hora de ligar o sinalzinho de alerta! Talvez ele esteja com a audição comprometida e isso se dá por muitos fatores. Nesse caso é importante consultar um médico otorrinolaringologista para uma avaliação. O especialista da Clínica Mais Vida, Dr. Anderson Abreu observa que outra coisa que pode estar acontecendo é a criança não reconhecer o próprio nome. Por exemplo: A criança se chama "Manoela". A mãe chama de: "meu amor" O pai chama de: "Manu" O vovô chama de: "Manuzinha" A tia chama de: "Mama". Isso pode gerar uma grande confusão na criança que ainda está em processo de desenvolvimento dos sentidos e da linguagem. Então, tente chamar pelo mesmo nome, até que a criança se “reconheça” naquele chamado, para então começar a falar variações no nome, ok? Nem tudo é autismo, nem tudo é problema auditivo, às vezes é só uma pequena confusão mesmo. Se ainda assim chamar pelo nome e a criança não demonstra interesse, é sinal que precisa de avaliação! Fique atento aos sinais. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 3441-4500/(77) 99989-6868.



Congresso aprova fundo eleitoral para 2022 três vezes maior que em 2020

Foto: Reprodução

O Congresso Nacionou aprovou, na quinta-feira, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha no valor de R$ 5,7 bilhões em 2022. O dinheiro é quase o triplo do disponibilizado nas eleições de 2018 e 2020, quando o fundo era de R$ 2 bilhões. A ampliação do fundo eleitoral, que serve para o financiamento de campanhas políticas, faz parte do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022. Ele passou, nesta quinta, pela aprovação dos deputados e senadores e, nesta sexta (16), pela Comissão Mista de Orçamento.  O Orçamento 2022 propriamente dito deve ser enviado pelo governo para apreciação do Congresso até 31 de agosto.



280 mil novas doses de vacinas contra Covid-19 chegam à Bahia nesta sexta (16)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Secretário Estadual da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, detalhou, na quinta-feira (15), que nova remessa com 280.750 doses da vacina contra a Covid-19 chegará ao estado na madrugada de sexta-feira (16). Os novos imunizantes são da Oxford/Astrazeneca. De acordo com o secretário, a previsão de chegada é 0h40. A Sesab informou que as vacinas devem começar a ser distribuídas ainda nesta sexta-feira por via terrestre e também em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado. Com esta nova remessa, a Bahia chegará ao total de 9.614.680 doses de vacinas recebidas, sendo 3.422.000 da Coronavac, 4.979.650 da Oxford/AstraZeneca, 958.230 da Pfizer e 254.800 da Janssen.