ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

TRE-BA autoriza PF a investigar prefeito de Rio de Contas por suspeita de caixa dois e fraudes

Brumado discute implantação da Ronda Maria da Penha para reforçar proteção às mulheres

Brumado: Neto é preso após agredir o avô e ameaçar a avó na Região de Ubiraçaba

Brumado: Pedreiro tem caminhonete e ferramentas roubadas durante assalto na Região de Arrecife

Advogada de Brumado conquista 1º lugar em concurso de monografias sobre o Tribunal do Júri

Trabalhador rural morre após sofrer descarga elétrica em fazenda na zona rural de Ituaçu

Bebê de 1 ano e 8 meses é picado por jararaca enquanto brincava em garagem em Itapetinga

Ônibus escolar é apreendido pela PRF após transportar adultos para velório na Bahia

Ifba de Brumado realiza consulta pública para possível implantação de pós-graduação sobre relações étnico-raciais

Venha para a Terça e Quarta Verde da Central das Carnes

Homem é encontrado morto e adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Ituaçu

Homem é preso suspeito de agredir pai de 77 anos na zona rural de Tanhaçu

Ex-prefeito de Rio do Pires será ouvido pela Justiça em processo sobre supostas irregularidades na merenda escolar

Homem é preso por violência doméstica após agredir ex-companheira com capacete em Brumado

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Chuvas devem retornar ao sudoeste da Bahia no próximo fim de semana, aponta Climatempo

Jovem de Brumado conquista título de boxe em evento realizado em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Ônibus escolar perde freios e atinge residência na 'Praça do Fogo'

Brumado: CIPRv recupera veículo com restrição de furto ou roubo durante fiscalização

Vitor Bonfim garante 750 cestas básicas para famílias afetadas pelas chuvas em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2020"

Brumado: Boletim epidemiológico da Covid-19 registra 135 pessoas curadas e nenhum paciente hospitalizado

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (1º), o município de Brumado registrou 189 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 9,61% do total de 1.966 notificações. Entre os diagnósticos, nenhum paciente encontra-se hospitalizado e 51 pacientes estão em tratamento. Além disso, 135 pessoas já se recuperaram. No momento, 59 ainda aguardam resultado laboratorial e 616 já foram descartados. 03 óbitos foram registrados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. 



Brumado: Justiça Federal determina reabertura do comércio local

Foto: Luciano Santos l 97News

A prefeitura de Brumado, recorreu e o Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu ao pedido de reabertura do comércio. Em decisão na quarta-feira (1º), o presidente da Suprema Corte, Dias Toffoli, derrubou o veto do Tribunal de Justiça da Bahia e considerou o recurso em caráter liminar (provisório) até o trânsito em julgado -- quando não houver mais possiblidade de recurso. Segundo a prefeitura, o fechamento do comércio tem causado “grave ameaça à ordem pública, econômica e ao interesse público”, o que inviabiliza a retomada das atividades de “forma gradual e segura”. A administração municipal também afirmou que a cidade tem conseguido reduzir o número de infectados e internados pelo novo coronavírus, fatos que atestariam o cuidado nas ações de enfrentamento à pandemia. Em um trecho da decisão, Toffoli diz que “a ordem regional atacada, ao suspender a vigência de decretos regularmente editados pelo Chefe do Poder Executivo de Brumado, no estrito exercício de sua competência regulamentar, acarreta sérios riscos à ordem pública e administrativa daquela urbe, a recomendar a suspensão de seus efeitos”. Com isso, o comércio poderá abrir as portas normalmente a partir desta quinta-feira (02). 



Disputa municipal: Câmara aprova em 1º turno PEC que adia para novembro eleições deste ano

Foto: Reprodução l Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia para novembro as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, votado em sessão remota, foi aprovado por 402 votos a 90 (houve 4 abstenções). Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A PEC adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. Os deputados ainda precisam analisar os destaques, propostas que visam modificar a redação, para concluir a votação. Esta etapa não havia sido finalizada até a última atualização desta reportagem. Por se tratar de uma alteração constitucional, o texto será submetido ao segundo turno de votação na Câmara, o que deve acontecer ainda nesta quarta-feira. Como o texto já foi aprovado pelo Senado, seguirá para promulgação pelo Congresso se não for alterado pelos deputados. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há um consenso entre o tribunal e o Congresso de que as eleições devem ser adiadas, mas para este ano ainda. De acordo com a PEC, para as cidades que não tiverem condições sanitárias para realizar a votação em novembro, o plenário do TSE poderá definir novas datas para as eleições até a data-limite de 27 de dezembro de 2020. O texto define ainda que a decisão pode ser de ofício, isto é, por iniciativa do TSE, ou por questionamento dos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs). As autoridades sanitárias deverão ser consultadas. Caso um estado inteiro não apresente condições sanitárias em novembro, um novo adiamento das eleições terá de ser definido por meio de decreto legislativo do Congresso. A data-limite também será 27 de dezembro de 2020.

 

A partir de 11 de agosto: as emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário; entre 31 de agosto e 16 de setembro: prazo para a realização das convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações; até 26 de setembro: prazo para que os partidos e coligações solicitem à Justiça Eleitoral o registro de candidatos; após 26 de setembro: prazo para início da propaganda eleitoral, também na internet; a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia; 27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados; até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições; até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas. As informações são do site G1.

 

CONTINUE LENDO


Teste de vacina de covid-19 funciona e farmacêutica pode produzir 1 bilhão de doses

Foto: Divulgação

A vacina experimental contra o novo coronavírus produzida pela farmacêutica Pfizer, em parceria com a empresa de biotecnologia BioNTech, demonstrou bons resultados em testes com humanos. De acordo com a revista Exame, a vacina estimulou a resposta imune dos pacientes saudáveis. Em testes iniciais, a vacina foi capaz de gerar anticorpos contra a Covid-19 e alguns deles chegaram a neutralizar o vírus. Apesar disso, a vacina também causou efeitos colaterais, como febre, em doses mais altas. De acordo com a reportagem, a Pfizer irá conduzir novos estudos em breve para provar que quem tomou a vacina é 50% menos vulnerável ao vírus. Ainda segundo a revista, 45 voluntários receberam três doses da vacina ou placebo nos Estados Unidos. Destes, 12 receberam uma dose de 10 microgramas, outros 12 tomaram 30 microgramas, mais 12 receberam uma dose de 100 microgramas e nove foram tratados com a versão em placebo da vacina. A dose mais alta, de 100 microgramas, causou febre em metade dos participantes do teste e por isso, o grupo não recebeu uma segunda dose. Os pesquisadores, no entanto, não consideraram os efeitos colaterais sérios e não resultaram em hospitalizações.



Alergia: Como diagnosticar?

Foto: Divulgação

O diagnóstico preciso de doenças alérgicas depende não somente de uma história clínica minuciosa e um exame físico detalhado, mas também de testes laboratoriais precisos e confirmatórios. Para isso, o LAB Laboratório oferece o exame de IgE múltiplo que avalia a presença de diversos alérgenos, visando a identificação do agente causador. Fale com o seu médico e Faça seus exames no LAB - Laboratório de Análises Clínicas. Informações: (77) 3441-0822 / (77) 98818-4115. Saiba mais em: www.lablaboratorio.com.br.



Eleições 2020: Câmara dos Deputados vota nesta quarta (1º) prorrogação das eleições para novembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar hoje a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que prevê o adiamento das eleições municipais, em razão da pandemia do novo coronavírus, de outubro para os dias 15 e 29 de novembro. A proposta, aprovada pelo Senado no último dia 23, é o único item da sessão de hoje, marcada para as 14h30. De autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o texto, além de adiar as eleições, estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita (veja quadro abaixo). Apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma (1º de janeiro de 2021). Veja as novas datas:



Após três meses fechado por causa da pandemia, aeroporto de Vitória da Conquista é reaberto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, foi reaberto nesta quarta-feira (1º). O terminal aéreo estava fechado desde março, quando as companhias aéreas suspenderam os voos por causa da pandemia do novo coronavírus. As atividades serão retomadas gradativamente e com adoção de medidas de higienização. Serão sete voos semanais, para Salvador e Guarulhos. O aeroporto foi inaugurado no ano passado e, desde então, recebe uma média 1146 passageiros, distribuídos em 16 voos - entre embarque e desembarque.

 



Bahia: Empresário morre após pneu de retroescavadeira estoura durante calibragem

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um empresário de 42 anos e dono de uma cerâmica morreu em um acidente de trabalho na manhã de terça-feira (30), no município de São Domingos. Segundo a Polícia, o acidente aconteceu no povoado Ouro Verde, quando Edenival Álvaro Rios Magalhães tentava calibrar um dos pneus da retroescavadeira de sua empresa, momento que o aro de ferro que compõe a jante se desprendeu e foi de encontro a cabeça dele. Com o impacto, Magalhães teve morte instantânea. A Polícia Técnica foi acionada e, em seguida, o corpo da vítima encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Serrinha.



Bahia: Operação contra tráfico de drogas cumpre mandados de prisão no interior

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (1º), uma operação denominada “Capinagem” foi deflagrada para combater uma quadrilha especializada em tráfico de drogas nos municípios de Capim Grosso, Jacobina e Ponto Novo. Segundo a Polícia, a ação busca cumprir onze mandados de prisão e nove de busca e apreensão nos endereços dos suspeitos ligados a organização criminosa por atuar no tráfico de drogas. A operação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigação Criminal (GAECO), com a promotoria de Capim Grosso, apoio da promotoria de Jacobina e Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), do Ministério Público Estadual, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ação também conta com suporte da 91ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM), da Rondesp Norte, e da Polícia Civil, através da 16ª Coorpin de Jacobina. Os mandados de busca e apreensão e prisão foram expedidos pelo Juízo da Vara Criminal de Capim Grosso.