ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Com vitória sobre o México, seleção brasileira bate recorde histórico na Copa

Foto: Divulgação | CBF

A seleção brasileira jogou contra o México na manhã desta segunda-feira (2) por vaga nas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia. Com boa atuação, os jogadores conquistaram a vitória por 2 a 0. Mas, para além disso, o Brasil ganhou título de artilharia histórica do torneio. Disputado desde 1930, o país é o único da lista a jogar em todas as edições do Mundial, e nesse período chegou a marca de 228 gols marcados em Copa. Com os lances bem sucedidos de Neymar e Firmino, a seleção passou Alemanha, que eliminada do torneio, detém o número de 226. Os alemães, que jogaram 19 das 21 Copas do Mundo, chegaram à Rússia na frente neste aspecto, com 224 gols, enquanto o Brasil tinha 221.



Advogado leva 'bronca' de juiza ao pedir adiamento de sessão por estar na Rússia

Foto: Whatsapp l 97News

Um advogado foi repreendido oficialmente por uma juíza da Justiça Federal de Feira de Santana por ter feito “gracejos” no pedido de adiamento de uma audiência. Ao solicitar a remarcação, o advogado alegou que a sessão da dessa terça-feira (3) colidiria com uma viagem já programada para a Rússia, onde o Brasil participa da Copa do Mundo. "Em outros termos, a ida em busca do sonho do 'Hexa' impedirá de comparecer ao ato solene", justificou o advogado, acrescentando que estará disponível em qualquer data após o dia 16 de julho, "quando já estará em solo brasileiro juntamente com a seleção hexacampeã". O requerimento foi assinado no dia 26 de junho. Ao receber o documento, a juíza Adriana Horta Soutinho de Paiva até deferiu o pedido de advogado, mas não deixou de chamar atenção do advogado pelo tom inadequado. "O processo judicial é o espaço destinado à análise do direito postulado pela parte e não para a veiculação dos anseios pessoais do advogado, estes completamente estranhos ao objeto da lide. Assim, advirto ao causídico subscritor da petição de fl. 58 que, em qualquer nova manifestação, deverá dirigir-se a este juízo com a seriedade e respeito próprios do ambiente da Justiça Federal", ressaltou a magistrada. O despacho com a repreensão foi publicado no dia 30 de junho.



Conquista: Operação policial encontra notebooks do TRE roubados por funcionário

Foto: Divulgação l PF

Uma operação feita pela Polícia Federal ocorrida na manhã de sexta-feira (29), recuperou notebooks furtados de um posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) de Vitória da Conquista. De acordo com a PF, os equipamentos foram encontrados com um técnico de informática que atua em uma empresa terceirizadas que presta serviços ao órgão. Em maio deste ano, o funcionário trabalhou com a desmontagem de postos de atendimento do TRE. Depois da investigação, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do técnico de informática, onde encontrou também outros cinco computadores desaparecidos. De acordo com a polícia, o investigado já estava anunciando pelo menos um dos equipamentos pela internet na página de uma rede social. A polícia acredita que os demais equipamentos, que não foram localizados pela operação tenham sido vendidos e alerta que as pessoas que possam ter comprado aparelhos que possuem a etiqueta de tombo “TRE” ou com o adesivo “CBTEC”, faça a entrega dos materiais na sede da Polícia Federal de Vitória da Conquista. Se a devolução for espontânea, não haverá responsabilização pelo crime de recepção qualificada. De acordo com o G1, o técnico de informática não foi preso, mas foi indiciado por peculato e receptação qualificada.



Bahia tem 15% dos municípios com risco de retorno da poliomielite, diz Ministério da Saúde

Foto: Divulgação

Pelo menos 312 cidades brasileiras registram alto risco de retorno da poliomielite, sendo a Bahia o Estado com o quadro mais crítico. No total, 15% dos 417 municípios baianos imunizaram menos de 50% das crianças, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o panorama foi apresentado em uma reunião com secretários estaduais e municipais de saúde, na última quinta-feira (28). "É uma situação gravíssima", resumiu a coordenadora do Programa de Imunização, Carla Domingues. "Uma cidade com esses indicadores tem todas as condições de voltar a transmitir a doença em nosso país. Será um desastre para a saúde como um todo", acrescenta. A meta da campanha é garantir uma cobertura vacinal superior a 95%, mas apenas Rondônia, Espírito Santo e Distrito Federal não possuem cidades com risco elevado de retorno da doença. Logo abaixo da Bahia, o quadro mais crítico é o do Maranhão, que possui 14,29% de seus municípios em alerta. De acordo com a publicação, o último registro de poliomielite no Brasil foi em 1990. Quatro anos depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a doença havia sido erradicada das Américas.



Independência: Prefeito de Brumado terá que sair de ‘cima do muro’ e revelar com que grupo ficará nas eleições 2018

O prefeito Eduardo Vasconcelos está numa 'sinuca de bico' e terá que deixar a zona de conforto e 'descer do muro' (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um termo muito usado pelos jogadores de bilhar é “ficou numa sinuca de bico”, ou seja, uma situação em que o jogador fica quase sem saída, precisando dar “uma tacada de mestre” para se “safar” da derrota. É exatamente isso que, no “tabuleiro” da política, está acontecendo com o prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que até o momento, está em “cima do muro” na questão de quem terá o seu apoio ao governo do estado. Com o afunilamento do período pré-eleitoral, a decisão terá que ser tomada e, segundo fortes rumores de bastidores, já teria sido. Isso deverá se evidenciar nesta terça-feira (03), já que “a sinuca de bico” foi colocada na “mesa”, pois no período da manhã ele terá que recepcionar o ministro Rossiele Soares da Silva, que virá a Brumado, segundo fontes seguras, acompanhado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e do pré-candidato ao governo, José Ronaldo (DEM). As especulações de um possível apoio de Vasconcelos a Ronaldo cresceram muito nos últimos dias, o que acabou sendo endossado pela recente postura dos vereadores de situação que começaram a desferir fortes ataques ao atual governador Rui Costa (PT), o qual está sendo acusado de ter se esquecido de Brumado. Realmente no “solo firme da realidade” não é difícil visualizar a “cortina de fumaça” que vem sendo feita pelo governo do estado em relação a Brumado, pois, em janeiro deste ano, Rui Costa visitou a cidade e prometeu, em alto e bom som, que iria executar de forma gradual as obras da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e também do Esgotamento Sanitário, que se iniciaria pela estação de tratamento, só que, infelizmente, isso ficou somente no campo das promessas até o momento, o que deixou o gestor brumadense num misto de irritação e desgosto. Então, devido a esta forte tendência, Eduardo deverá, pelo menos, sinalizar o seu apoio amanhã, pois, acabou ficando “entre a cruz e a espada”, já que na parte da tarde, o governador Rui Costa estará em Aracatu, município vizinho que fica a cerca de 40km, para anunciar obras e fazer entrega de equipamentos. Caso ele não compareça ao evento, ficará evidente que as relações com Rui visando às eleições de outubro, estarão praticamente rompidas. Com isso, inevitavelmente, nesta “altura do campeonato”, Eduardo terá que “descer do muro”, pois como diz o texto sagrado "ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro”, ou seja, “as velas” terão que ser acesas e clarear o “muro da indecisão”. Mas vale ressaltar ainda que “política é como nuvem”, então, em questão de minutos tudo pode mudar é esperar para ver.



Guanambi: Carreta de empresa brumadense carregada de ração pega fogo na BR-030

Foto: Whatsapp l 97News

Um incêndio consumiu parte de uma carreta bitrem carregada de ração na BR-030, em Guanambi, na tarde do último domingo, 1º de julho, por volta das 13h, conforme informação da polícia. O motorista da carreta de uma empresa brumadense identificado como João Freire, contou na delegacia, que o incêndio teve início após ele realizar uma frenagem brusca. O motorista não se feriu e o trânsito ficou parcialmente interditado para trabalhos de contenção das chamas. Ainda de acordo com o motorista, ele seguia para o município de Guarulhos (SP). O fogo consumiu o cavalinho mecânico da carreta em que estava armazenada a carga. As chamas foram contidas por um caminhão pipa, o qual presta serviço para uma empresa da Ferrovial Oeste-Leste (Fiol).



Bahia é o segundo estado com maior número de ações de improbidade movidas pelo MPF

Foto: Divulgação

A Bahia é o estado com segundo maior número de ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) nos últimos cinco anos. Segundo a coluna Satélite, do jornal Correio, gestores e ex-agentes públicos baianos foram alvos de 1.234 processos movidos pela Procuradoria desde 2013. Quem ocupa a liderança do ranking entre os estados brasileiros é o Maranhão, com 1.419 ações relacionadas a irregularidades com recursos federais neste mesmo período. Minas Gerais fecha o pódio, no terceiro lugar, com 990 casos. No estado, a região metropolitana de Feira de Santana é campeã em número de ajuizamentos, com 193 processos. Logo depois, aparecem Ilhéus (153), Irecê (147), Jequié (131) e Vitória da Conquista (110). O levantamento foi feito com base no Mapa da Improbidade do MPF. Ainda de acordo com a publicação, entre junho do ano passado e maio de 2018, foram 329 ações ajuizadas na Bahia, com 51 sentenças pela condenação dos acusados.



Muito criticado, ‘Santinho’ é taxado de ‘vereador lagartixa’ por políticos de Livramento

O vereador 'Santinho' acabou sendo contra-atacado (Foto: 97NEWS)

Diz um ditado popular que “quem fala o que quer, ouve o que não quer”, é mais ou menos dessa forma que pode ser classificada a retaliação verbal feita por vários vereadores do município de Livramento de Nossa Senhora às declarações do edil brumadense, José Santos (sem partido), o “Santinho”, que resolveu abrir a “caixa de ferramentas”, fazendo críticas e ilações contundentes contra gestores da região. Com uma “pitada ácida”, “Santinho” não ficou sem resposta e acabou sendo até taxado de “vereador lagartixa”, uma terminologia que é muito utilizada em política que busca definir aqueles que dizem “amém” para tudo, ou seja, agentes públicos ‘robotizados’ que não possuem vontade própria, que fazem tudo que se manda sem questionar nada. Bombardeado pelos vereadores livramentenses Paulo Lessa, Aparecido Lima (Cidão), João de Ogum e Joaquim da Silva (Kinka), o qual citou que “nunca vi tantas bobagens saírem de uma boca só”, “Santinho” até o momento não deu nem um pronunciamento, o que deve ocorrer na próxima sessão do Legislativo, inclusive, segundo comentários de bastidores, que ele irá se retratar. Diante das animosidades, o clima político entre Livramento e Brumado, que já tinha no horizonte “nuvens carregadas”, devido ao posicionamento do prefeito de Livramento Ricardo Ribeiro, o “Ricardinho”, que durante a formação do consórcio da Policlínica Regional defendeu que a mesma fosse para sua cidade e não para a “capital do minério”,  piorou e é bem capaz que venha a “azedar” ainda mais, já que as críticas também atingiram o prefeito Eduardo Vasconcelos, que segundo os vereadores livramententes vem deixando a cidade abandonada. A “novela” ainda promete novos capítulos, inclusive no âmbito dos tribunais, então, é possível que, “lagartixa” tenha que virar “jacaré” e “nadar de costas”, pois o “rio está perigoso”.



Guanambiense suspeito de 8 homicídios e fugitivo de presídio é preso na fronteira com o Paraguai

Foto: Reprodução

Fugitivo do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, um Guanambiense foi preso, na sexta-feira (29), no município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com o Paraguai. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem, identificado como Caio Vinícius Fogaça das Neves, é suspeito de, ao menos, oito homicídios em Guanambi. Os crimes teriam relação com o tráfico de drogas na região. Caio Vinícius havia fugido do presídio no final do ano passado e era procurado pela polícia, que identificou o paradeiro dele no outro estado, onde passsou a morar. Segundo a SSP, mesmo fora da Bahia, o suspeito chegou a ordenar assassinatos no estado. Conforme a SSP, no momento da prisão, o homem apresentou documentos em nome do irmão para tentar escapar, mas foi descoberto. Além da polícia baiana, policiais do Mato Grosso do Sul também participaram da ação. Caio será transferido para a Bahia no próximos dias. A Secretaria de Segurança, não informou se Caio será transferido para o mesmo presídio.



Dom Basílio: Secretaria de Saúde confirma 34 casos suspeitos de dengue no município

Foto: Conteúdo l 97News

A Secretaria Municipal de Saúde de Dom Basílio divulgou no último sábado (30), o boletim epidemiológico confirmando 34 casos suspeitos de dengue. De acordo com a secretaria, três casos foram confirmados através de exames laboratoriais. Os focos do mosquito continuam sendo encontrados pelas equipes que realizam os trabalhos em residências. A Secretaria de saúde do município alerta ainda que a população tem colaborar, pois os maiores focos dos mosquitos Aedes estão sendo detectados dentro das próprias residências. A prefeitura informou ainda que uma campanha de combate ao mosquito será realizada para que a população entenda os riscos de se não proteger. Apesar das fortes campnhas na Bahia, o número de casoso com a Dengue cresceu 117% no Estado. Em toda a Bahia, foram 29.038 casos notificados. Desses, 4.780 foram classificados como dengue, 12 como dengue com sinais de alarme, 7 como dengue grave e 3.115 foram descartados. Estão sem classificação 21.124 casos. No mesmo período de 2014 foram notificados 13.373 casos de dengue, portanto, o número de casos atual corresponde a um aumento de 117,14%. 



'Não há independência sem ciência', defende vice-reitor da Ufba

Acompanhando um grupo de pesquisadores e o presidente da Academia de Ciência da Bahia, Jailson Andrade, Miguez destacou a necessidade de investimentos na área | Foto : Tácio Moreira/Metropress

O vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, marchou em defesa da ciência durante o cortejo do 2 de Julho, em Salvador. Ao lado de um grupo de pesquisadores e o presidente da Academia de Ciência da Bahia, Jailson Andrade, Miguez destacou a necessidade de investimentos na área. "Não há independência sem educação, sem cultura, sem ciência. É isso que queremos mostrar", disse.  De acordo com ele, o manifesto acontece em um momento difícil, já que os recursos destinados para as instituições têm sido reduzidos a cada ano. "O 2 de Julho se oferece como uma data extremamente importante para que o povo da Bahia se junte em defesa ao futuro do Brasil", concluiu. "Estamos aqui em defesa da ciência. É um momento muito especial da universidade, para os cientistas brasileiros, para o CNPQ, para o Capes. Por isso estamos lançando esse manifesto", complementou Miguez.



Copa 2018: Tite confirma Fágner e Filipe Luís no jogo contra o México

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O treinador da Seleção Brasileira decidiu manter Fágner na lateral direita e Felipe Luís na lateral esquerda, no jogo desta segunda-feira (2), às 11h, no Estádio de Samara, repetindo a escalação de início da partida contra a Sérvia, vencida pela Seleção Brasileira por 2 a 0, na fase de grupo. Danilo, que já se recuperou da lesão na região do quadril, ficará no banco. Sobre a presença de Marcelo, o treinador disse que conversou com o jogador sobre a sua participação na partida. A presença de laterais mais defensivos e em melhores condições físicas mostra a preocupação do treinador brasileiro pelas jogadas de lado de campo da equipe mexicana, principalmente pelo lado esquerdo com Lozano, jogador veloz e de muita técnica, responsável pelo gol do México na vitória por 1 a 0 contra a Alemanha, na fase de grupo. O treinador definiu que Thiago Silva vai usar a braçadeira de capitão do time na partida contra o México. O treinador brasileiro deverá escalar a seleçãol com: Allison; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Felipe Luís; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus. A partida terá como árbitro central o italiano Gianluca Rocchi, auxiliado pelos compatriotas Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini.



Novas regras do cheque especial já estão em vigor

(Foto: Reprodução)

A partir deste mês de julho entram em vigor as novas regras para uso do cheque especial. As medidas, elaboradas pelo conselho de autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), determinam a oferta de alternativas para o pagamento do saldo devedor com juros menores e condições mais vantajosas, além de ampliar a transparência e o detalhamento de informações sobre o uso desse tipo de crédito. O cheque especial é uma modalidade de crédito rotativo, vinculada diretamente à conta-corrente do usuário, sem necessidade de garantia. Os bancos orientam que o serviço seja usado somente em situações excepcionais e por pouco tempo, já que os juros cobrados são, de longe, os mais altos da economia. Em maio, segundo o Banco Central (BC), a taxa média de juros do cheque especial chegou a 311,9% ao ano. É quase 48 vezes maior do que a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6,5% ao ano e que serve de referência para as demais taxas praticadas no mercado. Uma das principais medidas que entram em vigor é a oferta automática de parcelamento mais barato para consumidores que usaram mais de 15% do limite disponível por 30 dias consecutivos. A oferta será feita nos canais de relacionamento e o cliente decide se adere à proposta. Caso não aceite, um novo contato deverá ser feito a cada 30 dias. Caso o consumidor opte pelo parcelamento do saldo devedor, os bancos poderão manter os limites de crédito contratados, levando em consideração as condições de crédito do cliente, ou estabelecer novas condições para a utilização e o pagamento do valor correspondente ao limite ainda não utilizado e que não tenha sido objeto do parcelamento, informou a Febraban. Os bancos também vão usar os canais de relacionamento com o cliente, como internet e telefone, para alertar o consumidor toda vez que ele entrar no cheque especial. No alerta, os bancos deverão informar que esse crédito deve ser utilizado em situações emergenciais e temporárias. Agora, nos extratos bancários dos clientes, o saldo em conta será informado de forma separada do saldo e do limite do cheque especial, para que o usuário do serviço não confunda o valor do crédito como sendo saldo positivo da própria conta. Pelas novas regras, as instituições financeiras terão sempre disponíveis ao consumidor uma alternativa mais barata para parcelamento do saldo devedor do cheque especial. As mudanças no cheque especial, tomada por iniciativa dos próprios bancos, ocorre exatamente um mês depois da entrada em vigor da resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que limitou e padronizou a cobrança de taxa de juros do rotativo cartão de crédito, que também é uma das mais altas do mercado.

 



'Foi o enforcado que virou herói': Lula se compara a Tiradentes e afirma ser o presidente que mais fez inclusão social

Foto: Reprodução l Vídeo

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva divulgou, na manhã de domingo (1º), na sua conta do Twitter, um vídeo em que comenta a sua prisão e faz analogia à situação vivida por ele a de Tiradentes. “O herói não é o cara que enforcou Tiradentes. Foi o enforcado que virou herói”, afirmou. Lula começa o vídeo afirmando ser inocente. “Eu não sei se eu estou numa situação difícil ou se eles estão numa situação difícil. Eu estou na situação de um inocente que está sendo julgado para evitar que esse inocente volte a fazer o melhor governo do Brasil”, defendeu. Ainda no vídeo, Lula enfatizou. “Eu sei que vou passar para a história como o presidente que mais fez inclusão social nesse país. Eu sei que vou passar para a história como o presidente que mais fez universidade, que mais fez escola técnica, que mais colocou jovem na universidade nesse país. Eu sei como é que eu vou passar para a história. Eu não sei como é que eles vão passar. Não sei”, continuou. “O herói não é o cara que enforcou Tiradentes. Foi o enforcado que virou herói”, concluiu. 



Pré-candidatos estão proibidos de apresentar programas de rádio e TV

Foto: Conteúdo l 97News

Desde a manhã do último sábado (30), as emissoras de rádio e televisão não podem transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições gerais deste ano. A data está prevista no calendário eleitoral, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a Lei nº 9.504/1997, Artigo 45, Parágrafo 1º, a partir desta data, é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição de multa à emissora e de cancelamento do registro da candidatura. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno, para 28 de outubro. Os eleitores vão às urnas para escolher presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais.



Detran-BA oferece CNH digital a partir desta terça-feira

Foto: Divulgação/Detran BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) disponibiliza a partir de terça-feira (3) a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Podem acessar o recurso, os condutores que possuem a CNH impressa no formato atual, com o QR Code (código de barras bidimensional), e aquelas habilitados com certificado digital. A taxa do serviço custa R$ 67,10, com isenção para quem tiver o certificado. Um documento não exclui o outro. A carteira impressa continua valendo. Os condutores que desejam acessar a versão digital, mas possuem a CNH antiga, devem procurar o órgão e tirar uma segunda via ou fazer a renovação do documento, para adquirir a versão com QR Code. Para acessar a CNH-e, o motorista precisa se cadastrar no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Clique Aqui), que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha. Depois, é só baixar o aplicativo da CNH-e no celular, disponível nos sistemas iOs e Android. O acesso à habilitação digital não depende de sinal de internet. 



Incomodada ficava sua avó: 66% das idosas fazem sexo no Brasil

(Foto: Reprodução)

Elma Izai faz sexo. Aos 68 anos, ela não vê problemas em falar sobre o assunto, e estranha, isso sim, quem considera um tabu relações sexuais entre idosos. Casada há mais de três décadas, Elma integra a geração que revolucionou o papel da mulher no sexo: ela tinha 10 anos quando, em 1960, a primeira pílula anticoncepcional chegou ao mercado; tinha 18 quando o movimento feminista explodiu em protestos na França; e, hoje, já na terceira idade, faz parte do contingente de mulheres com mais de 60 anos que é o mais sexualmente ativo de toda a História brasileira. — Eu entendo sexo como parte da felicidade — diz Elma. Jayme Pereira Príncipe também faz sexo. Aos 82 anos, ele está viúvo há 20 e namora há 14. Quando perguntado sobre planos de um novo casamento com a atual namorada, de 59, ele responde com um bem-humorado “por enquanto, não”. Jayme passou a vida toda cuidando da alimentação, fazendo exercícios e dormindo bem. Ele vê nisso uma relação direta com sua boa disposição para o sexo. Mas, diferentemente de Elma, o simples fato de ter nascido homem já o torna parte de um grupo que, tradicionalmente, teve mais liberdade para manter relações sexuais por mais tempo — e para falar à vontade sobre isso.

Se, em 2008, 87% dos homens com 60 anos ou mais eram sexualmente ativos, esse índice despencava para apenas 50% entre as mulheres. O cenário animador é que essa disparidade diminuiu significativamente na última década: uma segunda edição da mesma pesquisa, com dados colhidos em 2016, mostrou que 66,7% delas passaram a fazer sexo aos 60 anos ou mais. No caso dos homens, a taxa também aumentou, chegando a 92,5%.

O estudo é da psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. Ela destaca que, embora a primeira conclusão a partir dos dados seja de que mais idosos, em geral, estão fazendo sexo, “as grandes mudanças nesses números são femininas".

— A geração que está hoje na terceira idade é pioneira em muitos aspectos, consequentemente não poderia ser diferente no aspecto sexual. É uma geração que viveu uma sexualidade mais livre, porque a pílula permitiu o planejamento familiar. É uma geração em que a mulher começou a trabalhar fora e ganhou uma percepção diferente da existência e do envelhecimento — analisa a especialista.

Carmita aposta que, quando realizar a terceira edição da pesquisa, planejada para daqui a oito ou dez anos, a mudança nos números será radical.

— Trata-se de uma alteração de paradigma: cada vez menos, a mulher fica constrangida diante das mudanças do próprio corpo e cada vez menos ela sente vergonha de fazer sexo após os 60 anos. Entre outros motivos, essa idade não é mais vista como fim da vida — diz ela.

Regina Navarro Lins, que é sexóloga, psicanalista e escritora, faz coro com Carmita. Na visão dela, essas mulheres são fruto de uma revolução sexual:

— Nunca houve um período tão bom para o amor e para o sexo quanto hoje, sem dúvida. Durante muito tempo, a mulher de 40 tinha que “pendurar as chuteiras". Hoje não é mais assim.

O dia a dia da carioca Elma Izai é retrato disso: o sexo regular com o marido é cultivado como fonte de prazer para ambos. E ela não é daquelas que abaixa o tom de voz para falar “sexo”.

— A relação sexual é tão importante quanto o café da manhã que tomamos juntos ou a TV a que assistimos abraçados — diz Elma, que também é psicóloga.

 

DIFERENÇA BIOLÓGICA ENTRE HOMENS E MULHERES

Regina explica que, pelo fato de a mulher engravidar e o homem, não, concluiu-se historicamente que para eles sexo é prazer, e, para elas, simplesmente um meio de ter filhos. Por isso, a repressão da sexualidade feminina foi muito grande ao longo da História.

— Até os anos 1950, houve uma infinidade de estudos pseudocientíficos mostrando que a mulher não era capaz de sentir prazer. As mulheres foram ensinadas que só o homem gosta de sexo, e muitas interiorizaram isso. Até a década de 50, a mulher tinha que ser inerte na cama, não podia mostrar que tirava daquilo algum prazer. A finalidade, para ela, deveria ser apenas reprodutiva — diz ela.

Além da construção social, há uma marcante diferença biológica entre homens e mulheres quando se fala em longevidade das relações sexuais. Enquanto a produção hormonal do homem é mantida sem grandes alterações ao longo de toda a vida — a partir dos 40 anos, ele perde só 1% da sua testosterona anualmente —, a mulher enfrenta uma queda súbita de seus estrógenos por volta dos 50, quando passa pela menopausa. Isso faz com que a libido dela, em geral, diminua. Também cai a lubrificação da vagina, o que torna a relação sexual mais dolorosa.

 

CREMES VAGINAIS E REPOSIÇÃO HORMONAL

Entretanto, isso não pode ser considerado uma “sentença” para que elas deixem de fazer sexo, ressalta Carmita Abdo. Assim como existe o implante peniano, o Viagra e outros medicamentos para contornar o principal problema dos homens mais velhos — a disfunção erétil —, para as mulheres existe a reposição hormonal e uma série de cremes que ajudam a aumentar a lubrificação vaginal.

— É um erro encarar a menopausa como o fim do sexo — pontua a psiquiatra. — Hoje, as mulheres têm mais recursos para fazer sexo sem sentir dor.

Para isso, no entanto, é importante que haja uma maior liberdade entre médicos e pacientes para que tal assunto surja. Numa consulta, por exemplo, somente 15% das mulheres a partir dos 50 anos de idade tomam a iniciativa de falar sobre a prática de relações sexuais e o que fazer para melhorá-las. Este é um dado também da mais recente edição da pesquisa conduzida por Carmita Abdo. O que chama ainda mais atenção é que, quando perguntadas se gostariam que o médico puxasse esse assunto, dois terços delas responderam que sim.

Já para os homens, a situação é um pouco mais “natural”: de acordo com o estudo, eles costumam ir a uma consulta pretensamente de rotina e deixam para o final as perguntas sobre sexo. A pesquisa mostra que metade dos homens com mais de 50 anos toma a iniciativa de falar sobre o assunto com o médico. A outra metade não o faz, mas usa medicamentos por conta própria, já que eles são vendidos sem receita — ao contrário da reposição hormonal para as mulheres, que precisa do aval de um profissional.

O geriatra Yung Castro, professor da Faculdade de Medicina da Unigranrio, também observa no dia a dia do consultório que, embora desde jovem a mulher vá mais vezes ao médico e se cuide melhor do que o homem, é ele quem mais procura profissionais de saúde para sobre sexo.

— Muitos homens idosos chegam à consulta dizendo que estão com uma namorada nova e não querem mostrar impotência. A relação do homem com sua genitália é uma relação de poder. Ele não quer ter uma ereção mediana, porque assim se sente menos homem. Ele quer ter ereção completa. O homem fica viúvo, mas continua interessado em sexo. Já entre as mulheres, embora isso tenha mudado nos últimos anos, com a revolução feminista, ainda existe muito a ideia de que sexo só vale se for reprodutivo ou com amor. Sexo pelo sexo, simplesmente porque é algo bom, não — afirma ele.

O médico diz se esforçar para trazer esse assunto à tona nas consultas. Às vezes, encontra resistência dos próprios pacientes.

— Não abordar o tema do sexo com o paciente é não ter uma avaliação completa dessa pessoa, porque isso impacta muito na qualidade de vida — comenta Castro.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

E como impacta. A Sociedade Brasileira de Geriatria confirma que idosos que fazem sexo têm menos risco de sofrer de depressão, graças a uma maior liberação de endorfina durante as relações sexuais. Essa mesma endorfina é responsável por oxigenar os órgãos, o que melhora o funcionamento deles. Há, ainda, estudos científicos mostrando que o sexo satisfatório contribui para a neurogênese, que é a formação de novos neurônios. Nesse aspecto, o sexo teria o efeito contrário ao da depressão, que destrói as células nervosas.

Segundo Yung Castro, não há limite de idade estabelecido para fazer sexo. Ele aponta que isso é definido, individualmente, por três barreiras: a social, a hormonal e a mecânica. Esta última se dá geralmente por dificuldade de mobilidade, em decorrência de doenças. Porém, para ele, a barreira mais difícil de transpor é a social, porque afeta a maneira de pensar:

— A libido começa no cérebro. É o fator mais limitante — avalia o médico.

Há também certas variações culturais que dependem do país onde os idosos moram. Os índices de sexo entre pessoas mais velhas no Brasil, por exemplo, são bem superiores aos de nações anglo-saxãs do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos. Um estudo americano publicado em maio deste ano mostra que, por lá, a taxa de pessoas sexualmente ativas entre 65 e 80 anos é de 40%. A Pesquisa Nacional sobre Envelhecimento Saudável, feita pela Universidade de Michigan, não faz distinção entre homens e mulheres neste dado, mas revela que 18% da população entrevistada do sexo masculino e apenas 3% do feminino afirmam que tomaram medicamentos ou suplementos para melhorar a função sexual nos últimos dois anos.

CONTINUE LENDO


Comer legumes e frutas todo dia aumenta a felicidade, diz estudo

Cientista australiano é quem conduziu pesquisa (Foto: Reprodução)

Comer dez porções de frutas e legumes todos os dias ajuda a melhorar a saúde física e mental e aumenta o sentimento de felicidade, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira, 22 de outubro, pela Universidade de Queensland, na Austrália. O cientista Redzo Mujcic disse à estação local ABC que seu trabalho comparou as escolhas feitas por cerca de 12 mil pessoas no consumo de frutas e verduras com os níveis de satisfação, estresse, vitalidade e outros indicadores da saúde mental. “Comer umas cinco frutas e legumes (por dia) faz a pessoa mais feliz”, comentou Mujdical ao referir-se aos pontos analisados. Além disso, o estudo mostra que os efeitos positivos da maior quantidade de frutas e legumes na alimentação são mais fortes nas mulheres, embora se desconheçam as razões para essa influência. Mujdic considerou que se a saúde mental está realmente ligada à ingestão e frutas e legumes, os responsáveis pelo desenvolvimento das políticas governamentais deveriam promover maior consumo desses alimentos.



Com nocaute, Robson Conceição vence sua oitava luta como profissional

Robson mira agora um cinturão de relevo no peso super pena (58,97kg) (Foto: Divulgação)

O baiano Robson Conceição, de 29 anos, venceu por nocaute no terceiro round o equatoriano naturalizado americano Gavino Guaman em luta realizada em Oklahoma CIty, nos Estados Unidos, na noite de ontem (30). Com o triunfo, o medalhista olímpico ampliou a invencibilidade como profissional para oito vitórias, das quais cinco por nocaute.  Robson mira agora um cinturão de relevo no peso super pena (58,97kg).

 



Artigo: O Salto em Movimento

(Imagem Ilustrativa)

Vitória da Conquista, sexta-feira, 29 de Junho, d.C. 20 horas e 10 minutos aproximadamente, dia dedicado a São Pedro, no Candomblé Xangô, Senhor da justiça, do trovão e da pedreira. Por falar em Senhor de Justiça, a linha era Vila Serrana indo para o Vila América passando pelo atacadão. Entrei no ônibus na Urbis V, indo pela avenida Brumado, Frei Benjamim, passando ao lado do aeroporto, passa em parte do Kadija, e nas proximidades do Hospital Esaú Matos, e também ao lado do colégio CPM, finalmente, chegando a rodovia BR-116, para enfim, chegar ao ponto onde desço, nas proximidades dos vários Motéis, para ir a minha casa. Com esse preâmbulo a quem deveria responsabilizar (?) por permitir que essa Empresa Vitória, a que tem os ônibus amarelos... vencedora duma licitação pública para prestar serviços de transporte coletivo honesto e decente a nós usuários, mas que tem aviltado essa cidade de aproximadamente 400 mil gentes. 

Não conheço dos problemas financeiros dessa empresa, caso haja, mas vivo diariamente a desfaçatez dessa empresa no quesito transporte público. Pois bem, eu estava nessa viagem quando esse ônibus nas proximidades do Kadija deu xabu, ou seja, deu pane. O ônibus simplesmente apagou literalmente...após uns cinco minutos o senhor motorista que não sei o nome conseguiu fazer com que o ônibus amarelo voltasse a funcionar, indo bem devagar, devagar, devagar, e pasmem amigos leitores o ônibus simplesmente não podia parar senão não funcionava, pararia de novo ou seja ao passageiro quando chegava ao seu ponto não tinha uma alternativa, aliás tinha, saltar com o ônibus em movimento, ainda que devagar, para de novo não apagar novamente. Como não sei nada de mecânica de ônibus, a olho nu prevejo ter tido algum problema em sua mecânica. Será que nem a manutenção desses ônibus tem havido? Pergunto: a culpa é de quem? Dos dois ex-prefeitos e seus secretários? Dos roqueiros e regueiros? Dos escritores e teatrólogos? Dos Trabalhadores técnicos administrativos da Uesb? Da OAB? Dos trabalhadores domésticos? Dos rodoviários e de seu sindicato? Dos movimentos sociais dessa cidade? Dos Garis e professores? Da população de Vitória da Conquista que acreditou numa narrativa de mudança, que, é nítida ou não apareceu ou então essa cidade afinal anda linda igual a Londres? Seria a culpa de Vossas Excelências, os Vereadores? Da imprensa dessa terra? E o ministério público de que lado está?  Sinceramente, a impressão que se tem é que essa cidade, os trabalhadores, estudantes, cadeirantes, jovens e idosos e demais usuários desse tipo de transporte não tem mais a quem apelar, ou então, vive-se um faz de conta que nos parece muito mais com o Éden e o paraíso sem fim. Aliás, será que eu preciso desenhar os problemas dessa cidade para além do transporte coletivo? Uma provocação apenas: os que se dizem entes-públicos nessa cidade aceitaria o convite para em algum dia da cidade deixar seus veículos de lado, para andar nos ônibus amarelos porquê de Van não vale por não serem legalizados. Tenho escutado muito bla bla bla de supostos entendidos de transporte coletivo em vitória da Conquista, a esses estendo o convite e venha ou vá de ônibus, experimente passar nesse terminal Lauro de Freitas estrangulado como se fossemos gentes de espécie aviltante, imundo, com assentos carcomidos, enferrujados, despencando nas pessoas... gente isso é muito sério, governar é para poucos. Nos parece que entre o sonho vivido ao lado de um microfone e a realidade dessa cidade que se acostumou a ser grande em vários aspectos sociais, econômicos, cultural, e estrutural, principalmente, exige-se pessoas qualificadas, testadas, de visão ampliada, grande, sem a preocupação latente calcada no passado recente. Os dois últimos prefeitos que governaram essa cidade deixou legados, a fez grande e a cidade reconhece isso. A narrativa da mudança veio com uma expectativa muito voraz...falo como usuário de transporte coletivo, e ainda que eu não usasse esse tipo de serviço estou na qualidade de cidadão cobrando que se tenha respeito com essa cidade. Me sinto envergonhado ao ver pessoas nessa cidade liderando campanhas de cestas básicas ou coisa parecidas para dar a trabalhador de transporte coletivo comida...esse trabalhador não quer cesta básica quer é seu salário fruto de labor e responsabilidade... de fato não vejo demérito algum nessa ou naquela campanha de ajuda a pessoas, mas achava-se que não viveríamos mais essa situação deletéria numa cidade até ontem modelo para o mundo...que fique claro – Vitória da Conquista leva em seu nome a estratégia da captura de gentes e já não suporta mais a narrativa de que estamos no rumo certo, não, não estamos...essa cidade está inquieta com o tempo passando e com ele o norte precisa ser dado... quem se habilita? Ah, para não esquecer, o Salto em Movimento narrado aqui me fez abstraí o seguinte: e se fosse um Salto para a morte? Algo precisa ser feito....

 

Joilson Bergher, professor de Filosofia e História, e Usuário de Transporte coletivo legalizado em Vitória da Conquista, Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTINUE LENDO