ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2018"

Ministério Público pede retirada de nomes de pessoas vivas em ruas e prédios de duas cidades baiana

Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou aos prefeitos municipais de Muritiba e de Cabaceiras do Paraguaçu que retirem os nomes de pessoas vivas de bens públicos. Em caso de decretos, os prefeitos podem fazer isso de ofício; em caso de lei, podem encaminhar projetos de lei às câmaras municipais para que procedam a alteração, bem como não sancionar novas leis de mesmo teor. Aos presidentes das câmaras municipais, a promotora de Justiça recomenda que coloquem o tema na próxima sessão Legislativa. As recomendações foram expedidas pela promotora de Justiça Juliana Lopes Ribeiro Ferreira. A recomendação orienta ainda os presidentes do Legislativo a elaborarem e apresentarem para votação projetos de lei com o objetivo de renomear ruas e prédios públicos que reportem a nome de pessoas vivas. Em Cabaceiras do Paraguaçu, um inquérito civil do MP deu conta da existência de prédios públicos batizados com nome de pessoas vivas; e, em Muritiba, constatou a mesma ocorrência em prédios e ruas. De acordo com a promotora de Justiça, a prática revela “notória improbidade administrativa e afronta à legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa”.



Câmera ao vivo durante encerramento de jornal flagra acidente em Cuiabá

Foto: Reprodução

Um acidente entre uma motocicleta e um carro, em Cuiabá, foi flagrado ao vivo durante o encerramento do jornal da MTTV, filial da Globo, nesta terça-feira (3). A colisão aconteceu no momento em que os créditos já aparecem na tela. Com o impácto, o motociclista foi parar em baixo de outro veículo. Após uma hora, ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nas imagens, é possível ver o motociclista trafegando pela avenida quando a colisão acontece. Policiais militares e civis estiveram no local e registraram a ocorrência. Ainda segundo a polícia, o motociclista é surdo e mudo. As identidades dos envolvidos no acidente não foram divulgadas.



Aumentou: Gasolina volta a ficar mais cara nas refinarias

Foto: Conteúdo l 97News

A Petrobras anunciou na quarta-feira (4) um reajuste de 0,9% no preço da gasolina em suas refinarias. De acordo com a estatal, o litro do combustível passará a custar R$ 2,0033 a partir desta quinta-feira (5). No mês, a gasolina acumula alta de 2,8%, já que, no final de junho, combustível era negociado a R$ 1,9486. 



Brasil é o que tem maior probabilidade de ser campeão da Copa do Mundo, diz economista

Foto: Divulgação / CBF

O Brasil é a seleção classificada para as quartas de final com maior probabilidade de ser campeã da Copa do Mundo de 2018. A equipe do técnico Tite tem 24% de chances de sair da Rússia vitoriosa. Os cálculos são do economista Samy Dana, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, que tem um blog no site G1. Pelas contas de Samy Dana, depois do Brasil vem a França com 19%. Caso passem dos uruguaios e os brasileiros superem os belgas, os franceses serão os adversários do time Canarinho na semifinal do Mundial. A Inglaterra é a terceira com 18%. Outro país sul-americano na disputa, o Uruguai é o sexto com 5%. A anfitriã Rússia tem apenas 4% de chances de ficar com o cobiçado troféu da Copa. Os jogos das quartas de final começam nesta sexta-feira (6). França e Uruguai abrem os confrontos às 11h no horário de Brasília, em Nizhny Novgorod. Em seguida, às 15h, em Kazan, é a vez de Brasil e Bélgica duelarem por uma vaga na semifinal. No sábado (7), acontecem os outros dois jogos. Suécia encara a Inglaterra, a partir das 11h, em Samara. E Rússia e Croácia fecham a fase, às 15h, em Sochi.



Baixa vacinação contra poliomielite leva município de Vitória da Conquista a lista de risco do MS

Foto: Conteúdo l 97News

Vitória da Conquista voltou a ser destaque negativo numa lista divulgada pelo Ministério da Saúde. Segundo o órgão, 312 municípios de todo o território brasileiro estão com baixa cobertura da vacina contra a poliomielite, conhecida também como paralisia infantil. Segundo o Ministério da Saúde essas 312 cidades estão com índice de vacinação abaixo dos 50%, o que pode por em risco a erradicação da doença no país. A lista traz ainda outro dado preocupante, a maioria desses municípios são da Bahia, com 15% desse total o que corresponde a 63 cidades baianas. Mas Vitória da Conquista é o único município de maior porte a se configurar nesta lista de baixa imunização contra a poliomielite com 46,4%. A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma nota à imprensa informando que as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde. A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.



‘Para ser atleta em Brumado é preciso ter nas mãos o martelo de Thor’, desabafa ‘street runner’

O corredor de rua Everton Brian afirma que para ser atleta em Brumado é preciso ser um super-herói (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“O apoio ao Esporte em Brumado ainda está muito distante do desejado”, essa vem sendo a afirmação de vários atletas locais que reclamam da falta de apoio por parte do poder público. Apesar dos avanços obtidos na área do futebol de campo, modalidades olímpicas como o ciclismo e o atletismo ainda estão “capengando”, mas, mesmo assim, existem os obstinados que, resolvem enfrentar as barreiras e sair em busca de seus sonhos. Um deles é o corredor de rua (street runner) brumadense, Everton Brian (29), o qual vem obtendo resultados muito significativos nas corridas de rua, não só na Bahia como também em outros estados da federação. Ele que se especializou nas corridas de 5 e 10 quilômetros fez um desabafo ao 97NEWS disparando que “para ser atleta em Brumado é preciso ser um super-herói, tipo dos filmes da Marvel”. Visivelmente descontente ele argumentou que “nós levamos o nome de Brumado ao alto do pódio e quando vamos pedir apoio ficamos falando com as paredes. Realmente isso não deveria acontecer” e emendou dizendo que “se fosse pela prefeitura o atletismo de Brumado não existiria”. Ele ainda acrescentou que “a sorte é que uns poucos comerciantes nos ajudam, pois se não fosse isso a nossa prova seria nas ruas da amargura”. Mesmo diante dessa inanição, outro fator que muitas vezes é esquecido pelos atletas é que as grandes empresas mineradoras, que extraem a riqueza do solo, também não contribuem para o desporto local, o que ninguém sabe se acontece por alguma norma estabelecida ou porque elas não são provocadas nesse sentido. “Então, só o “martelo de Thor” para quebrar essas muralhas da falta de compromisso com o atletismo de Brumado”, finalizou o corredor de rua.



Brumado: 34ª CIPM apreende suspeito de praticar roubo em Brumado

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na terça-feira (03), após informações a rádio-patrulha da 34ª CIPM sobre um roubo à uma pessoa na Rua Sargento Antenor Santos, em Brumado, policiais do Pelotão Especial Tático Operacional (PETO) interceptaram o suspeito identificado como Lucas Dantas do Prado, de 22 anos, próximo ao local onde ocorreu o roubo. Já na delegacia, Lucas confessou o crime. Ele ainda informou aos PM´s onde havia guardado o celular e a quantia subtraída da vítima. O suspeito foi apresentado na Delegacia, sendo inclusive reconhecido pela vítima. O material recuperado foi entregue à vítima e o suspeito continua a disposição da justiça.



Brumado: Universitário toma garrafada no rosto durante comemoração da vitória do Brasil; PM vai endurecer a segurança na Zeca Leite

(Fotocomposição: 97NEWS)

A Praça Coronel Zeca Leite, considerada um dos principais cartões postais da cidade de Brumado, vem sendo, historicamente, o palco das grandes comemorações do município. E, agora, neste momento de vibração e positividade devido à Copa do Mundo da Rússia, onde o Brasil é tido como um dos principais candidatos ao título, não iria ser diferente, mas, se depender do comando da Polícia Militar, haverá sim uma diferença, no endurecimento da segurança, já que vários incidentes, envolvendo agressões vêm ocorrendo. Após uma confusão que acabou causando um grande tumulto no Hospital Magalhães, no último confronto que ocorreu na segunda-feira (02), onde o Brasil ganhou do México pelo placar de 2X0, um novo episódio ocorreu, desta feita, tendo um universitário brumadense como vítima, o qual é filho de um famoso empresário local. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o jovem que estava comemorando com amigos nas proximidades de um bar localizado na praça, acabou levando uma garrafada no rosto, após uma confusão. Ele acabou levando 7 pontos e registrando a ocorrência na Delegacia de Polícia Territorial. Uma investigação foi aberta visando identificar e indiciar o agressor, para que o mesmo seja indiciado pela prática de lesão corporal. Diante desses incidentes, o comando da 34ª CIPM irá endurecer o policiamento ostensivo no local. Além disso, outra medida que irá ser adotada visando conter a violência será realizada na próxima sexta-feira (06), 1 hora antes do jogo do Brasil X Bélgica, ou seja, às 14h, ficando proibido o ingresso de carros e motos na Praça Coronel Zeca. Blitzs e outras ações antes do jogo também serão efetuadas no intuito de conter os ímpetos alterados.



Câmara de Vereadores de Brumado celebra momento histórico de consolidação da implantação do curso de medicina no município

(Foto: Ascom | CMB)

Na manhã desta terça-feira, 03 de julho, ocorreu no auditório da prefeitura municipal a solenidade de implantação do curso de medicina em Brumado, um marco histórico que consolida mais uma grande conquista para o município No evento estiveram presentes o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, o prefeito de Salvador, ACM Neto e seu vice-prefeito, o ex-prefeito da cidade de Feira de Santana, Jose Ronaldo, o deputado federal Arthur Maia e o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. Os vereadores que compõem o legislativo brumadense fizeram questão de estarem presentes na solenidade que vem atender a um dos grandes anseios da população de Brumado e região, que poderão em breve contarem com o curso de medicina. Em todos os pronunciamentos foi exaltada a grande capacidade de gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que é considerado um exemplo na administração publica. O Ministro da Educação fez um breve relato sobre sua trajetória dentro da área da educação e declarou que para Brumado a implantação do curso será, com certeza, um divisor de águas, pois possibilitara a chegada de mais médicos na cidade, fixando residência, ministrando aulas, além de investimentos que serão realizados na cidade em virtude da faculdade. Em seu pronunciamento o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos destacou o empenho e comprometimento dos que junto com ele foram em busca deste grande benefício para Brumado. “É muito gratificante podermos estar dando esse importante passo na área da educação, que é nosso maior propósito”. O presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos, também bastante emocionado, exaltou o momento destacando o trabalho efetivado pelo deputado federal Arthur Maia que ao lado do prefeito foi em busca da efetivação desta mais que importante conquista para Brumado.    O ministro da Educação, Rossiele Soares informou que no dia 11 de setembro deverá ser divulgada a instituição que será a responsável pela implantação do curso em Brumado. 

O presidente do Legislativo, vereador Léo Vasconcelos destacou a importância histórica da vinda do Curso de Medicina para Brumado (Foto: Ascom | CMB)


Malhada de Pedras: Mesmo em estado de emergência, município fez licitação para compra de R$ 100 mil em fogos de artifício

Caso seja finalizada, a aquisição de R$ 100 mil em fogos de artifício poderá ser muito questionada (Foto: Reprodução DOM)

Mesmo tendo decretado Estado de Emergência no final de março, o município de Malhada de Pedras realizou o processo licitatório para aquisição de R$ 100 mil reais em fogos de artifício, que seriam utilizados segundo o cronograma de atividades da administração. Vale ressaltar que não existe prazo específico para a utilização da mercadoria, tanto que o processo licitatório, feito em dezembro de 2017, não aponta datas específicas nesse sentido.  Segundo a oposição “a seca neste ano de 2018 está muito severa e, com isso, ações e investimentos deveriam ser destinados nesse sentido e não em comemorações, mas, infelizmente, não é isso que está ocorrendo”. O município que tem como principal fonte de renda a agricultura, vem atravessando sucessivas crises, o que vem prejudicando muito a economia local, então, diante disso, a compra de R$ 100 mil em fogos de artifício acaba sendo muito questionável, já que essa verba poderia ser utilizada em ações mais prioritárias. É importante salientar que o processo licitatório ocorreu quando o municipio não estava sob decreto de emergência e que o valor não é pago integralmente, mas as discussões ganharam mais notoriedade devido aos eventos juninos. Recentemente o mesmo episódio ocorreu no município de Lagoa Real, o que gerou uma forte onda de protestos nas redes sociais, então, isso poderá se repetir nessa questão de Malhada de Pedras, que também é um município considerado de pequeno porte, ou seja, que possui muitos desafios pela frente para se desenvolver. Configura a ata de registro do pregão oficial (clique). 



Acompanhado da presidente da Associação do Tanquinho, Zé Ribeiro comemora conquista de um trator para a comunidade

O vereador Zé Ribeiro ao lado da presidente da Associação do Tanquinho, Salvadora Meira, comemoram a importante conquista (Foto: Assessoria Parlamentar)

O vereador Zé Ribeiro (PT) esteve presente nesta terça-feira (03) na visita do governador Rui Costa à Vitória da Conquista, que teve uma extensa programação. Dentre as várias ações, uma em especial, foi muito comemorada que foi a entrega de um trator para a Comunidade de Tanquinho, Mandacaru e Adjacências. Acompanhado da presidente da associação, Salvadora Meira dos Santos, Zé Ribeiro destacou que “realmente foi uma conquista muito importante, pois esse trator beneficiará um grande número de famílias que vivem da agricultura familiar”. Zé Ribeiro citou que “o governo do estado vem fazendo a sua parte nesse sentido, pois em Brumado foram vários tratores que foram entregues a várias comunidades do meio rural”. E observou que será entregue um kit com 20 barracas à Associação Divina Providência, que irá contribuir para essa importante entidade”. Ele ainda lembrou que “não posso deixar de agradecer o empenho do deputado federal Waldenor Pereira e Zé Raimundo que foi um dos grandes responsáveis pela aquisição do trator e das barracas. Ele vem realizando uma série de ações em benefício de Brumado, comprovando assim o seu compromisso com o desenvolvimento de nossa cidade”. Zé Ribeiro informou também foram entregues dezenas de caixas que serão distribuídas para famílias da zona rural, melhorando assim a oferta no abastecimento. 



BA-148: Motociclista morre ao colidir com carro entre Rio de Contas e Jussiape

Foto: Whatsaap l 97NEWS

Um vendedor de sorvestes que trafegava pela BA-148, trecho entre as cidades de Rio de Contas e Jussiape morreu após colidir sua motocicleta com um automóvel na tarde desta terça-feira (03). De acordo informações da Polícia, o livramentense, Elivelton Barbosa de Souza não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.  O outro veículo envolvido no acidente, um Fox na cor verde foi parar no acostamento após a colisão -- ninguém se feriu. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado esteve no local para realizar o levantamento cadavérico. Após o procedimento, o corpo de Elivelton foi encaminhado ao instituto Médico legal (IML) de Brumado. 



Emprego: IFBA está com inscrições abertas para processo seletivo; serão 2 vagas em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas no processo seletivo, com o objetivo de contratar Profissionais Técnicos Especializados em Lingugem de Sinais, de nível superior. Os candidatos têm até o dia 12 de julho para fazer a inscrição, via internet. Ao todo, são oferecidas oito vagas, nos campi de Brumado, Barreiras, Salvador e Vitória da Conquista. Em Brumado, estão disponíveis 2 vagas, para o cargo com salário de R$ 4.180,66, mais auxilio alimentação de R$ 458,00. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. A taxa de inscrição é de R$ 70. O Processo seletivo tem validade de dois anos, e composto por prova prática e avaliação de títulos. A primeira etapa está prevista para acontecer entre os dias 20 e 24 de agosto de 2018. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o IFBA/Brumado na Rua Francisco Manoel da Cruz,S/N, Bairro São José, ou por meio do telefone (77) 3441-1607. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.



Oficinas gratuitas do 'Grupo Galpão' disponibilizará prática teatral, produção e gestão cultural em Brumado

Foto: Divulgação

O Grupo Galpão vai disponibilizar, a partir de 5 de julho, oficinas gratuitas para os Cursos de Prática Teatral e Produção e Gestão Cultural. As oficinas são destinadas para a comunidade geral. Para participar, o interessado precisa procurar os organizadores nos dias disponibilizados para cada modalidade. A Prática Teatral será realizada entre os dias 5 a 8 de julho, quinta e sexta-feira das 18h às 22h, sábado e domingo das 09h às 13h. Já a Produção e Gestão Cultural acontecerá nos dias 09 e 10, na segunda e terça-feira, das 18h às 22h. As inscrições podem ser feitas no site www.sympla.com.br. As oficinas serão realizadas no auditório da empresa RHI Magnesita, localizada na BR-030, KM 2, Vila Catiboaba, em Brumado. A organização do evento informa que haverá transporte gratuito saindo da Praça da Prefeitura 30 minutos antes do início das oficinas.



Irmãs de fé: Após Simaria tratar tuberculose, Simone descobre doença no pulmão

Foto: Reprodução l Rede Social

Após a cantora Simaria ter se afastado dos palcos para tratar uma tuberculose, a irmã dela, Simone, é quem deve precisar passar por um tratamento também. Em entrevista ao colunista Léo Dias, a cantora revelou que está com uma doença no pulmão e que, após os problemas de saúde, as duas decidiram diminuir o ritmo de trabalho e que, a partir de agora, devem realizar apenas três shows por final de semana. “Conversamos com os médicos e com o nosso escritório. A gente só consegue enxergar que está exagerando quando vêm essas situações. O Cristiano [Araújo] morreu por conta dessa loucura. E aí?”, questiona. “Ela [Simaria] falava às vezes que estava cansada. A febre vinha e a gente não identificava o que era. Quando ela foi internada, eu parei para fazer um check-up. No meu pulmão apareceram algumas marcas que o médico não sabe explicar se também foi uma tuberculose e o meu corpo deu conta de curar sozinho”, diz Simone, que ainda foi diagnosticada com anemia. Segundo Simone, por conta da correria com o trabalho, ela só conseguiu se dar conta que a irmã estava realmente doente na hora em que ela foi internada. “Foi aí que eu vi a minha irmã de costas. Vi os ossos da coluna dela aparecendo e pude enxergar qual era o estado dela. Ela perdeu acho que 9 quilos. Estava muito magrinha. Falei: Meu Deus, como eu não vi! Ela me falava tanto que estava cansada e eu não via. Mas serviu pra entender, não só pra nós, mas para todos, que não dá pra abraçar o mundo. A gente precisa saber o limite do nosso corpo”, conta.



Caminhoneiros: Governo votará hoje MP que fixa valores do frete de cargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Medida Provisória 832/18, que define valores mínimos para o frete rodoviário de cargas, deve ser votada na tarde desta quarta-feira (4), na comissão mista do Congresso. O relator do parecer, deputado Osmar Terra (MDB-RS), disse que o texto foi elaborado a partir de um acordo do governo com os caminhoneiros. Nele, há um valor mínimo para os fretes rodoviários de cargas com base nos custos operacionais totais da atividade. Pela proposta, caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicar duas vezes ao ano – até 20 de janeiro e até 20 de julho – os preços mínimos do frete referentes ao quilômetro rodado, por eixo carregado, considerando distâncias e especificidades das cargas e priorizando o custo do óleo diesel e dos pedágios. A ANTT deverá publicar também a planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos preços mínimos. A proposta também prevê uma nova planilha de preços sempre que o preço do óleo diesel no mercado nacional variar mais do que 10%, para mais ou para menos. Segundo o parecer, empresas que firmarem contratos de frete com valores abaixo do piso mínimo estarão sujeitas a indenizar o transportador com o dobro do valor contratado, descontado o montante já pago, e sem prejuízo de multa.

 



Ao lado do ministro da Educação, Lia Teixeira comemora oficialização do Curso de Medicina para Brumado

A vereadora Lia Teixeira ao lado do ministro Rossieli Soares e do prefeito Eduardo Vasconcelos durante a cerimônia de oficialização do Curso de Medicina (Foto: Assessoria Parlamentar)

Defensora consciente de que somente por meio da Educação é que o futuro que todos anseiam pode ser conquistado, a vereadora Lia Teixeira (PDT), por meio do seu mandato parlamentar, vem sempre exaltando as ações que vêm sendo realizadas em Brumado nesse sentido. Neste contexto, esta última terça-feira (03) teve um significado muito especial, já que o município recebeu a visita do atual ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, o qual veio oficializar a vinda do Curso de Medicina. A vereadora Lia Teixeira compareceu à cerimônia que foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal e não escondeu a sua emoção pela realizar deste grande sonho, o qual irá promover uma nova era para a educação superior no município. Ao lado do ministro Rossieli, ela fez questão de destacar que “realmente é um momento histórico para Brumado, pois a vinda do Curso de Medicina trará consigo uma atmosfera de muita positividade, que fomentará vários setores como a economia”. Ela ainda ressaltou que “todos sabemos que Brumado continua firme no rumo de se tornar um forte polo regional, com uma crescente oferta na área de serviços, que é um dos filões de maior resolutividade para o desenvolvimento de uma cidade. Então, com o Curso de Medicina fomentará ainda mais essa tendência, o que nos deixa muito otimistas”. E finalizou dizendo que “quero aqui agradecer ao prefeito Eduardo Vasconcelos que não mediu esforços para que a vinda da faculdade de medicina pudesse se concretizar”.



Centro de Cultura em Vitória da Conquista é reaberto em grande estilo

Foto: Divulgação

Em noite de festa, Vitória da Conquista recebeu o novo Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, reaberto ao público nesta terça-feira (3). O espaço passou por grande reforma e revitalização que contaram com investimento de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado. Várias autoridades políticas e população em geral se fizeram presentes na festa, e não esconderam a alegria de ver o Centro aberto novamente. Vitória da Conquista é berço de grande personalidades da cultura. Onde nasceu Glauber Rocha, Elomar Figueira e tantos outros nomes de destaque nacional e internacional. Também já foi palco das mais diferentes manifestações culturais e permitiu o surgimento de novos talentos. A reinauguração do Centro contou também com a participação da secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, do diretor do Centro de Cultura, Elton Becker, e convidados da noite, que assistiram ao concerto de Xangai e dos maestros João Omar e Luciano Calazans. Ainda parte da programação de reabertura do Centro, aconteceu a exposição “No Sertão de Euclides, Guimarães e Murilo”, de curadoria de Gilson Caruá, no foyer do espaço.

Foto: Divulgação


Neurologia e Psiquiatria é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Eduardo Cavalcante Costa

Foto: Divulgação

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da  junção neuromuscular (nervo e músculos). Na psiquiatra o profissional é habilitado para lidar com variados transtornos mentais, como depressão ou psicoses.O tratamento com um psiquiatra é indicado em casos de dependência química, esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), depressão, bipolaridade e ansiedade. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o Neurologista e Psiquiatra  Dr. Eduardo Cavalcanti Costa, atendimento todas as terças e sextas-feiras. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).



Brumado: 34ª CIPM recebe nova viatura do governo do estado

Foto: Divulgação

A  34ª Companhia de Polícia Militar da Bahia (34ª CIPM) recebeu na manhã desta terça-feira (03) uma viatura, entregue pelo governador Rui Costa através do Secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa e pelo Comandante Geral da PMBA, Coronel PM Anselmo Brandão. A entrega foi realizada durante solenidade realizada em Vitória da Conquista. O Comandante da 34ª CIPM, Major PM Souza Dias, participou do evento e agradeceu por mais um equipamento, que servirá ao Pelotão de Barra da Estiva e dará suporte às operações desencadeadas nessa região, desafogando, assim, as ações que têm sido desenvolvidas em Brumado.