ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio

Brumado: Artesãos reclamam de baixo público em Mercado de Artes, mesmo após reinauguração

CDL informa sobre vaga para auxiliar de sala em Brumado

Brumado: PM realiza abordagens no fim de semana visando o combate as drogas e armas

Brumado: Advogados negam 'crime de homicídio' à lavrador preso na última semana

Recursos 'esquecidos' nos bancos por brasileiros somam R$ 7,79 bilhões

Motorista é preso ao levar 6,5 kg de cocaína em carro; flagrante ocorreu em Vitória da Conquista

Na Bahia, 17 campi do Instituto Federal da Bahia estão em greve

Testosterona x Libido Feminino: Como anda?

Região sudoeste da Bahia concentra 65% dos óbitos de todo estado

Clínica Santa Clara: Campanha Abril Verde para prevenção e segurança do trabalho

Brasil registrou mais de 80 mil novos casos de tuberculose em 2023

Pitbull ataca e mata dono epilético que passou mal em quintal de casa

Brasil lidera ranking de casos de dengue entre os países das Américas com 83% de registros

Homem acusado de abusar sexualmente da própria filha é preso no interior da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2017"

Brumado terá final de semana de temperaturas baixas e céu nublado

O céu nublado e as temperaturas baixas fez muita gente permanecer debaixo dos cobertores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O clima em Brumado passou por uma transformação admirável nesse mês de julho, que, historicamente, apresentou nas últimas duas décadas, aquele "friozinho" agradável que é tão venerado pelos casais apaixonados, mas não em doses mais severas como que está ocorrendo nesse ano de 2017, já que os termômetros registraram constantes temperaturas na casa dos 15 graus. Quem acordou nesse sábado (29) imaginando que o final de semana iria ser ensolarado e com temperaturas em alta, acabou se decepcionando já que os termômetros registraram 18 graus às 07h e um vento frio que fez com que a sensação térmica fosse de uns 13 graus, ou seja, esse tempo fez muito gente voltar para a cama e para as cobertas quentes. As previsões dos institutos metereológicos apontam para um final de semana com temperaturas com mínimas na casa dos 14 graus e máxima de 26 e sem a presença do sol (imagem abaixo), ou seja de céu nublado com pequenas possibilidades de precipitações pluviométricas, o que deverá mudar o roteiro de muitas famílias que podem até apostar num passeio na Chapada Diamantina, já que o clima está muito propício para isso. 

(Reprodução)


Rosa Weber vai analisar ação contra decreto dos combustíveis

A ministra Rosa Weber | Foto: Carlos Humberto/SCO/STF

A ministra Cármen Lúcia concluiu que não cabe à Presidência do Supremo Tribunal Federal atuar, de imediato, na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5748, na qual o PT questiona decreto editado pelo presidente Michel Temer que aumenta as alíquotas do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a importação e a comercialização de gasolina, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene de aviação e álcool. O caso será analisado pela relatora, ministra Rosa Weber. A presidente do STF destacou que em ação popular ajuizada na Justiça Federal, em Brasília, com o mesmo objeto, foi deferida antecipação de tutela, em primeira instância, posteriormente suspensa por decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1). Diante de tal contexto e para proporcionar maior segurança jurídica, em razão da proximidade do final recesso forense de julho, a ministra considerou recomendável que o pedido seja examinado pela relatora da ADI, ‘a quem compete ordenar e dirigir o processo’. “Pelo exposto, nada há a prover de imediato por esta Presidência, devendo-se aguardar o retorno da eminente Ministra Relatora, enfatizando-se a urgência do caso”, concluiu a presidente.



Tragédias Sucessivas: Pais da jovem que transmitiu suicídio ao vivo pelo Instagram são achados mortos

Os pais da estudante Bruna Andressa Borges, de 19 anos, que transmitiu a própria morte por meio do Instagram, na última quarta-feira (26), foram encontrados mortos na tarde desta sexta (28). Os corpos do subtenente Márcio Augusto de Brito Borges, de 45 anos, e da esposa, a ex-sargento Claudineia da Silva Borges, 49, estavam na casa onde moravam, na Vila Militar, no bairro Bosque, em Rio Branco. Em coletiva nesta sexta, o comandante do 4ºBIS, coronel Wellington Valone Barbosa, disse que é prematuro afirmar as circunstâncias da morte do casal, mas há indícios de que cada um tenha tirado a própria vida. Cartas foram encontradas na casa e estão com a Polícia Civil.



Dony De Nuccio deixa a Globo News e substitui Evaristo Costa no Jornal Hoje

(Foto: Divulgação)

A Globo já bateu o martelo sobre quem substituirá Evaristo Costa na bancada do Jornal Hoje: será Dony De Nuccio, que atualmente apresenta o Jornal das Dez, na GloboNews. A estreia do novo âncora ao lado de Sandra Annenberg deve ocorrer nas próximas semanas. De Nuccio se formou em jornalismo na USP (Universidade de São Paulo) em 2008. Um ano antes, havia se graduado em economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também fez um curso de âncora de televisão no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de São Paulo. Contratado da Globo desde 2011, cobriu economia para o Jornal da Globo e para o Bom dia São Paulo e fez reportagens no Radar e nas duas edições do SPTV. Em abril de 2012, assumiu oficialmente a função de editor de economia do Jornal das Dez, cargo que já havia ocupado interinamente durante cinco meses.



Dia do Bem Fazer: Albergue São Sebastião recebe ações solidárias

A união em prol da solidariedade é a marca principal do projeto (Foto: Divulgação)

O Dia do Bem-Fazer é uma iniciativa de solidariedade e cidadania que estimula o trabalho voluntário de diversas pessoas por meio de empresas, institutos e instituições, em prol do desenvolvimento comunitário. Promovido pelo Instituto Intercement, os nossos objetivos: Contribuir para um bom relacionamento entre os participantes e a comunidade; Promover a articulação do setor público, privado e a sociedade civil; Apoiar o desenvolvimento de competências dos participantes; Celebrar a realização de grandes ações voluntárias e Despertar o engajamento para o trabalho voluntário contínuo. O CDC - Comitê de Desenvolvimento Comunitário, Instituto InterCement e Diretores do Albergue São Sebastião reuniram no dia 01 de julho,  para definir as ações de  benfeitorias no Albergue. E para realização dessas benfeitorias no Albergue São Sebastião, precisamos de colaboradores e voluntários. Todas as ajudas são bem vindas.   Necessitamos de ajuda nos serviços de reboco e pintura de paredes, reforma nas instalações elétricas, assentamento de lajotas, conserto de armários, instalação de portões, portas e grades e mutirão para a limpeza do local. Estamos todos os sábados dos meses de julho e agosto, de 08h às 12h, na sede do  Albergue, que fica na Praça Abias Santos Azevedo - s/n, Brumado – BA ( fundo da LifeCub Academia). Esperamos por você lá!

 

(Foto:Divulgação)


Brumado: ASFAB realizou plenária regional para discutir a reforma trabalhista e previdenciária

Foto: Divulgação

A Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (ASFAB), realizou na sede do Partido dos Trabalhadores (PT) no dia  22 de julho em Brumado, a Plenária Regional para discutir as reformas trabalhista e da previdência. A atividade que reuniu 11 municípios dos territórios Sertão Produtivo e o Território de Vitoria da Conquista, contou com a participação do professor e historiador, o Deputado Federal Afonso Florence (PT/BA), e de lideranças do segmentos como sociedade organizada, poder público, associações, sindicatos dos trabalhadores rurais, vice-prefeitos, prefeitos, vereadores e movimentos sociais. Para Florence,  as reformas trabalhista e da previdência impostas pelo presidente Michel Temer retiram e golpeiam o povo trabalhador desse país. Por votos 296 a 177, a Câmara dos Deputados aprovou o texto principal do projeto que mais retira direitos dos trabalhadores em toda história. Florence pontuou os impactos para classe trabalhadora. “O projeto de lei do Deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), já sancionada pelo Michel Temer precariza em mais de 200 dispositivos direitos como férias, 13º, hora extra, horas semanais, acordo coletivo, acesso à justiça trabalhista, dentre tantos outros direitos”. Na oportunidade, o parlamentar reiterou a importância de povo ir às ruas contra a retirada de direitos, além de lutar pelas eleições diretas. “Não podemos aceitar que a reforma da previdência seja aprovada e para isso, precisamos dizer não a este presidente golpista. Nenhum direito a menos”, finalizou. Márcio Aguiar, da ASFAB, destacou a importância da plenária, realizando o chamamento das lideranças  e todos os segmentos da sociedade para discutir o momento que o país está vivendo. “Os nossos direitos em todos os setores duramente conquistados pelo povo brasileiro, estão sendo destruídos como moeda de troca entre grupos minoritários, com acumulação do capital que só visa lucro e assola a vida dos nossos trabalhadores”, finalizou.

Foto: Divulgação


Governo contrata leitos na primeira UTI pediátrica do sul da Bahia

Governador Rui Costa inaugura Enfermaria B com 38 leitos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna | Foto: Manu Dias/GOVBA

Nesta sexta-feira (28), dia em que a cidade de Itabuna comemora aniversário de 107 anos, o governador Rui Costa participou das inaugurações da nova sede da Policlínica Municipal Ruy Barbosa e da UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia. Na ocasião, Rui assinou contrato para que o Governo do Estado assuma a manutenção de sete dos dez leitos entregues hoje. Esta é a primeira UTI pediátrica do sul da Bahia. “É um momento muito importante para a região. Assino a contratação dos leitos de UTI pediátrica, importante para garantir atendimentos de alta complexidade voltados às nossas crianças. Quero agradecer o apoio do prefeito Fernando Gomes e desejar vida longa à Santa Casa. Neste período de crise no país, é importante buscar melhorar a gestão, o controle de gastos, a eficiência, e melhorar a produtividade, para que a gente atenda um maior número de pessoas, com qualidade e, se possível, gastando menos”, afirmou o governador. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a autorização do governador para que a Sesab faça a contratação desses leitos atende, principalmente, às necessidades na área de oncologia da região. “Com esse apoio financeiro do Governo do Estado, toda a região de Itabuna passa a ser atendida com um importante suporte para cirurgias e demais procedimentos. A UTI pediátrica atende crianças com mais de 30 dias de vida até jovens de 16 anos”, explicou o secretário. O governador Rui Costa ainda participou da entrega da Enfermaria B do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com 38 novos leitos, e destacou as próximas entregas do Governo na região, na área da saúde. “Em breve, teremos na região o Hospital Regional da Costa do Cacau, no município de Ilhéus, com 216 leitos. A nova unidade vai ajudar muito a saúde regional e também aqui de Itabuna, desafogando e tirando a pressão dos serviços da cidade”.  Mais cedo, Rui, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e de outras autoridades, participou da missa de ação de graças, pelo aniversário da cidade, na Catedral de São José. Rui está no município desde quinta-feira (27), quando lançou o projeto Escolas Culturais, que, inicialmente, vai contemplar 85 instituições, em 66 municípios. 



Brumado: Fazendas Mariana e Ioiô de Adona partipará da 4ª Feira de Animais

Foto: Divulgação

As fazendas Mariana e Ioiô de Adona estará disponibilizando na 4ª Feira de animais de Brumado, vacas leiteira, novilhas e reprodutores. O evento da pecuária brumadense acontece neste sábado e domingo no Parque de Exposições Gilson Brito (saída para Livramento). As Fazendas Mariana e Ioiô de Adona colocará a venda animais com ótima genética e condições de pagamento facilitada. Por tanto, não perca tempo, visite os currais das Fazendas Mariana e Ioiô de Adona neste sábado (29) e Domingo (30) na 4ª Feira de animais de Brumado. Fazendas Mariana e Ioiô de Adona, informações (77) 9968-1117. Apoio: J. Abreu Corretora de Seguros.



Livramento: Corte da energia de escola municipal na zona rural foi de responsabilidade da Coelba

O corte foi provocado por uma confusão com o nome dos locais pela Coelba (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Uma polêmica que foi repercutida nas redes sociais envolvendo um corte de energia na Escola Municipal Abel Riserio de Araújo, localizada no Povoado de Salina do Pio, zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora acabou sendo esclarecido. Primeiramente foram postadas mensagens por parte dos alunos e de familiares dos mesmos, que a ordem do corte de energia teria partido do prefeito Ricardo Ribeiro (REDE), o que acabou gerando vários protestos. Buscando a veracidade do ocorrido, conseguimos contatos com prepostos do prefeito, os quais explicaram que tudo não passou de uma confusão da Coelba, que, a princípio, deveria mesmo desligar a energia de uma escola que fica situada no povoado de Salina do Domingo, a qual foi nucleada pela administração municipal, mas que, acabou confundindo os nomes e fez o desligamento na Salina do Pio. Eles também negaram a existência de frezers para guardar a merenda. Novas informações dão conta que a situação já foi normalizada. 

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)


Brumado: Motociclista fica ferida em acidente envolvendo pedestre atrapalhado e veículo oficial da prefeitura

Inúmeros curiosos foram ao local que é um dos mais movimentados da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O trânsito em Brumado continua registrando seus constantes acidentes, muitos dos quais são provocados pela imprudência. No ínicio da tarde desta sexta-feira (28), por volta das 14h, um novo registro ocorreu na Av. Centenário nas proximidades da Cesta do Povo. A equipe do 97NEWS esteve no local e constatou a colisão que envolveu um gol oficial da Prefeitura Municipal de Brumado placa policial OUL 7591 e uma motocicleta Yamaha Neo de placa NTQ -9542, na qual a condutora, de prenome Rita, acabou tendo escoriações na queda. Ela recebeu os primeiros atendimentos pela equipe do SAMU 192 que chegou rapidamente ao local e foi levado para o Hospital Magalhães Neto, mas seu estado não era considerado grave. Segundo testemunhas ouvidas, o acidente foi causado por um pedestre que atravessou fora da faixa, o que fez com que a motociclista desse preferência ao pedestre e, com isso, na sua parada o gol da prefeitura que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo, colidindo e derrubando a condutora. O acidente acaba sendo mais um alerta aos pedestres que teimam em atravessar fora da faixa de segurança, o que, por sinal, ainda é muito comum na cidade. A Polícia Militar e agentes de trânsito controlaram o tráfego no local. Confira fotos abaixo: 



Forró do Sítio Novo 2017: Lançado o vídeo com os melhores momentos da maior festa de Brumado e região

(Divulgação)

A consagração de uma marca passa por um amplo planejamento, por muita dedicação e, principalmente, pela força do trabalho, da confiança e da paixão pelo que se faz. Esse foi o solo no qual foi fincado o projeto do Forró do Sítio Novo, o qual foi eleborado pelos conceituados promoters Gilson Porto e Beto Bonelly, que, já tinham uma grande bagagem e respeito na área de eventos. Gradativamente, o projeto foi ganhando robustez e, hoje, se tornou a maior festa de Brumado e região, aclamada pelo público que a cada ano que passa reverencia essa festa que se tornou um marco histórico do entretenimento regional. Neste ano, a edição foi especial e comemorativa aos 10 anos desse evento fantástico. Diante disso, a Só Legal e Beto Bonelly Produções produziu um vídeo comemorativo com os melhores momentos do Forró do Sítio Novo 2017, o qual, além de emocinante, mostra a grandiosidade desta celebração da alegria e da musicalidade. O reconhecimento da excelência da produção, da qualidade das bandas e cantores, da farta culinária junina e o grande menu que é oferecido ao público, são os prêmios pelo grande trabalho desenvolvido pela Só Legal e Beto Bonelly Produções, que prometem grandes novidades para as próximas edições. Confira o vídeo e relembra os grandes momentos do Forró do Sítio Novo 2017:



Bahia: Provas de concurso para PM e bombeiros serão realizadas em 6 de agosto

Foto: Divulgação

As provas objetivas e discursivas do concurso público para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, na Bahia, serão realizadas em 6 de agosto (domingo). A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28). Ao todo, são 2.750 vagas, sendo 2 mil para a PM e 750 para os bombeiros. Os candidatos deverão responder a 80 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais (30) e conhecimentos específicos (50), além de uma questão discursiva. O cartão de convocação do candidato, com informações sobre os locais de prova, será disponibilizado a partir das 15h desta sexta, em seu site institucional. As provas serão realizadas em Salvador e mais 12 municípios do interior, de acordo com o cargo para qual o candidato se inscreveu. 

Os candidatos às vagas da PM realizarão provas em Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Já aqueles que se inscreveram com interesse em uma das vagas para os bombeiros realizarão provas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas. As avaliações serão aplicadas no turno matutino, a partir das 9h15, com abertura dos portões às 8h e fechamento às 9h. É recomendável que os candidatos compareçam ao local de provas com pelo menos uma hora de antecedência. As provas terão duração de 4h30 e é imprescindível que o candidato compareça portando o comprovante de inscrição, documento de identidade original em bom estado de conservação, além de caneta esferográfica, azul ou preta, de material transparente, lápis preto e borracha.

É vetado o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares serão acomodados em local indicados pelos fiscais. Ao candidato somente será permitido sair da sala após uma hora de prova. O caderno de questões somente poderá ser levado depois que sejam transcorridas quatro horas e trinta minutos de avaliação. Segundo informações do Governo do Estado, foram realizadas 141.878 inscrições no certame, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança, sendo o primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar.

Após a homologação do concurso, os candidatos habilitados serão convocados, dentro do quantitativo de vagas previsto de cada corporação, para a realização de exames pré-admissionais. Esta convocação será realizada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar e os aprovados ingressarão no curso de formação das categorias, que também é de responsabilidade das corporações. Os alunos soldados que se formarem passarão a integrar, posteriormente, os quadros do Estado.

CONTINUE LENDO


BR-324: Familiares do cantor Tayrone Cigano estão entre as vítimas fatais de acidente

Foto: Whatsapp l 97News

Por volta das 11h desta quinta-feira, na BR 324, trecho Tanquinho/Riachão do Jacuípe, deixou seis mortos e dois feridos, após a colisão frontal entre o Fiat Uno de placa OKU-8233 licença de Salvador e um Vectra de placa CRG-9753 licença de Ribeira do Pombal, segundo informou a Policia Militar. Os dois veículos ficaram destruídos com a força do impacto. Quatro das vítimas estavam no Vectra. Dois feridos em estado grave foram socorridos para o hospital. Entre as vítimas está um empresário de Candeias de nome Targino e a esposa, outra pessoa identificada apenas pelo nome de Lopes, o nome das as outras vítimas ainda não foi informado pela polícia, sabe se que são parentes do cantor Tayrone Cigano. O trânsito ficou congestionado até o inicio da tarde no local. A PRF atendeu a ocorrência e controlou o tráfego de veículos no local. 



Vem aí o III Encontro de Informática do IFBA

Foto: Divulgação

O III Encontro de Informática do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Brumado, é um evento promovido pela Coordenação do Curso Técnico Subsequente em Informática (COINF) em conjunto com a Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEXI) e estudantes dos módulos I e III do curso. O tema deste ano é “Robótica na Educação” e foi escolhido por entendermos que projetos na área de robótica estão causando grandes impactos em nossa sociedade, possibilitando inovações em diversos setores, além de ser uma importante ferramenta na educação, podendo ser aplicada em todos os seus níveis escolares. O evento acontecerá entre os dias 02 e 04 de agosto de 2017, e será constituído por atividades como palestras, minicursos e uma exposição de robôs na praça Cel. Zeca Leite. A inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do site (Clique Aqui).



Recursos de mais de R$ 1,5 milhões beneficiam Caetanos

(Foto: Divulgação)

Em reunião com o prefeito  de Caetanos, Paulo de Reis, na última quarta-feira (26) em Vitória da Conquista, o deputado federal Waldenor Pereira informou ao gestor que está destinando à Prefeitura Municipal emendas parlamentares de sua autoria ao Orçamento da União de 2017 que somam um total de R$ 1,5 milhões para serem investidos no município.Os recursos serão utilizados em áreas como a saúde, infraestrutura, saneamento básico e agricultura familiar, contribuindo para a administração do novo prefeito já em seu primeiro ano de manda. “Paulo de Reis se apresenta como um prefeito de potencial para realizar uma excelente administração em Caetanos”, comentou Waldenor, que está destinando à cidade R$ 500 mil para serem utilizados no fortalecimento do sistema de saúde municipal, outros R$ 500 mil para a pavimentação de ruas e mais R$ 250 mil para elaboração do plano municipal de saneamento básico. O deputado também está garantindo ao município a aquisição de um caminhão basculante, no valor de R$ 244 mil, já licitado pela Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), 9 quilômetros de tubos e 250 caixas d’água de 500 litros para fortalecimento do abastecimento e da produção na zona rural. Audiências em Salvador – Por solicitação do prefeito Paulo, Waldenor já agendou em Salvador audiências em diferentes órgãos do governo para apresentação de demandas do município de Caetanos, dentre elas, a de maior destaque é que trata sobre o Cartório Eleitoral do Município. O deputado já assegurou para o próximo dia 7 de agosto uma visita ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, onde se encontrarão com o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Outras audiências também já estão garantidas, como à Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Bahia (CDA), onde solicitarão a entrega de escrituras de terras, visando a regularização fundiária no município. Em seguida, visitarão as sedes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS) para acompanhamento das emendas do deputado garantidas à administração.



Brumado: Preço dos aluguéis continua em queda

A lei da oferta e da procura teve uma inversão em Brumado e está sobrando imóveis na cidade para vender e alugar (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Já se foi o tempo em que se dizia que os preços dos imóveis e dos alugueis em Brumado estavam os “olhos da cara”, já que, após a bolha imobiliária se desinflar, o mercado se ajustou à realidade e os valores cobrados estão em constantes quedas. Realmente o efeito da bolha, que contribuiu para a especulação imobiliária, que atingiu preços inimagináveis, foi muito bom para os especuladores, mas, agora, este tipo de “negócio das arábias” está em baixa e, buscando evitar grandes prejuízos, muitos proprietários de imóveis estão fazendo grandes ofertas, mas, mesmo assim, o volume de vendas ainda é muito baixo, já que, com o agravamento da crise, ninguém está arriscando a comprar, pois a tendência e de que os preços caiam ainda mais. Alguns exemplos são notáveis, como o grande número de construções que foram feitas na área comercial, as quais chegaram a terem valores milionários, mas, agora, se consegue obter um imóvel desses por até 50% do preço inicial. No quesito aluguéis, a queda fica ainda mais gritante, pois, a cerca de 3 anos atrás, no auge da bolha que foi inchada pelas obras da FIOL, chegou-se a pagar R$1.200,00 numa casa normal, mas, agora, esse mesmo tipo de imóvel está sendo alugado por menos da metade do preço e, mesmo assim, é difícil se encontrar inquilinos. Outro fator que contribuiu para isso foi a grande oferta que foi estabelecida com a construção do Conjunto Residencial Brisa, que fez com que um grande número de brumadenses fugisse do aluguel, além de novos condomínios que oferecem conforto e comodidade por um preço bem dentro da realidade. Em suma, hoje em dia os preços dos imóveis em Brumado tiveram uma forte queda e, mesmo assim, ainda está complicado se arrumar compradores e inquilinos, já que existem as incertezas sobre o futuro do país, que atravessa uma severa crise política. O 97NEWS deu um “tour” pela cidade e foi muito fácil encontrar placas de vende-se ou aluga-se, o que vem comprovar que realmente a crise impactou sobremaneira o mercado. Confira fotos abaixo:

 



No Limite: 'Não suportamos mais essa fedentina na porta de casa' esbravejam moradores da Rui Barbosa

A situação perdura já tem vários meses e os moradores dizem que já não suportam mais (Fotos: 97NEWS)

O drama, que para alguns já se tornou um "filme de terror", que tem como protagonista o esgotamento sanitário de Brumado continua tirando a paz da população e trazendo inúmeros transtornos para a administração municipal, que acaba recebendo uma forte carga de reclamações e arcando com os prejuízos que seriam de responsabilidade da Embasa, já que alguns casos ultrapassam a barreira do tolerável. Essa é a situação dos moradores da Rua Rui Barbosa, - que fica localizada no Bairro Dr. Juracy -, os quais entraram em contato com a redação do 97NEWS para relatar a aflição que estão passando há vários meses com um rompimento de uma rede de esgoto. "Não temos mais condições de conviver com essa fedentina que já tem vários meses na nossa rua", relataram e subindo o tom esbravejaram citando que "há cerca de 15 dias vieram aqui com uma máquina e abriram um buraco na rua e até agora ninguém voltou, trazendo ainda mais transtornos já que nem os carros podemos guardar nas garagens". E finalizaram declarando que "estamos aqui fazendo esse apelo no intuito de sensibilizar a prefeitura para resolver o mais rápido possível essa situação que já passou do limite". 



Pente-fino do governo federal cancela mais de 5,5 mil auxílios-doença na BA

(Foto: 1NEWS)

Foram cancelados mais de 5,5 mil dos auxílios-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia. O resultado foi obtido após levantamento do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O pente-fino avaliou 7,2 mil perícias feitas no estado. O montante faz parte dos 180 mil auxílios-doença que foram suspensos no país, após avaliação da pasta. O pente-fino do ministério focou nos beneficiários que há mais de dois anos não passavam por revisão no INSS, que é obrigatório.  Além do cancelamento dos auxílios, mais de 1.600 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e encaminhamentos para reabilitação profissional. No estado, 31.154 benefícios de auxílio-doença serão revisados, o que deve gerar uma economia de mais de R$ 900 milhões aos cofres públicos.



Inscrições para o Fies acabam nesta sexta-feira (28)

(Foto: Reprodução)

Os estudantes que quiserem financiar estudos em instituições privadas têm até as 23h59 de hoje (28) para fazer a inscrição ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2017. Pode ser feita no site http://fiesselecao.mec.gov.br.Serão oferecidas 75 mil novas vagas. Podem se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.A relação dos pré-selecionados será divulgada no dia 31 de julho. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro. A lista de espera será aberta no dia 1º de agosto e o período de inscrições para as vagas remanescentes começará em 11 de setembro.A partir de 2018, entrará em vigor o Novo Fies, com três modalidades. No total, o programa vai garantir 310 mil vagas, das quais 100 mil a juro zero para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.



Sem dinheiro, universidades federais demitem terceirizados, reduzem consumo, cortam bolsas e paralisam obras

Foto: Carlos Eduardo Cardoso/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Representantes de universidades e de trabalhadores do ensino superior afirmam que o impacto do corte de gastos imposto pelo Ministério da Educação (MEC) já muda a rotina de campi pelo pais, e que muitas instituições só têm dinheiro para custeio até setembro. Cortes em diferentes setores, demissões de terceirizados e busca por parcerias viraram estratégia para fugir das dívidas. O "custeio" das universidadades representa os gastos como contas de luz, água, manutenção e pagamento de funcionários terceirizados. Por lei, não são despesas obrigatórias para o governo e, por isso, estão sujeitas a cortes, caso haja contingenciamento. Também pode sofrer cortes a verba de despespas de "capital", ou "expansão e reestruturação", ou seja, as obras realizadas nos prédios das instituições. Neste ano, o contingenciamento foi anunciado pelo governo federal em março, e atingiu R$ 3,6 bilhões de despesas diretas do Ministério da Educação (além de R$ 700 milhões em emendas parlamentares para a área de educação). Em nota enviada ao G1, o MEC deu detalhes sobre como esse contingenciamento afetou as universidades e institutos federais considerando os gastos de funcionamento das instituições e de obras. Levando em conta o total previsto no orçamento de 2017 para essas duas despesas, o corte foi de 15% do orçamento para o custeio e de 40% da verba para as obras. A pasta explicou ainda que esse corte não é definitivo. A situação fez com que as universidades e institutos apertassem ainda mais os gastos, já que o orçamento para essas duas despesas em 2017 já era entre 8,1% e 31,1% menor do que o de 2016 O Sindicato Nacional dos Docentes (Andes) diz que os reitores das universidades federais relatam que o dinheiro proveniente dos recursos federais para despesa e manutenção será suficiente somente até o mês de setembro. Para tentar contornar o problema, renegociações de contratos e outras economias básicas se tornaram prioridade, segundo explica o professor Jacob Paiva, secretário do Andes.