ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Guanambi: Duas pessoas são conduzidas à delegacia por furto de energia

Euclides da Cunha: Mulher é achada morta dentro de imóvel com sinais de enforcamento

Brasil registra 84 mil casos de Covid e cerca de 1 milhão em uma semana

Guanambi: Prefeitura habilita 10 leitos clínicos para tratamento da Covid-19 e mais 10 leitos de suporte à UPA

Bahia atinge 18.314 casos ativos de Covid-19 e registra 18 mortes pela doença

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Comprovante de vacinação passa a ser exigido em delegacias da Bahia

Piloto morre após queda de avião em Luís Eduardo Magalhães

Vitória da Conquista: Terreiros de religiões de matriz africana ganham imunidade tributária

Brumado registrou 178 casos ativos de Covid-19 na sexta-feira

Família é feita refém e torturada durante assalto na zona rural de Brumado

Morre aos 94 anos, a mãe do presidente Jair Bolsonaro

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Guanambi

Na Bahia, 283 servidores que não comprovaram vacinação serão afastados por 90 dias

Criança que teve parada cardíaca horas após se vacinar tem doença rara, diz investigação



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2021"

Brumado: Município registra um óbito por conta da Covid-19 nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na terça-feira, 01 de junho, o município de Brumado registrou 8.615 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.799. Entre os diagnósticos: 13 internações, 174 óbitos, 193 pacientes em tratamento e 8.248 recuperados. No momento, 115 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.690 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Bebê nascido em Feira é o terceiro da Bahia com anticorpos contra a Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia registrou mais um caso de bebê nascido com anticorpos contra a Covid-19. Segundo a assessoria do Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, Enzo de Carvalho Carneiro é filho da enfermeira Gabriele de Carvalho Moraes, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da unidade. Enzo nasceu na segunda-feira da semana passada (24) e recebeu alta hospitalar no dia 27 de maio. Na última sexta-feira (28), os exames de sangue constataram os anticorpos. De acordo com o HEC, a enfermeira estava com 30 semanas de gestação quando tomou a primeira dose da CoronaVac, por indicação da médica obstetra. Ela recebeu a segunda dose quatro semanas depois. É o terceiro caso de bebê com anticorpos contra a Covid-19 na Bahia. O primeiro foi identificado em Salvador, no dia 21 de maio. Na última sexta-feira, um novo caso foi registrado em Irecê, no norte baiano.



Brumado: Moradores cobram recuperação de drenagem no bairro Novo Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A reportagem do site 97NEWS esteve na Rua Armindo da Silva Leite, no Bairro Novo Brumado, onde os moradores cobram a recuperação de duas bocas de lobo da localidade. Segundo o morador Vivaldo, com o fluxo de veículos pesados, a grade da calha sofreu danos e acidentes podem acontecer. "Além do risco de acidentes, o barulho ensurdecedor não deixa a gente dormir a noite. Cada passada de um carro ou caminhão é um susto pra nós", relata o morador. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro fator que preocupa os moradores é com as chuvas, que prometem inundar a via. "As chuvas podem vim, só Deus sabe quando a chuva vem, mas estão subestimando a chuva. Essa boca de lobo entupida ai vai entrar água nas casas", afirma Eliene outra moradora da via. Outro bueiro na mesma via também tem apresentado problemas. Para o motociclista Nivaldo Meira, as duas galerias podem provocar acidentes graves. "Você tá vendo ai que as chapas de ferro subiram. Se um de nós passar aqui despercebido, o pé dele fica pra trás, isso é um perigo é uma arma", disse o mototaxista a nossa equipe.



Bahia: Rui Costa endurece posicionamento e nega Copa América no Estado

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), endureceu o seu posicionamento sobre a realização da Copa América no estado. Diferente de quando, anteriormente, havia dito que poderiam ser realizados os jogos, com a única exigência de que não haja público, agora o gestor anunciou que a Bahia não será sede do evento. O dirigente lembrou, em um vídeo enviado à imprensa na segunda-feira (31), que na Arena Fonte Nova está funcionando um hospital de campanha para o tratamento de pacientes com o coronavírus, o que impede que a copa aconteça na Bahia. “O estádio, em função da pandemia, está provisoriamente ocupado com leitos de UTI. Portanto, aqui na Bahia, não poderão ocorrer jogos de qualquer copa em função do uso do estádio para salvar vidas humanas”, cravou. O gestor finalizou o recado pedindo celeridade no envio de vacinas contra a Covid-19 ao governo federal. “Esperamos que o governo federal tenha empenho e dedicação e trabalhe para a chegada de vacinas rapidamente. Aqui na Bahia, a prioridade é salvar vidas humanas, continuar trabalhando e gerar renda para a população”, cobrou.



Sindicato dos Jornalistas convoca protesto por vacinas contra Covid-19

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) está convocando os jornalistas e radialistas do estado para promoverem um protesto pela vacinação contra a Covid-19 da categoria. A ideia é que seja promovido um “apagão” presencial da imprensa nesta quarta-feira (2). De acordo com o texto da convocação, o movimento consiste em suspender a cobertura externa durante todo o dia, fazendo o trabalho apenas de maneira remota. Além disso, recomenda que sejam apuradas e publicadas apenas as notícias de utilidade pública. O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, explica que o protesto tem o objetivo de mostrar os impactos da não realização do trabalho presencial da imprensa e criticou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que impediu a imunização do grupo, anteriormente liberada pela Comissão dos Intergestores Bipartite (CIB). Segundo Neves, na Bahia, 26 jornalistas e radialistas perderam a vida pela doença e mais de 400 foram contaminados. 



Bahia: PRF dá início à Operação Corpus Christi a partir desta quarta-feira (02)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir da 00h desta quarta-feira (2) até o domingo (6), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia fará a Operação Corpus Christi 2021. A corporação informou que será dada atenção especial as ações de controle de velocidade, fiscalização de ultrapassagens em trechos de pista simples e a realização de exames de bafômetro, como forma de combater a embriaguez ao volante. A PRF também declarou que reforçará a vistoria ao uso do cinto de segurança, do capacete e dos dispositivos de retenção para crianças, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos. Caso o motorista precise se deslocar, a PRF orienta que o condutor deve se atentar a algumas recomendações. Assim, o motorista deve providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens, usar faróis acesos para ver e ser visto; manter pneus calibrados e em bom estado e ter o motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. O responsável pelo veículo também não deve esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de parabrisa e luzes do veículo. Em caso de chuva, a PRF recomenda cuidado redobrado. Nessa situação, o motorista deve transitar com velocidade moderada, sempre à direita da via, acender os faróis (baixo), manter distância segura do outro veículo que segue na frente, evitar manobras e freadas bruscas.



Alvos de investigação da PF, presidente do Ibama e mais quatro são afastados do cargo

Foto: Divulgação l PF

O governo federal publicou nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial o afastamento por três meses do presidente do Ibama, Eduardo Bim. A publicação cumpre determinação dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na semana passada. As informações são de Lauro Jardim, jornal O Globo. Bim ocupava o cargo desde 2018, por escolha do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e é investigado pela PF pela prática de crimes ambientais na Amazônia. Além de Eduardo Bim, outros quatro funcionários de alto escalão do Ministério do Meio Ambiente foram afastados: Olivaldi Azevedo, Secretário Adjunto da Secretaria de Biodiversidade; Leopoldo Butkiewicz, Assessor Especial  de Salles; Olímpio Magalhães, diretor de Proteção Ambiental do Ibama; João Pessoa Riograndense, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama.



Bahia: Governo proíbe a venda de bebidas alcoólicas, incluindo delivery no próximo final de semana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia, até 8 de junho. Nos municípios localizados nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (1º). Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres, localizados nessas seis regiões, deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção noturna será válida das 22h às 5h. Fica vedada, em todo o território baiano, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), no período das 18h de 4 de junho até as 5h de 7 de junho. A comercialização de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos. 



Usina de oxigênio hospitalar será instalada em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou que vai implantar três usinas no interior do estado, nas cidades de Barreiras, Irecê e Vitória da Conquista. Vilas-Boas destacou, nesta segunda-feira (31), que as fábricas de oxigênio instaladas na Bahia dão conta de abastecer e suprir toda a demanda. O estado solicitou há 45 dias a ajuda anunciada pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga, de que vai enviar 5,1 mil concentradores de oxigênio para unidades de saúde que atendem pacientes com Covid-19 no Norte e Nordeste do país. “Inicialmente com a colocação de tanque de oxigênio líquido de alta capacidade no município de Barreiras vamos liberar para distribuição 100 cilindros, o que deve garantir a suficiência de oxigênio na Bahia junto com concentradores, que são maquinas individuais, e que o Ministério da Saúde ficou de mandar pra gente. Já pedimos há 45 dias e não recebemos, mas serão muito bem vindos”, disse Vilas-Boas. De acordo com o secretário, no quesito oxigênio hospitalar, a dificuldade da Bahia é em garantir o ressuprimento dos cilindros em algumas regiões. “Em função disso, ao longo desses dois meses nós remanejamos cilindros para essas regiões que tinham dificuldade de estar enchendo com maior frequência de modo que eles pudessem ficar mais tempo sem entrar no limite de exaustão e esvaziamento desses cilindros”, explicou. Quanto a ajuda prometida pelo Ministério da Saúde, a Sesab ainda não sabe quantos concentradores de oxigênio vai receber. A solicitação feita há um mês e meio foi de 400 equipamentos.



Falha técnica persiste e Sesab novamente não divulga casos de Covid-19 na Bahia

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou boletim epidemiológico nesta segunda-feira (31), após pausa no domingo por causa de falhas técnicas. No entanto, o número de casos da Covid nas últimas 24 horas não pôde ser registrado. "Por conta de uma falha pontual no sistema de leitura e processamento das bases de dados da Covid-19, dos governos federal, estadual e municipais, identificada pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) no domingo (30), não foi possível consolidar os dados das últimas 24 horas e, consequentemente, ter as informações comparativas com as 24 horas anteriores. Nesta terça-feira (01), todos os dados voltarão a ser divulgados", informa. A quantidade de óbitos nas últimas 24 horas foi divulgada: 81. E, desde o início da pandemia foram registrados 1.012.200 casos confirmados da doença, dos quais 975.260 já são considerados recuperados, 15.699 encontram-se ativos e 21.241 tiveram óbito confirmado.



Brumado: Município registra 24 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 31 de maio, o município de Brumado registrou 8.602 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.799. Entre os diagnósticos: 12 internações, 173 óbitos, 208 pacientes em tratamento e 8.221 recuperados. No momento, 95 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.690 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.