ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2020"

Brumado: Câmara Municipal passa por processo de higienização contra a Covid-19

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Brumado passou por um processo de higienização na manhã da última quarta-feira (17). Segundo o Poder Legislativo, a desinfecção aconteceu na plenária e em todos os gabinetes dos vereadores, recepções e garagem. De acordo com a Casa, “a higienização foi uma medida que teve que ser tomada para combater a disseminação da Covid-19”. Conforme a Câmara, "estamos conscientes que atravessamos um momento difícil, mas continuaremos trabalhando firmes, legislando sempre buscando o melhor para a nossa população”, diz a nota enviada a imprensa brumadense.



Brumado: Enfermeira que testou positivo para a Covid-19 está curada e é recebida com festa na volta ao trabalho

Foto: Arquivo Pessoal

Determinação, bravura e amor à profissão, esses são os sentimentos dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente para salvar as vidas dos que acabam sendo contaminados pelo novo coronavírus, em Brumado. Assim como em todos os lugares do mundo, o índice dos profissionais que contraem a infecção viral vem aumentando, só que com quadros muitos positivos de recuperação e cura. Foi assim com a enfermeira Themis Narvaes, profissional que atua no Centro de Atendimento Covid-19, localizado no bairro Malhada Branca. Durante o seu trabalho diário, ela contraiu o vírus, mas que já está curada, inclusive já voltou a trabalhar. Eu seu retorno, os colegas receberam a profissional com muita alegria e ela fez questão de agradecer todo apoio, o que a deixou muito emocionada. “Agora posso retornar para exercer a minha vocação de ajudar o próximo. Todos podem vencer essa doença, assim como eu venci. Tenho a certeza de estar retornando para minha missão para contribuir com a cura de outras pessoas. Agora entendo de outro lado porque também fui paciente”, disse a enfermeira.

 



Brumado: Prefeitura divulga programação do carro fumacê para o mês de junho

Foto: Luciano Santos l 97News

A Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica (Vigep) da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na quarta-feira (17), o calendário do carro fumacê para este mês de junho. O município dispõe de dois carros fumacê, que serão utilizadas no combate ao mosquito comum e ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Na quarta, Já foram contemplados com o serviço os bairros das Flores e São Jorge. Os bairros atendidos nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19) são os seguintes: Centro e Dr. Juracy, Novo Brumado, Santa Tereza, Olhos D'água, Jardim Brasil, São Feliz e Malhada Branca. Até o início de julho serão contemplados dez bairros na primeira fase, mas segundo a Sesau, outros bairros receberão o carro fumacê na segunda fase. O veículo passa pelas vias borrifando o UBV no período de 16h às 21h. Durante a sua passagem, a população deverá deixar as portas e janelas abertas a fim de que a borrifação possa circular dentro das residências e nos possíveis focos do mosquito. A previsão é de que, até julho, mais de 18 mil imóveis sejam borrifados na cidade.

 



Bahia passa de 40,9 mil infectados e tem 1.720 casos de Covid-19 em 24h

Foto: Reprodução

A Bahia chegou a 40.926 pessoas contaminadas pelo coronavírus na quarta-feira (17), após ter 1.720 casos registrados em 24 horas, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com a atualização dos dados, o estado contabiliza 1.222 pessoas mortas pela Covid19. Do total de pacientes infectados, 17.886 estão recuperados. Ainda no boletim, a Sesab aponta que 21.818 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 5.650 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados ocorreram em 357 municípios do estado. O boletim ainda registra 80.251 casos descartados e 91.930 em investigação em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16h da quarta-feira.



Luís Eduardo Magalhães: Polícia Civil apreende dono de blog acusado de publicar fake news política

Foto: Divulgação l Polícia Civil

No início da manhã de quarta-feira (17), a Polícia Civil cumpriu mandado de busca, apreensão e condução coercitiva na casa de um fotógrafo e dono de um blog na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado. Segundo a Polícia, Matheus Loiola foi localizado em sua residência no bairro Jardim Paraíso. Não houve resistência e ele foi levado à delegacia para prestar depoimento. Ainda segundo a Polícia Civil, foram apreendidos um notebook, celulares, câmeras, acessórios e um HD externo, que serão periciados. Ele é investigado pelos crimes de calúnia, difamação, falsidade ideológica e associação criminosa, por supostamente integrar um esquema de produção de perfis falsos nas redes sociais. De acordo com as investigações, as suspeitas são de que Loiola seria o produtor de publicações difamatórias nas páginas 'Luiseduardoonline', criadas há três anos no Facebook e no Instagram, além de evidências de que ele fabricava perfis falsos para atacar adversários políticos da cidade. Em depoimento à Polícia, ele confirmou que é proprietário do site, mas não revelou quem está por trás, financiando o esquema. Conforme a Polícia local, a depender do depoimento, outras pessoas podem ser ouvidas para prestar esclarecimentos.



Brumado: 62 pacientes já estão curados da Covid-19 e 3 recebem alta do hospital

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (17), Brumado registrou 96 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 5,63 % do total de 1.703 notificações. Entre os diagnósticos: 1 internação, 3 óbitos, 31 pacientes em tratamento e 62 recuperados. No momento, 65 ainda aguardam resultado laboratorial e 473 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Infecção urinária infantil: Como identificar!

Foto: Divulgação

Como não controlam as idas ao banheiro, crianças pequenas ficam mais suscetíveis à infecção urinária. Convém ficar de olho, portanto, na temperatura do corpo e em situações como perda de apetite e vômitos. Nos maiorzinhos, a dica é observar as idas ao banheiro. Se a criança fizer xixi pingadinho, deixar escapar ou se você notar que a urina estiver estranha, leve-a ao médico. Alguns exames laboratoriais são de fundamental importância no Diagnóstico. Consulte um pediatra e faça seus exames no LAB - Laboratório de Análises Clínicas. Informações: (77) 3441-0822 / (77) 98818-4115. Saiba mais em: www.lablaboratorio.com.br.



Brumado: Comércio continuará aberto até prefeitura receber notificação da Justiça

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A prefeitura municipal de Brumado ainda não foi notificada da decisão da desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), acerca do fechamento do comércio não essencial devido ao avanço do coronavírus. Segundo apurou o site 97NEWS, a prefeitura ainda não recebeu a notificação e irá recorrer da liminar deferida pelo TJ-BA. Ainda de acordo com o que apurou a reportagem, o comércio não essencial continuará  aberto. De acordo com a prefeifura, a equipe jurídica do município já está trabalhando na defesa que será protocolada no TJ-BA, na busca de tentar reverter a decisão publicada.



Conquista: PRF apreende fuzil e carregadores escondidos em compartimento secreto de veículo

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã desta quarta-feira (17), um fuzil e dois carregadores calibre 556, durante fiscalização no Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. Segundo a PRF, os policiais durante patrulhamento ostensivo à veículos na rodovia, deram ordem de parada ao veículo GM/ Astra, com placas de Guara (SP). Durante verificação dos documentos de porte obrigatório para consulta, os policiais perceberam um certo nervosismo do condutor e do carona. Diante das contradições e respostas desencontradas dos ocupantes, os policiais decidiram aprofundar a fiscalização no veículo e encontraram o fuzil e os carregadores, escondidos na estrutura do painel do carro. Questionado, o motorista relatou que foi procurado na cidade de Aramina (SP) para transportar o armamento. Disse ainda que ganharia R$ 10 mil pelo transporte quando chegasse ao destino. Já o passageiro não apresentou documentação, mas informou que cumpre prisão domiciliar no estado de Minas Gerais, pelo crime de roubo. Os suspeitos, juntamente com o material, foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Vitória da Conquista.



Brumado: 'Equilíbrio na disseminação do vírus será essencial para o combate a Covid-19', diz secretário de saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com 95 casos da Covid-19 registrados no município, de acordo com o último boletim de terça-feira (16), sendo que, apenas 33 pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus estão em tratamento e mantendo o isolamento social, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Brumado relatou que se o equilíbrio viral da doença for mantido, facilmente conseguiremos vencer o ponto mais crítico da doença, prevista para o mês de julho. "Nós estamos conseguindo controlar a doença, sabemos que é inevitável a circulação dela. O que estamos trabalhando é para que o vírus não circule de uma forma agressiva e que muitas pessoas adoeçam de uma vez", relata Cláudio Feres, secretário de saúde ao 97NEWS. De acordo ele, se for possível controlar a quantidade de pacientes contaminados, variando entre 28 a 30 casos em tratamento, o município tem capacidade de absorver essa meta no sistema de saúde. "Fazendo esse contraponto, conseguiremos facilmente vencer esta barreira e passar pela crise da doença. O que não pode é a população se descuidar e realizar aglomerações em filas de banco, lotéricas ou em eventos", afirma. Sobre a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na terça-feira (16), no qual em tutela antecipada suspendeu os efeitos dos artigos indicados dos Decretos (nº 5.259/2020, nº 5.262/2020 e nº 5266/2020), sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 50 mil, solicitando o fechamento do comércio não essencial, Cláudio não quis entrar em detalhes e disse que prefere deixar os comentários a cargo do setor jurídico da administração municipal. Conforme o coordenador da pasta de saúde, para conter a disseminação do vírus, cada um tem que fazer a sua parte e respeitar o isolamento. "Se você vai para o comércio, vá em casos de necessidade e não porque o comércio está aberto. Não podemos ficar na rua batendo papo e passeando de um lado para o outro", conta Feres. O secretário ainda comentou sobre os eventos nos finais de semana e o consumo de bebida alcoólica em bares. "Temos que evitar festinhas de final de semana, nós temos também a questão dos bancos, é inevitável as pessoas precisam ir sacar dinheiro ou o benefício do governo, mas já que tem que ir, vá de máscara e mantenha o distanciamento de até dois metros. Então as pessoas precisam entender que é uma proteção pra você e seus familiares", disse o secretário. Por fim, Cláudio agradeceu o trabalho do comércio local e destacou a parceria com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Brumado. "Quero agradecer o comércio local que a grande maioria tem ajudado no combate, a CDL pela parceria que nos tem dado no enfrentamento da pandemia, só tenho que agradecer a todo comércio local", comentou. Sobre a decisão do TJ-BA de ontem (16), o município de Brumado tem até 15 dias para apresentar recurso. 



PRF apreende 86 quilos de maconha em ônibus na BR-116 em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l PRF

Uma carga com 86 quilos de maconha e uma porção de crack foram apreendidas na tarde de terça-feira (17) em um ônibus interestadual que passava pela BR-116, trecho de Vitória da Conquista. O flagrante ocorreu na altura do km 830. O veículo tinha saído de São Paulo (capital) com destino a Guarabira, na zona da mata da Paraíba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), após ordem de parada, os agentes começaram a varredura. Em uma mochila, os policiais encontraram dez quilos de maconha e 300 gramas de crack. Um homem responsável pela droga foi preso em flagrante. Na sequência, os PRFs vasculharam o compartimento externo do ônibus e encontraram mais duas malas com 76 pacotes do entorpecente, cada um pesando um quilo, o que deu 76 kg. O motorista apresentou os tíquetes das bagagens, mas o proprietário das bagagens não foi localizado. A droga e o passageiro foram levados para uma delegacia de Vitória da Conquista. Em 2020, a PRF na Bahia já se aproxima de quase 5 toneladas de drogas apreendidas nas rodovias federais que cortam o estado.

 



Salário mínimo em 2021 deve ser menor que a previsão do governo

Foto: Luciano Santos l 97News

Seguindo a atual política de reajuste, o governo do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) deve revisar para baixo, o valor do salário mínimo projetado para o próximo ano. Enviado em abril deste ano ao Congresso, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) prevê um piso salarial de R$ 1.079 para 2021. Hoje, o mínimo é de R$ 1.045. No entanto, o governo federal considerou nessa estimativa que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), conhecido como inflação para famílias de baixa renda, seria de 3,19% neste ano. Divulgado pelo IBGE, o INPC é usado como base para calcular os reajustes anuais do salário mínimo. Com a crise do novo coronavírus, porém, a inflação vem registrando quedas e vai fechar o ano, segundo projeção do mercado, abaixo de 2,5%. Assim, o salário mínimo projetado, em abril, no valor mensal de R$ 1.079 será na realidade de R$ 1.070, levando em conta a projeção da inflação para família de baixa renda.



Coloproctologista Dr. Ítalo Filipe,: mais uma especialidade que passará a ser oferecida pela Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

Coloproctologista é um médico cirurgião especializado em tratamentos tanto cirúrgico como não cirúrgicos, isso relacionado às doenças do intestino grosso, reto e do ânus. Especialista mais indicado para estar fazendo orientações sobre constipações intestinais (intestino preso), outros distúrbios da evacuação, prevenção do câncer do intestino e outras doenças do ânus: hemorroidas, fissuras, abscessos perianais. Uma gama de doenças que a especialidade engloba. Dr. Ítalo Filipe, coloproctologista, que passará a fazer parte da equipe de especialistas da Clínica Mais Vida, ressalta que é importante vencer o tabu e a vergonha e diante qualquer sinal de alarme (alteração do hábito intestinal, sangue nas fezes e perda de peso), e outros sintomas também como: coceira, nódulo na região do ânus, verruga, feridas dolorosas, deve-se procurar o atendimento especializado para definição do melhor tratamento cirúrgico ou não cirúrgico, medicações, alterações do estilo de vida, entre outras medidas. Esclarece que hoje em dia mediante a tantas especialidades é comum as pessoas ficarem confusas entre qual procurar, acontecendo com frequência a dúvida entre um coloproctologista ou um urologista. Valendo destacar que o urologista é o especialista em distúrbios relacionados aos rins, bexiga e ureteres, além de tratar doenças que afetam o aparelho genital masculino e também faz o exame de toque retal para diagnosticar doenças da próstata, sendo o Coloproctologista o especialista que realiza esse exame para avaliar o reto e o ânus. Portanto, qualquer sintoma relacionado ao intestino e ao ânus como: sangue nas fezes, alteração de hábito intestinal, caroço no ânus e os outros já citados, procurar o médico Coloproctologista. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Tribunal de Justiça da Bahia determina fechamento do comércio não essencial em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) determinou na terça-feira (16) a suspensão temporária dos efeitos de alguns artigos dos Decretos (nº 5.259/2020, nº 5.262/2020 e nº 5266/2020), expedidos pelo Município de Brumado. Esses Decretos, conforme destaca a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, autorizam, na cidade, o funcionamento do comércio em geral, varejista ou atacadista, incluindo-se conveniências, feiras livres, distribuidora de bebida, lojas de produtos, templos religiosos, salões de beleza, barbearia, academias e similares, bares, restaurantes, dentre outros. Desse modo, o Tribunal entendeu por melhor que esses artigos, que autorizam o funcionamento das atividades não essenciais, sejam, por enquanto, suspensos. Portanto,  esse tipo de comércio deverá ser fechado novamente. A Desembargadora destaca, ainda, que a flexibilização instituída pelos Decretos municipais, liberando a abertura e funcionamento de serviços considerados não essenciais, coloca em risco todo um esforço que vem sendo adotado pelas autoridades públicas no sentido de diminuir o avanço da pandemia do Coronavírus no Estado da Bahia e por conseguinte proteger a saúde e a vida de centenas de pessoas. A decisão do Tribunal de Justiça se deu em Ação Civil Pública coletiva ajuizada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) no intuito de defender interesses que excedem a individualidade. Caso não cumpra as exigências estabelecidas, a Prefeitura terá de pagar multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 50 mil. Segundo apurou o site 97NEWS, a prefeitura irá recorrer. 



Brumado está entre as cidades baianas que não conseguem índice de isolamento acima de 50%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um levantamento feito pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), mostra que apenas nove cidades baianas conseguiram superar a marca de 50% de isolamento social no último balanço divulgado na terça-feira (16). O percentual de 50% é o mínimo recomendado por autoridades de saúde como forma de controlar o avanço da Covid-19, o novo coronavírus. Na Bahia, o município com o maior índice registrado foi Sobradinho, no Sertão do São Francisco, que chegou a 58,3%. Logo abaixo, Uruçuca, no sul baiano, teve 56,3%. Na terceira posição, Lagoa Real, no sudoeste, ficou com 53,7%. Nova Canaã, também no sudoeste, vem em quarto com 52,9%, e Pintadas, na Bacia do Jacuípe, chegou em quinto com 52,8%. 

Foto: Reprodução l SEI

Os quatro últimos municípios da lista foram Brejolândia, no oeste, com 50,9%; Bom Jesus da Serra, também no oeste, e Paulo Afonso, no norte, ambos com 50,5 e Floresta Azul, no sul, com 50,3%. Brumado teve um dos índices preocupantes, com apenas 34,3% no isolamento social. Em seguida, o município de Livramento de Nossa Senhorra com 35 e Dom Basílio que registrou 35,7%. Já Tanhaçu os dados mostram apenas 39,4%, seguido de Malhada de Pedras com 41,9%. O município vizinho Aracatu, registrou apenas 44,7% de isolamento social. Segundo a SEI, os dados são gerados a partir da geolocalização de dispositivos móveis, como celulares e tablets, pela plataforma InLoco.

 



Carinhanha: Operação prende grupo acusado de furtos em propriedades rurais

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma operação deflagrada na terça-feira (16) pela 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Guanambi, e 24ª (Coorpin), de Bom Jesus da Lapa, no município de Carinhanha, prendeu integrantes de um grupo acusado de ser o responsável por roubos em propriedades rurais do município durante a operação “Res Furtiva”. Segundo a Polícia Civil, durante as ações nos povoados de Cavalhadas, Feirinha, Barra do Parateca, Marrequeiro e Estreito, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisões preventivas e temporárias, além de duas prisões em flagrante de dois homens com armas de fogo. De acordo com a Polícia, as investigações tiveram início após o roubo em uma fazenda da região, no qual o grupo atacou uma propriedade em maio deste ano, levando entre outros objetos, uma arma de fogo registrada. Conforme a PC, com os suspeitos foram apreendidos um carro e uma motocicleta, utilizados na ação criminosa, além de uma espingarda, um revólver, munições calibre 32, uma quantia em dinheiro e aparelhos celulares. O material apreendido foi encaminhado para perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os suspeitos estão à disposição da Justiça.



Brumado: Dos 95 casos registrados, 33 pacientes estão com o vírus da Covid-19 ativos no município

Foto: Divulgação

Em novo formato, o boletim epidemiológico de terça-feira (16), mostra que o município de Brumado registra 95 casos confirmados da Covid-19. O número representa 5,65% do total de 1.679 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos. Desses, 33 pacientes estão em tratamento e 59 recuperados. No momento, 47 ainda aguardam resultado laboratorial e 466 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

 



Prefeitura de Brumado dará inicio ao combate do mosquito da dengue com carro fumacê

Foto: Luciano Santos l 97News

Para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que a partir desta semana será usado o carro fumacê para o combate ao mosquito em Brumado, pulverizando o inseticida, como é popularmente conhecido. O reforço das equipes avança na próxima quinta-feira (18). De acordo com a Vigep, as ações visam eliminar os mosquitos adultos e reduzir a proliferação das doenças. No entanto, a população deve cooperar abrindo portas e janelas durante a passagem do carro. Segundo o setor, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, sacos plásticos e lixeiras. Com 394 casos confirmados de dengue em Brumado, a utilização do carro fumacê se faz necessário porque ele joga uma nuvem de fumaça, espalhando o inseticida pelas ruas e residências, matando o mosquito transmissor, que aproveita os lugares apropriados para se reproduzir. As etapas de pulverização evitam que a população contraia as doenças. A aplicação de inseticida foi solicitada na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e visa controlar os surtos ou epidemias das arboviroses. A equipe deve atuar na cidade durante 15 dias. “Existe a previsão de circular por quase 18 mil imóveis”, disse o secretário de saúde municipal, Cláudio Feres. 



Monitore sua imunidade

Foto: Divulgação

Em período de Pandemia, é de extrema importância que a sua imunidade esteja elevada, para isso uma boa alimentação além de descanso é necessário. Você sabe como está a sua imunidade? Seus exames de rotina estão em dia? Agende os seus exames em uma das nossas unidades ou por telefone ou whatsapp. LAB - Laboratório de Análises Clínicas. Informações: (77) 3441-0822 / (77) 98818-4115. Saiba mais em: www.lablaboratorio.com.br.



Eleições municipais 2020 são adiadas para dia 15 de novembro, diz TSE

Foto: Luciano Santos l 97News

As eleições municipais de 2020, programadas para outubro, serão realizadas no dia 15 de novembro, definiu nesta terça-feira (16) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda conforme o TSE, o segundo turno deve ser realizado no dia 29 de novembro, mas esta data ainda não foi definida. O adiamento da data ocorre em função da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que “esse foi um encontro interessante entre ciência, direito e política com a proposta de encontrarmos a melhor solução para o país”. Ele afirmou ainda que a palavra final é do Legislativo, que deve deliberar para conciliar as demandas da saúde pública com a democracia. Ele também destacou as discussões que estão sendo analisadas no âmbito da Justiça Eleitoral, tais como a possibilidade de suspensão da identificação do eleitor por meio da biometria para diminuir o contato físico entre os envolvidos.