ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

Psicologia na Clínica Master com Juhéli Cerqueira

Foto: Divulgação

Pessoas que apresentam uma doença psicológica não costumam exibir manifestações físicas aparentes. Chamadas mais comumente de distúrbios, disfunções, transtornos ou perturbações, muitas doenças psicológicas conhecidas atualmente são atribuídas ao estilo de vida, cultura e sociedade em que a pessoa vive. Na CLÍNICA MASTER, situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas) você encontra a psicóloga Juhéli Cerqueira. Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, punção de mama e de tireóide por agulha fina, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação 77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Ex-vereador Dedéu confirma apoio à pré-candidatura de Carlinhos Moura

O ex-vereador Dedéu confirmou o apoio à pré-candidatura de Carlinhos Moura (Foto: Divulgação)

Nesse final de período pré-eleitoral, os brumadenses que irão buscar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia ou na Câmara Federal estão intensificando as suas agendas na busca de fechar novos apoios. Nesse sentido o auditor fiscal, Luis Carlos Moura Mattos, que é conhecido no meio político como “Carlinhos Moura”, tendo, inclusive, composto a chapa majoritária da oposição na última eleição municipal de 2016, vem demonstrando uma linha diferenciada, a qual, segundo ele é fincada em uma proposta bem elaborada que está criando um projeto muito amplo para Brumado e região. Muito cortejado, tanto por situação, como por oposição, ele que assumiu recentemente a presidência do PTC – Partido Trabalhista Cristão, vem projetando que deverá ser uma terceira via nas eleições de outubro deste ano, confirmando a sua postura de inovação. Então, na busca do fortalecimento de sua pré-candidatura a deputado federal, ‘Carlinhos Moura’, nesta terça-feira (19) recebeu mais um importante apoio que foi a do ex-vereador Gedson Oliveira Soares, o Dedéu, que ainda compõe os quadros do PT, o qual fez questão de dizer que “precisamos de mudança em Brumado, então vejo no nome de Carlinhos Moura essa mudança, pois, ele, além de ter um vasto conhecimento político, tem trabalho prestado para o município, além de ser um brumadense” e, num tom mais animado destacou que “temos que parar de dar votos para políticos de fora, que vem aqui só de 4 em 4 anos e depois só nos mandam migalhas. O brumadense tem que mostrar que é inteligente, por isso acredito nessa proposta do PTC que é um grupo que está se desenvolvendo e mostrando uma nova consciência política”. Carlinhos Moura agradeceu o apoio e destacou que “fico muito feliz em receber um apoio tão representativo como esse do ex-vereador Dedéu, que é uma liderança política importante de nossa cidade. Ele é mais um que virá para somar ao projeto da pré-campanha que vem crescendo a cada dia, o que nos anima para continuarmos nessa jornada”.



Lídice da Mata é excluída da chapa governista; PSB nacional fica irritado

A senadora Lídice da Mata acabou ficando de fora da chapa majoritária governista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A exclusão da senadora Lídice da Mata (PSB) da chapa majoritária do governador da Bahia Rui Costa (PT) causou irritação na cúpula do PSB nacional, com quem o PT negocia uma aliança visando a disputa pelo Palácio do Planalto. Segundo a própria Lídice, em reunião com ela em Brasília, dirigentes da legenda que compõem a Executiva Nacional demonstraram insatisfação com a situação local. A Bahia, assim como Amapá e Pernambuco, é tratada como prioridade para o PSB nas conversas com a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann. “É claro que a executiva nacional está acompanhando e não está satisfeita com posicionamentos que caminham na direção de não nos fortalecer. O PT nacionalmente tomou uma decisão de priorizar uma aliança com PSB e PCdoB, mas isso tem que ser além do papel, o PT tem que expressar isso na ação, nas posições concretas que tomar em cada estado. E o PSB só vai deliberar tendo isso como função. Caiu mal internamente no meu partido. Fui a grande defensora do PT, do governo do PT e da presidente Dilma”, afirmou a senadora baiana, ao chegar a um ato político em defesa da sua reeleição, na terça-feira, 19, em um hotel de Salvador. O ato, convocado por aliados de Lídice, teve o objetivo de empurrar o desgaste da decisão “no colo” do PT, afirmam interlocutores do PSB. Contudo, a proposta de que a senadora concorra a deputada estadual, será aceita, afirmam. A legenda dela também foi convidada pelo governador Rui Costa para ocupar a suplência do pré-candidato ao Senado Jaques Wagner. O governo ainda prometeu fazer um esforço junto a prefeitos aliados para garantir a eleição de Lídice e de mais dois pré-candidatos a deputado federal do PSB. Lídice, aliada histórica do PT na Bahia, foi alijada da composição estadual encabeçada por Rui Costa para abrir lugar para PP e PSD. As duas legendas terão, respectivamente, as vagas de vice-governador e senador na aliança que tentará a reeleição do governador petista. O atual vice João Leão (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (PSD), serão os nomes da chapa. A outra vaga de senador será ocupada pelo ex-governador e ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner (PT).



Falha no Sistema fez usuários da Coelba voltarem às lotéricas para pagar as contas, mas pagamentos ainda estão suspensos

(Reprodução)

Casas lotéricas em toda a região sudoeste permanecem sem receber pagamentos de contas de luz. Nesta terça-feira (19), circulou uma noticia na região de que as contas de energia elétrica voltariam a ser pagas nas casas lotéricas, o que deixou a população aliviada, tanto que muitas pessoas procuraram os estabelecimentos para realizar o procedimento, no entanto tudo não passou de um erro no sistema. De acordo com o diretor do Sindicato das Lotéricas da Bahia (Sinloba), Fred Pontes, relatou que a liberação realmente ocorreu, mas devido uma falha, que desbloqueou o sistema. ”Devido a alguma falha, ouve realmente essa liberação, essa captação dessa movimentação  na rede, mas não havia nada oficial,  possivelmente foi uma falha do suporte tecnológico da Caixa, que habilitou essa função no sistema deixando disponível, mas logo foi pedido que fosse suspendido até segunda ordem o recebimento”, explicou o diretor do Sindicato. As lotéricas que receberam o pagamento de algumas contas de energia, realizaram o estorno das contas recebidas e irão fazer o pagamento nos locais autorizados. Os pagamentos seguem sendo realizados em locais especializados, especialmente farmácias, mas, por falta de mais funcionários e um aparato tecnológico maior, as filas sempre são grandes deixando os consumidores muito irritados.  



‘O que era para ser para o lazer, acabou se tornando esconderijo de bandidos’, afirmam moradores de Umburanas

A quadra foi construída há 6 anos, mas, segundo os moradores se tornou um monumento do abandono (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A comunidade de Umburanas é uma das localidades do meio rural que mais vem sofrendo com o crescimento da criminalidade, tanto que, recentemente, os moradores chegaram ao ponto de capturarem um bandido e amarrá-lo numa pilastra. Segundo eles um dos pontos que mais vem favorecendo essa situação preocupante é uma quadra poliesportiva que foi construída há 6 anos, só que, como não recebeu manutenção, acabou ficando abandonada e se tornando um verdadeiro “esconderijo do crime”, onde, primeiramente meliantes se reúnem para consumir drogas e, o que é pior, outros utilizam o local para realizar roubos e assaltos na região. Segundo o morador Rogério Caetano (51), “realmente o lugar se tornou um antro da maldade, onde o uso de entorpecentes é flagrante, chegando a ponto de se esconderem motos roubadas no local”. O morador Délio Teixeira de Souza (37), explicou que “a praça ficou bonita, mas a quadra ficou abandonada, impedindo que tenhamos uma área específica para a prática de lazer, espero que o poder público reveja essa situação, pois além de se criar lazer para os moradores, com a devida recuperação deste equipamento público, o local ficaria mais seguro e afugentaria os bandidos”.

O retrato do abandono é flagrante (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Atletas brumadenses confirmam boa fase e conseguem grandes resultados na Calangos Eco Trial 2018

Os atletas brumadenses deram mais um show de performance durante a Calangos Trial 2018 (Fotos: Divulgação)

O Esporte sempre tem em suas vertentes as diversidades e mudanças, e, dentre elas, as corrida de rua começam a ganhar uma grande notoriedade, já que oferecem um ambiente sempre muito competitivo, onde a resistência e as técnicas são mais predominantes. Nesse último domingo (17) a cidade de Vitória da Conquista, foi palco de uma dos mais importantes eventos desse gênero na região, que foi a Calangos Eco Trial 2018, uma corrida realizada num cenário muito desafiador, cheio de pedras, terra, buracos, mato e lama. A equipe brumadense mais uma vez esteve presente e como já é uma constância, obteve resultados muito significativos, inclusive com a presença no pódio. Comprovando que os atletas da “capital do minério” estão num nível cada vez mais elevado, a joia do atletismo local, Taiane Lima (Tatá) venceu a prova dos 12km Geral Feminino, confirmando a sua ótima fase. Já o grande ícono da Maratona de Brumado, o fantástico Serginho do Campo, conseguiu a 3ª colocação nos 12km Geral Masculino, que teve ainda o atleta Everton “Avatar”, chegando logo atrás em 4º. Já o incansável Zé Carlos cruzou a linha em 2º lugar na categoria 30/39 anos. Makarius, outra revelação do atletismo brumadense, obteve um excelente tempo, mesmo não chegando ao pódio. Um dos grandes motivos do sucesso dos atletas brumadenses são os diversos apoios de empresas locais, que estão apostando na modalidade e já estão recebendo uma resposta comercial positiva.



Lia Teixeira comemora mais uma importante conquista que foi obtida por meio do seu mandato parlamentar

A vereadora Lia Teixeira comemorou a publicação para a licitação da obra no Diário Oficial da Prefeitura de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um dos grandes dramas vivenciados pelos moradores da região dos distritos de Umburanas e Cristalândia, bem como das comunidades de Várzea de Areia, Morrinhos, Barreiro Branco e Roça de Baixa é o forte déficit no abastecimento, tendo que se levar em conta que na região foi construída a Barragem do Rio das Contas, que serve Brumado e outros municípios circunvizinhos. Diante deste paradoxo hídrico, a vereadora Lia Teixeira (PDT) iniciou a sua luta, mesmo no período eleitoral, na busca de atender à essa grande necessidade das centenas de famílias que residem na região. Em seus primeiros contatos com o deputado federal Arthur Maia (DEM), o mesmo se prontificou a anteder o pedido, o que realmente se concretizou com a liberação dos recursos por parte da união. Agora, o próximo passo, seria a realização do processo licitatório, o qual, teve a sua confirmação por parte de uma publicação no Diário Oficial da Prefeitura de Brumado, o qual ocorrerá no próximo dia 03 de julho, às 09h, na sede do Paço Municipal. Caso tudo ocorra de forma normal, as obras ainda poderão ser iniciadas no segundo semestre deste ano, o que alegrará ainda mais os mais de mil habitantes que moram na região que será beneficiada com a obra. A vereadora Lia Teixeira não escondeu a sua satisfação ao relatar que “realmente é uma vitória histórica e ficamos muito satisfeitas por ter participado dessa conquista que concretizará a realização de um dos maiores sonhos dos moradores dessa região”. Ela ainda destacou que “tenho que agradecer o grande empenho do deputado Arthur Maia, que, desde os primeiros contatos, se mostrou muito receptivo e garantiu que iria buscar os recursos junto ao governo federal, o que realmente aconteceu”. E finalizou dizendo que “agora vamos em busca de novas conquistas, pois representamos a região de Cristalândia e Umburanas e comunidades adjacentes sempre buscando dar o melhor de nós, pois conhecemos de perto a realidade e as necessidades dos moradores”.



Brumado: Escola Santa Rita abre 'Arraiá da Educação' com shows de quadrilhas juninas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com apresentações programadas para os cinco dias desta semana, a Secretaria de Educação, abriu oficialmente nesta segunda-feira (18), o Arraiá da Educação. O evento, ocorre até a próxima sexta-feira, dia 22, com programação das escolas municipais entre 17h às 21h. E quem estreou na segunda foi a Escola Municipal Santa Rita, onde a animação tomou conta do anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Segundo os professores, o projeto busca resgatar a cultura das festas juninas na cidade. Com a praça toda decorada pelos próprios profesores, com bandeirolas nas cores do Brasil, o forró foi em ritmo de Copa do Mundo. A titular da Secretaria Municipal de Educação, Edinéia Ataíde, destaca a diversidade das cores no São João da Educação. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Iniciamos nesta segunda mais uma grande festa da nossa cultura popular, primando pela diversidade das nossas manifestações, dos nossos folguedos, para proporcionar ao público uma vasta e alegre programação que agrade a brumadenses e visitantes", observou Edinéia. Ao som do forró, é claro, os pais presente entrou no clima junino e caíram no arrasta pé. Dando continuidade aos Shows, hoje (19) haverá apresentações das Creches Municipais e o encerramento sera com a apresentação da Galinha Pintadinha. "Estamos muito satisfeitos com o início de mais um São João da Educação. Vamos mostrar toda a forma e diversidade da Cultura brumadense com festas como essa, movimentando a educação no município", destacou uma das professoras.



Brumado: Campanha de vacinação contra influenza foi prorrogada até o dia 22 de junho

Foto: Conteúdo l 97News

A Secretaria de Saúde do município informa que a campanha de vacinação contra influenza está prorrogada até sexta-feira (22). Até o último dia 15 deste mês a SESAU informou que foram vacinados cerca de 82,49% do público alvo (gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, indígenas e pessoas privadas de liberdade). Após esse período, as doses restantes passarão a ser ofertadas também para crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos, grupo que não estava previsto inicialmente na campanha, mas também considerado como um dos mais vulneráveis à complicações pela gripe. A oferta dependerá da disponibilidade de vacinas ainda disponíveis no município. A meta é vacinar 90% do público-alvo. A SESAU comunica ainda que as pessoas que ainda não vacinaram, devem procurar a sua unidade de saúde.



Arraiá Pé de Serra 2018: Organização agradece o apoio dos colaboradores e exalta os avanços obtidos com a festa

O evento foi muito bem organizado, com muita segurança e alegria (Foto: 97NEWS)

Realmente foi um grande salto de qualidade que deu a um dos eventos juninos mais emblemáticos de Brumado o status de referência, o Arraiá Pé de Serra, que teve a sua 12ª edição neste último final de semana. Organizado pela Associação de Moradores do Bairro Baraúnas, que tem a frente a competente presidente Claudia Leite, a festa superou todas as expectativas, tendo no fator segurança, logística e alegria seus pontos altos. Muito bem organizada, num lugar bem mais amplo, mais arejado e muito bem escolhido, a 12ª edição do Arraiá Pé de Serra foi um divisor de águas para os eventos juninos em Brumado, mostrando quando a união, harmonia, parcerias fortes é capaz de se organizar um grande evento sem altos custos. As apresentações musicais foram de encher os olhos e um dos pontos altos foi a apresentação da Quadrilha do Bairro Baraúnas, que, como sempre deu um espetáculo de emocionar. Por fim a associação fez questão de parabenizar o grande público presente que deu um tom ainda mais especial ao evento que teve uma avaliação positiva muito significativa. Nossa equipe falou também com o vereador Elias Piau, que é membro da associação e deu uma grande participação, dando o melhor de si para que o evento pudesse atingir os objetivos propostos. “Essa festa já é tradicional, que acontece há mais de 10 anos, então, nesse novo momento buscamos dar uma dimensão ainda maior, o que foi obtido, pois o reconhecimento foi total”, declarou. Piau ainda fez questão de destacar que “quero exaltar também o grande trabalho de todos da associação, em especial da presidente Claudia Leite e também o apoio da Prefeitura Municipal, que deu uma importante contribuição para que a logística da festa fosse tão boa como foi”. E encerrou dizendo que “com certeza, em 2019 a 13ª edição do Forró Pé de Serra será ainda melhor, com novas atrações e ainda melhor estruturada. Até lá então!”. Veja fotos e vídeo abaixo: 



Em nova ação em prol da zona rural de Brumado, Zé Carlos de Jonas participa de cerimônia junto com o governador Rui Costa

O vereador Zé Carlos de Jonas, juntamente com o presidente da Associação do Capote, João Batista, recebendo as chaves do trator das mãos do governador Rui Costa (Foto: 97NEWS)

A história é a grande testemunha do grande número de ações e atividades que o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) vem realizando ao longo dessas últimas duas décadas. Sempre em sintonia fica com os principais anseios e necessidades das comunidades rurais de Brumado, Zé Carlos vem buscando, de forma incessante, sempre novas conquistas. Nessa segunda-feira (18), o vereador pode comemorar mais uma conquista importante, desta feita que irá beneficiar a Comunidade de Capote, que fica na região do Distrito de Ubiraçaba. Dona de uma das maiores culturas de maracujá do município, a comunidade de Capote, que engloba também as localidades de Baraúna, Zé Gomes, Quixaba, Lagoa do Cipó, agora poderá desenvolver com muito mais resultados os seus trabalhos, já que recebeu, por meio do seu presidente, João Batista Cordeiro, a chave de um trator com todos os implementos agrícolas que irão beneficiar mais de 100 famílias que tiram a sua renda das produções de maracujá. O vereador Zé Carlos de Jonas, juntamente com o presidente João Batista agradeceu o governador Rui Costa e também o deputado federal Daniel Almeida (PC do B), que foi o interlocutor junto ao governo do estado para o que o equipamento agrícola fosse liberado.

Ao lado do deputado federal Daniel Almeida recebendo a importante conquista para as mais de 100 famílias que moram na região (Foto: 97NEWS)


Brumado: Mais uma obra da Embasa atrapalha o desenvolvimento urbano da cidade

A obra de um bueiro aberto pela Embasa não foi concluída e vem impedindo a continuidade dos servições de atualização urbana pela prefeitura (Foto: 97NEWS)

Já são anos que o “filme se repete”, onde obras iniciadas pela Embasa e não concluídas acabam trazendo transtornos para o município, atravancando o crescimento da cidade e mostrando falta de compromisso da empresa com a cidade. Na grande maioria dos casos, os buracos são abertos para fazer os reparos na rede, mas, os mesmos ficam abertos, sem que os serviços sejam terminados. Desta feita são as obras de atualização urbana na região do Bairro Santa Tereza, mais precisamente na Rua Israel Dias de Oliveira, onde um bueiro que foi aberto e não teve o serviço terminado, deixando, além dos riscos para os condutores de veículos, o impedimento aos moradores de não poderem ter uma de suas reivindicações atendidas, já que a prefeitura municipal fica “engessada” de dar continuidade aos serviços de atualização urbana no local, os quais estão criando um aspecto de modernidade para aquela região da cidade que é uma das que mais vem se desenvolvendo na atualidade.



Deputado Daniel Almeida garante recursos para o São Pedro dos Olhos d’Água

O São Pedro dos Olhos d'Água ganhou status de uma das melhores festas juninas da região (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Numa parceria com a administração “Educar Para Libertar”, comandada pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, PSB, que a cada dia vem obtendo resultados muitos positivos para o município, o deputado federal Daniel Almeida, PC do B, que foi o responsável pelos recursos para reconstrução do Estádio Gilbertão, da reforma do Ginásio Poliesportivo do Bairro São José e da Praça de Estacionamento da Cesta do Povo, dentre outras obras, continua garantindo mais recursos para o município. Nos próximos dias começam as obras de requalificação do campo da Vila presidente Vargas, além de recursos para o calçamento de várias ruas da cidade. Na última quinta-feira (14), desta feita a área de Cultura que foi alvo de mais uma ação para o município. Em reunião com o Superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, o deputado garantiu recursos de R$ 80 mil, para realização do tradicional festejo do São Pedro no Bairro Olhos D’água. As ações do deputado Daniel Almeida, não param por ai, pois no próximo dia 30, será entregue um trator agrícola que atenderá as comunidades do Capote e Baraúnas na região de Ubiraçaba. O vice-prefeito, Édio Pereira (PC do B), parceiro histórico de Almeida, destacou que “nos próximos meses serão anunciadas novas ações do deputado que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida do povo de Brumado e com isso Daniel vai se firmando como legítimo representante do município”. Sobre a atribuição da conquista feita pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PR), que anunciou na mídia local que foi ele o responsável pela liberação dos R$ 80 mil para a festa, Édio fez questão de declarar que “primeiramente isso não condiz com os fatos, pois foi por meio da interlocução feita por Daniel junto a Serin e a Bahiatursa que os recursos foram liberados” e subiu o tom ao dizer que “acredito que o deputado Vitor Bonfim está querendo dar ‘beijo com a boca cos outros’, pois essa questão que ele cita não existiu. Acredito que tenha que fazer é uma prestação de contas dos seus feitos por Brumado nestes 4 anos de mandato, já que ele teve quase 5 mil votos aqui. Ao que todos sabem ele, por vaidade, acabou indo assumir a secretaria de agricultura e acabou tendo apenas o enfoque nessa questão, ajudando novos municípios e se esquecendo de Brumado, que, repito, ele teve a sua maior votação no estado”.

O deputado Daniel Almeida garante ter sido o autor da interlocução que foi a responsável pela liberação dos recursos para o evento (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Brumado: Prefeitura antecipa 50% do 13º salário dos servidores para o dia 20 de junho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Servidores municipais ativos de Brumado vão receber o pagamento da primeira parcela do 13º salário antecipadamente. Os valores estarão depositados nas contas dos servidores no dia 20 de junho. O pagamento da parcela foi autorizado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos na última semana. Segundo o Secretário da pasta, João Nolasco, “a data prevista no Estatuto dos Servidores para o pagamento do 13º salário é 20 de dezembro, mas o prefeito decidiu adiantar o pagamento porque o município se planejou antecipadamente e está condições financeiras de fazê-lo”. Ainda segundo o secretário, com o esforço empregado pela Administração Municipal visando viabilizar o adiantamento do 13º salário dos servidores, teremos cidadãos movimentando a economia de nossa cidade, podendo quitar suas dívidas e fazer novas compras.  Além disso, aquecer ainda mais o comércio brumadense no mês de junho do ano corrente é de grande valia, já que estamos no período junino e de Copa do Mundo.



Donos de lotéricas cobram o fim de impasse entre a Caixa Econômica e Coelba; empresários pedem a população para acionar o Ministério Público

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Filas enormes e demora no atendimento deixa consumidores irritados, e donos de lotéricas já buscam solução. Nesta segunda-feira (18), um grupo formado por proprietários de casas lotéricas de várias cidades da Bahia, se reuniram em Salvador para pedir uma intermediação junto ao governador Rui Costa para que haja uma solução para o problema que já começa a afetar milhões de baianos. Além disso, a comissão pedirá ao governo, reforço de policiamento nas áreas que possuem os estabelecimentos. Segundo eles, os locais se tornaram alvos de constantes assaltos na Capital e no interior do Estado. Os pequenos empresários pediram ao governador uma solução no impasse entre a Coelba e a Caixa Econômica Federal para que eles voltem a receber os pagamentos das contas de luz. De acordo com o presidente do Sindicato de Lotéricos do Estado da Bahia, Ronaldo Mateone, a Coelba alega que a CEF interrompeu um contrato que era vigente até 2019 para efetuar um reajuste de 54%, o que fez com que a concessionária de energia recusasse o prosseguimento da prestação de serviço. Os empresários também orientam aos consumidores para que os mesmos acionem o Ministério Público da Bahia. Ainda segundo eles, tudo para que o PM ajuize uma ação civil pública, contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), do Grupo Neonergia, por ter suspendido o contrato com a Caixa, deixando milhões de consumidores sem acesso fácil ao pagamento dos boletos fornecidos pela empresa.



Alternativa FM em Luto: Faleceu na noite desta segunda-feira a 'Dona Neuza' mãe do secretário Ivan Oliveira

O acidente aconteceu por volta das 19h30 (Foto: Luciano Santos l 97News)

Faleceu na noite desta segunda-feira (18), por volta das 19h30 a mãe do secretário da Rádio Alternativa FM de Brumado, Neuza Maria Alves de Oliveira, 74 anos, 'Dona Neuza' como era conhecido pelos brumadenses. Neuza veio a falecer nesta segunda após o caminhão com placas de Brumado, em que ela viajava ter tombado na BA-148, próximo a comunidade de Lagoa Funda. A equipe do 97NEWS esteve no local, e constatou que o veículo voltava de uma feira livre que acontecia no distrito de Iguatemi, município de Livramento de Nossa Senhora. Já no trecho próximo ao matadouro municipal, por volta das 19h10, um caminhão guincho realizava a retirada de um veículo Gol branco que pertence a prefeitura de Piatã, que havia caído na ribanceira no fim da tarde do mesmo dia. Segundo relatos de testemunhas, que sobreviveram ao acidente, o caminhão guincho não sinalizou o trecho com cones, apenas com as luzes de emergência, e ao descer o trecho da rodovia que não fornecia boa visualização, o motorista do caminhão que transportava os feirantes, para não bater no fundo do guincho, tentou desviar e caiu na ribanceira. 

 

Com o forte impacto no lado do passageiro, a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito (Foto: Luciano Santos l 97News)

Ainda segundo as testemunhas, seis pessoas viajavam na carroceria do caminhão e mais duas na cabine do motorista. Com o impacto do acidente, Dona Neuza, que viajava na cabine, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. As ouras vítimas tiveram apenas escoriações leves e foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. Dona Neuza deixa um espaço vazio no coração de todos os amigos e familiares. Neuza, moradora do Bairro São José, era muito querida pelos morados e sempre muito bem-humorada gostava de trabalhar como vendedora de frutas e verduras. Várias são as manifestações de apoio a família em luto nas redes sociais nesse momento. O velório acontecerá na sua residência, no Bairro São José.

O veículo da cidade de Piatã estava sendo removido por um guincho antes do acidente fatal (Foto: Luciano Santos l 97News)

Confira nota da Alternativa FM

NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da Senhora Neuza Maria Alves de Oliveira, 'Dona Neuza', mãe do nosso colaborador, Ivan Oliveira. Dona Neuza, assim conhecida, era moradora do bairro São José, com trabalho e seriedade conquistou o carinho e o respeito de toda a população de Brumado. Deixamos nosso apoio e súplicas a Deus para que conforte os corações de todos os familiares e amigos.



Salvador: Policial é preso por negociar armas com suspeitos de tráfico

Foto: Ilustrativa

Um policial militar foi preso na segunda-feira (18) acusado de negociar armas com suspeitos de tráfico de droga, através de uma outra pessoa. O policial, que não teve a identidade revelada, foi preso pela Polícia Civil e a ocorrência foi registrada no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. O PM foi encaminhado para  4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano).



Equivocados: Brasil tem a 2ª população mais fora da realidade do mundo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A pesquisa global Perigos da Percepção 2017 foi realizada em 38 países. No ranking, que compara opiniões da população com dados da realidade, os brasileiros só estão atrás dos sul-africanos. As informações coletadas foram comparadas com dados de fontes oficiais, resultando no "Índice da Percepção Equivocada". O ranking aponta as distorções entre opiniões e realidade. Os piores resultados foram em 1º lugar, África do Sul, em 2º lugar Brasil, em 3º Filipinas, em 4º Peru  e em 5º lugar Índia. A Ipsos entrevistou 29,1 mil pessoas dos 38 países, entre 28 de setembro e 19 de outubro, e a pesquisa mostrou que apenas 7% das pessoas entrevistadas no mundo pensam que a taxa de homicídio em seu país é menor do que em 2000. No entanto, ela é significativamente menor na maioria dos países. No Brasil, a taxa de homicídios é a mesma de 2000, mas 76% dos entrevistados acreditam que ela é maior. O Brasil também está fora da realidade quando a pergunta é qual é a proporção de brasileiros conectados à rede social Facebook. Os brasileiros acham que 83% da população está na rede social, mas a realidade é bem diferente: 47% dos brasileiros acessam a rede. Outro dado interessante é que todos os países acreditam que a gravidez na adolescência seja mais frequente do que é na realidade, especialmente na América Latina e África do Sul. Os brasileiros foram os que mais erraram essa questão. O dado oficial é 6,7%, mas os entrevistados pensavam que fosse 48%. Mas não podemos comemorar: dos 38 países pesquisados, o Brasil é o que tem a maior taxa de gravidez na adolescência. O mais preocupante com os resultados desta pesquisa é que percepções erradas geram diagnósticos errados dos problemas do país e, consequentemente, soluções inadequadas. 



Crea realiza da Caravana BIM em Brumado e mais 16 cidades da Bahia

Foto: Reprodução

Levar informação e conhecimento sobre a tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) aos profissionais da área tecnológica. Esta é a proposta da Caravana BIM 2018, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, que pretende visitar 17 municípios do interior e a Capital Baiana. A ideia é formar profissionais de engenharia, arquitetura e construção, além de estudantes universitários. As primeiras cidades que receberam o projeto foram Feira de Santana e Lauro de Freitas. Este é o segundo ano da Caravana BIM. Em 2017 o projeto atingiu cerca de 5 mil pessoas, entre profissionais e estudantes. A iniciativa é coordenada pela arquiteta Laura Matos. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site. O BIM representa uma ferramenta revolucionária, trazendo importantes mudanças na área tecnológica. Desde a utilização de novos métodos de trabalho, até novas posturas de relacionamento entre os profissionais envolvidos (arquitetos, projetistas, consultores, incorporadores e construtores). Além de Brumado, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Juazeiro, Paulo Afonso, Jacobina, Alagoinhas, Camaçari, Jequié, Vitória da Conquista, Guanambi, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas, estão inseridas na Carava BIM.



Comandante da PM não confirma que mortes em Feira tenham relação com homicídio de policial

Foto: Reprodução l A Tarde

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, não confirmou que os sete homicídios em Feira de Santana em somente 3 horas neste domingo (17) tenham relação com a execução de um policial militar, também neste final de semana. “O que temos certeza é que foram praticados por grupos criminosos”, disse o coronel, explicando que os crimes serão investigados. “O delegado regional está trabalhando em várias vertentes e em breve dará coletiva informando mais coisas”, falou. O comandante também lamentou a morte do soldado da Polícia Militar Wagner Souza de Araújo, que foi baleado fora de serviço ao tentar impedir um assalto contra um casal. “Nosso policial foi um guerreiro. Isso demonstra seu espírito na defesa das pessoas. Aqui eu externo em nome da corporação o que estamos sentindo nesse momento”, acrescentou, em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (11).