ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

Proposta que permite venda direta de etanol aos postos ganha urgência

(Foto: Reprodução)

Os senadores aprovaram em Plenário nesta terça-feira (12) a urgência na tramitação do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 61/2018, que autoriza o produtor de etanol a vender o produto diretamente aos postos de combustíveis. A proposta susta o artigo 6º da Resolução 43/2009, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que só permite ao fornecedor comercializar o etanol com outro fornecedor cadastrado na ANP, com um distribuidor autorizado pela agência ou com o mercado externo.Para o autor do projeto, senador Otto Alencar (PSD-BA), a recente crise institucional causada pelas paralisações de caminhoneiros contra a alta no preço dos combustíveis fez surgir a necessidade de alterar a política de comercialização do setor. Segundo o senador, a limitação imposta pela ANP “produz ineficiências econômicas ao impedir o livre comércio através da venda direta entre produtores de etanol e postos de abastecimento”. Ao sustar a proibição, explica o senador, cria-se a alternativa dos fornecedores adquirirem o etanol, tanto das distribuidoras, quanto das usinas e das destilarias, incrementando a concorrência do mercado de combustíveis e, consequentemente, a redução no preço do produto para o consumidor final. Com a urgência, a proposta passa a constar na Ordem do Dia da próxima sessão deliberativa da Casa.



Passando por processo de renovação, Seleção de Voleibol de Brumado participa dos Jogos de Inverno 2018

(Foto: Divulgação)

Nos dias 9 e 10 de junho aconteceu a 3ª edição dos Jogos de Inverno da cidade de Itarantim-BA, o torneio que teve um alto nível de competição, tendo a participação da renovada seleção de voleibol de Brumado, que contou com alguns atletas mais experientes, mas, na sua grande maioria, com os novos jovens atletas que vem se formando em nossa cidade. A Seleção de Brumado mostrou que vem a cada dia buscando mais seu espaço no cenário do voleibol baiano, e vem por essa agradecer as empresas parceiras do projeto, e apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.



Rui Costa está fechando ciclo de apoios; parceria com Brumado ainda está incerta

A aliança entre Rui Costa e o prefeito de Brumado ainda está no campo das incertezas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Para muitos a vida política do governador Rui Costa (PT) está navegando nos mares da tranquilidade, tanto que há os que acreditam que ele está com a “mão na taça” mesmo antes do jogo começar. Só que, como dizia o sábio Salomão que “o orgulho precede a queda”, o governador garante que está mantendo o “pé no chão” e buscando o máximo de apoios possíveis para a recondução do seu cargo de chefe do executivo baiano. Questionado pela imprensa nesta terça-feira (12) sobre o nome que irá compor a chapa majoritária, já que ele garantiu que isso aconteceria na primeira semana de junho que, inclusive já se findou, Rui somente se limitou a dizer que “vou conversar com Leão assim que ele chegar da China”. Sobre a pressão que aumentou de forma considerável nos últimos dias, ele argumentou que “quem não faz pressão para aquilo que quer, não cria ambiente favorável. A vida real não é um cemitério. A mim cabe ouvir todo mundo e, com serenidade, tomar decisão. Neste aspecto a questão da composição vai levar mais em conta cenário estadual do que nacional”. Então diante disso, o governador irá intensificar a sua agenda na busca de consolidar os apoios, pois o prazo se encerra no dia 07 de julho. No âmbito de Brumado as especulações são muitas, mas já há quem “aposte todas as fichas” que o governador irá rejeitar o apoio do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), pois, já teria sido convencido por amigos e assessores que o gestor brumadense seria uma “persona non grata” para o PT. 

A aliança já teria sido até confirmada, mas acabou retrocedendo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo fontes ouvidas pelo 97NEWS, um dos principais interlocutores nesse sentido foi o próprio ex-secretário estadual de agricultura, o deputado estadual Vitor Bonfim (PR), que já estaria em rota de colisão com Vasconcelos e, devido a isso, estaria trabalhando a favor da aliança com o grupo oposicionista local, tanto que já se cogita que o governador poderá até compor o palanque da oposição que está em vias de ser finalizado. Caso a aliança para as eleições de outubro não se consolide entre o prefeito e o governador, Brumado poderá ser ainda mais prejudicado, já que foram feitas as promessas, de “pé juntos” inclusive, pelo próprio governador, que em sua última visita ao município em dezembro de 2017 garantiu que iria iniciar, de forma gradual, as obras do esgotamento sanitário e também da ampliação da Barragem de Cristalândia, mas que, até agora não aconteceram e, pelo “andar da carruagem”, neste ano de 2018 não deverão acontecer. Diante dessas promessas não cumpridas, que são dinamizadas pela falta de uma participação mais ativa do governo do estado em Brumado nesses últimos 18 meses, que segundo comentários de bastidores, pode chegar ao ponto inacreditável de se encerrar a parceria com a UTI do HMPMN, a qual estaria na “corda bamba”, com incertezas nos repasses, o que, caso venha a ocorrer, poderia provocar desdobramentos graves para o município. Mesmo com o advento da Copa do Mundo, que costuma, historicamente, deixar a política para um plano inferior, Rui Costa garante que irá selar seus apoios nos próximos dias, colocando assim fim a esse suspense.



Salvador: Segurança tenta impedir criança de comer em shopping; empresa pede desculpas

Foto: Reprodução l Vídeo

Na tarde de segunda-feira (11), um segurança do Shopping da Bahia tentou impedir um rapaz de pagar um almoço para uma criança que vendia balas dentro do estabelecimento. No vídeo, de mais de cinco minutos, que o rapaz compartilhou em suas redes sociais é possível ver o segurança cercando a criança e o rapaz impedindo que a comida seja paga. É possível também ver o momento em que ele arremessa a bandeja que o menino seria servido e em seguida vai em direção a criança e tenta pegá-lo na força. O rapaz então intervém e continua a tentativa de pagar o almoço. “Eu querendo dar o almoço ao menino aqui e o segurança dizendo que vai me tirar do shopping a força e o menino também. Bora ver. Ele vai comer, eu vou pagar…Eu não estou pedindo nada, eu vou pagar “, diz irritado o rapaz durante a gravação. “Ele não vai comer, meu trabalho é esse”, dispara o segurança. O segurança só recua quando outros seguranças chegam e um deles tenta apaziguar a situação e permite que a criança coma. Nesse momento, o rapaz explica que a criança chegou perguntando se ele poderia comprar uma bala em sua mão para ajudá-lo e ele preferiu pagar o almoço. Em nota, o Shopping da Bahia pediu desculpas. “O Shopping da Bahia vem a público pedir desculpas pelo ocorrido. A postura adotada não condiz com o treinamento recebido pelos funcionários, tanto que a atitude tomada pelo supervisor de segurança reforça o direito do cliente e o acolhimento com a criança. Reforçamos que nossa operação atua em alinhamento com órgãos de defesa dos direitos humanos, como o Conselho Tutelar e o Juizado de Menores. O empreendimento reforça ainda que, em seus 42 anos de história, sempre teve orgulho de manter uma relação de proximidade e respeito com seus clientes, valorizando a cultura e o povo da Bahia”.



Fã pede dinheiro a Xuxa para tratamento médico e resposta da apresentadora surpreende

Foto: Reprodução l Facebook

A apresentadora Xuxa Meneghel mostrou que tem um bom coração e decidiu ajudar uma fã que pediu quantia em dinheiro para o tratamento contra uma doença no olho. A seguidora relatou nesta segunda-feira (11) que sofre com Diplopia e explicou: “O cérebro manda duas imagens de um objeto só”. “Tudo fica duplicado e, no meu caso, só se resolve com cirurgia. Sinto tonturas e fortes dores de cabeça. Parei de estudar, não posso trabalhar e a cirurgia custa 7 mil reais. Não tenho como arcar com isso. Em 2017, tentei de tudo pelo SUS e não consegui”, lamentou a internauta. Xuxa respondeu e foi direta: “Thiara, coloca a conta aqui”. A fã respondeu: “Eu agradeço de coração o apoio e por ter me respondido”.

 

Foto: Reprodução l Facebook


CE aprova isenção do Ecad para rádios comunitárias

(Foto: Divulgação)

A proposta (PLS 410/2017) do senador Hélio José (Pros-DF) isenta as rádios comunitárias do pagamento de direitos autorais ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). O texto ainda dispensa a necessidade de autorização para a execução das músicas. Hélio José lembrou que estas rádios não tem fins lucrativos e estão proibidas de fazer publicidade ou receber patrocínio. E argumentou que a cobrança do Ecad acaba prejudicando e inviabilizando o funcionamento das comunitárias. A relatora, senadora Fátima Bezerra, (PT-RN) explicou que existem quase cinco mil rádios comunitárias outorgadas no país, que funcionam em baixa potência, com um alcance limitado. Bezerra destacou o trabalho destas emissoras, que prestam serviços e ajudam a dar voz e valorizar a cultura regional, além de democratizar a comunicação. O projeto aprovado pela CE deve ser analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça.



Bancos irão alterar seu horário de atendimento em dias de jogos da seleção brasileira

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Os bancos vão atender em horário diferenciado durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos jogos às 9h, horário do embate com a Costa Rica, o expediente será das 13h às 17h. Quando a bola rolar às 11h, os bancos abrem das 8h30 às 10h30 e retornam às atividades das 14h às 16h. Nas partidas marcadas para as 15h, caso do terceiro jogo dos brasileiros, as agências operam das 9h às 13h. Para quem quiser pagar contas, a Febraban informa que canais de atendimento estarão disponíveis. São eles: caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do banco no celular (mobile banking) e as operações bancárias por telefone. Segundo a entidade, a recomendação entra em vigor “por motivos de segurança das agências e de transporte de valores”. A Febraban esclarece, ainda, que os bancos deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos do Brasil, com uma com antecedência mínima de 48 horas.



Brumado: Conheça a história da PRVB; primeira rádio da cidade

Foto: Arquivo Histórico de Brumado

O rádio marca a história de Brumado, cidade do Sudoeste Baiano. Nesta reportagem, a intenção é fazer um recorte desta história apresentando o que foi a primeira rádio do município, seu primeiro locutor e como este meio de comunicação colaborou para o desenvolvimento da cidade registrando momento importantes. Mas do que uma grande reportagem, esse material pretende ser um documento que preserva um pedaço da história.

Reportagem - Luan Vinicius Ferreira

Orientação - Cibele Barbosa

Imagens - Wilson Filho

Fotos - Arquivo Histórico Municipal de Brumado

Equipe Técnica - Lucas Chaves, Marcos Túlio, Thiago Alves, Wesley Coutinho

 



CAASE agradece as doações recebidas para as atividades com usuários e familiares e parabeniza Brumado pelos seus 141 anos

As doações que chegaram à CAASE na última semana (Foto: Divulgação)

Desde que criou o link com Brumado e microrregião, a Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE), em Barretos (SP), vem recebendo doações que vem auxiliando na realização das atividades oferecidas aos pacientes. Doações de material de limpeza, alimentos e acessórios que estão sendo utilizados nas ações direcionadas aos pacientes atendidos no Hospital de Câncer vêm contribuindo para que os procedimentos possam continuar sendo realizados. As doações chegam de forma coletiva por moradores das cidades de Livramento e Brumado, que são recebidas pelas famílias que ali moram durante o tratamento. Como forma de agradecimento, toda a equipe da CAASE vem agradecer publicamente pela colaboração da população com as doações, que fazem uma diferença significativa na qualidade do cuidado que a unidade preza em oferecer aos seus usuários. Aproveitando o ensejo, a instituição vem parabenizar Brumado pela passagem do seu aniversário de 141 anos de emancipação política. "Hoje não poderia ser melhor uma data melhor para compartilhar esta foto com vocês, a qual é um registro das doações que todos desta cidade, quando digo todos, é a parcela que mais precisa, os pacientes do hospital do amor em Barretos, que somos amparados pela casa de apoio CAASE, que através dela, faz com que muitos pacientes de Brumado e Livramento sejam encaminhados para Barretos. Apenas com a ajuda da população recebemos doações toda semana por parte desse povo tão querido dessa cidade. Então no dia de hoje, essa foto representa o quanto os brumadenses são solidários com todos aqueles que precisam. Parabéns Brumado, pelos seus 141 anos, isso é digno de aplausos", diz a nota enviada a Redação do 97NEWS.



Presidente do Legislativo e prefeito participam de audiência buscando a instalação de Grupamento de Bombeiros em Brumado

(Foto: Divulgação)

Dando continuidade ao projeto de instalação de um grupamento do Corpo de Bombeiros em Brumado, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos juntamente com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos estiveram em audiência na cidade de Salvador nesta segunda-feira, 11, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia. Na reunião efetivada com o Comandante Geral, Coronel Telles foi solicitado a implantação do Grupamento visto a grande necessidade deste importante benefício em razão dos fatos já ocorridos na cidade e visando atender a uma população de aproximadamente 400 mil pessoas, já que seriam englobados municípios da região que também não possuem o Grupamento. Léo Vasconcelos salientou que a audiência foi muito produtiva e o Comando do Corpo de Bombeiros bastante receptivo a tudo que foi explanado, sendo que estará em companhia do prefeito Eduardo Vasconcelos em Vitoria da Conquista, já nesta terça-feira (12.06) para de forma ampla expor ao Comandante do Grupamento, Major Valdir Ferreira Júnior toda a estrutura do município para que o Corpo de Bombeiros possa vir a fazer uma vistoria, tendo como prosseguimento a escolha de local para dar continuidade ao tão esperado projeto de instalação do Grupamento. O presidente da Câmara de Vereadores ainda destacou que essa ação já vem sendo buscada desde o ano de 2013, quando a então vereadora Liu Vasconcelos foi autora do projeto que solicitava a instalação do Corpo de Bombeiros em Brumado, mas que, infelizmente, na época não foi dado continuidade pela administração. ”Hoje com o total envolvimento do executivo municipal estamos confiantes que conquistaremos esse tão necessário benefício para Brumado e cidades vizinhas”, pontuou Léo Vasconcelos.

(Foto: Divulgação)


Brumado: Arthur Maia é duramente vaiado pela população durante evento de aniversário da cidade

O deputado Artur Maia acabou sendo duramente vaiado durante a cerimônia de abertura do evento (Foto: Reprodução Youtube 97NEWS)

O preço de ter sido o relator do Projeto de Reforma da Previdência, - o qual acabou tendo que ser abortado pelo governo federal -, continua trazendo várias situações constrangedoras para o deputado federal Arthur Maia (DEM), que, ao que tudo indica, irá ter que carregar esse ônus durante a sua tentativa de recondução ao cargo. Isso ficou mais uma vez comprovado nesse último final de semana durante os festejos do aniversário de 141 anos de emancipação política de Brumado. Maia que se fez presente no palco na hora da abertura do evento acabou recebendo uma sonora vaia por parte do grande público que compareceu à Praça Coronel Zeca Leite, o que acabou prejudicando o seu discurso.  Sob gritos de "Huuuuu! Huuuuu!", o deputado tentou citar as indicações que ele trouxe para o município, especialmente a Faculdade de Medicina, mas mesmo assim isso não impediu o forte protesto popular, que ainda o classificou como “golpista”. Após o pronunciamento o deputado não quis falar com a imprensa. Mas aos mais próximos no dia ele teria confessado que "nunca me importei com críticas. Vamos comemorar o aniversário da cidade". Assim que saiu do palco, Maia se dirigiu juntamente com o prefeito Eduardo Vasconcelos para um camarote próximo ao palco, onde também tinha uma base da Polícia Militar. Em Brumado, esse foi o primeiro protesto sofrido pelo parlamentar. Diferente de Maia, o prefeito Eduardo Vasconcelos foi bem recebido pelo público, composto de muitos vereadores e secretário. Eduardo agradeceu a presença da população e declarou seu amor a Brumado citando seus trabalhos nos setores de infraestrutura, saúde e principalmente educação, ao final de seu discurso, ele parabenizou a cidade e fez a abertura do evento. Já os vereadores que estavam programados para se pronunciarem, após a desagradável vaia dada pelo público ao deputado federal não quiseram usar o microfone, e preferiram sair do palco no melhor estilo “à francesa”, também em direção ao camarote do prefeito.Confira o vídeo abaixo: 



Livramento: Caixas d'água e tubos fortalecem a irrigação agrícola no município

Foto: Divulgação

A comunidade de Pedrinhas, no distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, recebeu dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) caixas e tubos para serem usados pela população na irrigação de suas produções agrícolas. Os equipamentos foram adquiridos através de emendas dos parlamentares e entregues pelo Ceforc – Centro de Formação e Organização Comunitária, no domingo (10). O presidente do Ceforc, Hugolino Lima, que organizou a entrega do material aos produtores locais, ressaltou a importância do desenvolvimento comunitário no município e região e agradeceu o apoio e parceria dos deputados Waldenor e Zé Raimundo no fortalecimento das frentes políticas que atuam em defesa do povo sertanejo. Já o presidente da Associação de Pedrinhas, Lourivaldo Ribeiro disse que “os reservatórios e tubos são benefícios importantes para os agricultores familiares dessa comunidade, pois é uma ação de fortalecimento e convivência com o semiárido livramentense”, agradecendo também o apoio dos deputados. Ao todo, Waldenor e Zé Raimundo estão destinando a Livramento 3.500 unidades de tubos, 200 caixas d’água com capacidade para 500 litros de armazenamento e 5 caixas d’água de 5000 litros cada.



‘A intenção dele sempre foi puxar Brumado para baixo’, afirma secretário de Saúde sobre as declarações de vereador oposicionista

O secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, foi agudo em suas declarações (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Crítico ferrenho da atual administração, sendo considerada hoje a “voz solitária” da oposição, o vereador Zé Ribeiro voltou a fazer questionamentos quanto à área de saúde municipal, os quais não deixaram de ter um posicionamento de esclarecimento do secretário municipal da pasta, Claudio Feres. Num tom mais agudo, ele asseverou que “infelizmente esse vereador que sempre puxou Brumado para baixo, mais uma vez, mostra que não conhece seu município e acaba, por falta deste conhecimento, falando o que não sabe. Da mesma forma que foi contra a implantação do serviço de hemodiálise agora vem questionar o serviço de saúde municipal sem conhecimento dos fatos”. E deu continuidade argumentando que “a saúde sempre foi e será uma das prioridades da administração, tanto que em 01 ano e meio de gestão já ampliamos a atenção básica do município em mais três equipes, implantamos o programa Melhor em Casa (atendimento de pacientes que podem ficar internados no conforto do lar). Atualmente estamos acompanhando 30 pacientes e temos potencial para 60, ampliamos a oferta de cirurgias eletivas, chegando a quase 200 cirurgias mês e zerando a fila de espera de cirurgia geral, ortopédica, urológica, plástica etc... Implantamos 20 leitos de UTI adulto e neonatal, assumindo 40% dos custos das UTIs que atendem a região de saúde e ajudamos a zerar a fila de espera da central de leitos de Vitória da Conquista, que regula os leitos de UTI da região”. E num tom ainda mais otimista citou que “em  2018 chegamos a marca de 32% de investimentos com recursos próprios em saúde, superando a média nacional que é 22,5%, está aí a prova incontestável do nosso compromisso com a saúde pública.  

A UTI é considerada um marco no setor de saúde pública de Brumado e microrregião (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Realmente a nossa UTI ainda carece de retaguarda de neurocirurgião, mas já solicitamos um credenciamento junto à SESAB para implantação de neurocirurgia no HMPMN, infelizmente foi negado, mas não iremos desistir”. E finalizou narrando que “ao invés de denegrir a imagem da saúde do município, o vereador deveria procurar saber ou até mesmo buscar apoio com seu deputado para o credenciamento da neurocirurgia para Brumado. Por fim o projeto Glaucoma, não somos nos os responsáveis pela desassistência, o Ministério da Saúde fez um corte significativo no programa e não definiu como ficaria o atendimento, atualmente acompanhamos 4800 pacientes e o recurso dá apenas para tratar 1600, portanto nosso problema não é um novo credenciamento e sim uma revisão do teto para os cinco estados do Nordeste (Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Alagoas) afetados com o corte. A OMS diz que 2 % da população tem glaucoma, a população afrodescendente tem maior propensão à doença, a região Nordeste tem uma população negra maior que a sul e sudeste, não podemos tratar igual regiões com características diferentes. Essa decisão do retorno do glaucoma não é uma decisão da secretaria de saúde de Brumado, esse recurso é dos 21 municípios pactuados e estamos lutando junto ao COSEMS e CONASEMS para rever essa situação com o MS. Então, para concluir, esse que se diz defender os interesses do povo nunca nos procura para que possamos esclarecer as dúvidas, ele prefere criticar, pois é o caminho mais fácil”.



Otimismo, alegria e tranquilidade marcam os festejos do aniversário dos 141 anos de Brumado

Um grande público compareceu aos festejos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado comemorou nesta segunda-feira (11), o aniversário de 141 anos de sua emancipação política e, desta feita, a administração municipal realizou dois dias de festa na Praça Coronel Zeca Leite. A atmosfera de incertezas que foi dimensionada pela recente greve dos caminhoneiros, acabou dando lugar à alegria, com um evento marcado pelo otimismo e pela paz, tendo na questão da segurança um dos destaques, com um trabalho de excelência realizado pela 34ª CIPM, que manteve a ordem e a tranquilidade com muita competência. Com início no sábado (09), os festejos foram abertos pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, que fez um balanço de suas ações nesses primeiros 18 meses de gestão, dando um enfoque especial para a área educacional, que foi elencada como prioridade. Em seguida se apresentaram a Banda Forró Acesso, o cantor Cris Pimenta e a Banda Magnatas, que fizeram o grande público presente vibrar e se alegrar num clima agradável que deu o tom dos festejos. No domingo (11) foi a vez do irreverente Fann Estourado, do “rei do arrasta-pé”, Ed Rossi e, fechando a grade musical, a Banda Rasta Chinela, que fez o povo “forrozear” em grande estilo.

O prefeito Eduardo Vasconcelos destacou os avanços obtidos e disse que agora Brumado já tinha motivos para comemorar (Fotocomposição: 97NEWS)

A avaliação da população foi positiva, principalmente na área da organização, tanto que segundo estimativas, cada noite contou com a presença de cerca de 6 mil pessoas, que lotaram a praça, comprovando a tese de que brumadense é apaixonado por festa. Segundo a argumentação da atual gestão, neste momento de crise, não se pode deixar o fator cultural de lado, então, mesmo sob o esteio da austeridade, foi realizado um evento que agradou a todos, o qual confirmou a tradição da forte musicalidade dos artistas locais, que deram um show de interpretação. “No ano passado ainda não tínhamos muitos motivos para comemorar, então, não foram realizados os festejos, mas, agora em 2018 já foram obtidas conquistas históricas como a UTI, atendendo assim o grande anseio dos brumadenses” declarou o chefe do executivo que emendou dizendo que “hoje a administração está realizando obras estruturantes importantes como a canalização dos riachos, a urbanização de inúmeras vias, além de projetos que irão dinamizar sobremaneira o setor de infraestrutura. Outra ação importante será o acesso com pavimentação asfáltica e a atualização das áreas que ficam no entorno das escolas municipais, inclusive as do meio rural. Isso é um passo muito importante que irá contribuir ainda mais para o grande salto qualitativo que está sendo promovido. Vale também ressaltar que até o final de nossa gestão as 30 escolas municipais estarão todas funcionando no sistema de ensino integral. Então já estamos tendo vários motivos para comemorar e iremos continuar nesse ritmo, pois como sempre frisamos, nada resiste à força do trabalho”.

A segurança promovida pela PM proporcionou um clima de tranquilidade aos festejos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Barra da Estiva: Acusado da morte da estudante Rhanna Kevila é preso pela Polícia

O principal suspeito de ser o autor do crime, Carlito Camilo de Souza, já está custodiado na carceragem da 20ª Coorpin (Foto: Divulgação Polícia Civil)

A morte brutal da estudante Rhanna Kevila da Silva Almeida, 15 anos, está sendo considerado um dos crimes mais impactantes da história do município de Barra da Estiva, localizado na região da Chapada Diamantina. A adolescente teria sido estuprada e morta a facadas, dentro de sua residência, na Rua Michele Pires, no centro da cidade no dia 1º de junho. Uma forte comoção popular e, consequentemente, uma pressão para se resolver o crime fez deu o start para as investigações que foram comandadas pela 20ª Coorpin, que mais uma vez comprovou seu índice positivo de resolutividade, prendendo nesta segunda-feira (11), o principal suspeito de ser o autor da barbárie, Carlito Camilo de Souza. De acordo com informações passadas pela Polícia, o acusado foi reconhecido por sistemas de monitoramento eletrônico, sendo que as imagens, juntamente com depoimentos das testemunhas e, consequentemente, interrogatório do suposto autor dos crimes, substanciariam a expedição do Mandado de Prisão. Carlito foi encaminhado para a delegacia de Brumado, onde se encontra custodiado á disposição da justiça.



Fann Estourado se apresenta na festa de Aniversário de Brumado e se destaca no evento

Foto: Divulgação

O artista brumadense, Fann Estourado, se apresentou na noite de domingo (10), na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), na festa em comemoração ao aniversário de 141 anos de Brumado, e foi o grande destaque da festa. O artista animou todo o público presente com seu repertório diversificado com muito forró e sertanejo e foi a apresentação mais comentada do evento pelo público de forma positiva. O público se animou e cantou junto com o músico. Além do repertório, a equipe de músicos qualificados foram o diferencial para a apresentação de sucesso. Fann Estourado é sucesso por onde passa, dando um show de profissionalismo e comprometimento com seu público.



Copa do Mundo: Mais da metade dos brasileiros estão desinteressados

(Foto: Reprodução)

O desinteresse dos brasileiros com a Copa aumentou às vésperas do início da disputa na Rússia, marcado para esta quinta-feira (14). O primeiro jogo do Brasil será domingo (17), contra a Suíça, às 15h. De acordo com a pesquisa nacional do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e realizada na semana passada, 53% dos brasileiros afirmam não ter nenhum interesse pelo Mundial, isso em um ano eleitoral, com a economia fraca e ainda na ressaca de uma manifestação de caminhoneiros que quase paralisou o país. No final de janeiro, o índice de desinteressados era de 42%. Segundo o Datafolha, a marca de agora é a pior às vésperas do torneio desde 1994, quando o instituto fez a pergunta pela primeira vez. O desinteresse pelo Mundial da Rússia se destaca entre as mulheres (61%), pessoas de 35 a 44 anos (57%), moradores da região Sul (59%) e aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos (54%). O Datafolha ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios na quinta (7) e sexta-feira (8), e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Cercados pela polícia, suspeitos jogam drogas em vaso sanitário e são presos

Foto: Divulgação l PM/BA

Três homens suspeitos de tráfico foram presos na cidade de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina, após serem cercados e tentarem esconder porções de maconha em um vaso sanitário, segundo informou, neste domingo (10), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Os suspeitos, Jardiel Aparecido Francisco de Oliveira, 22 anos, Daniel da Silva Santos, 21, e Felipe Freitas dos Santos, 21, formavam uma quadrilha de tráfico na cidade, conforme a polícia. Eles foram localizados por agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada. Além das porções de maconha, celulares e embalagens plásticas foram encontrados. O comandante da Cipe Chapada, major PM Ricardo Passos, disse que foi a segunda quadrilha de traficantes desarticulada nas últimas 48 horas na região. A outra foi na cidade de Nova Redenção.



Otimista, Bolsonaro espera arrecadar até R$ 15 milhões em vaquinhas virtuais

Foto: Reprodução

O deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidente da República pelo PSL, tem uma projeção um tanto otimista para as doações que poderá receber na pré-campanha. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o parlamentar tem uma projeção otimista e acredita que receberá até R$ 15 milhões. A expectativa se dá ao considerar o alcance que o pré-candidato possui nas redes sociais. Até o momento, Bolsonaro já consultou cerca de dez empresas que operacionalizam vaquinhas virtuais, mas ainda não bateu martelo e sequer tem data para lançar sua plataforma de doações.



Homem atira contra platéia durante show gospel no sul da Bahia

Foto: Ilustrativa

Três pessoas ficaram feridas após um homem efetuar disparos, no final da noite de sexta-feira (8), durante um show gospel, em Eunápolis, sul da Bahia. Segundo informações da polícia, o autor chegou armado na festa e disparou contra platéia e fugiu. Ele tinha como alvo um homem, que acabou sendo atingido. Outras duas pessoas foram atingidas na coxa e pé por engano. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Eunápolis e não correm risco de morte. Até o fechamento desta matéria, o autor ainda não tinha sido identificado. Motivação segue investigada pela polícia.