ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Conquista: Jovem de 18 anos é presa ao tentar levar cocaína, armas e munições em ônibus

Gabriel, ex-jogador do Flamengo, estará presente no Futebol Solidário 2021

Caminhão baú de Brumado tomba entre o Distrito de Cascavel e Mucugê

Brumado: Mulher encontra quase R$ 2 mil próximo a banco e procura por dono da quantia

Infectologista da Clínica Mais Vida, em entrevista a TV Sudoeste, fala sobre o Dia Internacional da Luta contra a AIDS

Empresário Emanoel Araújo participa do lançamento da pré-candidatura de ACM Neto

Tema Livre Podcast desta semana recebeu o produtor de eventos e artista plástico 'Kezinha'

Municípios relatam atraso em entrega de vacina BCG; cidades sofrem com desabastecimento

Criança morre depois que parede de casa desaba em Itapetinga

Governo da Bahia publica mudanças em mais de 50 comandos da Polícia Militar

Infectologista da Clínica Mais Vida fala sobre o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e a importância do diagnóstico precoce

Dom Basílio: Morre o blogueiro Aderson Caires, vítima de doença neurodegenerativa

Política: Jair Bolsonaro assina filiação ao PL

Homem em estado grave aguarda transferência do Hospital Municipal de Brumado para uma unidade de saúde em Vitória da Conquista

PM algema homem a moto em movimento em São Paulo e vídeo viraliza

Menina de 12 anos morre após cair de telhado em Ilhéus

Homem é preso suspeito de tentar subornar policiais na Chapada Diamantina

Dois casos da variante ômicron são confirmados no Brasil

Governo Federal pede que 625 mil devolvam o auxílio emergencial

Seabra: Grupo é preso acusado de usar e repassar R$ 1,3 mil em notas falsas



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2017"

Brumado: Depoimento em rede social mostra mudança de postura no atendimento do Hospital Magalhães Neto

Alvo de inúmeras críticas por parte da população, o HMPMN já apresenta mudanças positivas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um depoimento de uma internauta nas redes sociais pode ser a comprovação de uma mudança de postura muito positiva por parte da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao atendimento no Hospital Magalhães Neto, que estaria prestes a ser regionalizado pelo governo do estado. Alvo de intensas críticas por parte da população, o HMPMN parece estar entrando em novos tempos, ainda mais que no próximo mês já está previsto o funcionamento da tão sonhada e esperada UTI. Segundo ela, a sua vó precisou ser internada na unidade e foi muito atendida pelos funcionários e, principalmente, pelos médicos. Claudia Souza, que é uma conhecida fotógrafa da cidade narrou em seu post que “obrigado a toda a equipe do Hospital Magalhães Neto pelo show de profissionalismo” e ainda destacou que “aos médicos Dr. Bruno e Dr. Danilo obrigado pela atenção aos seus pacientes”. A declaração pode mesmo estar comprovando novos tempos para o Magalhães Neto que deverá ter no próximo mês de julho o funcionamento da UTI, que será um marco para o setor da microrregião. Confira abaixo o depoimento feito no Facebook: 

(Reprodução: Facebook)


Vitória encerra categorias sub-16 e 18 da base do clube

Fotos: Divulgação/EC Vitória

Muitos assuntos vieram à tona na coletiva de apresentação do meia Carlos Eduardo. Perguntado sobre o futuro da divisão de base rubro-negra,  gestor de futebol do Vitória, Petkovic, anunciou o fim de duas categorias e justificou o motivo de uma delas. “Vamos ter cinco categorias. O sub-13, 14, 15, 17 e 20. A gente tem uma idade que vai sair, não vai poder jogar a Taça São Paulo. O Sub-20 vai ser formado por jogadores que vão poder jogar a Taça São Paulo, e também por aqueles que a gente acha que vão poder completar o profissional. A gente entende que não tem necessidade de ter a categoria sub-18, a gente entende que o sub-20 pode suprir isso”, disse Petkovic. Vários atletas serão dispensados e outros remanejados. A exemplo do treinador da equipe sub-18, Ferreira, que com o fim da categoria, será auxiliar técnico do sub-17 e 20.



Sua saúde em primeiro lugar: Centro Médico São Gabriel agora oferece acompanhamento otorrinolaringológico

Foto: Divulgação

No Centro Médico São Gabriel você também pode contar com a especialidade de otorrinolaringologia com o Dr. Gláuber Aguiar. Os clientes terão acesso a um serviço de alta qualidade além dos serviços de video-endoscopia nasal, video-laringoscopia, teste da orelhinha, audiometria com impedanciometria, consultas e cirurgias em otorrinolaringologia. Então, diante de tudo isso, não perca tempo e faça já o agendamento da sua consulta pelo telefone (77) 3441-1502. Os atendimentos acontecerão todas as sextas-feiras no Centro Médico São Gabriel, que fica localizado na Praça dos Meira, 164, no centro de Brumado.



Mãe brumadense que vive em MG relata caso raro de obesidade com seu filho de 5 anos que desafia a Ciência; ‘me ajudem, pois não sei mais o que fazer’

A brumadense Fabíola de Fátima Carvalho na busca de uma solução para o caso do filho Guilherme

Existem certos casos que desafiam a ciência e, dentro deste contexto, a brumadense Fabíola de Fátima Carvalho de 35 anos, nascida na Comunidade de Umburanas, zona rural de Brumado e que vive em São João Del Rei há muitos anos, entrou em contato com a equipe do 97NEWS na busca de ajuda para o seu filho Guilherme Carvalho, de apenas 5 anos, o qual vem sofrendo muito com um caso raro de obesidade que ainda não foi desvendado pela medicina. Segundo ela, Guilherme já está pesando 61kg e o seu sofrimento vem aumentando de acordo com o peso já que não pode executar atividades peculiares às crianças como, correr, jogar bola, subir em escadas. O pai Germano Elias de Carvalho, de 40 anos, conta que é muito triste ver o filho numa situação desta e relata "ele é uma criança, ele quer brincar, correr com os amigos, mas infelizmente não consegue". Guilherme nasceu com cansaço respiratório, ficou na UTI uma semana, até receber alta e atualmente ele tem 61 kg e de acordo com a organização Mundial da Saúde, na idade dele, 5 anos deveria estar pesando entre 14 e 24 kg. A cada mês de vida ele adquire em média 3 kg, quando o normal, são 700g. 

 

Guilherme está com 5 anos e já pesa 61kg e, até o momento, a medicina não descobriu a causa de sua obesidade progressiva 

 

A mãe conta que quando bebê, Guilherme mamava o tempo inteiro dizendo que "eu trabalhava agarradinho com ele, e ele mamando, e parecia que ele não tinha mamado. Eu o amamentei até um ano de idade, nos seis primeiros meses, era somente leite materno, e nessa época, ele já pesava 18kg.” Ela ainda relata outra situação muito constranges já que enfrente um forte preconceito, porque muitas pessoas pensam que os pais são os responsáveis pelo excesso de peso da criança, "você entra num lugar e as pessoas olham uma para outra e falam, olham estranho para ele, as crianças chegam e falam, que ele é gordo. Quanto postávamos fotos deles nas redes sociais as pessoas me criticavam, porque eu estava postando fotos de um menino gordo", conta chorando Fabíola. A mãe já procurou todo tipo de ajuda, nutricionistas, endocrinologistas, pediatras, cardiologistas, fez até exames para comprovar se Guilherme tem gigantismo, ou alguma outra disfunção genética, mas nenhum laudo aponta a causa do sobrepeso. Ana Carolina Valadares, pediatra do Guilherme diz que ele precisa com urgência da ajuda de uma equipe multidisciplinar citando que" não tem saciedade, a fome dele é excessiva, ele tem um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, o que eu acredito é que Guilherme precisa de um tratamento multidisciplinar em outra cidade que tenha o suporte para isso." O caso que desafia a ciência, é cercado de mistérios, mas Fabíola mantem a esperança e acredita que a medicina possa encontrar uma resposta. "Eu peço pelo amor de Deus que alguém que tiver vendo a minha história, que me ajude de alguma forma", finaliza chorando. Maiores informações e contato podem ser feitos por meio do telefone: (32) 99944-9722. Veja vídeo: 



Caetité recebe concerto gratuito de música nesta sexta-feira, 30

Foto: Lenon Reis

O município de Caetité recebe nesta sexta-feira, 30, o concerto Música de Câmara no Interior, com as apresentações do grupo Toque Brasileiro, do NEOJIBA, e de alunos do Conservatório de Música Anísio Teixeira. O evento é gratuito e acontece a partir das 20h, na Casa Anísio Teixeira. Esta é a quarta das dez edições do Música de Câmara no Interior. A ação integra a programação do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, que será realizado nos dias 29 e 30 de junho no município. Além das apresentações, cerca de 50 alunos do Conservatório de Música Anísio Teixeira devem participar, durante os dois dias, de oficinas de técnica instrumental ministradas por multiplicadores do programa NEOJIBA. Todas as atividades são gratuitas e fazem parte das comemorações dos dez anos do programa. O Conservatório de Música oferece aulas gratuitas de violão, flauta doce e transversal e coral para crianças, jovens e adultos de Caetité. Mara Ledo, diretora da Casa Anísio Teixeira, destaca a parceria com o NEOJIBA, iniciada em 2015. “Contar com esse apoio do NEOJIBA, com a metodologia utilizada no projeto e as oficinas de música, nos ajuda a ampliar e aperfeiçoar cada vez mais o nosso trabalho”. O projeto Caravanas Pedagógicas conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Caetité, conta com a parceria da Fundação Anísio Teixeira.



Atendendo indicação do vereador Elias Piau, prefeitura inicia recuperação dos brinquedos das praças

Os brinquedos do parquinho da Praça Zeca Leite já foram reparados em atendimento à indicação de Elias Piau (Fotos: Facebook)

Desde o início do seu mandato parlamentar, o vereador Elias Piau (PV) mostrou uma grande preocupação com os equipamentos públicos e, diante disso, fez várias indicações importantes nesse sentido. Uma delas, muito pertinente por sinal, feita no final de fevereiro, se referiu ao estado de conservação dos brinquedos das praças públicas, já que, em algumas delas a situação era preocupante, que poderia, inclusive, causar acidentes nas crianças. Após subsequentes cobranças, a administração municipal iniciou nesses dias a recuperação dos brinquedos, especialmente do parquinho da Zeca Leite, o qual é utilizado por centenas de crianças todos os dias. O vereador Elias Piau, por meio do seu perfil no Facebook agradeceu o atendimento à sua indicação e ressaltou a importância da oferta de lazer para os brumadenses. “O povo precisa de lazer e com qualidade, então, após verificarmos o estado deficitário dos brinquedos das praças públicas entramos com a indicação para reverter esse quadro” explicou o vereador que ainda destacou que “agora os reparos estão sendo feitos, então, cabe a nós agradecer o atendimento ao nosso pleito que visava evitar acidentes com as crianças e também o bem estar de nossa população”. 

(Fotos: Facebook)


Em busca do corpo perfeito, Jessica optou por colocar a vida em risco, diz médico

(Foto: Reprodução)

Foi enterrado na tarde desta quarta-feira (28) o corpo da jovem Jéssica Avelino Morais, de 25 anos, que morreu após passar mal enquanto treinava em uma academia, na noite da terça-feira (27), em Salvador. A cerimônia foi realizada no Cemitério da Ordem Terceira de São Francisco, localizado na Ladeira Quintas dos Lázaros, também na capital baiana. Dezenas de amigos e familiares da jovem compareceram ao sepultamento e prestaram as últimas homenagens a ela. Ainda não há informações sobre as causas da morte da morte da jovem, mas os pais de Jéssica Avelino acreditam que o uso de anabolizantes possa ter influenciado. Segundo eles, a jovem fazia consumo das substâncias para ganhar massa muscular mais rapidamente e que, antes de morrer, pediu desculpas pelo uso dos medicamentos.  O uso de substâncias anabolizantes pode provocar doenças hepáticas e cardiovasculares, de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), doutor Fabio Trujilho. Nesta terça-feira (27), a vendedora Jéssica Avelino Morais, 25 anos, morreu após passar mal dentro de uma academia no bairro de Tancredo Neves. Familiares da jovem disseram em entrevista à TV Bahia que ela já havia feito uso de oxandrolona e stanozoland stanozolol, anabolizantes derivados da testosterona. Outros parentes, no entanto, negam que Jéssica fizesse o uso das substâncias. Só um laudo atestará a causa da morte de Jéssica. Trujilho explica que o efeito de hipertrofia desejado pelas pessoas que usam as drogas não se limita aos músculos dos braços e pernas. “O coração também é um músculo e, quando ele aumenta de tamanho, pode provocar arritmias e até levar a uma parada cardíaca”, afirmou o especialista. A endocrinologista e conselheira do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) Diana Viegas diz que o aumento da musculatura cardíaca demanda mais oxigênio para funcionar. “Uma das principais causas de morte de quem usa anabolizantes é o infarto, o que é bastante incomum para uma pessoa jovem”, explicou. Outro grave risco é o de desenvolvimento de tumores no fígado.



Causas do acidente com o radialista `Maluco do Veneno´ pode ter sido alta velocidade e capacete sem a jugular

Foto: Composição l 97news

Após 41 dias do acidente que acabou tirando a vida do radialista Sinval de Souza, o "Maluco de Veneno", a Polícia Civil já está quase concluindo as investigações sobre o que realmente causou a colisão, que envolveu duas motocicletas, em uma estrada vicinal de Tanque Novo, zona rural de Malhada de Pedras. A outra vítima envolvida no acidente, o agricultor Salvador Souza Almeida, de 47 anos, registrou um boletim de ocorrência, na 20ª Coorpin de Brumado, na semana seguinte ao fato, afirmando que na hora do acidente, Maluco estava em alta velocidade. Salvador disse ainda que Maluco do Veneno teria desequilibrado a motocicleta na estrada vicinal, e vindo cair ao solo momentos depois, foi quando o mesmo que estava em outra motocicleta, e vinha em sentido contrário, não conseguindo frear, passando por cima da vítima, e caindo em seguida. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência (BO), o agricultor diz que assim que "Maluco" caiu da moto, seu capacete voou de sua cabeça, e o mesmo ficou deitado reclamando de muitas dores no peito. Como não havia sinal de celular para ligar para emergência, um outro motociclista que passava no local, foi até a sede do município e chamou o resgate. Segundo testemunhas, do momento do acidente até a chegada do resgate, levou cerca de 20 minutos. Quando ambulância chegou, Sinval foi levado até o Centro Médico de Malhada de Pedras, onde houve o pronto atendimento médico, como seu estado era grave, a equipe entendeu que Sinval tinha que ser transferido para Vitória da Conquista com urgência, mas como a distância era grande, cerca de 190 km, ele poderia não sobreviver, foi então que os médicos decidiram passar pelo Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde "Maluco" foi medicado e feito todos os preparativos para o transporte até a cidade vizinha. Mas devido a gravide dos ferimentos, Sinval de Souza lutou pela vida até o dia 22 de maio, onde acabou falecendo, aos 61 anos no Hospital de base de Conquista.



Vereador Lek Cabeleireiro visita setor de obras e constata que 3 máquinas estão quebradas

As máquinas se encontram paradas (Fotos: Assessoria Parlamentar)

Continuando a cumprir a sua agenda positiva de atividades parlamentares, as quais vêm comprovando uma grande sintonia com as grandes necessidades da população brumadense, o vereador Lek Cabeleireiro (PV), preocupado com a infraestrutura da cidade, desta feita procurou o responsável pelo setor de máquinas que realizam os trabalhos de manutenção de vias e estradas do município para saber o motivo das mesmas não estarem operando. De acordo com o responsável 3 máquinas estão quebradas, dentre elas uma patrol e os reparos ainda não foram feitos (foto abaixo). O parlamentar, na oportunidade, ressaltou que várias ruas do Bairro Irmã Dulce e Malhada Branca estão em estado precário e precisam de urgente reestruturação, já que estão praticamente intransitáveis.  Após uma produtiva conversa com o responsável, o mesmo garantiu ao vereador Lek que em breve o problema será sanado e as máquinas retornarão ao trabalho. Mais uma vez o vereador Lek salientou que não está fazendo mais que a sua obrigação como vereador, que é indicar, fiscalizar e lutar pelos cidadãos brumadenses.

(Foto: Assessoria Parlamentar)


Nasce 1º filho do sertanejo Gustavo Lima; cantor será uma das atrações do Forró do Mica

(Fotos: Reprodução Instagram)

Nasceu, na noite desta quarta-feira (28), o primeiro filho do cantor sertanejo Gustavo Lima e da modelo Andressa Suita. Gabriel veio ao mundo através de parto normal, pesando 3.510 kg e medindo 51cm. O nascimento do menino foi anunciado por Andressa, através do Instagram. "Naturalmente, assim veio nosso filho ao mundo, não há dor ou nada que supere esta emoção que vivemos juntos", afirmou a mãe. Mas foi o tio do bebê, irmão de Andressa, que postou a primeira foto do pequeno. “Titio tem umas coisas para te ensinar sobre as mulheres e sobre ser homem, porque já chega de moleque na família”, alfinetou. O cantor irá se apresentar no próximo sábado (01) em Livramento de Nossa Senhora no Forró do Mica. 



Greve Geral: Sindicato dos Bancários confirma paralisação das atividades

Foto: Conteúdo l 97News

O Sindicato dos Bancários da Bahia confirmou nesta última terça-feira (27) que a categoria vai participar da greve geral marcada para esta sexta (30). O presidente da entidade, Augusto Vasconcelos, disse em entrevista a imprensa que agências bancárias de todo o estado devem estar fechadas. A decisão foi tomada em assembleia realizada no último dia 19 e ratificada nesta terça. "O entendimento é de que a greve vai ser forte para dar uma resposta aos ataques aos direitos trabalhistas. Essa é uma decisão nacional", declarou Vasconcelos. O presidente do sindicato ressaltou que só vai poder mensurar a adesão ao movimento no dia da greve geral.



WhatsApp libera função para apagar mensagens enviadas

(Foto: Reprodução)

Uma função muito aguardada no WhatsApp, finalmente está começando a ser liberada aos usuários. O recurso "Anular" chega para deixar que você apague mensagens enviadas — diferente da capacidade atual, se você apagar uma mensagem de alguma conversa no seu celular, ela também será apagada do celular do destinatário. Porém, existem algumas "regras" para isso. "O recurso Anular permite que você anule uma mensagem específica enviada para um grupo ou para uma conversa individual. Você só pode anular uma mensagem até cinco minutos após seu envio. Uma vez que os cinco minutos se passaram, não há nenhuma maneira de anular a mensagem", explica o WhatsApp. Isso significa que, se você enviar alguma mensagem, tem até cinco minutos para considerar se realmente quer apagar ou não o que escreveu. A novidade já está listada na área de FAQ no site oficial do WhatsApp e, ao que tudo indica, os usuáros vão começar a receber a funcionalidade entre as próximas semanas. "As mensagens que você anular com êxito desaparecerão das conversas dos seus contatos. Da mesma forma, se você vir 'Esta mensagem foi anulada' em uma conversa, isso significa que o remetente anulou. No Android, simplesmente toque e segure continuamente na mensagem para que ela seja destacada, em seguida toque no Botão Menu > Anular.  No iPhone e Windows Phone, simplesmente toque e segure continuamente na mensagem para que ela seja destacada, em seguida toque em Anular



Ex-primeira-dama da Paraíba tem celular hackeado e fotos íntimas vazadas na internet

De acordo com Pâmela Bório, uma denúncia de crime cibernético com base na “Lei Carolina Dieckmann” vai ser feita à Polícia Federal (Foto: Reprodução)

Ex-primeira-dama da Paraíba Pâmela Bório divulgou na noite da terça-feira (27) que teve fotos íntimas vazadas na internet. Segundo ela, as imagens foram adquiridas por meio de um aparelho celular que foi hackeado entre os anos de 2013 e 2014, período em que ainda era casada com o governador Ricardo Coutinho (PSB). De acordo com Pâmela, uma denúncia de crime cibernético com base na “Lei Carolina Dieckmann” vai ser feita à Polícia Federal. Segundo a assessoria da PF na Paraíba, ainda não houve nenhuma comunicação à polícia. Em uma postagem feita no seu perfil pessoal do Instagram, Pâmela Bório explica que recebeu fotos pessoais antigas e que o rastreamento dos compartilhamentos das imagens vai ser feito.



Sua saúde em primeiro lugar: Centro Médico São Gabriel agora oferece acompanhamento de Angiologista

Foto: Divulgação

O Centro Médico São Gabriel oferece a partir de agora em seu quadro de especialidades médicas, o tratamento de varizes e tromboses, preenchimento de vasos, aplicação de espuma, ultrassonografia vascular com doppler de carótidas, além do tratamento de feridas crônicas nos pés. A Clínica São Gabriel, vem ampliando o seu portfólio, oferecendo um mix de serviços de excelência, e acabou de celebrar mais uma importante parceria com a conceituada angiologista Dra. Sidinéia Rocha. Os clientes terão acesso a um serviço de alta qualidade também na área de angiologia. Então, diante desta grande novidade, não perca tempo e faça já o agendamento da sua consulta pelo telefone (77) 3441-1502. Os atendimentos acontecerão todas as terças-feiras no Centro Médico São Gabriel, que fica localizado na Praça dos Meira, 164, no centro de Brumado.



Crise com o Planserv: Usuários relatam que hospitais já estão recusando o plano

(Fotos: Reprodução)

A situação dos usuários do plano de saúde Planserv, do Governo do Estado, piora cada vez mais. Com os atendimentos limitados no hospital Português desde a semana passada, o problema agora estende-se para o hospital Santa Izabel. Pacientes usuários do plano procuraram o BNews e relataram as dificuldades para marcar exames, inclusive o chamado Pet-Scan - que é um exame de imagem que utiliza uma substância radioativa para rastrear células tumorais no organismo. "O paciente está em tratamento e agora terá que parar porque o exame não pode ser marcado. Absurdo. O hospital afirma que o plano está descredenciado", revelou uma fonte do site. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do hospital que, por meio de nota, afirma que "por decisões que assegurem a boa gestão da unidade, está readequando sua cota de atendimentos eletivos do Planserv, em conformidade com o mesmo, a fim de garantir a correta manutenção do contrato firmado. O atendimento nas emergências segue acontecendo normalmente". Já o Planserv, também por meio de nota, ressalta que "a respeito da relação do Planserv com o Santa Izabel, esclarecemos que não há nenhum cancelamento de serviços credenciados com este Hospital. Mesmo assim, entramos em contato com a Instituição para esclarecimentos e confirmamos que os serviços de urgência/emergência, internações e ambulatório continuam sendo prestados aos beneficiários. O credenciamento do Planserv com o Hospital Santa Izabel continua ativo, assim como os demais prestadores integrantes da rede credenciada. Esta pode ser consultada através do site www.planserv.ba.gov.br".



Em nota, Ticomia detona Maiara & Maraísa pela 'falta de respeito aos clientes e fãs'

A organização da festa disse ter sido surpreendida com a notícia de cancelamento às 19h do sábado (24), quando a dupla já teria se apresentado, caso o contrato tivesse sido cumprido (Foto: Reprodução)

A produção da festa de camisa Ticomia, em Ibicuí, emitiu nota para lamentar a ausência das sertanejas Maiara e Maraísa, no último sábado (24). A dupla era considerada a principal atração da festa, que completou 30 anos em 2017. A organização do evento junino de camisa detonou a dupla. A produção do evento considerou “injustificada” a ausência da dupla e lamentou que isso venha “acontecendo em diversos eventos, com a aquiescência de alguns empresários artísticos, que denotam total falta de respeito aos clientes contratantes, aos seus fãs e ao público, de modo geral”. Ainda segundo o Ticomia, a apresentação da dupla estava marcada para as 14h30min, o que derrubaria o argumento de Maiara & Maraísa para a “necessidade de voo noturno”.



Aguardava vaga em UTI: Mototaxista brumadense que se acidentou na véspera do São João acaba falecendo

O mototaxista não resistiu depois de esperar vários dias por uma vaga em uma UTI (Foto: 97NEWS)

Mais um novo caso vem comprovar a urgência pelo funcionamento da UTI de Brumado, já que acabou falecendo, por volta do meio dia desta quarta-feira (28), no Hospital Municipal professor Magalhães Neto em Brumado, o mototaxista, Custódio Novaes que aguardava uma vaga de UTI. Ele foi encontrado por um leiteiro caído às margens da rodovia que liga Brumado a Comunidade itaquaraí na manhã do último sábado, dia 24 de junho. De acordo com o relato dos familiares, Custódio saiu na noite da véspera de São João (sexta-feira) dizendo que iria na casa de amigos, no Distrito de Itaquaraí, por volta das 22h, mas, por motivos ainda desconhecidos, ele acabou caindo com sua motocicleta, ficando desacordado a noite inteira, a qual, inclusive, foi uma das mais frias do ano. Custódio só foi encontrado na manhã do sábado, sendo imediatamente acionado o SAMU 192, que conduziu a vítima ao HMPMN, onde o mototaxista permaneceu internado em coma induzido, aguardando vaga em uma UTI, até o meio dia desta quarta-feira (28), vindo a falecer. Custódio tinha 53 anos, era casado, mas não tinha filhos. A motocicleta que ele dirigia está na DPT para ser periciada na busca da causa do acidente. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


'Diga aos meus pais que os amo e que me perdoem', disse jovem pouco antes de morrer

Jéssica Avelino Morais, de 25 anos, passou mal ao praticar exercícios em uma academia de Salvador (Fotos: Reprodução)

Uma jovem de 25 anos morreu após passar mal enquanto praticava exercícios dentro de uma academia do bairro de Tancredo Neves, em Salvador. O caso ocorreu por volta das 20h de terça-feira (27), segundo informações da Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança de Pública (Cicom). Jéssica Avelino Morais ainda chegou a ser levada para um posto médico do bairro, mas não resistiu. Ainda não há informações sobre as causas da morte. Em nota publicada na rede social Facebook, a academia On Shape lamentou o ocorrido. As atividades no local foram suspensas após a morte da aluna. “É com grande pesar que a direção comunica aos alunos que nesta quarta-feira, 28/06, academia não irá funcionar, em memória do falecimento de uma aluna. A direção agradece a compreensão de todos”, diz a nota. Conforme o Cicom, o corpo da mulher foi encaminhado para o Departamento de Polícia Ténica (DPT) e o caso será investigado pela 11ª Delegacia de Tancredo Neves. Existe a possibilidade de que Jéssica fazia uso de anabolizantes, afim de acelerar os resultados dos exercícios físicos, fato que teria sido confirmado pelos pais dela. Amigos utilizaram as redes sociais para lamentar a morte da jovem. “Fica a saudade e a lembraça do abraço apertado que você me deu quando nos encontramos. Que tristeza sem tamanho e o meu amor eterno!!!”, diz trecho de uma das mensagens postadas por uma colega. Agora a pouco, em depoimento à TV, a mãe da jovem revelou que Jéssica, sabendo da gravidade de seu estado, pediu a uma amiga que dissesse aos pais que a “perdoassem” e que “os amava muito”. // G1 Bahia.



VLI emite Nota de Esclarecimento sobre acidente que vitimou jovem guajeruense em Malhada de Pedras

(Divulgação)

A VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica, informa que registrou por volta das 18h30 desta terça-feira (27), uma colisão com um de seus trens em uma passagem em nível em Guajeru, a cerca de 60 km de Brumado (BA). A composição já havia passado pelo cruzamento quando foi atingida em uma das locomotivas por uma motocicleta. Após o impacto, o maquinista parou o trem e desceu para verificar o que havia ocorrido. Equipes da empresa acionaram a Polícia Militar e o Samu, que constatou o óbito do motorista e fez o atendimento do garupa, que foi encaminhado a hospital local. A VLI destaca que mantém campanhas constantes ao longo do ano com o objetivo de orientar comunidades sobre a importância de manter um comportamento seguro em relação aos trilhos. Um trem carregado é um veículo muito pesado e pode levar até 1km até parar completamente após o acionamento dos freios. Por isso, conforme indica o Código de Trânsito Brasileiro (art. 29), o veículo sobre os trilhos tem preferência de passagem nos cruzamentos, que são sinalizados com placas que alertam motoristas e pedestres sobre a circulação de trens. Deixar de parar o carro antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima.



Banheiro interditado na Central de Marcação de Brumado deixa usuários indignados

Os usuários não esconderam a insatisfação devido à interdição do sanitário da Central de Marcação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Central de Marcação de Brumado vem sendo uma das campeãs na modalidade “reclamação popular”. Depois da insuficiência na distribuição de fichas, que já teve uma melhoria, a “bola da vez”, agora, é o banheiro da unidade que, segundo os usuários está interditado, causando transtornos para os mesmos, especialmente os que vêm da zona rural. A nossa redação recebeu várias mensagens de insatisfação, já que as pessoas, principalmente os idosos, dizem que tiveram ao ponto de ter que urinar dentro de garrafas pet. Outros disseram que têm que ir para a rua e, alguns chegaram a questionar que “e se der vontade do número 2, o que vamos fazer” e encerraram protestando dizendo que “isso é um desrespeito muito grande, uma falta de insensibilidade da atual gestão municipal”. Buscando esclarecimentos sobre a situação entramos em contato com o secretário municipal de infraestrutura, Claudio Feres, que explicou que “estamos tomando ciência da situação agora, mas, hoje mesmo iremos solucionar esse problema mandando fazer os reparos no sanitário”.