ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2017"

Após Elba Ramalho, forrozeiros aderem à campanha contra sertanejos no São João

(Fotos: Reprodução)

Após o desabafo da cantora Elba Ramalho que reclamou da presença em massa de artistas sertanejos nos festejos juninos, artistas do meio forrozeiro se mobilizaram para reivindicar o respeito às tradições durante as festas de São João. Nomes como Alcymar Monteiro, Chambinho do Acordeon, Targino Gondim e Joquinha Gonzaga compartilharam a hashtag #DevolvaMeuSãoJoão. Durante um evento junino na cidade de Caruaru, Elba falou sobre o assunto. "Falei com a Paraíba, reivindiquei porque o São João de lá está muito mais comprometido que o São João daqui. Eu não tenho nada contra nenhum artista, nada contra nenhum sertanejo. Tem espaço para tudo, no céu cabem para todos os artistas, ninguém atropela ninguém. Porém eu não toco na Festa de Barretos, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é dos sertanejos, e eles têm bem esta coisa: essa área é nossa. Aí quando chega aqui no São João em Campina Grande, não ter o Biliu de Campina, não ter Alcymar Monteiro, eu reclamei bastante, cara, não ter os trios. Quando chega o São João, se você não tem forró... Eu não quero ir a uma festa que não tenha forró", disparou a cantora. 



Juíza é agredida durante orgia com três vereadores e caso vai parar na delegacia

Magistrada foi ao encontro acompanhada de uma amiga, que é garota de programa. Caso ocorreu em abril, no DF, e segue em segredo de justiça. Vereadores são de município do RJ | Fotos: Reprodução

A 5ª DP do Distrito Federal quer ouvir três vereadores de Piraí, município do Sul Fluminense, suspeitos de envolvimento na agressão a uma juíza arbitral durante uma orgia num hotel em Brasília, em 23 de abril deste ano. Os vereadores deverão ser ouvidos por meio de uma carta precatória — instrumento usado pelo delegado para pedir que a polícia de outro estado ouça testemunhas ou envolvidos num crime —, que será enviada à Polícia Civil do Rio. A Câmara de Piraí é composta por 11 vereadores. Até agora, a polícia de Brasília ouviu a juíza e uma amiga, que é garota de programa e a acompanhou no encontro com os vereadores, além da recepcionista do hotel onde ocorreu o fato. O delegado chefe da 5ª DP, Rogério Henrique Oliveira, prepara a carta para que a polícia possa prosseguir com a investigação. “Conversamos com a amiga da juíza e a recepcionista do hotel, e elas confirmam os acontecimentos. O laudo provisório do IML indica que ela teve uma lesão grave. Estamos esperando o laudo complementar, que pode indicar uma lesão gravíssima. Ela está com três dedos da mão que não se movem. Pelo que eu vejo do caso, tendo a acreditar na versão dela”, explica o delegado. “Agora, a investigação demanda auxílio da Polícia Civil do Rio, já que os investigados residem no estado”.A juíza conta que ela e a amiga foram abordadas por dois vereadores. A amiga foi contratada por um deles e a juíza estava ficando com o outro vereador. Segundo a juíza, o quarteto foi para o hotel onde os três vereadores estavam hospedados — ocorreu naquele período, no Distrito Federal, a XV Marcha dos Vereadores. Um deles e a garota de programa foram para o banheiro da suíte, enquanto a juíza e o outro vereador ficaram no quarto. Ela conta que, em certo momento, o terceiro vereador apareceu e ela esperou que ele fosse embora.

No entanto, os dois vereadores começaram a se beijar e tirar as roupas, de acordo com a juíza, e a chamaram para participar da orgia. No momento em que ela se negou, as agressões começaram. A vítima conta que um dos vereadores acertou um tapa na sua orelha, o que causou uma hemorragia. “Eu nunca imaginei que isso poderia acontecer. Eles pareciam pessoas normais, a conversa estava boa, divertida. Mas o vereador não foi só um louco: todos eles me bateram e ninguém fez nada”, explica ela. Com o barulho, o vereador e a garota de programa saíram do banheiro. Quando a amiga viu o que estava acontecendo, se vestiu e saiu correndo. Logo depois, o vereador que estava ficando com a juíza deixou o local, alegando que o clima havia sumido, relata a vítima. O vereador que estava no banheiro, antes de partir, acertou outro tapa na juíza, e ela ficou sozinha com o terceiro vereador. A vítima diz que o principal alvo do vereador era o rosto dela, e que ele chegou a desfigurar sua face. O braço da juíza foi quebrado e, atualmente, está com uma fibrose. Em certo momento, ele a ameaçou com uma faca, dizendo que beberia o sangue dela: “Enquanto ele me batia, ele gritava que eu era lindíssima, que ele também era e que o nome dele era Paloma, que eu não o conhecia. Foi um pesadelo. Ele me bateu muito”. Ela conta também que, logo após o acontecimento, o advogado do vereador a procurou para que ela permanecesse calada. A juíza, porém, não aceitou. Desde então, não foi mais procurada: “Foi Deus que, naquele momento, não permitiu que ele me matasse. Ele tinha a faca contra o meu pescoço e eu estava completamente imóvel”. Em maio, a Câmara Municipal de Piraí divulgou uma nota a respeito do caso: “A Câmara Municipal de Piraí vem a público, por meio desta nota, esclarecer sua posição em relação aos fatos veiculados em redes sociais sobre o episódio envolvendo um vereador desta casa legislativa. Primeiramente, vale ressaltar que os vereadores se deslocaram para Brasília no intuito de participar da 15ª Marcha dos Vereadores, evento este que conta com a participação de mais de dois mil vereadores de todo o país, no qual são ministradas palestras por ministros do STF, ministros de Estado, juízes, e demais autoridades competentes dentro das matérias explanadas. Todavia, os fatos que circulam nas redes sociais, os quais deverão ser apurados pela autoridade competente, supostamente teriam ocorrido fora do horário em que os vereadores exerciam suas atividades e prerrogativas parlamentares. Ou seja, estavam na condição de cidadãos, como quaisquer outros. Desta forma, a Câmara Municipal de Piraí, além de não ter sido questionada por nenhum órgão externo, não nos cabe discutir qualquer ato da vida pessoal de qualquer cidadão. Comprometidos com a verdade e a ética, que sempre pautou nossa linha de procedimento, tenha a certeza de que a credibilidade desta casa de leis não ficará manchada, pois a nossa filosofia de trabalho sempre foi pautada na verdade e na ética”.

CONTINUE LENDO


Livramento: Presidente de associação quilombola que emitiu atestados falsos para 13 'cotistas' é denunciada à Justiça

Foto: Reprodução

A presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário Cultural Educacional e Social do Quilombo de Rocinha e Região (Acooped), em Livramento de Nossa Senhora, portal da chapada diamantina, Maria Regina Bonfim, foi denunciada à Justiça por falsidade ideológica, após emitir falsas declarações para que estudantes pudessem ingressar em universidades públicas como cotistas, alegando ser quilombolas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). A denúncia foi assinada pelo promotor de Justiça Millen Castro. Segundo ele, 13 estudantes utilizaram os documentos emitidos ou assinados por Maria Regina para obter acesso ao ensino superior, entre os anos de 2011 e 2015. Conforme o MP, Maria Regina Bonfim tinha ciência de que os documentos seriam usados para tal finalidade. A comunidade quilombola da Rocinha fica no município de Nossa Senhora do Livramento. Nas universidades e institutos federais, as vagas de cotas são destinadas a estudantes vindos de escolas públicas, de baixa renda ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, conforme a classificação oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os documentos falsos, segundo o MP, foram utilizados para acesso às universidades Federal da Bahia (Ufba), Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Estadual de Feira de Santana (Uefs). Entre os estudanes que utilizaram documentos falsos está Maiara Aparecida Oliveira Freire, que foi condenada a dois anos de prisão em regime aberto e expulsa da Uesb, em 2016, após a fraude ser descoberta. De acordo com o MP, cópias dos autos dos demais procedimentos foram remetidas pelo promotor de Justiça Millen Castro para as Promotorias de Justiça das comarcas onde os estudantes usaram os atestados e também para as universidades, a fim de serem adotadas providências criminais e administrativas contra eles. Para a imprensa, Maria Regina Bonfim admitiu ter firmado declarações de moradia a estudantes que não moravam no quilombo. Ela declarou, ainda, que a família da estudante Maiara Aparecida Oliveira Freire contribuía financeiramente com a associação e que, por isso, assinou o documento falso da jovem.



Polêmica: Funkeiro faz versão sexualizada de Asa Branca

Foto: Montagem l 97News

O funkeiro paulista MC Yuri de 19 anos, disponibilizou nas redes sociais uma versão em funk do clássico Asa branca, de Luiz Gonzaga. Intitulada Festa junina da putaria, a faixa foi lançada em forma de lyric video nesta terça-feira (6) no canal Detona Funk, no YouTube, e já conta com mais de 27 mil visualizações. A canção aproveita a melodia da música do Rei do Baião com versos extremamente sexualizados, como "Vem novinha, não perde a linha, o MC Yuri manda pra tu". O funkeiro é natural de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A melodia do Rei do Baião foi mantida, porém os versos substituídos por trechos como "Tu vai sentar, tu vai quicar por cima do meu 'piru'. Vem novinha, não perde a linha, o MC Yuri manda pra tu". Nos comentários, várias pessoas reclamaram do teor da letra. "Respeita nossa cultura", "Que ganhe um lindo processo", "Sou de Recife-PE e todos nós Pernambuco achamos uma falta de respeito desse MC. Primeiro, ele deveria respeitar nossa cultura e a memória do a do Rei do Baião", "Falta de respeito com nosso hino Nordestino", foram alguns dos comentários. 



Moradores da Baraúnas se dizem esquecidos na área de infraestrutura; 'mas o IPTU chega na casa da gente'

A situação das vias públicas do Bairro Baraúnas é muito precária. No registro a Rua Cecília Lessa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação da infraestrutura urbana em vários bairros da cidade está cada vez mais precária e, com isso, a população não esconde a sua insatisfação com o que eles classificam como "descaso". A nossa equipe esteve na manhã desta quarta-feira (07) no Bairro Baraúnas, onde inúmeros moradores afirmaram que estão esquecidos pelo Poder Público Municipal. Não escondendo a insatisfação eles alegaram ao radialista Carlos "Kaká" Silva que "os políticos vêm aqui na época da eleição, armam os seus palanques, prometem mundos e fundos e nós acreditamos, mas, quando eles chegam ao poder, infelizmente, nos esquecem como se a gente fosse simples mercadorias". Os moradores, principalmente os da Rua Cecília Lessa, ainda relatam que "temos solicitado o apoio dos vereadores, mas o que ouvimos é que temos que ter paciência, mas, ela já esgotou porque a grande maioria das ruas de nossa bairro estão totalmente intransitáveis, criando um aspecto de abandono ao Bairro Baraúnas" e ainda disparam que "a cobrança do IPTU já chegou e temos que pagar ou se não seremos penalizados, mas será isso justo, fica a pergunta no ar". Eles ainda contam, mesmo que isso pareça cada vez mais distante, com a sensibilidade da administração municipal para realizar as tão esperadas obras de recuperação. 



Comunidade Carp realizará de 16 a 18 de junho o `Acampamento Eucarístico´ em Brumado

Foto: Divulgação

A Comunidade CARP, nos dias 16 a 18 de Junho realiza o Acampamento Eucarístico, com o tema "Nosso Coração estar em Deus",  com as presenças do Pe. Clécio da Diocese de Santo Amaro/SP, Pe. Paulo Henrique da Diocese de Caetité e do Ir. Jorge Alberto. O evento começa na Sexta-feira (16), às 19:30h, com a celebração da Missa no Auditório do Colégio Nice Públio. E durante todo o final de semana a partir da 08hs haverá pregações, adoração, celebração da Santa Missa, musical: Coração Eucarístico, CARP Kids e praça de alimentação. Entrada 1 kg de alimento. Realização: CARP.



'Estou sendo injustiçado pela morosidade do Detran', afirma brumadense que gastou R$ 10 mil em veículo comprado em leilão

O veículo foi adquirido num leilão realizado em dezembro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A compra de um veículo nos leilões organizados pela Comarca da Justiça de Brumado sempre foi tida como altamente segura, como realmente o é, só que um caso reportado ao 97NEWS, nesta quarta-feira (07), pelo brumadense Sandro Gomes da Silva, mostrou uma brecha nessa situação, não relativo ao Poder Judiciário - que isso fique bem claro, mas sim, segundo ele, pela morosidade na atualização da documentação por parte do Detran. O veículo, um Ford Ecosport preto, de placa policial DQT 4846 - Rio Claro - SP, diante dessa demora, continuou sendo utilizado normalmente pelo novo proprietário. Em seu relato ele explica que "eu arrematei esse veículo num leilão que foi realizado em dezembro de 2016 em Brumado. Logo em seguida eu fui procurar dar entrada no Detran para regularizar toda a documentação". Ele continuou argumentando que "logo em seguida fui comunicado que o caso iria ser levado para Salvador e que eu aguardasse, o que estou fazendo há cerca de 5 meses". Subindo o tom ele desabafa disparando que "para a minha surpresa, na manhã de hoje (07), uma guarnição da Polícia Militar apreendeu o veículo na frente da minha casa sob a alegação que o mesmo estava adulterado e era para virar sucata e não para circular em via pública" e complementou declarando que "eu avisei que comprei o carro para circular, mas mesmo assim ele foi apreendido. Eu estou muito chateado, pois gastei R$ 10 mil com o veículo e agora vou ter que amargar esse grande prejuízo. Peço ajuda de alguém que já passou por uma situação parecida ou de um profissional que possa me ajudar e recuperar o veículo ou o dinheiro. Fica também o alerta, pois nos próximos dias irão realizar outro leilão, então, quem quiser comprar carro para rodar é bom tomar todas as precauções". Confira abaixo a documentação passada: 

(Imagem: 97NEWS)


Turista que morreu após passar mal em 'rave' era natural de Guajeru

Jaques Paulo Garcia, 34 anos, estava trabalhando e morando em Osasco (SP). Polícia Civil investiga se algo na festa que ele ingeriu, provocou o óbito | Fotos: Reprodução

Guajeru, no sudoeste baiano, está de luto. Jaques Paulo Garcia, 34 anos, nascido naquele município, morreu na manhã do último domingo (4) após passar mal durante uma festa que aconteceu na localidade de Abrantes, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Garcia residia atualmente em Osasco, na grande São Paulo. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, com parada respiratória. Apesar das tentativas de reanimação o rapaz não resistiu e veio a óbito.



Taxista desaparecido em Cândido Sales é encontrado em Minas Gerais

“Deni do Táxi” estava desaparecido desde as 4h00 a madrugada desta terça-feira (6), quando teria saído para uma corrida, com destino a zona rural de Águas Vermelhas (MG) | Fotos: Reprodução

Foi encontrado em Águas Vermelhas, região norte de Minas Gerais, o taxista de Cândido Sales, Adenir Rocha, conhecido na cidade como “Deni do Taxi”. Ele estava desaparecido desde as 4h00 a madrugada desta terça-feira (6), quando teria saído para uma corrida ao qual tinha sido contratado. Desde então, o motorista não deu mais notícias. Aflita, a família utilizou as redes sociais para pedir informações sobre seu paradeiro. Deni foi localizado próximo à divisa com a Bahia, quando finalmente estabeleceu contato. Ele informou que os clientes o levaram até um local afastado da zona rural daquela cidade, para um retiro espiritual, onde não havia nenhum sinal de celular. Só então ele se deu conta da aflição dos familiares. Tudo portanto, não passou de um susto. 



Esporte em Alta: AABB de Brumado comemora sucesso da JEMAB 2017

Cerca de 500 atletas de 8 cidades da região participaram da JEMAB 2017 (Foto: Divulgação)

A AABB Associação Atlética Banco do Brasil Brumado, realizou com grande sucesso nesse último final de seman (03 e 04) um evento muito representativo, a JEMAB – Jornada Esportiva Micro Regional de AABBs, o qual é promovido pela Federação das AABBs, AABB Brumado, Banco do Brasil e Seguro Ouro Vida, com apoio da Prefeitura Municipal de Brumado e o Clube Social Recreativo de Brumado. Estiveram participando 08 cidades da região, compondo um quadro de mais de 450 atletas, nas modalidade de Futebol Society, Futsal, Vôlei de Areia, Voleibol, Sinuca, Xadrez, Dominó e Tênis de Mesa, O presidente da AABB Maxuell Barreto ressaltou que "o sucesso do evento foi motivo de comemoração, já que também movimentou a nossa cidade, aquecendo a  economia local, lotando hotéis bares e restaurantes" e ainda destacou que "além da área esportiva também foi promovida a cultura do nosso município com a apresentação da CIA de Teatro Abracadabra; exposição de artesanato e shows musicais". E finalizou dizendo que "Brumado foi destaque, se sagrando campeão regional nas Categorias Futsal Masculino, Vôlei de Areia Feminino e Sinuca, o que muito nos orgulhou". 

(Fotos: Divulgação)


Dúvidas sobre o recolhimento dos animais errantes das ruas de Brumado levanta questionamentos da população

O contrato em questão para o serviço de recolhimento dos animais das vias e rodovias seria somente para equinos e bovinas e não englobaria os cães errantes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos maiores problemas vivenciados atualmente na cidade de Brumado, que envolve também a questão da saúde pública, é a questão dos animais errantes que perambulam pela cidade, causando transtornos e temor na população, já que existe a probabilidade da causa de acidentes, principalmente os equinos que acabam indo para as rodovias que cortam o município; como também a transmissão de doenças tipo o Calazar. Diante dessa problemática a Prefeitura Municipal já começou a agir, contratando, por meio de pregão presencial, uma empresa para fazer o recolhimento dos animais, a qual irá receber o valor de R$ 52,8 mil pelos serviços (imagem abaixo). Só que diante da dúvida na falta de especificação de que animais seriam, defensores dos animais e populares que vêm mostrando uma indignação com a situação que já perdura há um bom tempo, estão buscando saber se os cães errantes também estariam inclusos. Segundo conversa preliminar com o secretário interino de infraestrutura, André Cardoso, ele declarou que seria somente para equinos e bovinos, tanto que o transporte seria em caminhão boiadeiro, o qual seria, inclusive, impróprio para cães.

 

(Reprodução: Diário Oficial do Município de Brumado)


Então, diante disso, buscamos novo contato com o secretário na manhã desta quarta-feira (07), mas não obtivemos êxito. Ao que tudo indica, o serviço é mesmo para equinos e bovinos, pois o contrato não englobaria os cães errantes, que teria que ser da competência também da secretaria municipal de saúde, pois é um caso, como já dissemos, de saúde pública. Então, diante deste dilema, o problema dos cães errantes ainda continua (foto abaixo), pelo menos até o momento, sem solução, o que deixa ainda mais impaciente a população. Recentemente o secretário de saúde, Claudio Feres, informou que a questão estava sendo administrada em parceria com a ONG AUAU, onde os animais estariam sendo levados para o Canil/Gatil Municipal, mas isso foi prontamente desmentido pela presidente da referida instituição, a defensora Marli Lobo, que expressou de forma contundente que não existe parceria, já que o local não reúne as condições adequadas para abrigar os animais. 

(Fotocomposição: 97NEWS )


Vereadores brumadenses buscam sinal de telefonia móvel para comunidades rurais junto à Secretaria de Ciências e Tecnologia da Bahia

(Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (06.06) os vereadores Léo Vasconcelos, Luiz Carlos “Palito” e José Carlos de Jonas estiveram na capital do Estado para uma reunião na Secretaria de Ciências e Tecnologia da Bahia na companhia do Superintendente da Secretaria da Agricultura do Estado, Guilherme Bonfim a fim de cobrarem a instalação de novos sinais de telefonia móvel para diversas comunidades rurais de Brumado, ente elas: Cristalândia, Itaquarai e Samambaia. Dentro do mesmo contexto os parlamentares também solicitaram a melhoria dos sinais já existentes de Lagoa Funda, que desde sua instalação vem funcionando precariamente e de Ubiraçaba que funcionou somente por um curto período, causando grande descontentamento na população local. Os nobres edis foram recebidos pelo Secretário de Estado da referida pasta, Dr. José Vivaldo Mendonça, que foi bastante sensível aos pedidos comprometendo-se a solucionar as demandas o mais rápido possível. O vereador Léo Vasconcelos salientou que a conquista dessas demandas é de fundamental importância, visto que a telefonia móvel tornou-se parte do dia-a- dia das pessoas, não só como meio de comunicação, mas também como ferramenta de trabalho, facilitando a rotina de todos. “A telefonia móvel é fundamental, pois permite a conexão com todo o mundo”.



'Pesquisa agora é precipitação', diz Curvello sobre liderança de Neto contra Rui

Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, André Curvello (Foto: Reprodução)

O secretário de Comunicação do estado da Bahia, André Curvello, minimizou os números do estudo do Instituto Paraná Pesquisas que apontam uma liderança do prefeito ACM Neto (DEM) sobre o governador Rui Costa (PT) na corrida pelo Palácio de Ondina em 2018. De acordo com o levantamento encomendado pela Record TV Itapoan e divulgado nesta quarta-feira (7), no cenário estimulado, o democrata lidera a disputa com 54,5%. Em seguida, aparecem o governador Rui Costa, com 24,1%; o senador Otto Alencar (PSD), 4,7%; e Fábio Nogueira (Psol), que tem 2,9%. Os indecisos somam 4,3%, e 9,5% não escolheram nenhum dos candidatos.  "Diante das informações que tenho, não levo muito a sério. De qualquer forma, a gente não está preocupado com resultado de pesquisa agora. O governador está pensando em trabalhar, manter a correria, prestar serviço em todas as áreas, todas as regiões do estado. Acho que esta coisa de pesquisa só faz atrapalhar o momento difícil que o Brasil está vivendo", afirmou Curvello durante entrevista à Metrópole FM. "Pesquisa agora é precipitação. Pesquisa na Bahia é uma coisa engraçada, a gente tem que respeitar, mas virou motivo de piada. Faz parte do jogo eleitoral", disse o secretário, que citou pesquisa onde, em 2014, Paulo Souto (DEM) aparecia liderando com 68% ante Rui Costa, que tinha 2%.



Brumado: Quadrilha invade residência na Rua Ceará e fazem os moradores de reféns; foram 60 minutos de terror

A ação foi muito bem articulada, o que mostra um grau de profissionalismo dos bandidos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A aparente calmaria na página policial em Brumado, no que se refere à modalidade assaltos, foi quebrada no início da noite desta terça-feira (06), onde uma residência localizada na Rua Ceará, no Bairro Jardim Brasil, acabou sendo invadida por uma quadrilha de assaltantes, que mostraram um grau de profissionalismo, o que leva a crer, que os seus membros não seriam de Brumado. Tudo se iniciou por volta das 19h20m, onde os criminosos entraram na residência, que, inclusive fica próximo da delegacia, e fizeram os moradores de reféns, os quais foram amarrados. Durante a ação delituosa, os bandidos teriam levado joias, dinheiro e objetos de valor e a chave de uma pick-up Hilux, que acabou não sendo levada. Conhecedores de toda a rotina da família, eles se mostraram muito habilidosos, tendo até vigilância na frente da casa, que foi feita por outros membros da quadrilha. Ainda segundo informações, outras residências próximas seriam invadidas, mas, como a ação durou cerca de 60 minutos, os elementos só se restringiram ao referido ato. Na hora de evadir, eles ameaçaram a família que se a Polícia fosse acionada, eles voltariam e iriam sequestrar um dos filhos do casal. Foram 60 minutos de terror vivenciados pela família que é muito conhecida na cidade. A Polícia Civil já iniciou as investigações que buscam a prisão da quadrilha que deve ter criminosos locais como, no mínimo, colaboradores, já que eles sabiam de detalhes rotineiros da família que foi vítima da ação. Recentemente uma quadrilha praticou um roubo com o mesmo "modus operandi" numa residência próxima, onde foram levados cerca de R$ 100 mil, mas ainda não se sabe se existe ligações entre os dois delitos



Família busca jovem que sumiu após ‘surto’, na mesma ‘rave’ onde turista morreu

Eric Geovane, de 22 anos, teria tido um surto psicótico, saindo correndo da festa de desaparecendo em um matagal. Polícia investiga sumiço e também o quê provocou a morte de turista (Foto: Reprodução)

Familiares e amigos procuram por um jovem de 22 anos que sumiu durante um uma festa eletrônica, popularmente conhecida como “rave”, no distrito de Vila de Abrantes, que fica na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. O caso aconteceu no domingo (4), último dia de realização do evento. A Polícia Civil está investigando o sumiço do rapaz, que se chama Eric Geovane. Na mesma festa, um turista de São Paulo morreu após passar mal durante o evento. De acordo com o analista de suporte técnico Kleber Oliveira, que é tio de Eric, o rapaz saiu da cidade de Irecê, onde mora, com mais três colegas, no sábado (3), para participar da festa. No local, segundo o parente, o jovem teria tido um surto e saiu correndo antes de desaparecer.



Mudanças no financiamento do Programa Farmácia Popular; recursos serão repassados aos estados e municípios

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (6), mudanças no repasse de verbas para o Farmácia Popular, programa do governo federal que disponibiliza medicamentos gratuitamente ou pelo seu valor de custo, o que representa uma redução de até 90% do valor de mercado. Até o momento, havia duas modalidades do programa Farmácia Popular: a Rede Própria, que são unidades que funcionam exclusivamente para o programa em parceria com prefeituras municipais e governos estaduais, e o Aqui Tem Farmácia Popular, que funciona em parceria com farmácias particulares que são credenciadas ao programa. Agora, o governo anunciou que vai deixar de repassar verbas para a Rede Própria. Em vez disso, vai destinar o recurso para estados e municípios fazerem a compra direta de medicamentos. O governo federal defende que a medida ampliará o acesso da população aos medicamentos, já que, em 2016, dos R$ 100 milhões destinados ao Farmácia Popular, apenas 20% foram gastos na compra de medicamentos, o restante foi destinado a gastos estruturais das unidades. Segundo o ministério, a população que retira medicamentos na Rede Própria do Farmácia Popular terá acesso aos mesmos medicamentos em unidades básicas de saúde. O Aqui Tem Farmácia Popular, modalidade do programa nas farmácias privadas, continua existindo. Esta modalidade, porém, disponibiliza uma variedade menor de medicamentos em comparação às unidades da Rede Própria. Segundo o Ministério da Saúde, os gestores locais podem escolher dar continuidade à Rede Própria do programa Farmácia Popular, pois têm autonomia para isso.



'Não conversei e nem vou conversar' sobre política com Neto, diz Otto

(Foto: Reprodução)

O senador Otto Alencar (PSD), em resposta à possíveis propostas do prefeito ACM Neto para firmar alianças para as eleições de 2018, disse que “não conversou e nem vai conversar”com Neto sobre política. Em entrevista ao site Bocão News, em Brasília, nesta terça-feira (6), Otto reafirmou que não vai trair o governador Rui Costa. “Não é de meu feitio conversar com o prefeito sobre política ou qualquer tema político desde que eu tenho aliança com o governador. Conheço Neto. Ele foi da juventude do PFL [o partido que antecedeu o Democratas]. Discursou em 1994, quando da eleição do presidente FHC. Mas hoje tenho uma aliança com Rui que vai continuar até 2018. Não tenho motivo para desfazer a aliança porque corresponde a minhas expectativas e a dos deputados. Se lá na frente ele se candidatar, sinto muito em não apoiá-lo, mas vou trabalhar por Rui Costa”, afirmou Otto. Na segunda (5), ACM Neto esteve na Rádio Itapoan FM e falou que cogita conversar com o senador em 2018. “É uma relação histórica de lado a lado, mesmo em lados opostos. Não tenho nenhum diálogo politico pensando no futuro. Ano que vem pode acontecer. Posso assegurar que não tratei. Não vou fazer julgamento para as posições que ele vai tomar. Claro que sentaria com ele. O diálogo é fundamental para a boa política. Ninguém constrói nada sozinho. Ele conhece muito a Bahia, tem partido forte, não vou descartar nada. Eu prefiro eliminar qualquer fumaça [especulação] nesse momento”, disse o prefeito. 



Escândalo: Cantora gospel fica grávida de pastor e lutador de MMA que a abandona e volta para a ex-mulher

Segundo Léo Dias, a cantora Jossana Glessa espera um filho do pastor Anderson Bravo, que a teria abandonado e voltado para a esposa. Eles mantinham relação extraconjugal desde 2013 (Fotos: Divulgação)

A revelação do escândalo pelo jornalista Léo Dias, em sua coluna de O Dia, tornou-se a notícia mais lida de seu blog. Numa polêmica que ganha ares trágicos neste final de gravidez, a cantora gospel Jossana Glessa teria sido abandonada pelo pai de seu filho, o pastor Anderson Bravo. A cantora evangélica ficou grávida do pastor, que é casado. Até então o fato nem ganhou tanto repercussão na mídia, uma vez que, mesmo Anderson Bravo sendo casado, optou por se separar logo depois e se juntar com Jossana, futura mãe de seu filho. Entretanto, após sete meses de gravidez e próximo do parto, um momento que exige mais cuidados, uma nova notícia abalou os fãs da cantora. Bravo a teria abandonado e voltado para a ex. Sim, a ex-mulher, a qual ele havia supostamente traído. Mas Dias explicou o fato: apesar da gravidez ter sido recente, o caso dos dois já tinha cerca de quatro anos e meio. Segundo o colunista, ele já traía a esposa por todo este tempo. Num determinado dia, Bravo discutiu com a esposa e decidiu se separar e morar com a cantora. Passaram dois meses juntos e o relacionamento não deu certo. Bravo se arrependeu de ter deixado a esposa e retornou para casa. Entretanto, Jossana Glessa ficou grávida. A cantora, que tem 38 anos, passa por uma gravidez de risco, e agora precisa enfrentar o parto e depois cuidar do filho sem ajuda do pai. Segundo foi apurado pela coluna de Leo, em O Dia, amigos de Jossana revelaram que a cantora teve que abandonar as redes sociais a pedido do pastor, e isso, inclusive, colocou em xeque que a sua carreira gospel. “Quem não é visto não é lembrado”, já diria o velho ditado popular. Bravo, para quem não sabe, além de pastor também é um grande campeão de jiu-jitsu e deixa claro sua paixão pelo MMA em suas redes sociais. Ele preside o MAB (Ministério Anderson Bravo), e é convidado a fazer pregações em várias igrejas evangélicas por todo o Brasil. Leo Dias ainda afirma em sua nota que tentou contato com o advogado de Jossana Glessa, mas ele não se pronunciou. Sobre Bravo, também houve tentativa de contato pelas redes sociais, mas também sem sucesso. Jossana Glessa é uma cantora gospel que começou a cantar em um grupo infantil de igreja aos três anos, aos oito, ela já cantava sozinha e começou sua carreira profissional em 1987. Com 38 anos e agora grávida, se afastou da carreira. Tem, ao longo desses 30 anos, 10 discos gravados, sendo o último em 2014, “Ele é Deus”, gravado ao vivo. É contratada da gravadora Uni Records (2008 – atualmente). Já Anderson Bravo é campeão de jiu-jitsu e ainda compete. Segundo o site Fuxico Gospel, ele anunciou que em breve deve falar sobre o assunto, conforme vídeo abaixo.

 



Primando pela segurança: Extintores de incêndio são instalados nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado

(Foto: Divulgação)

A presença dos equipamentos contra incêndio é de suma importância, principalmente em ambientes onde convivem um grande número de pessoas. A nova gestão do legislativo brumadense, dentro do projeto de modernização e atendimento aos ditames da lei iniciou a instalação de extintores de incêndio em todas as dependências, visando oferecer maior segurança a todos os seus servidores e também aos que utilizam as suas dependências. Na sessão da última segunda-feira (05.06) o presidente da Casa legislativa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos falou sobre a instalação dos equipamentos, destacando que essa era uma preocupação antiga e que agora se concretiza após o processo licitatório. “Inauguramos a Câmara no ano de 2004 desde então nenhuma gestão tomou essa iniciativa. Hoje estamos realizando essa ação que oferece maior segurança a nossos servidores, pois prevenir é sempre a melhor opção”, ressaltou Léo Vasconcelos. Foram instalados 23 extintores, distribuídos entre o plenário, o memorial, nos corredores onde se localizam os gabinetes, secretaria e cantina. 



Vereador Elias Piau entra com projeto para concessão de Título de Cidadão Brumadense ao PM Avelino de Novais Filho

O vereador Elias Piau ao lado do policial militar Avelino de Novais Filho, que será homenageado com o Título de Cidadão Brumadense (Foto: Divulgação)

O vereador Elias Piau (PV) que sempre vem mostrando uma grande coerência em seus pronunciamentos em defesa dos que promovem ações que visam o desenvolvimento de Brumado, entrou com Projeto de Decreto Legislativo, para concessão de Título de Cidadão Brumadense ao tenente da 34ª CIPM de Brumado, Avelino de Novais Filho. Na sessão desta segunda-feira (05) o parlamentar citou os motivos que levaram a construção e apresentação para apreciacão do egrégio colegiado do projeto. Em sua argumentação ele traça um histórico da vida do servidor público e sua trajetória em prol do desenvolvimento do setor de segurança pública municipal. Confira abaixo a justificativa: 


Nascido no município de Ilhéus em 19 de outubro de 1964, o policial militar José Avelino de Novais Filho veio para Brumado há cerca de 9 anos, os quais foram dedicados na área de segurança pública e na área social. Atualmente morando na Rua Albertino Marques Barreto, nº 224, Bairro Olhos D’ Água, nesta cidade de Brumado, estado da Bahia.  Ainda solteiro, com 18 anos de idade, iniciou suas atividades no Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil, no estado da Bahia, município de Salvador. Quatros meses após, seguiu para o estado do Rio de Janeiro, inicialmente empregado no 3º Batalhão de Infantaria Paissandu, localizado na Ilha do Governador.  Como fazia parte da Força Especial do Brasil, passou por vários treinamentos realizados dentro da federação e em outros países, como por exemplo o Haiti, país este na qual notou muita pobreza e miséria, onde muitas vezes deixou de se alimentar para disponibilizar seu alimento as crianças que passava por tal pobreza. Voltou ao estado do Rio de Janeiro, e com a transição da ditadura militar para democracia ocorreu sua dispensa da força especial.  Casou-se em 30 de dezembro de 1985, iniciou em 05 de julho de 1988 seu ingresso na Polícia Militar da Bahia, onde fez vários cursos de capacitação, foi premiado com o mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica – Menção Honrosa em reconhecimentos aos relevantes e assinalados serviços prestados à corporação em 2002. Chegou a cidade de Brumado em 03 de junho 2008, sendo convidado para atuar na área de segurança pública pelo comandante da época, em menos de 3 meses trouxe sua família, e iniciou então nesta cidade sua valiosa contribuição com o social, atuando de maneira destemida e vibrante pelos anseios do município. Entusiasta e crente no avanço do município, dedicou-se a segurança pública nesta cidade de maneira ímpar. Os que o conhecem tem por ele grande admiração e respeito, por se tratar de pessoa de boa índole e reconhecida gentileza. Residindo na Rua Marechal Deodoro da Fonseca (próximo a antiga DIREC), mudou-se para Rua Ester Gondim, onde residiu por 6 anos e junto com sua esposa montou uma atividade comercial na área alimentícia de iguarias Baianas (denominado Acarajé da Sônia), adquiriu um imóvel em 2014, na Rua Albertino Marques Barreto, no Bairro Olhos D’ Água, onde reside atualmente. Arrojado e destemido, nosso homenageado sempre foi considerado um exímio profissional e reconhecido empreendedor; Por essas e outras qualidades que até hoje lhes são predominantes, é que vimos apresentar a nossa proposta para análise e endosso dos nobres pares.