ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2016"

Tudo pronto para o Forró do Sítio Novo: Maior festa de Brumado e região acontece hoje (18)

(Foto: Divulgação)

Chegou o grande dia da maior festa de Brumado e região, o Forró do Sítio Novo que acontece nesse sábado (18), a partir das 18h. Então a alegria dominará a atmosfera, num evento fantástico, All Inclusive, que é produzido com muito empenho e profissionalismo pela Só Legal e Beto Bonelly Produções. Neste ano de 2016, a produção resolveu trazer grandes novidades, como a ambientação gráfica feita pelo artista Lúcio Art’s, que veio especialmente de São Paulo para dar um tom ainda mais especial à festa. Outro diferencial importante, que é inédito em eventos desse gênero, é que estarão à disposição da galera 5 tipos de cerveja, atendendo assim ao anseio dos que têm a sua marca preferida. Então, você que ainda não adquiriu o seu ingresso, não pense duas vezes e vá agora mesmo a um dos postos de venda e garanta já o seu, porque, com certeza, o Forró do Sítio Novo 2016 vai ser bom demais.  

(Divulgação)


Bebê de 8 meses morre ao ser mordido por pitbull da família. Pais saíram em defesa do cão

‘Foi um acidente’, diz o pai da criança. Vítima chegou a dar entrada no Hospital Municipal de Santarém em estado gravíssimo, mas não resistiu aos ferimentos (Foto:Reprodução)

Um bebê de 8 meses morreu após ser mordido por um cachorro da raça pitbull na tarde de quinta-feira (16), no bairro Floresta, em Santarém, oeste do Pará.De acordo com o Hospital Municipal, a criança deu entrada na unidade desmaiada em estado gravíssimo por volta de 18h. O cão é da família. Em entrevista, o pai da menina afirmou que o caso foi um incidente. A mãe preparava o banho da criança quando tudo ocorreu. “Eu estava trabalhando, minha esposa estava em casa, tinha acabado de chegar do posto de saúde que a nossa filha tinha tomado vacina e nessa situação, ela estava ajeitando o banho da criança. Nossa filha acabou ficando em pé dentro do carro [de bebê]  e ela [mãe] se assustou e gritou: ‘Aira tu vai cair’. O cachorro se assustou e a criança ia caindo. A intenção dele [animal] não foi morder, mas sim de segurar ela”, explicou o pai, Alan Abreu Silva.



Brumado: LBF - Liga Brumadense de Futebol apresentará seu elenco para a disputa do Intermunicipal 2016 neste domingo (19)

Foto: Arquivo/97news

A LBF - Liga Brumadense de Futebol enviou nota ao 97NEWS informando que no próximo domingo (19) no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, a partir das 09h da manhã vai apresentar ao público brumadense os jogadores que vão fazer parte da Seleção Brumadense que irá disputar o Intermunicipal 2016. Segundo Emanoel Araújo "Manelão" os selecionados são jovens atletas que possuem uma boa qualidade técnica e vai representar a cidade de Brumado com muita garra. O técnico da seleção Fernando Santos, "Fezinho" disse que são 28 os atletas convocados para o campeonato, e a maioria deles sairam dos times do Umburanas e do Vila Presidente Vargas. O Intermunicipal começará dia 17 de julho e a grande final será no dia 11 de dezembro, mas essa data pode mudar por conta do arbitral que está previsto para final do mês de julho.  



Brumado: Idoso de 73 anos é atropelado na tarde desta sexta-feira na Av. Centenário

Fotos: Marcos Paulo/97NEWS

Já á algum tempo que a população que mora próximo a Av. Centenário e os comerciantes que possuem seus estabelecimentos no local cobram do setor de infra-estrutura a criação de faixas de pedestres ou lombofaixas, na avenida que também é considerada umas das mais movimentas da cidade, devido ao fato de ser a principal via de acesso a BR-030, sentido a cidade de Caetité. E o que já vem assustando muitos que moram próximo ao local, aconteceu mais uma vez. Hoje por ser sexta-feira (17) e aproximando do feriado de São João, vários transeuntes usam esta avenida para ter acesso as suas residências e o comercio local. Por volta das 15 horas e 40 minutos, um idoso de 73 anos foi atropelado por uma motocicleta de placa policial EOY-4187 da cidade de Ipeuna-SP, quando tentava atravessar a Av. Centenário, centro da cidade. Segundo o motociclista que estava prestando serviços para uma contabilidade local, ele não estava em alta velocidade no momento do acidente. O mesmo alegou que, o idoso atravessou a via de cabeça baixa, sem olhar para os lados. O senhor de 73 anos de nome não revelado, foi atendido pelo SAMU 192, e levado até o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, e teve várias escoriações e um corte profundo na perna. O condutor da motocicleta também foi conduzido ao hospital para atendimento médico, e teve apenas escoriações.

Fotos: Marcos Paulo/97NEWS


Brumado: Projeção de substituição dos agentes de saúde por técnicos de enfermagem deixa categoria muito apreensiva

OS agentes prometem intensificar as manifestações (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A categoria dos agentes de saúde em Brumado e região vem se mostrando extremamente preocupada com a possibilidade, que parece, cada vez mais real, da substituição dos agentes por técnicos de enfermagem. Uma das últimas portarias assinadas pela presidente Dilma Rousseff, antes de ter sido afastado devido a aprovação do processo de impeachment, foi justamente nesse sentido, já proibiu a visitação dos agentes às residências. As Portarias de números 958 e 959, foram revogados pelo novo ministro da Saúde, mas, mesmo assim, a preocupação dos agentes continua. A reportagem do 97NEWS falou com a presidente do Sind-ACS de Brumado e região, Marivalda Araújo, que garantiu que está existindo uma mobilização nacional para evitar essa substituição, que, segundo ela, poderá causar uma grande deficiência na rede de atenção básica, já que o papel do agente é fundamental para os serviços sejam feitos com resolutividade. O impasse vem se avolumando e, visando um fortalecimento nas defesas, os agentes conseguiram um documento junto ao prefeito municipal e ao secretário de saúde no qual eles atestam a importância dos agentes de saúde para o bom andamento da saúde pública em Brumado. Finalizando, existem correntes da área que defendem com veemência a substituição, como o Cremeb de Belo Horizonte, que vem desenvovendo uma forte campanha nesse sentido. Especialistas chegam a afirmar que a substituição será inevitável, pois os técnicos de enfermagem poderão realizar um serviço muito mais amplo e eficiente do que os agentes. 



Brumado: Aposentado de 80 anos tem mal súbito ao tomar café na feira e tem que ser levado com urgência pelo SAMU192

O idoso teve que ser levado pela equipe de socorristas do SAMU 192 para receber atendimento médico (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O aposentado Mirante Barbosa, que já está para completar 80 anos nos próximos dias, acabou protagonizando uma cena que deixou muita gente preocupada na Feira Livre Municipal de Brumado na manhã desta sexta-feira (17). Segundo relatos passados à reportagem do 97NEWS, ele, que é morador da Fazendo Salobo, na zona rural do município, foi tomar um café numa barraca, quando, repentinamente, deu um mal súbito, ficando inconsciente, o que causou uma correria em busca do SAMU 192, que chegou rapidamente ao local e levou o aposentado. Não se sabe o estado de saúde dele, mas, segundo testemunhas, o mal-estar teria sido provocado pela ingestão de bebidas alcoólicas, mas isso não teria sido confirmado pelos socorristas do SAMU. 



Brumado: Motorista tem dia de herói ao capotar o caminhão na BR-030 para não atingir ônibus cheio de alunos

As cenas do acidente mostram que uma tragédia poderia ter ocorrido (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

O trecho da BR-030 entre Brumado e Caetité tem sido palco de acidentes trágicos, muitos dos quais ceifaram a vida de brumadenses, mas, no início da noite desta quinta-feira (16), um acidente poderia ter ingressado para o triste rol destas tragédias, mas, por um ato heroico do motorista de um caminhão que vinha de Caraíbas-BA, transportando madeira, um acidente de grandes proporções poderia ter acontecido. O fato ocorreu nas proximidades do Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt por volta das 18h30m, onde, para não colidir de forma perigosa com um ônibus escolar lotado de alunos que iam para o CEB, o motorista, num desvio de rota muito arriscado acabou capotando o caminhão, que ficou muito danificado. O motorista herói acabou tendo sorte, pois, mesmo com a gravidade do capotamento (foto abaixo), foi retirado consciente da cabine e levado para o Hospital Magalhães Neto. O ônibus ficou levemente danificado na parte traseira, o que mostra que, se o motorista não tivesse desviado poderia ter acontecido uma colisão de impacto e com isso uma tragédia poderia ocorrer. Nenhum o motorista do ônibus escolar e nem os alunos tiveram ferimentos, mas não puderam seguir viagem. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Professor Girafales do seriado 'Chaves' morre aos 82 anos

Foto: Reprodução

O ator mexicano Rubén Aguirre, conhecido por interpretar o Professor Girafales em "Chaves", morreu nesta sexta-feira (17) aos 82 anos. A informação foi publicada no Twitter por Edgar Vivar, que fazia o Senhor Barriga no mesmo programa. Não há informação sobre a causa da morte. Um ano atrás Aguirre havia divulgado uma carta em que dizia ter "sérios problemas de saúde". Intitulado "E agora, quem poderá me defender?" (referência ao personagem Chapolin), o texto reivindicava assistência médica da Associação Nacional de Atores do México (Anda).  Em agosto de 2014, Rubén Aguirre havia sido internado no México com quadro de desidratação e anemia. De acordo com seu filho, Arturo, Rubén Aguirre tomava medicamentos havia pelo menos duas décadas para controlar doenças renais e diabetes. 



Brumadense é o mais novo integrante da TV Sudoeste em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Esta quinta-feira (16) estreou na TV Sudoeste o brumadense Luan Vinicius Ferreira, de 26 anos. O mais novo repórter da emissora apesar de muito jovem já trabalhava com jornalismo on line, impresso e rádio. Vinícius está cursando Comunicação Social e Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e na TV Sudoeste vai reforçar o elenco da emissora, que sempre valoriza os estudantes do curso de jornalismo de Vitória da Conquista e região. Em sua página social, Luan expressou sua satisfação em poder fazer o que gosta. "De repente as coisas começam a mudar e a gente nem percebe. Até que um rosto comum é visto na TV como se estivesse frente ao espelho, e a voz - que repetidas vezes se ouviu e se achou estranha - faz-se novamente ouvir. Enfim, novos caminhos começam a ser trilhados!", Finalizou Vinícius. O 97NEWS e a Alternativa FM parabeniza o brumadense por esta conquista, fruto de um esforço do trabalho.



Brumado: Policiais da 34ª CIPM distribuem sopa para pessoas em situacao de vulnerabilidade social

Foto: Divulgação

Moradores em condição de rua que ficam pelas praças de Brumado têm contato com a solidariedade com policiais militares de Brumado, que na noite desta quinta-feira (16) distribuiram sopa no centro da cidade e no Albergue São Sebastião. O movimento de solidariedade foi para ajudar a aquecer o corpo no período de frio que se estabeleceu em nossa cidade nos últimos dias. O alimento, além de aquecer o corpo, é nutritivo e sacia a fome. No momento da entrega, o termômetro já marcava 18°C. A População elogiou a iniciativa e até manifestaram a vontade de participar em uma próxima oportunidade. 



Ajude a pequena Natália a lutar contra a terrível Epidermólise Bolhosa

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

A pequena Natália, de apenas 3 anos de idade, a qual vem lutando contra esta terrível doença e mora na zona rural de Rio do Antôno com os seus pais, numa residência de condições precárias, o que acaba agravando o seu quadro de saúde, já que não existe banheiro e nem estrutura adequada, o que tem feito as feridas na pele se intensificarem, inclusive indo para regiões muito sensíveis como a língua, a qual está sendo atingida de forma severa, inclusive criando “bolsas” de pus. Outra agravante é que ela tem forte intolerância à lactose, precisando comprar um suplemento que é caro, já que vem apresentando também princípios de raquitismo, o que vem fazer com que a situação de Natália seja de comover os corações mais embrutecidos, então, buscando amenizar a sua dor e angariar fundos para o tratamento mais eficaz, familiares e amigos estão realizando o sorteio de um garrote que será realizado no dia 02 de julho. Então, ajude a pequena Natália comprando o seu bilhete por apenas R$ 20,00 ligando para (77) 9.8815-2565. Para quem quiser fazer a doação por meio de depósito bancário: Agência 3092-9 - Banco Bradesco- Conta Poupança 1002452-8, em nome de Natália Calixto Alves. O 97NEWS irá intensificar a campanha de doações acreditando na solidariedade de seus ouvintes e leitores. 



Vidente que passou por Brumado, morre na noite desta quinta-feira (16) em Itabuna

Foto: Reprodução

Faleceu na noite desta quinta-feira (16) na cidade de Itabuna, sul da Bahia, João Fabian Damasceno, o conhecido vidente "Mestre Jacó". O vidente morreu em decorrência de um infarto fulminante. Mestre Jacó mantinha consultório espiritual em diversos municípios e também programas em emissoras de rádio, passou por Brumado, onde fez muitos amigos e também tinha um programa de Rádio. O vidente possuía problema sério de obesidade, o que dificultava até mesmo a sua locomoção. Mestre Jacó será velado e sepultado na cidade de Petrolina, em Pernambuco. 



Solidariedade: Adolescente brumadense, Natanael Souza, luta para vencer o câncer; ele precisa da tua ajuda

Natanael, antes e depois de ter contraído o câncer (Fotos: 97NEWS)

O adolescente Natanael de Souza Santos, de 13 anos, descobriu há cerca de 5 meses que estava com câncer na região da cabeça, de lá para cá, a sua vida teve uma profunda transformação, já que ele teve que abandonar os estudos e, em seguida, ser transferido para uma UTI em Salvador, onde está passando por uma série de cirurgias para a retirado do tumor. Nesta quinta-feira (16), a sua tia, Joselita de Souza Santos (Zelita do Acarajé), entrou em contato com o 97NEWS para comunicar que a família está fazendo uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar na estádia na cidade, onde sua mãe e familiares se revezam para ficar ao lado de Natanael. Ele que perdeu o pai há cerca de dois anos em um trágico acidente próximo ao Clube Social de Brumado, vem demonstrando garra e vontade de viver. Então não deixe de ajudar, pois a família, que já está nessa rotina há 3 meses, está realmente necessitando de donativos, já que os custos são altos em viagem, pousada e alimentação são altos. Informações pelo: (77) 9.9950-0447.



Brumado: Polícia Civil prende assaltante que agia na zona rural.

(Foto:Divulgação Polícia Civil)

Investigadores da Polícia Civil conseguiram prender, após investigação a um roubo em uma fazenda, a pessoa de CLODOALDO SANTOS SOUZA, de 19 anos, o qual praticou o crime de roubo a mão armada, no mês de maio, na região rural do Esconso. O referido preso já foi conduzido para a Delegacia, no ano de 2015, acusado de ter roubado um telefone celular., (Ascom Polícia Civil)



ASFAB realizará seminário, `Tecnologia Social, implementações que vem transformando o seminário com autonomia e direito´

Foto: Divulgação

A ASFAB - Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia, em parceria com a SDR - Secretaria de Desenvolvimento Rural, e a SJDHDS - Secretaria de Justica Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, tem a honra de convidar a todos para particparem do seminário, "Tecnologia Social, implementações que vem transformando o seminário , com autonomia e direito". Com a participação das secretarias, SJDHDS e SDR, dos nossos agricultores, dos nosso beneficiários das tecnologias, agricultores, lideranças locais e regionais, de vários municípios da região, onde as caravanas decerão para participar desse momento rico de aprendizado, troca de experiência, muita cultura e animação. O evento acontecerá dia 30 de junho, na Quadra poliesportiva da Escola Municipal Raio de Sol, na Rua Leopoldino Bernardes S/N em Malhada de Pedras, Bahia.



Brumado: Leite `in natura´ e o transporte irregular estão proibidos segundo o MPE

Foto: Arquivo/97news

Esta semana o MPE - Ministério Público Estadual fez uma reunião no auditório da SEMAC com todos os produtores de leite de Brumado, para informar que eles terão até o fim do ano para se adequarem e não  mais comercializarem o leite "in natura" (leite cru). A reunião foi coordenada pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, que passou todas as informações do que determina a lei sobre o fornecimento, beneficiamento e transporte de leite irregular no município. Segundo Ruano, para que a legislação seja cumprida os produtores devem formar cooperativas, associações, empresas, ou individualmente se adaptarem ao sistema. Outro ponto discutido na reunião foi na questão do acondicionamento irregular de transporte do leite pasteurizado em Brumado. Pois mesmo recebendo todo o tratamento na usina de beneficiamento, o leite é afetado por causa do transporte sem refrigeração na entrega ao consumidor. Ainda de acordo com Ruano, a fiscalização vai atuar repressivamente. Lembrando que os produtores vão ter o prazo de 1º de janeiro de 2017 para se adaptarem as novas regras. O primeiro seminário de capacitação e discussão do tema será dia 27 de julho, às 10h, no auditório do Semac. 



Brumado: Tudo pronto para o `Arraia Bom D+´ do Bairro São José

Foto: Luciano Santos/97news

O São João pela Bahia já começou em muitas cidades, Brumado apesar de ainda está muito tímido alguns bairros vão realizar os festejos por conta própria ou com apoio de empresários. O presidente do Bairro São José entrou em contato com a equipe do 97NEWS e nos informou que está tudo pronto para o "Arraia Bom D+", o evento acontece nesta sexta-feira dia 17/06 na Praça Edmundo Dantas Coelho a partir das 21 horas. Segundo Ivan Alves, presidente da Associação de Moradores do bairro, a praça já está toda pronta para receber o grande público. “O nosso São João já é uma tradição, apesar deste momento difícil que estamos passando, em reunião com a maioria dos moradores decidimos fazer esta tradição junina que é a maior do nordeste, e porquê não fazer no Bairro São José”, citou Ivan. “A nossa quadrilha junina ensaiou todos os passos, e vamos dar um show para o público que vier nos prestigiar, teremos bandas ao vivo, barracas com comidas típicas e a tradicional fogueira”. Finalizou Alves. A programação para o São João antecipado do Bairro São José será a seguinte: Show com as Bandas, Jéssica e Patrique, Adriano Souza e Lírio Barbosa. Ressaltando mais uma vez que haverá a participação de duas quadrilhas juninas e a quebra de pote. O apoio será do 97NEWS e da Rádio Alternativa FM.



Conquista: Carregamento de 500 kg de maconha vindo do Paraguai é apreendido na BR 116

Investigações levaram Polícia Civil até dois veículos que transportavam a droga. Um dos motoristas jogou carro em cima dos policiais, ao receber ordem de parada (Foto: Polícia Civil)

Na madrugada desta quinta-feira (16), a Polícia Civil de Vitória da Conquista interceptou uma carga de meia tonelada de maconha , na divisa Bahia/Minas Gerais. O carregamento vindo o Paraguai abasteceria traficantes da região Sudoeste baiana. A ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Investigações levaram a equipe da Draco até dois veículos que transportavam a droga pela BR 116. De acordo com a polícia, uma dos condutores resistiu a voz de prisão e tentou atropelar os investigadores, porém foi contido ainda na rodovia federal. Dois homens foram presos. A droga, os veículos e os traficantes foram apresentados na delegacia da cidade de Pedra Azul. Policiais Militares e Civis do estado de Minas Gerais deram apoio a equipe de Conquista.



Forró do Sítio Novo: Camisas vão ser entregues nesta quinta-feira (16)

Foto: Divulgação

A organizadora do Forró do Sítio Novo vai entregar hoje (16) à partir das 16h as camisas da festa mais esperada de Brumado e região, que acontecerá neste sábado (18). Não deixe para última hora, venha hoje mesmo no antigo Casa Branca na Avenida Otávio Mangabeira e garanta seu passaporte da alegria para um dos mais animados festejos juninos de Brumado. 



Irmãos brumadenses, Norberto e Artur se encontram no Morumbi em partida do Brasileirão 2016

Norberto (esquerda) e Artur, o futebol brumadense mostrando a sua força no Morumbi (Foto: 97NEWS)

Brumado é reconhecido como celeiro de craques, mas, sempre existiram os questionamentos que esses craques precisavam se notabilizar no cenário brasileiro e, isso, agora, é uma realidade, o que foi comprovado no jogo do Brasileirão 2016 que aconteceu na noite desta quarta-feira (15) no Morumbi, onde os irmãos brumadenses Norberto e Artur se reencontraram num dos palcos mais consagrados do futebol brasileiro. Norberto que atua pela equipe baiana do Vitória, fez questão de abraçar o seu irmão que foi recentemente integrado ao elenco do Tricolor Paulista, após uma bela participação nas equipes de base. No confronto o São Paulo, único representante brasileiro na Libertadores, levou a melhor, num jogo que teve o primeiro tempo muito truncado, mas que, na segunda etapa mostrou mais empenho, vencendo o confronto com gols dos gringos Calleri e Lugano. Já trazendo para o âmbito local, quem ganhou foi Brumado, que mostra ao mundo o talento dos seus craques. Os dois são filhos do brumadense Zé Artur, que é muito conhecido na cidade.