ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "06/2015"

Setor de educação recebe bem 'novo Fies'

O setor de ensino superior privado está considerando positivas as mudanças a serem implantadas no segundo semestre deste ano no programa de financiamento estudantil do governo, o Fies, apesar da redução no número de novos contratos. O novo modelo, ainda não anunciado oficialmente, terá alta de juros e redução do limite de renda dos alunos atendidos.

De acordo com fontes do setor, o Fies vai ter elevada de 3,4% para 6,5% ao ano a taxa de juros. A carência, período após o curso em que o aluno ainda não precisa amortizar a dívida, cai de 18 para 12 meses. Num primeiro momento, as fontes afirmaram que não haveria redução no prazo de amortização, mas mais tarde confirmaram que ele caiu para duas vezes o tamanho do curso mais um ano (antes esse prazo era de três vezes o tamanho do curso somado de um ano). Ou seja, um curso de quatro anos deve ser pago em até nove anos somado da carência e não mais em 13 anos.

Executivos das grandes companhias do setor comentaram o novo modelo ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, mas não quiseram se identificar porque o anuncio ainda não é oficial.

 

Para um dos executivos dos principais grupos de ensino, a elevação dos juros e alteração nos prazos não deve trazer grandes impactos para o programa. "Continua sendo bastante atrativo para o aluno", diz.

O que as empresas consideram desafiador é a redução no número de novos contratos. O setor espera 100 mil novos financiamentos do Fies no segundo semestre. Analistas do BTG Pactual consideraram que este patamar não deve ser representativo para a captação de novos alunos das companhias.

O impacto negativo do encolhimento do Fies é reconhecido por entidades do setor. "O desafio é o impacto que uma menor oferta do Fies tem na captação de novos alunos, mas essa é uma realidade e as empresas vão ter que se reinventar", diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Caldas. "O importante é haver uma nova oferta e há o esforço de atender o maior número possível de alunos com o orçamento restrito do governo", comenta, sem dar detalhes sobre as informações a respeito do novo formato do Fies.

Somada à oferta de financiamentos do primeiro trimestre, devem ser cerca de 350 mil contratos ao todo em 2015, patamar inferior aos mais de 500 mil de 2013 e aos mais de 700 mil de 2014. Para outro alto executivo de um grande grupo, o montante mais enxuto de financiamentos deve se manter nos próximos anos.

A redução da faixa de renda dos atendidos pelo programa também é vista positivamente, mas torna ainda mais clara a urgência de as empresas buscarem alternativas.

Até o último ciclo do Fies, podiam pedir financiamento estudantes com renda familiar mensal de até 20 salários mínimos, sendo que o financiamento de 100% do curso só era dado para rendas até 10 salários mínimos. De acordo com as fontes, agora o Fies ficará restrito para faixas de 1,5 a 3 salários mínimos per capita.

Com isso, na avaliação dos executivos, surge uma faixa de estudantes que ficam num "limbo": não são atendidos pelo Fies, mas também não teriam capacidade financeira para pagar o curso integralmente. As atuais alternativas de financiamento privado ainda são vistas como insuficientes, incapazes de dar conta do volume grande de estudantes sem recursos.

UOL Educação

CONTINUE LENDO


Deputados evangélicos são os mais populares nas redes sociais; Irmão Lázaro ocupa 1º lugar

Foto: Reprodução

A guinada à direita no perfil das manifestações de rua entre junho de 2013, ápice do movimento pela redução das tarifas de transporte, e março de 2015, quando milhões marcharam pelo impecahment da presidente Dilma Rousseff em todo Brasil, é refletida também no perfil do Congresso Nacional. Segundo uma pesquisa inédita feita pelo departamento de pesquisa do grupo Máquina da Notícia, os deputados mais populares nas redes sociais são filiados a legendas conservadoras e/ou evangélicas. Deputado eleito pela Bahia, Irmão Lázaro (PRB), que é pastor evangélico, registra, se somadas todas as redes sociais, interação com 8.333.003 pessoas. Em segundo lugar está o deputado paulista Celso Russomano, que também é do PRB, legenda que orbita na área de influência da Igreja Universal do Reino de Deus: 512.607 internautas interagem com ele no Facebook, no Twitter e no YouTube. No ranking dos partidos com mais alcance entre os eleitores nas redes sociais, o PRB também lidera, seguido por PSB e PSDB. Entre as mais conhecidas redes sociais, o Facebook é a principal ferramenta, com alcance médio de 63 mil curtidas por página oficial dos eleitos para a Câmara.A surpresa ficou com o Instagram, que mesmo não tendo sido amplamente utilizado na campanha de 2014, passou o Twitter e aparece como a segunda rede mais acessada pelos parlamentares entrevistados. Na abordagem qualitativa, a maior parte dos entrevistados declara consumir múltiplas fontes de informação na internet. Quando o tema é confiança, os jornais impressos continuam na liderança, com três vezes mais confiança do que publicações alternativas, como blogs e páginas de internet. O levantamento foi feito entre dezembro de 2014 e maio de 2015 nas redes sociais utilizadas pelos deputados eleitos. 

(Bahia Notícias)



Geddel diz que 'aliança à esquerda' do PT é 'papo para militante zonzo'

Foto: Reprodução

O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, não se assustou com a resolução do PT de não encerrar a aliança com seu partido. Em comentário no Twitter, Geddel desdenhou da decisão - que surgiu a partir do quinto congresso nacional do PT, que aconteceu na Bahia. "E alguem imaginou que o PT teria coragem de romper com PMDB?", questionou. Ainda de acordo com ele, "esse 'lero' de aliança à esquerda é conversa mole para militante zonzo com prisão de petistas". Apesar de ter sido ministro do ex-presidente Lula, Geddel, hoje, é um dos maiores opositores da agremiação e defende o rompimento da aliança no plano nacional.

Bahia Notícias



Inscrições para seleção no Prouni começam na próxima terça-feira

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do meio do ano, que oferece bolsas para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições privadas de ensino superior, estarão abertas a partir desta semana. O prazo para pleitear uma bolsa começa na próxima terça-feira e se encerra na quinta-feira. As inscrições acontecem exclusivamente pela internet. Podem concorrer os candidatos que fizeram o Enem 2014 e receberam nota acima de zero na redação. É preciso ainda preencher alguns requisitos como não ter diploma de ensino superior, ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada como bolsista. O estudante precisa ainda ter um determinado limite de renda: pertencer a família cuja renda mensal per capita não exceda 1,5 salário mínimo (R$ 1.182), para bolsas integrais, ou três salários mínimos, para parciais (50%).

(Correio)



Veja as fotos do Forró do Sítio 2015

A alegria foi a tônica do Forró do Sítio 2015 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O 97NEWS esteve presente no Forró do Sítio 2015 registrando, através das lentes do fotógrafo Marcos Paulo, os melhores momentos desta que é considerada uma das melhores festas da região deste período junino. Muita gente bonita, atmosfera dominada pela alegria e descontração ao som da dupla Max e Léo, Edgar Mão Branca, Trio da Huanna e Adelmário Coelho. Então confira as imagens (Clique)



Cigano de 19 anos é assassinado no circuito da Festa da Banana

(Foto: Reprodução)

Por volta das 2h30min da madrugada deste sábado, (13/06), o jovem cigano Luan Barreto Morais, de 19 anos foi executado, com aproximadamente 8 tiros de pistola calibre .40, no circuito da Festa da Banana na cidade de Teolândida/BA. A vítima era da cidade de Presidente Tancredo Neves, e estava curtindo a festa supracitada. Segundo relatos de populares a vítima tinha saído para ir ao banheiro nas proximidades do posto de combustível que fica às margens da BR 101. Quando este tentou atravessar a referida rodovia um indivíduo até o momento não identificado desceu de um carro que estava parado no acostamento da BR e começou a disparar contra a vítima, que foi atingido, ainda tentou correr, mas alguns metros depois já do outro lado da rodovia caiu e foi atingido por mais sete disparos a queima roupa, vindo a óbito no local. Informações dão conta que a jovem que acompanhava a vítima também foi atingida na mão direita e encaminhada ao hospital regional em Itabuna, onde recebeu atendimento médico e foi liberada. A Polícia Civil de Teolândia está investigando o crime afim de descobrir os autores e o motivo reais do crime supracitado. 



Duas apostas levam maior prêmio do ano da Mega-Sena

(Foto: Reprodução)

Duas apostas acertaram as seis dezenas do concurso 1.713 da Mega-Sena, realizado neste sábado (13) na cidade de Itabaiana (SE). As apostas vencedoras, de Maringá (PR) e do Rio de Janeiro (RJ), receberão cada um R$ 31.598.692,07. Esse é o maior prêmio do ano até agora. O próximo sorteio da loteria acontece na quarta-feira (17). Veja as dezenas sorteadas: 03 - 10 - 16 - 23 - 27 - 29. A quina teve 388 apostas ganhadoras, que levaram prêmio de R$ 17.070 cada uma. Outros 6845 bilhetes acertam a quadra e levaram R$ 440,56.



Não faz isso...'Decotaço' de boliviana torna jogo um detalhe

(Foto: Reprodução)

Se você não assistiu à segunda partida da atual edição da Copa América, disputada por Bolívia e México, nesta sexta-feira, no Chile , saiba que não perdeu nada. Ou melhor, perdeu sim. Não dentro de campo, já que as duas seleções protagonizaram um jogo modorrento e apenas empataram por 0 a 0. Mas nas arquibancadas. Se o confronto válido pelo Grupo A não empolgou os torcedores que compareceram ao Estádio Sausalito, em Viña del Mar, pelo que México e Bolívia fizeram com a bola rolando, uma ousada torcedora conseguiu empolgar muito marmanjo espalhado pelo planeta. A boliviana Mayte Flores, que havia ido à partida com uma camisa extremamente decotada de sua seleção, simplesmente mostrou um pouco a mais ao ser flagrada pelas câmeras fotográficas. Ela não se intimidou com o assédio da imprensa e deixou escapar parte de seus seios ao exibir a sua "fartura".



Diretor do Banco Central acredita que inflação deve ficar na meta em 2016

O diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Tony Volpon, disse nesta sexta-feira (12) acreditar que a inflação fique no centro da meta, 4,5%, estabelecida pela instituição para 2016. "Estamos com confiança total de que conseguiremos fazer isso [fazer a inflação convergir para a meta]", disse Volpon, ao comentar a previsão do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem (11) em ata pelo Banco Central, de que a inflação deve permanecer elevada, este ano, com perspectiva de convergência para o centro da meta ao final de 2016. De acordo com Volpon, as análises do Copom foram influenciadas pela divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registra a inflação oficial. O IPCA de maio foi 0,74%, superior à de em abril (0,71%) e à de maio do ano passado (0,46%). A inflação acumulada em 12 meses ficou em 8,47%, a maior desde dezembro de 2003, quando registrou 9,3%. "Se o Banco Central tivesse definido uma meta para 2017 ou 2018, seria uma data tão [distante] que não iria influenciar o comportamento dos agentes econômicos nem do Banco Central hoje. Esse horizonte tem que ser definido de maneira que influencie expectativas hoje, afirmou Volpon. Para ele, o tempo tem que ser longo para ser crível, mas curto para influenciar o comportamento das pessoas agora. Volpon participa, no Rio de Janeiro, de um evento The Group of Thirty (G30) com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e lideres financeiros do mundo todo.

(Metro1)



ANS abre consulta pública para atualizar cobertura mínima de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abrirá consulta pública para atualizar a lista de cobertura mínima que os planos de saúde têm de oferecer aos beneficiários. A ANS propõe a inclusão de 11 procedimentos, entre terapias e exames, como oferta de quimioterápico oral para câncer de próstata. Também prevê o aumento de sessões de fisioterapia, psicoterapia, fonoaudiologia e nutrição, para grávidas. As mudanças passarão a valer a partir de janeiro. "São procedimentos que terão grande impacto, que acompanham as nossas tecnologias e o envelhecimento populacional, quando as pessoas passam a ter mais doenças cardiovasculares, por exemplo", afirmou Raquel Lisbôa, gerente geral de regulação assistencial da ANS. O novo rol incluirá avaliação geriátrica ampla a partir dos 60 anos. "É uma consulta geriátrica mais ampliada para diagnóstico de síndromes como Alzheimer e demências. Também avalia o uso simultâneo de remédios comum nessa idade e faz a prevenção de quedas. Há estudos que mostram que essa avaliação geriátrica ampla diminui a mortalidade dos pacientes", explicou Raquel. Das 11 nas propostas, quatro tratam de procedimentos oftalmológicos. A cobertura obrigatória é atualizada a cada dois anos. No ano anterior da inclusão, são discutidos os procedimentos que devem fazer parte da lista. A ANS recebeu 109 sugestões de novos tratamentos, dos quais 34 foram selecionados. Desses, oito estão entre os 11 que serão submetidos à consulta pública. Entre os dias 19 de junho e 19 de julho, a agencia receberá sugestões da população para lista de procedimentos - o número de tratamentos ainda pode aumentar. As contribuições devem ser enviadas em formulário eletrônico no site da agencia.

(Bahia Notícias)



PT mantém aliança com PMDB, mas Cunha é hostilizado

O Partido dos Trabalhadores (PT) rejeitou neste sábado (13) trechos da resolução final de seu 5º Congresso Nacional que defendiam o fim da aliança nacional com o PMDB no governo e a alteração na atual política econômica, marcada pelo ajuste fiscal. No encontro, militantes e dirigentes da sigla fizeram críticas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Durante a votação da resolução final do evento, que consolida as posições do partido sobre a atual situação da política e da economia, os delegados rejeitaram uma parte que dizia que "o presidencialismo de coalizão está esgotado, dando espaço e poder ao principal dos 'aliados', muitas vezes, o sabotador do governo, o PMDB, que opera pela contrarreforma política e pela revisão do regime da partilha do pré-sal." No debate que antecedeu à votação, militantes gritavam "Fora Cunha! Fora Cunha!", em protesto contra o presidente da Câmara. No palco onde lideranças discursavam, parlamentares petistas que atuam na linha de frente governista no Congresso buscaram defender a aliança com o PMDB em nome da "governabilidade". "Nos não podemos ter ilusão no Congresso. Nós também não podemos achar que a partir de hoje a presidente Dilma vai ter maioria no Congresso para votar os projetos que advêm da mobilização social. A governabilidade congressual é também necessária... Ou o PT não está fazendo isso todo dia no Congresso Nacional? Nós não podemos levar o governo Dilma para o isolamento no Congresso", afirmou o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara.

Na discussão sobre a atual política econômica, o PT aprovou texto que defende ser "preciso conduzir a orientação geral da política econômica para a implementação de estratégias para retomada do crescimento, para a defesa do emprego, do salário e demais direitos dos trabalhadores, que permitam a ampliação das políticas sociais". A proposta original usava a expressão "alteração da política econômica", em vez de "conduzir a orientação geral da política econômica". Durante o anúncio da mudança, o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE) foi vaiado por militantes ao defender a necessidade do ajuste fiscal para alcançar os objetivos defendidos pelo partido. O texto original também continha menções críticas ao ministro Joaquim Levy, e acabou retirado do documento.

(G1)

CONTINUE LENDO


Dia dos Namorados Fatal: Jovem é executado na Praça dos Cometas

(Foto: Giro em Ipiaú)

Um jovem de 22 anos morreu após ser baleado na noite desta sexta-feira (12/6) no Centro da cidade de Ipiaú. De acordo com o site Giro em Ipiaú, Felipe Augusto da Silva Santos, foi baleado na Praça dos Cometas, por volta das 20, socorrido por populares e encaminhado até o Hospital Geral de Ipiaú, mas não resistiu aos ferimentos à bala. Segundo testemunhas, um homem desceu de uma motocicleta, se aproximou de Felipe e disparou vários tiros na direção da vítima. Cápsulas de uma pistola. 45 foram encontradas no local. A vítima estava sentada na porta de casa, e ainda tentou fugir entrando na Distribuidora de Bebidas Pereira Beer, mas foi alcançada pelo criminoso. O autor dos tiros fugiu na garupa da motocicleta, de placa ignorada. Segundo a polícia, o assassinato de ontem a noite pode ter relação com o homicídio ocorrido na tarde de quarta-feira (10) na Rua Jaime Tanajura, quando um homem também foi morto a tiros.

 

 

 



Homem é morto a tiros em Praia do Forte

(Foto: Reprodução)

Na madrugada deste sábado (13), por volta das 2h,  um homem foi morto a tiros na Praia do Forte, litoral norte de Mata de São João.Segundo a polícia, a vítima identificada como Fábio,  aparentando 25 anos, foi atingida com três tiros e morreu em frente a casa de farinha na vila principal da Praia do Forte. Não há informações autoria do crime. O caso está sendo investigado pela polícia local.



Líder do tráfico em Porto Seguro morre em confronto com a PM

‘Bigmel’ estava foragido do presídio de Eunápolis e trocou tiros c om a polícia na cidade de Itapebi.

Jabes da Silva Medino, o 'Bigmel', líder de uma facção criminosa que agia no bairro do Campinho, em Porto Seguro, morreu na madrugada desta sexta-feira (12) na cidade de Itapebi. Ele entrou em confronto com policiais militares da Cipe - Mata Atlântica. O traficante estava escondido em uma propriedade rural, localizada no distrito de Coréia, que supostamente servia de esconderijo dos membros da facção e armazenamento de drogas. Com o ‘Bigmel’ os policiais apreenderam um revólver, uma espingarda, cerca de R$ 20 mil Reais em dinheiro e diversos aparelhos de telefone celular. O criminoso não se apresentou no presidio após a saída autorizada nos dias das mães. Ele é irmão de outro traficante conhecido como ‘Marrocos’. Juntos eles lideraram o comércio ilegal de entorpecentes no Bairro do Campinho, em Porto Seguro, um dos maiores da cidade. *Informações do Radar64.



Cidade de Tancredo Neves tem eleições para prefeito neste domingo (14)

Cidade de Tancredo Neves terá eleições neste domingo (Foto: Reprodução)

Novas eleições para definir o prefeito e vice-prefeito da cidade de Tancredo Neves, localizada a cerca de 260 quilômetros deSalvador, serão realizadas neste domingo (14). As eleições suplementares acontecem após cassação dos antigos gestores pelo TRE-BA e Tribunal Superior Eleitoral. Os ex-prefeito e vice-prefeito de Tancredo Neves tiveram seus mandatos cassados por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder econômico, no dia 5 de fevereiro deste ano, pelo TRE-BA, que manteve a decisão no dia 8 de abril após as partes recorrerem. Em 18 de março, em decisão monocrática, a ministra do TSE, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, também negou seguimento ao pedido de Ação Cautelar do ex-prefeito. No dia 2 de junho, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, a eleição direta para a escolha dos novos Prefeito e Vice-Prefeito do município. Os ministros da corte negaram mandado de segurança apresentado pela Câmara Municipal da localidade, que pretendia que a eleição do novo prefeito ocorresse de maneira indireta, por meio dos votos dos vereadores, por entender que a vacância dos cargos teria se dado na segunda metade do mandato dos cassados.  De acordo com o entendimento da ministra do TSE, Maria Thereza de Assis Moura, relatora do mandato de segurança, juridicamente, a vacância dos cargos ocorreu em 26 de novembro de 2013, com a sentença do Juízo de primeira instância (Zona Eleitoral). A ministra disse que a juíza de primeiro grau apenas manteve os cassados no cargo até o julgamento do caso no TRE, ocorrido no dia 5 de fevereiro de 2015. No domingo de eleição, a cidade de Tancredo Neves, que possui 56 sessões eleitorais distribuídas em 16 locais de votação, deve contar com o reforço de 35 policiais militares, além do apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Cacaueira, para garantir a segurança do pleito eleitoral.



Baiano emagrece 23 kg com corridas, jiu-jitsu e distância do fast food

Após se mudar para SP, Márcio Vinícius engordou e chegou a pesar 119 kg (Foto: Arquivo pessoal/Márcio Vinícius Cavalcante)

Apesar de sempre estar acima do peso, o baiano Márcio Vinicius Santos Cavalcante, de 33 anos, engordou ainda mais peso quando se mudou para Osasco, na Grande São Paulo, em 2001. “Aqui eu conheci o fast food, comprei carro e ganhei mais peso”, conta. O professor de música chegou a pesar 119 kg e praticando jiu-jitsu eliminou 23 kg. Hoje, pesa 102 kg. Embora soubesse do excesso de peso, o professor de música evitava saber seu peso. “Eu não costumava me pesar, porque eu já sabia que estava acima do peso. E tentava o menos possível constatar isso”, conta o jovem que recebeu uma balança como presente de casamento. Apesar de ter escorregado, Márcio mantém a balança em seu banheiro e se pesa todas as manhãs para fazer o monitoramento de seu peso. “A minha meta inicial era sair dos três dígitos. Quanto mais perto chegava, eu passei a fotografar dos números na balança. Quando cheguei nos 99 kg, foi uma festa. Mandei fotos para todos os amigos.”  Hoje, com o objetivo de chegar aos 90 kg até dezembro, Márcio acredita que sua relação com a comida é emocional e que controlar a vontade de comer é a parte mais difícil de emagrecer. “Às vezes, você nem está com fome e come. O exercício vai te motivando, criando rotina e fica mais tranquilo, mas a vontade de comer é muito complicada.”



Inaugurado nesta quarta-feira (10), Estacionamento em frente ao Derba é alvo de intensas críticas

Segundo a população o estacionamento possui várias irregularidades (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

“Uma coisa sem pé e nem cabeça”, é dessa forma que inúmeras pessoas relataram à reportagem do 97NEWS a sua visão sobre o Estacionamento em frente ao Derba, que, inclusive, foi inaugurado na última quarta-feira pela gestão municipal. A insatisfação é geral, já que a infraestrutura do local é muito deficitária. Segundo as reclamações as irregularidades são patentes como: falta de faixa de pedestres, falta de sinalização adequada, não há faixas de separação entre carros e motos e, ainda por cima, tem um poste bem no meio do estacionamento. “Como que pode uma coisa dessas, inaugurar um estacionamento dessa forma, isso é um absurdo” relatou um motorista que ainda fez questão de citar que “do jeito que está só ocorrerão acidentes nesse local, já que não há segurança alguma”. Outro fator é que a SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes também não deu o seu parecer, ficando omissa nessa questão, o que mostra uma fraqueza do setor, que nem sequer esteve presente na inauguração.

 

 



'Não causamos a crise, não podemos ser responsabilizados', diz Dilma em congresso

Foto: Reprodução

Com um discurso de quase uma hora, Dilma Rousseff encerrou a abertura do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores perto da meia-noite. A cerimônia foi iniciada às 20h desta quinta-feira (11), no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, em Salvador. Na abertura de sua fala, a presidente cumprimentou todos os presentes um por um, enfatizando a importância de cada um deles para o partido e seu governo. Como base do discurso, Dilma enfatizou medidas e resultados positivos dos governos do ex-presidente Lula e de seu primeiro mandato no executivo nacional, pedindo que os militantes e afiliados ao partido se lembrem sempre que “os pontos positivos é que fazem do nosso governo o melhor”. Sobre a crise econômica, Dilma se defendeu e garantiu que as mudanças acontecerão rápido. “Nós não causamos a crise, não podemos ser responsabilizados por ela. Mesmo que agora, depois de sete anos, os efeitos comecem a nos atingir. Essa luta para proteger o brasileiro durante esse teve um alto custo fiscal. Um custo consciente e coerente porque nós temos compromisso com o trabalho que escolhemos”, comenta, sem deixar de alfinetar os partidos de oposição e prometer soluções. “Outro governo teria escolhido o caminho mais fácil: desemprega de uma vez, reduz o salário de uma vez. Nós não queríamos isso, não podíamos querer isso. Mas agora, depois de sete anos, temos que fazer duas coisas. Primeiro, uma escolha: ajustar o mais rápido possível a economia para que ela volte a crescer. Outra coisa é que nós não achamos correto ficar parados esperando o ajuste que é necessário. Precisamos investir no crescimento. Investir na indústria, agricultura, fazer com que o crescimento continue como começou.

Somos mestres na inclusão social, precisamos continuar imbatíveis no que sabemos fazer”, observa. A presidente também exaltou os aliados, garantindo que apenas agora o partido consegue ver quem está verdadeiramente apoiando o governo. “Nos momentos de calmaria não se vê direito quem é quem. Todo mundo, nos momentos de calmaria, quer ser parceiro de vitórias e realizações. Nas horas mais difíceis, quando medidas precisam ser tomadas é que sabemos com quem podemos contar. Eu preciso contar com meu partido, um partido vivo. Livre pra fazer propostas. Livre para construir e fazer críticas”, diz, aproveitando para pedir o apoio das delegações presentes. No fim, Dilma faz uma previsão do Brasil que entregará ao próximo governante em 2019, e ainda enfatiza a cultura como fator importante para as mudanças. “Nós passaremos ao meu sucessor um país justo, livre, rico, empregado e defensor do seu sistema. Garantiremos que o nossa país seja mais democrático, em todas as áreas. O Brasil precisa muito da cultura. A cultura fala da alma da pessoa, dos anseios e futuro”, finalizou.

Bahia Notícias 

 

CONTINUE LENDO


Anatel aprova aumento de tarifa da telefonia fixa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou ontem o reajuste das tarifas locais e de longa distância dos planos básicos de telefonia fixa das operadoras Oi, Sercomtel e Telefônica em 3,684%, e da Algar Telecom, em 4,546%. Para que os novos valores sejam aplicados é necessário que as prestadoras façam ampla divulgação publicitária informando sobre o reajuste. Também foi aprovado aumento de 3,57% dos valores de crédito para orelhões administrados pelas quatro operadoras. Com isso, cada crédito passará a custar R$ 0,1305. Em nota, a Anatel informou que os reajustes ficaram em 13,15% entre 2005 e 2015, variação inferior à da inflação no mesmo período, quando o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI), previsto nos contratos de concessões registrou variação de 70,98%. A agência também anunciou que vai fazer um pente-fino e analisar o equilíbrio econômico-financeiro das concessões de telefonia fixa no País. A avaliação será feita de forma específica sobre as receitas e custos do serviço de telefonia fixa prestados pela Telefônica (do grupo Vivo), Embratel (do grupo Claro), Oi, Algar e Sercomtel e será concluída nos próximos 60 dias. Se chegar à conclusão de que manter o regime de telefonia fixa sob concessão se tornou inviável, a Anatel poderá propor o fim desse modelo. "A concessão precisa ser analisada para vermos se ela já não se tornou um peso para as empresas", afirmou o conselheiro da Anatel Igor Vilas Boas de Freitas.

Agência Brasil



Gasolina deve subir 9,1% em 2015 e energia, 41%, estima Banco Central

A gasolina e a energia elétrica, principalmente, devem ter altas expressivas este ano, segundo estimativa do Banco Central. Em ata da reunião que elevou a taxa Selic para 13,75%, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC estimou em 41% o aumento da energia elétrica este ano – acima da estimativa de alta 38,3% feita em abril. Para a gasolina, a previsão de alta neste ano ficou um pouco menor: passou de 9,8% em abril para 9,1% na última reunião.

No começo deste ano, o governo anunciou aumento da tributação sobre a gasolina, por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Essa alta foi repassada para os preços. 

Já a estimativa de alta de 41% no preço da energia elétrica em 2015 reflete do repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratadas em 2014, da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).O governo anunciou, no início deste ano, que não pretende mais fazer repasses à CDE – um fundo do setor por meio do qual são realizadas ações públicas – em 2015, antes estimados em R$ 9 bilhões. Com a decisão do governo, as contas de luz dos brasileiros podem sofrer em 2015, ao todo, aumentos ainda superiores aos registrados no ano passado.
 

Custo de produção 
O custo de produção de eletricidade no país vem aumentando principalmente desde do final de 2012, com a queda acentuada no armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país. 

Para poupar água dessas represas, o país vem desde aquela época usando mais termelétricas, que funcionam por meio da queima de combustíveis e, por isso, geram energia mais cara. Isso encarece as contas de luz. Entretanto, também contribui para o aumento de custos no setor elétrico o plano anunciado pelo governo ao final de 2012 e que levou à redução das contas de luz em 20%. Para chegar a esse resultado, o governo antecipou a renovação das concessões de geradoras (usinas hidrelétricas) e transmissoras de energia que, por conta disso, precisaram receber indenização por investimentos feitos e que não haviam sido totalmente pagos até então. Essas indenizações ainda estão sendo pagas, justamente via CDE.

Tribuna da Bahia

CONTINUE LENDO