ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2021"

Incêndios atingem áreas de vegetação em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

Dois incêndios em áreas de mata, foram registrados na cidade de Vitória da Conquista na quinta-feira (20). As chamas destruíram parte da vegetação próximas ao antigo aeroporto e ao Estádio Municipal Lomanto Júnior. Não houve feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram provocadas por moradores que queimaram lixo nos locais, para tentar fazer a limpeza de terrenos. Um dos locais atingidos é uma área de preservação ambiental, no bairro Recreio, próximo a uma área residencial. De acordo com moradores da região, a intensidade do fogo chegou a assustar por causa da altura e extensão alcançada pelas chamas. Os bombeiros foram acionados por volta das 14h30 e conseguiram controlar o incêndio às 18h. O outro incêndio, próximo ao antigo aeroporto, ocorreu entre os bairros Cadija e Cidade Modelo. O fogo também teve início por volta das 14h30 e os bombeiros demoraram pouco mais de duas horas para controlar as chamas.



Bahia tem buscado combustível em Pernambuco para evitar desabastecimento

Foto: Reprodução

Após a Petrobras negar o risco de desabastecimento de combustíveis nos postos da Bahia, o presidente do Sindcombustíveis, Walter Tannus, afirmou que essa informação não corresponde à realidade. Segundo Tannus, o estado está em escassez dos produtos e a situação tem previsão de começar a se normalizar apenas a partir da próxima segunda-feira (21). “Não sei o motivo dela 'desconfirmar' uma realidade”, questiona Tannus, sobre o posicionamento da Petrobras. Ele afirma que “todas as distribuidoras de petróleo estão em desabastecimento na Bahia” e completa que, para tentar suprir a falta, estão procurando combustíveis em Pernambuco. Ainda segundo o presidente do sindicato, o que “tem causado transtornos”, como ele diz, foi o impasse na aprovação do combustível produzido pela Refinaria Landulpho Alves (RLAM). Ele explica que a produção não foi autorizada, em virtude da qualidade. Por conta disso, o produto não foi enviado às distribuidoras e, consequentemente, os postos não o receberam.



Barreiras tem mais 5 mortos por Covid-19 e casos confirmados sobem quase 100%

Foto: Divulgação l Sesab

Mais cinco óbitos por Covid-19 foram registrados em Barreiras, Oeste baiano. No boletim de quinta-feira (20), a secretaria de saúde informou que as mortes ocorreram entre esta quarta-feira (19) e quinta. As vítimas foram três idosos, com idade de 82, 77 e 65 anos, e dois homens, ambos com 56 anos. Eles estavam internados no Hospital do Oeste e na ala de leitos de UTI para Covid-19, contratada pela prefeitura junto à Americas Health Especialidades – AMH. Nesta quinta também foram confirmados mais 208 casos positivos da doença, um aumento de 98% em relação aos casos confirmados na quarta, que foram de 105. Já os casos ativos – em condição de infectar outras pessoas – caíram para 1.293, uma leve baixa de 5,4%. Ao todo, Barreiras acumula 14.711 casos confirmados de Covid-19 e 233 óbitos provocados.



Brumado tem 258 casos ativos para Covid-19

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 20 de maio, o município de Brumado registrou 8.453 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.503. Entre os diagnósticos: 14 internações, 171 óbitos, 258 pacientes em tratamento e 8.024 recuperados. No momento, 55 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.596 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Brasil registra primeiros casos de Covid-19 por cepa indiana

Foto: Reprodução

Os dois primeiros casos da cepa indiana do coronavírus no Brasil foram registrados nesta quinta-feira (20) no Maranhão. Segundo a secretaria de saúde do estado, os contaminados eram tripulantes do navio Shandong da Zhi, que veio da África do Sul.A confirmação foi dada durante entrevista coletiva do secretário Carlos Lula, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ele afirma que seis dos 24 tripulantes fizeram o teste e todos foram diagnosticados com a doença.A variante indiana do coronavírus é uma preocupação para as autoridades de saúde. A nova cepa do vírus pode significar uma maior resistência às respostas imunológicas do corpo, além de ter uma maior transmissibilidade. Segundo o UOL, o navio Shandong da Zhi segue ancorado em São Luís e todos os tripulantes estão isolados e acompanhados por profissionais de saúde.



Brumado: Homem finge ser deficiente para furtar loja de alinhamento de veículos

Ele usa uma chave de fenda para arrombar a porta - Foto: Reprodução l Vídeo

Um homem foi flagrado por câmeras de monitoramento fingindo ser deficiente físico para arrombar e furtar uma loja de alinhamento e balanceamento de veículos no bairro Novo Brumado. As imagens mostram que o homem chega caminhado por volta de 01h da madrugada deste quinta-feira (20), na Rua Agenor C. da Silva. Ele se aproxima, retira a camisa que estava vestido e a coloca na cabeça. Mais próximo da loja, o homem começa arrastar uma das pernas como se tivesse uma deficiência física, como se tivesse dificuldade em movimentar uma das pernas. Ele tira algo da cintura e arromba a porta do estabelecimento com a maior facilidade. Dentro da loja ele vasculha vários locais e encontra um notebook da empresa. Satisfeito, ele sai tranquilamente do local e foge. Em entrevista ao site 97NEWS, o proprietário da loja disse que no computador portátil contém fotos da família e programas que são usados no alinhamento dos veículos. "Toda ferramenta de trabalho minha estão naquele notebook", disse. 

Aqui ele finge ter uma deficiência na perna - Foto: Reprodução l Vídeo

O empresário também citou que o criminoso deixou para trás a ferramenta que utilizou no arrombamento. "Ele ficou por aqui cerca de 15 minutos, deixou a chave de fenda que ele usou pra entrar. Nas imagens ele agiu sozinho", afirma. Segundo o proprietário da loja, o que chamou a sua atenção foi o teatro do criminoso. "Eu achei cômico essa 'modus operandi' dele, chegou andando normal, e de frente da loja começou a [mancar]. Depois novamente, quando sai da loja segue andando normalmente", diz. Há 1 ano e oito meses, ele afirma que é o primeiro caso em seu estabelecimento. "Estou aqui já há um bom tempo e nunca tive problemas. Eu creio que ele não levou mais coisa por conta dos cachorros que eu tenho ao lado da loja", disse. A Polícia Militar foi acionada e, através da imagens reconheceu a identidade do criminoso. Buscas estão sendo feitas na cidade para prender o suspeito. Um Boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Brumado.



Homem cai de poste e morre em pedreira na zona rural de Guajeru

Foto: Composição l 97NEWS

Um acidente em uma pedreira deixou uma pessoa morta no município de Guajeru, Sudoeste da Bahia, na tarde de quarta-feira (19). A vítima, José Filho Duarte da Silva, 36 anos, era funcionário de uma pedreira de mármore que opera na zona rural do município. De acordo com informações apuradas pelo site 97NEWS, Duarte removia a fiação de um poste, quando a base de sustentação cedeu e o funcionário foi arremessado dentro de um buraco da pedreira, que fica na localidade de Pedra Redonda, há cerca de 8 km de Guajeru. José Filho chegou a ser encaminhado à uma unidade de saúde da cidade mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Muito querido em Guajeru, Duarte deixa esposa e filho. Em nota, a Prefeitura lamentou profundamente o ocorrido. "Um grande homem: trabalhador, ético e humilde. À família e amigos, especialmente esposa e filho, nossos sinceros sentimentos. Que Deus dê forças a todos e conforte neste momento de dor e tristeza".



Maio Vermelho - Especialista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da conscientização sobre a Hepatite B

Foto: Divulgação

No Brasil existem cinco tipos de hepatite, sendo a Hepatite B um deles, causada por um vírus na maioria das vezes não apresenta sintomas e muitas vezes só é diagnosticada após a infecção, sendo os sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo/vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, que costumam se manifestar somente nos estágios mais avançados da doença. Com a finalidade de alertar e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce são desenvolvidas campanhas, sendo o mês de maio designado para a conscientização sobre a Hepatite B, conhecido como “Maio Vermelho”. O especialista da Clínica Mais Vida, infectologista Dr. Augusto Nunes observa que a principal forma de prevenção da Hepatite B é a vacina, que está disponível nos postos de saúde, de forma gratuita, para todas as pessoas não vacinadas, independente da idade. Chama a atenção para a fundamental necessidade do uso de camisinha nas relações sexuais, pois é uma forma de contágio da doença, assim como o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. A Hepatite B também pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gestação ou durante o parto. Esse tipo de transmissão, caso não seja evitada, pode implicar em uma evolução desfavorável para o bebê, que apresenta maior chance de desenvolver a hepatite b crônica. Sendo assim, o diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é importante realizar os exames. Cuide de sua saúde. Proteja-se. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Cientistas criam antiviral com 99,9% de eficácia contra o coronavírus

Foto: Reprodução

Um antiviral com ação contra o coronavírus demonstrou 99,9% de eficácia em testes com camundongos nas primeiras fases de testes. O medicamento é desenvolvido por cientistas da Griffith University, na Austrália, e do centro de pesquisas City of Hope, nos EUA. A tecnologia utilizada é inovadora e envolve RNA silenciador de genes (siRNA) para atacar diretamente o genoma do vírus, impedindo a replicação. O material é envolto em uma cápsula de nanopartículas lipídicas que levam o siRNA até os pulmões do paciente, que tende a ser o local mais crítico da infecção. “O tratamento com a terapia em camundongos infectados com SARS-CoV-2 melhorou a sobrevida e evitou mortes. Notavelmente, em sobreviventes tratados, nenhum vírus pode ser detectado nos pulmões", afirmou em comunicado um dos pesquisadores, o professor Nigel McMillan. Outro ponto positivo do potencial medicamento é que ele é capaz de proteger contra uma família de betacoronavírus. Desta forma, pode ser usado no tratamento de variantes atuais ou que possam surgir no futuro. “Também mostramos que essas nanopartículas são estáveis ??a 4° C por 12 meses e em temperatura ambiente por mais de um mês, o que significa que este agente pode ser usado em ambientes com poucos recursos para tratar pacientes infectados”, continua McMillan.

 

 



Primeira parcela do 13º dos aposentados será paga entre 25 de maio e 8 de junho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários e acidentários colocará em circulação na economia R$ 25,3 bilhões entre os dias 25 de maio e 8 de junho, quando 31 milhões de segurados terão direito ao pagamento antecipado da primeira parte da gratificação, informou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nesta quarta-feira (19). O abono será creditado nas mesmas datas em que os segurados receberão também o benefício de maio, conforme o calendário regular de pagamentos do órgão. Já a segunda parcela será antecipada para a folha de junho, a ser depositada entre os dias 24 de junho e 7 de julho. A ordem dos créditos é estabelecida conforme o número final do benefício, sem o dígito. A antecipação dos pagamentos para o primeiro semestre é uma das medidas adotadas pelo governo para reduzir o impacto da crise econômica agravada no país pela pandemia de Covid-19.



Quase 100 toneladas de madeira ilegal são apreendidas em Jequié

Foto: Divulgação l PRF

Quase 100 toneladas de madeira nativa de origem ilegal, foram apreendidas na última terça-feira (17), em Jequié. A carga foi identifica na BR-116O por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a instituição, a carga estava dividida duas carretas carregadas. As madeiras, oriundas do Pará,  já estavam serradas e preparadas para uso comercial.  Os policiais solicitaram além dos documentos de praxe (CRLV, CNH), toda a documentação da carga, inclusive a relativa às autorizações ambientais. Ao analisar a autenticidade da documentação e após consulta aos sistemas, os PRFs constaram que a numeração do documento não constava no Sistema de Controle Florestal Ambiental, tratando-se, portanto, de um documento falsificado. Os 95,96 m³ de madeiras de várias espécies/cortes foram encaminhados para o INEMA, para os procedimentos administrativos pertinentes. Já os veículos e os motoristas de 42 e 65 anos foram apresentados na Polícia Civil, para formalização do flagrante por uso documento falso, previsto no art. 304 do Código Penal.



'É o reconhecimento das autoridades sanitárias do estado', diz presidente da ABI sobre vacinação de jornalistas

Foto: Divulgação

O presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques, se posicionou na quarta-feira (19) sobre a inclusão dos jornalistas, com mais de 40 anos, nos grupos prioritários para a vacinação contra Covid-19: "Não se trata de privilégio, mas de reconhecimento", diz. "A inclusão de jornalistas, radialistas e comunicadores digitais entre os grupos prioritários para a vacinação é uma importantissima vitória das nossas entidades", afirma em vídeo publicado pelo Sinjorba. "É o reconhecimento das autoridades sanitárias do estado, através da CIB, da importância do nosso trabalho para o combate à crise sanitária. Não se trata de um privilégio corporativo, e sim desse reconhecimento de que a populaçao precisa, para vencer a Covid-19, de informação de qualidade". Um dia depois da CIB aprovar a inclusão dos jornalistas, o Ministério Público da Bahia, junto ao Ministério Público Federal, emitiu uma recomendação para que a CIB -- comissão estadual que define ações dos gestores durante a pandemia --, se abstenha de incluir novas categorias como prioritárias no plano de vacinação. No documento, o MPE e MPF pedem que a CIB explique os critérios técnicos-científicos para a inclusão dos jornalistas fora do plano nacional de imunização do Ministério da Saúde.



Lacen aponta aumento de 32% dos casos positivos para coronavírus na Bahia

Foto: Divulgação

Em meio a especulações sobre uma possível terceira onda de contaminações da Covid-19 na Bahia, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) divulgou na quarta-feira (19) um aumento de 32% dos casos positivos para coronavírus nos testes realizados no estado. A diretora-geral da unidade, Arabela Leal, informou ainda que houve um aumento no número de amostras recebidas nos últimos dias. "De sábado para cá, recebemos mais de 18 mil amostras", afirma. "Nossa média ficava entre 3,5 mil a 4,5 mil de amostras e agora, nesse novo 'boom', passa para 6 mil". No interior, 16 hospitais públicos possuem 100% dos leitos ocupados. 



Covid-19: Brumado ultrapassa 8 mil curados do coronavírus

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 19 de maio, o município de Brumado registrou 8.424 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19.449. Entre os diagnósticos: 13 internações, 171 óbitos, 246 pacientes em tratamento e 8.007 recuperados. No momento, 64 ainda aguardam resultado laboratorial e 10.591 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Datafolha: 91% dos brasileiros pretendem se vacinar ou já se vacinaram

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No Brasil, somente 12% da população adulta está completamente imunizada contra o coronavírus, nove em cada dez brasileiros com 18 anos ou mais (91%) pretendem se vacinar ou já se vacinaram, aponta pesquisa Datafolha. As informações foram publicadas pela Folha de São Paulo na terça-feira (18). Segundo a pesquisa, outros 8% não pretendem se vacinar nem tomaram a vacina e uma fração de 1% preferiu não opinar. Os números confirmam a tendência de crescimento da adesão à imunização. Na pesquisa de dezembro de 2020, os pró-vacina somavam 73%. Em janeiro, logo após as primeiras doses serem aplicadas, esse percentual subiu para 81%. Dois meses depois, no pico da segunda onda de Covid-19, chegou a 89%. Entre os que são favoráveis à vacinação contra Covid-19, 25% afirmam já ter tomado a primeira ou segunda dose do imunizante contra o Sars-Cov-2. O índice representa um salto em relação à pesquisa de março, quando os vacinados compunham uma parcela de 5% dos ouvidos pelo Datafolha. Na faixa etária dos 90 anos de idade, 92% já receberam ao menos uma das doses. Para essa pesquisa, o Datafolha entrevistou presencialmente 2.071 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.



Vereador Beto Bonelly pede a construção de rampas de acesso para cadeirantes no Mercado Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Através da indicação de nº 355/2021, o vereador Beto Bonelly (PSB), solicitou ao Poder Executivo que se tomem medidas que objetivem com a construção de rampas de acesso para cadeirantes dentro do Mercado Municipal (Feira Livre) de Brumado. Segundo o Vereador, a ausência dessas rampas está causando dificuldade de acesso no local. A viabilização da construção dessas rampas beneficiará pessoas com deficiência física, incluindo cadeirantes e também idosos, pois as referidas rampas possibilitam melhor locomoção, considerando que o direito a acessibilidade é imprescindível a todos os cidadãos. Em sua justificativa ele usou o Estatuto da Pessoa com Deficiência sancionado em 2015, que garante uma série de direitos aos brasileiros com algum tipo de deficiência. Deficiência, segundo o Estatuto, é "uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social". Ao site 97NEWS, o parlamentar citouqye fez a citação para que todos tomem ciência da lei de inclusão da pessoa com deficiência. "É nosso dever de proporcionar a população o direito de ir e vir em todos os espaços públicos ou privados. O que não tem acontecido na Feira Livre, que possui restrições severas de deslocamento de cadeirantes que ficam impossibilitados de acessar toda a área. Mudar essa situação se faz urgente. Por isso venho pedir ao Secretário de Infraestrutura, que tome providências imediatas para resolver este problema", afirmou Bonelly.



Tanque Novo: Polícia Federal deflagra operação contra contrabando de cigarros

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram uma operação denominada "Caravana", no município de Tanque Novo. Segundo apurou o site 97NEWS, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão para combater os crimes de associação criminosa, contrabando e descaminho. As investigações começaram em novembro de 2019, a partir de informações da Delegacia da Polícia Federal em Londrina, no Paraná, que apontavam a atuação de um grupo liderado por dois comerciantes de Tanque Novo. No esquema, eles realizavam o transporte e distribuição de cigarros, bebidas e perfumes provenientes do Paraguai, sem o pagamento dos devidos impostos. Segundo a PF, oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por 32 Policiais Federais e 21 servidores da Receita Federal. Em meio às investigações, foram registradas três ocorrências policiais ligadas ao grupo, o que confirmou a reiterada atuação dele nos crimes apontados. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Por exemplo, em dezembro de 2019, um indivíduo ligado ao grupo foi preso em flagrante, em Santo Inácio, no Paraná, por transporte de cigarros contrabandeados; em setembro do ano passado, outra carga de cigarros pertencente ao grupo foi apreendida em Urandi, no interior da Bahia; e, em janeiro deste ano, houve a apreensão de uma carga de perfumes provenientes do Paraguai, que era transportada pelos dois líderes do grupo, em Montes Claros, cidade de Minas Gerais. A investigação também identificou, a utilização de uma empresa de fachada para dar aparência de legalidade aos valores movimentados pelo grupo criminoso. A empresa sediada em Tanque Novo movimentou cerca de R$ 13 milhões no período de 2018 a 2020. A maior parte dos recursos movimentados tinha como origem empresas sediadas na região da fronteira com o Paraguai.

 



Ilhéus: Enfermeira sofre racismo em 2° caso de crime durante vacinação contra Covid-19

Foto: Reprodução l TV Santa Cruz

Uma enfermeira sofreu ato de racismo quando atuava na vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus, no Litoral Sul. Por conta do ocorrido, a vítima prestou queixa na delegacia da cidade nesta terça-feira (18). Esse é o segundo caso de racismo durante a vacinação no município. O último caso ocorreu na segunda (17) em um posto de saúde que fica na entrada da cidade. Quando chegou a vez de se vacinar, um homem, ainda não identificado, se recusou a receber aplicação de Thais Carvalho. “A gente repudia esse tipo de coisa. Infelizmente isso ainda ocorre mesmo a Bahia sendo o que é e Ilhéus também”, disse o secretário municipal de saúde, Geraldo Magela. A vítima, que está prestes a concluir o curso de enfermagem, trabalhava como voluntária na vacinação. Segundo Magela, esse é o segundo caso de racismo durante a vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus. Na primeira vez, a enfermeira preferiu não registrar queixa. Previsto na Lei Federal 7.716, o crime de racismo é inafiançável e prevê pena de reclusão de até cinco anos. 



Mulher de 32 anos grava vídeo com a filha antes de jogar carro contra carreta no Rio Grande do Sul

A criança saiu ilesa do acidente - Foto: Reprodução l Vídeo

Imagens que foram compartilhadas nas redes sociais nesta quarta-feira (19) chocaram o Brasil. No vídeo, uma mulher de 32 anos acompanhada da filha de apenas 2 anos de idade manda um recado para o pai dizendo que iriam tirar a própria vida. Pelo fato das imagens serem muito fortes, o site 97NEWS preferiu não veicular. Nas imagens, a mulher até chega a induzir a menina a concordar e se despedir do pai, “diz adeus pro teu pai, pois você nunca mais vai ver ele”. A criança implora dizendo “não” aos prantos. O acidente grave aconteceu na última segunda-feira (17), quando ela dirigia pela BR-386, no Olarias, em Lageado (RS). 

 

O veículo ficou completamente destruído - Foto: Reprodução

Elas estavam em um Fiat Uno, com placas de Cruzeiro do Sul. Conforme a Polícia Civil da cidade, ela seguia pela rodovia quando invadiu a pista contrária e bateu contra uma carreta que transportava uma retroescavadeira. Um terceiro carro acabou envolvido no acidente. A motorista ficou presa às ferragens e foi resgatada em estado grave. O casal que ocupava o outro carro e o motorista da carreta saíram ilesos. A criança, que estava na cadeirinha, sofreu ferimentos leves. A Polícia afirmou que as imagens são autênticas e vai apurar o que levou a mulher a provocar o acidente.

 



Brumado: Prefeitura suspende repasse obrigatório de 22,5% da empresa Zadar e aumenta cobrança da Área Azul; carro R$ 2,15 e moto para 0,65

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A pandemia do novo coronavírus e a consequente queda de arrecadação provocada pela paralisação de boa parte da atividade econômica levaram a prefeitura de Brumado a adotar medidas para manter a empresa Zadar na cidade, como a suspensão do repasse mensal de 22,5% ao município pelo prazo de 1 ano. Desde a última terça-feira (11), a administração municipal interrompeu a cobrança da porcentagem do lucro bruto da empresa que gerencia o estacionamento rotativo em Brumado, em razão da diminuição do fluxo de veículos na cidade. O Termo de Aditivo ao contrato nº 025/2019 publicado no Diário Oficial do município considera que o reajuste contratual anual prevê a "manutenção do equilíbrio econômico financeiro, previsto na cláusula 8ª, Item V, dos instrumento contratual". A suspensão temporária do repasse ao município com relação aos serviços de controle do estacionamento rotativo, conhecido como Área Azul, foi editada na Cláusula Terceira do contrato. Conforme o documento, a empresa Zadar não terá obrigação de pagar a porcentagem de lucro ao município: "pelo período de 01 (um) ano o repasse no valor percentual de 22,5% (vinte e dois virgula cinco por cento) sobre a receita bruta auferida pela concessionária. Ficam mantidas as demais obrigações tributárias." Entretanto, a prefeitura também alterou a cláusula 8ª com relação ao preço do serviço, na qual aplica reajuste no preço de cobrança ao consumidor. Segundo o documento como "previsto no item V da mesma cláusula, cujos valores passam a ser R$ 2,15 (dois reais e quinze centavos) da tarifa a ser cobrada para automóveis a cada 60 (sessenta) minutos e para R$ 0,65 (sessenta e cinco centavos) o valor da tarifa para motocicletas, motonetas e ciclomotores, também a cada 60 (sessenta) minutos, nos termos do Decreto Municipal nº 5.388/2020." As modificações implementadas valem até o dia 10 de maio de 2022.