ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2020"

Bahia adota regras rígidas para aquisição de insumos no combate ao coronavírus

Foto: Divulgação

A flexibilização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que na resolução 379 de 30 de abril, permite que a fabricação, importação e aquisição de insumos prioritários no combate a Covid-19 sejam dispensadas de autorização de funcionamento de empresa, da notificação à Anvisa, bem como de outras autorizações sanitárias deixou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, indignado. “Não se pode permitir, sob risco à saúde pública, que empresas vendam qualquer tipo de produto para os governos, sobretudo em uso hospitalar, sem que existam análises técnicas prévias da sua qualidade. E é justamente isso que a resolução da Anvisa abre mão”, esclareceu. Segundo ele, para proteger a população e os profissionais de Saúde, o Governo publicou no Diário Oficial no dia 9 deste mês, uma portaria com critérios mais rígidos para as aquisições de máscaras cirúrgicas, respiradores particulados, vestimentas hospitalares descartáveis, ventiladores pulmonares, dentre outros itens essenciais para os serviços de saúde. O titular da pasta esclarece ainda que a qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) usados por profissionais de saúde são de extrema importância para garantir a proteção tanto do profissional quanto do paciente. “Em tempos de pandemia como a que estamos vivendo, acabam surgindo pessoas que, de boa ou má fé, passam a fabricar esses EPIs de maneira improvisada e amadora, na tentativa de suprir a alta demanda por esse tipo de equipamento”, ressalta Vilas-Boas, ao apontar ainda que “tudo isso coloca em risco os profissionais de saúde que utilizarão esses EPIs de baixa qualidade e também toda a população que será atendida por esses profissionais”. A portaria publicada pelo secretário da Saúde da Bahia, ratifica que todo processo de aquisição da pasta exigirá o registro na Anvisa ou de congênere internacional. “Isso evita que alguma instituição de saúde acabe, inadvertidamente e devido à urgência do momento, importando e/ou adquirindo EPIs de baixa qualidade, sem dar tanta atenção à origem dos dispositivos”, explica o secretário.



Homem é detido suspeito de agredir mãe e pai na zona rural de Brumado

Foto: 97NEWS

Um homem foi detido na Fazenda Jacaré, zona rural de Brumado, por tentar de agredir a mãe e o pai que são idosos. De acordo com a Polícia Militar ele partiu para cima das vítimas com um pedaço de pau. O casal foi encontrado dentro de casa pelos policiais depois de o rapaz ser detido. O fato aconteceu na última segunda-feira (11). Segundo a polícia, uma denúncia informou que os idosos estavam sendo agredidos, e quando os militares chegaram a localidade, encontraram o filho das vítimas. A PM disse que os vizinhos presenciaram a ação contra o casal. O suspeito, juntamente com os idosos e testemunhas, foram encaminhados à delegacia de Brumado.



Bahia: Técnicos de enfermagem são profissionais de saúde mais infectados com o Covid-19

Foto: Divulgação

Do total de 6.204 pessoas que testaram positivo para coronavírus na Bahia, 643 são profissionais de saúde e, dentro da área, a categoria mais atingida é a de técnicos e auxiliares de enfermagem. Segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), 166 deles foram diagnosticados com a Covid-19 até a noite de terça-feira (12). Em segundo lugar, aparecem os enfermeiros e as enfermeiras: 141 se infectaram com a doença até o momento. Na terça foi comemorado o Dia do Enfermeiro. Para o vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Handerson Silva, três hipóteses podem explicar isso. A primeira é justamente o processo de trabalho da área, que possui uma "divisão social e técnica" e indica por que os técnicos e auxiliares estão no topo da lista. "Nessa divisão, a enfermeira fica com o trabalho técnico-assistencial, mas também gerencial. Então, quem fica na ponta, quem está dando banho, às vezes trocando curativo, a depender do tipo (...) Quem está muito mais próximo são os técnicos e auxiliares", esclarece Silva. A segunda hipótese levantada por ele está relacionada a uma questão estrutural: a insuficiência ou ausência de equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs. Ele lembra que isso foi um problema, principalmente no início da pandemia no estado. Já a terceira possibilidade levantada pelo representante do Coren-BA é a ausência de treinamento adequado para os profissionais. "Se você somar essas três coisas, você tem uma bomba-relógio", conclui o o vice-presidente do Coren-BA.



Brumado: Volta às aulas é debatido no Legislativo brumadense; oposição é contra

Foto: Luciano Santos l 97News

A extrema preocupação dos pais de alunos quanto à volta das aulas no início do mês de junho fomentou um forte debate entre situação e oposição na última sessão do Legislativo de Brumado ocorrida na segunda-feira (11). Lideradas pelo vereador Zé Ribeiro, as colocações foram desafiadoras, já que, segundo ele, “seria inadmissível, num momento tão delicado que vivemos, onde casos e mais casos, inclusive com óbitos, vêm surgindo em toda a nossa região”. A argumentação também foi seguida pelos outros componentes da bancada de oposição que se disseram muito preocupados com a decisão divulgada pela Secretaria de Educação. O líder do prefeito, vereador Santinho, garantiu que todas as medidas protetivas serão adotadas e que as aulas poderão ocorrer normalmente e deverão ser em meio período somente. Em resposta o vereador Nen questionou se irão ser fornecidas máscaras aos alunos e se a recomendação de que as mesmas tenham que ser substituídas de 2 em 2 horas. Já o líder do PC do B, Zé Carlos de Jonas, citou que a Educação em Brumado é uma referência estadual e que toda a responsabilidade será tomada para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários. O assunto ainda será debatido na próxima sessão da Casa.



Bolsonaro decide entregar ao STF testes de coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97News

O presidente Jair Bolsonaro decidiu entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF), os exames para coronavírus. Bolsonaro afirmou que fez dois testes, ambos com resultado negativo, segundo ele, mas sempre se recusou a mostrar os exames. O advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, afirmou em documento enviado ao ministro que "a entrega dos documentos [exames] a que se refere a presente Reclamação, tendo em conta a natureza pessoal dos dados em questão, dar-se-á em mãos no Gabinete de Vossa Excelência". O ministro está analisando o pedido e as sucessivas decisões judiciais tomadas pelas instâncias inferiores e deve decidir sobre o caso nesta quarta-feira (13). 



Facebook exclui de mais de 50 milhões de postagens falsas

Foto: Reprodução

O Facebook publicou na terça-feira (12) o relatório sobre as ações tomadas para prevenir a disseminação de conteúdos falsos ou duvidosos na internet. Segundo o Relatório de Aplicação dos Padrões da Comunidade, cerca de 50 milhões de postagens relacionadas ao novo coronavírus, publicadas tanto no Facebook quanto no Instagram, foram consideradas incompatíveis com as políticas da empresa. “Passamos os últimos anos construindo ferramentas, equipes e tecnologias para ajudar a proteger as eleições de interferências, evitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos e manter as pessoas protegidas de conteúdos nocivos”, afirma o vice-presidente de Integridade do Facebook, Guy Rosen, em comunicado. As postagens removidas que continham desinformação sobre o novo coronavírus foram avaliadas com base em 7.500 artigos científicos usados para comparar fatos entre os textos publicados nas redes sociais e o entendimento médico-científico atual sobre a doença. De janeiro a março de 2020, das 2,3 milhões de postagens excluídas por violação dos termos de uso, 613 mil foram restauradas após análise de avaliadores. O relatório destaca ainda o esforço da empresa para conter o avanço e a disseminação de notícias falsas.



Secretário de Saúde da Bahia diz que 'não enxerga possibilidade de vida normal ainda em 2020'

Foto: Luciano Santos l 97News

O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comentou sobre a diminuição da quarentena em meio à pandemia do coronavírus no Estado. Segundo o gestor da pasta estadual, a doença ainda não inspira tranquilidade e só terá tranquilidade quando for desenvolvida uma vacina. "O mundo lá fora está começando a ficar um pouco mais seguro. Com recorde de 881 mortes em 24h, Brasil alcança 12.400 óbitos por covid-19. Para esta doença, a segurança só virá quando tivermos uma vacina", afirma Vilas-Boas. Para ele, não existe 100% de segurança, "nem em agosto, em setembro e outubro. O risco de pegar sempre vai existir, como para H1N1, mas para ela há vacina hoje", declarou. Ainda segundo o secretário, a população precisa manter as medidas de higiene para evitar uma nova onda de transmissão nos meses seguintes ao fim da quarentena. "O que devemos fazer para não ficar recluso dentro de casa é manter as precauções, manter o uso da máscara e evitar contato físico com outras pessoas até o surgimento de uma nova vacina. O risco sempre vai existir, mas ele se reduz de forma muito significativa se a gente tomar todas as precauções. Não enxergo a possibilidade da gente ter uma vida normal ainda neste ano de 2020 enquanto não surgir uma vacina", disse Fábio Vilas-Boas. 



Meteoro cai sobre o Brasil e clarão pode ser visto de três estados

Foto: Reprodução l Vídeo

Um vídeo que viralizou na internet mostra a queda de um meteoro próximo ao município de Tiros, no Triângulo Mineiro. A passagem do meteoro pela atmosfera gerou um clarão tão forte que pôde ser observado de três estados. O corpo celeste não chegou a tocar o chão, explodindo no céu, o que fez surgir o grande clarão. Tudo aconteceu na noite da última sexta-feira (8) e, no vídeo, é possível ver registros da explosão captados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Moradores de Patos de Minas relataram ter encontrado pequenos fragmentos do meteoro na cidade. Veja o vídeo:



62,5% da população aprova possível adiamento das eleições de 2020, diz pesquisa

Foto: Luciano Santos l 97News

Um possível adiamento das eleições municipais de outubro de 2020 é aprovado por 62,5% da população do Brasil, indica pesquisa CNT/MDA divulgada na terça-feira (12). Já 30,4% dos entrevistados se mostraram contrários à mudança, sendo que 7,1% não sabem ou não responderam. Segundo a MDA, contratada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) para a pesquisa, foram feitas 2.002 entrevistas por telefone, entre 7 e 10 de maio, com pessoas de 494 municípios, de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O 1º turno das eleições municipais está marcado para o dia 4 de outubro deste ano, mas o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, admite que existe a possibilidade de mudança por causa da pandemia do novo coronavírus. Para ele, a decisão deve ser pautada por parâmetros sanitários, e não políticos.



Brumado: Com 'relaxamento' da população, novos casos podem surgir e tudo fecha novamente, alerta secretário de saúde

Foto: Luciano Santos l 97News

O município de Brumado já está a 33 dias sem novos casos confirmados para o Covid-19, o novo coronavírus. Mas o relaxamento por parte da população tem acendido o alerta no "Comité de Crise do Covid-19" da Secretaria de Saúde (Sesau), tanto que na última reunião que aconteceu na última segunda-feira (11) na sala de reuniões da prefeitura, deixou o secretário de saúde, Cláudio Feres, preocupado. No encontro com representantes da Aibrum, CDL, Conseg, Polícia Militar, Líderes religiosos e a imprensa local, o gestor da pasta chamou a atenção dos participantes sobre a flexibilização. "No final de semana vimos algumas pessoas consumindo bebidas alcoólicas em praças e algumas localidades com a realização de [babas]. Mesmo sem novos casos confirmados da Covid-19, a doença é bem dinâmica, pode voltar a acontecer novos casos confirmados e, se isso acontecer teremos que voltar atrás e fechar novamente", declarou Feres. Na terça-feira (12) em entrevista a uma rádio local, Feres disse que o município está trabalhando no sentido de não deixar a economia local morrer, porém sem deixar de lado a gravidade do problema de saúde pública que vivemos no país. “O município tomou essas atitudes, mas pode retomar novamente. Precisamos manter a vigilância e as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Se novos casos surgirem, teremos que retroagir e fechar novamente o comércio local”, afirmou. 



129 exames dão negativo para coronavírus em Brumado; notificações chegam a 730

Foto: Divulgação

O boletim epidemiológico divulgado na noite de terça-feira (12), a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, atualizou os dados da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com os dados, 129 pacientes testaram negativo para doença e o número de notificações pulou para 730. Ainda segundo o boletim, 12 pessoas estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen). Brumado registrou oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Já são 33 dias sem novos casos confirmados do Covid-19. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.



Brumado: Em coletiva com a imprensa, secretário de saúde diz está preocupado com 'relaxamento' da população

Foto: Divulgação

Na tarde da última segunda-feira (11), em reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Conselho de Segurança (Conseg), Associação das Industrias de Brumado e Micro-Região (Aibrum), Polícia Militar, líderes religiosos e a imprensa brumadense, o secretário de saúde, Claudio Feres, manifestou sua preocupação com o "relaxamento" por parte da população. Segundo o secretário, após a flexibilização de quase todos os seguimentos do comércio em geral, a população entende que a cidade não está mais suscetível à novos casos do Covid-19, o novo Coronavírus. "No final de semana vimos algumas pessoas consumindo bebidas alcoólicas em praças e algumas localidades com a realização de [babas]. Mesmo sem novos casos confirmados da Covid-19, a doença é bem dinâmica, pode voltar a acontecer novos casos confirmados e, se isso acontecer teremos que voltar atrás e fechar novamente", declarou Feres. 

Foto: Divulgação

Em entrevista à uma emissora de rádio local no início da tarde desta terça-feira (12), Claudio Feres voltou a reforçar o pedido para que a população saia para as ruas somente em caso de necessidade, e se caso necessite, saia de casa com a máscara, "Pedimos que as pessoas fiquem em casa, e se caso precisarem ir para as ruas, usem máscaras, temos que continuar sem novos casos do Coronavírus na cidade", lembrou o secretário de saúde do município. Ainda nesta terça-feira, o município de Brumado completou 32 dias sem novos casos para o Covid-19. Desde o início da pandemia, a cidade registrou apenas 8 casos da doença e todos foram curados sem a necessidade de internamento. Apenas as notificações aumentam, sendo 711 suspeitos da doença no último boletim de segunda-feira (11).



TJ-BA diminui consumo e reduz gasto com combustíveis em aproximadamente 82%

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Almeida Trindade, adotou mais uma medida para conter os gastos da Corte: Contingenciamento de gastos com combustível, que já alcançou resultado surpreendente de, aproximadamente, 82% referente a queda no consumo no mês de abril/2020, tendo como referência o gasto médio dos meses de julho/2019 a março/2020 (9 meses). Entre as medidas de controle adotadas pelo Chefe da Corte baiana, destaca-se a redução no número de demandas e viagens, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além de providências mais severas visando garantir a otimização dos recursos públicos, como um controle mais rigoroso na liberação de veículos e de cotas de combustível. As medidas, obviamente, poderão ser flexibilizadas diante de situações excepcionais e/ou urgentes. "As medidas adotadas seguem as determinações do Ato Conjunto n° 06/2020, da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça, que, dentre outras ações, determinou a restrição severa no uso de veículos oficiais. Além da economia dos recursos públicos, o TJBA atende as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que superem os desafios e desenvolva ações em busca da responsabilidade socioambiental', publicou. O desembargador Lourival Trindade não esconde a satisfação com o recente resultado, tendo em vista que a transparência e integridade pública fazem parte de sua filosofia profissional. Trindade reafirmou o compromisso em buscar uma justiça acessível e serviços públicos de qualidade, com uma gestão participativa em defesa do Erário.



Dr. Geraldo Azevedo anuncia união da 'oposição' com Fabrício Abrantes nas eleições municipais

Foto: Reprodução l Vídeo

O médico e pré-candidato Geraldo Azevedo (PP), declarou em vídeo divulgado nesta terça-feira (12), que em conversa com o pré-candidato Fabrício Abrantes (DEM), manifestou o seu interesse em unir a "oposição" rumo ao paço municipal nas Eleições 2020. Durante sua fala, Geraldo Azevedo afirmou ser necessário realizar forças oposicionistas na construção de uma mudança política. "Conversei com o pré-candidato do partido Democratas, meu amigo, o jovem Fabrício Abrantes, e selamos um acordo, que iremos marchar juntos nestas eleições. Assim faremos com todos os candidatos da oposição que hoje ainda estão como pré-candidatos. Este é o primeiro passo para unir experiência e juventude na construção de um projeto político democrático, unindo todas as forcas oposicionistas para um objetivo comum", disse Azevedo. Ele apontou ainda que, sua vontade é reunir todos os pré-candidatos da oposição para as eleições municipais que ocorre em outubro deste ano. “Este é o primeiro passo para unir experiência e juventude na construção de um projeto político”, elencou o Progressista. 

 



Brumado: Sesau afirma que inseticida vencido usado no combate a dengue é sugerido pelo Ministério da Saúde

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Após denúncia dos agentes de endemias, na qual a Prefeitura Municipal de Brumado estaria usando o inseticida "piriproxifem" vencido em dezembro de 2019 no combate ao mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município esclareceu que o uso do produto foi sugerido pelo Ministério da Saúde (MS) em razão da existência de 20 mil quilos do inseticida  no estoque do MS. Em ofício circular (nº 6/2020) enviado a Sesau de Brumado, sugere, mesmo que com o prazo de validade expirado, o uso do produto que combate além da dengue, a zika e chikungunya. "Sugere-se este procedimento uma vez que o produto se encontra adequadamente armazenado e as embalagens estão em bom estado de conservação", diz o documento. De acordo com o Ministério da Saúde ao município de Brumado, teste físicos e químicos foram realizados no inseticida garantindo a efetividade do produto. "O MS providenciou a coleta e realização de testes para a validação de garantia do produto em laboratório credenciado pela Organização Pan-Americana da Saúde e com reconhecimento de boas práticas de laboratório do Inmetro e também habilitado pela Anvisa", diz o MS. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ofício ainda mostra que os lotes 016/17 e 017/17 podem ser usados até o mês de junho de 2020. Conforme a Secretaria de Saúde de Brumado, os testes com o inseticida piriproxifem fabricado em dezembro de 2017, foram considerados satisfatórios atendendo aos padrões estabelecidos. "Baseado nos laudos apresentados pelo laboratório, o produto testado poderá ser utilizado até 01 de junho de 2020. Sugerimos que seja fixado nas embalagens o modelo de rótulo de reaprazamento constante no anexo deste ofício", ressalta o Ministério da Saúde à Vigilância Epidemiológica (Vigep) de Brumado.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Lacen de Vitória da Conquista já realiza teste com o Covid-19

Foto: Divulgação

Uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) começou a funcionar, em Vitória da Conquista, para a realização de testes da Covid-19. O laboratório fica no Hospital Esaú Matos e, desde segunda, as amostras dos testes serão analisadas na unidade. No domingo (10), já foram colhidas mais de 40 delas para serem testadas no local. “Durante o mês de abril, realizamos todo o processo de credenciamento e treinamento da equipe. A partir de ontem, no caso, o Lacen estadual nos habilitou realizar todo o fluxo aqui, desde a coleta até a emissão do laudo”, explicou o diretor da Fundação Pública de Saúde, Diogo Azevedo. Vitória da Conquista é a primeira cidade do interior da Bahia a realizar o exame padrão ouro pra confirmação da Covid-19. O laboratório tem capacidade de realizar pouco mais de 190 testes por dia e vai atender Vitória da Conquista e outros 31 municípios da região. Para realizar os testes, o laboratório passou por uma readequação. Foram criadas três salas isoladas para o trabalho com as amostras do coronavírus. Além disso, técnicos do laboratório passaram por um treinamento em Salvador para aprenderem o método utilizado para realização do procedimento, o RT PCR. As duas fases do teste demoram, em média, sete horas para ficarem prontas, o que vai garantir os diagnósticos em até 24h.



Prefeitura de Brumado usa inseticida vencido contra a dengue, diz agentes

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Agentes de endemias da Prefeitura de Brumado, dizem esta usado inseticida vencido em dezembro de 2019 no combate ao mosquito da dengue, segundo denúncia dos próprios agentes nesta terça-feira (12). Funcionários da Vigilância Epidemiológica (Vigep), afirmam que o inseticida "piriproxifem" que combate a larva e o mosquito, em alguns lotes fabricados em dezembro de 2017 podem não mais fazer efeito. Na embalagem, o fabricante descreve que após a fabricação, o produto tem validade apenas de 24 meses. Nesse caso, o inseticida utilizado pela Vigep de Brumado, já venceu desde o mês doze do ano passado, ou seja, o veneno, que continua em uso venceu há cinco meses. Dos três agentes procuradas pela reportagem, dois confirmaram o uso do produto vencido. "Fomos orientados a usar até o fim", disse um agente, ressaltando que o material não foi reposto. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No início do ano, o Ministério da Saúde solicitou estudos para tentar reaproveitar o inseticidas vencidos em meio ao avanço da dengue no Brasil. Depois dos testes, determinou que não estenderia mais o prazo de validade, pois foram encontrados problemas. Segundo estudos técnicos de controle de pragas, os inseticidas perdem rapidamente a sua eficiência depois do prazo de vencimento. Desde o início do ano, Brumado soma 94 confirmações de dengue, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, de 8 de maio. Os registros seguem aumentando, o boletim aponta ainda que, no geral, há 514 notificações suspeitas - 60 foram descartados e 351 ainda aguardam análise laboratorial. A chikungunya tem 01 caso confirmado e outro ainda em análise, e a Zika possui 02 casos confirmados e outros 04 aguardando resultado. 

 



Brumado: Dono de caminhão que coleta entulho é acusado de 'descarte' irregular no bairro São Jorge

Foto: Leitor l 97NEWS

O descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa. As punições são aplicadas de acordo com as leis federal e municipais. As caçambas precisam de autorização e ficar em local que não impeça o fluxo de veículos e pedestres. Compete a prefeitura de cada município a fiscalização do descarte irregular de lixo e também por realizar a limpeza dos pontos de descarte irregular de entulho e ainda fiscalizar a limpeza de terrenos. Mas essa fiscalização ainda é difícil em Brumado, quando é comum ver caminhões particulares que coletam entulho na cidade, realizando o descarte em locais proibidos e até mesmo, as margens de vias de diversos bairros. Na manhã desta terça-feira (12), um leitor do site 97NEWS flagrou o momento em que um "disk entulho" jogava o material na margem de uma via do bairro São Jorge. Segundo o morador, a ação, "acontece todos os dias no bairro". Ele ainda manifesta a preocupação com os casos de dengue na cidade. "Isso é o local onde tem mais casos de dengue", afirma. A participação da população é muito importante para evitar que sejam descartados materiais nas vias e córregos. Os trabalhos de coleta de resíduos domiciliares e seletivo são executados pelas duas empresas Lig-Lixo e RB diariamente. Estima-se que mais de 50 mil de pessoas são beneficiadas pela coleta, mas infelizmente tem pessoas que não tem compromisso com o meio ambiente e descartam esses materiais em local inadequado, gerando transtornos a população e prejuízos ao meio ambiente.



Prefeito de Caculé é acusado de compra de votos; gestor se defende alegando 'fake news' e disse que já acionou a justiça

Foto: Divulgação

Uma publicação nas redes sociais feita por uma suposta moradora do município de Caculé, a 100 km de Brumado, denunciou a pré-campanha do atual prefeito, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, por compra de votos. A acusação, divulgada na última semana em um 'suposto perfil falso' no Facebook, com o nome de Kátia Vieira, é baseada na suspeita de que a chapa do Democratas teria a quantia de R$ 1 milhão para compra de votos com verba que seria destinada para saúde e educação. Os prints usados na denúncia, que circula em redes sociais, supõe que o prefeito estaria conversando com um empresário da cidade. Durante a conversa, aparecem trechos como: "A coisa ta pegando pro nosso lado (cic)". Em seguida, segundo a denunciante, o prefeito teria respondido: "Estamos ae na luta. Tem um milhão pra nós guardado (cic)". 

Foto: Reprodução l Rede Social

Em sua defesa, o prefeito Beto maradona lamentou a fake news, e garantiu que a sua assessoria jurídica já está providenciando uma ação de crime eleitoral. “Isso é grave, lamentável. Vamos colocar como réu o Facebook e lá vamos descobrir quem colocou seu CPF pra fazer um crime como esse”, disse em entrevista à uma rádio de Brumado. Para o prefeito, como se trata de um período pré-eleitoral, as fake news são comuns. “A gente fica triste com isso. Já estão se aproximando as eleições e começam a aparecer coisas desse tipo. As investigações já estão em andamento e vamos descobrir quem fez isso”, afirmou o Democrata.



Até 14 milhões podem receber o auxílio emergencial nesta semana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quase 15 milhões de pedidos pelo auxílio emergencial, realizados entre 23 a 30 de abril, estão na fase final de análise pelos especialistas da Dataprev e do Ministério da Cidadania, dos mais de 16,4 milhões de pedidos realizados no mês de abril que estão em análise pela empresa. A previsão, segundo a Dataprev, é transmitir os resultados dessas avaliações até a quarta-feira (13) à Caixa. Quem for aprovado vai receber a grana na conta em até três dias úteis. Em coletiva na semana passada, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse que a estimativa de trabalhadores com direito ao auxílio era entre 6 milhões e 8 milhões. Na última segunda (11), o vice-presidente de varejo da Caixa, Paulo Henrique Angelo, disse que a Caixa está aguardando os cadastros liberados pela Dataprev para fazer o pagamento do benefício, que pode chegar a R$ 1.200, para mães chefes de família. Enquanto milhões ainda aguardam a primeira parcela do auxílio emergencial, outros milhões esperam a liberação do calendário de pagamento da segunda parcela. A Caixa afirma que só aguarda o governo federal para liberar os valores nas contas dos beneficiários. O Ministério da Cidadania disse na segunda que as datas serão anunciadas nesta terça (12).