ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2018"

Receita aperta cerco a repatriação irregular

(Foto Ilustrativa)

Depois de um parecer técnico da área jurídica do governo, a Receita Federal recebeu autorização para iniciar as autuações nos contribuintes que fizeram adesão à repatriação e que tentaram usar o instrumento como forma de legalizar dinheiro ilícito no exterior. O órgão tem cinco anos para checar os dados aproveitando-se da cooperação de troca de informações com 120 países. Os primeiros contribuintes que estão no alvo são os investigados na Lava Jato ou em outras operações de corrupção. "Existe algumas pessoas que não conhecem a regularização de ativos. Acha que por ter feito os pagamentos ele regularizou", disse o subsecretário de fiscalização da Receita, Iágaro Martins. "Na verdade, ele se expôs para o Fisco e temos cinco anos para olhar", explicou. A Receita estava dependo de um segundo parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que foi divulgado recentemente, para iniciar os procedimentos de fiscalização. O parecer esclarece os procedimentos para a exclusão do contribuinte do programa para evitar que haja um questionamento sobre a possibilidade de devolução do dinheiro nos casos em que fossem identificadas irregularidades. Parecer anterior, de 2017, esclarecia que o contribuinte tem que provar a origem lícita dos recursos legalizados. Há um ano, a Operação Asfixia, da Lava Jato, identificou que um dos ex-gerente da Petrobrás aderiu, em 2016, ao programa para regularizar o dinheiro da corrupção. Ele e outros excluídos ficam expostos à sanção tributária e penal. Neste mês, a Receita deflagrou junto com a Polícia Federal a "Déjà vu", a 51ª fase da Operação Lava Jato, que prendeu operadores e ex-gerentes da Petrobrás. A fase teve sua origem em investigações de crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro ligados a contrato celebrado em 2010 entre a diretoria internacional da Petrobrás e uma das principais empreiteiras envolvidas na Lava Jato, no valor de mais de US$ 825 milhões. Um dos investigados aderiu à repatriação e não declarou à Receita que recebeu no exterior os valores direta ou indiretamente da empreiteira vencedora da licitação e que estava envolvida no esquema de corrupção. O procurador da República, Roberson Henrique Pozzobon fez uma crítica à repatriação. "O governo, quando fez a lei de repatriação, argumentando que estava com déficit nos cofres públicos, ao invés de pedir que aquele que detinham valores no exterior comprovassem a licitude do bem, ele simplesmente disse que bastava a declaração deles de que o dinheiro era lícito", disse. "Então, o que nós vemos hoje (...) são vários agentes públicos, políticos envolvidos na operação, que regularizaram - coloco, aqui, entre aspas, porque de regular não há nada - seus recursos no exterior simplesmente dizendo que eles eram fruto de dinheiro lícito", acrescentou. A tramitação da lei que criou o programa foi polêmica. Os políticos queriam participar, mas diante da opinião pública, recuaram.



Moradora do Irmã Dulce relata que cavalos em terreno público estão prejudicando o seu comércio informal

Os animais estão sendo guardados em terreno público, o que vem trazendo transtornos aos moradores (Foto: Leitor 97NEWS)

A forte crise econômica que atingiu o país nos últimos anos fez com que o comércio informal tivesse um salto gigantesco, já que devido às altas taxas de desemprego, uma das únicas saídas é buscar a informalidade. Em Brumado existem um grande número de pessoas que se encaixam nesse perfil e uma delas entrou em contato com a redação do 97NEWS para denunciar uma situação que está prejudicando muito os seus negócios. O local é o Bairro Irmã Dulce e autora da denúncia é Gecilda Ferreira de Souza (42), que relatou que “aqui na nossa rua tem um terreno que pertence ao município, só que um homem proprietário de dois cavalos vem lá do São Félix e coloca os animais aqui como se o terreno fosse dele” e continuou explicando que “só que os animais fazem suas necessidades e produzem um forte mau cheiro que vem prejudicando muito a minha barriquinha de lanches que eu montei na porta de casa, já que, como não consegui emprego até agora, essa foi a única solução encontrada, ainda mais que vim de São Paulo e lá trabalhei muito tempo em lanchonetes”. Ela ainda lembrou que “depois de muita luta a prefeitura fez a limpeza do local, então temos que conservar para que o nosso ambiente aqui seja melhor”. Ela espera que as autoridades tomem as devidas providências já que o terreno é público e não poderia ser utilizado para fins particulares.  



Os quatro maiores vilões da conta de luz da sua casa

(Foto: Reprodução)

Só nos Estados Unidos, 30% de toda a eletricidade serve para suprimento dos lares, porcentagem maior que a gasta pelo comércio e até mesmo pela indústria. Esse consumo se deve ao uso de muitos aparelhos domésticos, apesar da maior eficiência energética com relação à década de 70, quando geladeiras consumiam quatro vezes mais energia que hoje. Geladeiras e freezers são os grandes vilões na sua conta de luz porque ficam ligados semanas a fio. Torradeiras e cafeteiras, como são usadas por pouco tempo, têm a ficha limpa. É importante prestar atenção onde a sua conta de luz anda pesando, isso ajuda não só o bolso, mas também o meio ambiente. Saiba o que gasta mais energia em casa.

4. Geladeiras e Refrigeradores

Geladeiras

Essa dupla melhorou muito nas últimas décadas, como dissemos no início, porém continua no ranking. Por quê? Podem ficar ligados meses, anos a fio! Eles consomem em média de 30 quilowatt-hora (kWh) a 200 kWh por mês. Esses números tão abrangentes ainda existem porque algumas pessoas têm modelos antigos, que não são tão eficientes quanto os mais modernos. Outros detalhes a considerar são: marca, tamanho, opções de temperatura, etc. Já comprou a sua? Gosta dela vintage? Tudo bem, existem soluções:

Descongelar o freezer regularmente: pouco mais de meio centímetro de gelo já forma um probleminha no seu aparelho;

Coloque o termostato na temperatura de 2 °C a 3° C na geladeira; no freezer, a temperatura deve ficar entre -15 °C e -17 °C;

Verifique se a porta está fechando bem; faça o teste colocando um pedaço de papel ao fechar; se ele permanecer firme no lugar é porque não é preciso trocar a borracha;

Coloque etiquetas nos potes de comida, assim você não perde tempo procurando com a porta aberta. Esperar o alimento esfriar antes de guardá-lo é um boa também.

3. Umidificador de ar

Umidificador de ar

Alguns cômodos da casa precisam de ventilação para que fungos não se propaguem. Já outros precisam de bastante umidade, é verdade, mas a maioria das pessoas deixa seus umidificadores numa potência muito maior do que o necessário. E outra, ácaros se proliferam nesse ambiente, e pertences também acabam estragando. Deixar o umidificador ligado 24 horas por dia vampiriza sua energia e acaba usando 160 kWh/mês, mais do que sua geladeira consome. Respire um pouco e pense com a gente:

Quando ligar o aparelho, feche portas e janelas, isso isola e mantém o frescor;

Coloque na potência de 50% de umidade, menos que isso será necessário deixá-lo mais tempo ligado, e isso não é legal;

Dê uma checada no ambiente, e quando sentir que está bom, desligue, mas se for comprar um novo, existem modelos com desligamento automático.

2. Aquecimento de água

Chuveiro

Em média, são gastos 400 kWh/mês nesse procedimento. Lembra da geladeira, quanto era? E você achando muito… Pois é, usamos água quente para tomar banho, lavar as mãos, lavar os pratos no frio, e até mesmo os lençóis quando preciso... A boa notícia é que a economia de energia desse item está toda em suas mãos.

Não há necessidade da água estar mais quente que 45 °C;

Tome banhos mais curtos e em menor quantidade (a pele agradece);

Nos dias menos frios, dê um descanso para a torneira quente;

Retire um quarto do conteúdo da caixa d'água a cada três meses, pois ela acumula sedimentos que podem estragar seus equipamentos;

Painéis solares são uma excelente alternativa no aquecimento, e funcionam muito bem em países tropicais como o nosso.

1. Ar-condicionado

Ar-condicionado

Na década de 80, nos EUA, 27% das casas tinham esse aparelho, hoje esse número subiu para 55%. Como eles variam muito de casa para casa, o consumo de energia pode ir de 200 kWh a 1,8 mil kWh ao mês. Aqui vão mais dicas:

É preciso que um técnico cheque os níveis de fluido, a carga do resfriador e o isolamento todo ano;

Programe o termostato para desligar automaticamente quando a temperatura de fora diminuir;

Certifique-se de ter pelo menos 32 centímetros de material isolante no teto, assim seu ar-condicionado não tem que trabalhar tanto, já havendo o isolamento natural.

Tudo que você, leitor, conseguir fazer para amenizar o impacto ambiental do seu lar é bem-vindo. E vale o mesmo para o seu carro, para a alimentação... Não apenas por você, mas pelas gerações futuras também.

CONTINUE LENDO


Brumado: Dois suspeitos de tráfico de drogas são detidos por guarnição da PETO

As substâncias apreendidas foram entregues na DPT de Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

O combate à comercialização de drogas ilícitas em Brumado continua sendo intensificado pela 34ª CIPM, que vem realizando uma série de prisões e apreensões nesse sentido. No final da manhã desta sexta-feira (18) uma nova ação dessas foi realizada pelo PETO – Pelotão Tático Especial, que, após inúmeras abordagens e averiguação no Bairro Urbis II serão realizadas, dois indivíduos suspeitos acabaram sendo detidos com uma certa quantidade de substâncias que tem fortes indícios que eram entorpecentes. O material estava acondicionado em um saco plástico, contendo 13 (treze) pinos com pó branco semelhante a cocaína e 22 (vinte e dois) invólucros de substância semelhante ao crack. Por essa razão, ambos foram apresentados, flagranteados e as substâncias foram entregues na sede da Delegacia de Polícia Civil para serem periciadas, além das outras medidas cabíveis. A identidade dos suspeitos não foi revelada pela Polícia.



Arquivo Histórico Municipal: A história de Brumado acessível à população

As grandes atrações do Arquivo Histórico Municipal de Brumado são a réplica da Maria Fumaça e o Ford Bigode 1929 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um imponente axioma diz que “"Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado", só que, mesmo abordando de forma muito consciente uma temática de grande relevância, o brasileiro, apesar dos avanços, ainda não aprendeu a valorizar a sua história. Então, diante desse desafio, algumas ações importantes vêm sendo desenvolvidas e, em Brumado, o centro de referência desse contexto é o Arquivo Histórico Municipal, que foi fundado em 2009 e que, nessa quase uma década, contribuiu para o fortalecimento da preservação da memória brumadense. Aproveitando as comemorações do Dia Internacional dos Museus, a entidade vem ampliando as suas ações e, também, em decorrência da proximidade do aniversário da cidade que se comemora no Dia 11 de Junho, está com uma programação especial. O 97NEWS falou com a coordenadora do órgão, a professora Maria de Lourdes Santos Oliveira que fez questão de ressaltar que “aqui está uma parte muito importante de nossa história, com documentos, objetos, fotografias, livros e outros materiais que têm um valor cultural inestimável”. Questionada sobre o fluxo da visitação e se ele atinge os objetivos, ela respondeu que “o grande público que nós temos são os estudantes, mas, estamos buscando atrair novos visitantes, com agendas pontuais como essa do aniversário da cidade”. Uma das grandes atrações do AHM são a réplica da primeira locomotiva conhecida como Maria Fumaça e o Ford Bigode 1929, que pertenceu ao Monsenhor Antônio Fagundes, um dos ícones da história da “Capital do Minério”. O Arquivo Histórico Municipal está localizado bem no centro de Brumado, na Rua Dr. Mário Meira, ao lado da agência dos Correios e o prédio ainda guarda toda a arquitetura da época. O horário de visitação é das 09h às 16h e a entrada é franca.  

Livros, documentos e um material de grande conteúdo histórico está disponível à população (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Seleção Brasileira escolhe Techhogym para Copa do Mundo

(Foto: Divulgação)

A Technogym - empresa líder mundial em produtos wellness e soluções digitais – será a fornecedora oficial de equipamentos de treinamento e soluções digitais para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Para apoiar com excelência do futebol brasileiro em seu treinamento, a Technogym fornecerá à seleção os produtos de treinamento mais inovadores e modernos criados graças à longa experiência da empresa em esportes de alto rendimento de nível internacional. A parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai até 2022. Uma boa preparação física é um requisito essencial que pode realmente fazer a diferença em um evento de alta intensidade de curto prazo, como a Copa do Mundo de Futebol. Os jogadores brasileiros terão um centro de treinamento disponível no CT da Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro, bem como no campo de treinamento durante a Copa do Mundo em Sochi (Rússia), com as soluções mais avançadas para rendimento cardiovascular, força flexibilidade e reabilitação. “Estamos felizes com a parceria de longa data com a CBF. São dez anos como fornecedores oficiais e agora como parceiros até 2022. Trouxemos para o Centro de Excelência do Futebol Brasileiro o que há de mais moderno em termos de soluções em equipamentos inteligentes. Para a Technogym é um prazer apoiar a Seleção Brasileira, trazendo o nosso DNA, que é treinar os campeões”, comentou Vitor Aguinaga, diretor de Marketing da Technogym no Brasil, durante a apresentação do novo Centro de Excelência nesta sexta-feira, dia 18. A solução de treinamento personalizada que a Technogym desenvolveu para a Seleção Brasileira inclui a SKILL LINE - a mais recente inovação da Technogym para necessidades específicas de treino desportivo, que conta com a SKILLRUN e SKILLMILL. Trata-se de uma solução única para treinar velocidade e potência ao mesmo tempo. Além disso, o ginásio personalizado incluirá também as linhas XCITE e SELECTION, para treino cardiovascular e de resistência. Cada equipamento da Technogym será totalmente integrado com ao Mywellness Cloud, o sistema digital da Technogym, que permitirá que os jogadores permaneçam conectados ao seu próprio programa de treinamento pessoal diretamente equipamento e fora da academia por meio de dispositivos móveis. A parceria com a CBF confirma, mais uma vez, o posicionamento da Technogym como marca de referência para a elite esportiva mundial. A empresa é a fornecedora oficial das sete últimas edições dos Jogos Olímpicos: Sydney 2000, Atenas 2004, Turim 2006, Pequim 2008 Londres 2012, Rio 2016 e PyeongChang 2018, e alguns dos mais prestigiados clubes nacionais e internacionais de futebol, incluindo Juventus, Inter, Milão, Chelsea FC, Paris St. Germain, entre outros.



Anadef reafirma a necessidade de estruturação e interiorização da Defensoria Pública em todo território nacional

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Dia Nacional do Defensor Público é comemorado em 19 de maio, em homenagem ao Santo Ivo de Kermartin, personalidade que dedicou sua erudição e exercício da advocacia à defesa da população carente. A homenagem faz alusão ao ano de sua morte, 19 de maio de 1303, na França. Para Igor Roque, presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – Anadef o momento deveria ser de celebração, no entanto, é preciso uma dura e compromissada reflexão a respeito da situação da defensoria no Brasil. “É lastimável a falta de estrutura e compromisso dos nossos governantes com uma instituição tão essencial. Onde tem desigualdade social há violação de direitos e, por isso, deveria contar com a presença da defensoria pública, a fim de garantir o exercício de seus direitos por qualquer cidadão brasileiro”, destaca Roque. Em junho de 2014, foi promulgada a Emenda Constitucional 80, que evidencia a inobservância do art. 98. O artigo dispõe: "no prazo de 8 (oito) anos, a União, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais". Porém, atualmente, a DPU está presente em apenas em 27% do território nacional, atendendo a 78 seções e subseções judiciárias federais. Apesar da estrutura precária, a entidade segue cumprindo sua missão de garantir os direitos fundamentais da população hipossuficiente. “Entre 2013 e 2017, a DPU realizou mais de 8 milhões de atendimentos no país. Em 2017, houve um incremento de 2.457 no número de pessoas assistidas em relação a 2016”, diz o presidente da Anadef.



PT cobra de governadores defesa da candidatura de Lula

Gleisi e Haddad visitaram Lula na quinta-feira | Foto: Ricardo Stuckert

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, convocou uma reunião com os cinco governadores petistas para a semana que vem, em Brasília, com o objetivo de estancar o movimento a favor de um plano “B” na eleição presidencial. Na quinta-feira, 17, pouco depois de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, Gleisi telefonou para quatro dos cinco governadores petistas que estavam no Recife para uma reunião e mandou um recado direto do ex-presidente: Lula continua candidato. Segundo fontes do PT, Fernando Pimentel (Minas Gerais), Tião Vianna (Acre), Rui Costa (Bahia) e Wellington Dias (Piauí) receberam o recado de Lula enviado por Gleisi. Camilo Santana (Ceará) também já foi comunicado sobre o posicionamento do ex-presidente. A movimentação de Gleisi é uma reação à entrevista de Santana ao Estado na qual ele diz que o PT não pode “apostar no isolamento suicida” e deveria apoiar Ciro Gomes (PDT). Nas últimas semanas, governadores petistas têm se movimentado no sentido contrário ao da direção partidária defendendo que o PT coloque em prática o quanto antes um plano “B” na eleição presidencial, sob o risco de ficar isolado no processo eleitoral e ver minguar tanto as bancadas no Congresso quanto o número de Estados governados pela legenda. 



Falta esclarecimento de bancada religiosa para legalizar o jogo, afirma Ministério do Turismo

Para membro da pasta, o receio do aumento da ludopatia, o vício em jogo, é uma imagem errada da legalização dos cassinos. Movimentos em favor do jogo falam em quase um milhão de empregos diretos e ind

Segundo o Ministério do Turismo, a resistência de lideranças religiosas ao projeto que legaliza o jogo no Brasil dentro do Congresso se dá pela fata de esclarecimento dos envolvidos. A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (17) pelo Secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do órgão, Bob dos Santos, durante a Conferência Internacional da UNI Américas para os Jogos, realizada em São Paulo (SP), entre os dias 17 e 18 de maio. “A CNBB [Confederação Nacional dos Bispos do Brasil] e a Bancada Evangélica têm muita preocupação com a ludopatia. Mas países na Europa, América do Norte e Ásia têm uma política especial, revertendo parte de suas arrecadações para o tratamento dessa doença. Falta esclarecimento desse pessoal, com mais reuniões como essa que está acontecendo”, esclarece o secretário. O projeto em discussão é o 441/91, que está na Mesa Diretora da Câmara, para a avaliação do presidente da casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Estamos confiantes, pois os pontos positivos da legalização do jogo são muitos. Desde aumento da arrecadação, como regularização de trabalhadores que hoje estão na clandestinidade, além de gerar novas oportunidades, trazendo turistas e capital estrangeiro para o país”, completa Bob. “Cassinos do mundo todo querem investir no Brasil. Estivemos numa conferência em Las Vegas e grandes players do mercado, como MGM e Caesar, já disseram que têm interesse em montar complexos em nosso território”, explica Moacyr Auersvald, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), que representa a categoria. Para Auersvald, a geração de empregos é o ponto central da necessidade da legalização. “Só nos Estados Unidos são 750 mil empregos diretos. Para cada quarto de hotel num complexo de cassinos, são quatro trabalhadores no atendimento. Num país com 13 milhões de desempregados como o nosso, é um absurdo não explorar esse lado turístico extremamente positivo.” Para o presidente da Associação Brasileira De Bingos, Cassinos e Similares (ABRABINCS), Olavo Sales, maior temor desses grupos internacionais é com a insegurança jurídica, caso o projeto de lei seja aprovado. “O investimento é de centenas de milhões de dólares, não dá para esses grupos ficarem rendidos a uma simples decisão de um governante. A legalização precisa ser vista como política de Estado e, por ser uma tendência mundial, provavelmente será solidificada desse jeito”, coloca. Sales diz que no mundo são 182 bilhões de dólares em arrecadação de bingos e cassinos, com boa parte revertida impostos. “Desse montante, em média, são 30% de impostos. São 56 bilhões de dólares para os cofres públicos. Nenhum centavo para o Brasil”, lamenta.   Sobre as acusações de lavagem de dinheiro, Daniel Amoroso, presidente mundial da UNI Jogos e do Sindicato de Trabajadores de Juegos de Azar (Argentina), afirma que a tecnologia já coíbe esse tipo de prática. “Na Argentina, onde acompanho de perto os cassinos, existem softwares e aplicativos avançados para fazer esse controle, o que ocorre em todos os lugares do mundo. Governos obrigam empresa a implantar sistemas de receita, não há motivos para mantermos o jogo na ilegalidade no Brasil”.



Dudu Vasconcelos solicita ao secretário de Infraestrutura retomada de obras de pavimentação no Bairro Olhos d’Água

O vereador Dudu Vasconcelos e o secretário André Cardoso realizaram uma visita ao local (Foto: 97NEWS)

O Olhos d’Água é um dos bairros que ainda possui um déficit na área de infraestrutura, especificamente na questão de pavimentação de ruas. Inúmeras solicitações dos moradores vêm sendo feitas nesse sentido, então, mostrando uma sintonia a essa necessidade, o vereador Dudu Vasconcelos (PSDB) solicitou junto ao secretário de infraestrutura, André Cardoso, a retoma das obras de calçamento das ruas José de Souza Lima, Paulo César Rocha Ribeiro (antiga Albertino Marques Barreto). Diante da urgência, o vereador, acompanhado do referido secretário, esteve realizando uma visita aos locais na manhã desta sexta-feira (18) para comprovar a situação de precariedade. Na oportunidade André Cardoso garantiu ao vereador e aos moradores que as obras serão retomadas na próxima semana, o que deixou a todos mais tranquilos, já que esse é um dos grandes anseios da comunidade. O vereador ainda lembrou que outras vias, não só no Olhos d’Água, mas também em outros bairros da cidade, também necessita de atualização urbana e garantiu que irá fortalecer as suas ações visando atender essa demanda.

Em uma das vias está sendo realizada uma obra de recuperação de esgoto (Foto: 97NEWS)


Acidente com três veículos deixa dois feridos na BR-030 em Caetité

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um acidente na BR-030 entre três veículos deixou duas pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (18), no trecho entre Caetité e Guanambi. Um caminhão baú de com placas DVT-7644, da cidade de Guanambi atingiu o veículo Onix com placas QOC-0942, da cidade de Belo Horizonte (MG) e o jogou na pista contrária, onde acabou colidindo com outro veículo Gol com placas FHE-7538, da cidade de Caculé. Segundo informações da Polícia Rodoviária, o motorista do caminhão relatou que descia o trecho de serra quando foi surpreendido pelo veículo Gol, que seguia pela contramão. Para tentar evitar uma colisão frontal, jogou o caminhão para a lateral da via, mas ainda atingiu o veículo Onix. Com o impacto, o Onix foi jogado na pista contrária e bateu de frente com outro carro. O motorista do caminhão permaneceu no local. O motorista e um passageiro do Gol foram socorridos e encaminhados por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), para a emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG). O trânsito no local ficou lento até que os veículos fossem retirados da pista. A PRE não divulgou a identidade das vítimas.

Foto: Whatsapp l 97NEWS


Em mais uma operação do PETO em Brumado, mulher é apreendida com drogas no bairro Irmã Dulce

Foto: 97NEWS

Nesta quinta-feira (17), em mais uma operação de rotina, o Pelotão de Emprego Tático (PETO) apreendeu mulher com drogas no bairro Irmã Dulce. De acordo com a PM, em rondas pelo bairro, foram realizadas inúmeras abordagens e averiguações, tendo encontrado com uma mulher certa quantidade de entorpecentes. Parte do material estava escondido em uma casa, acondicionado em uma bolsa, contendo 30 pinos de cocaína, 26 invólucros de maconha e 05 trouxinhas de crack. Por essa razão, a mulher foi apresentada, flagranteada, e as substâncias foram entregues na sede da Delegacia de Polícia Civil, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

 



Brumado: Brumadense transforma pneus velhos em bacias, chinelos e lixeiras contribuindo também para o meio ambiente

Jorge afirma ter muito orgulho de sua atividade de artesão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Transformar pneus velhos em bacias, lixeiras ou até mesmo em lixeiras. Essa é a forma de colocar a comida dentro de casa do brumadense Jorge dos Santos Cardoso, de 25 anos, que é morador do Bairro São Jorge, em Brumado. Ele recolhe pneus velhos e os transforma nesses produtos.  O artesão começou a fazer este trabalho desde criança, aos 10 anos de idade, acompanhando seu pai fazer belos trabalhos com pneus velhos. “Cresci vendo meu pai trabalhar com essa arte há 45 anos, e, naturalmente, aprendi a técnica. Demorei 90 dias para conseguir fazer o primeiro”, afirma. Jorge faz as artes em pneus na casa do seu pai, em um ateliê montado em um cômodo nos fundos da sua residência. Antes ele ajudava seu pai a cortar os pneus e, depois, pintá-lo, mas devido a um problema de saúde, seu pai está hospitalizado e precisa ser transferido para uma UTI em Vitória da Conquista. "Nesse momento uso este espaço para pedir ao poder público que consiga uma transferência para meu pai, pois ele necessita dessa transferência para que seu quadro de saúde não se agrave", pediu Jorge. O jovem também vai ter que passar por uma cirurgia. Em março deste ano, ele retirou uma hérnia, mas como não deu repouso, a cirurgia se abriu e o problema voltou, "não podia parar de trabalhar, com meu pai internado, precisava colocar a comida dentro das duas casas, o médico me pediu repouso de 30 dias, só fiquei 12 dias parado. Não aguentei, e voltei. No momento vou ter que fazer outro procedimento, e ficar parado, mas isso já me preocupa. Quem vai sustentar nossa família?", lamentou. Mas mesmo com a enfermidade do seu pai, e suas dificuldades, Jorge relata que o mais difícil nessa profissão, são as pessoas que ainda discriminam a representativa do artesanato. "Muitas vezes eu estou na rua recolhendo pneus, e as pessoas olham para mim e dão risadas, ou até mesmo nem olham, me ignoram. Mas enquanto eles zombam, eu faço arte e coloco o pão de cada dia em minha casa", desabafou o artista. Com 12 anos de experiência cortando pneus, Jorge diz que continua o que seu pai começou. “O mais complicado é cortar o pneu, antes não tínhamos experiência e nem uma máquina específica. Como o pneu tem um arame, o mais difícil é retirá-lo, para não ficar nenhuma farpa e machucar alguém”, afirma. A matéria prima vem de borracharias e locais que descartam os pneus. E o que era lixo se transforma mais uma vez e ainda ajuda manter a família. “Ajuda no orçamento sim, mas o mais gratificante é pegar um pneu cru, sujo e feio, e transformá-lo em arte”, afirma. O artista disse que os seus maiores clientes são os moradores da zona rural. "Vendo muito para os criadores de gado, eles usam as bacias para colocar ração para os animais". Ainda segundo ele, a média de preços dos produtos variam de R$ 20 a R$ 50. "Aqui eu fabrico bacias, lixeiras, chinelos e caqueiro, a arte é infinita", destacou. Para os interessados em adquirir os produtos do artesão, basta procurá-lo na Rua Santa Rita, 100, no bairro São Jorge, o telefone para contato, (77) 9.9871-0227. Pneus jogados em lugares irregulares são um dos principais criadouros do mosquito da dengue. Além disso, o tempo de degradação de um pneu no meio ambiente é indeterminado. “Isso é o mais importante. Um pneu que poderia ir para o lixo, vira uma obra de arte, ajudando a preservar o meio ambiente e também a dengue. Todos os meus trabalhos eu faço furos para vazar a água e não virar criadouro da dengue”, pontuou.



MPF: deputados estaduais, ex-prefeitos e mais oito têm até R$ 12 mi bloqueados por fraude a licitação e desvio de verbas na Bahia

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) Polo Ilhéus/Itabuna (BA), a Justiça Federal determinou, em janeiro e abril deste ano, o bloqueio de bens até o valor de R$ 12.393.546,00 de doze réus, entre eles particulares, dois deputados estaduais, dois ex-prefeitos e outros agentes públicos envolvidos em fraude a licitações e desvio de recursos no município de Buerarema (BA) a 450 km de Salvador. A ação foi originada a partir das investigações do MPF e da Polícia Federal na Operação Águia de Haia e está relacionada ao pregão, realizado em 2011, para contratação de serviços educacionais voltados à implantação e utilização de tecnologias de informação para a Secretaria de Educação e unidades escolares do município. Segundo as ações de improbidade e penal, ajuizadas em dezembro e março últimos pelo Procurador da República Tiago Modesto Rabelo, o então prefeito de Buerarema firmou contrato de R$ 2,2 milhões com a empresa Ktech Key Technology Gestão e Com de Software Ltda para a prestação dos serviços referidos, com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

 

No entanto, as investigações comprovaram que a licitação foi fraudada, por meio da simulação do certame. O integrante da organização criminosa e representante da empresa vencedora, Marconi Edson Baya, já havia preparado as minutas do edital, publicação, termo de referência, projeto base e demais peças necessárias para a montagem do processo licitatório. Em seguida, os documentos foram enviados por Kells Belarmino Mendes (que confessou os crimes e detalhou a participação dos membros da organização criminosa) ao ex-prefeito do município, Mardes Lima Monteiro, incluindo os atestados de visita técnica e o certificado de adequação ao edital, assinados posteriormente pelo Secretário de Educação à época, Astor Vieira Júnior. Segundo o MPF, participaram do processo licitatório a Max.Com Soluções Tecnológicas Ltda, representada por Fernanda Cristina Marcondes Camargo (companheira de Kells Belarmino), e a Ktech Key Technology Gestão e Comércio Software Ltda, que atuavam em conluio, a revelar a falta de competitividade e o direcionamento da licitação para contratação de empresa ligada ao grupo. A Ktech Key Technology venceu a licitação, tendo o pregoeiro Rogere Souza Magalhães avalizado os documentos forjados e declarado vencedora aquela empresa, após o que o ex-prefeito Mardes homologou o procedimento e firmou o contrato. Para viabilizar a contratação indevida da Ktech a partir da licitação fraudada, Mardes Lima Monteiro recebeu de Kells Belarmino vantagem patrimonial ilícita. Ainda de acordo com as ações, os deputados estaduais Carlos Ubaldino de Santana e Ângela Maria Correa de Sousa e o ex-prefeito de Ruy Barbosa (BA) José Bonifácio Marques Dourado, também integrantes da organização criminosa, utilizavam seus mandatos para divulgar a atuação das empresas da organização e aliciar prefeitos para aderirem ao esquema, recebendo, em contrapartida, valores indevidos diretamente ou por meio de interpostas pessoas. O MPF afirma que, além da montagem do processo licitatório para direcionar a contratação, da fraude na disputa, do aliciamento de prefeitos e agentes públicos mediante pagamento de propina, do alto custo da contratação e do sobrepreço, foi provado que o serviço não era executado e o produto não foi entregue, apesar dos valores pagos pelo município à empresa. A quantia efetivamente paga à Ktech alcançou o valor de R$ 967.200,00, correspondente ao montante dos recursos públicos desviados pelo grupo – o que representa um sobrepreço de 315% dos custos apurados.


Pedidos – Na ação de improbidade, o MPF requer, além do ressarcimento ao erário dos valores desviados, a condenação dos réus Astor Vieira Júnior, Rogere Sousa Magalhães, Frederico Vesper Silva Rodrigues e Lucas Lopes da Silva em todas as sanções do art. 12, inciso II, da Lei da Improbidade (nº 8.429/92), por prejuízo aos cofres públicos, e dos acionados Marconi Edson Baya, Mardes Lima Monteiro de Almeida, Rodrigo Seabra Bartelega de Sousa, Kleber Manfrini de Araújo Dourado, Angela Maria Correa de Sousa e José Bonifácio Marques Dourado em todas as sanções do art. 12, inciso I, da mesma lei, por enriquecimento ilícito e dano ao erário.


Na ação penal, o MPF requer a condenação de todos os réus por fraude a licitação, às penas previstas no art. 90 da Lei 8.666/93, e desvio de verbas públicas, nas penas do art. 1º, I, do Decreto-Lei 201/67, exceto Astor Vieira Júnior e Rogere Sousa Magalhães, que respondem apenas pelo crime licitatório. Além disso, o órgão requer, também, a condenação de Mardes Lima Monteiro de Almeida, Kleber Manfrini de Araújo Dourado e seu pai, o ex-prefeito José Bonifácio Marques Dourado, por corrupção passiva, com pena prevista no art. 317 do Código Penal (CP), assim como a condenação de Kells Belarmino Mendes por corrupção ativa, às penas do art. 333 do CP. A deputada estadual Ângela Maria Correa de Sousa e seus então assessores, Lucas Lopes da Silva e Frederico Vesper Silva Rodrigues, além do deputado Carlos Ubaldino, réus na ação de improbidade, não foram denunciados pelo Ministério Público Federal de Ilhéus em virtude do foro privilegiado a que fazem jus, razão pela qual devem responder por seus crimes perante a Procuradoria Regional da República e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.


Águia de Haia - A operação teve suas investigações iniciadas pelo MPF e pela Polícia Federal em 2013, com o objetivo de apurar desvios de recursos da Educação no município de Ruy Barbosa (BA). No curso das investigações, foi constatado que os fatos estavam relacionados a um esquema bem arquitetado de fraude a licitações, desvio de dinheiro público e corrupção de agentes políticos e servidores públicos, mediante pagamento de vantagens patrimoniais indevidas e repartição dos ganhos ilícitos. A organização criminosa, liderada por Kells Belarmino Mendes e outros, agia em diversos municípios e negociava com as prefeituras um “pacote fechado”. Esse pacote viabilizava as fraudes e incluía as minutas e modelos das peças dos procedimentos licitatórios, montados para permitir que as empresas da organização criminosa fossem as únicas interessadas e, ao final, somente elas fossem as vencedoras. Em seguida, as empresas do grupo criminoso, contratadas a preços superfaturados (sobrepreço), eram pagas com recursos da Educação e os serviços pactuados não eram devidamente prestados.

CONTINUE LENDO


Brumado: Uneb realiza Seminário de Práticas Jurídicas

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As práticas jurídicas visam a ampliação das atividades de estágio supervisionado real e simulado e estágio extracurricular a serem desenvolvidas pelos alunos do Curso de Direito, proporcionando ao estagiário a participação e acompanhamento de situações reais e simuladas da vida profissional dos diversos operadores de Direito, sempre obedecendo ao estipulado na legislação vigente, como por exemplo: assistência judiciária aos necessitados, laboratório jurídico para proporcionar treinamento aos alunos, através de módulos, seminários e trabalhos simulados de prática profissional. Dentro desta temática, o Campus XX da Uneb de Brumado realizou na última quarta-feira (16) o Seminário de Práticas Jurídicas. Segundo a coordenadora do evento, Ana Cláudia Zanone “o seminário foca na atualização da prática jurídica, proporcionando a alunos de direito, advogados e magistrados de toda a região o acesso as evoluções e novidades do campo prático do direito”. Foram 17 minicursos em salas de aulas individuais, de acordo com os temas escolhidos pelos participantes, além de duas bancas de palestras. A primeira banca, aconteceu na quarta-feira (16), contou com 215 presentes. O tema debatido foi “Os desafios da Advocacia”. No encerramento do programa, a banca escolhida debateu “A Aplicação da Lei Trabalhista Pelo Poder Executivo”. Com as constantes mudanças no Direito, se faz necessário, tanto aos estantes, quanto aos advogados e magistrados, buscarem as atualizações das informações. O seminário contou ainda com o apoio da OAB de Brumado e Vitória da Conquista.

A coordenadora do evento, Ana Cláudia Zanone (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Incontestável em Saquarema, Filipe Toledo é campeão do Rio Pro 2018

Filipe Toledo teve uma apresentação épica comprovando que o Surf do Brasil hoje é o melhor do mundo (Foto: Blog Surf Ativo)

C?ompletando o último dia de Rio Pro, quarta etapa do Circuito Mundial de Surfe masculino, Filipe Toledo não decepcionou a torcida que compareceu a Saquarema para prestigiar as fases finais do torneio nesta sexta-feira. Após as quartas de final, o brasileiro passou pelo líder Julian Wilson na primeira bateria das semifinais e encarou Wade Carmichael, que eliminou Ezekiel Lau na Bateria 2, na grande decisão. Melhor para Filipinho, que voltou a apresentar um surfe de altíssima qualidade e garantiu o título para o Brasil.Esta foi a primeira vitória de Filipe Toledo no Circuito Mundial de Surfe 2018. O paulista, nascido em Ubatuba, tinha conseguido apenas um quinto lugar, na primeira etapa do campeonato, em Gold Coast, na Austrália. Vencedor do Rio Pro em 2015, este é seu segundo título na etapa.



Vereadora Lia Teixeira destaca importância de ações contra o combate e exploração sexual de crianças e adolescentes

A vereadora destacou a importância da participação de toda a sociedade no combate à prática (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na manhã desta sexta-feira, 18 de maio a vereadora Lia Teixeira, na sessão da Câmara de Vereadores fez uso da palavra para falar sobre o dia 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi instituída, após um grave acontecimento, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e assassinada. Desde a aprovação da lei, vem se buscando cada vez mais efetivamente a mobilização, sensibilização, informação e convocação de toda a sociedade para que participem de forma mais ativa em luta da defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A vereadora Lia Teixeira salientou que, infelizmente, os dados ainda são alarmantes, apesar das ações que são realizadas pelas instituições a fim de coibir esse crime, mas que se faz necessária a denúncia de forma mais efetiva, para que se combata essa dura realidade. Finalizou conclamando a todos para combater a exploração sexual e apoiar a causa. “A participação de todos e de fundamental importância para que consigamos acabar com esse grave crime”, pontuou Lia Teixeira.  

    



Coelba passa fio de energia em cima de residência na Fazenda Cachoeira e deixa moradora revoltada

O fio da rede de energia passa por cima da residência que ainda às escuras (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Existem alguns casos difíceis de serem compreendidos e que acabam provocando uma grande “dor de cabeça” à população. Um desses casos foi reportado à redação do 97NEWS na manhã desta sexta-feira (18) pela dona-de-casa Lucilene Ribeiro dos Santos (23), a qual é moradora da Fazenda Cachoeira. Segundo ela a Coelba passou um fio da rede de energia por cima de sua residência, o que está impedindo, que ela mesmo possa ter a sua ligação efetivada. “Já tem um ano que estou nessa situação, pois o fio da reda da Coelba passa por cima da minha casa, sem que eu tenha dado permissão para isso”, explicou. Ela mostra a sua indignação ao citar que “mesmo tendo o fio passando por cima da minha casa, eu estou há um ano sem energia na minha casa, pois eu fui procurar a empresa para tentar resolver a questão e ele me informaram que eu terei que pagar R$ 8 mil para regularizar a situação” e emendou dizendo que “como que isso pode acontecer, em minha opinião é uma injustiça, ainda mais que eu tenho filho pequeno em casa”. Ela também relatou que já foi procurar a empresa novamente para tentar resolver o problema, mas a resistência ainda continua. “Se não for dada uma solução eu vou procurar os meios legais, pois não posso mais conviver com esse problema”.



Brumado: Vendedor de móveis rústico é apreendido com drogas em carro que trabalha

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um vendedor de móveis rústicos foi apreendido na quinta-feira (17) após ser flagrado com um saco plástico contendo certa quantidade de droga dentro do caminhão. A polícia não informou a quantidade da droga e nem o tipo da substância. O flagrante foi feito na Avenida Centenário, próximo ao comando da 34ª CIPM, em Brumado. De acordo com a Polícia Militar (PM), a droga estava escondida dentro do veículo. Segundo a PM, o veículo estava parado na via, expondo móveis artesanais para venda, e passou por inspeção de rotina. Durante a fiscalização, os policiais notaram que o suspeito estava inquieto e após checar os documentos do vendedor, procuraram algum material ilícito dentro do carro, achando a droga. Ao ser questionado sobre o produto, um dos homens informou ser proprietário da substância, pelo que tratou ser maconha, alegando, porém, que seria para uso restritamente pessoal. Diante dessas circustâncias, o indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o termo pertinente. O pacote apreendido também foi entregue ao preposto da Polícia Civil.



Absurdo: Polícia investiga mãe que teria decepado pé de filha no Oeste da Bahia

Foto: Reprodução / Google Maps

A Delegacia de Tabocas do Brejo Velho, no oeste baiano, investiga a suspeita de que uma mulher tenha decepado o pé da filha de três anos para obter benefícios do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]. Segundo o Bahia Notícias, o Conselho Tutelar da cidade confirmou a suspeita e informou que a criança está sob os cuidados do conselho de Barreiras, na mesma região. Após ter o pé decepado, a criança foi encaminhada pelo Hospital do Oeste, em Barreiras, onde passou por cirurgia e depois, liberada. O fato teria ocorrido no último final de semana.