ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2016"

Livramento: Garota de 19 anos morre em acidente ocorrida na BA-148 na madrugada deste sábado (14)

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

A BA-148 foi novamente cenário de mais um trágico acidente na madrugada deste sábado (14) por volta das 03h20m, onde, um Toyota Corolla de placa policial OUQ 7635 – Livramento – BA, acabou capotando num trecho intermediário da rodovia, próximo ao motel, onde a jovem Daniela Santos Souza, de 19 anos, acabou não resistindo aos ferimentos, morrendo ainda no local. Ela que trabalhava no atendimento de um Disk Cerveja em Livramento, acabou sendo a vítima fatal do acidente que envolveu ainda mais dois ocupantes do veículo, Gonçalo Castro Rodrigues e Poliana Aparecida Caires, que sofreram ferimentos e necessitaram de atendimento médico. As causas do capotamento ainda são desconhecidas, mas a Polícia Técnica já investigou se pode ter sido falha mecânica ou descuido humano. O corpo da jovem foi levado para o IML de Brumado para passar pelo procedimento de necropsia. O sepultamento acontecerá hoje em Livramento num clima de muita comoção, já que Daniela era uma jovem muito querida de todos.



Brumado: Motorista de ‘Fuscão Preto’ colide com vaca solta na pista perto da Lagoa Funda

O motorista acabou comemorando no final, pois saiu ileso do acidente (Foto:Marcos Paulo / 97NEWS)

Os animais soltos na pista continuam sendo a causa de vários acidentes nas estradas que servem em Brumado. Para não quebrar essa escrita preocupante, no final da tarde, por volta das 17h30m, desta sexta-feira (13), um motorista brumadense que conduzia o seu “Fusquinha Prata”, ano de 1973, acabou tendo o seu dia de sorte e azar ao mesmo tempo. Azar porque acabou colidindo com uma vaca que seguia junto com uma manada na BA-148, próximo à Comunidade de Lagoa Funda. A colisão foi forte e os fusquinha acabou sendo atingido ficando com a frente bem avariada, mas o motorista disse que acabou tendo um dia de sorte, pois, além de escapara ileso, iria levar um passageiro com ele, o que se tivesse sido confirmado poderia ter dados tons graves ao acidente, pois a vaca caiu bem no lado do passageiro da frente. O possível proprietário do animal compareceu ao local e afirmou que se a vaca em questão fosse realmente de sua propriedade irá ressarcir todos os prejuízos do motorista do fusquinha prata. A moral da história é que Fusquinha Prata e vaca solta na pista não combinam.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Polícia Civil já conta com o SIGIP

Os técnicos do SGTO no momento da instalação do sistema na Coorpin de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A tecnologia vem sendo uma aliada poderosa da Polícia Civil e, nesse processo de atualização, está sendo implantado em todas as delegacias do interior do estado o SIGIP - Sistema de informação e Gestão Integrada Policial que irá facilitar e muito o trabalho investigativo feito pela PC. A coordenadora técnica do SGTO, Carmem Bahal esteve em Brumado para a implantação do sistema nesta quinta-feira (12) e falou com a reportagem do 97NEWS explicando que “este sistema irá proporcionar um dinamismo muito grande aos serviços realizado pela Polícia Civil, já que proporcionará o acesso à todas as informações policiais que são registradas em todas as delegacias da Bahia”. Ela ainda declarou que “essa maior interatividade fará com que as investigações sejam muito mais eficazes e, inclusive, os cidadãos serão beneficiados no registro das ocorrências policiais”. O referido sistema já entrou em vigor.



Brumado: 34ª CIPM recebe 15 novos policias para reforçar o contingente e fortalecer as ações de combate à criminalidade

O momento da integração aos quadros da 34ª CIPM dos novos soldados (Foto: Divulgação Polícia Militar)

Um dos grandes déficits da Segurança Pública na região que abrange a cobertura da 34ª CIPM está começando a ser resolvido pelo Estado, que começa a reforçar o contingente policial nas cidades baianas. Nesse sentido, o município recebeu 15 novos policiais na manhã desta sexta-feira (13), os quais integrarão a guarnição nas rondas ostensivas e no combate à criminalidade. A integração dos novos soldados aconteceu no pátio da 34ª CIPM, onde o major Jocevã Oliveira deu as boas-vindas aos novos integrantes. Na oportunidade o comandante informou que os policiais mais antigos que atuam em Brumado serão transferidos para outros municípios da região, o que trará um ganho funcional ainda maior para companhia.



'O senhor não é mais ministro', diz segurança do Planalto ao receber ordem de Wagner

Ex-ministro da Casa Civil tentou liberar o acesso de 100 mulheres para entregarem flores à Dilma, e acabou sendo desautorizado pelo chefe de segurança do Palácio.(Foto: Reprodução)

Na derradeira manhã do governo Dilma, quando as equipes do cerimonial e segurança do Palácio do Planalto instalavam grades e detectores de metal para organizar os espaços onde militantes, jornalistas e autoridades públicas ouviriam o discurso de despedida, o ex-ministro Jaques Wagner (PT) tentou interferir e foi desautorizado pelo comando da guarda militar. Ex-chefe do gabinete pessoal de Dilma, Wagner queria autorizar a entrada de cerca de cem mulheres para abraçar Dilma e levar flores. Segundo um funcionário da Presidência responsável pelo contato com movimentos sociais, Wagner ouviu do novo comandante a seguinte frase: “O senhor já não é mais ministro”. De fato, ele havia sido exonerado na véspera pela presidente.



Sede do PMDB na Bahia é vandalizado após afastamento de Dilma

Cerca de 15 manifestantes, trajando vermelho, picharam a fachada da casa e jogaram uma lâmpada na parede. Estavam na sede do partido, no momento do ocorrido, apenas funcionários.(Foto: Divulgação)

O Diretório Estadual do PMDB da Bahia sofreu na tarde desta quinta-feira (12) um ataque de manifestantes a favor do governo Dilma, que resultou em uma pichação na frente da sede do Partido. Cerca de 15 manifestantes, trajando vermelho, picharam a fachada da casa e jogaram uma lâmpada na parede. Estavam na sede do partido, no momento do ocorrido, apenas funcionários, que ficaram bastante assustados. Um jornalista do coletivo Lentes Livres, uma ferramenta de divulgação do conteúdo produzido por colaboradores do estado da Bahia, acompanhou a manifestação e fez imagens do momento da pichação. O PMDB da Bahia repudia este tipo de agressão e está tomando as medidas cabíveis.



Prefeito de Malhada de Pedras poderá sofrer processo de impeachment

Foto: Arquivo/97news

Na manhã desta quinta-feira (12) estiveram na sede do Ministério Público Estadual de Brumado os vereadores de oposição do mandato do atual gestor de Malhada de Pedras Valdecir Alves Bezerra (PT) "Ceará". O vereador Beto Ventura (PSB), representando a comissão, esteve no MPE para agendar e relatar a formação de uma Comissão Especial de Inquérito (CPI)  para analisar as denúncias de irregularidades na administração. Segundo ele, algumas destas já foram confirmadas com a vinda da polícia Federal na cidade para apreender documentos no setor de transportes. O protocolo de uma ação contra o gestor, é para solicitar um processo de impeachment. Se o processo for instaurado, o impeachment seguirá para votação na Câmara de Vereadores de Malhada de Pedras.



Brumado sediará no dia 05 de junho o Iº GP de Ciclismo

(Divulgação)

O Ciclismo foi a modalidade esportiva que mais cresceu em Brumado nos últimos anos, resultado de um trabalho muito árduo dos amantes deste esporte cheio de emoção e adrenalina. Neste contexto a Associação dos Ciclistas Brumadenses da Terra do Minério ocupa um lugar de destaque e, visando dar um dinamismo ainda maior à modalidade ACBTM irá realizar no próximo dia 05 de junho o Iº GP de Ciclismo de Brumado nas categorias Elite, Master e Open. A organização estima a presença de mais de 100 ciclistas de toda a região, numa prova que terá a sua largada às 08h em frente ao Hotel Passarela. As inscrições são de R$ 40,00 e poderão ser feitas antes da largada no próprio local da prova.



Do Circo às Ruas: Equilibrista faz apresentações em semáforo de Brumado

O artista vem chamando a atenção com suas incríveis performances (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A arte circense é uma das mais antigas do mundo, mas nos dias de hoje, essa cultura está em decadência, já que o mundo vem passando por profundas transformações impostas pela tecnologia. A retirada dos animais, que eram grandes atrações, também impulsionou essa queda de popularidade. Nesses dias em Brumado, um representante da arte circense, o pernambucano Nildo José Teodoro (27) está chamando a atenção da população com seus incríveis malabares e sua performance incrível tendo o cenário do semáforo das “Americanas” como picadeiro. A reportagem do 97NEW falou com o malabarista e equilibrista que confirmou que o Circo está passando por um momento de declínio, mas que os artistas, de forma individual, estão buscando manter a tradição. Ele informou que a ideia surgiu quando ele veio para a Bahia e que dá para tirar o sustento, já que, além do reconhecimento popular, existe também as contribuições que dão para manter a sua estrutura de vida. Ele disse que ficará em Brumado nos próximos dias, então quem quiser admirar a arte do equilibrista, que, literalmente “vive na corda bamba”, é só passar no semáforo das “Americanas”, que fica bem no centro da cidade para admirar as apresentações do artista.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Por 55 votos a 22, Senado aceita impeachment e Dilma é afastada da Presidência

(Fotos: Reprodução)

Às 6h34 desta quinta-feira, o painel do Senado Federal confirmou o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República. Por 55 votos a 22, sem abstenções, os senadores decidiram que a petista deve ser julgada por crime de responsabilidade. Mas o resultado representa muito mais: com a possibilidade de que Dilma se safe na votação final hoje muito distante, a Casa começou a por fim à era PT no comando do país. Os 13 anos do partido à frente do Planalto se encerram de maneira melancólica – com a legenda imersa em escândalos e incapaz de salvar uma presidente que, ao fim e ao cabo, cai por culpa de sua própria incompetência. Diante das crises política, econômica e ética em que o governo Dilma submergiu o país, o afastamento da petista representa o primeiro passo rumo à recolocação do Brasil nos trilhos. Mas exigirá do peemedebista Michel Temer que se coloque à altura do desafio: afinal, a saída de Dilma não tem o condão de sanar o atoleiro econômico do país. Ou de reduzir o justo descontentamento nacional com a classe política diante dos escândalos que há dois anos a Operação Lava Jato começou a desvendar. Será uma dura missão para Temer.

 





Caso Jéssica: Corpo da jovem é velado em Itapetinga. Sepultamento ocorre hoje (12)

(Fotos: Reprodução)

Corpo de Jéssica Nascimento já está sendo velado, em Itapetinga, e deve ser sepultado nesta quinta-feira (12). Américo Vinhas Neto, acusado da morte da jovem, teve prisão preventiva decretada pela polícia e está foragido. Um grupo de pessoas realizou protesto em Vitória da Conquista nesta quarta (11), pedindo a prisão do agressor. A OAB-VC diz em nota que irá pedir a mudança da tipificação de crime. Jéssica Nascimento, de 21 anos, estava grávida e ficou em coma após ser espancada pelo namorado dela, segundo a família.



Na Bronca: Ciretran e comerciantes da Exupério Pinheiro Canguçu revoltados com a demora da Coelba para consertar poste que foi derrubado por caminhão

Os serviços de reparo do poste demoraram muito segundo os comerciantes (Foto: MArcos Paulo / 97NEWS)

Um acidente ocorrido por volta das 23h30m desta terça-feira (10), onde um caminhão derrubou um poste acabou causando uma série de transtornos na cidade na manhã de hoje (11) especialmente na região da Av. Exupério Pinheiro Canguçu, local do ocorrido. O resulto foi que comerciantes e funcionários do Ciretran extremamente insatisfeitos com a demora por parte da Coelba em realizar o reparo. A equipe do 97NEWS esteve no local e ouvi vários relatos dos comerciantes que disseram que foram prejudicados, pois o sistema ficou fora do ar, impedindo vendas, além de computadores e outros aparelhos que não puderam funcionar, como ar condicionado. O caso que mais chamou a atenção foi no Ciretran, onde as pessoas sentaram no chão esperando o retorno da energia (foto abaixo) que não ocorreu no horário do expediente, já que os serviços foram concluídos por volta das 13 horas. Outros que não ficaram satisfeitos foram clientes de vários provedores de internet que ficaram sem os serviços por toda a manhã, os quais retornaram somente depois das 14h. Essa demora vem sendo recorrente segundo vários comerciantes, os quais protestaram que “na hora de vir cortar a energia por atrasos eles são rápidos demais, mas numa hora dessas a pressa é deixada de lado. Não dá para entender uma coisa dessa”.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Atriz pornô de 19 anos é presa por tráfico de drogas

Laryssa Oliveira, conhecida como ‘Rafa Zaqui’, foi presa em São Vicente, litoral paulista. Ela faz parte do casting de uma grande produtora de filmes adultos.(Fotos: Divulgação)

Uma atriz de filmes pornográficos foi presa em São Vicente, no litoral de São Paulo, no fim da tarde desta terça-feira (10), por tráfico de drogas.A jovem de 19 anos, identificada como Laryssa Oliveira, é conhecida no mundo adulto por atuar em uma das principais produtoras de filmes do gênero no Brasil usando o nome ‘Rafa Zaqui’.De acordo com informações da polícia, Laryssa foi flagrada em atitude suspeita no bairro Jardim Guassu, em São Vicente. Quando a equipe se aproximou, a jovem de 19 anos acabou se assustando e assumiu que estava escondendo 20 cápsulas de cocaína e dinheiro. Ainda segundo a polícia, Laryssa vendia cada cápsula por aproximadamente R$ 10. Ela foi presa em flagrante e encaminhada para a cadeia. Ainda de acordo com a polícia, ela já havia sido detida no mês passado, em Santos, também por tráfico de droga, mas acabou sendo liberada em seguida.



Brumado: Bandidos armados invadem agência do Pague Fácil e aterrorizam clientes e fazem a limpa no caixa

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Os assaltos continuam com a “corda toda” em Brumado tendo os estabelecimentos comerciais como principal alvo dos bandidos. Na tarde desta quarta-feira (11), por volta das 15h45m, dois bandidos armados, com capacete fechado, invadiram a agência do Pague Fácil, que pertence ao Banco do Brasil, que fica ao lado da Igreja Matriz na Praça Capitão Francisco de Souza Meira e deram voz de assalto aos caixas. Segundo os clientes que foram ouvidos pela reportagem do 97NEWS, a dupla se mostrou muito violenta e a todo hora dizendo “eu vou matar, eu vou matar”. Eles levaram uma quantia em dinheiro não revelada e fugiram rapidamente. A Polícia chegou ao local e já iniciou as investigações.  



Conquista: Outro corpo é encontrado, agora no Santa Marta. É o terceiro homicídio em 24h

Vítima ainda está sem identificação. Sobe para o número de 76 homicídios somente no esse ano em Vitória da Conquista (foto: Blog do Leo Santos)

Por volta das 11:50 hrs de hoje (11), mais um corpo foi encontrado com perfurações de arma de fogo. Esse é o terceiro homicídio em apenas 24 horas, o corpo foi localizado por populares na região de Santa Marta – próximo ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A Polícia Militar esteve no local o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Sobe para o número de 76 homicídios somente no esse ano em Vitória da Conquista.



Tanhaçu: Mineradora obtém licença para explorar quartzo

Foto: Reprodução

Município de Tanhaçu receberá "Projeto Serra Escura" e Minas Stone Mineração obteve a licença para implantação do projeto. O empreendimento prevê a extrair e beneficiar de cerca de 480 mil toneladas por ano de quartzo de alto grau de pureza. De acordo com informações, os investimentos para implantação da mina são estimados em R$ 9 milhões, com a geração de 50 empregos direto. As obras de implantação do projeto vão durar serca de seis meses. O quartzo é usado na fabricação de aço e produtos metalúrgicos.



Salvador: Coronel acusa delegado e policiais de agirem com ‘intenções escusas’

Foto: Reprodução / Camaçari em Foco

O tenente-coronel Manoel Muniz acusou um delegado e três policiais militares de atuarem com “intenções escusas” após um tiroteio no bairro de Stella Maris, em Salvador. Segundo nota enviada pela associação Força Invicta, Muniz estava em um estabelecimento comercial acompanhado da esposa quando uma jovem, que aparentava ter 16 anos, entrou no local afirmando ter sido baleada no braço. Ao constatar o ferimento, o coronel encontrou no local quatro homens armados que afirmavam ser policiais. Ele teria, então, se identificado como policial e solicitado socorro para a vítima. “Um deles, que posteriormente foi identificado como Delegado de Polícia se exaltou dizendo eu estava atrapalhando”, contou Muniz. O coronel tentou, então, identificar a placa do veículo utilizado pelo grupo, sendo impedido por um dos soldados com empurrões, socos e chutes, enquanto um deles gritava para que eles deixassem o local.  “Além disso, o Ten Cel Muniz já havia percebido que as placas de identificação dianteira e traseira do veículo desses supostos policiais, estavam dobradas com sinais nítidos de que havia intenções escusas para tal procedimento”, acusa a nota. O oficial da PM, então, solicitou reforço de uma viatura, que localizou os suspeitos em Praia do Flamengo. Os quatro foram presos em flagrante e o caso será investigado pelas Corregedorias das Polícias Militar e Civil. Informações - Bahia Notícias



Brumado: Agricultor de 65 anos é mais uma vítima do golpe do ‘cartão trocado’

O aposentado exibindo o cartão que foi dado no lugar do dele (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O golpe do ‘cartão trocado’ continua sendo aplicado em Brumado e a nova vítima foi um agricultor aposentado de 65 anos, o qual registrou queixa na Depol na manhã desta terça-feira (10). A reportagem do 97NEWS ouviu o agricultor que explicou que “na sexta-feira eu vim para o Bradesco para efetuar a transferência da minha conta para a Caixa Econômica e percebi que estava sendo seguido por um homem de cerca de 50 anos” e continuou relatando que “chegando na agência ele puxou conversa comigo e falou que também queria fazer a transferência e pediu o meu cartão para ver se era igual o dele e, sem eu perceber na hora, ele fez a troca. Chegando em casa eu percebi que o cartão não era o meu e fiquei preocupado”. E continuou a sua narrativa dizendo que “quando meu filho veio ao banco para verificar o estado da minha conta tinha sido feito um empréstimo no valor de R$ 2,4 mil, então logo vi que fui vítima de um golpe”. Ele finalizou garantindo que “eu não vou ficar no prejuízo de jeito nenhum. Trabalhei a minha vida toda na roça e o banco vai ter que devolver o meu dinheiro, pois irei, se preciso for, até a justiça para reaver o que é meu, porque não fui eu quem fez o empréstimo e sim o golpista e acho que isso é fácil de provar pelas câmaras de segurança”.



Mulher que garantiu ser dona de chácara se equivocou e verdadeiros donos do local esclarecem mal-entendido

O local está sendo demolido (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A matéria veiculada pelo 97NEWS intitulada: “Do Paraíso ao Inferno: Revoltada com o grande número de assaltos no local, família destrói chácara à beira da Barragem em Brumado” teve uma grande repercussão, já que relatou um caso grave, que, inclusive, vem encontrando vários fatos similares, os quais mostram os efeitos devastadores do crescimento da violência no município. O drama relatado por Edilza Santos Meira (53), que se identificou à reportagem do 97NEWS como proprietário do local chamou a atenção já que o relato foi impactante de um local que foi motivo de grande alegria e descontração, mas que, devido ao grande número de assaltos teve que ser destruído para dar lugar a um loteamento. Na manhã desta terça-feira (10) a equipe de reportagem do 97NEWS foi surpreendida por um comunicado, o qual desmentia a titularidade de Edilza e comprava judicialmente que a chácara atualmente é de propriedade Hermison José Pereira e Joel de Queiroz, os quais a receberam por herança. Então fica aqui o esclarecimento, pois a nossa equipe não possuía elementos para discordar do que a suposta proprietária teria nos garantido. Os motivos que a levaram a fazer a equivocada declaração de posse não foram revelados. Quanto a transformação do local em um loteamento, os proprietários não se manifestaram sobre se isso tinha ou não procedência.