ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "05/2016"

Valença-BA: Jovem de Jequié surta, atropela e mata pai esmagado

(Fotos: Reprodução)

Uma tragédia familiar envolvendo moradores de Jequié foi registrada ma tarde desta sexta-feira (06) no sul da Bahia, o jovem Selton Pádua de Araújo Monteiro, 21 anos, após um surto psicótico, pegou as chaves do carro de seu pai, Francisco de Araújo Monteiro Filho, e saiu em disparada, mas, ao tentar evitar que seu filho saísse com o veículo modelo VW Saveiro, placa NTU-2006, licença de Jequié, o Sr. Francisco foi atropelado e esmagado por Selton, que fugiu do local e foi preso logo em seguida pelo Sargento João Luiz que comandava uma blitz da PRE na BA- 001, sentido Itaparica.  O Jovem estava em visível sintomas de surto psicótico, provocado por substancias desconhecidas. O Sr. Francisco era bastante conhecido no Bairro Joaquim Romão em Jequié, de família tradicional Cearense, de boa índole, e comerciante. A comunidade Cearense de Jequié está em Luto. (Fonte: Jequié Urgente)



Itapetinga: Leão 'Hulk' teria ficado deprimido e doente após morte de leoa, diz veterinário

Além da idade avançada (25 anos), falta da companheira 'Mila' pode afetar sua saúde. 'Hulk' passa por tratamento no Parque da Matinha, após denúncias de maus-tratos.

Um leão que é o símbolo do zoológico de Itapetinga, que fica no Parque da Matinha, região sudoeste da Bahia, está doente e o estado debilitado dele tem causado preocupação nos veterinários. Segundo os especialistas, dois fatores podem estar contribuindo para a piora da saúde de “Hulk” (acima), como o animal é chamado: a idade avançada e a ausência de uma leoa com quem ele vivia há mais de 14 anos. A fêmea, que era chamada de Mila (dir.), morreu no ano passado. “Pode ser também que ele esteja sentindo, como ele sentiu nos primeiros dez, quinze dias, a perda da companheira”, disse o veterinário Roberto Brito, que está cuidando da saúde do leão. Estima-se que Hulk tenha entre 23 a 25 anos. Ele é um dos animais mais velhos do zoológico. Segundo o veterinário, o animal pode estar com uma infecção urinária. Por causa do problema, há mais de uma semana, ele tem passado a maior parte do dia deitado porque não tem força para ficar de pé.



Brumado: Carpinteiro morre no Hospital Magalhães Neto antes de passar por cirurgia

A morte deverá ser apurada pela Secretaria Municipal de Saúde (Foto: 97NEWS)

O carpinteiro Márcio da Silva Santana (32) acabou morrendo no final da manhã desta sexta-feira (06) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, momentos antes de passar por uma cirurgia. Conhecido como “Fofão”, ele trabalhou muito tempo como mototaxi e no último domingo (01) sofreu um acidente na saída para Livramento, sendo levado pelo SAMU 192 para o HMPMN, onde ficou internado, recebendo alta no dia seguinte. Na quarta-feira (04) ele sentiu fortes dores no corpo e voltou a ser internado, sendo constatado que ele precisa de uma cirurgia, mas, no final da manhã de hoje (06) ele veio à óbito. A morte foi recebida com muita tristeza por familiares e amigos que exigiram uma total apuração dos motivos que causaram a morte de Márcio.



Livramento de Nossa Senhora: Moradores reclamam de praça que virou `Feirão de Automóveis´

Foto: Alan Rich/Blog Regional

Livramento de Nossa Senhora, o portal da Chapada Diamantina no Sudoeste da Bahia vem crescendo a cada ano, e com isso cresce também a sua frota de veículos, causando vários transtornos no trânsito da cidade. E uma dessas desordens vem acontecendo na Praça João Marques que faz  ligação com uma das principais avenidas, a Edilson Pontes, região central de Livramento. Segundo alguns moradores que entraram em contato com a redação do 97NEWS, a praça virou um grande “Feirão de Automóveis”, vários proprietários de veículos colocam seus carros no local em forma de exposição, impedindo que os usuários dos bancos e clientes de lojas possam estacionar e movimentar o comércio local. Um comerciante que não quis se identificar com medo de represálias, relatou a nossa equipe que eles já perderam 45% nas vendas do comércio devido a esta prática em pleno centro da cidade. Segundo o IBGE, Livramento de Nossa Senhora tem cerca de 45 mil habitantes, e ainda não conta com uma Superintendência de Trânsito para organizar o mesmo, ficando a cargo da Polícia Militar da cidade multar os veículos em situações irregulares. Outra questão levantada por moradores, é que a prefeitura deveria direcionar estes veículos para um pátio adequado e amplo, sem que nenhum empresário ou população sejam prejudicados com esta situação. (Blog Regional). 



Brumado: Estabelecimento comercial é assaltado por ladrão de bicicleta enquanto ocorria a Marcha Azul

O estabelecimento já foi assaltado várias vezes (Foto: MArcos Paulo / 97NEWS)

Um assalto ocorrido na manhã desta sexta-feira (06) na Av. Centenário mostra o quanto os bandidos voltaram a mostrar desdém pelas autoridades, já que, primeiramente o bandido estava de bicicleta e, o que chama mais a atenção, que o assalto ocorreu no mesmo momento em que estava acontecendo a Marcha Azul, que reuniu centenas de guardas municipais. O bandido aproveitou que as atenções estavam voltadas para o evento, que passava em frente do estabelecimento no mesmo momento e deu voz de assalto, levando a quantia de mais de R$ 5 mil, segundo as informações colhidas pela reportagem do 97NEWS. A Polícia ouviu algumas pessoas para levantar pistas na busca de prender o assaltante.



Dia das Mães: Detentos baianos beneficiados por saída temporária já estão nas ruas

Foto: Reprodução

Dias das Mães, Dia dos Pais e o Natal são algumas datas comemorativas em que muitas pessoas condenadas por diversos crimes e estão respondendo em regime semiaberto são beneficiadas pela saída temporária. A partir desta sexta-feira (6) milhares de detentos poderão passar o final de semana do Dia das Mães em suas casas em todo Brasil. Na Bahia, a lista de presos que recebem o benefício para o Dia das Mães não foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap-BA). Nos estados como Piauí, São Paulo, Tocantins e na cidade de São Luís, já foram publicadas as respectivas quantidades de presos que retornarão ao convívio social durante este período.  O coordenador-geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPEB), Reivon Pimentel, afirmou que a evasão de presos beneficiados pela saída temporária é de 7%. A mesma média foi registrada na saída de fim de ano de 2015,  nos dias que antecedem o Natal. Pimentel explicou que estes presos que retornam são aqueles com penas mais leves e que estão mais próximos de receber a liberdade. “O tempo de prisão a ser cumprido, influencia muito na decisão do detento retornar no prazo determinado pela Justiça. Se ele falta pouco tempo para alcançar a liberdade, ele volta no tempo previsto para evitar o retardamento da pena", analisa.  Segundo Pimentel, em alguns casos os internos não retornam aos presídios por causa de problemas com organizações criminosas dentro das unidades. O coordenador geral da Sinspeb-Ba, disse também que o estado perdeu o controle dentro das unidades prisionais. “O crime organizado é quem manda dentro das unidades. O estado perdeu o controle, até porque não tem como controlar uma massa de 800 internos no presídio de Salvador, para 10 agentes, só no momento da abertura. Mesmo quando entram em liberdade, muitos voltam a cometer delitos”, afirma. A saída temporária está prevista no artigo 122 da Lei 7.210 de Execução Penal e garante aos condenados, que cumprem pena em regimes semiabertos, a possibilidade de saírem temporariamente da unidade prisional. 

O promotor de Justiça Davi Gallo, que atua na Promotoria de Júri do Ministério Público da Bahia (MP-BA) avalia que as saídas temporárias não têm eficácia. “Nesses períodos, a criminalidade aumenta e a maioria não retornam e alguns até cometem homicídios”, afirma o promotor, que comentou também o benefício dado a Suzane Richthonfen. “Sou totalmente contra. Pena é uma coisa que, quando o indivíduo recebe, ele tem que cumprir, salvo os casos em que não cometeu violência contra pessoa”, analisa Davi Gallo. Para Davi Gallo, o sistema penitenciário brasileiro é falido e o crime organizado dentro dos presídios, utiliza os presos com direito a saída temporária. “O sistema penitenciário não ressocializa ninguém. Dessa quantidade de presos que são beneficiados, um ou outro, que cometeu um furto, estelionato, ou outro crime leve, retornam, mas não creio que funciona. O crime organizado dentro dos presídios recruta os presos que estão para sair, seja com prisão preventiva revogada ou que vão receber esses benefícios para levar suas ações criminosas às ruas”, comenta.  O promotor ainda ressaltou a necessidade de a sociedade ser informada sobre a quantidade de pessoas que cometeram crime sendo reinseridas na sociedade pelos dias da saída temporária. “Nós temos uma lei, em que determina que todo ato público seja disponibilizado a sociedade, mas nem todos os órgãos a seguem. Mais uma vez vai sair uma quantidade de presos que a sociedade nem sabe quantos, por quanto tempo e principalmente, o tipo de pessoa que está sendo colocada no convívio social”, pontua.  Para o promotor do MP-Ba, há uma inversão de valores com o tratamento de pessoas que cometeram crimes. “Vivemos um momento ditadura do 'garantismo'. Tiram todos os direitos da sociedade, dão ao criminoso e tratam o criminoso como se ele fosse a vítima. Eles estão cheio de direitos e humanidade, enquanto a sociedade não tem os mesmos direitos. Ficam sem direito a proteger seu corpo, seu patrimônio e sua própria vida”, critica.     Informações - Nocão News

CONTINUE LENDO


Brumado: Crise acaba afetando a IIª Marcha Azul Marinho

O cortejo se iniciou no Ginásio Antônio Alves Ribeiro (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A realização da IIª Marcha Azul Marinho em Brumado acabou sendo afetada pela crise que assola o país, já que a participação foi bem menor do que no ano de 2015. O evento teve início por volta das 09h com saída do Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro, onde os guardas municipais de Brumado e de vários municípios baianos saíram para marchar pelas ruas da cidade. A reportagem do 97NEWS acompanhou o cortejo e falou com o diretor da GCM, Paulo Marques que expressou que “realmente a crise afetou a participação na marcha deste ano, já que a grande maioria das prefeituras está em crise, o que impediu a vinda de caravanas de vários municípios”. Ele ainda declarou que “no ano passado tivemos a participação de 347 guardas municipais advindos de outros municípios baianos e até de outros estados, já esse ano o número foi bem menor, onde, a princípio, calculamos a participação de 150 guardas no evento”. Na oportunidade foram apresentados os novos veículos da Guarda Municipal de Brumado, um comprado com recursos próprios da Prefeitura e o outro por meio de uma parceria com o Poder Judiciário de Brumado. A programação irá continuar o dia inteiro com palestras e uma grande confraternização da categoria.  

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


BR-030: Caminhão invade casa próximo a entrada de Lagoa Real

Foto: Leitor 97news/via whatsapp

Na tarde desta quinta-feira (05) na BR-030 próximo a entrada de Lagoa Real, uma família que mora as margens da rodovia se assustaram quando chegaram em sua residência no fim da tarde. Eles que tinham saído para trabalhar, e quando retornaram após um cansativo dia de trabalho, encontraram um caminhão dentro da sala da residência. O impacto foi tão forte, que parte da frente da casa ficou parcialmente destruída. “Deus colocou a mão em tudo, pois sempre fica alguém na casa, mas hoje saiu todo mundo para trabalhar, se tivesse alguém aqui poderia ter morrido." Disse a senhora Tereza Souza, proprietária da residência. De acordo com alguns moradores ouvidos pela reportagem do 97NEWS, o trecho é muito perigoso, porquê tem pouca sinalização e com uma curva perigosa. Ainda de acordo com os moradores da localidade, um abaixo-assinado com assinaturas foi enviado ao DNIT - Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes em Vitória da Conquista, pedindo a sinalização da rodovia que foi retirada depois da reforma em 2014. Segundo a polícia Rodoviária Estadual - PRE, o motorista do caminhão de identidade não revelada, teve apenas ferimentos leves, e passa bem.

Foto: Leitor 97news/via whatsapp


Riacho de Santana: prefeito desviou mais de 100 milhões, diz Polícia Federal

(Fotos: Reprodução)

Em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (5), a Polícia Federal em Vitória da Conquista apresentou detalhes da Operação Imperador, que acabou com um esquema de desvio de verba na prefeitura de Riacho de Santana, no oeste baiano. O atual prefeito do município, Tito Eugênio Cardoso de Castro (foto), é acusado de ser chefe da quadrilha que fraudava contratos de transporte escolar. As investigações começaram a partir da denuncia apresentada por vereadores daquele município ao Ministério Público Federal, que a repassou para a Controladoria Geral da União (CGU). “O Ministério Público nos comunicou da denúncia e então passamos a investigar. Então percebemos diversas irregularidades nas licitações, como alto valor para a retirada de documentos e excesso de exigências. Para se ter uma ideia, eles pediam que a empresa proponente tivesse pelo menos 50 por cento da frota em seu patrimônio, o que totaliza 10 veículos. Então, a empresa liga ao prefeito tomou os veículos na forma de empréstimo e depois os devolveu. Por fim, ele contrataram veículos e motoristas que já prestavam serviço em outra gestões para fazer o transporte dos estudantes”, revelou  o chefe da CGU na Bahia, Adilmar Gregorini. Segundo o delegado federal, Rodrigo Kolbe, o prefeito Tito Eugênio constituiu empresas fraudulentas, em nome de laranjas, e colocou na administração parentes ou pessoas de sua confiança, como o ex-chefe de gabinete. “Eles comandavam toda a operação de transporte escolar na cidade e recebiam um valor muito maior do que era repassado aos motoristas, o restante era desviado para proveito próprio. A gente conseguiu detectar que ao longo desses anos, essas empresas todas movimentaram mais de 100 milhões de reais”. Parte desse dinheiro, de acordo com a Polícia Federal, foi usado para pagar dívida de campanha. “Ele precisava, a partir do ingresso no cargo público, fraudar licitações para fraudar licitações [e pagar as despesas da campanha]”, afirma o delegado. Após as prisões, o prefeito e os comparsas foram encaminhados para o presídio Lemos de Brito, em Salvador. Todos foram afastados das atividades públicas.



Mulher morre e quatro pessoas ficam feridas em acidente na BR 116

Foto: Blog Marcos Frahm

Na noite dessa quinta-feira (6), uma mulher morreu e quatro pessoas ficaram feridas em um grave acidente  quilômetro 637, da BR-116 km próximo a cidade de Jaguaquara. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão bateu em um carro de passeio. Após a batida, o carro foi projetado para fora da pista. Ainda segundo a PRF, a vítima fatal tinha 38 anos. As outras quatro pessoas que tiveram ferimentos foram levadas em estado grave para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. O motorista do caminhão envolvido no acidente não teve ferimentos e ficou no local no aguardo do socorro ás vítimas que estavam no carro. A polícia ainda não tem detalhes das causas do acidente.



Forrozeiro da Fé: Targino Gondim recebe elogios do Papa Francisco e promete apresentação especial no Forró do Sítio Novo 2016

Foto: Divulgação

O forrozeiro baiano Targino Gondim recebeu um dos maiores elogios que um ser humano pode receber, o qual teve como autor, nada mais, nada menos, que o Papa Francisco, que, na última quinta-feira (28) recebeu uma correspondência oficial do Vaticano, a qual tinha como autor o sumo pontífice e fazia comentários elogiosos ao novo trabalho do artista, que gravou o CD “Canções Divinas”, regravando, no ritmo do bom forró sertanejo, grandes clássicos que falam da fé católica e da devoção dos fiéis. Targino Gondim ficou muito emocionado e citou que “é uma grande dádiva, pois todos sabem que o Papa Francisco é um dos grandes líderes mundiais da atualidade e dono de um carisma inigualável, trazendo um exemplo de fé tão grandioso que transcende as barreiras da religiosidade” e ainda fez questão de descrever que “fiquei realmente muito emocionado como os elogios que estimularam ainda mais essa nova fase tão maravilhoso da minha carreira”. E finalizou deixando um recado aos fãs de Brumado e região declarando que “podem ter certeza que irei fazer um show muito especial no dia 18 de junho, na maior festa da região que é o Forró do Sítio Novo. Até lá!!!”.

Foto: Divulgação


Policiais rodoviários de Brumado participam de treinamento de tiros de combate

Foto: PRE/Brumado

A Polícia Rodoviária Estadual-PRE participou está semana de mais um curso de instrução e manutenção de armamento e tiro de combate. Foram realizadas instruções em manutenção de armamento e tiro de combate. No exercício foram usadas munições reais que estavão na programação de atividades desenvolvidas pelo comandante da unidade, o 1º Sargento Antônio Filho. As atividades foram voltadas para a capacitação e aperfeiçoamento dos efetivos masculino e feminino, oferecendo a sociedade uma segurança pública com melhor qualidade. O treinamento foi realizado no estande de tiro do GAT, em Vitória da Conquista, obedecendo todos os critérios de segurança.



Brumado: Adutora de Cristalândia é atingida em obra do Parque de Energia Eólica

Foto: Arquivo/97news

A Embasa informa que, para a realização de manutenção emergencial em um trecho da adutora de água bruta, atingido durante a execução das obras de instalação do parque de energia eólica na região de Cristalândia, no início da noite desta quinta-feira (5), o abastecimento encontra-se temporariamente interrompido em Brumado e suas localidades rurais, assim como em Malhada de Pedras. A Embasa recomenda que os moradores destas cidades mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares, até a conclusão do serviço de reparo.



Especulações de que Rui Costa estaria de malas prontas para embarcar no PSD ganham força

(Fotomontagem: 97NEWS)

Tentando manter certa distância do PT, acossado por denúncias investigadas pela Operação Lava Jato, o governador Rui Costa estaria avaliando, segundo informações de bastidores, deixar o partido e migrar para uma legenda com posicionamento mais ao centro. Nos últimos dias, ganhou força a tese de que Rui estaria mantendo conversas próximos com o senador Otto Alencar para uma eventual migração para o PSD, legenda presidida pelo ex-carlista. Apesar de defender a presidente Dilma Rousseff (PT) e tentar fazer coro com o argumento do golpe, o governador baiano evitou levantar a bandeira petista ferrenhamente como no processo eleitoral de 2014 – a onda vermelha que elegeu e reelegeu Jaques Wagner teve uma reedição naquele ano e, além de eleger Rui em primeiro turno, deu ampla margem à Dilma na disputa com Aécio Neves (PSDB) na Bahia. O tom mais incisivo em público favorável a presidente aconteceu pouco depois da admissibilidade do impeachment na Câmara dos Deputados com a presença de Dilma em inauguração de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida em Salvador. Desde então, o discurso arrefeceu. Outro sinal do distanciamento foi o convite ao ex-petista Walter Pinheiro para comandar a Secretaria de Educação, anteriormente ocupada por um militante histórico do partido, Osvaldo Barreto. Apesar dos indícios, nem o próprio governador, nem interlocutores ligados a ele confirmam a análise de uma saída de Rui do PT – idem para a aproximação com o PSD. A questão é que, longe do Palácio do Planalto com o iminente impeachment de Dilma, ou Rui se aproxima de uma sigla mais próxima do PMDB e que, inclusive, pode continuar no comando do Ministério das Cidades, com Gilberto Kassab, ou governar em tempos de torneiras fechadas fica ainda mais complicado.



Tragédia: Acidente na BR-116 deixa duas pessoas da Prefeitura de Planaltino mortas

Fotos: Jequié News / Marcos Frahm.

Mas um desastre, seguido de tragédia, foi registrado na BR-116 na Serra do Mutum, nas proximidades de Jequié, nesta quinta-feira (5). Segundo as primeiras informações, um veículo locado a prefeitura de Planaltino tentou fazer uma ultrapassagem e deparou com uma carreta ao desviar ele perdeu o controle do veículo vindo a capotar em seguida. Uma jovem moradora do povoado da Serra em Planaltino, não resistiu aos ferimentos e morreu no local, os demais foram socorridos por uma equipe de resgate da ViaBahia com ferimentos graves ao Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié. O condutor, Joseph Gabriel, de 23 anos, teve uma parada cardíaca no trajeto porém foi reanimado pelos socorristas, ao dar entrada na unidade hospitalar sofreu mais uma parada cardíaca e veio a óbito.



Itpapetinga: Nem vacina contra H1N1 resistiu à gana dos bandidos; Polícia investiga o caso

(Imagem Ilustrativa)

Em Itapetinga, vacinas contra a gripe H1N1 foram furtadas em uma unidade de saúde da cidade. De acordo com informações, o lote com a vacina, que foi roubado do posto de saúde do bairro Vila Isabel, estava guardado para que algumas gestantes, que não puderam ir aos postos de saúde no último sábado (30) – Dia D da campanha de vacinação, fossem imunizadas contra o Vírus. Nessa quarta (4), o posto de saúde passou por perícia. Agentes da delegacia do município estão investigando o crime, que segundo a polícia, pode ter acontecido durante a madrugada. Suspeita-se que os indivíduos pularam o muro da unidade de saúde, arrombaram uma das janelas do local e entraram na sala de vacina. Possivelmente, o crime pode ter sido cometido por pessoas que queriam ser imunizadas, mas, no entanto, não faziam parte do público-alvo da campanha. Depois do registro dos últimos casos de H1N1 e das mortes decorrentes da doença, houve grande procura pela vacina, porém, ela é restrita a um determinado público.



‘O crime está hoje com cara nova, bem vestido e sobre duas rodas’, afirma comandante da 34ª CIPM

Major Jocevã Oliveira (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª CIPM, foi ouvido pela reportagem do 97NEWS na manhã desta quinta-feira (05) e aproveitou o momento para fazer uma rápida prestação de contas de sua gestão em 2016, como também responder alguns questionamentos. “Nesses primeiros 4 meses desse ano obtivemos resultados muito satisfatórios que comprovam que estamos no caminho certo. Ressalto a queda nos índices de violência, que foi resultado de um aumento de 90% nas apreensões de armas de fogo, bem como de 80% nas apreensões de motocicletas, lembrando que a grande maioria dos crimes em Brumado é cometido por bandidos em motos”, destacou e continuou relatando que “também tivemos 80% no aumento de prisões em flagrante, o que trouxe uma sensação de segurança melhor para a cidade”. Questionado sobre dois locais que ainda registram um alto grau de criminalidade, que são a Feira Livre Municipal e o Bairro Esconso, o major respondeu que “quanto à Feira Livre já é patente a diminuição dos delitos, já que após um trabalho muito firme que fizemos, conseguimos por meio da Justiça, deter o menor que liderava os crimes no local, o que já está passando por medidas socioeducativas. Quanto ao Esconso eu tomei conhecimento da situação hoje, já que os moradores não vêm comunicando as ações dos bandidos à Polícia e vamos, não diminuir, mas acabar com essa situação preocupante, devolvendo a paz para os moradores”. Ele também falou sobre a possibilidade de Brumado receber uma base avançada da Cipe-Sudoeste dizendo que “acho muito complicado isso acontecer, já que, diferentemente de Barra da Estiva, que, inclusive, não irá mais fazer parte de nossa circunscrição, Brumado abriga a sede da 34ª CIPM, tendo, por isso, um contingente maior que outras cidades. Acredito na possibilidade de Ibitira receber, já que lá é um ponto estratégico”. E finalizou argumentando que “a configuração do crime se transformou e podemos dizer que está com cara nova, bem vestido e sobre duas rodas”.



Brumado: Moradores do Esconso em pânico devido ao alto índice de assaltos; vários já começaram a mudar do local

Os moradores dizem que o desespero está tomando conta, já que o número de assaltos é muto alto no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O Esconso era considerado, há cerca de 5 anos atrás, um bairro tranquilo de Brumado, inclusive isso foi preponderante para a vinda de novos moradores. Passado esse tempo, o quadro hoje é outro, com, onde o pânico está tomando conta dos moradores, sendo que, muitos deles já estão colocando as suas residências à venda para mudar para outro local, já que, segundo eles, o índice de assaltos ultrapassou os limites do tolerável. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve no local na noite desta quarta-feira (04), para verificar um assalto a um salão de beleza, que aconteceu na Rua Julia Teles. O proprietário estava desesperado e revoltado e relatou que “estamos apavorados, pois a situação é muito grave. Hoje eu mesmo fui vítima de um assalto aqui na rua, com um bandido armado e se mostrando muito perigoso, levou dinheiro meu e dos clientes e até máquina de cortar cabelos levaram. Vale eu lembrar que fui vítima de outro assalto em minha residência há cerca de 20 dias”. Segundo os moradores só em um mês aconteceram cerca de 50 assaltos, principalmente a residências, o que está promovendo um grande movimento de debandada do bairro, prova disso é que a nossa equipe flagrou um caminhão de mudança no momento da reportagem. Eles alegam que falta um policiamento ostensivo no bairro, que juntamente com o abandono do poder público municipal, que permite grandes matagais que funcionam como esconderijos dos bandidos, estão provocando esta onda de pânico.



Riacho de Santana: Prefeito é preso em Operação 'Império'

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal cumpre três mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e cinco de medidas cautelares nas cidades de Guanambi, Tanque Novo e Riacho de Santana, na região sudoeste da Bahia, na manhã desta quinta-feira (5). Intitulada de Operação Imperador, a ação acontece contra membros da Administração Pública da cidade de Riacho de Santana, entre eles o Prefeito Tito Eugênio Cardoso de Castro, o chefe de gabinete e um vereador da cidade. A operação conta ainda com ajuda do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União. O Inquérito Policial foi instaurado em 2014 e apurou fraudes nos contratos de transporte escolar realizados entre o município e empresas constituídas em nome de laranjas. De acordo com a prefeitura, os setores da administração municipal não estão funcionando nesta quinta-feira por causa da investigação. Apenas a recepção e tesouraria tem atividade. De acordo com as investigações, o esquema aconteceu entre 2009 e 2015. Ao longo desses seis anos, parentes, pessoas próximas e o próprio Prefeito se beneficiaram do esquema, segundo a PF. Os proprietários das empresas envolvidas e o contador que auxiliava a organização criminosa também são alvos da operação.



Livramento: Autor do latrocínio contra promotor de vendas é morto em confronto com investigadores da Polícia Civil

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Uma operação desencadeada por investigadores da Polícia Civial nesta quarta-feira (04) no município de Livramento de Nossa Senhora acabou resultando na óbito do autor da morte do promotor de vendas Romilson Mesquita. Em uma perseguição policial ocorrida no Bairro Benito Gama, houve troca de tiros e o assassino, conhecido como “Alanzinho”, acabou sendo atingindo pelos policiais. Ele foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio à óbito.. A Polícia Civil já enviou um primeiro comunicado garantido que “Allanzinho” foi um dos autores do latrocínio que teve como vítima o promotor de vendas. A resposta da Polícia foi rápida e mostrou, mais uma vez, a grande resolutividade dos investigadores da 20ª Coorpin que agiram com extrema eficiência.