ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2020"

SMTT dinamiza atividades em prol do aprimoramento do trânsito em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através da Coordenação de Fiscalização e Controle, determinou a fiscalização ostensiva nas vias da sede do município de Brumado. Conforme escala, os agentes de trânsito foram convocados e já estão atuando nas ruas para o desenvolvimento de suas atividades regulares na via. Na quarta-feira (15), o coordenador da fiscalização, João Paulo Rocha, esteve reunido com o coordenador educacional Jansen Malheiro para delinear as necessidades de controle viário, estacionamento e fluidez. Na reunião, foi destacada a importância do papel do agente de trânsito no desenvolvimento estratégico e viário no município, especialmente com ações voltadas à educação.



Autores de pesquisa sobre cloroquina no Amazonas recebem ameaças

Foto: Divulgação

Um estudo conduzido em Manaus sobre o uso da cloroquina em pacientes de Covid-19 virou alvo da ira de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Por meio das redes sociais, os pesquisadores passaram a receber ameaças de morte. A polícia do Amazonas informou que está investigando as ameaças de morte. Em rede social de um dos pesquisadores, perfis falsos escreveram: "Filho da puta maldito. Deve ser espancado quando pisar na rua!!" e "Assassino comunista fdp". A pesquisa CloroCovid-19, feita com 81 pacientes em estado grave internados em Manaus, tem o envolvimento de 70 pessoas de instituições como Fundação de Medicina Tropical (FMT), de Manaus, a Fiocruz, a USP e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os pacientes foram divididos em dois grupos. Um grupo foi tratado com dosagem baixa, adotada em um hospital dos EUA, e outro recebeu dose mais alta, adotada na China. O objetivo, segundo os pesquisadores, é "verificar se há ação benéfica da cloroquina, em comparação com dados de outros estudos internacionais, nos quais pacientes em condições clínicas semelhantes não usaram cloroquina". O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) em 23 de março, segundo os pesquisadores. No mesmo dia, a cloroquina passou a ser administrada aos pacientes de Manaus. Os primeiros resultados foram divulgados no dia 6 de abril por um infectologista da FMT. Em entrevista coletiva online ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), ele afirmou que os pacientes "se beneficiaram discretamente" da cloroquina e que os resultados encorajavam a continuidade, mas que, em dose mais alta, o medicamento "pode, sim, dar arritmias graves e levar à morte". Nos EUA e no Brasil, ativistas que, alinhados aos presidentes Donald Trump e Bolsonaro, defendem a cloroquina disseram que o estudo foi mal conduzido e até que tinha como motivo desacreditar o medicamento. A partir disso, diversos pesquisadores passaram a receber ameaças. "O debate não apenas está tendo forte viés ideológico, mas também prejudicando a reputação de pesquisadores com forte tradição de pesquisa no Brasil e no mundo, o que pode ser um efeito deletério grave em momentos como o que estamos vivendo", afirmam os autores da pesquisa, em comunicado.



Mandetta anuncia sua demissão na rede social: 'Rogo a Deus e a Nossa Senhora que abençoem o nosso país'

Foto: Reprodução

Agora ex-ministro, Luiz Henrique Mandetta anunciou a sua despedida da pasta da Saúde pelo Twitter. O anúncio foi feito durante deslocamento do Palácio do Planalto, onde foi comunicado da sua saída, para o Ministério da Saúde, onde falou à imprensa. "Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar. Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país", afirmou.  



Brumado tem 494 casos notificados do novo coronavírus

Foto: Divulgação

O número dos casos descartados de Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado chegou a 36. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16), pela secretaria municipal de saúde. De acordo com a pasta, 494 casos suspeitos do vírus foram notificados na cidade. 14 pacientes ainda aguardam os resultados do Laboratório Central (Lacen). Oito pacientes testaram positivo para a doença, sendo que, sete já estão curados. Nenhum paciente está hospitalizado nas unidades de saúde por conta do Covid-19. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.



Brumado: Câmera de vigilância flagra jovem roubando celular no centro; PM age rápido e localiza o suspeito

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma senhora foi roubada por um jovem em Brumado, nesta quinta-feira (16). Imagens mostram o momento em que o acusado aborda duas mulheres e leva o celular de uma delas. Dez minutos após o crime, a polícia capturou o suspeito. O assalto aconteceu por volta das 10h53, na Rua Henrique Dias Leite, centro da cidade. Antes disso, ele tentou roubar uma primeira vítima que andava pela calçada, mas não obteve êxito. O criminoso desfere vários socos no rosto da mulher.

Foto: Reprodução l Vídeo

Em seguida, não satisfeito, ele parte para cima das duas mulheres que andavam pela rua, uma delas resiste e se afasta. O criminoso então parte para cima da outra mulher, uma senhora e leva o celular e, em seguida, o jovem de 17 anos foge. De acordo com a Polícia Militar, após o crime, o suspeito foi localizado no bairro São Felix. A ocorrência foi registrada na Delegacia e, por se tratar de ser menor, foi lavrado um ato infracional. 



Homem troca tiros com a polícia durante abordagem em Brumado

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na noite da última terça-feira (14), durante ronda de rotina na Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, a Polícia Militar notou um carro em situação suspeita. Ao perceber a presença da viatura policial, o motorista tentou fugir, mas foi interceptado. Segundo a PM, ao descer do carro para ser abordado, o suspeito fugiu, sacou uma arma e atirou contra os policiais. Estes revidaram, mas o homem conseguiu fugir.  O veículo foi apreendido para adoção das medidas necessárias.



Guanambi: Homem morre vítima de atropelamento no centro da cidade

Foto: Reprodução l Vídeo

Um aposentado de 65 anos morreu após ser atropelado por um caminhão, na manhã desta quinta-feira (16), no centro de Guanambi. Segundo o portal Vilson Nunes, Antônio Francisco de Oliveira foi atingido pelo veículo por volta das 10h, enquanto seguia pela na rua Rui Barbosa de bicicleta. O caminhão, modelo M. Benz 710 é da cidade de Guanambi. Segundo o site, o condutor evadiu-se do local sem prestar socorro. Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A equipe ainda socorreu o homem com vida, no entanto, ele morreu a caminho do Hospital e seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Guanambi para ser necropsiado. O veículo envolvido na tragédia foi identificado através de câmeras de segurança instaladas no local. 



Mandetta afirma que sua demissão 'deve se concretizar hoje ou amanhã'

Foto: Reprodução

No auge da crise com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, estima que sua demissão não passa de sexta-feira (17). Ele fez o anúncio em videoconferência, gravada com especialistas na manhã desta quinta (16). "Devemos ter uma situação de troca no ministério que deve se concretizar hoje ou amanhã", ressaltou. Desde que ele concedeu uma entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (12), a expectativa de que sua demissão ocorreria logo cresceu. "Eu sou a peça menor dessa engrenagem, eu escolhi muito bem a minha equipe", destacou na reunião de hoje, acrescentando que o trabalho no ministério deve continuar, com foco no combate à pandemia de coronavírus, mesmo com a troca de comando. Ele e Bolsonaro divergem, principalmente, sobre a quarentena. Enquanto o Ministério da Saúde endossa a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) a favor do isolamento social, Bolsonaro prega a adoção de um "isolamento vertical", exclusivo para pessoas no grupo de risco da Covid-19.



Bahia registra a 32ª morte por coronavírus no estado; paciente tinha 74 anos

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou na tarde desta quinta-feira (16) mais uma morte por conta do coronavírus. De acordo com o órgão, trata-se de uma mulher de 74 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular. Ela estava internada em um hospital particular. Com isso, são 32 óbitos no estado. O último boletim da Sesab aponta 951 casos confirmados pelo estado.



Coronavírus: Com demissões e cortes no contrato, empresário demite 54 funcionários em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em meio à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, os pequenos e médios empresários são alguns dos primeiros a sentir o impacto da menor demanda e circulação de pessoas. Principalmente os de serviços, como limpeza, alimentação e varejista, que já registram quedas vertiginosas nas vendas e estão se adaptando para tentar minimizar os prejuízos. Mesmo assim, demissões já começam a acontecer em outras áreas e, a preocupação com a incerteza do que vai ocorrer nos próximos meses só aumenta. É o caso da Lig Lixo, empresa que há 7 anos em Brumado atua na área de limpeza urbana, e teve que reduzir o seu quadro de colaboradores. A quarta-feira (15), foi o último dia em que 54 funcionários permaneceram na folha de pagamento. A decisão de 'demitir' ocorreu, depois de ter o contrato com a prefeitura reduzido em quase 50%, por conta da pandemia. "Infelizmente eu tô passando, talvez um dos piores dias como empresário. Porque lá atrás, há 20 anos eu criei a empresa com intuito de oferecer emprego aqueles mais necessitados e que veio de origem humilde, assim como eu vim. E lamentavelmente pegou minha empresa de cheio, e tivemos que praticamente reduzir em 50% o quadro de funcionários", lamenta Davi Ferreira. Ele fez questão de salientar que, mesmo com o quadro reduzido, vai continuar realizando de maneira que possível, um bom trabalho na cidade. "Nesse periodo chuvoso, nós vemos ai o mato crescendo próximo às guias do calçamento, mas a nossa equipe já está pronta para começar esse serviço nas ruas", esclareceu. A crise gerada pelo Covid-19 pode aumentar o número de desempregados em Brumado, e uma perda de renda do trabalhador. A empresa de Davi já chegou a prestar serviços em 10 municípios da Região Sudoeste, mas atualmente, segundo ele, a Lig lixo atua em apenas sete cidades. E com o advento da pandemia, ele teme uma crise ainda maior. "Pra mim é com muita tristeza que anunciei aos meu colaboradores esse desligamento. Cheguei a marcar duas reuniões com eles, mas me emocionei muito e desmarquei. A emoção foi muito forte em ver pais de família e trabalhadores guerreiros terem que ser mandados pra casa por conta dessa crise que acomete todo o país", lamentou Davi Ferreira.



Com detentos em presídios da região, famílias pedem a inauguração imediata da unidade prisional em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Familiares reclamam da transferência de detentos da cadeia de Brumado para presídios da região. A decisão da Justiça de Brumado ocorreu nos últimos meses e desde então a comunicação com os parentes presos tem sido difícil, segundo eles. Procurada por um grupo de mães, esposas e parentes, elas relataram ao 97NEWS que muitos estão no presídio de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado, o que dificulta a locomoção dos familiares até a cidade. "A gente já não aguenta mais pagar passagem, temos que levar alimentação para os nossos filhos, roupas, tem que levar de tudo. Eu não tenho condições de viajar todos os meses, ainda mais agora nessa crise da doença", disse Maria da Glória, mãe de um dos detentos transferidos para o município vizinho. Durante a quarentena como medida para conter a proliferação do coronavírus entre agentes de segurança penitenciários, presos, visitantes e a população em geral, as visitas foram limitadas, o que de acordo com as famílias, deixa a situação ainda mais grave. "A cada 15 dias temos que mandar um parente lá [presídio], e não temos dinheiro todo mês suficiente para tá gastando. Eu por exemplo vendo [geladinho], se eu não vender, eu não tenho dinheiro para comprar as coisas. E se ele estivesse no presídio daqui, seria mais fácil", cobra a mãe. Elas ainda questionam ao governador Rui Costa: o porque na demora em abrir a unidade prisional de Brumado?. "A gente quer saber porque não abre esse presídio de Brumado. Rui Costa, pelo amor de Deus, abre esse presídio logo porque nossos filhos estão correndo risco de até contrair o coronavírus lá. Eles estão isolados e os outros presos estão ameaçando eles", questiona Cidália, outra mãe de detento. Conforme as famílias, com a abertura do presídio local, o custo será menor, principalmente em tempo de pandemia. "Sabemos que eles erraram e estão pagando pelo erro, mas também não podemos aceitar as condições em que eles estão sendo tratados em Vitória da Conquista. Até o advogado está impedido de falar com o meu filho", afirma a balconista. A Edileuza dos Santos Costa, de 51 anos, conta que o seu filho está há quase um ano na prisão, mas que devido à problemas de saúde e a distância, visita o filho com menos frequência. "Com o meu problema de saúde eu vou menos lá, mas minha nora é a que mais frequenta o presídio, mas mesmo assim, o gasto é grande. Sem contar com o sofrimento, em sair daqui as 2h da madrugada, chegar lá as 05h da manhã e pegar outro transporte até o presídio. É muito sofrido, doloroso para as famílias. Sabemos que eles erraram, mas são os nossos filhos e maridos, e temos que estar do lado deles dando um conselho e conforto, nem que seja por algumas horas. Mas é o meio que nos conforta como mãe", esclarece Edileuza. 



Entre a realidade paralela e um milagre como no filme 'Milagre na cela 7'

Foto: Divulgação

Lingo Lingo! É assim que Memo saúda sua filha, Ova, no longa turco de “Milagre na Cela 7”. A história, gira em torno de um homem com deficiência intelectual no corredor da morte. E não é uma propaganda gratuita para o filme. Citar Memo nesse caso é para tentar traçar um paralelo entre o que o personagem vive na cela 7 e a situação que o Brasil vivencia na batalha contra a Covid-19. Aqui encerra-se a possibilidade de spoiler. Por mais que haja um esforço de negação, o novo coronavírus está tendo um efeito devastador na organização social e econômica mundial. Milhares de pessoas estão a morrer ao redor do globo, mas, ainda assim, há quem insista que o Brasil não pode parar. É como se estivéssemos oficialmente condenados à morte, mas ainda assim insistimos que é apenas um rito de passagem. Em terras brasileiras, passamos pela fase da “gripezinha” e chegamos muito recentemente ao momento do “problema aí”. É muito pouco para uma doença que tem devastado nações, que têm uma dificuldade muito grande para enfrentar o colapso da saúde, ao tempo em que tenta lidar com o luto de uma maneira bem distinta do habitual. A Covid-19 tem gerado profundas reflexões sobre o que esperamos do futuro. E sempre com o receio de que pode não haver um futuro para planejarmos ou pensarmos. No filme, Memo e Ova constroem uma linda relação entre pai e filha. A história se desenvolve, principalmente, a partir da perspectiva da pequena, órfã de mãe e criada pelo pai deficiente e pela avó. Enquanto isso o pai espera por uma decisão do que vai acontecer com ele, sem nem mesmo ter consciência real do que o espera. Qualquer semelhança com a atual situação política do Brasil é mera coincidência. Até porque o filme é turco, inspirado em uma produção sul-coreana e sem beber explicitamente em qualquer fonte cultural brasileira. Durante a crise da Covid-19, há a sensação de que algo nos impede de perceber o quão grave é a situação. É como se fosse um universo paralelo e, tal qual o personagem do filme, não nos damos conta da realidade dura que vivemos e viveremos nos próximos anos. Não parece ser algo consciente, mas ainda assim isso traz um risco imenso mesmo para quem está cumprindo ao máximo as regras de isolamento. Pena que essa manifestação possa ser um caminho para a morte para milhares de brasileiros. Morte que é ponte que quase ninguém está preparado para cruzar. Infelizmente, não dá para ficar esperando que aconteça um milagre. Como não é meu papel antecipar o fim do filme, ficamos todos na expectativa sobre o que acontece. Garrafas! É assim que Ova responde ao chamado do pai.



Dos 28 mil casos confirmados no Brasil, mais da metade já estão curados do covid-19

Foto: Reprodução l Reuters

O Brasil registra atualmente 28.912 casos confirmados para Covid-19, o novo coronavírus. Além disso, o país também registrou 1.760 mortes até a manhã desta quinta-feira (16). Mas a boa notícia é que, desses quase vinte e nove mil casos, mais da metade já estão curados da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), cerca de 14.026 pacientes se recuperaram do vírus, ou seja, 55% do total dos casos diagnosticados até hoje. Desse total, excluem-se os óbitos e os pacientes que ainda se encontram internados. O ministério utiliza uma metodologia mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico. Aqueles que não evoluíram para óbito depois de determinado período -- normalmente entre duas e três semanas -- são considerados recuperados. Desta forma, acredita-se que uma parcela da população já pode ter anticorpos contra o vírus. O objetivo é saber pela amostragem qual seria esse percentual. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou que o contato com o vírus é como uma "autovacinação". "Tem muita gente assintomática e que ganha anticorpo, tem muita gente com forma leve que é [positivo] para corona e nem procura atendimento", explica.



Brasil registra mais de 1.700 mortes por Covid-19

Foto: Reprodução

A quantidade de pessoas infectadas por coronavírus, no Brasil, subiu para 28.320 e o número de mortes chegou a 1.736. Esses dados foram consolidados com as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até às 14h de quarta-feira (15). Um dado importante é que o estado do Tocantins registrou uma morte relacionada à doença. Isso significa que, agora, todos os estados do país possuem casos confirmados de morte pelo coronavírus. De acordo com dados registrados até o momento, pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado, como afirma o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira. “A faixa etária permanece oscilando em torno de 73% acima de 60 anos e nos grupos de risco 73% apresentam pelo menos algum fator de risco”.

 



Boa notícia: 7 pacientes já estão curados de Covid-19 em Brumado

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde (Sesau) do município divulgou no final da tarde desta quarta-feira (15), um novo boletim epidemiológico do Covid-19, o novo coronavírus na cidade. De acordo com o boletim, dos oito casos confirmados da doença, sete pacientes já estão curados. O número de notificações de casos suspeitos é de 484. Já os casos descartados são 35. A secretaria de saúde aguarda o resultado de onze exames do Laboratório Central (Lacen). Nenhum paciente está hospitalizado no município. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.



Gestores devem avaliar condições antes do fim do isolamento social, afirma ministro da Saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Brasil tem registrado maior número de casos confirmados do coronavírus. Com isso, boa parte dos estados da Federação tem apostado em prolongar as medidas de distanciamento ou isolamento social. No entanto, na contramão, algumas cidades começam a reduzir o isolamento, por questões profissionais ou pessoais. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, diz que esse movimento vai acontecer, mas os gestores devem ficar atentos à infraestrutura de saúde e aos dados de comportamento da doença antes de mudar as restrições. “Se isso for acelerado, temos locais onde podem faltar equipamentos de proteção, recursos humanos e respiradores. Se fizermos de uma maneira menos acelerada, poderemos ganhar imunidade com tempo um pouquinho maior. Dessa dosagem entre imunidade coletiva, imunidade individual e capacidade de atendimento, desse tripé, nós podemos saber o nosso avanço. E só teremos uma situação tranquila, quando a ciência disser: temos uma vacina.” Para o ministro da Saúde, as atividades devem ser retomadas com segurança, evitando explosão de casos.

 



Pacientes curados podem ter coronavírus novamente, diz pesquisa

Foto: Divulgação

Pesquisadores de uma universidade chinesa descobriram indícios de que nem todos os pacientes curados de Covid-19, o novo coronavírus produziram anticorpos, estruturas produzidas pelo sistema imunológico para combater e derrotar um invasor. Entretanto, ainda não é possível saber se essas pessoas podem ser reinfectadas pelo coronavírus, disse a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove. O estudo, ainda não revisado por pares, feito pela Universidade Fudan, em Xangai, mostrou que, entre 175 pacientes que receberam alta do Centro Clínico de Saúde Pública, quase um terço tinha níveis baixos de anticorpos. Em 8% dos pacientes, eles não foram detectados. Embora ainda não tenha sido analisada por especialistas, a pesquisa é a primeira a estudar de forma sistemática os níveis de anticorpos em pacientes curados de Covid-19. Entender como o corpo reage ao coronavírus é importante para orientar a produção de vacinas. Se o vírus real não puder induzir uma resposta de anticorpos, a versão enfraquecida usada em vacinas pode não funcionar também para alguns. “O fato é que ainda não temos a resposta sobre a possibilidade de reinfecção”, afirmou o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan. Segundo ele, com base no conhecimento adquirido sobre outros coronavírus, pacientes que possuem anticorpos ficam imunes por um período razoável de tempo. No caso do Sars-Covid-2, porém, ainda não há evidências sobre a imunidade. Segundo especialistas, faltam pesquisas científicas que mostrem como foi a evolução dos doentes que já se recuperaram da Covid-19 no mundo. 

 



Defesa Civil identifica outras residencias em situação de risco em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As recentes chuvas em Brumado começa a deixar a Defesa Civil Municipal em alerta, pois o risco de desabamento de casas na Capital do Minério começa a aumentar, principalmente após queda de parte de uma casa na madrugada desta quarta-feira (15), na rua Aloísio de Castro Gomes, no bairro Dr. Juracy, onde, pelo menos 2 casas correm o risco de cair. Uma terceira casa, foi identificada no bairro Malhada Branca. No desmoronamento de hoje, a família teve que deixar a residência devido ao risco. Além do perigo iminente, os moradores do Dr. Juracy reclamam da falta de escoamento da água das chuvas, o que deixa as ruas esburacadas. O membro da Defesa Civil, Márdio David Alves, explica que todas as medidas estão sendo tomadas, se referindo a casa do senhor Florisvaldo da Silva, de 62 anos, que ficou debaixo dos escombros. "Nesse momento as equipes estão demolindo o restante da casa para que não haja riscos de novos desabamentos", frisou Márdio David. Segundo o coordenador da Defesa Civil, na segunda casa que fica localizada na mesma rua, os moradores foram orientados a deixar o imóvel. "Pedimos a família para sair da casa, para que não aconteça um acidente, assim como aconteceu com a outra família", esclareceu. De acordo com ele, a instituição monitora constantemente a cidade a partir da possibilidade de novas chuvas. Conforme ele, muitas famílias se recusam a deixar as casas. "Nós vamos reunir todo o relatório, e participar de uma reunião com a administração municipal e, só assim, saberemos o que vamos fazer", relatou Alves. Ainda conforme o membro do órgão, a terceira casa identificada no bairro Malhada Branca também teve parte da estrutura danificada, mas ninguém se feriu. "A família já foi realocada para a casa de um filho, e todos estão bem", afirma Márdio David que ainda alerta aos moradores que em caso de detecção de avarias em alguma residência, o morador deve ligar para a Defesa Civil no número 77 3441-8790.



Bahia registra 28º óbito por Covid-19

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta quarta-feira (15), mais um óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A 28ª morte foi de uma paciente de 73 anos, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. Ela estava internada em um hospital filantrópico na capital baiana desde 6 de abril, vindo a falecer em 14 de abril.



Brumado: Câmara rejeita projeto de reordenamento geográfico para cepeamento de ruas

Foto: Divulgação

O Projeto de Lei 06/2020, que buscava estabelecer uma nova formatação geográfica e redefinição dos limites dos bairros com respectivos logradouros da cidade de Brumado, teve a sua segunda discussão e votação na sessão da Câmara de terça-feira (14), após um pequeno recesso. As discussões foram muito intensas e quase se estenderam a duas horas. Oposição e situação que mostraram forças equiparadas, com fortes argumentações de ambos os lados, expuseram as suas alegações, muitas das quais acabaram indo para o campo político. O Projeto precisava de 2/3 para ser aprovado o que não ocorreu, tendo 06 abstenções, um voto contrário e 06 votos favoráveis. Se abstiveram os vereadores Elias Piau, Palito, Lek, Ilka Abreu, Girson Ledo e Zé Ribeiro, os quais afirmaram que faltaram maiores explicações sobre o projeto por parte do Executivo, as quais tiveram a solicitação, mas sem o atendimento, então, diante disso, os oposicionistas justificaram que não poderiam votar no escuro, já que, segundo eles, o Projeto de Lei 06/2020 estava muito confuso ainda, optando, por fim, pela abstenção, mas fazendo questão de frisar que não eram contra o projeto e sim a forma como ele foi apresentado. Votaram favoráveis: Zé Carlos de Jonas, Lia Teixeira, Wanderley Nem, Glaudson Dias, Santinho e Léo Vasconcelos, os quais defenderam a tese de que o projeto seria muito positivo para Brumado, modernizando vários setores, especialmente os Correios, já que as ruas teriam CEPs próprios. O único voto contrário foi do vereador Rey de Domingão, que deixou a entender que a mudança do nome do Bairro das Flores, onde ele reside, estava tendo uma forte rejeição dos moradores, que não admitiam a mudança, então, como uma espécie de protesto, ele votou contrariamente à aprovação.