ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Livramento: Representante do Detran/BA fala sobre as CNH´s que não estavam sendo emitidas na 2ª Retran

Foto: Conteúdo l 97News

Após as reclamações e questionamentos por parte de condutores das cidades de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Jussiape, o representante da Coordenação de Atendimento e Articulação com as Unidades Descentralizadas (CAAD) do Detran/BA, Roque Fraga, falou com a imprensa regional sobre as mudanças nas instalações da 2ª Retran de Livramento de Nossa Senhora. Segundo Roque, após a inauguração do posto avançado, os dois servidores que atuavam nas antigas instalações foram transferidos para a nova sede e foi solicitado da 18ª Ciretran de Brumado, um funcionário para auxiliar nos serviços durante o período treino com o novo sistema. Questionado sobre as CNHs, Fraga disse que “já esta na diretoria do Detran as necessidades de configuração e procedimentos técnicos para que muito em breve na maior velocidade possível venha funcionar os serviço de habilitação”. O Coordenador ainda ressaltou que a população continuará sendo atendida com os serviços de veículos que já existia, "a partir de agora os documentos vão ser gerados na nova sede", finalizou Roque Fraga. 



'Você é uma otária', dispara Maiara e Maraisa em discussão com fã em show

Foto: Reprodução l Youtube

As cantoras Maiara e Maraisa tiveram um constrangimento durante um show na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo, na última quinta (29). Uma mulher que estava na plateia fez gestos obscenos em direção ao palco e as irmãs não gostaram nem um pouco. Irritadas, discutiram com a pessoa e Maraisa a expulsou da festa. Enquanto cantavam, uma mulher que estava bem próxima ao palco começou a fazer os gestos para Maiara. Ela pediu que a situação acabasse dizendo que estava ali a trabalho e merecia ser respeitada. Maraisa seguiu cantando mas ao ver que a situação persistia, pediu para a banda parar a música e irritada defendeu a irmã. “Você é uma otária. Eu vou pagar o seu ingresso e você vai se retirar da festa. Estou te ensinando a ser gente”. Pelas imagens gravadas no momento, a mulher parece ter mesmo se retirado ao pedido da cantora. O resto do público aplaudiu a dupla e o show continuou. “Vamos continuar porque tem gente aqui querendo se divertir, não é?”, disse Maraisa, encerrando o clima tenso.



Desistência de Neto gera desânimo na oposição do interior

Foto: Tácio Moreira/Metropress

O clima da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) é de desânimo com a desistência do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), à candidatura para governo do Estado. Alguns deputados jogaram a toalha e estão preocupados – tanto em relação a 2020 quanto a 2022. A avaliação dos oposicionistas é de que em 2020, com a eleição municipal, Rui se fortaleceria ainda mais com a possível reeleição. E, em 2022, os ânimos estariam enfraquecidos para, eventualmente, apoiar Neto, já que ele deixou muita gente na mão com a novela da não renúncia à prefeitura de Salvador. A expectativa também é de que, a oposição perderia pelo menos três parlamentes na AL-BA, que hoje possui 21.



Apesar de não ter se entregado, Lula não é considerado foragido, esclarece Justiça

Foto: Reprodução

O fim do prazo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se entregar à Polícia Federal, em Curitiba chegou ao fim, contudo, ele não pode ser considerado foragido, apesar de não ter se entregado. A situação foi esclarecida pela assessoria de imprensa da Justiça Federal no Paraná, na sexta-feira (06). O juiz federal Sérgio Moro determinou que o petista se entregasse até às 17h de sexta, mas ele optou por continuar no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, São Paulo, onde está desde quinta (05). “A condição de foragido é específica. Tem que haver componentes de fuga, de rejeição de apresentação. Terminou o prazo para que ele se apresente voluntariamente. Como não aconteceu, o mandado será cumprido”, explica o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio Boudens. A expectativa é que Lula se entregue na manhã deste sábado (07), em São Paulo, após a missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos caso estivesse viva. A informação foi passada pela defesa do ex-presidente à cúpula da Segurança Pública.



Falha humana provocou apagão nas regiões Norte e Nordeste em março, diz ONS

Foto: Daniel Silveira / G1

Uma falha humana está por trás do apagão no sistema elétrico que afetou o Norte e o Nordeste no dia 21 de março. Foi o que afirmou nesta sexta-feira (6) o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata. “É sempre chato admitir uma falha humana”, disse Barata; Segundo o ONS, a falha está relacionada a um sistema especial de proteção aplicado na Linha de Transmissão Xingu-Estreito. “Alguém programou um ajuste e esse foi um ajuste indevido”, afirmou o diretor-geral do órgão. Barata enfatizou, ainda, que o ONS não foi informado sobre esse ajuste. Em termos gerais, conforme explicou o diretor, esse ajuste funciona como um disjuntor usado para manter a segurança da linha de transmissão. “O proprietário da instalação é que é responsável”, afirmou Barata, sobre a falha identificada no sistema e que provocou o blecaute. No caso, o proprietário da Linha Xingu-Estreito é Belo Monte Transmissão de Energia (BMTE), que poderá ser responsabilizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Esse disjuntor atuou interrompendo o fluxo da potência, separando os sistemas. Então, o Norte ficou com excesso de geração, e o Nordeste e o resto do sistema ficaram com falta de geração ao excesso de carga. Essa é a origem de todo o distúrbio que nós tivemos”, explicou.



Nice Públio promove a 5ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Direção, corpo docente e alunos do Colégio Municipal Professora Nice Públio promoveram nesta quinta-feira (05) a 5ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. O evento contou com a participação de representantes de entidades na defesa ambiental e na captação e uso consciente dos recursos hídricos. Além das palestras que apresentaram dados e relatórios referentes ao tema foram realizadas várias encenações teatrais e de dança, que retrataram a importância da água para vida no planeta. Os alunos realizaram pesquisas mostrando ao público presente, que, além de fomentar a vida, a água é geradora de alimentos e fonte da economia. 

Cerca de 380 alunos participaram do evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O evento destacou ainda a importância do não desperdício da água no cotidiano das casas, indústrias e repartições públicas. “As escolas municipais estarão realizando em cada unidade do município essa Conferência, e ao final, a Secretaria de Educação vai escolher a unidade escolar que melhor se destacar no tema, para representar Brumado em Brasília”, disse Eliene Pereira, professora de Ciências. Cada escola vai abordar o seu tema. Na Conferência desta quinta (5), os alunos do Colégio Nice Públio abordaram o projeto "Água Ondas da Vida", que é um forte concorrente. "Por ser uma escola de tempo integral os alunos usaram o tema para se conscientizarem a aplicar na prática o uso adequado da água, como fechar as torneiras no uso dos sanitários, usar o bebedouro de maneira econômica e outros, observando assim até o consumo de água da escola e até a redução no valor da conta de água," relatou Cassia Nogueira, coordenadora da escola. Cerca de 380 alunos participaram do evento.

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Já considerado foragido pela PF, Lula passa mal e médico solicita desfibrilador

( Foto: LULA/FÓRUM/ARQUIVO)

O médico Gustavo Johnen, que atende o Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em sala do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, pediu um desfibrilador em tom de preocupação com seu paciente. "Tragam um desfibrilador. Ele está muito emocionado, é diabético e a pressão está alta", disse o médico. No entanto, parlamentares próximos negam mau estado de saúde. Segundo informações publicadas no portal de notícias da UOL, as pessoas que estão no local atribuem a emoção à indecisão do que vai ser feito, já que o ex-presidente quer esperar até os últimos minutos. Sem dormir por alguma horas, cerca de 50 amigos (políticos e apoiadores) dividem a sala 207 do Sindicato com o petista. O médico está junto do ex-presidente na sala que conta apenas com duas garrafas térmicas com café. O deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT-RN), o Vicentinho, se pronunciou na manifestação no Sindicato e negou que Lula estivesse passando mal. "Saúde normalíssima. Fez até exercício hoje", disse.



PNAD/Mensal aponta taxa de desemprego de 12,60%

(Imagem Ilustrativa)

De acordo com os dados divulgados pela PNAD/Mensal do IBGE na última semana de março, a taxa de desemprego no último trimestre no Brasil está em 12,60%. Quando comparada ao trimestre anterior, apresentou uma alta de 0,6 pontos percentuais, ou seja, 550 mil pessoas que deixaram de trabalhar. E se comparado ao mesmo período do ano anterior, houve uma redução de 0,6 ponto, que corresponde à aproximadamente 426 mil pessoas que voltaram a ter uma ocupação remunerada. De acordo com Jefferson Marcondes Ferreira, membro do Comitê Macroeconômico do ISAE – Escola de Negócios, com a redução da taxa de desemprego em relação ao mesmo período (Dez/16 -Jan-Fev/17), é possível verificar que está ocorrendo de forma lenta e gradual a retomada da geração de empregos. “No entanto, o aumento taxa de desemprego em relação ao trimestre anterior demonstra que, apesar de sinais de recuperação, a geração de empregos está sujeita a variações sazonais. Nesse sentido, a expectativa é de que no primeiro semestre de 2018 o índice tenderá a se estabilizar e melhorar se, de fato, houver a retomada do crescimento econômico e a estabilização política no país”, comenta o economista. Partindo dos dados da Pnad/Mensal para o último trimestre, é possível verificar que o total de pessoas aptas a trabalhar (mais de 14 anos que compõe a força de trabalho nacional), teve um acréscimo de 1,697 milhões desse contingente, quando comparado ao mesmo período em 2017. “Quando se analisam as pessoas aptas a trabalhar, mas que estão desempregadas, verifica-se que ocorreu uma redução de 426 mil pessoas em relação ao mesmo período em 2017”, explica. Essa realidade é, em parte, justificada por pessoas que conseguiram ocupação nesse período pelo movimento no item ”Pessoas aptas a trabalhar, mas que estão fora da força de trabalho”, em que houve um aumento de 377 mil pessoas que desistiram de procurar ocupação, como também pelo aumento de pessoas aptas a trabalhar (que entraram no mercado de trabalho). “Ao se analisar o item de “Pessoas aptas a trabalhar que estão empregadas”, constata-se que houve um aumento de 1,95%, crescimento de 1,745 milhão de pessoas que estão ocupadas comparativamente ao mesmo período em 2017”, conclui Ferreira.



‘Chutando o Balde’: ‘Vou virar a mesa, soltar o verbo e dar nome aos bois’, esbraveja vereador Santinho

O vereador Santinho soltou o verbo, criando instabilidade dentro do grupo governista (Foto: 97NEWS)

Quem imaginou que a paz e a harmonia reinam no grupo governista, após o pronunciamento do vereador Santinho (PTC), pode mudar da ideia, pois, segundo o cenário apontado pelo referido parlamentar as “feridas” já estão expostas. Num tom ao melhor estilo “chutando o balde”, Santinho começou a sua fala defendendo a classe dos vereadores que, segundo ele, vem sendo cobrada como se fosse o Executivo. “Do jeito que a população está nos cobrando teremos que pegar o nosso salário e comprar fralda, dar remédios, passagens e até pavimentar ruas. Isso é um absurdo e não ficaremos calados diante disso”, acentuou. Subindo o tom, ele disparou que “está na hora de virar a mesa, porque essas obras deveriam ser feitas pelos empreiteiros que estão recebendo para isso, não pelos vereadores que não tem o poder da caneta” e emendou citando que “está chegando a hora de soltar o verbo e dar nome aos bois, pois está se chegando ao limite”. E finalizou a sua “metralhadora giratória” disparando que “eu não tenho rabo preso, então eu vou colocar o lixo que está debaixo do tapete em cima da mesa, porque não podemos compactuar com uma situação como essa. Eu não devo nada e já não aguento mais, então a hora vai chegar, não estou aguentando mais e a quando eu explodir vai ser uma bomba atômica”. Confira abaixo o desabafo do vereador:



Reviravolta: ACM Neto diz em coletiva que não será candidato ao governo do Estado da Bahia

Foto: Conteúdo l 97News

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou, nesta sexta-feira (06), que não será candidato ao governo do Estado da Bahia. O anúncio foi feito durante inauguração da primeira etapa da urbanização da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi. ACM Neto afirmou que ama o que faz, e que tem responsabilidade para com os 3 milhões de soteropolitanos, embora confie plenamente no vice Bruno Reis. "Então, diante dessa decisão que tem de ser tomada (de renunciar ou não para disputar as eleições), ouvi muita gente da política e de fora da política. Ouvi amigos, a família, mas no final só sobrou ouvir meu coração. E a decisão que tomei foi com base no meu coração. Quero dizer que meu coração me impede de deixar a Prefeitura neste momento", declarou, com os olhos vermelhos por conta das lágrimas.



Rui Costa assina Ordem de Serviço para obra de R$ 3,9 milhões que irá beneficiar as comunidades brumadenses de Samambaia e Pé do Morro

O prefeito Eduardo Vasconcelos e Rui Costa se dando as mãos logo após a assinatura da ordem de serviços (Foto: 97NEWS)

Durante a visita oficial de Rui Costa ao município de Vitória da Conquista na manhã desta sexta-feira (06), foi anunciado pelo governador uma obra importante na área de recursos hídricos para as comunidades de Samambaia e Pé do Morro, as quais ficam localizadas na região do Distrito de Ubiraçaba. A visita que tinha como objetivo principal assinar a ordem de serviço para a construção da Policlínica da região de saúde de Conquista, teve também o choro do governador, que, muito emocionado falou sobre a prisão do ex-presidente Lula. Após, durante o seu pronunciamento foi assinada a ordem de serviços autorizando a Embasa para dar início ao Sistema de Distribuição de Água para as comunidades de Samambaia e Pé do Morro, obra que irá beneficiar cerca de 7 mil pessoas. O prefeito Eduardo Vasconcelos esteve presente e participou do momento da assinatura. O chefe do executivo brumadense aproveitou a oportunidade e pressionou o governador para que as principais obras que representam o grande anseio da população, que são a construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário e a construção da Policlínica da área de saúde de Brumado, venham a ser iniciadas ainda neste ano de 2018. Até o momento do fechamento desta matéria o governador ainda não tinha dado um posicionamento sobre essas questões e nem confirmado uma nova visita à “capital do minério”. Confira vídeo abaixo: 



Bahia: Mais um político comete 'gafe' ao parabenizar cidade com foto errada

Foto: Reprodução l Instagram

Na manhã desta sexta-feira (6), o deputado estadual Fábio Souto (PFL) cometeu uma gafe ao divulgar no Instagram, uma peça publicitária felicitando a cidade de Boquira, na Chapada Diamantina por seu aniversário de emancipação político-econômica. A assessoria do parlamentar ao parabenizar o município, divulgou a imagem de uma igreja de pedra, porém, a imagem usada não era do município aniversariante, mas da igreja de Santana na cidade de Rio de Contas, que também fica na Chapada Diamantina, construída no século XVIII. O descuido da equipe rendeu bastante ironias nas mídias sociais. Até a apuração desta reportagem, a publicação permanecia sendo veiculada de forma patrocinada nas redes sociais e a assessoria não havia se manifestado sobre o erro. Essa não é a primeira vez que políticos do Brasil cometem essas "gafes" nas redes sociais ou em sites de comunicação. As cidades de: Brumado, Dom Basílio e Livramento, já foram alvos de erros cometidos pela assessoria de parlamentares.



Vitória da Conquista: Clientes reclamam das filas no Banco do Brasil

Foto: ASCOM - BANCÁRIOS/VCR

Filas, falta de estrutura e desrespeito à Lei dos 15 minutos. Essa é a realidade dos clientes e usuários que precisam de atendimento no setor de caixas da agência do Banco do Brasil 0188-0. A unidade está localizada na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, e é uma das mais movimentadas da cidade, mas não possui funcionários suficientes para suprir da demanda por operações. Segundo relatos dos clientes, o tempo médio de espera para realização dos serviços é de 40 minutos, mas algumas pessoas chegaram a esperar mais de uma hora para serem atendidas. A população também reclama que, apesar das altas tarifas, o banco não oferece estrutura. “A situação aqui é péssima, pois perdemos muito tempo na fila de espera. O nosso direito é aguardar, no máximo, 15 minutos, mas já estou aqui há mais de 40. Tem que ter mais fiscalização, para que a Lei seja cumprida. Essa agência deveria ter mais funcionários, fornecer água gelada, um banheiro de qualidade, mas mostra que o banco só quer o nosso dinheiro”, considera o comerciante Diram Amorim. Em Conquista existe a Lei Municipal nº 1345/2006, que dispõe sobre o atendimento ao cliente por estabelecimento bancário. A legislação regulamenta que o tempo de atendimento deve ser de até 15 minutos, em dias normais, e até 30 minutos, em vésperas ou após feriado prolongado. Após diversas denúncias, os diretores do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região, Arnaldo Prates e Paulo Barrocas, estiveram na agência na última quinta-feira (05) para orientar os usuários a guardar a guia com o horário de chegada e registrar queixa no Procon. Além disso, os representantes do SEEB/VCR também cobraram melhorias ao gerente Geral da agência. “Esclarecemos aos clientes que os bancários não são culpados pelas filas, pelo contrário, também são vítimas. A sociedade precisa denunciar a situação ao poder público para que o Banco do Brasil seja pressionado a contratar mais bancários e melhorar o seu atendimento”, afirma Paulo Barrocas, presidente do Sindicato dos Bancários.



Modernidade e Economia: Prefeitura de Brumado instala painéis solares nas repartições públicas

O projeto piloto está sendo implantado na UBS Liziane dos Santos Alves (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Prefeitura de Brumado, buscando dar uma logística mais moderna aos diversos setores públicos está realizando a instalação de sistemas de conversor fotovoltaico que transforma a luz do sol em energia. O projeto está sendo implantado pele empresa vencedora da concorrência pública e a UBS Liziane dos Santos Alves, localizada ao lado do Hospital Magalhães Neto, foi a primeira repartição pública, em caráter experimental, a receber o sistema. Segundo a prefeitura, o município gasta atualmente cerca de R$ 150 mil com energia nas repartições públicas, mas, com o projeto da energia solar, será gerada uma economia nos recursos da prefeitura. Segundo o prefeito, Eduardo Vasconcelos, este é um projeto piloto e se for realmente eficiente, outras edificações públicas poderão receber os equipamentos. "É uma energia inesgotável e limpa em prol da sustentabilidade, utilizada em residências e empresas, como forma de economia de energia. Esperamos alcançar todo benefício que esse sistema promete, para que possamos então utilizá-lo em outras repartições públicas”, afirmou Vasconcelos. Segundo o eletrotécnico, responsável por este primeiro projeto, no prédio da UBS Liziane foram instaladas 14 placas fotovoltaicas para produzir os 350 Kwh/mês. O projeto já vem sendo utilizado por outras prefeituras da região, que garantem que que a economia de recursos com a energia elétrica é significativa. Entre os benefícios desse sistema de captação de energia estão: fonte inesgotável de geração de energia, o sol; não polui; não consome combustível; não produz barulho. A maior produção coincide com as horas de maior consumo; Sistema simples e fácil de instalar em qualquer lugar; os módulos possuem uma longa vida útil; resistência a condições climáticas extremas como chuvas, vento, além de proporcionar grande economia de energia elétrica, entre outros benefícios. Brumado já conta com um projeto para implantação de um parque de energia solar, o qual tramita em esfera federal. Em 2016, o município disponibilizou uma área de 80 hectares para instalação do que poderá ser o Complexo de Energia Solar de Brumado. Por conta da incidência solar, que é seis vezes maior do que em outras regiões do país, o município foi incluso no programa do governo federal que incentiva os consumidores a gerarem energia renovável.



MEC lança Edital para Chamamento Público para a implantação do Curso de Medicina em Brumado

O Curso de Medicina é considerado um marco histórico para Brumado (Foto Ilustrativa)

Com a mudança no Ministérios da Saúde e Educação, já que os titulares das respectivas pastas, Mendonça Filho e Ricardo Barros, deixaram os seus postos para irem para a disputa eleitoral, criou-se, novamente, uma expectativa sobre a vinda do Curso de Medicina para Brumado. Só que essa possibilidade foi logo rechaçada com a publicação do Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, do chamamento público de instituições de Educação Superior para a seleção das propostas para autorização de funcionamento do Curso de Medicina por IES privadas nos 28 municípios selecionados. Na referida publicação o nome de Brumado foi confirmado o que veio confirmar os esforços para que o curso que é considerado um marco histórico da educação local venha a ser estabelecido em Brumado se possível ainda esse ano. Vale ressaltar que o MEC se compromete a realizar o acompanhamento e o monitoramento da implantação do curso de graduação em Medicina, visando verificar o cumprimento da proposta de que trata este Termo de Compromisso. Também fica assegurado a expedição dos atos regulatórios para autorização do curso de Medicina e, caso seja pertinente, para credenciamento de nova mantida.



Saída do PDT para o PR, cria fortes especulações sobre rompimento de Vitor Bonfim com Rui Costa

A saída no 'apagar das luzes' de Vitor Bonfim do PDT acabou gerando ainda mais especulações sobre um possível rompimento com Rui Costa (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A “troca de cadeiras” na política baiana, catalisada pelo fechamento da janela eleitoral, já está começando a criar um clima ao melhor estilo “Hitchcock”, ou seja, um forte suspense começa a tomar conta dos corredores políticos da “Boa Terra”. Dentre as várias alterações que já estão acontecendo, uma ganhou um contorno especial, que é a saída, no “apagar das luzes”, do deputado Vitor Bonfim do PDT, partido da base de Rui Costa. Vitor que esteve no comando da Secretaria Estadual de Agricultura, teve que deixar o cargo já que irá para a disputa eleitoral, mas, a sua saída acabou gerando surpresa e fortes especulações, pois ele estaria com as malas prontas para desembarcar no PR de José Carlos Araújo e José Rocha. A possibilidade de um rompimento com o governador Rui Costa também foi dimensionada nesta semana, já que numa reunião para selar a parceria para as eleições 2018, os líderes republicanos teriam exigido do governador 3 secretárias estratégicas. A princípio o pedido teria sido rejeitado, porque as nomeações podem ter um custo-benefício muito alto para o PT. Então, dentro desta lógica, a ida de Vitor Bonfim para o PR também pode significar, mesmo que ele não queira, um rompimento com o governo e sua ida para a oposição, caindo de “mala, cuia e votos” na sala do prefeito de Salvador, ACM Neto, que com a debandada de partidos da base governista, deverá ir para a disputa com Rui Costa, o que, se vier a se confirmar, fará com que a Bahia venha a ter uma das eleições mais disputadas dos últimos tempos. Buscamos contato com políticos e lideranças próximas de Vitor Bonfim, os quais não quiseram ainda comentar a ida para o PR e um possível rompimento. Muitos deles não acreditam que Vitor, que recebe os conselhos do seu pai, o ex-deputado João Bonfim, - que atualmente é conselheiro do TCE -, iria deixar a base de Rui, então, sua ida para o PR que ainda não foi oficializada poderia “melar”, caso o partido vá para a oposição.



Zé Ribeiro solicita com urgência a recuperação da Ponte do São Félix; ‘não dá para deixar mais como está’, afirmou

Zé Ribeiro espera que as obras de recuperação da Ponte do São Félix sejam feitas com urgência (Foto: 97NEWS)

A área de infraestrutura urbana de Brumado vem sendo alvo de inúmeras reivindicações da população, a qual deseja ver a sua cidade com uma imagem progressista, de ruas e avenidas em bom estado de conservação, bem como dos equipamentos públicos em geral. Mas, infelizmente, não é isso que se observa, já que existem inúmeras situações que necessitam com urgência de uma atualização. Uma delas, que é considerada por muitos, como uma das mais representativas é a situação atual da Ponte do São Félix, que passa sobre o Rio do Antônio, a qual sofreu um forte desgaste do tempo, o que está causando muita preocupação, especialmente dos moradores do bairro. Diante disso, o vereador Zé Ribeiro (PT) entrou com uma indicação nesta terça-feira (03), na qual ele cobra do poder público municipal a urgente recuperação da referida ponte. Zé Ribeiro argumenta que “a ponte localizada na Av. Cel. Santos é um cartão postal de nossa cidade devido a estar localizada em uma das vias que dão acesso a nossa cidade, além de fazer ligação a vários bairros. Há muito tempo não se faz uma reforma em sua estrutura, principalmente na passarela de pedestre, havendo também a necessidade urgente desta reforma pois, como pode ser visto a olho nu, existe um rompimento da sua estrutura necessitando uma maior atenção por parte desta administração. A verdade é indiscutível, pois não dá para deixar mais como está”. Ele ainda alega que “lembramos que a última reforma que aconteceu neste equipamento foi há muito tempo atrás e de lá para cá o fluxo de pedestre e de carros aumentou consideravelmente”. Falando ao 97NEWS ele acredita que o seu pedido será atendido, já que a situação é urgente, pois acidentes podem ocorrer no local.

A situação precária da ponte é flagrante, o que causa riscos aos pedestres (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Time Correios Brasil inicia busca por vaga no playoff do Grupo Mundial da Copa Davis nesta sexta (06)

Thiago Monteiro inicia confronto; Clezar enfrenta jovem colombiano na sequência | Foto: Matheus Joffre/CBT

O Time Correios Brasil inicia nesta sexta-feira a busca por uma vaga no playoff do Grupo Mundial da Copa Davis. O cearense Thiago Monteiro, 125º do mundo, será o primeiro tenista brasileiro a entrar em quadra no piso duro do Parque Distrital de Raquetas, em Barranquilla. O raquete 1 nacional enfrentará o experiente colombiano Santiago Giraldo, de 30 anos e 290º do ranking, em partida que abre o confronto válido pela segunda rodada do Zonal Americano I, conforme sorteio realizado nesta quinta.  Na sequência, o gaúcho Guilherme Clezar, 234º, encara o jovem Daniel Galán, de 21 anos e 257º do mundo, que foi escalado como raquete 2 e deixou o experiente Alejandro Gonzalez na reserva. Tanto na sexta quanto no sábado, os jogos começam sempre às 17h (horário de Brasília) e terão a transmissão do Bandsports e do SporTV 3.  O sábado abre com o duelo de duplas, que do lado brasileiro tem o número 1 do mundo Marcelo Melo e Marcelo Demoliner e do outro a forte parceria formada por Juan Sebastián Cabal e Robert Farah. Depois, invertem-se os confrontos de simples, com Monteiro contra Galán e Clezar versus Giraldo. O paulista João Sorgi ficará como reserva.

Independente da ordem dos jogos, o capitão João Zwetsch acredita que o Time Correios Brasil está preparado para o confronto. A equipe brasileira está desde sábado na Colômbia e se adaptou bem às condições em Barranquilla.  "O sorteio é sempre uma coisa já esperada, simplesmente uma ordem de jogos que se define. De uma certa forma a escalação do Galán nos surpreendeu um pouco, os outros dois, o Giraldo e o Gonzalez, são muito mais experientes. Mas ao mesmo o Galán vem com ótimos resultados no circuito, é um garoto novo, joga um tênis de qualidade. Mas o importante é estarmos preparados para jogar contra quem for. Foi isso que fizemos durante a semana vamos lutar bastante para trazer a vitória para o Brasil", destacou. Monteiro e Giraldo, que tirou um período sabático do circuito e não jogou a última Davis, se enfrentaram duas vezes, ambas no ano passado, com uma vitória para cada lado. A do brasileiro justamente no piso duro, no quali do ATP 250 de Sydney.  "Sem dúvida eu já esperava jogar com o Giraldo, é um cara bem experiente, um dos melhores jogadores que a Colômbia já teve. Então, tenho que estar bem preparado. Acho que estamos bem adaptados às condições, treinando bem. Tem tudo para ser um grande jogo e espero sair com essa primeira vitória para o Brasil", projetou o raquete 1 nacional, que também falou do clima favorável da equipe nesta Copa Davis. "Acho que a equipe está com o ambiente muito legal, uma energia boa. Todos animados para esse confronto. Copa Davis é uma competição diferente, onde todos tentam dar o seu melhor, lutar pelo seu país e é isso que eu pretendo fazer em quadra amanhã e jogar com tudo", ressaltou. Clezar e Galán se enfrentaram uma vez, no Challenger de Bucaramanga, na Colômbia, em 2015, com vitória do brasileiro. "Acho que vai ser um jogo complicado, a gente se conhece bastante, conheço o Galán dos torneios que a gente joga pela América do Sul, é um menino que vem crescendo e espero estar preparado para fazer um bom jogo", afirmou o raquete número 2 brasileiro. "A gente vem com toda a empolgação de defender o Brasil e está todo o tempo treinando da melhor forma possível para estar preparado para fazer um bom jogo na sexta-feira", completou. A delegação brasileira em Barranquilla conta ainda com o técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, o fisioterapeuta Paulo Santos, o médico Ricardo Diaz, o técnico Ricardo Schlachter, os juvenis João Lucas Reis e João Victor Loureiro, além do chefe de delegação Eduardo Frick e do presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp.

CONTINUE LENDO


Rui Costa critica rejeição do STF ao habeas corpus de Lula: ‘Não é justiça, é perseguição’

Foto: Conteúdo l 97News

O governador Rui Costa (PT) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de rejeitar o pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (05). O petista classifica o julgamento de Lula como “perseguição política”. “Isso não é justiça, é perseguição. Nenhum cidadão está acima da lei. Se cometeu um erro, ele tem que pagar. Mas para saber se o cidadão cometeu um erro ou não tem que apresentar o mínimo de prova. Eles reviraram a casa de Lula, a casa dos filhos, a conta dos filhos, a conta da mulher de Lula, viraram tudo de perna para o ar. Há cinco anos que ‘revistam’ o Lula e nunca acharam nada”, diz. Na tarde desta quinta, o juiz Sérgio Moro ordenou a prisão do ex-gestor. O magistrado deu até às 17h de sexta (06), para o petista se apresentar à Polícia Federal em Curitiba. Está vedada, no entanto, o uso de algemas.



Bahia é o estado do país com maior déficit de leitos de UTI neonatal, diz pesquisa

Foto: Luciano Santos l 97News

A Bahia é o estado do país com maior déficit de leitos de UTI neonatal, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Esses tipos de leitos são específicos para crianças prematuras, que nascem antes de completar 37 semanas e que apresentam quadros clínicos graves. Conforme o levantamento, a Bahia conta atualmente com apenas 332 leitos de UTI neonatal, que recebem crianças de até 45 dias. O ideal para atender toda a demanda do estado, no entanto, conforme a pesquisa, seria mais que o dobro da quantidade disponível. A pesquisa aponta que em todo Brasil há um déficit de 3.305 leitos. No país, conforme o levantamento, nascem quase 40 bebês prematuros por hora -- mais de 900 por dia. A Sociedade Baiana de Pediatria diz que, graças às novas tecnologia que permitem o diagnóstico precoce de doenças em mães e filhos, nascem muito mais bebês atualmente do que há 20 anos. No entanto, segundo o órgão, os bebês precisam cada vez mais de cuidados especiais nos primeiros dias de vida. O Ministério da Saúde disse que o número de leitos de UTI neonatal que atendem pelo SUS teve um aumento de, aproximadamente, 10% entre os anos de 2015 e 2018, totalizando 4.697 leitos disponíveis na rede pública em todo o país. Segundo a pasta, os gestores estaduais e municipais são quem definirem a quantidade de leitos que devem ser oferecidos à população.