ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

Viva o Circo: Arte circense luta para se manter viva; a tradição é de milênios

O Circo Bismarques está em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A arte circense é uma das mais antigas da história da humanidade, teve origem em povos viajantes e existe nas mais variadas categorias, circo de rua, circo tradicional e diversos outros. O circo consegue agrupar vários tipos de arte, como o malabarismo, o palhaço, a acrobacia, equilibrismo, magia e muitas outras atrações.  Já na quarta geração do circo, o 97NEWS falou com Renato Bismarques, de 51 anos, que está com sua companhia circense em Brumado. Ele contou a nossa reportagem um pouco sobre a história do circo. Ele começou relatando que a grande maioria dos artistas moravam em confortáveis trailers e desenvolviam sua rotina diária juntamente com sua família, o que já não é tão fácil realizar atualmente, "as crianças vão ao colégio brincam e iniciam seus ensaios para sua futura profissão circense, as mães costumam cuidar dos afazeres domésticos e dos ensaios no picadeiro. Os homens têm a rotina dos ensaios, cuidam da manutenção dos carros e dos trailers bem como de outras atividades domésticas e do circo". 

A magia do circo está em risco devido aos avanços tecnológicos e a internet (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele ainda fez questão de alertar, "a alegria e fascinação que o circo proporciona tem sido comprometida, e, caso não venhamos a fazer algo para o incentivo desta arte, ela pode desaparecer". Bismarques ainda lembrou que “nas grandes cidades muitas vezes o circo não consegue mais atrair aquele público de antigamente, geralmente ele concorre com a internet, que se tornou o programa principal. As crianças ficam fascinadas pela internet, hoje têm muitos humoristas em vídeos, e ai eles não vêm tanto atrativo assim no circo, como na época de nossos pais e avós". O circense também cobrou o incentivo por parte dos poderes públicos, "hoje é um fator relevante nos problemas enfrentados pelo circo, na maioria das vezes o circo arca com toda os custeios desde água, luz, limpeza do espaço, a manutenção, a divulgação e outras coisas mais que poderiam ser patrocinadas ou incentivadas pela iniciativa pública". Atualmente o circo brasileiro passa por uma crise, as produções estão sendo ameaçadas devido ao custo de manutenção. Além do custo de manutenção, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e as ONGs, proibiram o uso de animais. Os equipamentos estruturais do circo como as lonas também são uma dificuldade, cada vez mais sofisticadas em sua confecção elas estão com preços extremamente altos, devido à baixa procura muitas vezes não existe forma de baratear afirma grande maioria de circenses. 

O picadeiro é a terra da magia circense (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

"Isso demanda a necessidade do aumento do ingresso", afirma Renato Bismarques. De acordo com ele, o público do circo no interior costuma ser de 200 pessoas por semana, um número cada vez mais minguante, "o circo se tornou uma atividade com retorno arriscado e inseguro". Quem nunca se encantou com o globo da morte, o homem bala, o mistério dos grandes mágicos e o dom de fazer palhaçadas e aquela famosa frase "Respeitável público". “Que tal se trocássemos as redes sociais para dar um pulinho no circo e ver espetáculos únicos que nos dão uma grande lição de superação e capacidade humana?”, questionou. Ao final de nossa entrevista, Bismarque fez um apelo destacando que "o espetáculo não pode parar, o circo precisa continuar e isso também está em nossas mãos, dê você também um incentivo ao circo, leve seus filhos, faça-os conhecer este mundo que já encantou e fez muito feliz a vida de nosso pais e avós".



Vereador Lek reforça solicitação pela reforma urgente da Ponte do São Félix

O vereador Lek espera que o problema seja solucionado com urgência (Foto: Assessoria Parlamentar)

Com sua atuação parlamentar sempre muito próximo da comunidade, em especial das faixas com maior vulnerabilidade social, o vereador Lek (PV), mesmo estando em seu primeiro mandato, já se firmou como representante da periferia. Mostrando uma forma diferenciada de trabalho, Lek, que conta com uma assessoria sempre atenta nas principais necessidades da população, vem demonstrando que, apesar do momento turbulento que vive a política brasileira, existe os que buscam honrar o seu compromisso de uma forma honrada e com o máximo de empenho. Mostrando já uma consciência política muito proativa, Lek se uniu ao seu companheiro de bancada, o vereador Zé Ribeiro (PT), na busca, com urgência, da reforma da Ponte do São Félix que passa sobre o Rio do Antônio. Na sessão da última sexta-feira (06), os dois uniram as suas indicações transformando-a numa só, fortalecendo ainda mais a solicitação. “A situação da Ponte do São Félix é preocupante, então contamos com a sensibilidade e o bom sendo da gestão municipal para que as obras de recuperação possam se iniciar o mais rápido possível”, explicou Lek que ainda declarou que “um dos pontos que mais causa um certo temor é a passarela de pedestres que está, em alguns locais, com as muretas de proteção destruídas, o que pode realmente causar um acidente. Vale ressaltar também que as condições da pista de rolamento também está muito deficitária”. O vereador ainda lembra que “já faz muito tempo que a referida ponte não passa por obras de recuperação, então, não se pode mais esperar”.

As condições da ponte estão mesmo muito precárias (Foto: Assessoria Parlamentar)


Vaza áudio de voo de Lula: ‘Manda esse lixo janela abaixo’

Foto: Reprodução

A comunicação do voo que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Congonhas, em São Paulo, para o aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, foi interrompida por vozes não identificadas que pediam ao piloto do avião: “leva e não traz nunca mais”; “manda esse lixo janela abaixo”. Os comentários que xingavam o petista foram vazados e circularam no domingo, 8, nas redes sociais. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, pelo Twitter, que os áudios são verdadeiros e foram captados entre a Torre Congonhas, em São Paulo, e a Torre Bacacheri, em Curitiba. No entanto, a instituição informou que as vozes não são de controladores de voo.

Foto: Reprodução l Twitter

A FAB ressaltou que a frequência utilizada para essas comunicações é aberta. Segundo a Força Aérea, as regras de tráfego orientam os usuários a se identificarem, o que não ocorreu nesse caso. “Lamentavelmente, na gravação em questão, a frequência foi utilizada de modo inadequado por alguns usuários que se valeram do anonimato para contrariar essas regras”, comunicou a nota. Lula foi levado em um monomotor Cessna Caravan para o Paraná, onde cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal por corrupção e lavagem de dinheiro.



Brumado: Modera participa das Conferências do Meio Ambiente

Iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente trata-se de um processo democrático, participativo e de ação de educação ambiental, envolvendo estudantes, professores e os demais segmentos da comunidade escolar para dialogar, refletir e realizar ações coletivas pela sustentabilidade na escola e no seu entorno. Além do primeiro momento na escola, a Conferência ainda tem outros três, que são o Municipal e/ ou Regional, Estadual e Nacional. O processo de participação dos estudantes implica em levantamento dos problemas ambientais, pesquisas, elaboração e apresentação de projetos. Em sua quinta edição, a Conferência tem como tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Como reconhecimento a sua história de mobilizações pela água e pelo Rio do Antônio, escolas da rede municipal de Brumado convidaram o MODERA, nas pessoas dos Coordenadores da Entidade, Capitão PM Henrique Moreira Rocha e o Professor Jorge Valério Rocha Gomes, para participar de suas conferências, fazendo apresentações musicais de cunho educativo ambiental e ministrando palestras, respectivamente. Os temas das palestras variaram entre generalizações sobre a água, a hidrografia do Município de Brumado e a problemática do Rio do Antônio. Atendendo aos convites formulados, os Coordenadores do MODERA estiveram na Conferência do CMEAS no último dia 27 de março; da Escola Clarice Morais no dia 28; da Graça Assis no dia 5 de abril e da Idalina Azevedo no último dia 6. Os projetos apresentados pelos estudantes do 6º ao 9º Ano abordaram o uso racional da água em casa; reutilização das águas de pias, bebedouros, sanitários e ar condicionado; torneira com sensor; coleta da água de chuva com calhas de garrafa pet; fossas ecológicas; Estação de Tratamento de Água – ETA e matas ciliares. Os Coordenadores do MODERA avaliaram que a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é muito edificante para a comunidade escolar, em especial aos estudantes, uma vez que proporciona a construção de conhecimentos sobre conteúdos ambientais e estimula o engajamento pelo meio ambiente, sendo que um dos objetivos da Conferência é criar e fazer funcionar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA na escola.     



‘Faltou coragem’, diz aliado sobre desistência de ACM Neto

(Foto: Reprodução)

A decisão do prefeito ACM Neto (DEM) de não disputar o governo do Estado não foi bem recebida por aliados. Apesar de usar a desculpa de que “o coração” pediu para ficar, o prefeito tem amargado uma série de declarações contrárias ao seu posicionamento. Uma das falas mais enfáticas foi do deputado federal Elmar Nascimento (DEM).  “Um líder tem que ter algumas qualidades básicas. Ser um bom gestor, por exemplo, e Neto tem. Bons dicursos, que ele também tem, talvez os melhores. Mas coragem é fundamental. Ele não teve. Ele vai pagar por isso. Agora, em um futuro próximo, ou a vida toda”, afirmou, ao A Tarde.  O deputado, até então aliado de primeira hora do gestor da capital, iniciou até mesmo um processo de migração do DEM para o PP, que compõe a base do governador Rui Costa (PT) na Bahia. O processo foi abortado, segundo ele, por respeito ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), com quem diz gozar de amizade.



Cinco pessoas ficam feridas após carro capotar em acidente na BA-148 em Brumado

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Cinco pessoas ficaram feridas após um veículo capotar, na manhã de sábado (7), na BA-148 próximo a Comunidade de Lagoa do Arroz, em Brumado. De acordo com a Polícia Militar (PM), o condutor pode ter dormido ao volante e perdido o controle do veículo. Segundo a PM, o condutor ficou gravemente ferido, os demais ocupantes do veículo tiveram ferimentos leves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e foi até o local. As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, para atendimento médico. Até o momento, não há informação sobre o estado de saúde do condutor do veículo. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também foi acionada e foi até o local para realizar os procedimentos legais. De acordo com a PRE, havia três mulheres e dois homens a bordo do veículo que regressava de uma festa no município de Dom Basílio. O veículo Polo Sedan com placas JPR-2678 sofreu perda total e precisou ser guinchado.



Deputado federal André Amaral é pisoteado por cavalo durante vaquejada

O deputado federal André Amaral (PROS/PB) sofreu acidente durante uma vaquejada neste domingo, 8 (Foto: Divulgação)

O deputado federal André Amaral (PROS/PB) sofreu um acidente enquanto competia em uma vaquejada, na cidade de Mataraca, no Litoral Norte da Paraíba, na tarde deste domingo (8). Segundo a assessoria do parlamentar, ele escorregou do cavalo quando derrubava o boi. Ele foi pisoteado pelo cavalo e o boi caiu parcialmente por cima dele.  Amaral foi levado para o Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, onde passa por procedimentos de emergência. De acordo com a assessoria, ele quebrou o nariz e passou por exames para verificar se houve algum dano na coluna e nas costelas, mas os resultados ainda não foram divulgados. Apesar do susto, ele está fora de risco. O parlamentar participa de competições de vaquejada desde a adolescência e fez parte da comissão que defendeu que a vaquejada deveria ser reconhecida como esporte e cultura, na Câmara Federal. Como André Amaral deve ficar hospitalizado, a viagem que ele iria fazer para Brasília para cumprir compromissos parlamentares, agendada para esta segunda-feira (9), foi cancelada.



Brumado: Cachorro atravessa rodovia e provoca capotamento

Foto: Whatsapp l 97News

Um cãozinho acabou provocando um capotamento, no sábado (7), na Rodovia BA-148, próximo ao Parque de Exposições Santa Inês, em Brumado. Segundo testemunhas, um cachorro cruzou a rodovia correndo na frente de um Volkswagem Gol prata. O motorista freiou bruscamente o carro que perdeu o controle, ziguezagueando pela pista até capotar. O condutor teve ferimentos graves. Uma unidade do Samu 192 prestou os primeiros socorros à vítima, sendo conduzido em seguida ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O cãozinho não resistiu e veio a óbito. 



Baianão: Bahia cala Barradão, bate o Vitória e conquista o campeonato pela 47ª vez

Foto: Divulgação

A final foi gloriosa para o Bahia, que venceu pela 47º vez o Campeonato Baiano, no Barradão, neste domingo (8), em Salvador. Mas o jogo não foi fácil. Na arquibancada, a torcida única do Vitória vibrava pelo triunfo do time, que começou bem na defesa, segurando o primeiro tempo em 0x0. No gol do adversário, Douglas se esforçava para evitar marcação do rubro-negro. No 36º minuto do primeiro tempo, Edigar quase marca, em uma pequena desatenção da defesa do leão, mas falha. O primeiro tempo termina em 0x0. No segundo tempo, o tricolor não demorou na marcação e no terceiro minuto, Edigar tocou para Vinicius, Marco lançou para Zé e Elton cabeceou no gol, deixando a torcida do leão em desespero. No 18º minuto, o Bahia tem uma dupla substituição de Lucas Fonseca e Marco Antônio por Grolli e Allione. Na saída, Lucas leva um tapa de um jogador adversário e quase termina em briga. No 42º minuto, o Bahia leva uma falta no campo de ataque, no nome de Zé Rafael, a partida continua pesada na defesa de ambos os times, a torcida do Vitória começa a sair, sem muita expectativa, e o jogo termina com triunfo do tricolor. Equipe do Bahia comemora dançando em campo. A próxima partida do tricolor é na quarta-feira (11), na Bolívia, contra o Blooming, pela estreia na Copa Sul-Americana.



BR-030: Motorista morre em acidente na 'Serra dos Brindes' próximo a Guanambi

Foto: Conteúdo l 97News

Na noite de sábado (7), um acidente foi registrado no trecho da BR-030 conhecido como "Serra dos Brindes", em Guanambi. O caminhoneiro identificado pelo prenome de Raimundo morreu, segundo a PRE, após o veículo perder os freios e o motorista pular da carreta em movimento. O caminhão só parou após bater em um barranco na lateral da rodovia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado, e em seguida o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Na manhã de domingo (8), uma equipe da empresa dona da carreta realizou a retirada da carga e do veículo. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil de Guanambi.



Plano B do PT, Jaques Wagner troca Lula por outros compromissos

Ex-governador Jaques Wagner (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O ex-ministro Jaques Wagner não foi a São Bernardo do Campo se despedir de Lula. Os dois são amigos de longa data, a ponto de o ex-presidente apelidá-lo de “galego”. A interlocutores, o ex-ministro disse que, como não esperava a derrota no STF nem que Sérgio Moro decretasse a prisão de Lula com tanta rapidez, programou eventos no interior da Bahia e não teve como cancelar. Jaques é um dos cotados como plano B do PT caso Lula não pudesse ser candidato. Após virar alvo da Operação Lava Jato, no entanto, seu nome perdeu força. Ele deve disputar o Senado na chapa do atual governador Rui Costa.



Ausência de Wagner e de Rui de despedida de Lula intriga militância petista

(Foto: O Polêmico)

Chamou a atenção da militância a ausência dos figurões petistas baianos, principalmente do ex-governador Jaques Wagner, que já chegou a ser cotado para plano B presidencial do PT, do ato em que o ex-presidente Lula se despediu dos companheiros antes de ir para a prisão, ontem em São Paulo. Tanto ele quanto o governador Rui Costa preferiram tocar suas agendas pessoais – e de campanha na Bahia – no sábado.



Em Curitiba, Gleisi diz que apoiadores farão vigília para soltura de Lula

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, fala no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sobre o mandado de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Rodrigo Pinto/VEJA)

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse na madrugada deste domingo que, apesar de até aquele momento (4h) não ter tido contato com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde a noite de sábado em Curitiba, soube por um delegado da Superintendência da Polícia Federal que ele está bem. Não posso falar como está o presidente, pois não estive com ele. O presidente saiu de São Bernardo de forma tranquila, segura e vai enfrentar tudo de cabeça erguida”. De acordo a presidente, os apoiadores farão a partir de agora uma vigília cívica no local até que o ex-presidente seja liberado. Lula foi levado para uma sala especial na Superintendência que foi reservada para ele. O local funcionava como dormitório para agentes da PF e foi transformada em uma sala de Estado Maior para receber o ex-presidente. No espaço, há apenas uma mesa, uma cadeira, uma cama e um banheiro. Há ainda uma janela que dá vista para a parte interna do prédio. Sobre tumulto entre manifestantes durante a chegada de Lula à PF, Gleisi Hoffmann disse que nos próximos dias diversos grupos irão querer se manifestar sobre a prisão do ex-presidente e cobrou que as polícias estejam preparadas para garantir a segurança de todos.



Ninguém acerta dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 22 milhões

Os cinco números da quina tiveram 78 apostas ganhadoras, que levarão R$ 21.901,60 cada. Fizeram os quatro números da quadra 4.398 jogadores, que receberão R$ 554,90 cada (Foto: Reprodução)

Ninguém acertou as dezenas do concurso 2.029 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (7), em Seara, Santa Catarina, e o prêmio acumulou. O prêmio estimado para o próximo concurso é de R$ 22 milhões. As dezenas sorteadas hoje foram: 06 - 15 - 18 - 33 - 37 - 40. Os cinco números da quina tiveram 78 apostas ganhadoras, que levarão R$ 21.901,60 cada. Fizeram os quatro números da quadra 4.398 jogadores, que receberão R$ 554,90 cada. O valor arrecadado com o concurso da Mega-Sena não é totalmente revertido em prêmio para o ganhador. Parte do montante é repassada ao governo federal para investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura e esporte. Além disso, há despesas de custeio do concurso, Imposto de Renda e outros, que fazem com que o prêmio bruto corresponda a 46% da arrecadação. Dessa porcentagem, 35% são distribuídos entre os acertadores dos seis números sorteados (sena); 19% entre os acertadores de cinco números (quina); 19% entre os acertadores de quatro números (quadra); 22% ficam acumulados e distribuídos aos acertadores dos seis números nos concursos de final 0 ou 5; 5% ficam acumulado para a primeira faixa - sena - do último concurso do ano de final zero ou 5. Não havendo acertador em qualquer faixa, o valor acumula para o concurso seguinte, na respectiva faixa de premiação Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio. Após esse prazo, os valores são repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).



Lula passa a primeira noite custodiado na sede da Polícia Federal em Curitiba

Lula chega à Superintendência da PF em Curitiba, onde ficará preso (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite deste sábado (7) a Curitiba, onde começará a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de prisão pela condenação no caso do triplex em Guarujá (SP). Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum. Lula pousou no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 22h01. De lá, seguiu de helicóptero até a Superintendência da PF na capital paranaense, onde pousou às 22h28. Por ordem de Moro, o ex-presidente ficará preso em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio da PF, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal. Também foi autorizada a instalação de um TV no local. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Sérgio Moro na início da noite de quinta-feira (5) e, na sequência, Lula seguiu para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). O ex-presidente se entregou à Polícia Federal quase 26 horas após o prazo dado pelo juiz para que ele se apresentasse voluntariamente. Lula saiu a pé do sindicato, às 18h42, e caminhou até um prédio próximo, onde equipes da Polícia Federal o aguardavam. A saída teve de ser feita dessa maneira porque, por volta das 17h, Lula tentou sair de carro, mas foi impedido pela militância. De carro, Lula foi levado por agentes até a Superintendência da PF em São Paulo, onde realizou exame de corpo de delito. Na sequência, seguiu de helicóptero para o aeroporto de Congonhas e, de lá, decolou em avião com destino a Curitiba. O ex-presidente anunciou que se entregaria neste sábado, em um discurso feito em frente à sede do sindicato. A fala durou 55 minutos e ocorreu durante ato religioso em homenagem a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado. Lula disse que não iria “correr”, “nem se esconder”. Ele também criticou as decisões do Judiciário e disse que vai provar sua inocência.



Os benefícios do abacate

(Foto: Reprodução)

Um pseudofruto comestível do abacateiro, o abacate é nativo do México e de outros países da América do Sul. Ainda tem muita gente que pensa que abacate engorda e simplesmente evita a fruta (ainda mais se estiver de dieta), mas ele é um grande amigo dos praticantes de uma vida mais saudável. O abacate contém um alto teor calórico e bastante gordura, mas é uma "gordura do bem", essencial para o bom funcionamento do corpo. O consumo moderado da fruta traz diversos benefícios à saúde, além das possibilidades de usar a fruta como ingrediente de cosméticos naturais. Os benefícios do abacate são muitos. Por exemplo, quando você come abacate, a gordura encontrada nele, junto com outras propriedades, reduz o colesterol “ruim” (LDL), realizando a emulsificação das gorduras saturadas das carnes. Além disso, o abacate possui muitos nutrientes. Cerca de 100 gramas de abacate contêm 634,1 mg de potássio (mais que a banana), que ajuda a evitar cãibras e equilibrar o nível de sódio no nosso organismo. Ele também tem vitaminas A (essencial para a visão e o crescimento), B1, B2, B3, B9 (o ácido fólico - bom para gestantes), C e E. Seus ácidos graxos trazem muitos benefícios para a pele: possuem a capacidade de mantê-la hidratada e reduzem a vermelhidão e a irritação. Por isso, as indústrias de cosméticos adoram o abacate e você pode fazer cremes caseiros com ele. Essas mesmas propriedades de hidratação podem ser aplicadas também no cabelo, já que o abacate auxilia na reparação de cabelos danificados, dando brilho e maciez. Confira uma receita de xampu e condicionador de abacate para cabelos secos. A inclusão de abacate na dieta também é indicada para aqueles interessados em emagrecimento e ganho de massa muscular. Isso acontece devido às gorduras presentes no abacate, que promovem maior saciedade e também ajudam a controlar o apetite ao abaixar o nível de insulina. A fruta contém potássio, que ajuda na recuperação muscular e também auxilia na absorção de nutrientes de outros alimentos. A variedade de abacate mais encontrada no Brasil possui apenas 5% de teor de oleosidade, bem menos do que os avocados, que são os tipos de abacate encontrados no hemisfério norte - eles têm esse teor entre 20% e 30%. O abacate vem sendo estudado como um potencial protetor para o fígado. Estudos feitos em ratos foram muito bem-sucedidos, mas sua eficiência em humanos ainda não foi comprovada. Se tudo der certo, abacate e mirtilo poderão, um dia, configurar uma forma de tratar a hepatite C. Se você quer preparar receitas com abacate, o ideal é escolher uma fruta sem rachaduras ou manchas na casca. A polpa deve ser firme, com uma leve maciez. Quando ela está firme demais, significa que o abacate está verde; macia demais, passou do ponto. Se você acabou comprando um abacate verde, pode enrolá-lo em uma folha de jornal ou colocar em um recipiente com farinha de trigo. Pode demorar alguns dias, mas ele vai amadurecer. Você pode preparar o abacate doce ou salgado - existem receitas para todos os gostos. O mais comum no Brasil é comer o abacate doce, amassado com açúcar ou na forma de creme de abacate, ou como base para o popular guacamole mexicano. No hemisfério norte, o abacate está mais presente em saladas e pratos quentes. Que tal experimentar uma maionese caseira de abacate, uma torta de limão diferente ou abacates recheados? Você vai se surpreender.

 



Luiz Inácio Lula da Silva é primeiro ex-presidente brasileiro preso por crime comum

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Kiko Sierich / Futura Press / Estadão Conteúdo)

Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro ex-presidente da República a ser condenado e preso pela Justiça por crime comum. Lula foi preso neste sábado (7) pela Polícia Federal. Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ele teve a prisão determinada pelo juiz federal Sérgio Moro na última quinta. Antes de Moro expedir a ordem, a defesa do ex-presidente tentou evitar a prisão com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o pedido foi negado. Apesar de ser o primeiro ex-presidente a ser preso por crime comum, Lula não é o único que enfrenta problemas na Justiça. Desde a redemocratização, somente Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso não foram alvos de inquéritos ou de denúncias. O ex-presidente José Sarney foi denunciado duas vezes pela Procuradoria Geral da República na Operação Lava Jato, acusado de receber propina de contratos superfaturados da Petrobras e de subsidiárias da estatal, como a Transpetro. Ele nega. Alvos de impeachment, Fernando Collor e Dilma Rousseff também foram denunciados pela PGR. Collor, inclusive, já teve denúncia aceita e é réu no STF, acusado de receber propina de mais de R$ 30 milhões de contratos superfaturados na BR Distribuidora. O ex-presidente e atual senador nega.



Agentes da Polícia Federal aguardam Lula em São Bernardo

(Foto: Reprodução)

Agentes da Polícia Federal aguardavam no início da tarde deste sábado, em São Bernardo, a apresentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cumprimento da pena de prisão determinada pelo juiz Sérgio Moro. Os interlocutores do ex-presidente na negociação tentaram adiar essa apresentação para a segunda-feira ou que os agentes fossem até o Sindicato dos Metalúrgicos, mas isso não foi aceito. No discurso que fez na manhã deste sábado (7), Lula confirmou que vai se apresentar à Justiça. Até aqui, não está claro se ele irá à sede da Polícia Federal em São Paulo ou se diretamente para o aeroporto de Congonhas, de onde sairá em avião da Polícia Federal para Curitiba, onde cumprirá a pena de prisão. Quando se apresentar, ele deverá fazer o exame de corpo de delito – que pode ser em São Paulo ou em Curitiba. A defesa de Lula vai tentar, ainda, que ele seja transferido para a sede da PF em São Paulo, para ficar mais próximo de familiares e dos advogados. Em Curitiba, um helicóptero aguardava no aeroporto para levá-lo diretamente para a sede da Polícia Federal, onde ficará preso. Lá, uma sala especial está preparada para recebê-lo, sem grades. Ele ficará em andar diferente de outros presos da Operação Lava Jato: Antonio Palocci, que tenta fazer delação premiada revelando fatos comprometedores ocorridos em governos do PT; e Léo Pinheiro, presidente da construtora OAS, cuja delação premiada foi um dos fatores que levou Lula à prisão. Foi Léo Pinheiro quem contou que o triplex no Guarujá era uma contrapartida a projetos da OAS na Petrobras. No discurso de Lula diante de militantes, na missa em homenagem à dona Marisa que completaria hoje 68 anos, Lula disse: “Eu não sou mais um ser humano, sou uma ideia” e sugeriu que "queimassem pneus, ocupassem terras e imóveis". A afirmação do ex-presidente, depois de dizer que cada um dos participantes do ato era o Lula, foi entendida como uma incitação ao confronto. Depois, ele contou ter ouvido de uma menina de 10 anos em Catanduva: "Podem matar uma, duas rosas, mas os poderosos não conseguirão deter a chegada da primavera".



Manifestantes se unem para limpar prédio de Cármen Lúcia que foi atacado

(Foto: Reprodução)

Um movimento de apoio à Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), reuniu dezenas de pessoas na manhã deste sábado (7) para limpar a frente do prédio onde a ministra tem um apartamento em Belo Horizonte. Organizado pelo MBL e pelo Partido Novo, mas também com a presença de voluntários e moradores, o ato promoveu ainda a entrega de flores à ministra. Em frente ao prédio no bairro Santo Agostinho, região nobre da capital mineira, foram colocadas faixas, flores, balões e uma bandeira do Brasil. O ato mobilizou senhoras com seus cachorros, crianças e motoristas que passavam buzinando em apoio. Na calçada, manifestantes usavam equipamentos de hidrojateamento para limpar a tinta vermelha. Parte dos equipamentos foi emprestada por uma empresa de limpeza profissional contratada pelo subsíndico do condomínio. Não está claro se os custos serão pagos pela ministra ou divididos entre os moradores. Raquel Riedel, gerente da empresa, explicou que o trabalho profissional só deve começar mesmo na segunda-feira (9), pois a aglomeração de pessoas não permite a limpeza da fachada neste momento. Será feita uma espécie de rapel que pode durar dias, segundo ela. A tinta foi avaliada como de difícil remoção. Na tarde desta sexta (6), militantes do MST e do Levante Popular da Juventude fizeram um "escracho" no local, lançando balões de tinta vermelha na fachada do edifício e pichando a calçada. O subsíndico, Luiz Assis, relatou que os moradores ficaram tensos no momento do escracho e temeram uma invasão. Ele chamou a polícia. "Foi um ataque de vândalos relâmpago, inclusive com batucada, teve até Carnaval. A polícia estava presente e não prendeu ninguém", diz. Assis afirmou ainda que a ministra mostrou preocupação com a segurança dos moradores. "Não cabe isso em qualquer ideologia. Existem outras sete famílias que moram aqui", completou. A administradora de empresas Clarissa Vaz, 50, ficou sabendo do movimento e trouxe flores amarelas que, segundo ela, representam fortuna. "É pela coragem dela junto ao Supremo. As flores são gentileza, beleza, renovação, que é o que o país precisa."

 



Joaquim Barbosa assina ficha de filiação ao PSB

(Foto: Reprodução)

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa assinou ficha de filiação ao PSB na noite desta sexta-feira (6/4), em São Paulo. O presidente Carlos Siqueira saudou a filiação do ministro. “Joaquim Barbosa é um homem público honrado, de trajetória admirável, que vem reforçar e qualificar os quadros do partido. É uma satisfação contar com o ministro no PSB neste momento tão desafiador do nosso país”, afirmou. Siqueira ressaltou a atuação de Barbosa à frente da Suprema Corte. “Ele deixou sua marca pessoal de firmeza e independência, e, ao colocar em discussão na corte pautas progressistas contribuiu para um significativo avanço civilizatório da sociedade brasileira”, disse. Ministro do STF de 2003 a 2014, Barbosa foi presidente da corte entre 2012 e 2014 e desempenhou papel de destaque no julgamento da Ação Penal 470. Doutor e mestre pela Universidade de Paris-II Panthéon-Assas, o ex-ministro é professor licenciado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em sua longa carreira pública, antes de chegar ao Supremo, atuou quase 20 anos como procurador do Ministério Público Federal. Natural de Paracatu (MG), Barbosa mudou-se para Brasília nos anos de 1970, concluiu os estudos secundários e ingressou no curso de Direito da Universidade de Brasília.