ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2017"

Brumado: Tiro de Guerra 06/024 realiza solenidade de entrega de certificado

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (28) nas dependências do Tiro de Guerra, foi realizada a formatura de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) aos cidadãos da classe de 1998, aos quais foram dispensados da prestação do serviço militar inicial. A formatura foi conduzida pelo Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra e contou com a participação do senhor Evanilson Teixeira, Secretário da 18ª Junta de Serviço Militar, e demais funcionários.  



Protestos fecham a BR-030 entre Guanambi e Palmas de Monte Alto

A manifestação teve queima de pneus e protestos contra o governo Temer (Foto: Whatsaap 97NEWS)

Os protestos e movimentos em adesão à Greve Geral estão sendo mais intensos em alguns locais da região sudoeste. Segundo informações passadas ao 97NEWS, o trecho da BR-030, entre os municípios de Guanambi e Palmas de Monte Alto está interditado devido à uma forte movimentação de manifestantes que atravessaram um ônibus na pista (foto abaixo) e colocaram fogo em pneus. Não se têm informações ainda sobre a chegada da Polícia. Novos comunicados também dão conta que o trecho entre Guanambi e Caetité também foi interditado. 

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Brumado: Vem ai o Curso de mecânica e injeção eletrônica em motos

Foto: Divulgação

A GR Educacional em parceria com a Roda Motos trás para Brumado e região, o curso mais completo do Brasil em motos. Aprenda mecânica, carburação, elétrica e injeção eletrônica totalmente pratico, com certificado no final do curso. A GR Educacional já capacitou mais de mil profissionais para o mercado de trabalho. Com esse conhecimento você po trabalhar em concessionárias, moto peças, oficinas, e até montar o seu próprio negocio. Inscrições até dia 03 de junho, material didático grátis até dia 27 de maio. As inscrições estão sendo feitas na Roda Motos, na  Av. Centenário, 436, centro, Brumado. Telfones (77) 3441-2603 / 99839-1886 (Vivo) ou (11) 94964-8178 (Whatsapp). Acesse: www.greducacional.com.br e saiba mais.



Distraído estaciona caminhonete na praia e veículo é levado pela maré

De acordo com testemunhas, o dono do veículo estava curtindo na praia. A suspeita é que o proprietário tenha estacionado em local irregular (Foto: Prado Notícia)

Uma trapalhada de um motorista custou caro. Uma caminhonete foi levada pelo mar, na praia da Japara Mirim, no Distrito de Cumuruxatiba, no município de Prado, no litoral do Extremo Sul da Bahia, na tarde desta quinta-feira (27). De acordo com testemunhas, o dono do veículo estava curtindo na praia. A suspeita é que o proprietário tenha estacionado em local irregular com a maré subindo, fazendo com que o veículo fosse arrastado para dentro do mar. Uma testemunha que não foi identificada acusou o motorista de imprudência. 



Brumado: Caminhada de adesão à greve geral tem fortes protestos contra as reformas propostas pelo governo Temer

Os manifestantes seguiram em caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Articulada pelos movimentos sociais, centrais sindicais, trabalhadores e tendo a APLB como uma das principais vias para a realização do movimento, foi realizada na manhã desta sexta-feira (28), uma grande caminhada de protesto em adesão às movimentações da Greve Nacional. Com concentração na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, os manifestam seguiram em direção à Feira Livre Municipal, munidos de faixas e cartazes que exprimiam o sentimento de indignação contra as reformas, eles buscavam o convencimento da população para aderirem aos protestos. Durante o percurso, líderes sindicais e classistas fizeram pronunciamentos contundentes contra as reformas que, segundo eles, estariam retirando direitos e conquistas históricas obtidas pela classe trabalhadora. O alvo dos protestos foi o presidente Michel Temer, que está sendo visto como inimigo dos trabalhadores por exercer um governo ultraconservador, que visa somente o lucro dos grandes monopólios e deixa a população à mercê do desemprego e da escassez. Aos gritos de “fora Temer”, os manifestantes foram, pacificamente, buscando o convencimento dos comerciantes que não aderiram ao movimento grevista, que fechassem as suas portas para dar mais robustez ao ato paredista. O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, também acabou sendo alvo de protestos, pois decretou que os servidores públicos que faltassem ao trabalho não teriam o dia abonado, o que foi visto, como um ato em defesa do governo Temer e, consequentemente, um repúdio ao movimento grevista. Uma das líderes do movimento, a delegada da APLB Sindicato, professora Vanusia Lobo, fez uma avaliação prévia do momento, afirmando que foi positivo, que superou as expectativas tendo uma boa repercussão na cidade. 



Comissão aprova fim do Ecad e criação de centro de arrecadação de direitos autorais

(Foto: Reprodução)

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou proposta que extingue o Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad), substituindo-o por uma nova entidade, o Centro de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Cadda), com regras mais rígidas.O texto aprovado é o Projeto de Lei 2850/03, da Comissão de Legislação Participativa, e tem origem em sugestão da Casa do Compositor Musical, entidade sem fins lucrativos situada no Rio de Janeiro. De acordo com a proposta, o compositor é o titular da obra. Portanto, a utilização desta depende de autorização prévia. O autor tem direitos morais e patrimoniais sobre a composição, independentemente de registro. O texto protege as composições musicais que tenham ou não letra e suas adaptações e traduções. Para se identificar como compositor da obra musical, o criador poderá usar seu nome civil completo, abreviado, suas iniciais ou pseudônimo. Quem adaptar música de domínio público terá os mesmos direitos reservados para o compositor musical. O compositor terá direito de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra; conservar a obra inédita; assegurar-lhe a integridade, opondo-se a quaisquer modificações; e retirar a obra de circulação ou ainda suspender a utilização já autorizada quando a circulação implicar afronta à sua reputação. O autor também poderá ter acesso a exemplar único e raro da obra que estiver em poder de outra pessoa, a fim de preservar sua memória. Quando o autor morrer, os direitos autorais serão transmitidos a seus sucessores. As músicas elaboradas em coautoria não poderão ser reproduzidas sem consentimento de todos os autores. Relator na comissão, o deputado Enio Verri (PT-PR) defendeu a aprovação do projeto e apresentou parecer pela não implicação da proposta em aumento ou diminuição da receita ou despesa públicas. Pelo projeto, o Cadda terá os seus gastos limitados a 20% do valor bruto recolhido com direito autoral e passará por uma auditoria independente das suas contas a cada dois anos. O órgão máximo do Cadda será um conselho diretor com cinco integrantes com mandatos de três anos, eleitos pelas associações sem fins lucrativos para o exercício e defesa dos direitos de autores. O projeto foi rejeitado anteriormente pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação e Cultura. A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.



Diretora da APLB destaca aviso de greve há um mês: 'Não posso ser omissa com meu país'

Foto: Renata Farias / Bahia Notícias

Não adianta tentar furar o bloqueio, porque a greve tem sido avisada há um mês. É a resposta dos manifestantes que fecham a região do Iguatemi na manhã desta sexta-feira (28) aos motoristas que tentam passar em ambos os sentidos das pistas. A diretora da APLB Sindicato, Silvana Coelho, reforçou o discurso em entrevista ao Bahia Notícias. “Não é uma coisa de ontem pra hoje. Já sabíamos. Estávamos fazendo trabalho nas estações de Salvador – Mussurunga, Pirajá, Barroquinha –, estávamos colocando carro de som. Esse exercício da cidadania é o trabalho antecedente à greve, que nós já estávamos fazendo, para que hoje concretizasse realmente a greve”, explicou. A sindicalista disse ainda que não pode ficar de braços cruzados esperando que alguns ajam e outros não, ainda que sejam taxados de “vagabundos” e que “não querem nada”. “A gente tenta fazer nosso trabalho da melhor forma possível, porém tem pessoas com as quais a gente está o tempo todo lutando e eles não entendem ou não perpassam que você está fazendo o seu trabalho e o deles também. (...) Não posso ser omissa com uma coisa que está acontecendo no meu país. (...) Eles vão nos agradecer”, acrescentou. Na avaliação de Silvana, os atos desta sexta deverão pressionar os senadores a atrasarem a votação das reformas da Previdência e Trabalhista, propostas pelo governo federal. 



Tragédia: Três mortos e dois feridos em colisão frontal na BR 116. Duas crianças são vítimas

As vítimas, que ainda não tiveram os nomes divulgados, são de Janaúba/MG. Todos seguiriam para praia no sul baiano.(Foto: Blitz Conquista)

O acidente envolvendo um veículo de passeio e uma carreta dos Correios, ocorrido por volta das 22h30 dessa quinta 27, na BR 116, fez três vítimas fatais e deixou outras duas feridas gravemente. Segundo testemunhas a carreta seguia sentido sul quando colidiu com o carro de passeio que seguia na direção oposta, mas na mesma pista. Uma garota morreu no local, outros três ocupantes do carro foram socorridos pelo prepostos da Via Bahia, enquanto o condutor era retirado das ferragens. A segunda vítima fatal morreu a caminho do hospital. Após ser retirado das ferragens, o condutor do veículo não resistiu as lesões e morreu ainda na ambulância. O condutor da carreta e seu acompanhante saíram ilesos. As vítimas, que ainda não tiveram os nomes divulgados, são de Janaúba/MG. Todos seguiriam para praia no sul baiano. As duas vítimas sobreviventes estão hospitalizadas no hospital de Base de Vitória da Conquista



Prefeito de Salvador, ACM Neto, determina corte de ponto para servidores que faltarem ao trabalho hoje (28)

(Foto: Reprodução)

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), determinou corte de ponto para os servidores da prefeitura que faltarem o trabalho na sexta-feira (28), dia para o qual as centrais sindicais convocaram uma greve geral contra as reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo do presidente Michel Temer. Diversas categorias já anunciaram adesão ao movimento e, por isso, cruzarão os braços na sexta. Vale lembrar que uma delas é a dos rodoviários, que confirmaram paralisação de 24 horas e, com isso, deixarão a cidade sem ônibus neste dia. Com a decisão de Neto, a prefeitura terá expediente normal, com reunião do secretariado pela tarde. Em comunicado, a prefeitura informou que acompanha a negociação entre rodoviários e empresários sobre a adesão da categoria à paralisação nacional. "A Secretaria de Gestão reforçou que cada caso de ausência, se houver, será avaliado individualmente, inclusive levando em conta uma eventual paralisação de ônibus", informa a nota. Caso os rodoviários paralisem as atividades, como promete o sindicato, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) afirma que vai notificar as empresas de ônibus.



Estajus: Seminário de Estágio e Novas Práticas do Direito

(Divulgação)

Em síntese, a proposta consiste em viabilizar o acesso dos discentes dos cursos de Direito de Brumado e região às mais diversas possibilidades de estágio, atuação profissional e novas práticas do direito, sob uma ótica interdisciplinar, criativa e contextualizada. Nesta edição o III Estajus traz nomes inéditos e propostas de vanguarda, e, há uma expectativa muito grande em toda comunidade docente e discente para com o evento, que promete ser de grande valia para os acadêmicos de direito de toda região. 



Prefeitura Municipal informa que haverá expediente administrativo normal nesta sexta-feira (28)

(Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Brumado comunica aos servidores públicos do município e à população em geral que haverá expediente normal nesta sexta-feira, dia 28 de abril, nos órgãos municipais. Portanto, as atividades transcorrerão normalmente em todos os setores da prefeitura, de 8h às 12h e de 14h às 18h15. Vale salientar que os servidores que não comparecerem ao trabalho não terão o dia abonado. 



Conquista: Com lei que ordena tráfego de carroças, mais de 300 carroceiros já estão inscritos em curso de trânsito

Foto: Secom l PMVC

Mais de 300 pessoas já estão inscritas no curso que ensina noções de trânsito para carroceiros, em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia. Após o curso, a prefeitura da cidade passará a executar a lei, de 2008, que obriga carroceiros a usarem bolsas coletoras para os cavalos, além do emplacamento do veículo, para circulação do transporte na cidade. O curso de adequação às novas regras de trânsito é gratuito e começa a partir do dia 22 de maio e segue até o dia 24. De acordo com a prefeitura, as bolsas serão utilizadas para evitar que os dejetos sejam despejados em vias urbanas, que geram problemas de saúde pública e saneamento básico. O emplacamento será gratuito, assim como o curso que treinará os carroceiros para noções básicas de trânsito e proteção animal. A prefeitura irá fiscalizar também o tráfego de carroceiros que não possuem licença e placa para exercer a atividade. A lei também prevê a fiscalização para que os animais não sejam maltratados. Em caso de denúncias, o dono pode perder o animal. Mais de 300 pessoas já estão inscritas no curso. A prefeitura pontuou ainda que o transporte de cargas e pessoas por carroça em Conquista é muito usado, o que gera desornamento no trânsito, por isso a necessidade de o cumprimento da lei.



Adolescente confessa traição em ‘jogo da fidelidade’ e é morta pelo namorado

Garota ficou desaparecida por quatro dias após sair de casa de bicicleta. Primo persuadiu adolescente, que confessou traição, enquanto namorado ouvia escondido (Foto: Reprodução)

A adolescente Jéssica Moreira Hernandes, de 17 anos, encontrada morta na segunda-feira (24) teria sido assassinada após um ‘teste de fidelidade’ organizado pelo namorado e o primo dele. A garota ficou desaparecida por quatro dias após sair de casa de bicicleta em Cerejeiras (RO), na região do Cone Sul. Os dois suspeitos estão presos. A mulher do primo, que também havia sido presa na terça-feira (25), foi liberada na quarta-feira (26) por falta de provas. O namorado da jovem alega inocência. Na coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, o delegado Rodrigo Spiça explica que Diego Parente, primo do namorado de Jéssica, confessou o que aconteceu no dia do desaparecimento da adolescente. Diego relatou que Ismael da Silva, o namorado, é extremamente ciumento e estava desconfiado da infidelidade de Jéssica. Por conta disso, o chamou para fazerem um teste de fidelidade com a garota. Depois de organizarem o plano, Diego atraiu Jéssica para o local do crime sobre a argumentação de que possuía provas de uma suposta traição de Ismael.



Comissão de Educação do Legislativo realiza visita à Escola Idalina Azevedo Lobo; relatório emitido traz pontos positivos e negativos

A comissão foi composta pelos vereadores Elias Piau, Zé Ribeiro e Lek Cabeleireiro (Foto: 97NEWS)

A Comissão de Educação do Poder Legislativo de Brumado, que é composta pelos vereadores Zé Ribeiro (PT), Elias Piau e Lek Cabeleireiro (ambos do PV), iniciou a série de visitas que fará as escolas municipais. O objetivo é averiguar as condições estruturais das escolas e verificar se as mesmas estão aptas a passar a funcionar na modalidade de tempo integral. A primeira unidade escolar que foi visitada foi a Idalina Azevedo Lobo, que fica situada no Bairro São Félix. A visita aconteceu no último dia 12 de abril e, nessa quinta-feira (27) foi emitido o relatório da visita, o qual traz algumas preocupações constatadas pelos parlamentares, mas também algumas observações muito positivas como uma equipe de professores conceituados e comprometidos com o seu trabalho; equipe de funcionários também muito comprometida com suas funções específicas e um corpo de discentes ávidos para adquirir e aprimorar seus conhecimentos. Na outra extremidade, a comissão encontrou algumas preocupações como a falta de bebedouros para os alunos, sendo que a água oferecida aos cerca de 400 alunos é feita por meio de 3 filtros que não conta da demanda. Segundo as informações passadas os 2 bebedouros de que a escola dispõe estão quebrados desde setembro de 2016 e o reparo ainda foi autorizado. Outra situação negativa foi a falta de banheiros suficientes e de mictórios, o que dificultará a mudança para o turno integral. Também foi citado o fato que, atualmente, o Idalina Azevedo está recebendo os alunos da Escola Eny Mafra, os quais foram acomodados na parte superior da unidade, o que impede que eles tenham o horário de recreação, permanecendo em sala-de-aula o tempo todo, o que pode acarretar prejuízos ao desenvolvimento cognitivo e a socialização. Também foi verificado a necessidade de manutenção de vários equipamentos importantes como computadores, ventiladores, carteiras e outros. No final a comissão salienta que “diante do exposto, solicitamos da Secretaria Municipal de Educação o atendimento das questões sinalizadas para que possamos afirmar que a Educação é prioridade para a atual gestão”. 



Após ser alvo de protestos, Ministro da Educação sai 'à francesa' pelos fundos da UFBA; veja vídeo

(Foto: Divulgação)

Centenas de estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Anísio Teixeira, protestaram em Vitória da Conquista contra o que eles definem como governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB), durante a visita do ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), na manhã desta quinta-feira (27). Acompanhado do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e do secretário municipal de Educação Marcelo Melo, representando o prefeito Herzem Gusmão (PMDB), o ministro participou de evento do FNDE (Fundo Nacional da Educação) em Ação e foi recebido com vaias e gritos de “Fora, Temer” por parte dos estudantes mobilizados. O movimento estudantil queria ouvir do representante do governo federal sobre recursos e investimentos para a universidade baiana, mas foram barrados de participar do evento. A comitiva prometeu parar para conversar com os manifestantes ao fim do evento, mas saiu escoltada, pelos fundos da universidade, onde abriram uma cerca que faz divisa entre a universidade e o condomínio vizinho, para que os carros pudessem passar.  Seguranças do ministro da educação agiram de forma truculenta, impedindo os universitários de filmarem a passagem do comboio e ameaçando levá-los para a delegacia. Um dos estudantes que tentava filmar teve seu celular arrancado das mãos.Veja vídeo feito pelos alunos: 



Após ser flagrado fumando maconha na janela, homem é detido por suspeita de tráfico por ter em casa cerca de 2,5 kg da droga

A droga encontrada na residência, a qual estava dentro do fogão (Foto: 97NEWS)

Diz um ditado muito citado na criminalidade que “vacilou, dançou” e foi justamente isso que aconteceu com um homem que estava tranquilamente fumando um cigarro de “cannabis sativa” no início da madrugada desta quinta-feira (27), no Bairro da Urbis II, quando, inesperadamente, o mesmo foi flagrado por uma guarnição da CIPE/Sudoeste e da PETO que estavam passando exatamente naquele momento. Após ser abordado, o homem confessou que era usuário, mas isso não foi convincente para os policiais, que realizaram uma busca na residência e encontraram dentro do fogão a quantia aproximada de 2.5 kg de maconha. Ele e a sua companheira, que também estava na casa acabaram sendo levados para a DPT onde ficaram à disposição da Justiça. A droga também foi levada e passará por perícia da Polícia Técnica. 



Recife: Homem arranca genitália do filho de 2 anos e mulher o mata a facadas

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (27) no bairro Nova Descoberta, no Recife, uma mulher acabou matando o marido a facadas após o mesmo arrancar com mordidas a genitália do filho do casal de apenas 2 anos de idade. A mulher de 36 anos que não teve a identidade revelada, está grávida de cinco meses do terceiro filho do casal. "Ele ficou dizendo que o diabo tava comendo a pitoca do meu filho. Era só o que ele queria fazer. Aí só veio isso na minha cabeça de pegar a faca. Ele estava segurando as pernas e os braços da criança, foi quando eu deferir vários golpes de faca nele", contou ela. A vendedora relatou a polícia que o marido começou a ficar estranho já na tarde de quarta-feira (26) e cometeu o crime durante a madrugada. A filha de 12 anos do casal presenciou o crime e prestou depoimento para a delegada Genezil Coelho, responsável pelo caso. A criança foi socorrida para o Hospital da Restauração e teve o órgão genital mutilado, sendo necessário passar por cirurgia. Os médicos tentaram fazer um procedimento vascular para manutenção do órgão sexual, mas não foi possível. O menino está em recuperação e o estado de saúde é estável. A polícia civil de Recife já está investigando o caso.



Greve geral: Policiais militares trabalharão normalmente nesta sexta-feira, garante a SSP-BA

Já a Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA) diz que os militares participarão do movimento de protesto (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Segurança Pública e o Comando-Geral da PM negaram nesta quinta-feira (27) o boato de que os policiais militares vão parar durante a greve nacional programada para esta sexta (28) contra as reformas trabalhista e da previdência. Por meio de nota, as duas instituições afirmaram ser falsa uma mensagem que circula nas redes sociais apontando uma possível paralisação, atribuída à Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPMBA). Em nota, a SSP disse que estará nas ruas “garantido o direito democrático dos baianos protestarem”. Ainda segundo a nota, caso haja bloqueio de rodovias ou estradas, “serão adotados os protocolos para liberação do trânsito” para garantir o direito de ir e vir dos moradores que não estiverem participando da paralisação. A SSP disse ainda que “espera que as manifestações transcorram de maneira pacífica”, conclui a nota.



Esporte e Educação: Vereadora Lia Teixeira é autora de importante projeto que institui as Olimpíadas Escolares de Brumado

A vereadora Lia Teixeira exalta a importância do Esporte como forte aliado da Educação (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O Esporte é um dos grandes aliados da Educação e esta parceria de sucesso vem realizando grandes transformações sociais no Brasil. Visando a fomentação das práticas esportivas e promover a inclusão social por meio do Esporte aos alunos de rede pública e privada de Brumado, foi sancionado pelo Poder Executivo o Projeto de Lei 014/2017 de autoria da vereadora Lia Teixeira, que institui as Olimpíadas Escolares em Brumado. O projeto foi minuciosamente elaborado pela vereadora Lia Teixeira, que fez uma pesquisa entre os alunos brumadenses que ressaltaram a importância da realização das Olimpíadas Escolares como uma forma de integração e incentivo, já que todos reconhecem o poder do Esporte nesse sentido. O projeto é amplo e contemplará os alunos da rede pública e privada, envolvendo diversas modalidades esportivas e de salão e será desenvolvido pela Semec - Secretaria Municipal de Educação. Será criada uma Comissão Mista, com 1 representante da Semec, 1 do Legislativo, 1 representante de cada unidade escolar; 2 representantes dos alunos (um da rede pública e outro da privada) e 1 representante do Conselho Tutelar de Brumado. A previsão é que as Olimpíadas aconteçam no segundo semestre de 2017. Segundo a vereadora Lia Teixeira “a realização das Olimpíadas Escolares é um dos grandes anseios da classe estudantil de Brumado, então, buscando corresponder a expectativa elaboramos o projeto que foi sancionado pelo Poder Executivo, o que nos deixou muito satisfeita, pois existiu uma interação muito positiva nesse sentido”. E finalizou destacando que “o Esporte tem um papel social muito relevante, pois além de fazer bem ao físico e a mente, ensina também os valores da ética e da moral, formando cidadãos participativos e prontos a contribuir de forma muito positiva com a construção de um futuro muito mais promissor”. Confira abaixo o projeto na íntegra: 



Bancários de Vitória da Conquista e região irão aderir à Greve Geral

(Divulgação)

Ameaçados pelos retrocessos que representam a terceirização e as reformas trabalhista e previdenciária levadas pelo governo Temer ao Congresso Nacional, bancários de Vitória da Conquista e região irão aderir à Greve Geral, nesta sexta-feira, 28. A decisão quanto à participação no movimento foi votada em assembleia realizada no Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, no último dia 18. Em Conquista, além da paralisação, a categoria participará da manifestação com outras entidades representativas e movimentos sociais da cidade. A mobilização se concentrará pela manhã na Praça Barão do Rio Branco, de onde os manifestantes sairão em passeata. A diretoria do Sindicato promoveu ainda reuniões em agências de cidades da base, com intuito de discutir com bancários a organização da paralisação. Em Brumado, Itapetinga e Poções, o SEEB/VCR também se reuniu com representantes de outros movimentos sociais para definir ações coletivas nos municípios. “A Greve Geral com uma mobilização fortalecida só demonstrará a insatisfação dos trabalhadores brasileiros com o cenário atual. Convocamos todos os trabalhadores a estarem nas ruas juntos com os movimentos sociais, protestando contra os desmandos desse governo golpista. Nós, bancários, que representamos a exploração do capital financeiro, nos posicionamos contrários às imposições destas reformas arbitrárias”, destaca a vice-presidente do Sindicato, Larissa Couto.