ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR



BUSCA PELO ARQUIVO "04/2016"

Estudante baiana da UFBA entra em coma durante intercâmbio em Londres

Juliana Cavadas de 21 anos está internada na Inglaterra, após embolia pulmonar. UFBA informou que sabe da situação e que está acompanhando o caso (Fotos: Reprodução)

Uma estudante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Juliana Cavadas, de 21 anos, entrou em coma após sofrer uma embolia pulmonar durante um intercâmbio realizado na Inglaterra. O caso foi confirmado pela universidade. Aluna de medicina, Juliana é bolsista do programa Ciência sem Fronteiras. Ela está internada em Londres desde março deste ano, quando teve o problema. Por meio de nota, a Ufba informou que se solidariza aos familiares e amigos da aluna e que está acompanhando o caso. Disse ainda que obteve informações de que a estudante tem recebido assistência hospitalar e acompanhamento médico adequados, custeados pelo plano de seguro de saúde incluso no contrato firmado entre a estudante e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



Chegou na A4 Veículos o novo Fiat MOBI 2017

Foto: Reprodução

O novo Fiat Mobi chegou com a promessa de se tornar a referência no mercado de compactos do Brasil. O pequeno possui um designer inovador e conquista com características e soluções próprias. O Mobi tem faróis e lanternas bem grandes, diferente de outros compactos. Uma das novidades do carro é a tampa traseira feita inteiramente de vidro. Você já pode emcontrar o FIAT MOBI na A4 Veículos, a sua revendedora multimarcas de Brumado, na Av. Exupério pinheiro Canguçu, 245, Centro, telefone (77) 3441-4555.



Brumado: Mulher leva murro de bandido em assalto em plena meia-noite

Dizem que a “meia-noite” é a “hora da abóbora”, mas para uma brumadense a virada desta terça para quarta-feira é para ser esquecida, já que ela passou por um momento de pânico ao ser abordada por uma dupla de bandidos que estavam numa motocicleta Titan vermelha. Em seu relato de horror ela disse que ao chegar à sua residência que fica nas proximidades da Associação dos Aposentados se deparou com os dois meliantes que deram voz de assalto a ela. O garupa estava armado e parecia muito perigoso, tanto que ele colocou a arma na cabeça da vítima e exigiu o celular, como a mulher mostrou alguma resistência ele desferiu um murro na mesma, que, imediatamente lhe entregou um celular LG 50 cor azul, já que eles ameaçaram matá-la caso ela não obedecesse. Os dois fugiram rapidamente. Segundo a descrição passada pela Polícia, o condutor era baixo, magro e de cor clara e o garupa alto, moreno e forte.  



Brumado: Motorista joga carro em cima de bandidos que disparam e quase acertam uma criança que estava dentro do veículo

O fato ocorreu no Apertado do Morro (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A trégua momentânea da criminalidade em Brumado parece estar acabando, já que várias ações mais intensas começam a voltar a povoar a página policial da cidade nos últimos dias. Um dos registros que vem comprovar o grau da violência aconteceu nesta terça-feira (19) no Bairro Apertado do Morro, onde um motorista fugiu de um assalto colocando em risco a vida de uma criança que estava no banco de trás do veículo. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, dois bandidos saíram do meio do mato e, com armas em punho, deram voz de assalto. O motorista, numa atitude muito arriscada, jogou o carro para cima dos bandidos que efetuaram uma série de disparos. Durante a fuga frenética tiros atingiram o parabrisa traseiro do veículo e quase atingiram uma criança que estava dentro do carro. O motorista conseguiu escapar, mas o susto foi muito grande e a criança ficou muito apavorada. 



Projeto de paisagismo e animação infantil do promoter Kezinha foi destaque na ExpoBrumado 2016

Fotos: 97NEWS

O projeto de paisagismo da praça central na ExpoBrumado 2016 foi um sucesso. A iniciativa teve por objetivo oferecer ao público presente um local aconchegante para descansar, fotografar e ser concientizado sobre o mosquito Aeds Aegypti. No projeto foram usados materiais recicláveis e reaproveitados, a exemplo de pneus abandonados e troncos de árvores mortas. Os materiais foram transformados em assentos e peças decorativas. Kezinha Produções também levou para o evento uma programação infantil variada, que contou com a presença da turma da Peppa Pig, a turma da Galinha Pintadinha, além do pinta caras. “Toda esta produção só foi possível graças ao apoio cultural de pessoas que têm visão empreendedora e se preocupam com a conservação do meio ambiente”, destacou Kezinha produções.

Foto: 97news


Alunos da APAE fazem passeio na ‘Carreta da Alegria’

Os alunos tiveram momentos de muita alegria durante o passeio (Foto: 97NEWS)

Os alunos da APAE de Brumado receberam um grande presente nesta terça-feira (19) que foi dado pelos promotores da “Carreta da Alegria”, que proporcionaram um passeio pela cidade, o qual aconteceu em dois turnos. Dezenas de alunos, acompanhados das equipes de monitores, ficaram extremamente felizes e o passeio ficou marcado na vida dos mesmos, já que muitos deles nunca tinham tido uma experiência como essa.  A presidente da instituição, Dorinalva Aragão, agradeceu à direção da empresa responsável pela carreta, bem como vários pais dos alunos, que acompanharam os filhos ficaram muito satisfeitos pela consideração. “Nossos alunos irão ter muitas histórias para contar nos próximos dias, já que eles também puderam desfrutar de momentos de muita brincadeira com os personagens que fazem parte da equipe da Carreta da Alegria”, expressaram. 



Eleições 2016: Reunião entre précandidatos promove discussão sobre novo projeto político para Brumado

Manelão, Gilson Dias, Carlinhos Moura, Genivaldo Azevedo e Paulo Esdras; unidos por um novo projeto político para Brumado (Foto: 97NEWS)

Uma reunião realizada na Biblioteca Jarbas Passarinho na noite desta terça-feira (20) reuniu 5 pré-candidatos, Emanoel Araújo (Manelão); Gilson Dias (PV); Carlinhos Moura (PTC); Genivaldo Azevedo (PT do B) e Paulo Esdras (Rede), os quais se reuniram no intuito de discutir um novo projeto político para Brumado. O mote da discussão foi a renovação e apresentação de ideias inovadoras, que venham tirar Brumado, segundo eles, da polaridade política, já que dois grupos vem se alterando no poder durante os últimos trinta anos. Os pré-candidatos a prefeito, Carlinhos Moura, Manelão e Genivaldo Azevedo se comprometeram a solidificar o ideal por meio da parceria entre ambos, assim como Paulo Esdras e Gilson Dias, que deverão disputar uma cadeira no Legislativo. Foram discutidos temas importantes como a Segurança Pública, a melhoria do Sistema de Saúde, a Educação a dinamização de programas sociais, ampliação do lazer e entretenimento para a cidade, bem como a criação de uma rede de atuação política da juventude, já que um dos objetivos do grupo que está em formação com essa nova proposta é fazer como que os jovens participem mais ativamente do processo político. A reunião foi considerada muito produtiva por todos e vem mostrar que novas propostas estão aparecendo para serem analisadas pelo eleitorado brumadense. Os participantes não negaram também a possibilidade de uma coalização de forças no intuito da efetivação do novo projeto que já começou a ser formatado. 



Taxista brumadense morre em colisão com animal na BA-262

O teto do táxi acabou sendo arrancado com a força da colisão (Foto: 97NEWS)

Animais soltos nas rodovias da região sudoeste continuam sendo um grande perigo para os condutores de veículos, principalmente no período noturno. Na madrugada desta quarta-feira (20), mais um acidente desse gênero tirou a vida do taxista brumadense José Dias de Araújo, o qual era muito conhecido e querido na cidade. Ele, que tinha um ponto na região do Mercado Municipal, vinha de Vitória da Conquista transportando um passageiro que ele tinha ido buscar e, na altura de Vila Mariana, acabou colidindo com um cavalo que estava solto na pista por volta das 02h. Ele foi socorrido pelo SAMU 192 e levado para o Hospital de Anagé, mas não resistiu e morreu no caminho. Morador da Rua Auta Leite, Zé Dias, como era popularmente conhecido, deixa mulher, filhos e netos. 

(Fotos: 97NEWS)


Malhada de Pedras: Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de roubo

(Fotos: Divulgação Polícia Militar)

A guarnição da 34ª CIPM/DPM de Malhada de Pedras, apreendeu neste terça-feira (19), na região da Lagoa do Leite, a motocicleta Honda Fan 125 com restrição de furto/roubo, de placa DLN 4656, A motocicleta era conduzida  Irlan de Jesus Aguiar (foto), que foi autuado em flagrante delito e conduzido para a delegacia de Brumado



Brumado: Colisão entre motocicleta e carreta na madrugada desta quarta-feira (20)

A Polícia Militar chegou logo ao local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O trânsito em Brumado não é violento somente durante o dia, porque existem registros de acidentes durante a noite e a madrugada, o que mostra que toda a atenção tem que ser constante por parte dos condutores. Na madrugada desta quarta-feira (20), por volta das 02h, houve uma colisão na Rua Coronel Tibério Meira, em frente à Madeireira Real. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, a carreta de placa DBL 8529 – Brumado – Bahia, estava vazia e o motorista estava chegando de viagem e ia para casa dormir, quando acabou colidindo com a motocicleta Honda Titan 150, placa JSL 1948 – Brumado – Bahia. Por sorte o motociclista não teve ferimentos mais graves, apesar de ter tido o capacete lançado fora (foto abaixo). A Polícia Militar chegou logo ao local e isolou a áreal. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas, ao que tudo indica, foi falta de atenção da parte de um dos condutores. O SAMU 192 também esteve no local e prestou atendimento ao motociclista que foi levado para o HMPMN consciente. 

(Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)


Parque de energia eólica de US$ 190 milhões começa ser construído em Brumado

Foto: Arquivo/97news

A Enel Green Power Brasil começou a construção de um parque eólico de Cristalândia, zona rural de Brumado, no sudoeste da Bahia. A empresa vai investir US$ 190 milhões na obra. A previsão é que o empreendimento seja entregue no segundo semestre de 2017 e seja capaz de produzir mais de 350 GWh por ano, energia suficiente pra atender cerca de 170 mil residências. A Enel ganhou o direito de construir o parque eólico e fornecer energia na região em um leilão de Fontes Alternativas realizado em abril de 2015. A empresa já possui cinco parques eólicos na Bahia, e opera 264 MW de capacidade de energia eólica. 



Baianos são alvos de preconceito após votação de impeachment, OAB-BA vai investigar

Foto: Reprodução

Após o resultado da votação do impeachment, ocorrida no último domingo (17) os baianos foram alvos de manifestações preconceituosas na internet. Os ataques foram referentes ao posicionamento de alguns parlamentares da Bahia contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), em nota, externou a preocupação com as contínuas manifestações extremistas de preconceito. “O momento histórico pelo qual passa o Brasil não pode ser pano de fundo para violações às garantias constitucionais e à lei. Ademais, é sabido que a internet não é território imune às legislações. Neste contexto há de se ressaltar a existência da lei nº 7.716, que define crimes resultantes de preconceito de raça, cor ou procedência regional. Na chamada Lei Caó, como ficou conhecida em homenagem ao seu autor, o deputado Carlos Alberto de Oliveira, há especificada a prática de crime de incitação de preconceito resultante de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, esclarece o comunicado. A comissão da OAB-BA ainda divulgou um canal para denúncias de atos de preconceito na internet. As denúncias podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected], com “print” da tela e o endereço da página de denunciada com ato preconceituoso. Os e-mails recebidos serão compilados semanalmente e enviados à delegacia de crimes virtuais bem como ao Ministério Público para as providências cabíveis. Fonte: BN

Foto: Reprodução


Vem ai Forró do Sítio Novo 2016: Atrações já foram definidas

Foto: Reprodução

O Forró do Sítio Novo é a festa mais consagrada de Brumado e região e neste ano de 2016, em sua nona edição, promete ser a melhor de todas. Nesse sentido a produção do evento já fechou as atrações que se apresentarão no evento que são a consagrada Banda Mastruz com Leite; o maior forrozeiro do Brasil, Edigar Mão Branca; o rei do romantismo, Canindé; o magistral Targino Gondim e o inigualável e espetacular Fann Estourado. Neste ano além dessas grandes atrações o evento terá grandes novidades e novos cenários, além das tradicionais comidas típicas e bebidas especiais da época junina. Nesse clima de grande alegria, a produção resolveu também lançar a venda de ingressos com um lote promocional que pode ser adquirido por R$ 140,00, que dá direito a um kit que contém um ingresso, uma caneca exclusiva e uma camisa do evento. Então o sucesso está garantido e você não vai deixar de aproveitar esta promoção espetacular garantindo já o seu ingresso para esse evento imperdível. Postos de venda: Pontos de venda: Bar do Rey, Academia Power Gym, Rei do Som, Bar De João Da Toca, Padaria Ki Pão, Jô Lanches, Boutique Sandes, Kabana Açaí, Padaria Pérola, Shopping Bike e Loja W/Man.



Brumado: Secretário municipal de Saúde mostra preocupação com o futuro da UPA da Malhada Branca

(Fotos: 97NEWS)

Uma das obras mais importantes para o desenvolvimento do setor de saúde municipal poderá se transformar em um “Elefante Branco”, caso o governo do estado não venha a intervir, já que, o Ministério da Saúde garantiu não ter mais recursos para serem destinados para a unidade. Foi esse o questionamento do radialista Carlos Silva ao secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, na manhã desta terça-feira (19). Segundo Feres a preocupação existe, mas ele discordou da previsão do radialista. Segundo Feres o MS garantiu que não irá mais disponibilizar mais a parcela para a aquisição do mobiliário e, o que é pior, não destinará mais recursos para a manutenção da unidade. A hipótese é mesmo preocupante, já que a UPA será um importante instrumento no desenvolvimento da saúde municipal. Questionado sobre quais poderão ser as saídas para esse impasse por parte da administração municipal, o secretário respondeu que “o prefeito Aguiberto já está buscando uma saída para que isso não aconteça. A princípio iremos buscar um convênio com o governo do estado para a aquisição do mobiliário e também para a manutenção”. Ele ainda disse que “caso não tenhamos sucesso nesse sentido vamos buscar recursos por meio de emendas parlamentares”. Sobre a manutenção com recursos próprios ele argumentou que “isso por enquanto é a saída mais improvável, já que arcamos uma despesa altíssima com o Hospital Magalhães Neto. Creio que acharemos uma solução, pois uma obra também feita não poderá se tornar um elefante branco”. 



Conquista: 'Talibã' morre em onda sangrenta de assassinatos na cidade

(Fotos: Blitz Conquista)

Fábio de Jesus Santos, vulgo “Talibã”, foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira, 18, na Rua Londrina, bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. A vítima estava sentado na mesa de um bar de esquina, tomando cerveja, quando dois homens chegaram numa motocicleta, modelo Honda Bis de cor preta, e o garupa desembarcou, seguiu em sua direção e efetuou os disparos. Fábio morreu no local, sentado na cadeira. Os bandidos fugiram em direção ao Anel Rodoviário. Minutos depois o Esquadrão Falcão localizou a motocicleta em um terreno baldio no bairro Jardim Valéria. Populares disseram que dois homens deixaram a moto e correram em direção ao Jardim Sudoeste.



BR-030: TOR realiza abordagens na região do aeroporto

Soldados da TOR realizando as abordagens (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A TOR – Tático Ostensivo Rodoviário vem realizando um trabalho de grande resolutividade e contribuindo de forma muito positiva no combate à violência em toda a região sudoeste. Dando continuidade às suas ações, uma guarnição da TOR está realizando na manhã desta terça-feira (19) abordagens a condutores na região do Aeroporto Sócrates Marianne Bitencourt, que fica na altura do KM 18 da BR-030. Os objetivos da ação visam o combate à violência e também a orientação aos motoristas na busca da redução de acidentes, já que nas proximidades, fica a Formosa, local de recentes protestos com queima de pneus, os quais objetivavam chamar a atenção das autoridades para o número alto de acidentes no local. As abordagens continuarão sendo realizadas de forma contínua em todas as estradas da região. 



Tragédia: Caminhoneiro conquistense morre em desastre na BR-415. Carga foi saqueada

Tragédia ocorreu na manhã desta segunda (18), em Cajueiro de Ibicaraí. Moradores levaram a carga enquanto corpo de Cícero Romão Batista Júnior ainda estava no veículo Fotos: Whatsapp

Um acidente na manhã desta segunda-feira (18), próximo ao Cajueiro de Ibicaraí, na BR-415, matou o motorista de um caminhão, carregado de produtos da Seara.O condutor, Cícero Romão Batista Júnior, conhecido como “Shrek”, de Vitória da Conquista, ficou preso nas ferragens. Ele era casado e tinha três filhos. Segundo informações, esposa está grávida de 7 meses. Detalhe: mesmo diante de uma gravidade dessas, populares avançaram na carga, saqueando tudo. O Blog do Marcelo está apurando novas informações, a serem publicadas em breve. 



Trifil ameaça fechar a fábrica caso a qualidade da água não melhore em Itabuna

(Foto: Reprodução)

A Trifil ameaça fechar sua fábrica  em Itabuna, caso a qualidade e abastecimento de água não melhore. Na semana passada uma funcionária faleceu e a principal suspeita seria uma bactéria encontrada no exame médico. Uma funcionária da empresa textil, confirmou a versão para o Plantão Itabuna, acrescentando que muitos colegas dele (a) estão passando mal. ” E tem mais a água daqui ta fazendo mal aos funcionários, estamos ficando doente e a água tem um gosto horrível”, revela. Segundo uma fonte, a empresa estaria negociando uma transferência para o município de Brumado. Sendo que a cidade fica próxima dos produtores de algodão e não enfrenta problema com a falta de água. O possível fechamento da fábrica da Trifil causou uma grande preocupação no meio empresarial. A empresa é a segunda empregadora do município, com mais de 2 mil funcionários, ficando atrás apenas da prefeitura. A possibilidade deste fechamento está causando preocupação, já que pode causar um grande impacto na economia local. Tentamos manter contato com a direção da fábrica em Itabuna, mas não obtemos retorno, mas a informação é que a fábrica estaria operando com bastante dificuldade por conta da falta de água. A Trifil que é uma produtora Têxtil sofre bastante na sua operação por conta da falta de água, que dificulta o processo de coloração e outras operações.



Prefeito de Montes Claros é preso durante operação da Polícia Federal

Gestor usou de meios fraudulentos para beneficiar o hospital dele, diz PF. Secretária de Saúde também foi alvo de mandado de prisão.(Fotos: Reprodução)

O prefeito de Montes Claros Ruy Adriano Borges Muniz (PRB) foi preso preventivamente pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (18), em Brasília (DF). Ele deve chegar à cidade ainda nesta segunda. A Justiça também expediu mandado de prisão contra a atual secretária de saúde do município, Ana Paula Nascimento. A operação “Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde” deve cumprir quatro mandados de busca e apreensão na prefeitura, secretária de saúde e na casa dos envolvidos. Segundo as investigações, os acusados usaram de meios fraudulentos para tentar inviabilizar o funcionamento do Hospital Universitário Clemente Faria, Santa Casa, Aroldo Tourinho e Dilson Goldinho, em Montes Claros. Eles pretendiam favorecer ao Hospital das Clínicas Mario Ribeiro da Silveira, que segundo a PF, pertence ao prefeito, seus familiares e respectivo grupo econômico. O prefeito e a secretária de saúde devem responder pelos crimes de falsidade ideológica majorada, dispensa indevida de licitação pública, estelionato majorado, prevaricação e peculato.



Anatel suspende corte ou redução de internet fixa após fim da franquia

Empresas terão, antes, que permitir a cliente acompanhar o uso de dados. Hoje, o serviço é cobrado de acordo com a velocidade e não tem limite (Foto: Reprodução)

Uma decisão cautelar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) impede temporariamente as operadoras de internet fixa de reduzir a velocidade ou suspender a prestação do serviço de banda larga após o término da franquia prevista. A decisão vale até que essas empresas forneçam aos consumidores ferramentas que permitam, por exemplo, acompanhar o uso de dados de seus pacotes. Ou seja, dentro de alguns meses, as operadoras vão voltar a ser liberadas para fazer os cortes de sinal – se isso estiver previsto no contrato com os clientes. O despacho da agência com a cautelar foi publicado na edição desta segunda-feira (18) do Diário Oficial da União. O descumprimento pode gerar multa de R$ 150 mil por dia, até o limite de R$ 10 milhões às operadoras.