ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Copa Brahma de Futsal chega às partidas de semifinais nesta quinta (09)

Pagamento de 3º parcela dos precatórios do Fundef é sancionado por Jerônimo ROdrigues

Em abril, custo da cesta básica subiu em 10 das 17 capitais brasileiras

Feira de Trabalho, Emprego e Renda é realizada pela UNEB em Brumado

Escolas estaduais de Guanambi recebem serviços gratuitos do Odontomóvel nesta semana

Desenbahia passa a financiar carro elétrico para taxistas

Mais de 1 milhão de pessoas já foram afetadas por enchentes no RS

Sessão em Câmara de Vereadores do município de Paulo Afonso é suspensa após bate-boca e tapa na cara

Justiça interdita lojas da Burger King em Vitória da Conquista por dívidas trabalhistas

A Clínica Mais Vida realiza diversos tipos de Ultrassonografia com Doppler com equipamento de alta definição e tecnologia

Morador em situação de rua é espancado no interior da Bahia

Sobe para 90 número de mortos devido as fortes chuvas no Rio Grande do Sul

SSP inicia implementação de câmeras em uniformes da Polícia Militar nesta terça-feira

Inmet anuncia alerta vermelho para tempestades no Rio Grande do Sul até esta terça

Alexandre Nardoni deixará prisão para cumprir pena em regime aberto

Carro parte ao meio e jovem morre após colisão em rodovia da Bahia

Operação apreende mais de R$ 7 mil em materiais falsificados em Feira de Santana

Brumado: Abertura da campanha Maio Amarelo reforça conscientização no trânsito

Dom Basílio, Ibiassucê, Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio e outros municípios vão receber novas ambulâncias e vans

Operação Rotas da Fauna atua contra o tráfico de animais na Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2024"

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Foto: Divulgação

O câncer colorretal é mais conhecido como câncer de intestino e reto e é um dos tumores com mais ocorrência no Brasil. São mais de 40 mil casos por ano, sendo o segundo mais prevalente em homens e mulheres. Para chamar a atenção para o alto grau de incidência tanto em homens como em mulheres o mês de março foi escolhido para a campanha de conscientização, sendo designado – “Março Azul-Marinho”. Cada dia mais comum e bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamado cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos. Os pólipos são adenomas e, portanto, lesões benignas, que crescem na parede do cólon e, quando associados a modos de vida não saudáveis e predisposição genética podem, com o passar do tempo, transformar-se em câncer. Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são idade igual ou acima de 60 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras). 

O consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para este tipo de câncer. Em suma, os fatores de risco para o câncer colorretal são: fumar; consumir bebidas alcoólicas; ter sobrepeso ou obesidade; consumir alimentos com alta densidade energética (são aqueles que a cada 100g oferecem 225 - 275 kcal) e carnes vermelhas; consumir carnes (quaisquer tipos, inclusive aves e peixes) preparadas na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco; consumir pouca quantidade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais; ser sedentário. Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama. Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado. É de suma importância que ao apresentar os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino como: sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas); massa (tumoração) abdominal, se busque um especialista para diagnóstico, pois esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para seu diagnóstico correto e tratamento específico. Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias. A prevenção do câncer de intestino pode ser realizada através do exame de colonoscopia e está indicado para homens e mulheres a partir de 45 anos de idade. Portanto, a prevenção é o melhor remédio. Cuidem-se. Todos contra o câncer colorretal! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Foto: Divulgação

O primeiro Relatório de Transparência Salarial publicou, nesta segunda-feira (25), dados apontando que mulheres ganham 17,3% a menos do que os homens no estado da Bahia. O documento foi apresentado pelos ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego (MTE), com informações enviadas pelas empresas com 100 ou mais funcionários, perfil exigido por lei para apresentar os dados para o Governo Federal. Ao todo, 2 mil empresas baianas responderam ao questionário que juntas somam 743,6 mil empregados. A exigência do envio de dados atende à Lei nº 14.611, que dispõe sobre a Igualdade Salarial e Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens, sancionada pelo presidente Lula em julho de 2023. A diferença de remuneração entre homens e mulheres varia de acordo com o grande grupo ocupacional. Na Bahia, em cargos de dirigentes e gerentes, por exemplo, chega a 25,2%. No recorte por raça, o relatório aponta que o número de mulheres negras é maior que o de mulheres não negras nas empresas do levantamento, com registro de 195,3 mil e 82,4 mil, respectivamente. No entanto, a remuneração média da mulher negra é de R? 2.890,51, enquanto a da não negra é de R? 3.300,43. No caso dos homens, os negros, também maioria nas empresas, recebem em média R? 3.425,47 e os não negros, R? 4.131,58. O relatório também contém informações que indicam se as empresas têm políticas efetivas de incentivo à contratação de mulheres, como flexibilização do regime de trabalho para apoio à parentalidade, entre outros critérios vistos como de incentivo à entrada, permanência e ascensão profissional das mulheres. No caso da Bahia, o relatório registrou que 44,8% das empresas possuem planos de cargos e salários; 36,2% adotam políticas para promoção de mulheres a cargos de direção e gerência; 30,4% têm políticas de apoio à contratação de mulheres; e 25,4% adotam incentivos para contratação de mulheres negras.



Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Foto: Reprodução l Rede Social

Uma das principais pontes de Baltimore, nos EUA, desabou após um navio porta-contêineres bater na estrutura na madrugada desta terça-feira (26), vários veículos caíram no rio. As equipes de resgate estavam procuram pelo menos sete pessoas na água. De acordo com imprensa local, com bandeira de Cingapura, o navio estava indo para Colombo, Sri Lanka. No vídeo que circula nas redes sociais mostrando o incidente, a embarcação parece ter atingido um dos suportes da ponte Francis Scott Key, fazendo com que a estrada de rompesse em vários pontos e caísse na água. Ainda nas imagens, é possível ver que o navio pegou fogo e se formou uma fumaça preta e espessa. As equipes de emergência estavam procurando pelo menos sete pessoas que acreditam estarem na água, embora considerem que ainda é muito cedo para saber quantas pessoas foram afetadas. Segundo o diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore, à The Associated Press, algumas cargas pareciam estar penduradas na ponte. A estrutura atravessa o Rio Patapsco, uma artéria vital que, juntamente com o Porto de Baltimore, é um centro de transporte marítimo na Costa Leste. Vários veículos estavam na ponte no momento, incluindo um do tamanho de um caminhão trator. De um ponto de observação próximo à entrada da ponte, restos irregulares de sua estrutura de aço eram visíveis saindo da água, com a rampa de acesso terminando abruptamente onde o vão começava.



Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Foto: Reprodução l Rede Social

Um jovem, de 19 anos, foi morto a golpes de faca na madrugada desta segunda-feira (25) em Planalto, no Sudoeste baiano. Até o início da manhã desta terça-feira (26), o suspeito não foi localizado. Segundo a polícia, o crime ocorreu durante uma festa de cavalgada. A vítima, identificada como Cleiton Lima dos Santos, chegou a ser socorrido para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme o G1, testemunhas relataram que uma discussão entre a vítima e outro jovem teria sido o motivo do ataque a facadas. Pelo menos três golpes atingiram a vítima. O crime é investigado pela delegacia de Planalto. 



Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Um ex-vereador de Vitória da Conquista, no Sudoeste, segue internado nesta terça-feira (26) em estado grave. Noeci Ferreira Salgado, de 74 anos, sofreu um atropelamento na última quinta-feira (21). O idoso atravessava uma avenida da cidade quando foi atingido por uma motocicleta. Logo após o acidente, o motociclista evadiu do local, sem prestar socorro. Salgado teve um rim retirado e está entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do IBR Hospital. Noeci Salgado também é vice-presidente do diretório municipal do PT.



Mutirão Saúde em Ação Brumado já realizou mais de 18 mil procedimentos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Iniciado em janeiro deste ano, o Mutirão de Saúde promovido pela Prefeitura de Brumado segue com altos números de atendimento à população brumadense. Entre exames, tratamentos e cirurgias nas áreas de varizes, oftalmologia e cirurgias eletivas, 18.361 procedimentos foram realizados até o final da última semana. Outras mais de 2700 cirurgias eletivas já estão agendadas e devem ser realizadas ao longo das próximas semanas. O Mutirão de Saúde deve realizar, ao todo, mais de 26 mil procedimentos. No momento, todas as vagas para cirurgias eletivas e cirurgias oftalmológicas já foram preenchidas, mas ainda há vagas para o tratamento de varizes. A mega oferta de serviços é uma forma da Prefeitura acabar com as filas de espera em áreas bastante procuradas pela população, além de promover e garantir mais qualidade de vida.



Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Foto: Divulgação

Investigadores, escrivães, delegados, peritos técnicos, criminais, odonto-legais e médicos legistas aprovaram uma nova proposta de reestruturação salarial das polícias Civil e Polícia Técnica, na manhã desta segunda-feira (25), durante Assembleia Geral Conjunta, no Hotel Fiesta, bairro do Itaigara. A Assembleia foi organizada pelo movimento “Unidos pela Valorização dos Policiais Civis” representado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Associação dos Delegados de Polícia (Adpeb), Sindicato dos Peritos em Papiloscopia (Sindpep),  Sindicato dos Escrivães (Aepeb-Sindicato), Associação dos Investigadores (Assipoc), Sindicato dos Peritos Médicos e Odonto-legais (Sindmoba) e o Sindicato dos Peritos Criminais (Asbac). A proposta de reestruturação salarial aprovada pela categoria pretende, nos próximos três anos, tirar os policiais civis baianos do 26° sexto pior salário do Brasil. A expectativa é que os integrantes das Forças de Segurança consigam alcançar os cinco maiores salários do país. Juntas, as entidades agora vão solicitar do governo do Estado o avanço das negociações. A nova proposta de reestruturação da Polícia Civil e Técnica já foi encaminhada pela delegada-geral, Heloísa Brito, ao secretário da Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner. 



Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Foto: Divulgação

No último dia 21 de março, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) por meio das redes sociais declarar o seu apoio à pré-candidatura de Fabrício Abrantes (Avante)  para a prefeito de Brumado. “Eu entendi que este é um tempo de unidade. E por isso buscamos uma união com o pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes. Porque entendemos que os projetos que Fabrício tem para nossa cidade, vai transformar em uma cidade modelo”, disse o vereador.  Para Fabrício, o apoio de Amarildo é muito importante. “Tenho certeza que ao lado do meu amigo Amarildo, nós iremos juntos, projetar uma cidade com mais esperança, com um futuro melhor para vocês brumadenses. Amarildo que tem feito um excelente trabalho na Câmara de Vereadores, se une ao nosso projeto para podermos dar um grande resultado para todos vocês”, afirmou Abrantes. O pré-candidato Fabrício mantém diariamente a sua agenda de compromissos políticos com visitas, escutas junto à população,  filiações ao partido Avante e reuniões com lideranças locais e pré-candidatos a vereador de Brumado.



Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Foto: Divulgação

O Governo do Estado entregou, na manhã desta segunda-feira (25), 23 novas ambulâncias. O também marca a entrega de 402 entre kits com aparelhos de saúde. No total, foram aplicados mais de R$ 28,9 milhões para fortalecer a assistência básica em saúde prestada pelas prefeituras de mais de 180 municípios baianos. O ato de entrega acontece Parque de Exposições de Salvador, na presença de diversas autoridades. “A saúde, o tratamento, não começam na última instância de uma situação, por mais grave que seja. Ela passa pelas mãos das secretarias municipais de saúde. É fundamental que a gente possa construir esse sistema de saúde bem fortalecido”, destacou o governador, ao reforçar a importância de investir em saúde dos municípios e, em seguida, afirmar que novas entregas serão feitas. O investimento total para o reforço da frota de ambulâncias de quase R$ 6,2 milhões. A capital recebe dois novos veículos modelo Toyota Hillux, além de cidades como Abaré, Nilo Peçanha, Sento Sé, Elísio Medrado e Igrapiúna. Já os aparelhos de saúde somam mais de R$ 22,7 milhões.



Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia

Foto: Divulgação

Cerca de dois anos depois, dois homens foram condenados por homicídio e ocultação de cadáver por um crime que ocorreu na cidade de Caraíbas, no sudoeste da Bahia. O casal João Paulo Rosa Amorim e Manoel Nascimento dos Santos são apontados como os autores da morte de Jussara Santos Lima, em 2022. A sentença, data de 20 de março, estabeleceu pena de 20 anos e seis meses de prisão para João Paulo pelos dois crimes, e de um ano e oito meses de prisão para Manoel pelo  crime de ocultação de cadáver. Segundo o promotor de Justiça Marco Aurélio Rubick da Silva, que atuou na acusação, o crime foi cometido por motivo torpe e sem possibilidade de defesa da vítima, que teve o corpo escondido em uma cisterna. De acordo com as investigações, Jussara Lima, que era amiga das vítimas, foi morta durante uma conversa porque João Paulo Amorim achou que ela estaria “dando em cima” de Manoel Santos, seu companheiro. O crime ocorreu na residência do casal. Provas obtidas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) confirmam que João Paulo desferiu golpes de machado na vítima e, com a ajuda de Manoel Santos, jogou o corpo em uma fossa no fundo do quintal. No dia seguinte, conforme a investigação, eles tamparam o buraco com cimento para que nada fosse descoberto e viajaram. O crime foi descoberto por vizinhos que desconfiaram do mau cheiro no local e acabaram encontrando o corpo.



Homem descumpre medida protetiva e invade residência de ex-companheira no Rio de Contas

Foto: Luciano Santos l 97News

Um homem foi preso, no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, após descumprir uma medida protetiva, invadir a casa da ex-companheira, e agredi-la com tapas no rosto. O caso ocorreu na última quinta-feira (21) e o suspeito foi preso preventivamente durante a Operação Unum Corpus da Polícia Civil. Nesta segunda-feira (25), o delegado titular da Delegacia Territorial de Rio de Contas, Fábio Lago, informou que o indivíduo descumpriu uma medida protetiva de urgência. “Conseguimos minimizar o sofrimento para as filhas e para essa mulher com a prisão na quinta-feira. A sensação de impunidade não pode prevalecer, mas sim o combate diuturno da Polícia Judiciária contra esses agressores”, afirmou. O suspeito deve responder pelos crimes de violência física, moral e psíquica. Ele foi encaminhado para a carceragem de Livramento de Nossa Senhora, e deve ser transferido para o Conjunto Penal de Brumado após a audiência de custódia.



Pesquisadores brasileiros criam armadilha à base de fungo para combater mosquito da dengue

Foto: Reprodução l Freepik

Pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense criaram uma armadilha à base de fungo para auxiliar no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue e zika. As informações são da Agência Brasil. O produto, nomeado como MataAedes, tem a proposta de auxiliar no controle do inseto sem prejudicar o meio ambiente, já que é 100% degradavel. Um dos autores da pesquisa, Adriano Rodrigues, explicou como a armadilha funciona. "Depois aberta, pode ser colocada em cima de um móvel e já estará matando os mosquitos adultos. A armadilha funciona por 30 dias, durante dia e noite, matando os mosquitos. E depois precisa ser trocada, mas é descartável", afirmou. Também foi explicado que a utilização de fungos na criação do produto colabora para, dentro de 48 horas, atrair e matar os mosquitos. "A armadilha simula um ambiente perfeito para o mosquito se esconder e descansar. Mas os eles acabam morrendo por causa da contaminação do fungo que está dentro da armadilha", disse. "Os resultados são animadores. Residências que recebem armadilhas com fungo têm redução de mais ou menos 80% da população de mosquitos, comparando com as residências que não recebem armadilhas com fungo", acrescentou Adriano Rodrigues. Todo o estudo e criação da armadilha durou mais de dez anos. O projeto contou com o financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).



Dia Mundial da Tuberculose - Especialista da Clínica Mais Vida chama a atenção para importância da conscientização sobre essa doença contagiosa

Foto: Divulgação

O dia 24 de março foi proposto pela OMS - Organização Mundial da Saúde como “Dia Mundial da Tuberculose” - TB, doença que, infelizmente, ainda é tida como uma emergência global pelas instituições de saúde. A campanha tem como objetivo de aumentar a conscientização pública sobre as consequências devastadoras da TB nas áreas da saúde, sociais e econômicas e para intensificar os esforços para acabar com a epidemia global da doença. A data marca o dia em que o Dr. Robert Koch anunciou, em 1882, que havia descoberto a bactéria causadora da tuberculose, abrindo caminho para seu diagnóstico e cura. A especialista da Clínica Mais Vida, Dra. Damille Sandes, explica que a tuberculose é uma doença infecciosa que apresenta como sintomas: tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite. É primordial dizer que a doença tem cura e o tratamento deve ser seguido corretamente conforme as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses. Logo nas primeiras semanas ocorre melhora dos sintomas, fato que leva o paciente, em alguns casos, a abandonar o tratamento. Não devendo acontecer de forma alguma, pois não terá a cura. No Brasil, a doença é muito prevalente, já que as condições sanitárias contribuem para esse alto índice. Portanto, cuide-se, a prevenção é o melhor remédio. Aos primeiros sintomas procure um especialista. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



87 mil chaves Pix vazaram do Banco Central

Foto: Reprodução

Um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) teve dados vazados, informou nesta sexta-feira (22) o Banco Central (BC). Este foi o sétimo vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020. As informações são da Agência Brasil. Segundo o BC, o vazamento ocorreu entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024 e abrangeu as seguintes informações: nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. O vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento, informou o BC, destacando que a exposição ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos. Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”. Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que estes serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu que os clientes desconsiderem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.



Cresce número de brasileiros que dizem ser contra descriminalização da maconha

Foto: Reprodução

O percentual de brasileiros que dizem ser contra a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal cresceu. Os dados são da pesquisa Datafolha realizada esta semana. Ao serem informados de que o Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando um caso que pode deixar de tratar como crime a posse de pequenas quantidades da droga, 67% dos entrevistados pelo levatamento disseram ser contra a proposta. Em setembro do ano passado, a mesma pesquisa foi realizada e esse percentual era de 61%. Do outro lado, 31% dos entrevistados nesta semana apoiam a descriminalização. Esse índice reduziu, já que 36% que responderam, em 2023, que o porte de maconha deveria deixar de ser crime. No novo levantamento, outros 2% não sabem ou preferiram não responder. O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas maiores de 16 anos, nos dias 19 e 20 de março, em 147 municípios de todo o Brasil. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Com excesso de peso, carreta tomba e destrói veículo em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Com excesso de peso, uma carreta tombou e destruiu uma balança e um carro oficial, no posto fiscal de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (22). O veículo de 120 toneladas afundou a balança e caiu sobre veículo  do Governo do Estado. O carro estava estacionado no momento do acidente. Não há informações sobre feridos. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Operação Unum Corpus registra 405 prisões no interior baiano; dois suspeitos morrem em confronto com policiais

Foto: Divulgação

A Polícia Civil registrou 405 prisões efetuadas durante a 12ª Fase da Operação Unum Corpus, deflagrada nesta quinta-feira (21), em 406 municípios baianos. Nas ações, dois suspeitos morreram em confronto com a polícia. Ao total, foram apreendidos 49 armas de fogo, aproximadamente 10 quilos de drogas e 13 veículos. Entre os suspeitos detidos, 105 são acusados de crimes contra a vida, 50 por tráfico de drogas, 61 por crimes contra o patrimônio, 39 por estupro e 48 por violência doméstica e familiar, além de outros crimes. Segundo a polícia, três lideranças de facções criminosas foram presas na operação, entre estas, o Pedro Víctor Fatel Costa Leite, o "Fatel", líder de um grupo vinculado a uma facção do Rio de Janeiro, responsável pelo tráfico de drogas e homicídios nas regiões sudoeste, baixo sul e sul da Bahia. Ao longo das 12 fases da Operação Unum Corpus, 2.016 pessoas foram presas, 349 armas de fogo foram apreendidas e 1.952 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.



Número de jovens de 18 a 24 anos que estudavam na Bahia cai e chega ao menor patamar desde 2016, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A proporção de jovens na faixa etária entre 18 e 24 estudando na Bahia, em 2023, chegou ao seu patamar mais baixo (29,9%) e ao menor número absoluto (455 mil). Essa é a terceira queda consecutiva desde o início da série histórica da PNADC para esse indicador, em 2016.A taxa desceu de 30,4% para 29,9% entre 2023 e 2022, foram menos 34 mil estudantes, de um ano para o outro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último Censo IBGE, o estado também figurou com o menor percentual de pessoas de 25 anos ou mais de idade como ensino superior completo no país (11,9%). Já nas demais faixas etárias houve aumento na taxa de escolarização no estado, entre 2022 e 2023. O mais intenso ocorreu entre as crianças de 0 a 3 anos, na qual a frequência à creche ou pré-escola passou de 30,6% para 34,7%, o que significou um aumento de 15 mil pessoas no período. No Brasil como um todo, a taxa de escolarização também variou negativamente entre 2022 (27,2%) e 2023 (27,1%), mas numa intensidade menor do que na Bahia. Houve recuos em 15 das 27 unidades da Federação, e a redução baiana foi a 9ª maior. 



Um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Uma parcela de 19,8% dos jovens de 15 a 29 anos no Brasil, ou seja, um entre cinco, não estudava nem trabalhava em 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em números absolutos, eram 9,6 milhões de pessoas nessa situação. O estudo constatou que, por outro lado, 15,3% dos jovens trabalhavam e estudavam, 39,4% apenas trabalhavam e 25,5% apenas estudavam. A parcela de jovens que não trabalhavam nem estudavam recuou em comparação com 2022 (20%) e com 2019 (22,4%). “Essa população que nem estudava, nem se qualificava e nem trabalhava vem diminuindo porque, nos últimos anos, a gente teve um aporte maior de jovens na força de trabalho. Essa população foi sendo reduzida mais pela via mercado de trabalho do que necessariamente via educação”, explica a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy.

O percentual de jovens que não trabalhavam nem estudavam era ainda mais alto entre aqueles com 18 a 24 anos, faixa etária adequada para o ensino superior: 24% ou aproximadamente uma entre quatro pessoas. Nessa faixa, 18% estudavam e trabalhavam, 39,4% só trabalhavam e 18,6% só estudavam. Entre aqueles com 15 a 17 anos, 11,3% trabalhavam e estudavam, 2,3% só trabalhavam, 81,2% só estudavam e 5,1% não faziam nem uma coisa nem outra. Já para aqueles com 25 a 29 anos, 13,8% trabalhavam e estudavam, 59,2% só trabalhavam, 4,8% só estudavam e 22,3% não faziam nenhuma das duas coisas. “De 15 a 17 anos, o principal arranjo é não estar trabalhando e estar estudando, o que é bastante desejável. De 18 a 24 anos, essa situação de estar apenas estudando cai significativamente e aumenta a condição de apenas trabalhar. O trabalho começa a competir com os estudos na vida desse jovem. Mas cresce também a condição de uma pessoa não estar trabalhando nem estudando. Por fim, de 25 a 29 anos, a gente tem quase 60% das pessoas voltadas integralmente para o trabalho”, afirma a pesquisadora do IBGE.

CONTINUE LENDO