ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2022"

Brumado: Doação de terreno para construção de hospital particular será votada na Câmara

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O projeto que prevê a doação de um terreno público do Município de Brumado, será votado na próxima segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores. Membros da empresa Medical Consult - Serviços Médicos Ltda já estiveram na Tribuna Livre prestando alguns esclarecimentos aos parlamentares e à população local. Um requerimento apresentado pelos vereadores, com diversos questionamentos, já foi respondido pela empresa. Vale ressaltar que a doação do terreno para a construção de um hospital particular necessita de maioria absoluta, ou seja, 10 votos. A votação é aberta.



Youtube vai transmitir programas de TV sem custo

Foto: Reprodução

O Youtube vai começar a transmitir programas de televisão de forma gratuita. A novidade foi divulgada na última quarta-feira (23). A plataforma vai aplicar a idéia inicialmente nos EUA, e depois ganhará outros países. Para que os programas possam ser transmitidos pelo Youtube sem nenhum custo, eles terão anúncios, da mesma forma que ocorre com os comerciais. No comunicado oficial, o Youtube declarou que colocará à disposição dos usuários mais de 4 mil episódios de programas de TV, como Heartland, Hell’s Kitchen e Andromeda.



Governo publica decretos para nortear a conduta de servidores no ano de eleição

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Decretos assinados pelo governador Rui Costa e publicados nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial do Estado, criam dois comitês e apresentam normas de conduta para agentes da Administração Pública Estadual para garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos nas eleições 2022. O Comitê Interinstitucional de Acompanhamento e Controle (CIAC) se encarregará de propor e fiscalizar medidas de garantia de cumprimento das normas financeiras, contábeis, administrativas e eleitorais no último ano de mandato do chefe do Poder Executivo Estadual. O comitê terá reuniões semanais e será formado pelos secretários de Fazenda, Administração, Planejamento, Comunicação, da Casa Civil e pelo Procurador Geral do Estado, ou seus representantes. Já o Comitê de Articulação e Monitoramento (CIAM) tem a finalidade de propor medidas que viabilizem a proteção dos bens e serviços públicos e seus agentes, no exercício de suas funções, contra abuso ou manipulação de dados e informações que possam causar danos individuais ou coletivos por meio da utilização das redes sociais e de serviços de mensagem privada através da Internet (incluindo fake news e outros conteúdos). O CIAM será composto pelos secretários de Comunicação Social, da Casa Civil, Segurança Pública, Administração, Planejamento e pelo Procurador Geral do Estado e terá reuniões semanais. Qualquer conduta que resulte em desrespeito à legislação eleitoral estará sujeita às penalidades previstas em lei federal.



Sindicato da Polícia Civil anuncia suspensão da greve após Governo abrir negociação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc) decidiu suspender a greve de três dias anunciada para começar nesta sexta-feira (25). Conforme a entidade, o Governo do Estado da Bahia decidiu abrir um diálogo com a categoria. A primeira rodada de negociação será hoje (25), a partir das 15h, na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB). “Foi uma grande vitória para o nosso movimento. Agradecemos o bom senso da gestão estadual, nos chamando para o diálogo”, declara o presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes. Ele disse que vai sentar à mesa para apresentar as demandas dos policiais civis ao governo. “O nosso foco é a regulamentação da Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado da Bahia, nº 11.370/2009, em seu artigo 46, parágrafo 1º, no que tange ao salário de nível superior, essa é a nossa reivindicação, e disso não abriremos mãos. No entanto, o gesto do governo já é um alento e esperança para a categoria”, afirmou Eustácio.

 



Guanambi: Acidente entre moto e carreta termina com vítima fatal na BR-122

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um acidente entre uma carreta e uma moto na noite de quarta-feira (23), na BR-122, no município de Guanambi, terminou em fatalidade. O motociclista, identificado como Anderson Rodrigues Silva, 31, não resistiu a colisão e morreu no local. Segundo a Polícia, o motorista da carreta, identificado como Wellington Costa Ferreira, trafegava normalmente com a velocidade média de 60km/h, quando foi surpreendido pela motocicleta que invadiu a contramão, sendo impossível evitar o acidente. O Departamento de Polícia Técnica realizou os procedimentos de praxe na pista. Após realização da perícia, os veículos envolvidos foram liberados. O motorista foi conduzido à 22ª Coorpin para prestar esclarecimentos.



Policiais Civis da Bahia decretam greve geral por 72 horas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Policiais Civis da Bahia anunciaram, nesta quinta-feira (24), que vão entrar em greve de 72 horas, a partir das 8h desta sexta-feira (25). De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), os agentes tentavam há mais de um ano uma negociação com a gestão sobre salário de nível superior conforme previsto na Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado da Bahia, nº 11.370/2009, em seu artigo 46, parágrafo 1º, sem sucesso. Durante o período da greve estará suspenso todo e qualquer serviço inerente aos Policiais Civis da Bahia. O sindicato informou que o movimento grevista já vinha sendo anunciado pela categoria há alguns meses e o ponto alto da crise entre o estado e os servidores aconteceu após o governo descumprir a decisão judicial de não abrir uma mesa para diálogo com os servidores.

 



Brumado: Sesau realizará mutirão para cirurgias eletivas entre 30 de março e 12 de maio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao longo de 44 dias, vários procedimentos cirúrgicos e exames pré-operatórios devem ser realizados no município de Brumado pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Cláudio Soares Feres, o objetivo é zerar a fila de cirurgias eletivas que tiveram a demanda represada durante a pandemia. "Conseguimos montar uma estrutura para ampliar a oferta dos exames pré-operatórios. Estamos com toda rede trabalhando para, no dia 30, darmos início às consultas", disse ao 97NEWS. Serão realizadas cirurgias de histerectomia, vesícula, hérnias, varizes e catarata. Já no dia 1º de abril, serão iniciadas as cirurgias oftalmológicas e, no dia 4, as demais. Os procedimentos serão realizados no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Conforme o secretário, os pacientes interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para fazerem o pré-agendamento da consulta do dia 30 deste mês. Já os pacientes com indicação de cirurgia de catarata devem procurar a Policlínica Municipal (antiga UPA), localizada no bairro Malhada Branca, para fazer esse cadastro.



Ibiassucê: Dupla armada assalta posto de combustíveis da cidade

Foto: Reprodução

Na quarta-feira (23), por volta de 8h50, um casal abordo de uma moto realizou um assalto à um posto de combustíveis de Ibiassucê, Sudoeste da Bahia. Imagens das câmeras de segurança do local mostram o momento exato que o casal age na unidade. A mulher desce da moto e aborda a frentista com uma arma. Depois de efetuado o roubo, ambos fogem em direção ao centro da cidade. O mesmo casal também teria praticado assaltos no município de Caculé. A polícia está investigando os fatos a fim de elucidar o crime e identificar os criminosos.

 



Dia Mundial da Tuberculose – Especialista da Clínica Mais Vida chama a atenção para importância da conscientização sobre essa doença contagiosa

Foto: Divulgação

O dia 24 de março foi proposto pela OMS - Organização Mundial da Saúde como “Dia Mundial da Tuberculose” - TB, doença que, infelizmente, ainda é tida como uma emergência global pelas instituições de saúde. A campanha tem como objetivo de aumentar a conscientização pública sobre as consequências devastadoras da TB nas áreas da saúde, sociais e econômicas e para intensificar os esforços para acabar com a epidemia global da doença. A data marca o dia em que o Dr. Robert Koch anunciou, em 1882, que havia descoberto a bactéria causadora da tuberculose, abrindo caminho para seu diagnóstico e cura. A especialista da Clínica Mais Vida, Dra. Damille Sandes, explica que a tuberculose é uma doença infecciosa que apresenta como sintomas: tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite. É primordial dizer que a doença tem cura e o tratamento deve ser seguido corretamente conforme as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses. Logo nas primeiras semanas ocorre melhora dos sintomas, fato que leva o paciente, em alguns casos, a abandonar o tratamento. Não devendo acontecer de forma alguma, pois não terá a cura. No Brasil, a doença é muito prevalente, já que as condições sanitárias contribuem para esse alto índice. Portanto, cuide-se, a prevenção é o melhor remédio. Aos primeiros sintomas procure um especialista. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Conquista: PRF apreende haxixe e LSD com passageira de ônibus

Foto: Divulgação l PRF

Uma passageira de um ônibus foi preso ao ser flagrada com uma bagagem de drogas. O fato ocorreu na tarde de terça-feira (22) quando policiais rodoviários federais fiscalizavam um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista. Logo após parar um ônibus que tinha saído de São Paulo (SP) com destino a Fortaleza (CE), os policiais entraram no veículo. Na vistoria, eles desconfiaram de uma passageira. A mulher, de 24 anos, aparentava nervosismo incomum com a ação policial, o que aumentou o grau de suspeita. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os policiais encontraram na bagagem da mulher 64 pontos de LSD -- droga sintética com efeito alucinógeno --, e mais uma quantidade de haxixe -- derivado da maconha mais potente --, correspondente a 200 gramas. Com o flagrante, a acusada e o material foram levados para uma delegacia da cidade. Ela vai responder pelo crime de tráfico de drogas. 



Brumado: Vítimas de acidente entre carro e Van na BA-262 são identificadas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O acidente no qual envolveu um carro de passeio e uma van deixou duas pessoas mortas e duas feridas, na manhã desta quinta-feira (24), na BA-262, próximo a Brumado (veja aqui). Segundo informou a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado, ao site 97NEWS, os dois veículos bateram de frente. Uma das vítimas é o motorista do veículo Gol, identificado como Igor da Silva Cruz, de 24 anos. Ele morreu no local. A segunda vítima fatal foi um dos passageiros da Van, Milton Figueiredo de Oliveira, de 42 anos, ele também morreu no local. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. Dentre os 12 passageiros que sobreviveram, dois tiveram ferimentos, sendo: Odiva Messias Dias, de 85 anos; e Dionísio Pereira Dias, de 82 anos. Eles foram socorridos pelo Samu 192 para o Hospital Professor Magalhães Neto. A CIPRv não informou se o motorista da Van, identificado como Romildo da Silva Nunes, de 42 anos, ficou ferido.



Brumado: Homem invade SAMU e furta uniformes, celulares e uma moto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Policiais Militares da 34ª CIPM, apresentaram na sede da 20ª Coorpin, na manhã desta quinta-feira (24), um acusado de furto, que foi identificado como, Vandré, o qual que teria adentrado na Unidade do SAMU 192, localizada no bairro do Hospital, em Brumado. Segundo apurou o site 97NEWS, eles foram acionados via CICOM, sendo informados que o suspeito teria invadido o SAMU e subtraído aparelhos celulares, uniformes da equipe, objetos pessoais e uma moto, que pertence à um dos funcionários durante a madrugada de hoje (24). O acusado foi surpreendido pela PM após uma denúncia anônima na qual ele estaria com um outro veículo, um Celta prata, que inclusive colidiu em uma via do bairro São Felix. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A motocicleta do funcionário do Samu foi localiza abandonada em frente à uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A Polícia Civil investiga se Vandré agiu sozinho nesta madrugada. Vandré também é acusado de ter invadido a casa de uma universitária na última segunda-feira (21). O suspeito está sendo ouvido pela autoridade policial na Delegacia de Brumado e se encontra a disposição da Justiça.

 



Sexualidade foi o tema abordado no Podcast desta semana com a sexóloga, Ana Luíza

Foto: Divulgação

O Tema Livre Podcast é um canal no Youtube que semanalmente lança vídeos com entrevistas, bate papo e sempre com conteúdos de orientação e interesse social. De forma leve e descontraída o apresentador Jorge Malaquias Filho recebe os convidados para abordar diversas temáticas. A entrevistada desta semana foi com a sexóloga, Ana Luiza, que também é proprietária da loja Autêntica Sex Shop. A resenha versou sobre sexualidade de modo geral, alcançando os temas monogamia, os principais tabus encontrados dentro do tema sexualidade, abordando ainda sobre fetiches de casais e o que pode ser feito para apimentar e melhorar as relações. O Vídeo completo está disponível no canal do Tema Livre Podcast e você está convidado a acompanhar. Aproveita e acompanha também o novo projeto Tema Livre Podcast: 'Com Elas'. Um bate papo do universo feminino disponível no mesmo canal do Youtube.



Brumado: Dois morrem em acidente entre van e carro de passeio na BA-262; outras vítimas tiveram ferimentos

Foto: Reprodução l Rede Social

Duas pessoas morreram em uma colisão entre dois veículos, na BA-262, na manhã desta quinta-feira (24), por volta das 05h40. Conforme apurou o site 97NEWS, a colisão aconteceu próximo à uma curva, a cerca de 7 km de Brumado. Ainda segundo as informações, o acidente envolveu uma van com 13 passageiros, e um veículo Gol, com placas de Salvador, mas a polícia ainda não sabe o que pode ter causado a batida. 

Foto: Leitor l 97NEWS

Outras quatro pessoas ficaram feridas. Elas foram socorridas por uma equipe do SAMU para o Hospital Municipal da cidade. Os corpos das vítimas foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Até o fechamento desta matéria, a rodovia estava interditada.



Dupla invade loja, rouba celulares e dinheiro no centro de Brumado

Foto: Reprodução l Sieps Monitoramento

Dois suspeitos, foram flagrados na madrugada desta quinta-feira (24), após um roubo em uma loja de confecções e acessórios, na Rua Coronel Tibério Meira, Centro de Brumado. Eles fugiram levando celulares e dinheiro. A dupla levou menos de um minuto para furtar os produtos. Segundo informações apuradas pelo site 97NEWS, a Central de Monitoramento, por volta das 03h30, flagrou quando os dois estavam sentados em frente a loja. Em seguida, a equipe começou a acompanhar os suspeitos, que usaram uma pedra para quebrar o vidro da porta. 

 

Foto: Reprodução l Sieps Monitoramento

Dentro do estabelecimento, um dos indivíduos pula o balcão e procura por dinheiro nos caixas. Na saída, eles arrombam uma vitrine e levam dois celulares. Durante a invasão, a Central de Monitoramento da Sieps informou ao Cicom, mas como a ação dos suspeitos foi rápida, a Polícia Militar não conseguiu deter os criminosos. Eles fugiram por uma travessa que fica ao lado da loja. Com as imagens, a Polícia já identificou um dos suspeitos e as buscas pela cidade continuam. O fato foi registrado na Delegacia de Brumado.



Brumado: Alunos do bairro Apertado do Morro 2 reclamam de ônibus lotado

Foto: Leitor l 97NEWS

Pais e alunos do bairro Apertado do Morro 2, em Brumado, relatam super lotação em ônibus escolar que atende a localidade. A moradora Poliana, que faz o percurso entre a sua escola ao referido bairro, ela conta que durante o retorno para sua residência, o motorista do ônibus passa por outros bairros, incluindo o bairro vizinho dela, o Apertado do Morro 1. "O ônibus do nosso bairro está muito lotado, queríamos pedir outro ônibus se possível pra o bairro Apertado do Morro 1, pois o motorista passa em vários bairros, e quando chega na metade do percusso, já não tem lugar mais para os alunos sentar. Tem cadeira que vai três ou quatro alunos, pra não ir de pé, mais não tem jeito", afirma a moradora. 

 

Foto: Leitor l 97NEWS

Ela ainda reclama das péssimas condições das estradas e do mato na localidade. "Nós estamos aqui largados pelo poder público, não há limpeza da vegetação, a estrada não tá boa, fomos abandonados", relata a moradora.



Brumado: Presidente da Câmara anuncia audiência pública para tratar da Escola em Tempo Integral

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sessão do Legislativo, que aconteceu dia 21 de março, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, Verimar Dias Meira (PT), anunciou que, em breve, uma audiência pública será realizada com objetivo de tratar do tema de escola em tempo integral no município. É importante lembrar que, desde o começo do ano, foi encaminhado à casa legislativa um projeto de lei de autoria do município que objetiva suspender a redução do período obrigatório de permanência dos alunos nas escolas municipais. Atualmente, de acordo com a lei, esses alunos devem ficar nas ETIs até as 14h. Caso a suspensão seja aprovada, eles deverão permanecer até as 16h30. O projeto de lei nº 008/2022 tem gerado muita polêmica na cidade, pois muitos pais são contrários a obrigatoriedade da permanência nas escolas municipais até as 16h30. Por isso, a presidente do Legislativo informou que irá convocar a Audiência Pública com os pais de alunos e demais autoridades competentes para debater o assunto. O evento ainda não tem data para sua realização.



Vídeo mostra vereador apontando arma para colega durante briga em sessão na Câmara

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma câmera de segurança registrou o momento em que o vereador Neiriberto Martins Erthal, de 46 anos, saca uma arma e aponta para o colega de parlamento Edmar Lucio Batista, durante uma sessão na Câmara de Querência (MT). O fato aconteceu na última segunda-feira (21). O vídeo mostra parte da discussão entre os vereadores. Em seguida, Neiriberto se levanta e dá um soco em Edmar. Quando ele tenta voltar à cadeira, escorrega e, em seguida, já se levanta sacando a arma e apontando em direção ao outro vereador. A Câmara informou que uma investigação policial será instaurada para apurar o caso. “Pertinente aos vereadores envolvidos nas vias de fato, as medidas cabíveis serão tomadas em conformidade dos trâmites constantes no regimento interno desta Casa de Leis”, diz. O trecho da sessão mostra ainda as pessoas presentes na sessão correndo e esvaziando a Câmara. Policiais militares que faziam a segurança do local tentam controlar a situação e retiram Neiriberto do local. O vereador Edimar disse que registrou um boletim de ocorrência contra o vereador, no entanto, não manifestou interesse de representar contra o colega. A polícia disse que a arma usada na ameaça não foi encontrada.



Brumado: CDL, CONSEG e PM discutem recentes arrombamentos no comércio da cidade

Foto: Divulgação

A diretoria da CDL de Brumado esteve reunida na última terça-feira (22) com a Major Leila Gonçalves, da 34ª CIPM, e com o Conselho de Segurança (CONSEG),  com o objetivo de discutir os recentes acontecimentos envolvendo arrombamentos de estabelecimentos comerciais em nosso município. Durante o encontro, a major destacou a importância dos registros de ocorrência realizados na Polícia Civil e registros através do acionamento do 190, para possibilitar as ações de cunho administrativas envolvendo a recuperação de bens eventualmente subtraídos. Ela ainda destacou a importância do reforço ou troca das portas de acesso aos estabelecimentos. De acordo com o setor de inteligência da PM foi registrado que praticamente 100% dos arrombamentos ocorrem em portas com modelos antigos.  A major ressaltou ainda que registros de ocorrência também são importantes no sentido de fornecer subsídio para eventuais ações judiciais, pois a maioria das ocorrências envolvem menores de idade , muitas vezes com problemas psicológicos ou que fazem uso de drogas ilícitas, e na maoiria das apreensões os mesmos não podem ficar reclusos devido a sutuação em que se encontra o sistema carcerário da cidade, sendo liberados após as ações. Na reunião ficou definido a realização de ações de cunho educativo e envolvimento do Ministério Público e Poder Judiciário na busca de possíveis soluções para o problema.



Brumado: Homem invade residência de universitária e furta objetos

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Os casos de arrombamentos tem assustado comerciantes de Brumado. Desde a última semana, a Polícia Militar tem atuado em diversas apreensões e recuperação de produtos que foram oriundos de furto. A Polícia Civil também tem recebido diversas queixas com relação aos crimes. Mas a ação dos criminosos também chegam às residências. Na última segunda-feira (21), um residência que não teve o seu endereço divulgado, foi alvo de um suspeito já conhecido pela Polícia. Segundo consta nos relatos feitos pelas vítimas a Polícia, o criminoso que inclusive já foi preso por diversas vezes, geralmente pelo mesmo crime, furto, invadiu a casa de uma universitária e reviraram tudo. Nas fotos, roupas ficaram espalhadas pelo piso e na cama do quarto. Na ação, ele levou pertences da vítima. Ainda segundo relato das vítimas, o acusado tem praticado tentativas de assédio a jovens estudantes da cidade.