ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2020"

Brumado: Nas redes sociais, médico relata que testes contra a Covid-19 serão reservados à casos graves

Foto: Divulgação

Coriza, febre e tosse, os mesmos sintomas podem ser de uma gripe ou do coronavírus. A orientação dos especialistas é para que as pessoas com esses sintomas fiquem em casa, no chamado isolamento social, e procurem o pronto-socorro no caso de problemas respiratórios. Nas redes sociais, o médico urologista de Brumado, Thiago Torres Silva (CRM 27950) relatou a população brumadense que testes não serão realizados em todos os casos, com exceção a pacientes com sintomas mais graves. O médico afirma que o exame deve ser indicado por um médico apenas para pacientes com quadro clínico sintomático grave. "Essa infecção do coronavírus vai vir como se fosse uma gripe, e as pessoas com a imunidade boa vai passar até despercebido, as vezes com uma tosse e coriza. Mas não tem como você saber se foi uma gripe comum sempre que você foi no médico, e ele te passa um antibiótico. Então não da pra falar que tipo de vírus é... ou se é coronavírus. Agora a gente não está testando todos os casos. O teste para coronavírus vai ficar só para os casos mais graves", relata o profissional. Segundo ele, muita gente vai acompanhar pela imprensa ou rede social que os casos suspeitos são apenas os oficiais, mas na realidade, a Covid-19 já pode até ter chegado em sua casa. "Muita gente vai pensar que o vírus não chegou na casa dele, mas na verdade, ele já pode até ter pego, curado e nem sabe que curou", comenta. De acordo com o médico, a infecção funciona como uma gripe, com sintomas leves, podendo o corpo criar imunidade duas semanas depois e ficar livre da doença. "A ideia do isolamento é justamente para isso, uma pessoas que está com os sintomas, tem que se afastar e ficar em casa porque, se caso você esteja com o vírus ele poderá ser passado à outras pessoas. E ficando em casa por cerca de duas semanas, você vai curar e a resposta imunológica do corpo vem a partir de duas semanas, e você volta para a atividade normal", diz o médico. Ainda de acordo com Dr. Thiago Torres, sem o isolamento os casos só vão aumentando e o sistema de saúde não aguenta atender todos ao mesmo tempo. "Então qual a mensagem que fica, todos os casos com sintomas de gripe, tosse com catarro com febre ou não, eles tem que ser notificado, informados as autoridades de saúde, para que assim o governo federal tenha conhecimento e mande os EPIs e recursos para o combate ao coronavírus", orienta o médico. Veja o protocolo de manejo do coronavírus clicando aqui.



Jequié: Desobedecendo recomendações contra a Covid-19, populares saqueiam carreta após acidente na BR-116; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma carreta carregada com preparo para mingal tombou e derramou a carga no KM 672 da BR 116 no município de Jequié. A Polícia Militar foi deslocada até o local, mesmo assim a multidão ignorou a presença das autoridades policiais e saquearam a carga. Imagens mostram o momento que a aglomeração ao lado da pista estava sendo formada. Nem a chuva forte que caia no momento foi capaz de dispersar o seu avanço e impedir a lamentável ação. Veja o vídeo:



Campanha de vacinação contra gripe começa hoje (23) em Brumado

Começa nesta segunda-feira (23) a Companha Nacional da Vacinação contra a Gripe, que pretende imunizar cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A imunização não é eficaz contra o coronavírus, para o qual não há tratamento. No entanto, a vacina pode auxiliar os profissionais de saúde a excluir o diagnóstico para o novo patógeno, já que os sintomas são parecidos. O Ministério da Saúde vai enviar até o final do mês, mais 4 milhões de doses. Ao todo, serão fabricadas 75 milhões de doses. O programa será encerrado ainda no dia 22 de maio. Inicialmente prevista para abril, a iniciativa foi antecipada para atender ao público mais vulnerável à gripe. A partir de hoje, a imunização está disponível para idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde. Mesmo quem se vacinou no ano passado deve voltar aos postos de saúde para receber uma nova dose. A segunda etapa, que começará no dia 16 de abril, será dedicada a vacinação de doentes crônicos, professores das redes pública e privada e profissionais das forças de segurança e salvamento. A terceira e última fase, prevista para 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, mães no pós-parto, pessoas com deficiência, indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e presidiários. A meta é vacinar pelo menos 90% das pessoas de cada grupo. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação será sábado, 9 de maio, quando os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.



Três pessoas são detidas após decumprir decreto contra o coronavírus em Brumado

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na tarde do último domingo (21), três pessoas foram detidas em Brumado por descumprimento o decreto municipal que estabelece isolamento social por conta da Covid-19. Segundo a polícia militar, os detidos estavam dentro de um bar localizado na Rua Coronel Tibério Meira, no centro da cidade. Ainda segundo a PM, o estabelecimento funcionava normalmente, apesar das portas fechadas. Ao realizar uma abordagem no local, a polícia deparou com um grande aglomerado de pessoas descumprido o Decreto Municipal. O proprietário do bar e dois clientes foram conduzidos para a Delegacia.



Primeiro caso de Coronavírus testa como positivo em Brumado

Foto: Divulgação

Na noite deste domingo (22), s Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), confirmou o primeiro caso de Coronavírus (Covid-19) em Brumado. Segundo as informações colhidas pelo 97News, o paciente passa bem, está devidamente isolado em sua residência, não precisando de internação hospitalar. A secretaria não informou as formas de contágio nem o sexo do paciente, mas disse que toda a equipe de saúde está tomando as devidas precauções e monitorando os familiares. Também foi informado que um dos sete casos foi descartado. Uma nota técnica deverá ser divulgada nesta segunda-feira (23) sobre novos possíveis casos descartados. Vale ressaltar as medidas de combate do isolamento social, ou seja, para que todos os brumadenses permaneçam em suas residências visando evitar os riscos do contágio.



Coronavírus: Brumado cria Ouvidoria para orientação a moradores

Foto: Divulgação

Um serviço tira-dúvidas sobre medidas de prevenção, sintomas e fluxos de encaminhamentos aos serviços de saúde disponíveis para casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), já está em funcionamento para orientação correta aos moradores de Brumado. Trata-se de um sistema por meio da Ouvidoria em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). O atendimento na Ouvidoria será feito simultaneamente por profissionais de saúde (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentre outros) que foram capacitados e estarão sendo frequentemente atualizados e disponibilizados, em regime de escalas, pelos telefones 3441-2686; 3441-2944; 99961-0131 ou 99961-0171, inclusive nos fins de semana (sábados e domingos).



Brumado: UPA 24h poderá funcionar para atender casos urgentes da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97News

Na tarde de sábado (21), o prefeito Eduardo Vasconcelos, acompanhado do secretário de saúde municipal, Claudio Feres, participou da vistoria técnica na UPA 24h localizada no bairro Malhada Branca, constatando viabilidade da unidade para atendimento a pacientes com sintomas do novo coronavírus. Após a inspeção, o prefeito relatou as condições encontradas e próximos passos para reativar a unidade nos próximos dias. “Solicitamos do governo do Estado parceria a fim de se viabilizar a abertura, o mais rápido possível da unidade. Diante disso, já estamos viabilizando equipes para que a energia seja ligada e também outras necessidades estruturais, para iniciar o processo de abertura", disse o gestor. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Segundo o prefeito o governo do estado já acenou com a parceria nesse sentido, numa junção de forças para ampliar a rede de atendimento na área de saúde, que atende os municípios pactuados da microrregião. "Equipamentos, mobílias, funcionários e toda a estrutura vai ser buscada junto a outras entidades, inclusive do meio privado, já que é luta de todos", esclareceu Vasconcelos. De acordo com a administração municipal, um planejamento de urgência para que a UPA 24h possa ser utilizada o mais rápido possível está sendo concluído. "Todas as medidas protetivas vêm sendo colocadas em prática com o máximo de empenho pela administração que conta com a cooperação da população no atendimento ao isolamento social", comentou o gestor municipal.



Nota Técnica do laboratório estadual orienta unidades de saúde da Bahia

Foto: Divulgação

Com o objetivo de orientar todas as unidades de saúde do Estado da Bahia, sejam elas públicas, privadas, filantrópicas e outras, para a coleta de exames de confirmação diagnóstica para o Covid-19, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Lacen (Laboratório Central do Estado) publica Nota Técnica com todas as orientações necessárias. A Nota Técnica traz orientações em relação à indicação para coleta de amostras respiratórias para confirmação laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2, agente etiológico do Covid-19. Com isso, a equipe do Lacen quer evitar o impacto direto na capacidade operacional do laboratório, em realizar os exames laboratoriais, provocando uma sobrecarga da capacidade instalada e a utilização excessiva de materiais (kits para coleta, meio de transporte e diagnóstico).

O Lacen adotou as seguintes orientações para o envio de amostras:

  1. Pacientes com sinais de gravidade SRAG ou internados;
  2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;
  3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
  4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
  5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

Pacientes que não se enquadrem nas situações acima não tem indicação para coleta de amostras.



Bahia: Sobe para 41, os casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19)

Foto: Divulgação

Sete novos casos de Covid-19 foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) nas últimas 24 horas. Os novos casos são de Salvador (5), Prado (1) e Porto Seguro (1). Destes, 41 foram confirmados, 535 foram descartados e nenhum óbito. Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. Do total de confirmações, 23 foram em Salvador; 6 em Feira de Santana; 5 em Porto Seguro; 3 em Lauro de Freitas; 2 em Prado; 1 em Itabuna; e 1 em Camaçari.



Brumado: Operação fecha lojas que descumpriram decreto municipal contra o Coronavírus; Vídeo

Foto: Luciano Santos l 97News

Na manhã deste sábado (21), uma operação conjunta entre a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária fecharam vários estabelecimentos comerciais que desobedeceram o Decreto 5.246 contra o Coronavírus (Covid-19). Durante a operação, bares, oficinas mecânicas, gráficas e lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram fechadas. “A gente pede para que todos fiquem em casa e os estabelecimentos que não servem a coletividade, por favor, baixem suas portas. Nesse primeiro momento, a prefeitura quer que somente as lojas de produtos alimentícios e em geral ficam a serviço da população”, relatou o secretário de infraestrutura, Gilton Lélis que ainda alertou. “Cuide de você, cuide dos seus. Esse é um momento de quarentena total. Vamos ficar em casa e combater esse vírus da melhor maneira possível”, comentou. A prefeitura ainda afirmou que as lojas que não estão cumprindo as determinações do decreto poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados. “Vamos conversar com os proprietários, caso não cumpram as medidas, os estabelecimentos poderão ter seus alvarás de funcionamento cassados”, disse Claudio Feres, secretário de saúde. 



#FicaEmCasaBrumado: Campanha ganha as redes sociais contra o coronavírus

Foto: Divulgação

Brumadenses iniciaram uma campanha nas redes sociais na noite de sexta-feira (20) para que todos fiquem em casa em razão da pandemia do coronavírus. No WhatsApp, Facebook e Instagram, a população adotou hashtag #FicaEmCasaBrumado que busca conscientizar a todos sobre os ricos da contaminação com a Covid-19. A campanha ainda alerta que a capital do minério “não tem estrutura, e nem aparelho respiratório para todos”, caso haja uma infestação do vírus.



Brumadense ganha R$ 10 mil em sorteio da campanha Nota Premiada Bahia

Foto: Divulgação

O sorteio de março da Nota Premiada Bahia contemplou 91 moradores de 22 municípios do estado, distribuindo ao todo R$ 1 milhão. O prêmio de R$ 100 mil foi para um participante da capital, que mora no bairro do Engenho Velho de Brotas. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 53 foram para a capital e 37 para o interior. No interior, os municípios campeões foram Camaçari e Feira de Santana, cada um com cinco ganhadores de R$ 10 mil. Em seguida, com 4 ganhadores, ficou Ipiaú, enquanto Lauro de Freitas teve 3 sorteados. Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas tiveram 2 vencedores cada. Outros 14 municípios tiveram um ganhador cada: Vitória da Conquista, Tanque Novo, Amargosa, Brumado, Ibotirama, Ilhéus, Inhambupe, Itamaraju, Jequié, Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Miguel Calmon, Nova Viçosa e Porto Seguro. Os bilhetes vencedores são definidos com base em sorteio da Loteria Federal. Desta vez, o resultado teve como base o sorteio realizado na noite desta quarta (18). Todas as compras realizadas pelos participantes e devidamente associadas ao CPF cadastrado são convertidas em bilhetes eletrônicos de dez números cada, que podem ser conferidos no site da Nota Premiada.



Devido as recomendações contra a Covid-19, Locar Rápido suspende sorteios

Foto: Divulgação

A Locar Rápido cancelou os sorteios dos prêmios, inclusive o previsto para o último dia 20 deste mês. Os outros sorteios previstos para as próximas datas estão suspenso por tempo indeterminado. Segundo a direção da Locar Rápido, a decisão atende recomendações feitas pela prefeitura, governos do estado e federal através de Decretos para fechar estabelecimentos não essenciais. A medida preventiva visa evitar aglomerações para conter o avanço do coronavírus (Covid-19). "Agradecemos a todos os clientes, mas o momento é de cuidar de você, cuide dos seus. Esse é um momento de quarentena total. Vamos ficar em casa e combater esse vírus da melhor maneira possível", agradeceu a direção da Locar Rápido que ainda acrescentou no qual todos os cupons já depositados nas urnas serão guardados para futuros sorteios.



Em carta, governadores do Nordeste pedem ajuda à China para combater coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97News

Em  meio à crise diplomática vivida entre Brasil e China por conta dos posts do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), no Twitter os governadores do Nordeste enviaram na sexta-feira (20) uma carta à embaixada chinesa no país pedindo ajuda no combate ao coronavírus. A carta foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) e foi endereçada ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming. O Consórcio Nordeste pediu ajuda com envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos que possam "nos ajudar a combater o flagelo que estamos enfrentando". Rui destaca, no documento, a necessidade de leitos de UTI e de respiradores, "pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento do momento do pico da epidemia”. "Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une os nossos povos".



Amargosa: Homem é preso após esgotar estoque de álcool gel de mercados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem, ainda não identificado, foi preso em Amargosa, no Recôncavo, após comprar todo o estoque de álcool gel de mercados da cidade para revenda. A suspeita é que o acusado venderia o material por preço bem acima do que é comercializado no município. Conforme AmargosaNews,  o valor do produto na cidade aumentou de cerca de R$ 10 para R$ 25 devido ao aumento de demanda após a pandemia do novo coronavírus [Covid-19]. Uma denúncia levou policiais até o acusado. O homem chegou a prestar depoimento na delegacia, e a mercadoria foi apreendida. Em Amargosa, a prefeitura emitiu uma medida ao comércio. A orientação é que produtos de higiene sejam vendidos apenas no varejo para que todos moradores possam ter acesso a eles.



Vereador Elias Piau indica distribuição de cestas básicas a estudantes da rede municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Será protocolada na manhã da próxima segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Brumado, Indicação do vereador Elias Piau, recém filiado ao Democratas, cuja orientação é a distribuição de uma cesta básica mensalmente, por aluno da rede municipal, pelo prazo que perdurar a paralisação das aulas nas redes de ensino municipal, por efeito do Decreto Municipal que manterá recesso escolar em função do enfrentamento ao Corona Vírus. Segundo Piau, a reivindicação é pertinente, visto que os alunos da rede pública municipal não terão mais acesso à merenda escolar, que, na maioria das vezes, é a principal refeição desses alunos e, por isso, não pode ser interrompida de maneira agrupada. "Esta Indicação se alinha às medidas tomadas em Salvador pelo prefeito ACM Neto, que, junto ao decreto de paralisação das aulas, vai fazer a distribuição das cestas básicas e, também, se alinha à orientação do Presidente do DEM em Brumado, o empresário Fabrício Abrantes, nosso pré candidato a prefeito", afirmou Piau. "Conto com a sensibilidade dos meus pares na Câmara, no sentido de votarem a favor destas crianças e adolescentes que ficarão desassistidas caso não recebem as cestas básicas. O momento é de muita consciência e sensibilidade, até que consigamos passar por esta grande prova que é o Covid-19", salientou o parlamentar.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Caixa Econômica limita atendimentos em prevenção ao coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante a última semana, os clientes da Caixa Econômica Federal, em Brumado tiveram o atendimento limitado, diante da greve dos vigilantes e por conta da campanha de controle ao coronavírus . A agência decidiu que o atendimento seria apenas nos caixas eletrônicos e, apenas duas pessoas por vez estavam entrando na agência. Uma fila se formou do lado de fora do banco e, do lado de dentro, os clientes tiveram acesso aos caixas rápidos para realizarem as transações de saques, depósitos ou transferências. Ainda não se sabe quando vai ser normalizado o atendimento na agência, haja vista que, além da contenção ao coronavírus, a greve dos vigilantes também limita os atendimentos por falta de segurança na instituição financeira.



Bahia confirma mais um paciente com coronavírus e passa a ter 34 casos

Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou um novo caso de contaminação por coronavírus no estado, no final da tarde de sexta-feira (20). Com isso, o total de casos confirmados no estado sobe para 34.  Segundo a Sesab, o novo caso foi registrado em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A paciente é uma mulher de 32 anos que está em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. A Sesab não informou o meio de contaminação da paciente. Até as 15h de sexta-feira, a Bahia registrou 1.311 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 34 foram confirmados, 533 foram descartados e 744 aguardam análise laboratorial.



Brumado: Supermercados aumentam vendas em meio a 'pandemia'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os supermercados registraram aumento nas vendas desde a última quinta-feira (19) em comparação com a semana anterior. O aumento é reflexo do novo coronavírus, que chegou a Bahia e já infectou 33 pessoas no Estado de acordo com o último Boletim da Secretaria de Saúde do Estado na sexta-feira (20). Alguns supermercados de Brumado, apresentaram aumento nas vendas logo depois da publicação dos dois Decretos pelo município. No último documento, divulgado na sexta (20), o município determinou que estabelecimentos não essenciais fiquem fechados a partir deste sábado (21) até o dia 18 de abril. A exceção é apenas para supermercados e farmácias. Os donos de supermercados também informam que álcool em gel e papel higiênico estam entre os itens mais procurados. Questionado sobre um possível desabastecimento, muitos disseram que as distribuidoras estão operando com regularidade, e isso não impede o abastecimento nas prateleiras.