ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2019"

Instagram, Facebook e WhatsApp enfrentam instabilidades nesta quarta (13)

Foto: Reprodução l Facebook 97NEWS

O Instagram, Facebook e WhatsApp enfrentam instabilidades na tarde desta quarta-feira (13). Alguns usuários já começaram a reclamar dos problemas ao usar os aplicativos, tanto no celular quanto no computador. A instabilidade atingiu os aplicativos por volta das 12h. Até o momento, mais de 10 mil usuários reclamaram de dificuldades para acessar as redes sociais, que pertencem ao Facebook, de Mark Zuckerberg. A instabilidade não afetou apenas o Brasil. Usuários em todos os continentes relataram dificuldades. Usuários conectados em suas redes sociais não conseguem completar ações dentro dos aplicativos. No Instagram, as fotos até carregam, mas não chegam a ser publicadas. Enquanto isso, uma mensagem de erro aparece quando se tenta comentar uma publicação. O erro, aliás, está impactando Facebook e Instagram. Só o Facebook registra 9.039 reclamações. Além disso, usuários que tentam realizar login em uma das plataformas se deparam com uma mensagem de erro. No Facebook, a plataforma informa que está trabalhando para resolver o problema "o mais rápido possível". No WhatsApp, que também pertence ao Facebook, usuários relataram problemas para encaminhar fotos. A instabilidade na plataforma, entretanto, parece ter sido temporária e afetado poucos usuários. 



Atletas de Brumado conquistam bons resultados em Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada em Conquista

Foto: Divulgação

O 2º Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada aconteceu no último domingo (10) na cidade de Vitória da Conquista e foi realizado na Avenida J. Pedral, conhecida como Perimetral. Os ciclistas brumadenses conseguiram bons resultados. Na categoria Sub-30, o ciclista brumadense Igor Neto, campeão baiano da categoria em 2018, ficou em 3º lugar. Na primeira etapa, disputada em Santo Antônio de Jesus, ele havia ficado em 7º lugar. Na categoria Master A2, o ciclista brumadense Marivaldo Leite de Andrade, o Muringa, ficou em 2º lugar e igualou o resultado obtido na primeira etapa. Já na categoria Master B2, o ciclista brumadense Edilson dos Santos Gomes, o Caçula, ficou em 3º lugar, obtendo um resultado melhor em relação à primeira etapa, quando havia chegado em 6º lugar. O Campeonato foi organizado pela Federação Baiana de Ciclismo.



Massacre em escola: Atirador de Suzano disse para colegas 'ficarem espertos' três dias antes do crime, diz Veja

Foto: Reprodução l Rede Social

Em entrevista à revista Veja nesta quarta-feira (13), um grupo de alunos da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, no interior de São Paulo, afirmou que Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, que saiu da escola no ano passado, havia relatado há três dias para os ex-colegas para “ficarem espertos”. No início da manhã de hoje, o atirador publicou uma série de imagens no Facebook em que aparecia com uma máscara de caveira, o boné e o relógio utilizados durante o crime. Em outras fotos, ele aparecia segurando uma arma de fogo e ainda fazia um sinal de arma com a mão na cabeça. Ainda segundo os ex-colegas de Guilherme, na entrevista com a revista Veja, o grupo afirmou que o atirador costumava sempre postar fotos com armas e não sofreu bullying na época em que frequentou a escola. O outro homem que participou do ataque foi identificado como Luiz Henrique de Castro, de 25 anos. Ele completaria 26 anos no próximo sábado (16). Os dois atiradores se mataram em seguida. Das vítimas, seis são adolescentes e duas são funcionárias da instituição.



Brumado: Movimento 'Vamos Fazer Diferente' terá Alessandro Lobo como pré-candidato a Prefeito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em mais uma reunião realizada na última terça-feira (12), o movimento “Vamos Fazer Diferente” aprovou o lançamento do médico Alessandro Lobo como pré-candidato a Prefeito nas eleições de 2020. Para o pré-candidato, a missão será buscar a união das oposições, em 2020. “Respeitaremos e até incentivamos outras pré-candidaturas no campo das oposições, porém é necessário que tenhamos a responsabilidade de já em janeiro próximo ano, estarmos juntos num só projeto trabalhando com o nome que reunir as melhores condições de vitória”. Alessandro foi candidato em 2016, e segundo ele, mais uma vez enfrentará o grupo de situação. "O grupo que aí está no comando, naquela eleição, Brumado precisava mudar os rumos ideológicos e administrativos, sob pena dos brumadenses pagarem o elevado e injusto preço do continuísmo e da imodéstia", realtou. O médico realtou ainda que para 2020, a cidade poderá ter grandes mudanças na política. "Compreendemos que a população apenas adiou a sua libertação e no próximo ano Brumado se livrará  do continuísmo, da cobiça e da arbitrariedade dominante", afirmou.

 



Homem sofre acidente com motocicleta e morre na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução l Livramento Manchete

Um homem de 33 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (13), após sofrer acidente em uma estrada vicinal no distrito Iguatemi, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. Segundo apurou o 97NEWS, Joel José da Silva, pilotava sua motocicleta quando por volta das 4h perdeu o controle da direção e colidiu contra um barranco. No momento do acidente, Joel não fazia uso do capacete. A vítima foi lançada ao solo desacordada. Segundo o site Livramento Manchete, o motociclista teve fraturas no crânio e foi socorrido em estado grave para a UPA 24h de Livramento. Já na unidade de saúde, Joel não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito.



Polícia divulga nome dos atiradores de massacre em Suzano no interior de São Paulo

Foto: Reprodução

A polícia divulgou os nomes dos atiradores que mataram 8 na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo. Segundo a PM, eles foram identificados como Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos. Os dois cometeram suicídio em seguida. Quatro dos mortos no local são alunos do ensino médio. Outros dois adolescentes foram socorridos, mas morreram no hospital. Duas das vítimas são funcionárias da escola. O ataque ocorreu por volta das 9h30 desta quarta-feira (13).

Foto: Divulgação l PM


Prefeitura de Brumado e Sindsemb iniciam diálogo sobre reajuste salarial 2019

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Secretaria de Administração Municipal e dirigentes do Sindicato dos Servidores do Município de Brumado (Sindsemb), que representam as categorias profissionais dos servidores públicos de Brumado, se reuniram esta semana, com o objetivo de iniciar os debates sobre a definição do reajuste salarial 2019. Na oportunidade o Sindicato também apresentou a perda de 36.9% para os trabalhadores, acumulada desde o ano de 2016. “A gente apresentou essa perda para o Município e o Município pediu um prazo para verificar a tabela e a gente sentar novamente para outra reunião a fim de discutir os valores”, esclareceu Jerry Adriano, presidente do Sindsemb. Presente no encontro o Secretário de Administração João Nolasco falou da necessidade do balanço dos recursos municipais para definir um percentual coerente. “Nós fechamos a contabilidade do mês de fevereiro, necessitamos de um pouco mais de prazo para analisar como a receita vai se comportar até o fim de março deste ano. Estamos planejando uma forma segura que possibilite o reajuste, de acordo com a realidade das finanças do município”, disse. Segundo Adriano, durante a reunião, deu para sentir que a Administração quer cumprir a tabela e as expectativas são de que será feita uma boa negociação. “Foi um diálogo aberto, pelo qual os dois lados expuseram suas necessidades e capacidades. Agora, vamos aguardar as possibilidades de concessões. No entanto, esperamos conseguir um ganho real, que demonstre a valorização de todas as categorias e sem prejuízo com o retroativo”, afirmou Jerry.



Dois adolescentes invadem escola e atira contra alunos e funcionários no interior de São Paulo

Foto: Reprodução l SBT

Dois adolescentes entraram na escola estadual Professor Raul Brasil, na manhã desta quarta-feira (13), em Suzano, a 50 km de distância de São Paulo, e disparou contra estudantes e funcionários. Segundo informações, eles teriam atirado contra quatro crianças do ensino médio e também contra dois funcionários da escola. Outros dois adolescentes foram socorridos, mas morreram no hospital. As equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e do Samu estão no local. Muitas crianças ficaram feridas. Segundo a PM, após o crime, eles cometeram suicídio. O ataque ocorreu por volta das 9h30. Segundo o Censo Escolar de 2017, a instituição possui 358 alunos da segunda etapa do fundamental (6º ao 9º ano) e 693 estudantes do ensino médio. Dentro da escola, a polícia encontrou uma besta (um tipo de arco e flecha) e garrafas que aparentam ser coquetéis molotov. Há ainda uma mala com fios, e o esquadrão antibombas foi chamado. Atualizada as 12h42min.

Foto: Reprodução l G1


Trabalhadores denunciam esquema de 'cabide de empregos' na nova fase da ferrovia Oeste Leste em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um esquema envolvendo terceirizadas contratadas pela Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) está sendo investigado. Trabalhadores desempregados denunciam que as empresas são utilizadas como cabides de empregos para acomodar indicados por políticos e seus aliados. Após o anúncio de que a ferrovia voltou a recrutar mão de obra na cidade, currículos estão sendo recolhidos visando preencher 70 vagas disponibilizadas para manutenção do Lote IV, trecho que corta o município de Brumado. Com o canteiro localizado as margens da BR-030, na saída para Caetité, os profissionais aguardam em busca de informações. A expectativa é de que, até o mês de abril, a mão de obra seja contratada para início dos trabalhos de manutenção. Só que nesse interim, surgiram as denúncias, que revelam no qual currículos de trabalhadores enviados, só serão aprovados por vereadores e assessores ligados as terceirizadas. "Não existe processo seletivo nenhum", afirmou um profissional, que não quis se identificar. Ainda segundo as denúncias, existem apadrinhados de políticos em Brumado e Região. O homem diz que faz parte de um grupo de ex-funcionários, todos esperando às vagas. "Meu amigo disse que somente conseguiu o emprego porque procurou um vereador da cidade", relata. Por ser uma empresa privada, é obrigatório realizar um processo seletivo transparente, com recrutamento que atendam critérios subjetivos, e não apadrinhados comentaram os profissionais que aguardam em frente a empresa. Diante das possíveis irregularidades, o vereador, Lek Cabeleireiro (PV), relatou ao 97NEWS que uma comissão será formada para investigação das denúncias. “O relato é que estão dando preferência a pessoas de fora. Inclusive, amigos meus entregaram currículo lá e ouviram que está vindo prefeito de fora fazer indicação. Acho que isso é um desrespeito com o brumadense, onde a população clama por trabalho. Fico muito decepcionado com isso”, disse. 



Brumado: Manoel Patinhas fala sobre como a vida mudou depois que largou a bebida, há 36 anos atrás

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Nas rodas de conversas da irmandade Alcoólicos Anônimos, se conta a história de um homem que certa vez chegou em casa na Semana Santa, e sua esposa preparou uma linda mesa com peixes, saladas e sobremesas. Rodeado de amigos e parentes, Manoel Gonçalves, o Manoel Patinhas, relata que era um dia de muita alegria e devoção por parte de sua esposa quando ainda moravam em São Paulo em 1983. "Minha esposa na noite anterior preparou o bacalhau, desaugou e deixou tudo pronto para o dia seguinte", comenta Patinhas. Que no dia seguinte, logo pela manhã resolveu chamar o cunhado para beber em um bar. "Meu cunhado tomava uma cerveja e, eu bebia de tudo". Já de volta para casa, Manoel disse que se deparou com uma cena que não esquece até hoje. "Era uma mesa linda, maravilhosa. E eu com minha ignorância, sob efeito do álcool perguntei a minha esposa. Cade a carne? E ela carinhosamente comentou. Deixei para amanhã, sábado de aleluia", relembra Manoel, que esbravejou com a esposa dizendo que queria comer naquele dia. Patinhas relatou ainda que naquele momento, a bebida o deixou alterado e comentou, "o que mata é o que sai da boca, e não o que come". Diante da situação, toda sua família estranhou sua atitude, e a cunhado comentou, "olha, cunhado eu não sabia que você era tão ignorante". A partir dai, Gonçalves narrou que parecia que ele saiu de um mundo, e foi para outro. "Nesse momento eu enfiei a mão na panela de bacalhau e joguei contra a parede, sai da casa, peguei o carro, e sai em disparada", relata. Horas mais tarde, ao chegar em casa já sóbrio, Patinhas recebeu o aviso da esposa, que a partir daquele ano, não haveria mais almoço de Semana Santa em sua casa. 

Foto: Composição l 97NEWS

E assim sua esposa cumpriu, mas segundo Manoel, pra ele também já era o fim do poço. "Na outra Semana Santa eu estava internado em uma clínica, e fiquei oito dias sem se comunicar com ninguém". Após oito dias, sua esposa o fez uma visita, e já sentiu uma grande mudança, continua narrando Patinhas. "Um despertar espiritual para a vida nasceu. E sai de lá. Mas sai com um propósito, não só de viver, mas também de deixar os outros viverem". Na semana seguinte, Manoel disse que teve um encontro de 'AA' na capital paulista, onde ele participou. "No dia 11 de março, eu participei pela primeira vez e não parei mais". Mas o seu sonho era retornar à Brumado, e na terra natal montar uma irmandade. Sonho que se tornou realidade, conforme narra Manoel. "Chegando a Brumado, fui à Vitória da Conquista buscar ajuda, retornei e montamos um grupo na Capital do Minério. E ele se mantem até os dias de hoje", disse ao 97NEWS. Na última segunda-feira (11), Manoel Gonçalves completou 36 anos sem colocar uma única gota de álcool em seu organismo. "Toda vez que celebro esta data é um renascimento para mim. Uma data muito especial em minha vida", relatou emocionado Manoel. Além de Brumado, a irmandade Alcoólicos Anônimos tem grupos formados nas cidades de Ibicoara, Mucugê e futuramente em Piatã e Livramento de Nossa Senhora. "Eu sou um homem feliz, porque nasci para uma nova vida. Tenho uma família maravilhosa", finalizou Patinhas. Com reuniões as segundas e quintas-feiras, Gonçalves convida a todos para conhecerem o trabalho do 'AA', as 19h30. Os Alcoólicos Anônimos funciona no prédio da Biblioteca Municipal, localizada na Av. Otávio Mangabeira, S/N, bairro Nobre.



Brumado: Após SMTT declarar que manutenção da sinalização semafórica da 'Passagem em Nível' é da ferrovia, VLI se manifesta

Foto: Luciano Santos l 97News

Em entrevista ao 97NEWS, o Superintendente de Trânsito, André Cardoso, declarou que sinalização semafórica da "Passagem em nível", localizada entre os bairros São Felix ao Centro de Brumado é de responsabilidade da empresa VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A nossa equipe conseguiu falar com a assessoria da empresa que afirmou em nota dizendo. "A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, lamenta o transtorno e informa que uma equipe foi enviada ao local para garantir o pleno funcionamento do semáforo". Relata a Nota. O 97NEWS, registrou vários momentos mostrando em fotos e vídeo, que a sinalização não funcionava. Ainda conforme a nota, "Neste momento, o sinal funciona com o acionamento manual". Conforme o Superintendente, André Cardoso, o contrato firmado com a empresa Sinalvia - Sinalização Viária Ltda, garante a manutenção do equipamento até o vencimento da garantia. "A prefeitura fez toda cotação e adquiriu o equipamento. Então a manutenção desse equipamento após o vencimento da garantia, será de responsabilidade da Empresa e Ferrovia", afirmou.



Brumado: Por recomendação do TCM, prefeitura notifica servidores por acumulação de cargos

Foto: Luciano Santos l 97News

O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, por recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) começou esta semana a notificar servidores públicos brumadenses que possuem acumulação de cargos, principalmente na área de saúde. De acordo com informações apuradas pelo 97NEWS, foi identificada a acumulação irregular de cargos por servidores, na Secretaria Municipal de Saúde, que atuavam em dois cargos distintos. O gestor, por sua vez, afirmou que “ao tomar conhecimento acerca de eventuais irregularidades envolvendo servidores públicos municipais, cuidou a municipalidade de promover a convocação de todos os funcionários listados para que, perante o município apresentassem a devida justificativa”. A notificação pegou vários funcionários de surpresa, e alguns alegam que as vagas ocupadas são de áreas que o município não havia preenchido. E elas foram selecionados pelo sistema 'Reda'. No entanto, a escala de serviço de alguns funcionários revela que servidores trabalhavam em turnos, diário e noturno. Ainda segundo apurou o 97NEWS, o gestor foi alertado acerca da necessidade de estabelecer rotinas periódicas de verificação, para evitar situações semelhantes de acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas entre os servidores municipais.



Número de focos de incêndio a vegetação triplica na Bahia nos três primeiros meses do ano

Foto: Divulgação

A Bahia registrou um número três vezes maior de focos de incêndio a vegetação nos três primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1º de janeiro e 10 de março deste ano, o estado teve 870 casos. No mesmo período de 2018 foram 218 registros. Esse aumento foi o quarto do país. De acordo com o órgão, as temperaturas altas e a falta de chuva deixam a vegetação seca, propícia às queimadas. Segundo o INPE, o sul da Bahia foi a região com o maior casos de focos de incêndio. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), além do prejuízo ambiental, os gastos financeiros para combater os incêndios são altos. O órgão faz um trabalho educativo na tentativa de diminuir a quantidade de focos. "Nós estamos alertando a população, sobretudo nesse contexto da educação ambiental, da preocupação com o fogo, se vai preparar uma queimada, como vai preparar essa queimada, todo esse contexto", afirmou o secretário do Meio Ambiente do Estado, João Carlos de Oliveira.

 



Morre no Rio de Janeiro aos 74 anos Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco

Foto: Reprodução l Globo Esporte.com

Morreu nesta terça-feira (12), aos 74 anos, o ex-presidente do Vasco da Gama Eurico Miranda. O dirigente, lutava contra um câncer no cérebro e foi internado pela manhã no Hospital Vitória, na Zona Oeste do Rio. Conhecido por suas polêmicas e conquistas, Eurico é o mais icônico dirigente da história do clube de São Januário. Atualmente, exercia o cargo de presidente do Conselho de Beneméritos do clube. De acordo com o G1, Eurico foi presidente do Vasco em dois períodos: de 2003 a 2008, e de 2015 a 2017. Também foi vice-presidente de futebol entre 1990 e 2002, tendo participado do período de maiores conquistas do clube, como o Campeonato Brasileiro de 1997, a Copa Libertadores de 1998, a Copa João Havelange de 2000 e a Copa Mercosul de 2000. O câncer no cérebro foi o terceiro contra o qual lutou Eurico. Antes, já havia superado um câncer na bexiga e outro no pulmão. Conforme o G1, nos últimos meses, andava de cadeira de rodas. Recentemente, passou a se tratar em casa, com idas frequentes ao médico. A morte provocou repercussão no mundo do futebol. Jogadores, técnicos, dirigentes e até desafetos de Eurico comentaram nas redes sociais.



Brumado: Delegado abrirá inquérito para apurar possíveis furtos de peças e pneus em veículos apreendidos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Civil abrirá um inquérito para apurar possíveis furtos de peças e pneus, em veículos apreendidos que estão estacionados na frente da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado. A reportagem do 97NEWS apurou que dois veículos foram alvos dos bandidos, sendo subtraídos vários pneus e peças. Em entrevista ao 97NEWS, o delegado titular, Samuel Paz, relatou que o caso chegou até ele através da imprensa e, que imagens de monitoramento da rua Manoel Fernando dos Santos, já foram entregues aos investigadores. "A partir de agora vamos fazer uma vistoria nas imagens do circuito de monitoramento, para verificar se realmente esta acontecendo este fato". O delegado também fez questão de afirmar que, boa parte dos veículos já foram removidos para o pátio da 18ª Ciretran em Brumado e, algumas delegacias da região, de onde as ocorrências partiram. "Nos estamos cada vez mais empenhados em fazer a retirada desses veículos da frente da Delegacia. Mas para isso precisamos de outros órgãos como, Detran, Poder Judiciário e apoio até da prefeitura para poder nos auxiliar com um galpão. Sendo guardados da melhor maneira", detalhou Samuel. O 97NEWS não teve acesso as imagens de monitoramento da rua.



Veículo com restrição de roubo é recuperado em Tanhaçu

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Um veículo abandonado, com restrição de roubo, foi recuperado pela Polícia Militar em um Balneário na zona rural de Tanhaçu. Segundo informações da 34ª CIPM, os militares receberam a informação de que no estacionamento do Balneário São João, havia um veículo Fiat Uno abandonado e que este havia sido deixado por desconhecidos na propriedade. Os militares foram até o local e localizaram o veículo. Ao verificar, foi constatado restrição roubo. No interior ainda foi encontrado uma considerável quantidade de capas de celular, fones de ouvido e peças de carreta. Oveículo foi conduzido a Delegacia e entregue a autoridade policial.



Brumado: Bandidos desafiam autoridades e roubam pneus de veículos apreendidos em frente a 20ª Coorpin

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Civil investigará uma onda de furtos de rodas e pneus de veículos que estão estacionados em frente a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado. Os veículos estão estacionados na rua Manoel Fernando dos Santos, bairro do Hospital. A audácia dos criminosos é tanta que eles, além dos pneus, retiram peças dos automóveis e, tudo isso a poucos metros da Delegacia. Desde a semana passada, dois veículos foram furtados utilizando a mesma técnica: o carro é erguido com o 'macaco' e as quatro rodas são levadas. Os bandidos apoiaram alguns carros sem as rodas em pedras, ou até mesmo direto ao solo. Os dois carros estão estacionados, perto do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), que é mais afastado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com moradores da localidade, os grupos costumam agir durante a madrugada para evitar serem flagrados. Para a polícia, como as rodas dos veículos não possuem numeração, fica mais difícil identificá-las no mercado paralelo quando repassada para locais de revenda. Para os moradores da rua, além de deixar a via com aspecto de depósito, esses veículos poderiam ser leiloados, e o recurso usado para instituições carentes. “É lamentável essa situação aqui em nossa rua. Os carros agora vão virar sucata, e se a via era feia, vai ficar pior ainda. E olha que estamos do lado de uma delegacia”, afirmou uma moradora que preferiu não se identificar. Não é comum o número de furtos de peças à veículos estacionados em frente a 20ª Coorpin. Essa é a primeira situação que registramos na localidade. De acordo com informações passadas ao 97NEWS, a polícia civil vai apurar o caso.



Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor investiga Oi por violação de privacidade

Foto: Reprodução

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), instaurou processo administrativo para apurar aparente irregularidade cometida pela operadora Oi, em conjunto com a empresa Barefruit. A acusação se refere à utilização de ferramenta digital capaz de mapear a navegação, que poderia ser aplicada para fins mercadológicos e publicitários. Segundo o DPDC, existem indícios de violação à privacidade dos consumidores por suposto direcionamento de erro do servidor DNS (Domain Name System) não para uma página comum de erro, mas para o endereço eletrônico "dnserros.oi.com.br". Esse direcionamento poderia propiciar à empresa a coleta de dados de navegação do usuário. A conduta da Oi, de acordo com o processo, pode estar violando direitos básicos do consumidor no que diz respeito ao reconhecimento de sua vulnerabilidade, à falta de boa-fé, ao equilíbrio da relação entre consumidores e fornecedores, ao direito à privacidade, a vedação de métodos comerciais coercitivos ou desleais, o direito à informação, bem como a proteção às informações mantidas por fornecedores em bancos de dados de consumidores e contra a publicidade enganosa.
Após a instauração do processo, a Oi será intimada para apresentar Defesa Administrativa. Se condenada, a empresa poderá ser multada em até 9,7 milhões de reais, caso os indícios de prática abusiva sejam confirmados.



É neste sábado: Fann Estourado se apresenta no Programa Raul Gil do SBT

Foto: Divulgação

Fann Estourado, estará participando do quadro ‘Jogo do Banquinho’ O artista estará representando a nível nacional Brumado e região, levando todo o seu talento aos quatro cantos do Brasil. Por isso, não deixe de conferir um talento da nossa terra no Programa do Raul Gil, na tarde deste sábado (16). E a noite o artista se apresenta no Itaclube em Itaquaraí.

 



Portaria que regulamenta o programa de dessanilização é divulgada pelo MCTIC

Foto: Divulgação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou a portaria que regulamenta o funcionamento do Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Teste e Análise de Desempenho. Divulgado no dia 08 de março, o programa testará e apresentará tecnologias para a remoção do sal de águas salobras e não aptas para o consumo humano ou utilização na agricultura. Assinada pelo ministro Marcos Pontes, a portaria é o início de um processo inédito na construção de políticas públicas participativa neste sentido. O Instituto Nacional do Semiárido (INSA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é a unidade vinculada ao MCTIC que coordena este projeto e será responsável pelos testes e análises de desempenho e também cuida da implantação do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD) que terá por objetivo testar, analisar e avaliar o desempenho de sistemas comercializáveis de dessalinização/purificação de águas salobras/salinas, visando a prestar suporte na dimensão tecnológica, com ações e processos correlacionados à expansão do acesso à água potável, dessalinizada e purificada, com foco no Semiárido Brasileiro. Segundo o Diretor do Insa, Salomão de Sousa Medeiros, ele avalia que a dessalinização de água no Semiárido vem como uma forma de contribuir com a segurança hídrica da região e, em especial, das populações rurais difusas sem acesso a água potável. "A dessalinização de água mudará para melhor a vida dessas pessoas”.