ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2018"

'Preciso voltar a estudar': Diz menina de 10 anos em carta ao prefeito de Candeias; professores estão sem receber salários

Criança que quer estudar faz uma carta e envia para o Prefeito de Candeias Dr. Pitágoras (Foto: Reprodução)

Uma menina de dez anos escreveu uma carta ao prefeito de Candeias, Pitágoras Alves da Silva, pedindo que ele pague os professores em greve para voltar a estudar. A mensagem foi publicada nas redes sociais e repercutiu. "O senhor poderia pagar os professores? É que preciso voltar a estudar. Tenho saudade de fazer minhas tarefas e em casa não estou aprendendo nada", escreveu Maria Júlia, menina assina a carta e que estuda no 5º ano do Ensino Fundamental. Os servidores públicos do município decretaram greve no último dia 21 de fevereiro. Entre as reivindicações, a categoria cobra reajuste salarial de 17% e equiparação salarial dos novos professores concursados, por exemplo. 



Trabalhadores da Vanádio de Maracás fazem paralização relâmpago

A reunião entre a diretoria do Sindmine e os trabalhadores (Foto: Ascom | Sindmine)

Na última quinta – feira, dia 08 de março, os trabalhadores da Vanádio de Maracás fizeram uma paralização relâmpago na BA 026, nas proximidades do Distrito de Pé de Serra, em protesto contra a postura da direção da empresa em não querer  reconhecer  a existência do Stim Maracás como legítimo representante dos trabalhadores na mineração de Maracás e toda micro região. O Sindicato dos trabalhadores na mineração de Maracás e região foi fundado no dia 09 de janeiro de 2015, tem registro no Cartório de Registro de Título e Documentos, sede própria na cidade e aguarda a expedição do registro sindical pelo Ministério do Trabalho. O reconhecimento do Stim Maracás como legítimo representante dos trabalhadores na mineração da região foi também referendado pela Justiça do Trabalho, em recente sentença de reintegração da diretora da Entidade, Patrícia Souza, que fora demitida pela empresa. A direção da Vanádio vem insinuando que a base territorial é do Sindicato dos Mineiros de Jacobina, com quem alguns dirigentes mantêm relações históricas. Os trabalhadores contam com o irrestrito apoio da Federação dos Metalúrgicos e Mineradores da Bahia, que desde a fundação do Sindicato vem dando todo o apoio e suporte a luta de resistência, além de acompanhar as últimas campanhas salariais. Nesta quinta – feira, 15, às 19hs, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os funcionários estarão realizando assembleia para elaboração e aprovação da pauta de reivindicações da campanha salarial 2018/2019. A luta não para.



Brumado: TG-06/024 realiza solenidade de matrículas de novos atiradores

Os novos atiradores receberam o uniforme do Exército Brasileiro (Foto: Divulgação)

Na noite da última sexta-feira (9), o Tiro de Guerra 06-024 realizou a solenidade de matrícula dos novos atiradores, em Brumado. A solenidade contou com a participação do Prefeito Eduardo Vasconcelos, o Titular da Vara Criminal de Brumado, Juiz de Direito, Genivlado Alves Guimarães, de autoridades civis e militares, como também das famílias e de convidados. Os novos Atiradores adentraram marchando pelo portão principal do Tiro de Guerra, marcando o ingresso deles no Exército Brasileiro e o início oficial do ano de instrução. Em todo o Brasil mais de 150 mil jovens foram incorporados no Exército Brasileiro e concluirão o ano de instrução no dia 30 de novembro. Em seguida foi entregue o uniforme camuflado, símbolo do soldado. 

Prefeito Eduardo, Dr. Genivaldo, Sub. Edmundo e convidados participaram da solenidade (Foto: Divulgação)

Em conformidade com a constituição federal, o serviço militar é realizado anualmente no âmbito das forças armadas com o objetivo de assegurar a renovação de uma reserva mobilizável que permita o fiel cumprimento das missões a elas destinadas. Na oportunidade, a turma ouviu do Subtenente do TG 06-024, Edmundo de Souza, as palavras de incentivo, "o exército brasileiro será um divisor de água dos seus filhos. Que o serviço militar será o complemento de suas formações", o Chefe de Instrução, destacou ainda, a importância do trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra na formação dos atiradores, bem como o apoio prestado à sociedade em campanhas sociais.



Ciência de Luto: Morre o físico Stephen Hawking, considerado o maior cientista depois de Einstein

O físico Stephen Hawking em imagem de abril de 2016. (Foto: Lucas Jackson / Arquivo / Reuters)

Morreu nesta quarta-feira (14), em sua casa, o físico e pesquisador britânico Stephen William Hawking, aos 76 anos. A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa. "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram em um comunicado. Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879). O físico se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. No final da década de 1960, ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalharia o tema ao público em geral no livro "Uma breve história do tempo", best-seller lançado em 1988. Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, vencedor de um Oscar.



Vejam isso: Alunos levam bronca de traficantes em colégio de Cuiabá

Foto: Reprodução

Um vídeo deixou pessoas revoltadas na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Um grupo detraficantes, denominados como "CVMT" deu uma espécie de palestra para alunos dentro de um colégio e “deu bronca” nos estudantes que estavam fumando ou praticando atos ilícitos no período de aulas. “Estamos dando um alerta para vocês! A diretora está conosco! Se vocês forem pegos fumando, a gente vai ‘quebrar vocês tudo no pau’. Nós estamos avisando… Se tiver um menor envolvido, vai ter disciplina grande. Porque hoje em dia a gente não resolve mais nada… Quem resolve é o comando”, disse um dos suspeitos que estava falando. Ainda não se sabe em qual escola aconteceu o fato e as autoridades mato-grossenses ainda não se manifestaram sobre o caso. Apesar disso, o vídeo tem circulado em diversas redes sociais. 



Tragédia em Pituaçu: Desabamento de prédio mata quatro pessoas em Salvador

Foto: Divulgação l SSP/BA

Quatro pessoas morreram após o desabamento de um prédio, no início da manhã desta terça-feira (13), no bairro de Pituaçu, em Salvador. Sete pessoas de uma mesma família estavam no imóvel no momento do ocorrido, por volta das 6h, quando houve a tragédia. Os mortos são uma mãe, dois filhos de 1 e 12 anos, e o tio das crianças. Outras três pessoas da família foram resgatadas com vida -- um outro tio das crianças, de 29 anos, a mulher dele, de 30, e a filha do casal, de 11 meses. Eles foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo familiares, por volta das 16h, todos três já tinham recebido alta. no entanto, apenas a criança já estava na casa de parentes, também no Alto do São João. O prédio, que tinha quatro pavimentos, fica na Rua Alto de São João. O desabamento aconteceu durante uma forte chuva que atingiu a capital baiana. Em cerca de três horas, três bairros de Salvador registraram um índice de precipitação quase 70% do esperado para todo o mês de março. O imóvel que desabou não fica em área de risco -- mas há a suspeita de que a construção estava irregular, segunda informações de Sosthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil de Salvador. Quatro ambulâncias do Samu, unidades do Corpo de Bombeiros e um helicóptero do Graer atuaram no local do resgate. Os trabalhos foram encerrados por volta das 15h30, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).



Brumado: Tentativa de assalto termina em espancamento na zona rural

Foto: Conteúdo l 97News

Um homem foi espancado durante uma tentativa de assalto na Zona Rural de Brumado. Segundo informações dos familiares, por volta das 17 horas, desta segunda-feira (12), o lavrador, que teve o seu nome preservado, mora na localidade de Araponga, zona rural do município, foi abordado por dois indivíduos, que trafegavam em uma motocicleta. Os elementos abordaram o mesmo na tentativa de roubar a motocicleta da vítima, neste momento o rapaz reagiu e correu para dentro do matagal. Logo os bandidos o alcançou, e assim que descobriram que sua moto tinha alarme, começaram a espanca-lo. O homem foi espancado ater desmaiar, vindo a acordar horas depois. Os ladrões não conseguiram fugir com o veículo da vítima, com isso abandonaram a motocicleta e saíram estrada a dentro. Populares que passavam pelo local socorreram o lavrador. Ainda de acordo com a família, o lavrador foi encaminhado ao Hospital professor Magalhães Neto, onde recebeu os primeiros socorros e passa bem.



‘Queremos a reforma da nossa quadra, pois esporte também educa’, declaram moradores do Campo Seco I

Segundo os moradores a situação da quadra do Campo Seco I é muito precária (Foto: Leitor 97NEWS)

O Esporte vem obtendo neste atual momento avanços importantes em Brumado, resultado de uma nova filosofia que vem sendo adotada pela atual gestão. Mas, mesmo diante das conquistas, existem sempre os desafios e as reivindicações dos desportistas. Uma dessas reivindicações vem do Campo Seco I, onde desportistas do local entraram em contato com a redação do 97NEWS para relatar o estado precário da quadra poliesportiva que serve a comunidade, a qual seria um dos únicos acessos ao lazer que os moradores possuem. Segundo eles a prática esportiva já está totalmente impossibilitada, já que a infraestrutura da mesma está totalmente precária. “A situação que já era ruim, agora ficou péssima, com os vestiários e banheiros sem condições de uso, além do que não existem mais condições de se praticar o esporte no local, pois a estrutura do chão está se rompendo”, declarou Edvaldo Borges de Oliveira. Ele fez questão de relatar que “já entramos em contato com vários vereadores e, recentemente, com o chefe de gabinete Amarildo Bonfim e com o presidente da Câmara Léo Vasconcelos, mas, até o momento só estamos no campo das promessas, por isso estamos buscando tornar pública a situação aqui, pois a comunidade necessita deste lazer”. E subindo o tom descreveu que “o esporte também é educação, tanto que está agregado à pasta. Ele educa, liberta, disciplina e forma cidadãos. Como esse é o lema da atual gestão esperamos que a recuperação da quadra aconteça o quanto antes”.

O mato tomando conta dá um ar de descaso para o local (Foto: Leitor 97NEWS)


Hackers invadem site da prefeitura de Guajeru e página é retirada do ar

Depois da foto de um homem armado, hackers publicaram um manifesto político no site da prefeitura de Guajeru (Foto: Reprodução / Site da prefeitura de Guajeru )

O site da prefeitura de Guajeru foi invadido por hackers na manhã desta segunda-feira (12). Durante o ataque, os invasores colocaram a foto de um homem armado na página principal. Logo depois, os hackers mudaram toda a página e postaram uma manifestação política em que aparece o presidente Michel Temer. O site foi retirado do ar após a invasão e alterações na página. Já durante à tarde, a página estava funcionando normalmente. A reportagem 97NEWS entrou em contato com a prefeitura de Guajeru, mas não teve retorno sobre o caso.

 



Bebeto de Freitas morre após passar mal na Cidade do Galo

Bebeto de Freitas passou mal na Cidade do Galo, onde apresentou o novo time de futebol americano do clube (Foto: Divulgação)

O clima festivo que vivia a Cidade do Galo, na tarde desta terça-feira, foi interrompido abruptamente com a informação de que o diretor de administração e controle do Atlético, Bebeto de Freitas, passou mal, minutos após ele ter participado do lançamento oficial do time de futebol americano do Atlético. O gestor  acabou falecendo mesmo após receber atendimento médico.  De acordo com informação recebida pelo Super FC, o dirigente sofreu uma parada cardíaca e foi atendido em seguida pelo médico atleticano Marcos Vinícius. Um helicóptero e duas ambulâncias foram acionadas pelo Atlético na Cidade do Galo para fazer atendimento ao dirigente.  Bebeto de Freitas estava em um evento no hotel da Cidade do Galo referente a apresentação do time de futebol americano, quando passou mal. O dirigente já caiu desacordado e recebeu os primeiros atendimentos médicos, mas acabou não resistindo.

 



Brumado: Superintendente do SMTT explica a momentânea suspensão dos tablets pelos agentes

O superintendente do SMTT, Jansen Ricardo, esclareceu a situação da não utilização dos tablets nesse momento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando modernizar as suas ações e fazer com que as mesmas sejam muito mais eficazes, a SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos vem desenvolvendo uma série de ações. Uma das que mais chamou a atenção foi a implantação de tablets que iriam funcionar como talonário eletrônico, para tornar o trabalho de fiscalização e constatação por parte dos agentes muito mais dinâmico, já que a “velha e boa” caneta iria ser substituída por um equipamento que iria trazer um avanço considerável, principalmente na concepção dos autos de infração. O sistema que foi implantado em novembro de 2017, foi acompanhado de muito otimismo, mas, passados cerca de 3 meses, quem trafega e anda pelas ruas de Brumado já não vê mais os agentes com os tablets. Então, visando buscar esclarecimentos sobre isso, o 97NEWS ouviu o superintendente do órgão, Jansen Ricardo, o qual, muito seguro expressou que “realmente nesse momento os tablets não estão sendo utilizados, já que os mesmos apresentaram falhas em sua operacionalidade”. Ela ainda destacou que “Brumado foi o único município que implantou esse sistema na Bahia em que essas falhas foram detectadas, o que mostra a qualidade do nosso trabalho, que sempre está em busca da excelência”. Questionado sobre a continuidade do sistema, ele respondeu que “os tablets foram enviados para a empresa que fica em Vitória da Conquista para que as falhas (bugs) sejam reparadas”. E finalizou dizendo que “tanto que na semana que vem duas coordenadoras do SMTT estarão em Vitória da Conquista para receber uma nova capacitação junto ao novo sistema. Então, em suma, espero ter explicado a questão e garanto que os tablets estarão de volta em breve”.  

Os agentes de trânsito com os referidos tablets (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Operação para prevenir entrada de criminosos na Bahia prende dois e apreende drogas em Barreiras

(Foto: Divulgação PRF-BA)

As ações conjuntas das polícias estão a todo vapor nas divisas do Estado para prevenir a entrada de criminosos na Bahia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta com a Polícia Militar - BA (RONDESP – Rondas Especiais e 84ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar) apreendeu 2.479 kg de maconha, 128 g de cocaína e 33 g de crack, em Barreiras, no oeste baiano. Segundo a PRF, as drogas estavam em um Vw/Voyage licenciado em Florianópolis/SC ocupado por duas pessoas, sendo o motorista, de 28 anos e um jovem de 19 anos. O condutor relatou que foi em busca de uma mochila com drogas em Brasília e lá foi informado que também teria que levar um veículo, recebendo uma certa quantia em dinheiro pelo serviço. Ainda de acordo com a PRF, o passageiro comunicou que sabia do transporte dos ilícitos, mas que não receberia nada em troca. Ambos informaram ainda que levariam as drogas e o veículo para Corrente/PI.



'Galego' é nomeado para o cargo de Coordenador da Divisão de Equipamentos e Materiais Esportivos da SEMEC

(Foto: Divulgação)

Em reunião com todos os presidentes dos clubes participantes do Campeonato Brumadense de Futebol para tratar sobre a prestação de contas do campeonato. Na oportunidade a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Professora Edneia Ataíde, comunicou aos clubes que o sr. Robson Wilson da Silva Santos, mais conhecido como ‘Galego’, foi nomeado para o cargo de Coordenador da Divisão de Equipamentos e Materiais Esportivos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Galego é um personagem conhecido pelo seu vasto conhecimento sobre Futebol e pelo longo período de envolvimento nessa área, por isso foi o escolhido pelo prefeito, para ocupar o cargo.



Vereadora Lia Teixeira reitera indicação para instalação de sinalização na Av. João Paulo ao lado do INEB

A vereadora Lia Teixeira discorrendo na tribuna livre da Câmara sobre a importância da sinalização de trânsito em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Um dos grandes gargalos do trânsito em Brumado ainda é a falta de sinalização em locais que tem um histórico comprovado de acidentes, ou seja, em lugares de risco. Alguns desses locais ainda têm sobre si a questão do excesso de velocidade, já que são pistas asfálticas que muitas vezes acabam sendo “convidativas” para os condutores acelerarem, o que aumenta muito o risco de acidentes, principalmente pela falta de sinalização semafórica. Dentro desta perspectiva a vereadora Lia Teixeira (PDT), sempre sincronizada com os anseios da população, reiterou a sua indicação ao Poder Executivo, solicitando a urgente instalação da implantação de sinalização na Av. João Paulo, nas proximidades da antiga Clínica de Hemodiálise, que agora se chama INEB – Instituto de Nefrologia de Brumado. A vereadora justificou que “a sinalização de trânsito é matéria que ultrapassa os ideais da organização. A mesma vem promover segurança para os que transitam, bem como inibe a ação de motoristas imperitos e negligentes”. Ela continuou a sua argumentação alegando que “nesse sentido o local mencionado necessita urgentemente de sinalização, tendo em vista que é palco constantes de inúmeros acidentes. Esperamos contar com a sensibilidade da administração municipal nesse sentido e que os serviços sejam logos disponibilizados, a fim de evitar que novos acidentes se repitam”.

Acidentes ainda continuam ocorrendo no local, por isso a urgência da sinalização (Foto: 97NEWS Conteúdo)


Rio do Antônio: Populares flagram caçamba do PAC recolhendo o lixo na cidade; ‘pode isso Arnaldo?’, questionam

A cena é flagrante e pode ser vista na íntegra no vídeo abaixo (Foto: Youtube 97NEWS)

O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento foi desenvolvido no sentido de dotar os municípios, principalmente os mais deficitários, de medidas que viessem a promover uma ampla reestruturação, por meio de obras e equipamentos oriundos da União. O programa acabou sendo paralisado devido aos “entreveros” da política nacional, mas, os maquinários que foram destinados aos municípios, que tinham o único objetivo de atuarem em obras estruturantes, acabaram tendo, em alguns locais, desvio de finalidade. Uma denúncia de populares do município de Rio do Antônio enviada ao 97NEWS, levanta novamente esse questionamento, já que, a mesma traz uma prova flagrante, por meio de um vídeo, do uso de uma caçamba do PAC para a coleta do lixo na cidade, tendo o acompanhamento de funcionários da empresa responsável pelo serviço. A situação é bem mais complexa, já que existe um verdadeiro imbróglio envolvendo a questão da limpeza pública, inclusive com sérias denúncias feitas por vereadores oposicionistas, que protocolaram representações no TCM e no Ministério Público Federal. O mote da denúncia é de um possível superfaturamento no processo de licitação para a limpeza pública, que teve diversos cancelamentos, tendo no final a empresa Conlurb – Coleta de Materiais e Limpeza Pública como vencedora. Segundo os denunciantes existem indícios claros de superfaturamento, os quais já estariam sendo investigados pelos órgãos federais. Outra denúncia é que os funcionários da referida empresa, que ainda é detentora do contrato e que vem recebendo os pagamentos todos os meses, estariam trabalhando sem carteira assinada, o que fere a lei trabalhista. No vídeo fica patente que é uma caçamba do PAC que está fazendo a coleta, desrespeitando as normas sanitárias e utilizando um maquinário que tinha a destinação para ser utilizado na recuperação das estradas vicinais, só que estaria atendendo os interesses da empresa particular. Os populares autores da filmagem questionam usando, - como é ano de copa do mundo -, o jargão “pode isso Arnaldo?’, pois o fato causa mesmo estranheza e pode configurar um ato de improbidade administrativa. Segundo fontes ligadas à administração municipal, o fato foi isolado, ou seja, a caçamba do PAC foi utilizada apenas essa vez, já que o lixo não poderia ficar acumulado nas ruas, só que não explicaram o que aconteceu com o caminhão da referida empresa. Mesmo diante do impasse, o município de Rio do Antônio continua protagonizando cenas que não deveriam acontecer mais nos dias de hoje.



Trabalhadores autorizam o desconto em folha da taxa assistencial e da contribuição sindical

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindcom) de Poções, Brumado e Região, realizou entre os dias 02 a 12 de março, assembléia geral extraordinária itinerante nas principais cidades da base, e na noite do dia 12 de março, na sede do sindicato, realizou uma grande assembléia, que contou com grande participação dos trabalhadores. Na assembléia, foram discutidos e aprovados pelos trabalhadores presentes, por unanimidade, a autorização do desconto em folha da taxa assistencial e da contribuição sindical a ser cobrado de todos os empregados do comercio e a autorização e notificação das empresas para o desconto em folha. Na oportunidade, o presidente da FECOMBASE, Márcio Luiz Fatel, falou que a convenção coletiva junto ao SINDILOJAS já foi assinada, garantindo assim, vários direitos para os comerciários. Falou também da importância dos trabalhadores estarem unidos e apoiar a luta do sindicato, que tem como tema da Campanha Salarial “Todos em Defesa da Valorização Profissional”.



Vitória da Conquista está entre as cidades mais violentas do mundo; maioria das vítimas são jovens negros

Foto: Conteúdo l 97News

No ranking das cidades mais violentas do mundo, Vitória da Conquista aparece entre as 50. Esses dados são referentes ao ano de 2016. A lista da ONG Conselho Cidadão, do México, é baseada no número de homicídios por 100 mil habitantes e analisa municípios com mais de 300 mil habitantes. Segundo a pesquisa, a cidade de Vitória da Conquista ocupa a 11° lugar entre as 50 cidades mais violentas do mundo. São 17 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes listadas no ranking, que é encabeçado pela mexicana Los Cabos (com 111,33 homicídios por 100 mil habitantes em 2017) e pela capital venezuelana, Caracas (111,19). Outras cidades brasileiras que aparecem no ranking são Fortaleza (CE), Belém (PA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES). De acordo com o levantamento, fenômenos como guerra de facções criminosas, avanço do tráfico de drogas e crescimento urbano sem a oferta de serviços de segurança eficazes são alguns dos motivos mais prováveis para a explosão da taxa de homicídios em cidades outrora pacatas.



‘Escuridão, cobras e escorpiões; não podemos mais suportar isso’, protestam moradores da Delmiro Alves, no Bairro São Félix

O déficit na infraestrutura da via é flagrante (Foto: Leitor 97NEWS)

Uma “tecla” que sempre ecoa em Brumado é o déficit na infraestrutura dos bairros periféricos, o que vem gerando uma onda de apelos e protestos por parte da população. Desta feita foram os moradores da Rua Delmiro Alves, localizada no Bairro São Félix, que enviaram o seu manifesto à redação do 97NEWS. Segundo eles a rua está abandonada, repleta de mato que acaba se tornando um “berço” de cobras, escorpiões e muitos insetos, entre eles o temido Aedes Aegypti. Outra situação que eles classificam como muito preocupante é a falta de iluminação pública, “a noite a escuridão toma conta e ficamos muito amedrontados”, relatou a vendedora Renara Meira (21). Eles também solicitação que a pavimentação da via, já que na época das chuvas, como agora, a lama toma conta, trazendo muitos transtornos às famílias que residem no local. “Já tem, inclusive, uma indicação do vereador Lek nesse sentido, então esperamos que a administração seja sensível e atenda os nossos apelos. A rua é pequena, então não seria difícil atender à nossa reivindicação”, destacou o pedreiro André Mendes (34).  

Os moradores alegram que só existe uma única lâmpada para toda a rua, o que cria um ambiente escuro (Foto: Leitor 97NEWS)


Ex-prefeito Neto e o deputado Zé Raimundo solicitam melhorias no Colégio Estadual de Igaporã

(Foto: Divulgação)

O chefe de Gabinete do Governador, Cícero Monteiro, se reuniu, nos últimos dias, por duas vezes, com o ex-prefeito de Igaporã, Newton Fagundes Cotrim e o  deputado Zé Raimundo, tendo o segundo encontro, acontecido no último dia (8) para tratar da reforma e melhorias do Colégio Estadual do município. Nesta última reunião,  contou também com as presenças do vice- prefeito atual, Márcio Fagundes Fernandes, e do diretor da unidade de ensino, professor Waldir, além de representação da Secretaria Estadual de Educação. A principal reivindicação das lideranças de Igaporã, reiterada e apoiada por Zé Raimundo, é a cobertura da quadra poliesportiva e recuperação geral da estrutura física do Colégio, mediante reformas e melhorias nas suas instalações.O pleito foi formalizado em documento dirigido ao Secretário Walter Pinheiro e tratado diretamente com o chefe do Gabinete, por orientação do Governador. Também foram tratados outros assuntos de interesse do município, tendo o deputado Zé Raimundo se ccomprometido em apoiar ações para a agricultura familiar e  atividades voltadas para a juventude.Neto, que é uma liderança política de grande prestígio, saiu otimista com o clima da reunião.



Forró do Sítio Novo 2018: Edigar Mão Branca é mais uma atração confirmada

(Divulgação)

Dia 16 de junho deste ano, Brumado vai parar mais uma vez com o Forró do Sítio Novo: a maior festa junina de toda a região. Três  atrações já foram confirmadas: Solange Almeida, Luan Estilizado e Donas Do Bar e o  evento, que desde sua primeira edição tem a participação do forrozeiro Edigar Mão Branca, confirma mais uma vez a sua apresentação. Edigar Mão Branca é um dos forrozeiros de maior sucesso no estado e tem  grande número de seguidores em toda a região. Marque aí na sua  agenda dia 16 de junho Forró do Sítio Novo 2018. Solange Almeida, Luan Estilizado, Donas Do Bar e Edigar Mão