ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2018"

BA-026: ‘Será que vão esperar alguém morrer para fazer a recuperação da estrada’, protestam moradores e motoristas

A situação do buraco que já era preocupante, agora, já está para lá de crítica (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A situação da BA-026, se já estava ruim, agora, já está muito pior, pois o buraco que se abriu com as chuvas do mês de fevereiro, agora já se tornou uma “cratera” que pode até “engolir” um carro. Com as últimas precipitações pluviométricas deste mês de março, a situação ficou mesmo caótica e, com isso, moradores e motoristas estão ficando muito preocupados. O pedreiro João Neves (35) citou que “esse buraco na pista é uma pouca vergonha, ninguém resolve esse problema, já tem mais de 2 meses e ele só cresce e já provocou vários acidentes. Será que vai ter que morrer alguém para que se tomem as providências?”. A lavradora Fabiana Silva Souza (32) lembrou que “primeiro foi o bueiro que já tem mais de um ano desse jeito, agora veio esse buraco que vem causando acidentes, esses dias um motociclista quase morreu. As autoridades não podem fazer uma coisa dessas”. O aposentado Manoel Gonçalves (65) destacou que “ninguém sabe quem é o responsável, se é o Derba, se é a Prefeitura, que, inclusive garantiu que iria resolver o problema. O que sabemos é que o perigo está cada vez pior a ponto que qualquer hora alguém pode morrer aqui. E tem outro detalhe, de noite passa muitas carretas nessa estrada. Realmente é de causar revolta”.



Brumado: Idoso cai em golpe aplicado por falsos funcionários de empresa de distribuição de energia

Foto: Ilustrativa

Um idoso de 71 anos foi vítima de estelionato na manhã desta sexta-feira (16), na comunidade de Pompéia, em Brumado. Segundo o boletim de ocorrência, um homem foi até a casa do idoso, por volta das 8h30, se passando por um funcionário da Empreendimentos Projetos e Construções LTDA (EPCL), que presta serviços para a Coelba. Ele teria dito que o relógio de energia da casa estava danificado e que era preciso trocar a peça completa. Durante a ação, o golpista ligou para outro homem, que chegou ao local, minutos depois, vestindo um uniforme azul. Ele fingiu fazer alguns procedimentos e falou para vítima que a peça que precisava ser trocada custaria R$ 600 e que o serviço seria feito mais tarde. Como o idoso não tinha o valor total, pagou R$ 500 pela possível peça, e os dois homens foram embora. Ao perceber que eles não voltaram, o idoso desconfiou que havia caído em um golpe e procurou a polícia para registrar o boletim de ocorrência. A Polícia Civil vai investigar o caso. Nenhum dos suspeitos foi preso. A empresa EPCL ainda não se manifestou sobre o caso, mas a Coelba já realiza várias campanhas informando que nenhum de seus colaboradores ou prestadores de serviço faz cobranças de dinheiro em nome da companhia. A Coelba ainda ressalta que a nem q empresa não realiza cobrança de valores, e nem solicita depósitos ou transferências em contas bancárias. "A empresa ainda afirma que todos os funcionários utilizam uniforme e crachá de identificação com foto, e que também não entram nas casas dos clientes. O acesso é restrito aos medidores de energia elétrica. A empresa também não faz qualquer tipo de serviço mediante pagamento prévio. Cobranças são realizadas apenas via fatura de energia", completa a Coelba.



Mulher é brutalmente executada no início da tarde de hoje (16) em Guanambi

Mais um crime de assassinato foi registrado em Guanambi aumentando a triste estatística da violência na cidade.  Desta vez uma mulher identificada como Anne Kelly de Andrade, 22 anos, popularmente conhecida como “Kelinha”, mãe de duas filhas pequenas, foi morta a tiros no bairro Monte Pascoal. O crime aconteceu por volta das 13h desta sexta-feira (16), onde homens efetuaram os tiros contra vítima que nada pode fazer. O DPT, esteve no local executando o levantamento cadavérico. O corpo da mulher foi levado ao IML. A Polícia Civil investiga o caso. O crime pode ter ligação com a guerra entre facções criminosas que disputam o poder do tráfico de drogas na cidade. 



Vai mudar: Motoristas precisarão fazer curso e prova teórica para renovar a CNH

Foto: Reprodução

Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de junho deste ano precisarão fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico que já era obrigatório. A mudança na lei foi publicada na última semana por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que redefiniu a formação de condutores no país. Até 5 de junho, renovar a CNH das categorias A e B (motos e veículos de passeio) exige apenas o exame médico. Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH deve ser feito ao renovar a CNH (a cada 5 anos); Duração de 10 horas/aulas (máx. de 5 horas/dia); Pode ser presencial ou à distância; Prova teórica com 30 questões de múltipla escolha. Exigência de 100% de frequência e 70% de acertos no exame; Ainda não há definição sobre o preço. Estão dispensados deste curso apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros. Mas estes profissionais também passarão por outro curso específico, de maior duração, a cada 5 anos. Em caso de reprovação no exame, o condutor poderá fazer uma nova prova 5 dias depois da divulgação do resultado. De acordo com o Denatran, as mudanças foram feitas a partir de estudos e depois de reuniões com representantes do setor para padronizar a formação de condutores no Brasil. 



Cândido Sales: Grave colisão entre 3 carretas; 2 mortes são confirmadas

A colisão foi de alto impacto (Foto: Reprodução)

Uma gravíssima colisão envolvendo três carretas teria provocado a morte de dois condutores, na manhã desta sexta-feira (16), na rodovia BR-116, nas proximidades de Cândido Sales. Imagens enviadas para o Blog do Marcelo mostram a gravidade do desastre. Uma das carretas ficou atravessada, interditando totalmente a rodovia. A boleia ficou de cabeça para baixo, após o impacto. Toda carga de pneus ficou espalhada pela pista. Outra imagem mostra outra boleia completamente esmagada, após colidir na traseira da carreta que seguia a frente. A ViaBahia informou em sua rede de comunicação interna que apenas após as 14 horas a pista será liberada, parcialmente. Equipes da PRF e do DPT de Vitória da Conquista estão no local, realizando perícia. 



Malhada de Pedras: Justiça Federal dá continuidade à ‘Operação Vigilante’; foi dado início à penhora de bens dos envolvidos no esquema

A equipe da Justiça Federal realizando a entrega da documentação da penhora de bens na residência de um dos envolvidos (Foto: 97NEWS)

Comandada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal a “Operação Vigilante” iniciou uma série de investigações contra uma forte suspeita de um esquema de desvio de recursos federais destinados ao transporte escolar que estaria acontecendo em alguns municípios baianos. A operação teve o seu “start” em novembro de 2016 e a cidade de Malhada de Pedras foi um dos alvos, onde uma força tarefa cumpriu mandados de prisão preventiva, de prisão temporária, oito conduções coercitivas, três medidas cautelares e 15 mandados de busca e apreensão no dia 25 do referido mês. Conforme a CGU, investigações apontam que as pessoas que o esquema de fraudes em licitação teria vários operadores, os quais direcionavam a contratação de empresas vinculadas a gestores municipais. Além disso, o órgão destacou a existência de superfaturamento por meio da adulteração de quilometragem de linhas percorridas e cobrança pela prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar. Em alguns casos ficou constatado que a quilometragem cobrada era mais do que o dobro da distância real percorrida. Passados cerca de um ano e meio deste episódio, a operação continua em andamento, tanto que na noite desta quinta-feira (15), uma equipe da Justiça Federal esteve novamente no município de Malhada de Pedras para realizar o processo de penhora de bens dos envolvidos, que, ou seja, de desapropriações de imóveis. Um oficial de justiça, acompanhado de agentes federais, foi a várias residências realizar o procedimento, o que criou novamente um clima forte suspense na cidade. Ainda segundo informações uma nova operação federal estaria para ser desencadeada no município vizinho de Rio do Antônio, já que várias representações e denúncias de supostos desvios de verbas públicas foram protocoladas na PF e no Ministério Público Federal.  



Brumado: Abastecimento temporariamente reduzido em localidades rurais do município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Embasa informa que, devido a problemas operacionais, a estação de tratamento de água da Lagoa Funda opera momentaneamente com capacidade menor que a sua normalidade e o fornecimento de água nas localidades de Itaquaraí, Lagoa do Arroz, Pedra Preta, Itaquerê, Km 18, Curralinho, Cachoeira, Fazenda Nova, Barreiro, Furado dos Veados, Limoeiro, Bernardo José, Coqueiro, André, Retiro, Jacaré, Povoado Lagoa dos Algodões, Três Lagoas e Campo de Dentro encontra-se temporariamente reduzido. Para garantir a continuidade do abastecimento, estão sendo realizadas manobras na rede de distribuição dessas localidades. A Embasa solicita a compreensão da população e recomenda a economia, consumindo de forma racional a água armazenada em seus reservatórios domiciliares.



Brumado: Fann Estourado participa nesta sexta (16) do Programa Beto Bonelly é Show

Foto: Divulgação

O cantor Brumadense Fann Estourado participa, a partir das 15h de hoje, sexta-feira (16), do Programa Beto Bonelly é Show na Rádio Alternativa FM. Depois de participar do programa na última semana e balançar a tarde em Brumado e região, os ouvintes pediram e ele está de volta apresentando os maiores sucessos com muito forró e sertanejo. Em especial ele traz a nova música que é sucesso disparado no momento, a mais tocada nas emissoras de rádio da região “Lembrar da gente”. De acordo com o músico, alegria e irreverencia não irão faltar “Gostaria de convidar todos para acompanharem a programação a partir das 15h, alegria e animação não vão faltar além de muita música boa, com muito sertanejo e forró. Conto com a audiência de vocês”, convidou. Fique ligado e não perca esse show de alegria e irreverência. Programa Beto Bonelly é Show a partir das 15h.



Brumado entre na lista dos municípios do Estado que estão informatizando seus setores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Atualmente, pequenas cidades brasileiras, com população de até 20 mil habitantes, enfrentam problemas em vários setores no que se refere ao atendimento geral da população, sendo mais especifico, esses problemas ocorrem mais necessariamente na Atenção Básica. Grande parte desses municípios possuem, na maioria das vezes, somente UBS’s como estabelecimentos de saúde disponíveis para atender toda a população. Mas esse não é o caso de Brumado, que com o crescimento do mundo informatizado e a popularização da informática, também surgem novas maneiras de utilização em benefício à ambos os setores. Depois de informatizar a saúde, chegou a vez da educação. Brumado se torna um dos municípios pioneiros no Estado a informatizar as escolas, em uma atenção especial. Com a implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), várias ferramentas serão liberadas, como por exemplo, o Boletim Online, que servirá como canal de comunicação entre os pais e professores. As propostas da informatização nos setores públicos, é proporcionar maior eficiência e dinamismo na gestão e aumentar a qualidade dos trabalhos, otimizando tempo e trazendo maior segurança e confiança. O processo é vital para o sucesso de qualquer organização. 



Membros brumadenses do Grupo Operativo Estadual são empossados em cerimônia na capital baiana

Os membros brumadenses eleitos para o Grupo Operativo Estadual no momento da posse (Foto: 97NEWS)

Em 19 de outubro de 2017 foi realizado no auditório do SEMAC a eleição dos dois membros que irão representar Brumado no Grupo Operativo Estadual, tendo sido escolhidos a estudante de Direito, Maria Aparecida, eleita titular e o sacerdote Dionata de Xangô, o suplente., também é estudante de Direito, além de ser técnico de enfermagem e formado em Assistência Social Nesta última quinta-feira (15), os dois representantes brumadenses, participaram do VI Diálogo Interinstitucional da Ouvidoria Cidadã, onde foi realizada a cerimônia de posse de todos os membros eleitos dos municípios baianos que possuem comarcas com a presença da Defensoria Pública que irão compor o Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã para o biênio 2018-2020. O evento foi realizado na Escola Superior da Defensoria e integrou as atividades desenvolvidas pelo órgão auxiliar, no sentido de fortalecer a democracia participativa e aproximar os usuários com os serviços da Instituição. Após a cerimônia de posse, todos foram participar de uma solenidade na ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia, na qual o defensor público estadual Cleriston Cavalcante foi receber a Comenda 02 de Julho. Durante o cerimonial todos os presentes saudaram e deram uma salva de palmas em homenagem aos operadores recém empossados, o que foi um momento de muita emoção.

O estudante de Direito Dionata de Xangô no momento da assinatura do termo de posse (Foto: 97NEWS)


Brumado: Justiça Eleitoral intensifica Programa Eleitor do Futuro

Os alunos juntamente com os membros da Justiça Eleitoral (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Implantado no Brasil há 10 anos, o Programa Eleitor do Futuro foi idealizado para promover e capacitar crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade por meio da disciplina Educação Política, a qual proporciona atividades pedagógicas diversas como palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas. A falta de consciência política no país e o senso ainda defasado da cidadania foi o gatilho para que o programa fosse desenvolvido nas escolas, visando a mudança desse paradigma, fazendo com que as gerações futuras viessem a ter uma visão muito mais apurada da política e suas diversas vertentes. Em Brumado o projeto começou em 2017, ampliando, capacitando e mobilizando o contingente de jovens e futuros eleitores brumadenses ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado, mediante a implantação de um trabalho sistemático e interdisciplinar com o desenvolvimento regular de treinamentos com urna eletrônica, realização de eleições parametrizadas e palestras sobre cidadania e democracia, tudo com o objetivo de suscitar reflexões acerca de temas como a importância do voto e suas consequências. Membros da Justiça Eleitoral estiveram nesta quinta-feira (15) visitando o Colégio Nice Público, que funciona em tempo integral para realizar uma palestra para explicar a importância do projeto que é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade estava sendo realizada a eleição do líder da turma, o que acabou promovendo ainda mais ação. O projeto terá a sua continuidade, preferencialmente, em todas as escolas que funcionam em tempo integral do município.



Oftalmologista brumadense participa do XXIV Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia em Salvador

Foto: Divulgação

Entre os dias 15 e 17 de março, no Bahia Othon Palace, em Salvador, o Oftalmologista brumadense Marlúcio Abreu Filho participa do XXIV Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia, que reune oftalmologistas de todo o país para discutir os avanços e o futuro  da medicina. Promovido pela Sociedade Norte Nordeste de Oftalmologia (SNNO), o evento traz na grade cursos práticos, discussões de casos clínicos, programação científica, além de um laboratório de dúvidas por subespecialidade. O oftalmologista da Cevib, Dr. Marlúcio Filho, ressaltou a importância das novas tecnologias na oftalmologia, como as cirurgias 3D e refrativa. “Além de reunir profissionais de todo o país no maior evento da área do Norte e Nordeste, o Congresso motiva uma transferência de conhecimento, especialmente na área de novas tecnologias”, relata o médico. O especialista acredita que a troca de experiências que um Congresso desse porte proporciona é fundamental para a evolução da oftalmologia. “A discussão do futuro da oftalmologia vai trazer benefícios para estudantes, residentes, médicos e principalmente para a sociedade”, concluiu. De acordo com a organização, este ano a programação abordará temas de atualização e avanços, realizando debates com a participação de todos de forma interativa, compartilhando suas informações e experiências.



Nota de Falecimento: Shirley Ribeiro Miranda aos 81 anos

(Foto: Arquivo Familiar)

Faleceu na madrugada desta sexta-feira no Hospital da Bahia, a funcionária pública aposentada Shirley Ribeiro Miranda, (15/08/37), viúva de Abelardo Miranda. Deixa os filhos Rubem, Alberto, Eliene, Helder, Ana Maria, Rosângela, Kátia Lorena, Abelardo Júnior e Claudia, além de 14 netos e 06 bisnetos. Ela que atuou muitos anos no Colégio Estadual de Brumado, foi costureira do Bloco Germes da Era nas épocas áureas dos grandes carnavais de Brumado. O corpo será transladado de Salvador e deverá chegar por volta das 20h em Brumado. O velório ocorrerá na Rua Iluminato Lobo, 190, próximo à Praça Senhor do Bonfim. O sepultamento ocorrerá neste sábado (17) com horário e local a marcar.



Brumado: Mulher atravessa Rua Cel. Tibério Meira fora da faixa e é atropelada por motociclista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher foi atropelada por volta das 7h15 na manhã desta sexta-feira (16) enquanto atravessava a Rua Coronel Tibério Meira no centro da cidade, bem em frente à Lotérica. Testemunhas afirmaram que a vítima fez a travessia fora da faixa de pedestres próxima ao local e acabou sendo atingida por uma motocicleta. Segundo informações, o veículo atingiu a vítima quando ele seguia sentido a Rua Dr. Mário meira com sinal verde. A mulher tem aproximadamente 38 anos de idade e não teve o nome revelado. Ela foi atendida pela equipe do do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto. Aparentemente, a vítima sofreu ferimentos leves no braço. O motociclista permanceu no local até a chegada do SAMU, assutado, ele não quis falar com a nossa reportagem.



Eleições: IBGE em breve terá que ficar atento ao uso de `fake news´

Foto: Reprodução

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, afirmou que o órgão ficará atento ao uso das informações de pesquisas publicadas pelo instituto pelos candidatos das eleições. “Tem a questão do fake news nas eleições. O IBGE fica um pouco longe disso. Em breve, teremos de ficar atentos, porque os candidatos podem dizer que o desemprego foi tal e o crescimento aquilo.” A declaração foi dada após proferir palestra em evento da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner). Segundo Olinto, o IBGE precisa atacar o mau uso da informação. “Falou algo errado, vamos publicar uma nota. Temos feito notas técnicas e comentários exatamente para nos defender de informações falsas.” O presidente afirmou que as pesquisas do órgão são produzidas de forma mais transparente possível, e ressaltou ainda que o órgão não produz opinião, mas que analisa dados do passado. Em sua análise, diante do avanço da tecnologia e do excesso de informação, o desafio do IBGE é enorme. Ele citou como exemplo a desconfiança de consumidores em relação à taxa média de inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Para 50% das pessoas, a inflação está errada, não acreditam no resultado, dizendo que ‘lá em casa’ não é assim”, diz. O presidente do instituto disse ainda que a relação com a imprensa é um “caminho” para tentar facilitar a informação e o melhor entendimento das pesquisas feitas pelo IBGE. Segundo ele, é uma interface complicada que o órgão está tentando resolver.



Salvador: `Querem me prender para calar minha voz? Eu falarei pela voz de vocês´, discursa Lula

Foto: Luiz Fernando Lima

Em discurso a participantes do Fórum Social Mundial, em Salvador, nesta quinta-feira (15), no estádio de Pituaçu, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disparou novas críticas aos agentes envolvidos no processo político-jurídico que pode culminar em sua prisão e eventual ausência na disputa eleitoral à Presidência da República. “Não adianta evitar que eu seja candidato. Querem me prender para calar minha voz? Eu falarei pela voz de vocês”.  



Vitória vence Bragantino de goleada e avança na Copa do Brasil

Foto: Maurícia da Maurícia

O Esporte Clube Vitória enfrentou o Bragantino em jogo de volta, pela terceira fase da Copa do Brasil, na noite desta quinta (15), no Barradão e venceu de goleada pelo placar de 3×0, com gols do atacante Neilton. No jogo de ida o rubro-negro perdeu por 1×0, na casa do adversário. O Leão, que precisava vencer para seguir na competição, abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, após vacilo de Guilherme Mattis e do goleiro Alex Alves. Guilherme ao cobrar falta, rolou a bola para Alex que perdeu o lance para Neilton, que foi mais rápido e tocou para o gol. No segundo tempo vieram os outros gols. O primeiro aos 18 minutos, e em seguida aos 27 minutos, após novo vacilo de Guilherme Mattis, que chuta bola em cima de Neilton e a bola entra para alegria da torcida rubro-negra. Agora, o rubro-negro baiano está classificado para próxima fase da competição. Levaram cartões amarelos durante a partida os jogadores Fernando Miguel, Walisson Maia, Juninho (Vitória) e William Schuter (Bragantino).  O atacante Miguel, do Braga, foi expulso aos 34 do segundo tempo.



Cortina de Fumaça: Teste de sistema anti-roubo assusta clientes e população brumadense; ‘será que é incêndio?’

A fumaça assustou clientes e os populares que passaram pelo local (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Diz o ditado que “onde há fumaça, há fogo”, mas nem sempre isso acontece, ficando somente na fumaça, sem que as chamas venham a aparecer. Um teste realizado durante esta quinta-feira (15) do novo sistema anti-roubo que foi feito pela direção da agência da Caixa Econômica de Brumado se encaixa nesse adágio popular, o qual acabou assustando clientes e fazendo com que inúmeras mensagens circulassem nas redes sociais dizendo que era um incêndio. A redação do 97NEWS recebeu vários comunicados nesse sentido, inclusive com fotos de fumaça, e a nossa equipe foi ao local para constatar a realidade dos fatos. Chegando à agência tudo foi esclarecido, e o “suposto incêndio” não passava de um teste com uma nova tecnologia anti-roubo, que utiliza uma cortina de fumaça para dificultar a ação de quadrilhas especializadas em roubos a bancos. Então, outras agências da cidade poderão fazer o mesmo procedimento, que deveria até ser anunciado para evitar novos estardalhaços.



Táxis em Brumado: SMTT busca a implantação de taxímetros nos veículos

A implantação dos taxímetros irá trazer avanços para os serviço de táxi em Brumado (Foto: Reprodução)

Um questionamento que vem ecoando ultimamente nas ruas de Brumado é porque os táxis ainda fazem as corridas sem que as mesmas sejam avaliadas por um taxímetro, o que, ainda, seria uma imagem de atraso, já que em pleno terceiro milênio isso seria totalmente anacrônico. Então, buscamos virar mais essa página do passado, o SMTT já está se mobilizando no sentindo de buscar junto aos órgãos competentes que isso aconteça rapidamente. Outra situação que vem comprovar este atraso é que segundo as normas que regem o trânsito no país, cidades com mais de 60 mil habitantes têm que ter em seus táxis o equipamento. O 97NEWS falou com alguns taxistas que viram com “bons olhos” a medida, já que, segundo eles “as corridas serão tabeladas a partir de agora, dando uma isonomia para o setor”. Outro fator que será obtido por meio desta regulação é que, alguns taxistas antigos que não estão mais na praça, mais ainda possuem o alvará de funcionamento, acabam se favorecendo disso e acabam utilizando do registro para comprar veículos por um preço muito mais em conta, já a lei lhe confere o direito de acesso a descontos que chegam até 50% do valor de venda nas concessionárias. Em Brumado existem 45 pontos de táxi, com aproximadamente uma centena de taxistas, os quais terão, assim que a medida for implantada, serem obrigados a cobrar as corridas pelo valor do taxímetro.



Caetité: Rádio Educadora completa hoje 37 anos no ar

Foto: Arquivo l Rádio Educadora

Há 37 anos no ar fazendo parte do cotidiano de muitos caetiteenses, a Rádio Educadora AM completa nesta quinta-feira (15) 37 anos. Criada em 1978, pelo então bispo de Caetité, Dom Eliseu, nasceu a Fundação Cultural e Educacional Senhora Santana de Caetité. Após idas e vindas à Brasília, em 1980 é deferido o pedido de Autorização para funcionamento da rádio. Dom Eliseu então viajou para Alemanha em busca de fundos para a montagem e funcionamento da emissora. Após a viagem e a compra dos equipamentos, no dia 15 de março de 1981, entra no ar a Rádio Educadora AM com mil watts de potência. Ao longo dos anos, a emissora foi se renovando e chegou aos cinco mil watts de potência chegando até o norte de Minas Gerais. 

Foto: Sudoeste Bahia

Já na direção do padre Osvaldino Barbosa, a emissora investe em reforma dos estúdios, aquisição de equipamentos digitais e atualizando para uma possível migração para o FM. Em 2017, foi a primeira emissora a conseguir autorização para a migração de AM para FM, possibilitando a compra de um novo transmissor de dez mil watts para operar em Frequência Modulada (FM). Atualmente a Rádio Educadora Santana de Caetité está em campanha para aquisição do transmissor e outros equipamentos para operar na frequência de 100,7 Mhz. Com a programação musical de boa qualidade, interação com o ouvinte e jornalismo imparcial, a Rádio Educadora segue com os seus 37 anos de história e dedicação na cidade de Caetité.