ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

Caminhada marcará o Dia Internacional da Síndrome de Down em Brumado

A Caminhada sairá da Rua Aureliano de Carvalho rumo à Praça da Prefeitura (Fotocomposição: 97NEWS)

Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial. Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”. Em Brumado, pelo terceiro ano consecutivo acontecerá uma caminhada em alusão à data, a qual se iniciará no início da Rua Aureliano de Carvalho, em frente à Escola Monteiro Lobato e seguirá rumo à Praça Coronel Zeca Leite. Um dos símbolos dessa luta, a menina Alice Ester, convoca à toda comunidade para participar e fazer com as resistências e o preconceito sejam cada vez mais banidos da atual sociedade local. 



Brumado: Polícia Civil elucida mais um roubo a estabelecimento comercial em Brumado.

O assalto aconteceu no último dia 15 (Foto: Divulgação 20ª Coorpin)

A Polícia Civil,  através da equipe de investigadores da 20 coorpin, elucidou mais um crime, dessa vez, envolvendo um adolescente de nome "D", autor de um roubo em um estabelecimento comercial no dia 15 de março, bem como é suspeito de ser o responsável por diversos roubos na cidade. Os investigadores chegaram até o adolescente através das imagens das câmeras de segurança do estabelecimento. O adolescente foi apresentado na manhã desta segunda-feira na Delegacia, onde confessou na presença da mãe a autoria dos atos infracionais, sendo lavrado o procedimento previsto no ECA. O suspeito ainda foi reconhecido pelas vítimas e testemunhas como o autor de dois assaltos.



Lançamento do Guia Conexão Criança: Rede em Prol da Infância

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - Sesoc, da Secretaria de Educação - Semec e da Secretaria de Saúde - Saúde, na condição de parceira do Instituto InterCement do Comitê Desenvolvimento Comunitário - CDC, promoveu na manhã do dia 17 de março de 2017 o lançamento do Guia Conexão Criança: Rede em Prol da Infância, o qual foi organizado pela Associação Brasileira Terra dos Homens. Na ocasião, o mestre de cerimônia Antônio Faustino - Conselheiro Tutelar fez a leitura de um poema como mensagem inicial. Em seguida, houve a composição da mesa, a execução do Hino Nacional, as falas do Prefeito, Engenheiro Dr. Eduardo Lima Vasconcelos, da Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Sra. Maria Nicéia Silva, da Secretária de Educação, Sra. Ednéia Ataíde, representantes da Secretaria de Saúde, Sra. Julieta Sandes, da InterCement, Sr. Jorge Soares, e da Associação Terra dos Homens, Sra. Marcy Gomes. Logo após, aconteceram as apresentações e depoimentos referentes à execução do Projeto Conexão Criança, que resultou na produção do Guia Conexão Criança:
 

Ø  Apresentação do Guia Conexão Criança - Marcy Gomes - (Terra dos Homens);

Ø  Depoimentos sobre o Projeto: Vera Selis (Pastoral da Criança), Suzi Souza (Conselho Tutelar) e Janine Caldeira (Coordenadora do CREAS Chico Xavier);

Ø  Importância do Conexão Criança: Secretária da Sesoc, Maria Nicéia Silva;

Ø  Trabalho Social da Empresa/Instituto InterCement: Jorge Soares - Engenheiro da InterCement.

O evento contou com a participação de vários representantes governamentais e não-governamentais que atuam na área da Infância e Juventude do município. 



Modera e Divina Providência realização plenária no Dia Mundial da Água

(Foto: Divulgação)

Em 1992, a Assembleia Geral da ONU instituiu o 22 de Março como o Dia Mundial da Água. No início do Século XXI, o MODERA e entidades parceiras passaram a realizar atividades nesse Dia, não só para lembrar a problemática envolvendo a água no contexto global, como também para refletir sobre a crise de abastecimento em Brumado no período de 1998 a 1999 e a degradação sobre o Rio do Antônio. Embora a Cidade de Brumado tenha superado a sua crise de abastecimento, a partir da construção da Barragem de Cristalândia na Bacia do Alto Contas, conseguindo um superávit hídrico na Bacia do Rio do Antônio, atualmente essa disponibilidade de água está ameaçada, considerando a implementação de projetos do agronegócio à montante, que demandam muita água e a contaminam por meio do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Esses projetos são inviáveis para a Bacia do Alto Contas, uma vez que poderá haver uma vasta derrubada de vegetação nativa de difícil regeneração e uso de água em larga escala, numa região de longos períodos de estiagem, rios temporários e chuvas irregulares. Tais projetos representam o aceleramento do processo de desertificação, que tem o desmatamento como principal causa humana. Portanto, as atividades do Dia Mundial da Água em Brumado precisam estar voltadas para a seguinte pauta: degradação da Caatinga; processo de desertificação no Semiárido e expansão do agronegócio na Bacia do Alto Contas, os quais são temas que estão interligados, uma vez que o agronegócio ocasiona a degradação da Caatinga, que por sua vez acelera o processo de desertificação, o qual irá acentuar a escassez de água e por consequência gerará conflitos pelo seu uso. Assim, no sentido de elaborar propostas para resolver tal problemática que desponta na Bacia do Alto Contas, o MODERA e a Associação Divina Providência estarão realizando a Plenária do Dia da Água, no próximo 22 de Março, às 17h, no Auditório do CMEAS, na Cidade de Brumado. A Plenária deverá reunir sindicatos, associações, clubes de serviço, movimentos sociais e o público em geral.



Morre aos 85 anos Luiz Floriano Meneghel, pai de Xuxa

Foto: Divulgação

Morreu neste domingo (19), aos 85 anos, Luiz Floriano Meneghel, o pai de Xuxa Meneghel. A informação foi confirmada a imprensa por meio de comunicado enviado pela assessora da apresentadora. Luiz Floriano Meneghel, faleceu as 18:50 horas deste domingo, rodeado pelos seus familiares, no CTI do Hospital Barra D’Or. Ele sofria de falência múltipla de órgãos, após prolongada internação hospitalar. Xuxa também prestou sua última homenagem para o pai nas redes sociais e também agradeceu o carinho dos fãs. "Infelizmente o “véio Menega” está indo embora. Mas muito obrigada por todas as palavras e também pelas orações de vocês. Obrigada. Descanse em paz, pai". Os internautas também lamentaram a morte do pai de Xuxa e desejaram força para a loira nesse momento de luto. 



Táxi aéreo decola do aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt em Brumado com paciente em estado grave

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Um paciente da cidade de Dom Basílio, sudoeste da Bahia foi transferido de avião neste fim de semana do aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt em Brumado para Salvador. O homem de 79 anos que não teve a identidade revelada, foi transferido na manhã do último sábado (18), pela equipe do SAMU 192 de Dom Basílio para Brumado, devido ao fato que a cidade não dispõe de aeroporto para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte. Diagnosticado com Acidente Vascular Cerebral (AVC) o senhor tinha que ser transferido as presas para a capital baiana. Esse é o segundo paciente transferido por um Táxi aéreo na região, o último paciente foi da cidade de Livramento de Nossa Senhora, um bebê recém-nascido de apenas seis dias. 



Brumado: Moradores do Brisa IV reclamam que a mesma chave abre todas as portas das casas; eles apelam para a liberação da construção de muros

Segundo os moradores a chave é a mesma em todas as residências (Foto: 97NEWS)

Inúmeros moradores do Conjunto Residencial Brisa IV procuram a reportagem do 97NEWS afirmando que a mesma chave abre todas as portas das residências. Segundo eles a fechadura é a mesma e agora pessoas de má-fé descobriram isso e estão invadindo as residências depois que os proprietários saem. Segundo a moradora Graciele Santos Farias “a segurança aqui é muito precária e, agora, que descobriram que a mesma chave abre as portas de todas as casas, a coisa ficou pior”. Ela ainda relatou que “esses dias mesmo cheguei em casa e vi que dormiram na minha cama, usaram a minha louça e usaram as minhas coisas”. Andarilhos já teriam também tido acesso à essa informação e começam a marcar presença no local. Diante disso os moradores apelam para que a prefeitura municipal permita a construção dos muros em volta das residências para que eles possam se sentir mais seguros. 



Depois da operação 'Carne Fraca', PEC de autonomia da PF está em risco

O bicho pode ter pegado para a Polícia Federal no Congresso depois da "Carne Fraca"

Com a “lambança” que políticos acreditam que a Polícia Federal fez com a operação “Carne Fraca”, há grande chance de ter subido no telhado a PEC 412, por meio da qual delegados acreditavam que conseguiriam a autonomia da instituição. Esta é a opinião, inclusive, de deputados federais baianos ouvidos nessa sengunda-feira (20). A maioria, como o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, não condena a operação que apura adulteração de carne produzida no Brasil, mas a “pirotecnia” que envolveu um setor tão importante para a economia nacional, que inclusive a segurou neste momento de crise, levando em conta, principalmente, seu impacto no mercado internacional. “Se queriam uma justificativa (contra a autonomia da PF), ela está dada”, disse um conhecido parlamentar baiano, observando que a operação poderia ter sido conduzida “sem o estardalhaço que a envolveu”.



Zé Ribeiro faz novas e importantes indicações de projetos estruturantes ao Poder Executivo de Brumado

O vereador Zé Ribeiro continua exercendo a sua agenda de trabalho com muito intensidade (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Dando continuidade à sua agenda positiva e seu planejamento funcional, o vereador Zé Ribeiro (PT), por meio de seu mandato parlamentar voltou a fazer importantes indicações ao Poder Executivo para a implantação de projetos estruturantes de grande relevância para a continuidade do progresso do município. Demonstrando uma grande sincronia às grandes necessidades da área de infraestrutura urbana, Zé Ribeiro, primeiramente fez a indicação da implantação do projeto de Aterro Sanitário de Brumado, bem como a construção de uma usina de reciclagem de lixo, o que iria, inclusive, gerar vários postos de trabalho. Outra indicação importante é a construção de uma ampla rede esgotamento pluvial, visando escoar com maior efetividade as águas das chuvas. Outra importante indicação é a implantação de Energia Solar em todos os prédios públicos do município, o que, oferecendo uma grande economia aos cofres públicos, já que essa é uma tendência moderna. Segundo o vereador “como o governo municipal prega tanto a austeridade, um projeto como esse seria muito favorável e traria ganhos muito importantes para o município”. Outra indicação muito positiva é a implantação do Projeto Cidade Digital, que iria proporcionar um salto de qualidade no ensino público, que receberia um aporte tecnológico muito interessante. A área esportiva também foi inserida no bojo das indicações, sendo solicitada a construção de duas quadras poliesportivas, uma nos Olhos d´Água e outra no Bairro Centenário. A zona rural não ficou de fora, sendo feita a indicação para a criação de peixes em cativeiro em várias localidades, o que traria renda para as famílias. Confira abaixo todas as indicações e suas respectivas justificativas: 



Brumado: Bandidos quebram parede e invadem lojas Decor Móveis e Magazine Luiza neste domingo (19)

Os domingos em Brumado são dias bem calmos, com pouco movimento, os quais são convidativos para a prática de arrombamentos, os quais, apesar de terem tido uma queda, continuam acontecendo em Brumado. Desta feita ontem (19) a ousadia dos bandidos ficou mais uma vez comprovada numa ação que aconteceu na Av. Antônio Mourão Guimarães, onde, após quebrarem uma parede, os bandidos entraram primeiramente na Loja Decor Móveis, conseguiram abrir o cofre e, em seguida, se dirigiram, por meio de uma ligação nos fundos, ao Magazine Luiza que também foi furtado. Não se sabe o quanto foi levado e a Polícia está fazendo as investigações para prender os autores do arrombamento.

 



Gato de energia deixa Praça Saldino Lopes às escuras na noite deste domingo (19)

O problema vem acontecendo de forma constante e os moradores pedem providências às autoridades (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Quem foi passear na Praça Saldino Lopes, que fica na Vila Presidente Vargas, na noite deste domingo (19), infelizmente, teve uma surpresa desagradável, já que a praça ficou às escuras. Segundo informações passadas à redação do 97NEWS, o motivo do apagão foi que um comerciante que instala regularmente brinquedos infantis na praça acabou fazendo um “gato” de energia, o que provocou a escuridão em grande parte da praça. Segundo os moradores o fato é recorrente e eles pedem às autoridades para que sejam tomadas providências, pois a praça é muito visitada é o principal local de lazer dos moradores da Vila. Os outros comerciantes que têm ponto no local também se dizem prejudicados e também esperam que o problema seja logo sanado. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Novo Corolla 2018 já chegou no Showroom da A4 Veículos

Foto: Divulgação

A loja A4 Veículos já dispõe em seu Shoroom o novo Toyota Corolla 2018. O sedã de luxo que já teve mais de 45 milhões de unidades vendidas no mundo agora está mais seguro do que nunca, com sete airbags e controle de estabilidade. No design, destaque para a grade frontal que veio mais arrojada e com um novo desenho dos faróis, além das lanternas traseiras de LED e partida com o botão Start/Stop (Start Button) que permite acionar o motor apenas apertando o botão. Para conhecer mais sobre o novo Corolla 2018, passe na A4 Veículos, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245, Centro, Brumado, telefone (77) 3441-4555.



VCA: Visando impedir novas desapropriações, Jorge Solla aciona a Justiça contra Herzem Gusmão

(Fotos: Reprodução)

O deputado federal Jorge Solla (PT) acionará a Justiça contra o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), para evitar que novas ordens de desapropriação de imóveis em áreas irregulares sejam executadas. Outro objetivo também é responsabilizar o prefeito e gestores envolvidos na desapropriação da Comunidade Maravilhosinha.“O que Herzem fez é inconstitucional porque atenta contra o princípio da dignidade da pessoa humana. É criminoso porque deixou desabrigadas centenas de cidadãos, sem que houvesse nenhuma urgência circunstancial para a desocupação daquela área, sem diálogo, sem planejamento para realocação daquelas famílias. É cruel porque sequer houve notificação, as pessoas foram acordadas na madrugada e não tiveram tempo para retirar seus móveis e bens pessoais”, condenou o petista.



Brumado: Secretária de Educação responde à APLB

A educadora e secretária de Educação de Brumado, Ednéia Ataíde ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Entendo que a categoria está buscando “nossos” direitos. Estou secretária de educação nesse momento, mas não deixei de ser educadora. Nesse pouco tempo a frente da educação, tentei fazer as coisas da forma mais correta possível, dando o que é de direito para uns sem que fosse necessário interromper o direito do outro. Prova disso foi o questionamento sobre o planejamento na escola dentro das duas horas depois da aula e o outro dia ficando para se planejar em casa. Uma outra questão foi sobre o dia 15 ter a falta abonada, pois acredito que a luta contra a reforma  da previdência é de suma importância pra todos nós. No entanto, os outros nove dias de greve não atinge a administração e sim os nossos alunos. Não estamos querendo tirar o direito dos professores, mas precisamos que o direito do aluno também seja assegurado. A greve causa um dano irreversível no aluno, ainda que aconteçam a reposição dos dias letivos o desestímulo que isso causará no aluno, justamente no início do ano, é um prejuízo muito grande na aprendizagem. A administração não deu resposta negativa ao piso salarial e a outras reivindicações e eu me coloco à disposição para colaborar com o professor fazendo a ponte entre a categoria e a administração, levando seus questionamentos ou até mesmo promovendo um encontro de alguns de vocês com o atual gestor, desde que o professor esteja trabalhando na sala de aula, e não em greve. Por isso, peço, em nome dos alunos e dos pais dos alunos, retornem às suas atividades nesta segunda-feira e evitaremos prejuízos na aprendizagem do nosso principal foco que é o aluno.


Profa. Edneia Ataide
Secretária Municipal de Educação de Brumado 



APLB emite comunicado à comunidade escolar brumadense

(Divulgação)

Os professores Municipais de Brumado  comunica a toda a comunidade escolar, a saber, pais, responsáveis, alunos,  que A GREVE CONTINUA, conforme definido pela categoria, até 24/03/2017.  Para  garantir aos alunos o direito constitucional à Educação e os 200 dias letivos,  as aulas serão repostas posteriormente,  desde que o gestor não desconte os dias da greve. Retornaremos às atividades letivas,  com o compromisso funcional que temos, dia 27/03/2017.





Prefeitura de Brumado volta a convocar os professores para retornarem às suas atividades

(Divulgação)

Visando a continuidade normal do ano letivo, sem que haja prejuízo na qualidade do ensino oferecido, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, volta a comunicar à toda a comunidade escolar, a saber, pais, responsáveis, alunos, professores, gestores e demais servidores, que a partir desta segunda-feira, dia 20/03/2017, o transporte escolar estará novamente disponível em toda a rede municipal de educação, bem como os demais serviços educacionais do município de Brumado, com o objetivo de garantir aos alunos o direito constitucional à Educação. A nota ainda ressalta que “em tempo solicitamos aos nossos professores o retorno às atividades letivas, na certeza de podermos contar com o compromisso funcional de todo o corpo docente da rede pública municipal de ensino de Brumado”.



Rua Rosinha: Esposo de vítima de assalto reage e ainda solta rottweiler para cima dos bandidos; um acabou sendo preso

O fato chamou a atenção de toda a vizinhança (Foto: 97NEWS)

A prática de assaltos na cidade de Brumado tendo como vítimas mulheres e seus celulares está cada vez maior, mas, não suportando mais essa investida, alguns já começam a revidar e ir para o enfrentamento com os bandidos, mesmo sabendo que isso é extremamente perigoso e arriscado. Na noite deste sábado (18), por volta das 21h30m, dois assaltantes acabaram tendo a sua ação frustrada no cruzamento da Rua Rosinha com a Aureliano de Carvalho. Logo após anunciarem assalto à uma mulher, buscando levar o celular, o esposo da vítima, que estava ao lado, na porta da casa, acabou indo para cima dos bandidos e entrando em luta corporal com os mesmos e, por fim, soltou o rottwiller para cima dos dois, o que disparou uma fuga frenética por parte dos meliantes, que estavam em uma motocicleta. A Polícia Militar logo chegou ao local e ainda conseguiu prender um dos elementos e recuperar a motocicleta que tinha sido roubada poucas horas antes. Ele e o veículo foram levados para a DPT para as medidas legais. 



Planalto: Pastor é brutalmente assassinado em frente de sua funerária

(Fotos: Reprodução)

Na noite deste sábado (18) um homem foi morto a tiros na Avenida Quinze de Novembro, próximo ao Hospital Municipal, Centro de Planalto. De acordo com as primeiras informações, a vítima foi identificada preliminarmente como Pastor Valcir, e era dono de uma funerária, local onde foi assassinado. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista (DPT) foi acionada e o corpo do pastor será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Polícia Civil do município.



VCA: Prefeitura faz demolição em série; mais de 100 famílias tiveram suas casas derrubadas

Prefeitura também indicou que as ações irão continuar de modo a garantir a proteção das áreas públicas, pertencentes ao patrimônio municipal (Foto: Reprodução)

Em Vitória da Conquista mais de 100 famílias estão sem ter para onde ir. Moradores dizem que foram acordados 4h da manhã deste sábado (18) por tratores da Prefeitura, que demoliram os barracos onde eles estavam. Em nota a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informou que as casas foram construídas de forma ilegal em uma área pública, protegida por lei, cabendo ao município cumprir a legislação e desocupar essas áreas. A Prefeitura também indicou que as ações irão continuar de modo a garantir a proteção das áreas públicas , que não pertencem a governo ou a pessoas particulares, mas sim ao patrimônio do município. A Secretaria de Infraestrutura orienta os moradores a não fazerem investimentos nessas localidades e a procurar informações na Secretaria antes de iniciar qualquer construção, a fim de evitar transtornos maiores e a perda dos valores empregados na obra.