ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

Venha se deliciar com as variedades da Padaria Pérola em Brumado

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Acordar bem cedo e poder tomar aquele café da manhã bem gostoso, você já sabe o lugar certo, Padaria Pérola - Confeitaria e Conveniência. venha degustar as mais variadas guloseimas. Aqui você encontra o tradicional pão francês, saindo do forno direto para você. E ainda, grande variedade e Paes de de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, e salgados diversos. Além das tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho. Padaria Pérola, Matriz, na Rua Cel. Santos, 327, Bairro São Félix. Filial, Rua Sargento Antenor Santos, Bairro das Flores, Telefones: (77) 3441-0754/9968-7717. Aceitamos encomendas.



Nota à sociedade brumadense: Os tiranos como caçadores de direitos

Gilvan Moreira da Silva, professor da Rede municipal e estadual de educação em Brumado (Foto: Divulgação)

Cidadãos brumadenses, cuidado! Cacemos os tiranos antes que eles cacem a nossa dignidade. O ato mais nobre de qualquer tirania, abuso de poder, é produzir injustiça e celebrar o cinismo como atitude democrática. O atual gestor de Brumado assim se comporta com o aval de uma maioria de capachos e traidores da democracia incrustados na câmara municipal e em algumas secretarias. Quando políticos se acham senhores do povo o escravismo vem a galope. Em Brumado, a redução do tempo da licença maternidade, a extinção da guarda municipal, a retirada da representatividade do sindicato (Aplb) e outra medidas são apenas algumas das violências praticadas contra a classe trabalhadora. A tirania quando se ver acuada sempre procura confundir a opinião pública sinalizando “respeito” quando, na verdade, a desrespeita atentando contra a honra da classe trabalhadora. Isso é cinismo. A tirania propaga a sua autoridade espalhando seus familiares no poder, como pragas humanas, operando a máquina pública em benefício dos interesses pessoais e dos seus correligionários, visando à perpetuação. Eles desconhecem que a alternância é necessária para a democracia. Os tiranos não entendem que os políticos, num Estado democrático de direitos, devem lutar junto com o povo pelo bem comum, o que, logicamente, contraria a retirada de direitos. O tirano é sempre imoral. Ele cumpre apenas aquelas leis cujo espírito é antidemocrático, como por exemplo, aquelas que sustentam regime político em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família, as oligarquias. Brumado está, aos poucos se tornando um pequeno e oligárquico feudo, e o povo, os servos da propriedade feudal do senhor absoluto. Os professores de Brumado, enquanto classe, tem lutado contra a mais grave de todas as formas de violência, a injustiça, que se manifesta das mais variadas formas. É preciso lembrar aos tiranos que, o poder político numa democracia, não pode ser governo de um só. Lamentamos o curto entendimento dos tiranos que não lhes permite enxergar que, com uma simples caneta autoritária, como eles sempre o faz, fere a dignidade das famílias das classes trabalhadoras. Os tiranos insistem em torná-las subalternas.  A autoridade tirânica é sádica, ela sente prazer com sofrimento do alheio. Oprimir o povo, os mais fracos, e usá-los em sua ignorância faz parte da lógica dos seus interesses particulares. O tirano se vê chefe do povo, não o seu representante. Brumado tem se destacado na Bahia como o mais bem administrado feudo contemporâneo, a mais competente oligarquia, o mais absoluto regime que interfere até nas questões da fé. Se os santos católicos não ficarem atentos lhes tirarão até o “direito de culto e devoção”, afinal, nem os feriados santos escapam à tirania da autoridade individual e oligárquica do representante do regime absoluto de Brumado.


Gilvan Moreira da Silva, professor da Rede municipal e estadual de educação em Brumado.



Pode ou não? Tapioca pode matar? Não é verdade!

Texto compartilhado nas redes sociais diz que alimento pode conter ácido mortal. Especialista da Embrapa nega que haja risco após todos os processos (Foto: Divulgação)

Circula pelas redes sociais uma notícia que diz que a tapioca pode matar. Não é verdade, de acordo com o pesquisador Joselito Motta, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que faz estudos sobre a mandioca há mais de 30 anos. O texto em circulação diz que "a mandioca contém ácido cianídrico, que é transformado em cianeto, um veneno mortífero, que ataca células nervosas, causa danos nas funções dos pulmões e dos rins e, sobremaneira, no sistema digestivo". 
 

Pesquisador da Embrapa Nega que haja Risco

"A Embrapa possui uma coleção de cerca de 2.250 variedades, sendo a maioria bravas e em torno de 300 mansas ou aipins. As variedades bravas contêm o ácido cianídrico, princípio tóxico que é eliminado com o processamento para o fabrico da farinha de mandioca. A fécula ou amido é retirada de qualquer uma das variedades depois de um processamento ainda mais completo que para o fabrico da farinha. Não existe portanto a menor possibilidade de haver a presença de HCN - ácido cianídrico - na tapioca, pois ele é removido com a água durante o processamento da raiz", afirma Joselito Motta. 
 


 

Ele escreveu um post no Facebook para rebater a polêmica do artigo compartilhado e reiterou o que classificou de "absurdo" ao G1. O artigo que circula nas redes diz que é necessário cuidado ao comprar a goma para o preparo da tapioca, por não se saber de que forma foi preparada. Para o pesquisador da Embrapa, não existe o menor risco em relação a isso, justamente porque o ácido cianídrico é retirado nas primeiras etapas de fabricação da farinha. "A fécula é a última etapa do processamento da raiz da mandioca. Se a farinha já não tem HCN, imagine a goma ou o amido, que são a alma da farinha", diz o pesquisador. Autor do texto compartilhado nas redes, o engenheiro José Narcélio Marques Sousa, de 73 anos, diz ao G1 que ele próprio consome o produto há pelo menos meio século. "Eu particularmente continuo comendo minha tapioca. Se existe risco, estou correndo esse risco", afirma. 

 

Questionado, então, sobre o porquê da publicação, Sousa diz que, no texto, procurou apenas transcrever a conversa com um colega que se mostra preocupado com a venda da tapioca fresca em feiras livres. "A preocupação desse amigo é com uma fiscalização mais efetiva", conta ele, que tem um blog na web. O pesquisador da Embrapa diz que não há nenhuma chance de haver veneno também nesses casos. "O que pode ocorrer é algum problema sanitário, de higiene e conservação do alimento apenas." A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que a fiscalização de produtos vendidos em feiras livres segue normas locais. Uma norma publicada pela Anvisa em 2016 dita normas de inclusão produtiva com segurança sanitária, com orientação para gestores de políticas públicas municipais e trabalhadores da vigilância sanitária. Para concluir sua argumentação, Joselito Motta diz que não há nenhum caso de morte registrado por ingestão de tapioca com ácido no país. No Facebook, ainda brinca: "Mandioca pode matar: de prazer ou de empanzinamento se comer demais".

 

 

Foto: Divulgação


Em entrevista à Alternativa FM, Waldenor fala de sua candidatura à presidência do PT na Bahia e convoca as lideranças e a militância brumadense

O deputado Waldenor Pereira diz que está muito otimista para vencer as eleições estaduais do PT (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O deputado federal Waldenor Pereira deu uma entrevista, via telefonte, nesta quarta-feira (29), a Alternativa FM no Jornal da Alternativa. Muito seguro, Waldenor falou sobre vários assuntos, com um foco especial no seu projeto de candidatura que busca a presidência do PT na Bahia. Reconhecido como um dos quadros mais respeitados do PT na Bahia, Waldenor tem uma biografia repleta de grandes feitos e de lutas e conquistas em prol dos avanços sociais e educacionais no estado. Comentando o atual estado da política nacional, ele fez questão de frisar que “não sou contrário às reformas, elas são necessárias, pois vivemos novos tempos, mas que sejam feitas de forma racional e que venham a atender os anseios da classe trabalhadora” e emendou destacando que “mas não podemos aceitar projetos perversos para os trabalhadores, como a PEC da Previdência e o Projeto de Terceirização do jeito que está, os quais afrontam o bom senso e trazem prejuízos enormes para a vida dos brasileiros”. Waldenor comentou a sua candidatura à presidência do PT da Bahia citando que “nós estamos firmes nessa nova etapa de nossa carreira política. É um momento de mudanças para o PT, de profundas reflexões e de traçar novos planejamentos, então, diante disso, estamos muito confiantes, tendo o apoio de 8 deputados estaduais e 7 deputados federais, o que nos deixa ainda mais motivados e otimistas”. Ele aproveitou ainda para convocar os membros do PT e a militância de Brumado e região para comparecerem no próximo sábado (01), a partir das 09h, na quadra da Faculdade Maurício de Nasau, em Vitória da Conquista, onde irá ocorrer o Seminário Regional do PT dizendo que “contamos com a presença das grandes lideranças do PT de Brumado e de nossos militantes para comparecer a esse evento de grande importância, onde serão discutidos temas de grande relevância para o futuro da nossa legenda na Bahia e no Brasil. Inúmeras lideranças do nosso partido estarão presentes, entre elas o senador Lindemberg Farias, que é candidato à presidência nacional do PT. Então contamos com a presença de todos”. 



Baiano de Ubaitaba, Isaquias Queiroz é consagrado com o prêmio Brasil Olimpíco

O baiano da Chapada Diamantina, o primeiro atleta brasileiro a ganhar medalhas em uma só Olimpíada (Foto: Reprodução)

Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta masculino foi para o baiano de Ubaitaba Isaquias Queiroz, que iniciou as suas atividades na canoagem no Rio de Contas (foto abaixo). O primeiro atleta do país a ir ao pódio três vezes na mesma Olimpíada, com duas pratas (C1 1000m e C2 1000m) e um bronze (C1 200m), anunciou que iria quebrar o protocolo e desceu do palco e pediu a sua namorada em casamento. Ela disse o famoso "sim" e se levantou para receber o anel de noivado.- Para quem não sabe, ela está grávida de quatro meses. Vai ser menino e vai ser atleta com certeza - brincou o atleta, para aliviar o nervosismo. O discurso, no entanto, não se resumiu ao momento romântico. Isaquias também fez um agradecimento especial a Jesus Morlán, seu treinador, que luta contra uma doença grave. - Estava disputando com grandes atletas. Serginho, me inspiro muito nesse cara. Thiago Braz fez história. Queria dedicar esse troféu a meu treinador, Jesus Morlán. Se não fosse ele, não teria esse troféu. Todos sabem da situação que ele está passando, se Deus quiser vai sair dessa - acrescentou, referindo-se à cirurgia para retirada de um tumor no cérebro do treinador.



Vice-prefeito de João Dourado morre em acidente

Adriano Alves Nunes permaneceu consciente depois de cair do veículo. Ele chegou a ser levado para o Hospital Regional de Irecê, mas não resistiu aos ferimentos (Foto: Reprodução)

O vice-prefeito da cidade de João Dourado, no norte do estado, morreu após um acidente entre a motocicleta que dirigia e uma van, na noite de quarta-feira (29). Adriano Alves Nunes estava na zona rural de América Dourada, região de Irecê, quando aconteceu o acidente. Testemunhas que estavam no local disseram que o vice-prefeito permaneceu consciente depois de cair do veículo. Ele chegou a ser levado para o Hospital Regional de Irecê, mas não resistiu aos ferimentos. Não há informações sobre o motivo do acidente. 



Governo anuncia corte de R$ 42,1 bilhões em despesas

(Foto: Reprodução)

Depois de dois adiamentos, numa semana de intensas negociações, o anúncio do orçamento deste ano foi feito nesta noite de quarta-feira, 29, prevendo um corte de R$ 42,1 bilhões nas despesas da União. Para chegar a este cálculo, que a equipe econômica acredita contribuirá para garantir o déficit de R$ 139 bilhões fixado para 2017, o governo irá contar com receitas extras de mais de R$ 10,1 bilhões com a venda de quatro hidrelétricas que pertenciam à Cemig e foram reintegradas ao patrimônio da União, além da suspensão de benefícios fiscais na folha de pagamentos que renderá mais R$ 4,8 bilhões.O governo não pôde contar com o ganho extraordinário, que pode chegar a R$ 8,7 bilhões, com precatórios não reclamados por seus beneficiários. Até o último momento isso foi tentado pela equipe econômica, para permitir um corte menos profundo, em torno de R$ 30 bilhões. Uma hora antes do anúncio, os ministros Henrique Meirelles, da Fazenda, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, acompanhados pela Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, ainda buscavam no Supremo Tribunal Federal (STF) consultoria da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, sobre o respaldo judicial da medida.O propalado aumento de tributos, que estava sendo avaliado pela equipe econômica se resumiu à cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de cooperativas de crédito. Essa tributação acrescentará aos cofres do Tesouro mais R$ 1,2 bilhão este ano.O corte deve ser feito com o contingenciamento de R$ 10,5 bilhões do PAC, de R$ 10,9 bilhões de emendas parlamentares e de R$ 20,1 bilhões de despesas dos demais órgãos do Executivo. Nos outros Poderes, a tesourada será de R$ 580 milhões. Precatórios e repatriação acabaram não entrando na conta. O que justifica a declaração de Meirelles, dizendo que “no primeiro momento o corte é de R$ 42,1 bi, mas esperamos redução”.”Essa medida gerava uma perda fiscal para a União e era esperado que isso gerasse um crescimento rápido para o Brasil. No entanto isso não gerou os efeitos esperados e achamos que seria necessário eliminar essa opção Vamos eliminar distorções”, disse Meirelles, ao fazer o anúncio 



Dellas Cosméticos e Perfumaria; os melhores produtos de beleza em Brumado

A Dellas Cosméticos e Perfumaria, um espaço agradável e aconchegante, pronta para atender suas necessidades com uma variedade de produtos para tratamentos corporal, facial, capilar, manicure e pedicure. E neste mês, toda linha da Oikos, Foreverliss, Lola, com 15% de desconto. Mas atenção, somente enquanto durar o estoque.  Dellas Cosméticos e Perfumaria, aqui você encontra, Secador, chapinha, baby Lease, Esmaltes, e muito mais. Trabalhamos com as melhores marcas profissionais. Dellas Cosméticos e Perfumaria, Rua Deolino de Carvalho, 330, Centro, próximo a praça da prefeitura, telefones (77) 3441-3418 ou 9-8812-6015.

 



Reconhecimento Nacional: Músicas de Fann Estourado irão fazer parte do novo CD de Neto LX - Artista da Som Livre

(Divulgação)

O cantor e compositor brumadense Fann Estourado vive um momento muito especial de sua carreira, que está em uma forte curva ascendente, mostrando que o trabalho desenvolvido pelo artista irá ter uma grande projeção a nível nacional. Nesta quarta-feira (29), Fann Estourado teve mais um grande motivo para comemorar, já que o renomado cantor NETO LX, que compõe o seleto quadro de artista da Gravadora Som Livre, confirmou que 3 composições suas irão integrar o seu novo CD Promocional. Segundo NETO LX, as músicas “Colo do Pai”, “Metendo Tcheca” e “Trava e Destrava”, que são de autoria de Fann Estourado, que fazem parte de seu último CD gravado ao vivo em Porto Seguro, são muito vibrantes e tem uma grande sincronia com a sua obra, por isso foram integradas em seu novo CD. Fann, que também é conhecido como “O Baixinho dos Paredões”, devido à sua energia, ficou muito feliz, pois sempre teve o sonho de ter suas músicas gravadas por um cantor de renome nacional como é o caso de NETO LX. O promoter Beto Bonelly também ficou muito satisfeito com o fato, que projeta que outros artistas de projeção nacional venham a gravar futuramente outras músicas do cantor Fann Estourado. faça o download no novo CD de NETO LX com as 3 músicas do Baixinho. Faixas 09, 11 e 12 Acesse: www.suamusica.com.br/netolx/do-jeito-que-voces-gostam



Conta de luz será reduzida em 15% na Bahia no mês de abril

Foto: Arquivo/97news

A conta de luz será reduzida, em média 15,46% na Bahia no mês de abril para consumidores residenciais, de acordo com comunicado da Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba). A redução tarifária, sem considerar os tributos, será de R$ 6,65 a cada 100 kWh consumidos. A medida de redução na tarifa de energia foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na terça-feira (28), para compensar os consumidores pela cobrança indevida de um encargo voltado a remunerar a usina de Angra 3, no Rio de Janeiro. Conforme a Coelba, a percepção da redução tarifária nas faturas dos consumidores se dará de acordo com os ciclos de leitura e faturamento de cada um, sendo que, em geral, será completada em dois meses. Por exemplo, se um cliente que teve o consumo aferido entre os dias 21 de março e 20 de abril, terá 10 dias com a tarifa vigente em março e 20 dias com a nova tarifa reduzida. Na conta do mês seguinte, o consumidor perceberá uma redução proporcional no valor referente aos demais 10 dias de abril com tarifa ajustada.

 



Vende-se terreno no Bairro Esconso

Vende-se um terreno com 646 metros quadrados. O terreno está localizado na Avenida Bar Rio, no Bairro Esconso. O terreno possui ótima localização com facilidade de ligação de água da Embasa e energia elétrica. O local já possui uma área residencial muito grande, e está em amplo crescimento. Informações pelos telefones (77) 99942-0318 e 9.8806-8780.



Brumado: Serviços de capina vêm sendo feito de forma deficitária em alguns locais da cidade

O mato recolhido pelos serviços de capina não foi recolhido até agora (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A equipe do 97NEWS atendendo um pedido dos moradores da Rua Augusto Canguçu, localizada no Bairro Baraúnas, esteve na manhã desta quarta-feira (29), visitando o local e verificou que a denúncia apresentada pelos moradores de que os serviços de capina haviam sido feitos de forma deficitária tinha procedência. Segundo eles, o trabalho foi feito desde a semana passada e as equipes ainda não vieram recolher o mato e o lixo que foi retirado (foto abaixo), o que acabou trazendo transtornos, além de deixar um aspecto muito negativo na via. Eles também reclamaram da falta de trafegabilidade da via, que necessita urgentemente de uma recuperação. Outras localidades também passaram pelo mesmo problema, então, buscando esclarecimentos sobre a situação entramos em contato com o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, o qual declarou que já teve conhecimento do fato e que já solicitou com urgência a retirada do mato por parte da empresa responsável pelo serviço. Quanto à recuperação da via ele disse que foi feito um levantamento por parte da secretaria e as ruas mais danificadas serão as primeiras a receberem os serviços, mas somente após a realização do processo de licitação. A previsão é que ainda no mês de abril o trabalho seja iniciado. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Delegado faz grave alerta sobre a prática do crime de receptação de objetos de origem criminosa

O delegado Dr. Fábio Lago ressalta que todo cuidado é pouco na hora de adquirir um bem de origem duvidosa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Nos últimos anos em Brumado, os crimes contra o patrimônio tiveram um aumento vertiginoso, o que aumentou sobremaneira o trabalho da Polícia Civil que teve que ampliar as suas investigações. Com um índice de resolutividade muito positivo, a equipe da 20ª Coorpin, vem realizando um trabalho muito profícuo no combate ao crime na cidade.  Neste conjunto de fatores, um dos delitos mais praticados é a receptação de objetos oriundos de furtos, roubos, descaminhos e estelionato, tanto que nesta terça-feira (28) uma pequena quadrilha que estava atuando na cidade, que roubou um grande número de celulares, repassando-os em seguida, acabou sendo apanhada. Diante disso a equipe do 97NEWS ouviu o delegado Dr. Fábio Lago, que, prontamente fez questão de citar que “realmente os crimes contra o patrimônio tiveram um aumento muito grande nos últimos anos e o grande responsável por isso é o crime de receptação, que também aumentou na mesma proporção”. Ele continuou argumentando que “o roubo é um crime grave, inafiançável, que é cometido pela violência ou grave ameaça” e emendou dizendo que “já a receptação é o irmão do furto, que também é grave e leva para a prisão. Que fique bem claro que o receptador está quase no mesmo patamar do ladrão, pois muitos não têm consciência disso”. Ele ainda descreveu que “existe a receptação dolosa, onde o receptador é conhecedor do ilícito, que dá prisão de 1 a 4 anos e a receptação culposa, onde o receptador adquiri o objeto na dúvida da ilicitude, ou seja, sem intenção criminosa”. E finaliza que “fica aqui o aviso aos amantes da Lei do Gerson, que sempre querem levar vantagem em tudo, que o crime de receptação de quaisquer objetos originários de delitos criminosos leva para a cadeia, então, que pense 10 vezes antes de adquirir qualquer equipamento de origem duvidosa”. 

(Foto: 97NEWS Conteúdo)


Fortes chuvas causam alagamentos em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução l Whatsapp 97NEWS

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Livramento de Nossa Senhora, portal da chapada Diamantina na madrugada desta quarta-feira (29), causaram transtornos e pontos de alagamento no bairro Taquari. Moradores enviaram fotos de ruas alagadas do bairro ao 97NEWS. A chuva da madrugada e da manhã de hoje faz parte da frente fria que chegou à região Sudoeste e deve permanecer até o próximo Domingo (02). De acordo com os moradores, a Rua Contendas do Sincorá ficou intransitável. Ainda segundo os moradores do Bairro Taquari, suas casas foram invadidas pela água, eles afirmam que o problema é antigo e toda vez que chove sempre ha alagamentos na rua. Segundo os institutos de meteorologia, nesta quinta-feira (30), há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo. A frente fria chega à região trazendo mais nebulosidade e chuvas em forma de pancadas ao longo do dia. Pode chover a qualquer hora com a previsão de 10mm. Os maiores volumes devem ocorrer entre Sexta á Domingo, que podem chegar a chover cerca de 30mm. As temperaturas ficam mais amenas e variam entre 18ºC e 24ºC . 

Foto: Reprodução l Whatsapp 97NEWS


Estado promove mais de 1.300 professores e coordenadores por titulação acadêmica

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, no Diário Oficial desta quarta-feira (29), a lista classificatória da progressão funcional por avanço vertical para 1.359 professores e coordenadores pedagógicos dos Ensinos Fundamental e Médio, da carreira do magistério estadual. A ação é resultado de cursos de pós-graduação realizados pelos educadores, sendo 1.040 por especialização, 284 por mestrado e 35 por conclusão de cursos de doutorado. A progressão terá validade a partir de maio. ”Esta ação implica em uma melhoria salarial para os professores e coordenadores pedagógicos, e, principalmente, deve resultar na qualidade da Educação, pela devolutiva de conhecimentos e do aprimoramento destes educadores às escolas, a partir das pesquisas desenvolvidas durante suas pós-graduações”, afirma o secretário Walter Pinheiro. O professor de Geografia, Eduardo Gabriel Palma, do Centro Estadual de Eduação Profissional da Bahia, já tem o avanço na carreira pelo mestrado na área. Agora, no mês de março, ele defendeu a tese de doutorado pela Universidade Federal de Sergipe, abordando a ‘Governança das Águas no Rio São Francisco’. Ele acredita que este estímulo na carreira pública do magistério da Bahia é um fator de motivação para os educadores. ”Saber que a pesquisa e a ampliação dos conhecimentos resultam em um ganho financeiro é uma motivação a mais para que possamos prosseguir com os estudos em nível de pós-graduação, cujo maior retorno é, sem dúvida, o que podemos proporcionar aos nossos estudantes em diferentes atividades pedagógicas”, diz Palma. De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Ana Catapano, “os servidores que tiveram seus processos indeferidos deverão protocolar recurso, quando cabível, no período de 1º a 15 de abril. No mês de maio, o órgão divulgará uma lista definitiva com estes desdobramentos”.



Brumado: Ministério Público realizará palestra sobre o uso seguro e responsável da internet

Foto: Montagem97NEWS

O Ministério Público da Bahia, através da 3ª Promotoria de justiça de Brumado, com o objetivo de capacitar e orientar os jovens para a utilização segura da internet, em parceria com o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), promoverá palestras sobre o uso seguro e responsável da internet. As palestras serão realizadas nas cidades de Brumado (dia 30/03/2017, nos turnos matutino e vespertino), Malhada de Pedras e Aracatu (no dia 31/03/2017, manhã e tarde, respectivamente), nos auditórios cedidos pelas secretarias de educação dos respectivos municípios. O encontro alertará alunos dos ensinos fundamental e médio sobre como identificar e se proteger das práticas criminosas mais comuns na rede mundial de computadores. Será destacada a importância de que o jovem se capacite para não se tornar vítima de crimes virtuais, apresentando recursos e estratégias voltados à prevenção. Serão abordados assuntos como cyberbulling, jogos online, sites e mensagens de e-mail com conteúdos ofensivos, além do sexxting, prática que consiste em divulgar fotos eróticas na internet.



Brumado: Polícia Militar recupera mais dois veículos

Foto: Divulgação l PM

A Polícia Militar recuperou outros dois veículos roubados ou furtados, esta semana em Brumado. Após denúncia, policiais militares deslocaram ao Bairro Dr. Juracy onde foi abandonado na Rua Juscelino Kubitschek um Fiat Uno, de cor azul. Através do número do chassi foi constatado ser a  carro que foi roubado na Praça do Jurema. No Bairro BNH, também após denúncia, policiais militares localizaram o veículo VW/Gol, de cor branca, furtado. Outro veículo encontrado foi um Voyage, na cor preta que teria sido roubado no Bairro Baraúnas. Após buscas na cidade, a polícia encontrou o carro abandonado próximo ao Bairro Olhos D’água. Os veículos foram levados para a delegacia.

Foto: Divulgação l PM


Itabuna: Contas da Emasa são rejeitadas pelo TCM; dívida de empresa é ‘gigantesca’

Foto: Reprodução / Ubaitaba Urgente

As contas da Emasa [empresa de abastecimento] em Itabuna, no sul baiano, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em sessão desta terça-feira (28), o tribunal puniu a gestão de Ricardo Campos Pereira, referente a 2015. O motivo foi a ausência de comprovação de pagamento realizados no mês de janeiro, no valor total de R$591,9 mil. Segundo o TCM, Pereira não apresentou justificativa para a irregularidade mencionada. Por conta disso, o relator do parecer, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou a devolução ao Município de R$594,2 mil com recursos pessoais, em razão de: pagamento indevido de juros e multa (R$126,47), gastos irregulares com publicidade (R$2.100,00) e não comprovação de pagamentos (R$591.976,16). A punição foi aprovada por todos os conselheiros. Pereira terá também de pagar multa de R$ 5 mil. O conselheiro ainda declarou que a situação da empresa é de insolvência e que, em razão da má gestão, a dívida que se acumula é gigantesca. O rombo na instituição é de cerca de R$42 milhões. Ainda cabe recurso da decisão.



Brumado: Central de Marcação fica alagada e atendimento tem que ser suspenso

A situação se agravou e o atendimento irá ser suspenso (Fotos. 97NEWS)

As chuvas torrenciais que caíram desde as primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (29), as quais, por sinais foram muito bem-vindas, acabaram também causando alguns transtornos na cidade. Um deles teve como cenário a Central de Marcação e Regulação, que foi bem atingida, ficando alagada e ainda tendo uma grande quantidade de água escorrendo pelo teto. O atendimento ficou muito prejudicado e vários usuários entraram em contato com a redação do 97NEWS para comunicar o fato, inclusive enviando vídeos como pode ser observado abaixo. Visando o conhecimento das medidas que serão tomadas pela administração municipal, já que o órgão tem uma grande movimentação e é um dos mais procurados pela população brumadense, entramos em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que explicou que “sim, realmente foi uma chuva muito forte e causos danos no telhado, fazendo escorregar um grande volume de água pelas paredes, deixando a recepção alagada”. Questionado sobre a paralisação do atendimento, ele respondeu que “como não há estrutura para realizar o atendimento à população, ele terá que ser suspenso, pois não existem condições estruturais para que os serviços sejam efetuados” e ainda declarou que “assim que o tempo estiar, vamos iniciar com urgência os reparos do telhado e de outras partes que foram afetadas pelas chuvas, mas não podemos definir uma data, pois as chuvas podem continuar”. Confira abaixo vídeo enviado pelos leitores do 97NEWS mostrando a situação: