ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

Presidente do Sindguardas irá fazer uso da tribuna livre na sessão extraordinário do Legislativo na noite de hoje (02)

O presidente do Singuardas, Pedro Santos, durante manifestação da categoria em 2015 (Foto: 97NEWS Conteúdo)

O impasse que estaria novamente se estabelecendo entre Prefeitura Municipal de Brumado e a GCM – Guarda Civil Municipal ainda continua apesar de ter sido aberta a mesa do diálogo, tanto que o sindicato da categoria, o SindGuardas, já teria tido reunião produtiva com o chefe do executivo municipal. A reunião que teria acontecido em plena terça-feira de carnaval, foi considerada positiva, tanto que o movimento de protesto que iria acontecer na manhã desta quinta-feira (02), denominado VIII Marcha Azul Marinho, foi cancelado. O Projeto de Lei 05/2017, o qual teria gerado o confronto, foi, inclusive retirado de pauta e, pelas informações, ainda não tem data certa para retornar e, já existem rumores, que ele não irá mais retornará para a votação dos vereadores. Diante disso, visando esclarecer a questão, o presidente do Sindguardas, Pedro de Oliveira Santos, usará na noite de hoje a tribuna livre durante a sessão extraordinária que se iniciará a partir das 18h40m. Uma reunião ocorrida no final da manhã entre a comissão dos guardas municipais e o presidente do Legislativo, vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), também foi avaliada positivamente pela categoria. Segundo informações, os vereadores estão reunidos com o prefeito Eduardo Vasconcelos na busca de um entendimento melhor sobre o PL 05/2017, para que ele possa retornar para a votação. 



Caetité: Homem é preso por porte ilegal de arma e tráfico de drogas

Fotos: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

Um homem identificado como Eduardo da Silva Fogaça, foi preso por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas na noite desta quarta-feira (01), no Bairro Rancho Alegre em Caetité. O flagrante foi feito por equipes do Setor de Operações de Inteligência (Soint), e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM). De acordo com informações, na casa do suspeito foram encontradas porções de cocaína e maconha, material para embalar drogas, além de um revólver calibre 32 e certa quantia em dinheiro. No momento da abordagem também havia um usuário na residência aguardando para comprar a droga, segundo informou a polícia. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Caetité, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.



Brumado: procura-se cachorra que atende por "Pituca"

Foto: Divulgação

Está desaparecida uma cachorra da raça pudow que atende pelo nome de "Pituca". A cachorra desapareceu da casa de sua dona no Bairo São Joaquim, Pituca possui uma pelagem alta, cor branca e com tons de caramelo. Quem encontrou ou encontrar devem ligar para 9.9939-8989 ou levar em Neto Magazine que será bem gratificado.



Prefeitura de Brumado começa a resolver os problemas mais crônicos da área de infraestrutura urbana

A estrutura do local estava muito danificada e os riscos de acidentes eram cada vez maiores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após inúmeras solicitações, inclusive com indicações de vereadores, a Prefeitura Municipal de Brumado está iniciando, nesta quinta-feira (02), um processo de recuperação dos principais problemas que envolvem a deficiência da área de infraestrutura urbana, especialmente os que afetam a mobilidade. Uma das primeiras ações é no pontilhão ao lado do SAC, o qual estava com estrutura muito danificada e, com isso, os riscos de um acidente ou até de um desabamento eram reais. As obras devem deixar o local novamente habilitado para o tráfego. Outro ponto que também vêm sendo objeto de constantes reclamações é na Rua Antônio Francisco da Silva, uma das mais movimentadas da cidade, onde uma galeria de esgoto pluvial está prestes a ruir e abrir um grande buraco na pista (foto abaixo). Até o momento as obras ainda não foram iniciadas, mas por informações colhidas pela nossa equipe, quem sabe ainda hoje as obras de reparo serão iniciadas. 

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Brumado: VIII Marcha Azul Marinho é cancelada pela organização do evento

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Quem acordou na manhã desta quinta-feira (02) com a intensão de assistir a VIII Marcha Azul Marinho que iria sair de frente da Cesta do Povo às 08H, vai ter que mudar os planos, pois informações colhidas pelo 97NEWS, junto a representantes da GCM – Guarda Civil Municipal de Brumado, deram a garantia que a Marcha foi adiada. O motivo do adiamento foi a abertura do diálogo com o chefe do Executivo Municipal. Segundo as informações o primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira (28) no Gabinete Municipal, onde já teria se iniciado um acordo que fosse positivo para ambos os lados. Então, visando evitar um enfrentamento e um possível desgaste da categoria, a organização do evento achou por bem cancelar a Marcha, que, desta feita, diferente das outras, teria um forte tom de protesto. Mas, mesmo com o cancelamento, os representantes da GCM irão para a sessão da Câmara para marcar presença e pressionar os vereadores a não votar no projeto que, segundo eles, iria, de forma gradual, extinguir a entidade. 



Terror em Barra do Choça: Identificado jovem assassinado. Cinco pessoas foram baleadas

Ualas Dias Santos, de 23 anos, tentou fugir, mas acabou sendo executado no interior de uma lojinha. Ruas ficaram desertas. Crimes teriam relação com tráfico de drogas (Foto: BDM)

Eram 22h30 quando a reportagem chegou a Barra do Choça, na noite desta quarta-feira, 01. A cidade estava deserta, insólita.Tudo por causa de duas ações criminosas sucessivas envolvendo quatro homens a bordo de duas motocicletas. No primeiro crime, não muito distante da delegacia local, os criminosos pararam as motos e desceram atirando em um grupo de pessoas que estavam na porta de uma casa. O alvo principal seria Ualas Dias Santos, de 23 anos. Ele tentou fugir, mas acabou sendo executado no interior de uma lojinha. Outras duas pessoas foram atingidas. Elas seguiram para o hospital da cidade e não correm risco de morrer. Minutos depois, em outro bairro, os mesmos bandidos tentaram matar mais duas pessoas.



Carnaval: Disfarçada, Ivete Sangalo curte no anonimato em Salvador

Foto: Reprodução/Instagram

Ivete Sangalo decidiu aproveitar o carnaval de outro jeito neste ano. Em vez de animar o público de cima dos trios ou dos palcos, de onde geralmente arrasta multidões, a cantora curtiu alguns shows em Salvador do meio do público, fantasiada de palhaço. Ela estava acompanhada do marido, o nutricionista Daniel Cady, e amigos, e revelou o disfarce por meio das redes sociais em seguida. Ivete circulou, no anonimato, pelo circuito Dodô (Barra-Ondina) e assistiu aos shows dos colegas Durval Lelys, Claudia Leitte, Armandinho e Harmonia do Samba nesta terça-feira (28). "E para fechar com chave de ouro o meu carnaval, amigos reunidos na pipoca da minha cidade Salvador! Que farra boa. Sai do Farol da Barra e fui ver de pertinho @xanddyharmonia voltei peguei @durvallelys fui até ondina voltei peguei @claudialeitte voltei peguei @armandinhomacedo e depois fui me divertir no @camarotecluboficial. Meus amigos que eu amo foram junto comigo e foi demais!!! Feliz carnaval!!!!", escreveu no Instagram. Tradicionalmente, a baiana contou com a agenda apertada no período de carnaval. Na noite do domingo (26), desfilou pela Marquês de Sapucaí ao lado da família como homenageada da Grande Rio. O samba enredo da escola de samba carioca falou sobre o axé, ritmo por meio do qual a artista se consagrou. Na segunda-feira (27), puxou o bloco Coruja, em Salvador e aproveitou para relembrar a homenagem: "Eu queria agradecer a essa enxurrada de energia que vocês mandam para mim que fazem as coisas acontecerem de uma forma muito especial. Muito obrigada. Queria muito agradecer a Deus por te me permitido ter nascido na Bahia, em Juazeiro da Bahia, nas margens do Rio São Francisco e ter me tornado desde o dia que nasci essa mulher feliz e realizada que eu sou". 

Foto: Reprodução/Instagram


Livramento: Prejuízos de mais de R$ 1 milhão em passagem inédita de Tornado Categoria F-1; previsão aponta novas rajadas para hoje (01)

As imagem fala por si só (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A Natureza realmente está cada vez mais complicada de ser compreendida, mesmo por aqueles que se especializam nesse sentido. Dentro deste contexto, previsões de que o município de Livramento de Nossa Senhora iria ser atingido por um Tornado Categoria F1, mas, segundo as primeiras checagens junto a alguns institutos de meteorológicos, isso realmente aconteceu nesta terça-feira (28), onde a cidade foi atingida por ventos com mais de 100 km/h, o que caracterizaria mesmo a passagem de um Tornado, categoria F1, que tem ventos entre 115 a 180  km/h, lembrando que a categoria mais alta é a F5, com ventos muito fortes entre 420 a 530 km/h. Caso sejam dadas as confirmações oficiais, Livramento seria a primeira cidade do Nordeste do Brasil a registrar um Tornado. Segundo informações colhidas com correspondentes na cidade, o clima deste momento é muito parecido com o de ontem (foto abaixo) e segundo previsões do Instituto Nordeste Tempo, a possibilidade de um novo tornado do mesmo nível atingir o município existe, por isso, a população deve ficar totalmente alerta e procurar ficar em lugares seguros. Ainda segundo as informações obtidas pela nossa equipe, os prejuízos da passagem do possível Tornado de ontem já ultrapassariam a casa de R$ 1 milhão. Novas informações a qualquer momento.  

(Foto: 97NEWS)


Brasil tem até 31 de março para responder à OEA sobre sistema prisional

Brasil já recebeu diversas notificações sobre situações dos presídios desde 2011Arquivo/ Wilson Dias/Agência Brasil

O Brasil tem até o dia 31 de março para responder à Organização dos Estados Americanos (OEA) 52 questões sobre o sistema prisional e socioeducativo brasileiro.  A resolução do organismo internacional foi encaminhada ao governo brasileiro na semana passada e as respostas estão sendo preparadas pelo Ministério da Justiça. A cobrança do organismo foi feita após uma análise sobre a quantidade de registros de violações de direitos e pede ao Estado brasileiro explicações e soluções para a violência e a superpopulação carcerária no Complexo Penitenciário de Curado, em Pernambuco; no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão; no Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, no Rio de Janeiro; e na Unidade de Internação Socioeducativa (UNIS), no Espírito Santo. Esses quatro casos estão em discussão na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA. Para os membros do tribunal, trata-se de indício de “um problema estrutural de âmbito nacional do sistema penitenciário”. A Resolução da OEA foi comunicada às entidades de direitos humanos peticionárias das denúncias originais. A Corte informou ainda que vai enviar uma delegação ao Brasil para avaliar a situação dos presídios. Os resultados da visita serão levados à audiência pública que vai ocorrer em maio na sede do órgão, na Costa Rica. A Corte cobrou do Brasil que adote medidas concretas para a redução da população carcerária e do número de presos provisórios, a prevenção do enfrentamento de facções criminosas nas unidades prisionais, o treinamento no controle não violento de rebeliões e a prevenção da entrada de armas e drogas nas prisões.



Musa do Impeachment mostra demais e causa demissão na RedeTV; veja

(Foto: Reprodução)

O superintendente artístico da RedeTV!, Elias Abrão pediu demissão no sábado (25) após a exibição ao vivo do ânus da modelo Ju Isen na sexta, durante o programa Bastidores do Carnaval.  A diretoria da emissora cobrou explicações sobre o fato e Abrão – irmão da apresentadora Sônia Abrão, assumiu a responsabilidade e entregou a demissão. "Amigos, bom dia. Errei feio com o Hulk (referência ao fato de Ju Isen usar pintura verde). Já pedi meu desligamento da RedeTV!. Às vezes, pesamos a mão, sem pensar ou ponderar. Abraços", escreveu Abrão em seu perfil do Twitter na madrugada deste domingo (26). A musa do impeachment mostrou demais na TV, durante uma entrevista à repórter Léo Aquilla. Léo pediu então que Ju exibisse a pintura e desse uma voltinha. De costas, ela se agachou e acabou mostrando o ânus. Ao vivo, a cena causou polêmica nas redes sociais e deixou surpresos até os apresentadores Flávia Noronha e Nelson Rubens. Elias trabalhava no cargo há um ano. Antes, ele era o responsável pela direção de A Tarde é Sua, comandando pela irmã. Confira o vídeo que é impróprio para menores de idade: 



O que significa a Quarta-feira de Cinzas?

(Imagem Ilustrativa)

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa. A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.



Livramento: Veja as imagens dos estragos feitos pelo forte vendaval desta terça-feira (28)

Algumas imagens lembraram cenas de uma guerra (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

O município de Livramento de Nossa Senhora, conhecido como um dos portais principais que dá acesso às belezas da Chapada Diamantina, sofreu, nesta terça-feira (28), último dia do feriado de Carnaval, ao que tudo indica, o maior vendaval de sua história. Vários foram os estragos e os prejuízos ainda não foram calculados, mas residências foram destelhadas (como pode se ver no vídeo abaixo); muros foram destruídos como o do campo de Taquarí. Árvores foram arrancadas com a força do vento, ruas ficaram muito danificadas, residências abandonadas ruíram, mas, o dado positivo é que ninguém se feriu. A energia e as conexões com a internet se restabeleceram após as 22h e o comentário na cidade era um só “nunca vi uma coisa dessa em Livramento”. Confira as imagens feitas pela equipe do 97NEWS: 



Marcelo Odebrecht será ouvido por ministro do TSE nesta quarta-feira (1º)

Marcelo Odebrecht está preso pela Operação Lava Jato desde junho de 2015 (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente da holding Odebrehct S.A., será ouvido pelo corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Herman Benjamin, na tarde desta quarta-feira (1º), em Curitiba. O depoimento está marcado para as 14h30, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). De acordo com o TSE, o ministro deve ir a Curitiba para participar do depoimento. Marcelo Odebrecht vai ser ouvido como testemunha nas ações que tramitam no tribunal pedindo a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer por suposto abuso de poder político e econômico na eleição presidencial de 2014. A determinação do TSE para que Marcelo Odebrecht fosse ouvido é do dia 22 de fevereiro. Para o ministro, pelo que foi narrado das colaborações premiadas da Odebrecht, o empreiteiro pode ajudar com informações relevantes para as ações apresentadas pelo PSDB, nas quais o partido aponta uma série de irregularidades, entre elas o financiamento ilegal por empresas investigadas na Operação Lava Jato. Outros dois executivos ligados a Odebrecht, que fecharam acordo de delação premiada, também prestarão depoimento. Eles vão ser ouvidos na quinta (2), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. São eles: Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht, e o ex-dirigente da empresa Alexandrino de Salles Ramos. O depoimento deles estava marcado para quarta-feira, mas, foi remarcado. Atualmente, Marcelo Odebrecht está detido na carceragem da Polícia Federal (PF), na capital paranaense. Ele foi preso na 14 fase da Operação Lava Jato, em junho de 2015. O empreiteiro foi condenado a 19 anos e quatro meses de prisão por envolvimento no esquema de corrupção descoberto na Petrobras pela Lava Jato. Além disso, Marcelo Odebrecht responde a outras três ações penais oriundas da Operação Lava Jato, na Justiça Federal do Paraná. Alexandrino de Salles Ramos de Alencar também já foi condenado pela Lava Jato, por lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Assim como Marcelo Odebrecht, ele foi preso na 14ª etapa da operação, mas deixou a cadeia meses depois por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Cláudio Melo Filho chegou a ser investigado na Lava Jato, sendo alvo de condução coercititva – quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento  – , mas não responde a nenhum processo.



'Le Monde' descreve o Brasil de Temer como o "Reinado da Impunidade'

(Foto: Reprodução)

O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta terça-feira (28) dá novamente destaque para a política brasileira. Com o título "Brasil, o reinado da impunidade", a correspondente do vespertino em São Paulo tenta explicar o contexto atual do país. A jornalista Claire Gatinois diz que diante do processo da Lava Jato, que se aproxima cada vez mais do presidente Michel Temer, o chefe de Estado parece estar tentado se proteger de uma possível acusação. No entanto, a tática não está passando despercebida, comenta a correspondente, lembrando que Temer teve até que fazer, em meados de fevereiro, uma coletiva para garantir que "o governo federal não tenta proteger ninguém". No entanto, lembra a jornalista, o presidente ressaltou durante essa coletiva que apenas um indiciamento justificaria a demissão de um de seus ministros. "E como os processos são muito lentos no Brasil", relata Le Monde, com uma média de 14 meses de espera para os casos envolvendo políticos no poder, o governo Temer estaria protegido até o final de seu mandato, em 2018. "Muitíssimo impopular, Temer não para de dar sinais ambíguos", analisa a jornalista. Ela relata, por exemplo, a escolha recente de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal. A correspondente explica que o ex-ministro é conhecido por sua simpatia pelo presidente, o que suscita questões sobre sua nomeação. Mesmo se ele não vai herdar todos os processos do juiz Teori Zavascki, que cuidava da Lava Jato, Moraes será o revisor do processo no plenário, comenta o texto.