ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Policlínica municipal de saúde será transferida para a sede da Upa 24h

Paramirim: Motorista de 41 anos morre em acidente na BA-152

No exterior, Rui Costa tenta atrair projeto de energia renovável para indústria baiana

Dois foragidos que viajavam em ônibus são presos pela PRF em Vitória da Conquista

Rede estadual tem aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (18)

Prefeitura de Brumado pretende doar terreno para construção de hospital particular

Pax Nacional promove nesta segunda-feira (18) a 'Festa das Crianças'

Brumado: Em outro ângulo, câmera registra grave acidente na BR-030; veja

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Conquista: Com ajuda de cão farejador, PRF encontra maconha levada em ônibus

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido

Brumado: Acidente seguido de engavetamento na BR-030 deixa um morto e vários feridos

Itabuna: Criança morre e homem fica ferido após queda de muro de um colégio

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

Presidente da Alba assume interinamente o governo da Bahia após viagem de Rui e Vice

MP-BA recomenda que Guanambi desalugue prédio da Cultura após erros em licitação

Brumado tem 100,3% de doses aplicadas na população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

Mulheres são maioria no comando das Bases Comunitárias de Segurança

Capitã PM Sheila Barbosa, comandante da BCS da Santa Cruz | Foto: Carol Garcia/GOVBA

Ao longo dos anos, o público feminino tem lutado para superar os obstáculos do machismo e alcançar conquistas expressivas no Brasil e no mundo. Na Polícia Militar da Bahia, uma instituição tradicional formada na maioria por homens, a situação se afirma, com o empoderamento latente e a presença feminina confirmada em cargos de gestão. Das 12 Bases Comunitárias de Segurança (BCS) de Salvador e região metropolitana (RMS), oito são comandadas por mulheres. Aos 31 anos, a capitã Camila Soledade é uma das profissionais que dedicam a vida à PMBA. Com um equilíbrio de ternura e pulso firme, comanda um efetivo de 65 homens e quatro mulheres em atividades de prevenção e combate à violência. A militar afirma que nunca permitiu que o machismo afetasse sua vida pessoal e nem profissional. “O machismo tenta travar a mulher onde ela não quer ficar. Tive uma educação que me permitiu quebrar as amarras do machismo muito cedo. Sei que posso ir onde eu desejar. Hoje sou mãe e também capitã de polícia. 

Sempre quis as duas coisas e aqui estou”, destaca a comandante da BCS Rio Sena. O estilo de gestão da capitã inspira outros militares da BCS. O tenente Felipe Gomes é um dos subordinados que destaca a admiração pelo trabalho da comandante. “Ela sabe dosar. É sutil da forma de agir, mas sabe ser dura quando precisa. Sempre aprendo muito com ela no dia-a-dia”, afirma Gomes. No Dia Internacional da Mulher, o trabalho da capitã Sheila Barbosa também é celebrado. A militar tem feito história à frente da BCS Santa Cruz, em Salvador. Com efetivo de 60 policiais, Sheila lidera ações de policiamento comunitário no bairro. “Consegui impor respeito com muito diálogo. Tem muita gente carente morando aqui no bairro e que precisa de assistência. Além da garantia da segurança, tentamos dar à comunidade o que ela carece: teatro, cinema, idas ao estádio, entre outras atividades de inclusão social e cultural”, explica. Por onde passa, a capitã é cumprimentada. Moradores acenam e, alguns, chegam a se aproximar para abraçá-la. A sensibilidade e a assistência fazem parte da gestão da comandante Sheila e conquistam a comunidade. “Ela é maravilhosa. Todos gostam dela aqui. Desde quando passou a trabalhar aqui no bairro, a situação melhorou tanto em relação à violência quanto ao acesso a serviços importantes para o cidadão”, revela Vera Lúcia Machado, coordenadora da Associação Nova República e moradora do bairro. As tenentes Carla Sousa, Carla Elis, Naila Menezes, Heidelane Nascimento e as capitãs Eva Cachoeira, Aline Muniz e Lorena Vitória comandam as BCS de Fazenda Coutos, Uruguai, Itinga, Itabuna, Chapada do Rio Vermelho, Calabar e Vitória da Conquista, respectivamente. Elas se destacam no exercício da atividade policial, contribuindo para a redução da criminalidade nos locais em que trabalham. “O lugar da mulher é onde ela deseja estar. Não existe diferença de desempenho por gênero. Não existe nenhum obstáculo quando se tem coragem para enfrentar as dificuldades em busca do sonho”, destaca a tenente Carla Souza, comandante da BCS Fazenda Coutos.

CONTINUE LENDO


Taisan Auto homenageia a todas as mulheres brumadenses

Foto: Divulgação

O Dia Internacional da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. O Dia da Mulher é muitas vezes marcado por presentes simbólicos, como flores, poemas ou frases. Mas aqui aqui na Taisan Auto, as mulheres tem descontos e ofertas especiais. Venha conferir, Av. Centenário, 853, Centro, Brumado. Telefone (77) 3441-5551.



Esgotos despejados nos afluentes de Rio de Contas podem estar prejudicando o abastecimento em Brumado

A imagem é preocupante e várias situações como essa de despejo de esgoto no Rio de Contas podem estar prejudicando a qualidade da água distribuída em Brumado (Foto: 97NEWS)

Várias vêm sendo as denúncias, muitas deles comprovadas, de despejo criminoso de esgotos nos afluentes do município de Rio de Contas, que hoje é um dos responsáveis pelo abastecimento em Brumado e outros municípios da região. A redação do 97NEWS recebeu imagens de esgoto “in natura”, as quais revelariam um aumento nesse tipo de ação danosa ao meio ambiente. Os primeiros a manifestar indignação foram os banhistas que utilizam a área entre os municípios de Rio de Contas e Livramento. Nesta terça-feira (07) uma reunião entre a Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora e representantes da Embasa discutiram a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Rio de Contas, mas o processo é amplo e demorado e uma solução urgente precisaria ser encontrada, pois já tem um bom tempo que essas denúncias comprovadas vêm acontecendo e as autoridades ainda não tomaram as providências devidas para, no mínimo, punir os infratores. Diante dessa questão, um questionamento começa a ganhar força em Brumado, pois como a água da Barragem de Cristalândia que serve a cidade vem passando por vários problemas e tendo um odor muito estranho, já se cogita que isso teria uma ligação com esses despejos de esgotos em Rio de Contas, que estaria comprometendo e muito a qualidade da água que teria que ter um tratamento muito mais complexo.





A4 Veículos parabeniza todas as mulheres pelo seu dia

Foto: Divulgação

Quarta-feira dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A A4 Veículos faz questão de parabenizar a todas as mulheres de Brumado pela data, mulheres que a cada dia vêm adquirindo mais responsabilidades e ocupam mais lugares de destaque na sociedade. Mulheres que tiveram grandes avanços, quebraram "Tabus" e cada dia mais assumindo um lugar na sociedade, com lutas diárias e prósperas. Venha nos visitar e conferir as ofertas que preparamos só para vocês. Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245, Centro, Telefone (77) 3441-4555, Brumado.



Malhada de Pedras: 1ª Feira da Agricultura Familiar da Lagoa das Cacimbas acontece dia 12

Foto: Divulgação

A primeira Feira da Agricultura Familiar da Associação de Lagoa das Cacimbas, zona rural de Malhada de Pedras, tem como finalidade fortalecer os vínculos de comercialização do produtor familiar, até o comprador. Além de Incentivar a produção agrícola, mostrando os caminhos para a venda dos produtos. A feira vai abordar o seguinte tema: Estimulando a comercialização e fortalecendo o sertão. Haverá ainda uma manhã cultural com o cantor Hélio Marinho e a tarde show de forró com o cantor brumadense Adriano Oliveira. A organização do evento espera uma grande participação de toda a região. A feira contará com exposição de pequenos animais, de produtos agropecuários e artesanatos. E ainda, comidas típicas. Por tanto, todos estão convidados para a Primeira Feira da Agricultura Familiar da Associação Lagoa das Cacimbas, que acontecerá dia 12 de março, as 08 horas da manhã na sede da associação.



Bandido com pistola prata comete assalto em posto do centro da cidade na noite desta segunda-feira (06)

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Os assaltos a postos de combustíveis já foram um dos delitos mais praticados pelos criminosos em Brumado, mas, nunca deixaram de figurar, mesmo que de forma esporádica, na página policial. Na noite desta segunda-feira (06), enquanto um grande número de manifestantes foi a Câmara de Vereadores protestar contra projetos do executivo, um bandido realizou um assalto a um posto de combustíveis que fica bem no centro da cidade, ao lado da agência dos Correios. Segundo as informações colhidas pela nossa reportagem, o meliante ficou na espreita e quanto viu que o frentista ficou sozinho, veio sorrateiramente, armado com uma pistola prata e anunciou o assalto, fazendo a limpa no caixa. Muito nervoso ele ameaçou disparar contra o frentista, que ficou muito assustado. Em seguida ele abriu fuga e estava aparentemente sozinho. A quantia revelada não foi divulgada. 



Vereadores brumadenses participam de reunião na governadoria do Estado solicitando ampliação de sistemas de abastecimento de água

(Fotos: Divulgação)

A busca de parcerias na conquista de benefícios para o município tem sido a tônica do legislativo brumadense e dentro desta perspectiva o presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos acompanhado dos vereadores Luiz Carlos “Palito”, José Carlos de Jonas e Wanderlei Amorim “Nem” estiveram reunidos na governadoria, na manhã desta terça-feira (07.03), com o chefe de gabinete do governador, Cícero Monteiro, o deputado federal Félix Mendonça e o superintendente de Agricultura da Bahia, Guilherme Bonfim. O encontro se deu a fim de solicitarem a ampliação do sistema de água da comunidade de Lagoa Funda para região de Riachão, além da ampliação de Cova da Mandioca, Jatobá, Cachoeira e outras comunidades vizinhas. Os projetos já foram elaborados pela empresa Embasa no valor estimado de R$ 1.500.000,00 (Um milhão e quinhentos mil reais), sendo desta forma de fundamental importância o sistema de parceria para a execução. Léo Vasconcelos e os vereadores que o acompanharam ficaram bastante satisfeitos com a reunião e o comprometimento do chefe de gabinete, Cicero Monteiro que afirmou: “Irei buscar esses investimentos para Brumado, pois temos que combater a seca no nosso estado com projetos estruturantes como esses”.



Comunidade de Furado dos Veados volta a sofrer com o problemas de abastecimento da Embasa

Os reservatórios já estão prestes a ficarem totalmente secos (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Não é só a zona urbana que vem sofrendo com problemas no abastecimento da Embasa, pois algumas localidades do meio rural também vêm passando por apuros nesse sentido. Um desses locais onde essas situações vêm sendo uma constante é a Comunidade de Furado dos Veados, que, recentemente viveu o drama dos reservatórios vazios e, agora, novamente o problema retornou e, pelos novos relatos dos moradores, ficou pior que antes. Segundo eles os apelos estão sendo feitos diretos à Embasa que garante que irá solucionar o problema, mas, até o momento isso não aconteceu. E para piorar a situação com o forte calor desses últimos dias o clamor dos moradores ficou ainda mais intenso, já que o pouco de água que resta nos reservatórios está chegando ao fim. 



Brumado: Inaugura nesta quarta-feira (08) o `Espetinho Boi na Brasa´

Foto: Divulgação

Será Inaugurado nesta quarta-feira (08) na  Avenida Centenário em Brumado, o Espetinho Boi na Brasa. Vá degustar espetinhos com vários tipos de carnes, e saborear o melhor caldo da cidade. E ainda, venda de refrigerantes, cervejas, porções de mandioca e muito mais. Espetinho Boi na Brasa II, inauguração nesta quarta-feira a partir das 18 horas, na Av. Centenário (em frente a Central das Carnes), saída para Caetité.



'Respeitamos a Democracia', declara presidente Léo Vasconcelos sobre manifestações na votação dos projetos

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na sessão desta segunda-feira (06.03) aconteceu a votação dos projetos oriundos do executivo municipal, que conforme havia sido declarado pelo presidente da Casa, vereador Léo Vasconcelos só seriam colocados na pauta para votação após o entendimento de todos os vereadores sob o conteúdo específico de cada um deles, sendo efetivado para isso diversas reuniões. Em razão da total lotação do plenário da Câmara e dos nervos acirrados a votação aconteceu em um clima bastante tenso, sendo inclusive necessária a suspenção da sessão para o retorno da ordem. Sendo que ao final das votações todos os projetos foram aprovados, excetuando o que tratava dos feriados religiosos, que foi rejeitado por onze votos. Léo Vasconcelos, presidente do legislativo, pontuou que compreendeu as reações do público presente no plenário da Câmara “vivemos em um regime democrático onde as pessoas têm o direito de se manifestarem e nós como vereadores devemos entender o papel democrático de cada cidadão. Ressalto que respeito cada um dos cidadãos presentes na sessão, somente não entendendo algumas atitudes e excessos ocorridos, que acredito não terem sido necessários, mas volto a dizer que tudo isso faz parte do processo democrático”. 



‘Quinteto do Povo’: Vereadores contrários aos PLs do Executivo são ovacionados em sessão do Legislativo de Brumado

Os cinco vereadores foram aclamados pelos manifestantes que lotaram as dependências da Casa Legislativa (Fotos: Daniel Simurro |97NEWS)

O prisma de que vereador é para defender o povo como seu fiel é legítimo representante foi a base defendida pelos manifestantes que lotaram as dependências da Câmara Legislativa de Brumado para acompanhar as primeiras votações dos Projetos de Lei oriundos do Executivo Municipal, os quais acabaram gerando uma forte polêmica na cidade. O clima de forte tensão foi dominante durante a sessão desta segunda-feira (06), onde críticas severas foram feitas aos edis que votaram a favor dos projetos, mas, em contrapartida, os cinco vereadores que foram contrários, Zé Ribeiro (PT), Gladson Dias (PDT), Santinho (PTC) e Elias Piaú e Lek Cabeleireiro (ambos do PV) foram muito ovacionados. Conclamados como “Quinteto do Povo”, os 5 parlamentares acabaram sendo carregados pelos manifestantes que não esconderam a admiração pela postura adotada em poder fazer uma frente de resistência ao governo municipal. Para quem acreditava que a oposição não teria voz, foi uma grata surpresa o enfrentamento dos referidos vereadores, o que acaba fortalecendo o processo democrático na Câmara de Vereadores.

 



Brumado: Sob os gritos de ‘traidores do povo’, moedas são atiradas aos vereadores que apoiaram os PLs do Executivo

As moedas atiradas foram um símbolo da indignação pela aprovação dos projetos em primeira votação (Fotocomposição: 97NEWS)

O apóstolo Judas Iscariotes, que acabou se tornando o símbolo maior da traição, já que entregou a Cristo por 30 moedas de prata, acabou sendo lembrado na sessão desta segunda-feira (06) do Legislativo de Brumado. A lembrança teve como alvo os vereadores que apoiaram os Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal, já que uma grande manifestação popular acompanhou de perto a primeira votação dos projetos que são considerados extremamente polêmicos. Diante do fato de que os vereadores votaram a favor dos projetos, a multidão furiosa acabou expressando a sua forte indignação jogando inúmeras moedas e algumas cédulas como símbolo da revolta. O ato foi acompanhado dos gritos de “traidores do povo, traidores do povo”, pois esse foi o entendimento da grande maioria pela ação de apoio dos vereadores, que por 8 votos a 5 aprovaram o PL 05/2017, que é considerado o mais polêmico de todos. Outra situação de inconformismo foi os votos favorável das duas vereadores, Lia Teixeira (PDT) e Ilka Abreu (PR) ao PL 06/2017, que reduz o tempo da licença maternidade. Muitos foram os protestos nesse sentindo, principalmente nas redes sociais, já que nesta quarta-feira (08) se comemora o Dia Internacional da Mulher. A Polícia Militar esteve presente à sessão e controlou os ânimos mais acirrados. 

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Músico tem cabeça decepada em Cajazeiras; vítima é autor de 'Depois de nós é nós de novo'

(Foto: Divulgação)

Coautor de “Depois de nós é nós de novo”, em parceria com o cantor e vereador Igor Kannário, o cantor e compositor Felipe Yves, 21 anos, foi encontrado morto, com o pescoço semi-degolado e marcas de tiros, na tarde desta segunda-feira (6) em uma localidade conhecida como Independência, no bairro de Boca da Mata, em Salvador, por volta das 13h50. Yves estava indo à casa da namorada em uma localidade não informada quando foi abordado por traficantes da região, que questionaram de onde ele era. Após informar que era do bairro de Boca da Mata, foi morto pelos traficantes, que arrancaram sua cabeça e atearam fogo em seu corpo. Além da parceria musical com Kannário, o jovem também era autor de um dos sucessos do verão deste ano, “Bumbum no paredão”, cantada por Léo Santana. A Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) investiga o caso. 



Brumado: Consumo de água mineral aumenta mais de 50% nos últimos dias devido aos problemas no abastecimento da Embasa

O consumo de água mineral na cidade vem aumentando consideravelmente nos últimos dias (Foto: 97NEWS)

Os problemas relativos ao abastecimento fornecido pela Embasa, que voltaram a acontecer nos últimos dias, com o retorno do mau odor e gosto estranho da água distribuída acabaram provocando um aumento muito grande na venda de água mineral na cidade. As primeiras análises mostram um aumento de mais de 50% nas vendas, tanto que algumas distribuidoras estão tendo que estender o horário de trabalho para dar conta da crescente demanda. A equipe do 97NEWS esteve numa dessas distribuidoras no início da noite desta segunda-feira, a qual fica nas proximidades da Praça Zeca Leite e, segundo o proprietário, as vendas aumentaram tanto que ele não está dando contas de tantos pedidos de entrega nas residências, o que está levando as pessoas ir direto à distribuidora para comprar os galões de água mineral.O aumento vem sendo grande, como dá para ver na foto abaixo, onde os galões estão já sendo colocados na rua. 

(Foto: 97NEWS)


Brumado: APLB-Sindicato entrará com ação de inconstitucionalidade contra PL 04/2017

A presidente da APLB fazendo uso da tribuna livre expressando a sua indignação (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A sessão tumultuada desta segunda-feira (06) teve vários fatos marcantes e um deles se referiu a APLB-Sindicato, já que o Projeto de Lei 04/2017, o qual tem como objetivo o fim da contribuição sindical dos professores municipais teve a sua primeira votação favorável ao Executivo. A presidente da entidade, professora Vanusia Lobo, fez uso da tribuna livre para expressar a sua profunda indignação contra o projeto, o qual foi classificado como antidemocrático, pois tira a escolha individual dos professores em participar do sindicato de sua preferência, mas, o ponto mais sério, seria o da inconstitucionalidade, tanto que os advogados da APLB irão entrar na Justiça com uma com uma ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade, caso o projeto seja aprovado na próxima sessão (foto abaixo). Também foi citada a possibilidade de um mandado de segurança, ou em embargo, como outras medidas para tentar anular o projeto. 

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Muda PT escolhe Waldenor como candidato a presidência do partido na Bahia

(Foto: Divulgação)

O campo político Muda PT - movimento interno nacional do Partido dos Trabalhadores que deseja mudar a maneira como a legenda vem sendo conduzida e defende sua reaproximação das bases, dos movimentos sociais e o avanço das políticas pública – definiu ontem (6) o nome do deputado federal Waldenor Pereira como candidato à presidência estadual do PT na Bahia, para o congresso que acontecerá em maio. “Estou com muita disposição para honrar a confiança dos companheiros e companheiras desse eclético coletivo partidário. Vamos com força para mudar o PT”, afirmou Waldenor, logo após a definição do seu nome. O deputado, que é militante histórico e fundador do partido em Vitória da Conquista, ao lado do deputado estadual Zé Raimundo e outros valorosos companheiros, já conta com o apoio das tendências internas Reencantar, Democracia Socialista (DS), Esquerda Democrática Popular (EDP), 2 de Julho, Avante e Movimento PT (MPT). 



Brumado: Lançada a programação oficial do Forró do Sítio Novo 2017

Foto: Divulgação

Foi lançada nesta segunda (06) as atrações do Forró do Sítio Novo 2017. Os cantores Dorgival Dantas e Edgar Mão Branca e as bandas Canários do Reino e Forró Aceso vão fazer parte da grade de programação. Os ingressos podem ser adquiridos em até 6 vezes no cartão de crédito no primeiro lote promocional que já está à venda na La Belle de Jour. O Forró do Sítio Novo será realizado no dia 17 de junho e contará com o serviço All Inclusive. Garanta já o seu passaporte para essa grande folia. Realização Beto Bonelly e Só Legal Produções.

 



Brumado: Equipe do TOR faz apreensão de moto com chassi adulterado na BR-030

(Foto: Divulgação TOR)

Em abordagens visando à inibição no cometimento de ilícitos bem como a fiscalização dentro das rodovias de competência da CIPRv Brumado, a guarnição do TOR, por volta das 18h30m desta segunda-feira (06), na rodovia BR-030, próximo ao Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, abordou o jovem Ailton Santana Medeiros, o qual estava conduzindo uma motocicleta Honda Fan 150, sem a placa policial. Em averiguação mais minuciosa ficou constatada que a mesma estava com o chassi adulterado. Diante disso, ele, juntamente com a motocicleta foi levado para a DP para que fossem tomadas as medidas cabíveis. 



Brumado: Sob fortes vaias, vereador, filho do prefeito, tem que ser escoltado pela Polícia durante sessão do Legislativo

O vereador Dudu Vasconcelos teve que ter ser escoltado pela Polícia (Foto: Whatsapp 97NEWS)

O clima de forte tensão que deu o tom da sessão do Legislativo de Brumado na noite desta segunda-feira (06) teve vários fatos marcantes, onde ficou demonstrado a insatisfação da população. Segmentos da sociedade se reuniram e lotaram as dependências da Casa da Cidadania, que teve um dos episódios mais representativos da sua história, já que a força popular, carregada de indignação contra os projetos polêmicos de autoria do Executivo Municipal, foi tão intensa que alguns fatos acabaram se sobressaindo. Um deles teve como personagem o vereador Dudu Vasconcelos (PSDB), o qual é filho do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). No momento em que os guardas municipais e professores acabaram invadindo o espaço reservado aos parlamentares, fazendo com que a sessão tivesse que ser suspensa, o referido vereador foi um dos mais criticados, tendo que ser, inclusive escoltado por policiais militares sob fortes vaiais e xingamentos dos manifestantes. Vale ressaltar que o prefeito Eduardo Vasconcelos teve cerca de 75% de aprovação nas urnas, mas, passados apenas dois meses de sua gestão, a insatisfação popular é tão grande, numa forte reversão de expectativa, o que ficou facilmente perceptível durante toda a sessão. Veja o momento em que policiais militares têm que escoltar o vereador Dudu Vasconcelos para que ele pudesse se retirar da sessão.