ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2016"

Brumado: Polêmico artista plástico faz ‘arteprotesto’ contra saúde pública municipal

O artista foi a Central de Marcação expressar a sua indignação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O polêmico e esotérico artista plástico Robson Trindade voltou à mídia na tarde desta quarta-feira (16) com um novo protesto, desta feita, direcionado ao secretário municipal de Saúde e o setor como um todo. O artista que é conhecido pelos seus contatos com seres extraterrestres, inclusive, em relato de abdução, vem manifestando, no decorrer dos últimos anos, vários atos de protesto artístico, muitas dos quais tiveram como alvo o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, do qual ele é um desafeto declarado. Neste seu novo protesto, feito  na Central de Marcação, que teve o cunho extremamente pessoal, já que, por não conseguir marcar um procedimento de ultrassonografia, pois o aparelho está em manutenção, o artista resolveu usar mais uma vez a mídia para expressar o seu sentimento de indignação por meio de uma gravura na qual estava escrito um trocadilho com o nome do secretário, completado por uma linguagem chula que mostra a essência burlesca de sua indignação.  



Brumado: Bandidos dão ‘gravata’ em comerciante, mas, por medo, ele evitou fazer o reconhecimento após a prisão feita pela Polícia

O comerciante se recusou a fazer o reconhecimento do assaltante que teve que ser liberado pela Polícia (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O uso de um golpe típico das artes marciais conhecido como gravata, vem sendo cada vez mais praticados por assaltantes em Brumado, principalmente na área do mercado municipal. Praticado primeiramente no banheiro, que agora está sendo vigiado por guardas municipais, os meliantes agem contra os comerciantes que têm estabelecimento na região. Na tarde desta quarta-feira (16), uma dupla de assaltantes invadiu um bar e deu uma gravata no proprietário que chegou a ficar quase sem ar, mas, por sorte, apareceram dois guardas municipais que acionaram o pelotão Carcará que rapidamente conseguiu capturar um dos meliantes, o qual foi levado para a delegacia para o reconhecimento, mas, por medo de represálias, o comerciante evitou fazer o reconhecimento, o que é muito comum entre os proprietários de comércios em Brumado, já que as ameaças são fortes por parte dos bandidos, que se aproveitam do baixo contingente policial para aterrorizar suas vítimas. Devido ao não reconhecimento, o suspeito foi liberado pela Polícia. 





Brumado: Nem roça de feijão verde os bandidos estão perdoando

Os bandidos levaram toda a plantação de feijão (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A ousadia dos assaltantes em Brumado já ficou comprovada em inúmeros delitos que chegam ao limiar do inacreditável, mas, na madrugada desta quarta-feira (16), um grupo de bandidos resolveu praticar um roubo inusitado levando, mesmo sendo difícil de acreditar, uma plantação de feijão verde de uma propriedade rural localizada na Comunidade de Lagoa Redonda. O comunicado do delito foi feito por moradores da região, que afirmaram que nenhum um pé de feijão sobrou para contar a história. É, se a moda pega, agora as propriedades rurais irão ter que contratar vigias noturnos para que os gatunos rurais da madrugada não façam a limpa na plantação. A Polícia disse que é difícil fazer a investigação, pois diferentemente de outros produtos, o feijão é difícil de ser rastreado. Então, com isso, somente o “João” que é especialista em “pé de feijão” para saber quem foram os autores desse assalto granular. 



Brumado: Eduardo dá sinais que poderá desistir de candidatura e apoiar atual prefeito

As respostas do ex-prefeito aos questionamentos de alguns blogs criaram uma incógnita sobre a sua pré-candidatura (Fotomontagem: 97NEWS)

A política é mesmo uma “caixinha de surpresas” e é capaz de apresentar “viradas de mesas” incríveis, então diante disso, qualquer afirmativa que antecipe resultados é passível de falhas, pois não teria como fazer previsões sobre o inusitado. Dentro desta atmosfera de suspense, declarações dadas nesta semana pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos em blogs locais de que ainda é muito cedo para qualquer posicionamento oficial, provocaram leituras parecidas nos analistas políticos locais de que ele estaria recuando, pois já tinha tido a sua pré-candidatura confirmada em declarações nas redes sociais de um correligionário que também irá disputar uma cadeira no Legislativo. O recuo também pode ter se dado por forte pressão do grupo, que vem se reunindo periodicamente e teria colocado Eduardo na parede, daí as declarações dadas por ele. Outra conjectura é que, após análise de pesquisas de consumo interno, ele resolveu adotar uma postura mais contextual, pois foi convencido que em política sozinho não se vai a lugar a nenhum; tanto que esse seria o motivo mais provável de sua reaproximação ao grupo situacionista. Vale ressaltar em todo esse mosaico, que os outros nomes que deverão compor o tabuleiro da disputa, como o do próprio atual prefeito Aguiberto Lima Dias, voltaram a ser fortemente cogitados, já que, nas próprias declarações de Vasconcelos aos blogs locais, ele insinuou que poderia sim apoiar a reeleição do atual gestor municipal, ou até mesmo ser o vice na chapa. Então, com essas novas possibilidades a política brumadense deverá passar ainda por várias transformações até chegar a hora H de se registrarem as chapas oficiais para a disputa. 



Brumado: Preso em operação nacional de combate a racismo virtual garante inocência

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Tiago Zanfolin Silva que foi preso na manhã desta quarta-feira (16) numa operação conjunta da Polícia Civil do Rio de Janeiro e de Brumado foi apresentado em coletiva de imprensa, na qual ele garantiu sua inocência. Questionado se ele era racista, Tiago respondeu que “como posso ser racista se minha namorada é de cor”. Ele disse que está havendo um equívoco e espera ser inocentado da acusação. Confira a entrevista abaixo: 



Brumado: ‘Meu filho é inocente’, garante mãe de jovem preso em operação contra racismo cibernético

A mãe do jovem preso garante que ele é inocente (Foto: Carlos Silva / 97NEWS)

A prisão do jovem Tiago Zanfolin Santos Silva na manhã desta quarta-feira (16) causou um grande estardalhaço na mídia, já que a operação foi de âmbito nacional. A mãe do acusado, Kátia Cilene Silva foi ouvida pela reportagem do 97NEWS e garantiu que “o meu filho é inocente. Ele nunca teve nenhuma passagem pela Polícia sequer, então há um equívoco nessa prisão, pois ele nunca atacou ninguém e nem proferiu injúrias raciais contra quem quer que seja”. Ela ainda fez questão de dizer que “todos os vizinhos estranharam o momento em que a Polícia foi buscar ele em casa. Ele é um jovem trabalhador e eu acredito totalmente na inocência dele e sei que a Justiça vai ser feita”. Em tom de desespero ela finalizou citando que “eles não vão levar ele para o Rio de Janeiro de jeito nenhum, pois se ele for eu vou junto com ele, porque sei que ele é inocente”. Confira vídeo da entrevista: 

 



'Cybertalking': Brumadense é o primeiro a ser preso em operação nacional de combate a crimes virtuais

O brumadense Tiago Zanfolin da Silva deverá ser transferido para o Rio de Janeiro (Foto: Reprodução Facebook)

Investigadores da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Bahia, coordenados pelo Delegado Regional Leonardo Rabelo, cumpriram hoje pela manhã mandados de busca e prisão temporária em desfavor de TIAGO ZANFOLIN SANTOS DA SILVA, de 26 anos.  O indivíduo é integrante de uma organização criminosa, a qual praticou, pela Internet,  vários ataques injuriosos e racistas às atrizes e apresentadoras Tais Araújo, Maju, Sharon Menezes, Chris Vianna, Xuxa Meneghel e Angelica. A investigação foi realizada pela DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, sendo o indivíduo de Brumado investigado pela Polícia Civil da Bahia em apoio à apuração da polícia carioca. Foram cumpridos o total de 11 (onze) mandados de busca e apreensão e 4 (quatro) de prisão em seis Estados da Federação,  São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia. O indivíduo deve responder criminalmente  pela pratica dos crimes de Injúria Racial, Racismo e Associação Criminosa.



Operação conjunta entre a Polícia Civil de Brumado e Rio de Janeiro resulta na prisão de brumadense que praticou injúria racial contra atrizes globais

(Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma investigação que vem sendo feita há um bom tempo pela Polícia Civil do Rio de Janeiro resultou, na manhã desta quarta-feira (16), na prisão de um brumadense que ainda não teve a identidade revelada. A operação foi feita em conjunto com a Polícia Civil de Brumado e a prática criminosa foi o “Cybertalking”, ou seja, injúrias raciais praticadas pela internet. No caso em questão o autor desferiu impropérios raciais contra atrizes globais. Haverá uma coletiva de imprensa às 09h na sede da 20ª Coorpin para passar todos os detalhes da operação e revelar a identidade do criminoso virtual. 



Brumado: Aos gritos de ‘pega ladrão, pega ladrão’, populares botam bandido para correr no Mercado Municipal

A área das barracas vem sendo alvo constante da ação de criminosos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A área do Mercado Municipal virou local de “marcar o cartão” de muitos bandidos de Brumado, já que, segundo eles, o local é muito convidativo para roubos, furtos e arrombamentos, além de ser pouco policiado. Mesmo que isso não tenha respaldo por parte das autoridades, o fato é que o número de ocorrências no local comprova que a incidência criminosa é uma das mais altas da cidade. Para não fugir essa regra, no início da noite desta segunda-feira (14), um meliante conseguiu arrombar uma barraca de venda de cerais e, quando ia fazer a “limpa” foi surpreendido por vários gritos de populares que ecoavam “pega ladrão, pega ladrão”. Com isso ele saiu em louca disparada e, por sorte, o comerciante não amargou o prejuízo. 



Lava Jato: Aloizio Mercadante é flagrado tentando comprar silêncio de Delcídio do Amaral

(Fotos: Reprodução)

O senador Delcídio do Amaral cumpria uma jornada dupla quando era líder do governo. Em público, presidia a poderosa Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e negociava a aprovação das medidas de ajuste fiscal consideradas prioritárias pela presidente Dilma. Nos bastidores, era peça-chave na estratégia destinada a impedir que a Operação Lava-Jato descobrisse a cadeia de comando do petrolão. Longe dos holofotes, Delcídio atuava como bombeiro. Conversava com empreiteiros, funcionários da Petrobras e políticos acusados de participar do esquema de corrupção, anotava suas demandas e informações de bastidor e, depois, relatava-as em detalhes a Dilma e a Lula. Sua missão era antever dificuldades e propor soluções. Foi ele quem alertou a presidente de que a Odebrecht tinha pagado no exterior ao marqueteiro João Santana por serviços prestados a campanhas presidenciais do PT. Foi ele quem falou para Lula que petistas estrelados estavam reclamando de abandono e falta de solidariedade. Aos dois chefes, Delcídio fazia o mesmo diagnóstico: “Enterramos nossos cadáveres em cova rasa. É um erro. Precisamos enterrá-los com dignidade”.



Dois pesos e duas medidas: Carlos Silva afirma que obras de reforma no Eny Mafra podem terminar em tragédia

As obras estão em pleno andamento (Foto: Carlos Silva / 97NEWS)

A polêmica sempre fez parte do portfólio de trabalho do apresentador Carlos Silva, que nos seus dez anos a frente do Jornal da Alternativa já trouxe à discussão assuntos de grande interesse popular, como o Caso Cisternas e a invasão dos animais nas ruas de Brumado. Nesta terça-feira (15), Carlos Silva trouxe mais uma polêmica, desta feita relativa ao endurecimento por parte da prefeitura aos responsáveis pelas obras que muitas vezes acabam obstruindo as ruas e podendo até causar acidentes. Silva apresentou o que, segundo ele, seria uma prova cabal de que estaria se utilizando critérios desiguais, já que a cobrança dura é feita aos proprietários que estão em desacordo com as normas do Código de Postura Municipal, o que para ele é justo, mas, em contrapartida, as obras realizadas pela própria prefeitura não têm a mínima fiscalização e apresentam até irregularidades maiores, como a que foi fotografada pelo apresentador no Bairro São Félix, na obra de reforma da Escola Municipal Eny Mafra, onde dois “paredões” de blocos estão no meio da rua e podem causar, segundo ele, até uma tragédia (foto abaixo), pois podem cair em cima de uma criança, pois não existe nenhuma proteção ou fechamento da passagem. Em sua argumentação, ele alegou que “Isso é um absurdo, cobra do povo é não dá exemplo. Quando o anjo da guarda deixar esse local poderá morrer crianças de baixo destes blocos. Que se faça algo com urgência”. 

(Foto: Carlos Silva / 97NEWS)


Conquista: Populares evitaram a tempo que mulher pulasse do Viaduto do Guarani

Não identificada, mulher estava prestes a se jogar, quando foi interceptada por pedestres. Polícia foi acionada./ Foto: Whatsapp.

Por muito pouco, uma nova tragédia não foi concretizada na manhã desta terça-feira (15), no popular “Viaduto do Guarani, que liga o bairro ao Alto Maron e ao Petrópolis. Uma mulher não identificada foi interceptada por outros pedestres, quando se debruçou sobre a grade da ponte, claramente tentando se jogar. Imediatamente os populares a seguraram e chamaram a Polícia. Testemunhas disseram que ela apresentava sinais claros de abalo emocional. Há dois dias, no mesmo local, morreu o jovemPablo Pithon, de 25 anos, neto do vereador Álvaro Pithon. Ironicamente, o edil solicitou em 2015 que a prefeitura instalasse grades mais altas, nos dois lados do viaduto, para desta forma diminuir o número de suicídios e tentativas. (Informações BDM)

 



Coincidências do Destino: Após 15 anos pai conhece sua filha e ainda recebe a notícia que será avô aos 33 anos

Wlacilmar ao lado da filha Larissa exibindo o novo registro civil. Ela está para dar à luz e, com isso, a emoção foi dobrada (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Diz o ditado popular que “o destino gosta de pregar peças”, mas algumas dessas peças, muitas vezes, são tão surpreendentes que causam uma profunda mudança na vida de quem acaba sendo alvo das mesmas. Esse foi o caso do brumadense Wlacilmar Novaes Silva (33), que hoje mora em Tanhaçu. Ele que teve um relacionamento amoroso com Rosileine Saraiva dos Santos em 1999, o qual não chegou a durar um ano, foi embora da cidade com uma dúvida de que poderia ter deixado a sua companheira grávida, mas isso não tinha sido confirmado até agora. Quis o destino, que no último domingo (13), ele voltasse a Brumado para ter uma surpresa dobrada. Wlacilmar que veio acompanhar um amigo para ser internado no Hospital Magalhães Neto, acabou encontrando Rosileine que “abriu o jogo” e declarou ele tinha mesmo uma filha de 15 anos, a qual, inclusive, estava internada no hospital prestes a dar à luz. Ele ficou impactado positivamente com a notícia e fez questão de logo ir encontrar a sua filha, num momento de muita emoção entre ambos. Já nessa segunda-feira (14), a filha Larissa Cássia, que tinha em seu registro o sobrenome de Saraiva dos Santos, efetuou a mudança no cartório de registro civil e passou a se chamar Larissa Cássia dos Santos Silva. O pai, que está prestes a ser avô aos 33 anos de idade falou com a reportagem do 97NEWS e, num tom muito emocionado declarou que “depois que eu me converti ao evangelho eu pedi muito a Deus que pudesse me revelar se eu tinha uma filha ou não e, como Ele faz muito mais do que pedimos ou pensamos, me confirmou a paternidade e ainda por cima me deu um neto. É emoção demais para um homem só”. 



Conquista: Líder da facção BDN é preso pela Polícia Militar quando tentava sair da cidade

'Neguim' Juarez foi surpreendido por agentes do TOR, em estrada de chão que liga Campinhos à Iguá, durante abordagem de rotina. Com ele estava um comparsa e uma adolescente.(Foto: Divulgação Polícia C

Após perder dois dos seus principais integrantes, na noite de sexta-feira, 11, mortos em confronto com a Polícia Militar, o BDN teve mais um golpe com a prisão do seu líder “Neguim” Juarez, ocorrida na noite deste sábado, 12. O criminoso foi capturado durante uma abordagem numa estrada vicinal que liga os Campinhos ao Distrito de Iguá, na zona rural de Vitória da Conquista. A guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário – TOR da Polícia Rodoviária Estadual fazia uma abordagem de rotina no instante que parou o carro onde estava o traficante, seu comparsa e uma garota de 14 anos. Dentro do automóvel os militares encontraram uma pequena quantidade de maconha. Os policiais descobriram que se tratava do criminoso mais procurado da região, após chegar a delegacia. Ainda durante a madrugada, “Neguim” Juarez foi transferido para o presídio Nilton Gonçalves, juntamente com seu comparsa.



Livramento: Mulher foi fazer caminhada e acabou sendo atropelada na estrada que vai para Rio de Contas

A mulher foi imobilizada e levada pelos socorristas do SAMU 192 (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

A prática de caminhadas é cada vez mais comum entre as pessoas que lutam pela preservação da vida, mas existem alguns casos em que essa prática, dependendo do local, pode ser um risco de morte, já que o perigo de um atropelamento é muito alto. No município de Livramento de Nossa Senhora as caminhadas são cada vez mais realizadas pelas pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, mas existem alguns locais, que apesar da beleza, realmente perigosos e, segundo informações, um desses locais é a extensão da BA-148 que liga Livramento a Rio de Contas, já que o local é cheio de curvas e isso obstruía a visão dos motoristas. Foi justamente nesse trecho que uma mulher que praticava caminhadas nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (15) acabou sendo atropelada. As informações chegadas à redação do 97NEWS deram conta que a mulher foi jogada ao solo e populares acionaram o SAMU 192 que logo chegou ao local e removeu a vítima para o hospital. Segundo informações a mulher estava consciente, mas sentia fortes dores e sangramento pelo corpo. A identidade da mulher não foi revelada. 



Lula exige que sejam feitas mudanças profundas na economia para se tornar ministro

O ex-presidente deverá assumir a Casa Civil (Foto: Reprodução)

Ex-presidente Lula impôs condições para aceitar o convite da presidente Dilma Rousseff. Só toma posse depois de uma conversa franca nesta terça e com garantias de que a política econômica mudará, segundo a colunista Natuza Nery, do Painel. A entrada de Lula no governo deve provocar uma inflexão à esquerda. O líder petista só veria alguma saída para a crise se reconectar a gestão de Dilma Rousseff com a base social do PT, insatisfeita com a reforma da Previdência e com corte de gastos sociais. Nelson Barbosa continuaria à frente da Fazenda e Ricardo Berzoini, que deve perder a Secretaria de Governo para Lula, pode ficar como secretário-executivo da pasta.



Confira as principais manchetes desta terça-feira (15)

– A Tarde: Juíza transfere para Moro decisão sobre a prisão de Lula

– Correio (BA): ônibus deixa de circular no IAPI após grupo queimar coletivo (online)

– Folha de S. Paulo: Ex-presidente Lula deve aceitar convite de Dilma para ser ministro

– O Globo: Dilma pode dar a Lula superpoderes no governo

– Estado de Minas: Ex-presidente Lula deve aceitar convite de Dilma para aceitar ministério

– Jornal do Commercio (Recife): Lula deve virar ministro e escapar de Moro



Brumado: Pacientes revoltados com médico que abandonou o posto de trabalho; caso foi parar na delegacia

Os pacientes se mostraram muito revoltados com a atitude do médico. Eles registraram boletim de ocorrência (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As confusões entre pacientes e médicos no sistema de saúde municipal de Brumado continuam acontecendo. A última ocorrência nesse sentido aconteceu na Unidade de Saúde Liziane dos Santos Alves, a qual fica em frente ao CMEAS. A reportagem do 97NEWS esteve no local e ouviu vários pacientes que não esconderam a revolta contra um médico que presta atendimento na unidade, o qual, segundo eles teria abandonado o atendimento, após proferir alguns insultos contra os pacientes. O caso acabou indo parar na delegacia, onde os pacientes prestaram queixa contra o médico por omissão de socorro. A nossa equipe tentou ouvir o médico, que acabou retornando algum tempo depois, mas o mesmo se limitou a dizer que “como o caso foi para a Polícia, que se resolva por lá”. Segundo alguns funcionários que trabalham na unidade, o médico foi muito provocado pelos pacientes e acabou ficando estressado e abandonando temporiamente o posto de trabalho. Já segundo os pacientes o destrato foi cometido pelo médico. “Eu estava aqui desde às 09h e quando ele chegou por volta das 13h se mostrou muito nervoso e nós falamos para ele que ele tinha que mudar esse comportamento, pois a população é quem paga os impostos e tem todo o direito aos serviços. Ele se revoltou com isso e abandou o posto de trabalho, omitindo o socorro, o que é um ato reprovável”, relatou Abdemas da Silva Cunha. 



Conquista: Em 2014, Pablo Pithon gravou depoimento em tom de desabafo nas redes sociais

(Foto: Reprodução)

Ainda em choque com o falecimento precoce do jovem Pablo Pithon, de 25 anos, vítima de morte de trágica, Vitória da Conquista tenta buscar motivação à atitude que o levou à própria morte. Em um vídeo postado pelo próprio Pablo, em 2014, ele faz um desabafo, mencionando dois amigos que perdeu tragicamente naquela época. Visivelmente emocionado, ele culpou o excesso de consumo de bebidas alcoólicas, algo comum entre os jovens nas baladas conquistenses. No desabafo, ele também admite que passou por essa fase da vida, mas que já havia superado. Entre outros assuntos, Pablo Pithon aconselha aos outros jovens que não bebam antes de dirigir e que evite certos tipos de ambientes, propícios a confusão. Os motivos que culminaram na morte de Pablo ainda não foram revelados oficialmente pela família. A Polícia, no entanto, suspeita que o jovem cometeu suicídio. Assista: