ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Policlínica municipal de saúde será transferida para a sede da Upa 24h

Paramirim: Motorista de 41 anos morre em acidente na BA-152

No exterior, Rui Costa tenta atrair projeto de energia renovável para indústria baiana

Dois foragidos que viajavam em ônibus são presos pela PRF em Vitória da Conquista

Rede estadual tem aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (18)

Prefeitura de Brumado pretende doar terreno para construção de hospital particular

Pax Nacional promove nesta segunda-feira (18) a 'Festa das Crianças'

Brumado: Em outro ângulo, câmera registra grave acidente na BR-030; veja

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Conquista: Com ajuda de cão farejador, PRF encontra maconha levada em ônibus

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido

Brumado: Acidente seguido de engavetamento na BR-030 deixa um morto e vários feridos

Itabuna: Criança morre e homem fica ferido após queda de muro de um colégio

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

Presidente da Alba assume interinamente o governo da Bahia após viagem de Rui e Vice

MP-BA recomenda que Guanambi desalugue prédio da Cultura após erros em licitação

Brumado tem 100,3% de doses aplicadas na população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose

Bahia: Menino de 11 anos cria simulador para jogos de celular com materiais recicláveis



BUSCA PELO ARQUIVO "03/2015"

Brumado: Gerente de revendedora de gás de cozinha garante que não há cartel na cidade

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Buscando verificar a situação de falta de segurança dos entregadores de gás de cozinha em Brumado, a reportagem do 97NEWS falou com um dos gerentes das maiores revendedoras da cidade, o qual garantiu que “não há cartel na cidade, nós já provamos isso para o vereador Édio Pereira”. Com farta documentação em mãos ele explicou que “o aumento que foi dado em Brumado está abaixo da média nacional, tanto que alguns estados a majoração chegou aos 14%” e continuou dizendo que “de forma alguma existe cartel na cidade, pois se for feito uma pesquisa de preços nas revendedoras, irá ficar claro que há diferenças de umas para as outras”. O gerente ainda fez questão de destacar que “o preço do bujão de gás está estipulado em 6% do salário mínimo, então, aqui em Brumado estamos totalmente dentro das normas. O aumento foi decorrente do alvará na cidade é uma dos mais caros da região, somados aos custos de transporte e repasse do IPTU que também é alto, não houve jeito em não praticar a majoração dos preços, ainda mais que a inflação vem crescendo”. Ele ainda citou a questão da falta de segurança dos entregadores relatando que “já tivemos entregadores que foram alvejados por bandidos. Frequentemente os nossos entregadores são alvo de meliantes que levam os bujões, então essa falta de segurança na cidade também prejudica o nosso serviço”.



Ibicoara: PM prende homem em flagrante por tráfico de drogas

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

A PM de Ibicoara realizando ronda ostensiva pelas ruas da cidade, ao abordar Fábio Barbosa da Silva que estava pilotando uma motocicleta, teria sido encontrado em poder do mesmo, aproximadamente 100 (cem) gramas de sementes de maconha acondicionadas em três papelotes; um tablete pequeno de maconha prensada; folhas de maconha; cachimbo, uma faca; além de outros apetrechos relacionados ao tráfico de droga, por este motivo foi apresentado na delegacia local, aonde foi ratificado o flagrante por tráfico de droga. O flagranteado será recambiado para a carceragem de barra da estiva aonde permanecerá a disposição da justiça.



Moradores dos Olhos d’Água reclamam que algumas ruas do bairro viraram pista de corrida

Alguns moradores já começam a fazer buracos para funcionem como uma espécie de quebra-molas para que os condutores reduzam a velocidade (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Se houvesse um estudo mais aprofundado sobre o perfil do motorista brumadense, é quase certo, que o mesmo iria apontar que o excesso de velocidade e a imprudência são realidades inquestionáveis, as quais são as grandes causadoras da maioria dos acidentes que ocorrem na cidade. Esse “gostinho” pela velocidade fica mais acentuado em bairros mais afastados e com menor fluxo de veículos. Um desses locais é o Bairro Olhos d’Água e a reportagem do 97NEWS esteve lá nessa tarde e pode verificar a procedência do perigo, já que os moradores afirmam que os condutores fazem de várias ruas do bairro uma verdadeira pista de corrida, sendo que a principal é a Horácio José dos Santos. O morador Dásio Marques de Oliveira chegou a relatar que “os abusos são tão grandes que esses dias eu fiquei com tanta raiva que se tivesse uma pedra próxima eu teria atirado no condutor que estava numa velocidade muito alta para uma rua como essa”. Outros moradores, por conta própria, estão fazendo buracos na rua para funcionarem como uma espécie de quebra-molas. Outro fato que os moradores reclamam é que as ruas por serem de terra, vem acumulando também o pó que vem das chaminés da Magnesita, o que vem prejudicando a saúde dos moradores, especialmente de idosos e crianças.



Brumado: Furtos e roubos a entregadores de gás aumentam na cidade

No ato da entrega os botijões ficam vulneráveis aos assaltantes

Os roubos e furtos a entregadores de gás de cozinha em Brumado vêm aumentando consideravelmente nestes primeiros meses de 2015, deixando a categoria em estado de alerta, já que, em alguns casos, existe o enfrentamento com bandidos armados, principalmente nos bairros mais afastados da cidade. Um dos locais preferidos dos “gatunos” é a região da Feira Livre Municipal, onde inúmeras ocorrências nesse sentido vêm acontecendo, como na manhã desta quarta-feira (11), onde um entregador ao levar um botijão a um determinado local, teve um dos botijões furtado com rapidez. Ele falou com a equipe do 97NEWS e confirmou que os casos desse gênero vêm aumentando muito, talvez porque o preço do botijão teve um aumentando acima do esperado, o que chamou a atenção dos bandidos. Os proprietários das distribuidoras também afirmam que a situação vem sendo cada vez mais preocupante e que os meliantes agem até em plena luz do dia, aproveitando da falta de segurança dos entregadores que, no ato da entrega, acabam deixando o veículo bem vulnerável, facilitando a vida dos ladrões.



Radialista de Teixeira de Freitas é acusado de ser funcionário fantasma em Brasília

(Foto: Reprodução)

Uma denúncia aponta que um radialista de Teixeira de Freitas, no extremo sul, recebe salário sem trabalhar como secretário parlamentar, em Brasília. Segundo o site Teixeira Agora, Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos, “trabalha” em Brasília para o deputado Federal Uldurico Junior (PTC). Mesmo com a indicação apontada no site da Câmara dos Deputados, o radialista é ouvido diariamente em uma emissora local, a Rádio Cidade FM. Pela ocupação irregular em Brasília, o comunicador teria direito a receber mais de R$ 2,6 mil mensais em jornadas que deveriam ser de 40 horas semanais.



PM apreende 10kg de crack e 7kg de pasta base de cocaína em Ibicuí

(Foto: Reprodução)

Em mais uma ação nesta terça-feira (10) policiais da CIPE Cacaueira e CIPRV Itabuna com ajuda de um cão farejador, apreenderam na BR 415, próximo a Ibicuí, 10 kg de crack e 7 kg de pasta base de cocaína. A apreensão aconteceu após revista em um ônibus. Um suspeito, que deu nome falso, foi preso. O ônibus fazia linha SP x Canavieiras.



Em ronda da CIPE/Sudoeste, 2 elementos são conduzidos à delegacia

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

A parceira da 34ª CIPM e a CIPE/Sudoeste, antiga Caesg, vem sendo dinamizada para aumentar o combate ao crime e ao tráfico de drogas em Brumado. Na manhã desta quarta-feira, dia 11, em uma ronda rotineira de uma equipe da CIPE, comando 5, no Bairro do Mercado, foram conduzidos à DPT dois elementos que, ao perceberem a chegada da Polícia, tentaram se livrar uma certa quantia que, aparentemente, mostra ser cocaína, jogando dentro de uma residência. Ao fazer a checagem dos mesmos, foi verificado que eles já têm passagem policial, por tráfico e porte ilegal de arma, sendo que, inclusive um deles possui uma bala alojada no pescoço. Os dois estão à disposição da Justiça. 



Professora que foi autora de escândalo no Legislativo poderá ser punida pelo ato

A professora poderá ser punida pelas agressões vrbais e também por ter atirado objetos nos parlamentares (Foto: Reprodução Whatsapp)

Os atos protagonizados pela professora Márcia Gama na sessão da última segunda-feira da Câmara de Vereadores de Brumado poderão acabar em alguma punição à autora, já que, pelos primeiros entendimentos da Polícia Civil, o escândalo poderá caracterizar uma infração e até um crime contra a administração Pública. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, o delegado Dr. Claudio Marques já está estudando o caso e o fato da professora ter proferido palavras de baixo calão aos vereadores e, ainda por cima, jogar objetos e impedir o andamento da sessão poderá imputar a penalidade por uma conduta criminosa. Porém, neste primeiro momento, o delegado disse que ainda é cedo para emitir um juízo de valor mais abrangente, mas as pessoas envolvidas no caso serão ouvidas e terão que se explicar, já que, segundo ele os eleitores e os contribuintes não merecem fatos lamentáveis como esses que ocorreram na última segunda-feira, dia 09. 



Governo começa a decretar estado de emergência em várias cidades da região sudoeste

A seca já dá sinais que será intensa também em 2015 em vários municípios da região (Foto: Reprodução)

O Governo da Bahia, devido ao agravamento da estiagem neste início de 2015, decretou estado de emergência nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Carinhanha e Malhada, no sudoeste da Bahia. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (10). Para efetivar a medida, o governo leva em consideração dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O decreto estipula um prazo de vigência diferente para cada localidade. Em Livramento o prazo será de 6 meses, em Malhada, 3 meses, em Carinhanha, 4 meses. A partir da publicação do decreto, o município fica apto a receber recursos adicionais para enfrentar a seca. Agora são 25 municípios baianos em situação de emergência. Vários municipos da região, a exemplo de Brumado, poderão integrar a lista ainda neste primeiro semestre, já que as previsões de chuva não vêm sendo nada animadoras para este mês de março, conhecido como mês das águas, mas que, até o momento não fez juz a essa fama, pois não houve precipitações pluviométricas no município.



Membros da UGT-BA vem a Brumado e colocam em dúvida as eleições do Sindicato dos Comerciários

Os representantes da UGT se mostraram dispostos até a anular o pleito (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Vários membros da UGT-BA – União Geral dos Trabalhadores da Bahia estiveram em Brumado na nesta terça-feira, dia 10, para acompanhar o processo eleitoral do Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região. Segundo o porta-voz da entidade, advogado Gil Sales, as eleições teriam sobre si uma dúvida muito grande, já que apenas uma chapa foi inscrita, se impedindo a inscrição de novos sócios. Ouvido pela reportagem do 97NEWS, ele declarou que “como que uma eleição de um sindicato pode ocorrer sem sócios, somente com uma chapa que detém uma lista de 81 nomes de pessoas que se mostram totalmente favoráveis apenas a um lado. Isso fere dos princípios da Democracia, por isso estamos aqui hoje para buscar a realização de um pleito justo”. Ele ainda explicou que “existe uma urna sem lacre e outra itinerante sem qualquer acompanhamento de uma comissão eleitoral, o que é um disparate  medonho”. E encerrou dizendo que “viemos à delegacia para registrar uma queixa para que dessa forma que está as eleições sejam impedidas de acontecer ou anuladas, já que o estatuto da entidade está sendo grosseiramente desrespeitado. Que haja lisura no pleito é somente o que queremos, porque é um sindicato que representa uma categoria importante, dos empregados de bens e serviços do comércio de toda essa região”.



Fugitivo da Justiça suspeito de estar aplicando roubos na região é preso em Vila Mariana

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

A 20ª Coorpin apresentou nesta terça-feira, dia 10, o fugitivo do Presídio Lafaiete Coutinho, Tiago Amaral Silva. Ele, que foi preso no Distrito de Vila Mariana, próximo a Anagé é suspeito de estar praticando vários roubos na região e deverá ser transferido para São Paulo, já que tem um mandado de prisão em aberto no município de Embú das Artes por homicídio.



Funcionários da EBDA pedem diálogo com o Governo do Estado

(Foto: Roberto Silva)

Os funcionários da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) estiveram reunidos nesta terça-feira, em Vitória da Conquista, para discutir o processo de extinção da empresa. Os trabalhadores afirmam que vivem um momento de incerteza e desespero com a não definição do que ocorrerá com os postos de trabalhos extintos.O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, Jonas Dantas, diz que o processo de liquidação da EBDA é irreversível, mas cobra diálogo do governo estadual. “O governo do estado procedeu a liquidação sem nenhuma discussão com quem mais interessa, que somos nós trabalhadores e os agricultores familiar, de um forma autoritária e truculenta, e isso gerou um estado de ansiedade, inquietação e de incerteza quanto ao futuro dos 1200 trabalhadores”. Os trabalhadores pedem que o Governo do Estado sente-se à mesa de negociação para esclarecer como ficarão as pesquisas e os empregos. “Nós sabemos que há dentro do próprio estado espaço e acomodação de muitos dos nossos profissionais e que é necessário se ter um diálogo aberto com o governo do estado para se discutir as diversas alternativas para manutenção da pesquisa agropecuária e dos empregos”, concluiu Jonas Dantas. (RG(



Ivan Oliveira: 'Estou arrependido em não ter dado o meu apoio a Manelão, que ele me perdoe'

Ivan se disse muito arrependido e mostrou que está disposta a corrigir a sua postura (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Ivan Oliveira é um velho conhecedor dos caminhos da política brumadense, tanto que já conquistou uma votação muito expressiva no pleito de 2008, o que lhe credenciou como um vereador em potencial. Ele que está reativando a sua vida política, tendo vencido como uma larga margem as eleições para presidente do Bairro São José, falou, na manhã desta terça-feira, dia 10, com o repórter Marcos Paulo do 97NEWS e, logo de início fez questão de citar que “eu estou arrependido em ter apoiado um candidato que não era filho de Brumado, que não conhecia cada ponto de nosso município, por isso venho pedir perdão a Manelão, porque hoje tenho consciência que ele que merecia o meu apoio, porque é um legítimo filho da terra”. Ivan continuou descrevendo que “a vida nos dá oportunidade de corrigir os nossos erros, então estou tendo coragem e humildade para isso, porque errei uma vez, mas não irei errar novamente”. Perguntado sobre o futuro ele se reservou apenas a responder que “tenho planos políticos sim, porque pretendo concorrer a uma cadeira no Legislativo e, caso Manelão, tenha também pretensões em disputar a prefeitura, ele terá o meu apoio”. 



Barraco e muita confusão em sessão do Legislativo de Brumado desta segunda-feira, dia 09

(Foto: Reprodução Whatsapp)

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira, dia 09, registrou um dos maiores barracos da história da Casa Legislativa, onde uma mulher, em completo “dia de fúria” invadiu a sessão e partiu para a agressão verbal contra o vereador Édio Pereira, que, inclusive estava presidindo os trabalhos na hora. Totalmente descontrolada ela não deu atenção ao ditado que “roupa suja se lava em casa “ e acusou o vereador pela perda do emprego do seu marido, que é irmão do vereador. Segundo ela a demissão que aconteceu essa semana em uma empresa mineradora que atua no município, foi provocada pela ação direta do vereador, que também é sindicalista e vem realizando uma série de manifestações na porta das mineradoras locais. A leitura feita é que a empresa demitiu o irmão do parlamentar em retaliação às manifestações que vem sendo feitas que projetam para uma paralisação por parte dos empregados. Muito nervosa e visivelmente alterada, ela desceu ao plenário e voltou a falar impropérios contra o vereador, só que desta feita chegou até a atacar alguns objetos contra ele. A sessão foi encerrada e a turma do deixa disso entrou logo em ação e acalmou os ânimos, mas o fato acabou se tornando o assunto principal da cidade, com milhares de postagens sendo enviadas de forma frenética pelo whatsapp. Alguns chegaram a arriscar que a ação foi fomentada pelo momento delicado que vive o governo do PT, com inúmeras críticas ao partido por todo o Brasil, já que o referido vereador é um defensor fervoroso dos governos dos de Dilma e de Rui Costa.

 



Jogo entre Gandu e Ubatã válido pela Copa Intermunicipal Sub-20 termina em pancadaria

(Foto: Reprodução)

Uma partida válida pela Copinha Intermunicipal Sub-20, entre equipes de Ubatã e Gandu, realizada no Estádio Municipal Almenísio Braga Lopes, o Miuzão, no domingo (08), por volta das 16h, acabou em uma confusão generalizada e jogadores feridos. Segundo informações que circularam pelas rede sociais, a equipe de Ubatã vencia a partida pelo placar de 2x0, e faltando 15 minutos para o término do jogo a confusão começou. De acordo com torcedores que acompanhavam a partida, uma briga generalizada entre torcida e jogadores foi iniciada. O saldo foram jogadores de ambas equipes com escoriações. Segundo informações uma viatura da Polícia Militar foi acionada, esteve no local, ouvindo testemunhas, e conduziu o ônibus com a delegação de Gandú até o Pelotão de Polícia, onde foram ouvidos e liberados. (Fonte: Notícias de Ubatã)



Gerente do Banco do Brasil de Brumado é agredido por cliente totalmente descontrolado

O homem teve que ser imobilizado pelo segurança do banco (Foto: 97NEWS)

A agência do Banco do Brasil de Brumado foi palco de uma cena nada comum na tarde desta segunda-feira, dia 09, já que um cliente, totalmente descontrolado acabou agredindo o gerente da Agência. A reportagem do 97NEWS esteve presente ao local e ouviu várias testemunhas que relataram que o homem primeiramente discutiu com um dos funcionários, exibindo um extrato bancário e quando chegou o gerente para dar maiores explicações, ele perdeu a cabeça e partiu para cima do gerente que acabou sendo agredido. Rapidamente os seguranças do banco entraram em ação e imobilizaram o homem que acabou sendo preso pela Polícia que chegou rapidamente ao local.



Jovem armado leva notebook e celular da agência do Banco do Povo em Brumado

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um jovem aparentando ter uns 20 anos entrou na manhã desta segunda-feira na agência do Banco do Povo na Rua Dr. Mário Meira e deu voz de assalto às funcionários. Ele que estava com os braços sujos de graxa, parecendo ser um mecânico ou ao algo do gênero, entrou na agência e quando foi questionado pela funcionária, mostrou um revólver prata e mandou desligar todos os aparelhos das tomadas. Ele levou um notebook da marca Dell e um celular Samsung Grand Duos e se evadiu rapidamente do local.



Aposentado de 64 anos é amordaçado por gangue armada; até o periquito foi levado

O aposentado temeu pela sua vida e ficou muito triste porque teve o seu periquito de estimação levado pelos bandidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A invasão de residências vêm aumentando muito em Brumado. Neste último final de semana, no sábado, dia 07, um aposentado da Magnesita de 64 anos, que mora numa propriedade rural na região da Fazenda Penha, teve a sua residência invadida por uma gangue de 5 elementos, segundo ele, todos menores de idade. Em relato passado à reportagem do 97NEWS, ele citou que “eram 5 menores, que arrebentaram a porta da frente e invadiram a minha casa. Eles estavam escondidos no fundo da minha roça e quando viram que meus filhos saíram vieram para me atacar”. Ele ainda falou que “eles amarram minha boca e levaram R$ 200,00, televisão, ventilador, aparelho de som e minha chumbeira e até o periquito que vivia com a gente há 15 anos”. Ele ainda disse que “eles reviraram toda a minha casa, jogaram minhas roupas todas e se eu não desse as coisas e o dinheiro eles iriam me matar. Eu pedi a Deus pela minha vida, pois foram momentos de muito terror, porque eles estavam dispostos a tudo. Que a Polícia venha a agir e prende esses elementos que judiam de um homem de 64 anos”.



Feliz Dia Mundial do DJ

(Reprodução)

Há 13 anos no 9 de Março é comemorado o Dia Mundial do DJ. ''Nos Deram um dia, porque a noite já nos pertence''. Parabéns a todos nós que passamos dias e noites batalhando, investindo, e pesquisando para proporcionar aquele momento único que só é possivel através daquela música, tocada naquele instante daquela forma, que poucos entendem, mas que todos gostam! A todos ''Irmãos'' de profissão, que levam a sério e que procuram crescer a cada dia para fazer de cada evento, um sonho realizado! Parabéns DeeJays de todo o mundo!

 

DJ Daniel Simurro
Alta Voltagem



Mulher e filha adolescente sofrem tentativa de homicídio neste final de semana em Brumado

A mulher e a filha com as marcas das facadas pelo corpo (Foto:97NEWS)

Os casos que envolvem a Lei Maria da Penha em Brumado têm um índice muito alto, o que vem preocupando as autoridades. Neste final de semana, em que se comemorava o Dia Internacional da Mulher, um caso grave ocorreu no Bairro Baraúnas, onde uma adolescente de 16 anos e sua mãe de 35 foram vítimas de uma tentativa de homicídio que teve como autor o próprio pai e ex-companheiro da mulher. Segundo relatos da vítima que foi ouvida pelo 97NEWS, o casal já está separado há algum tempo, mas ainda convive no mesmo teto, devido a problemas financeiros. Na noite de sábado, por volta das 21h, ele chegou em casa alterado e quando ela já tinha ido deitar para dormir ouviu uma música alta, que foi colocada de propósito pelo homem, mas conseguiu identificar a sua filha gritando e quando foi ver era o seu ex-companheiro tentando matá-la. Ela partiu para cima dele e acabou levando várias facadas no corpo. As duas, porém, conseguiram fugir para a rua, mas o homem foi atrás e ainda deu vários socos no rosto e chutes no corpo da mulher, que acabou desmaiando, sendo socorrida por vizinhos. A filha levou uma facada na mão, mas já passa bem. A mulher teve que fazer uma tomografia para se conhecer a gravidade das lesões, mas também já está recuperada. O homem se evadiu rapidamente do local, mas já está sendo procurado pela Polícia e deverá ser preso nas próximas horas por tentativa de homicídio e pela Lei Maria da Penha.