ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

PF deflagra operação contra fraudes para favorecimento de empresa na região de Guanambi

Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (11) uma operação contra fraudes em licitações e desvios de verbas públicas no município de Palmas de Monte Alto, no Sudoeste baiano. Ao todo, são cumpridos um mandado de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em Palmas de Monte Alto e nas cidades de Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Pindaí, Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto. Denominada de Backstage, a operação começou a investigar o caso em meados de 2019 com base notícia que indicava supostas irregularidades em tomadas de preços feitas pela prefeitura de Palmas de Monte Alto, nas quais teria havido o favorecimento de uma determinada empresa. Segundo a PF, os processos se referem à construção de Unidades Básicas de Saúde, quadras esportivas e uma praça. Após a análise dos editais das licitações mencionadas se apurou que a prefeitura de Palmas de Monte Alto celebrou com a empresa vencedora – que também foi a única participante dos certames – contratos que juntos totalizam R$ 3.153.924,29 (três milhões, cento e cinquenta e três mil, novecentos e vinte e quatro reais e vinte e nove centavos), custeados em sua quase totalidade com recursos federais oriundos do SUS e Fundeb. Ainda conforme as investigações, as licitações eram direcionadas pelos então gestores municipais e/ou seus emissários e as tratativas sobre as fraudes eram realizadas com os empresários beneficiados em reuniões prévias e secretas. As licitações eram então preparadas (montadas) por um dos investigados, cujo nome não figurava ostensivamente em nenhum documento, atuando de maneira escamoteada. Na apuração também se descobriu que emissário do então gestor municipal atuou com o objetivo de instruir as testemunhas e/ou investigados que eram intimados a prestar depoimento na Polícia Federal. O nome Backstage remete à palavra bastidor, que significa tudo aquilo que acontece por trás das câmeras, palco ou cenário. Cerca de 70 policiais federais participam do cumprimento dos mandados judiciais.



Mais duas vítimas denunciam ex-secretário de transportes por estupro, em Ituaçu

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais duas jovens que alegam terem sido vítimas de estupro por parte do ex-secretário de transportes do município de Ituaçu, procuraram a delegacia para denunciar Valdevan Silva Oliveira Santos, o "Delmax". O crime aconteceu no passado, mas as mulheres decidiram procurar a polícia depois da divulgação de que uma adolescente de 14 anos também teria sido assediada no último domingo (7). O acusado encontra-se foragido. Segundo as investigações, o acusado de praticar estupro de vulnerável contra a vítima, levou a adolescente para uma emboscada ao relatar que teria imagens intimas da vítima, e se ela não fosse ao encontro, às divulgaria nas redes sociais. “Ele pressionou para se encontrar pessoalmente com ela. Ela foi sob pressão e, chegando no local, ele exigiu pagamento sexual pelo serviço. Ela se negou e ele usou de ameaça e violência para cometer o ato”, disse o Delegado titular de Ituaçu, Joildo Souza dos Humildes. Uma das vítimas, agora com 18 anos, afirmou que procurou a Delegacia. Ela revelou ter sofrido assédio durante sua adolescensia. A outra vítima não teve a idade revelada. Conforme a Polícia, Delmax se apresentava a sociedade como uma pessoa de confiança, tanto que tinha acesso a casa da vítima e de autoridades políticas da cidade. Na última segunda-feira (8), o acusado foi exonerado do cargo que exercia pelo prefeito Phellipe Brito. Conforme a Polícia Civil, mais denúncias devem surgir, ao longo das investigações. Foragido, Valdevan Silva Oliveira Santos é procurado em toda região.



OMS recomenda vacina de Oxford para idosos e contra variantes da Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso da vacina de Oxford, desenvolvida pela Fiocruz, em parceria com a AstraZeneca, para imunizar contra a Covid-19 todos os adultos, inclusive idosos, de acordo com declaração do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE, na sigla em inglês), dada nesta quarta-feira (10). “Não há qualquer razão para não recomendar seu uso”, pontuou o órgão. Uma polêmica nascida na Alemanha espraiou para outros países europeus, que decidiram não utilizar a vacina em idosos, pois haveria poucos dados referentes à sua eficácia sobre este grupo. A Fiocruz, no Brasil, garante a capacidade de imunização sobre pessoas com mais de 65 anos. A OMS também reafirmou que a vacina deve continuar sendo usada em regiões onde há mutações do vírus, como África do Sul ou Brasil. No país africano, as autoridades entenderam melhor suspender o uso, pois entenderam que poderia não ter eficácia sobre a nova cepa.



Brumado: 1.460 pessoas entre idosos e profissionais de saúde já foram vacinados contra a Covid

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com  dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município de Brumado, já vacinou cerca de 1.460 pessoas contra a Covid-19, o novo coronavírus. Dentre eles, idosos e profissionais de saúde. O processo de imunização na cidade foi iniciado em 19 de janeiro de 2021. A capital do minério já recebeu 1.967 doses das vacinas Coronavac e Oxford, tendo um percentual de 74,2% de doses aplicadas com a primeira dose. A Bahia contabiliza, até o momento, 332.183 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 417 municípios.



Casos de Covid-19 diminuem em todo o mundo pela 4ª semana seguida, diz OMS

Foto: Divulgação

O número de novos casos de Covid-19 registrados em todo o mundo diminuiu pela quarta semana consecutiva, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, mais de 3,1 milhões de novos casos do novo coronavírus foram registrados na semana passada, o que representa um declínio de 17% em relação à semana anterior. Os Estados Unidos foram responsáveis pelo maior número de novos casos Covid-19, com 871.365. Brasil, França, Rússia e Reino Unido também estão entre as nações que notificam o maior número de novos casos em todo o mundo, observou a OMS. Ao todo, houve 105,4 milhões de casos de Covid-19 e 2,3 milhões de mortes desde o início da pandemia em todo o mundo.



PT escolhe Jaques Wagner como candidato ao governo da Bahia em 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O senador Jaques Wagner é o nome escolhido para disputar o governo da Bahia nas eleições de 2022 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), segundo o presidente da sigla, Éden Valadares. Segundo ele, seria o candidato com a melhor capacidade de dialogar integralmente com a sociedade do estado. No último sábado (6), os integrantes do PT Bahia realizaram o planejamento estratégico para a Bahia. O nome do ex-governador ainda não está sacramentado pela base aliada.



Município de Brumado receberá mudas de palmas forrageira e árvores frutíferas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O cultivo da palma forrageira no semiárido baiano vem ganhando um espaço muito amplo, o que garante a alimentação do rebanho dos agricultores familiares durante a estiagem das chuvas. Na última semana, por meio do Projeto de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, foram distribuídas mudas de palmas, resistentes à praga cochonilha do carmim, na Região da Chapada Diamantina. Segundo o Governo do Estado, essa reserva estratégica serve para alimentar o rebanho de caprino, ovino ou bovino de leite. Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram entregues 100 mil mudas de palma forrageira doce ou miúda para famílias de agricultores do Estado. Em 2020, mesmo com as restrições causadas pela pandemia, foram distribuídos 3,5 milhões de mudas, segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), com o apoio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com prefeituras municipais, associações e cooperativas ligadas à agricultura familiar. Em entrevista ao site 97NEWS, Márcio Aguiar dos Santos, secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ressaltou que o município de Brumado já se inscreveu ao programa, e para os próximos meses, além das palmas forrageira, os agricultores familiares vão receber árvores frutíferas. "O governo abriu uma modalidade de edital para a compra e aquisição das mudas de palmas, e tão logo que acontecer nós vamos cadastrar o município e os agricultores para receberem as mudas. Então nós estamos atentos, inclusive já estivemos em Salvador, dialogamos sobre isso, e Brumado sim vai ser contemplado com a palma forrageira", disse o gestor da Pasta.



Brumado: Com 5 filhos, catador de lixo sobrevive de reciclagem e Bolsa Família

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com cinco filhos em casa e a esposa, Zenildo da Silva Souza, 49 anos, vive da reciclagem e do Bolsa Família. Ao site 97NEWS, o catador de lixo disse que a situação não é fácil, mas com o dinheiro da reciclagem consegue sobreviver. "Com o Bolsa Família que recebo paga água, luz, gás. Mas é a reciclagem que me ajuda a por comida em casa", diz Zenildo. "Ganhar um dinheiro para ter uma vida legal, através da reciclagem de cobre, alumínio, garrafa peti, papelão, tudo isso é reciclável e me ajuda nas contas de casa", disse. Souza separa o material reciclável e vende à uma empresa de recicláveis da cidade. Durante a pandemia, ele ressaltou que os cuidados aumentaram por conta do lixo que pode está contaminado. "A gente vive em alerta né (...) as vezes encontro seringa e agulha, mas tenho bastante cuidado. Estou aqui porque preciso”, alerta. Segundo ele, seu papel também é de ajudar o meio ambiente. "Por isso que o nosso papel é esse. Tentar mostrar que para ter uma vida legal, você não precisa ser consumista aceleradamente, é consumir adequadamente”, avaliou.

 



Operação deflagrada na Bahia investiga cartel entre empresas que prestam serviço para o Detran

Foto: Divulgação

Em ação conjunta, o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta quarta-feira (10) a operação “Cartel Forte” que investiga cartel entre empresas que prestam serviço de estampagem de placas veiculares para o Detran da Bahia, cumprindo mandados de prisões preventivas e de busca e apreensão no Município de Lauro de Freitas e na Capital Baiana, expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador. Os mandados estão sendo cumpridos na sede da Associação Baiana de Estampadores de Placas Veiculares, e em empresas de fabricação e estampagem de placas veiculares que atuam em Salvador, bem como nas residências dos investigados. Ao todo, além da Associação, mais 05 pessoas jurídicas e 07 pessoas físicas estão sendo investigadas. Documentos apontaram para a existência de esquema criminoso que se iniciou há mais de três décadas no órgão, e que ainda persistia nos dias atuais. Empresários do ramo de fabricação e estampagem de placas veiculares teriam se unido no sentido de formar um verdadeiro cartel, fazendo uso de várias empresas em nomes de laranjas e familiares. Além disso, há indícios de que membros dessa organização criminosa teriam o costume de cobrar considerável quantia a empresários interessados em credenciar suas empresas no ramo de estampagem, além de alterar no sistema a escolha da empresa feita pelo consumidor no momento da compra, a fim de direcioná-la para as empresas participantes do conluio. O prejuízo provocado pelo arranjo criminoso é inestimável à população, tendo em vista que aniquila a concorrência nesse tipo de serviço e o preço para a estampagem de placas acaba sendo tabelado pelo grupo. A investigação apura a ocorrência dos crimes de formação de cartel, lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica e fraude em licitações.



Homem mata ex-companheira a tiros em Paramirim; ela tinha 41 anos

Foto: Composição l 97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (10) um crime abalou a cidade de Paramirim, no Sertão Baiano. Segundo informações do site L12, uma mulher identificada como Andréa Almeida Santos, de 41 anos foi morta pelo próprio marido, na comunidade de Baixa da Roseira, zona rural da cidade. De acordo com a reportagem, depois que cometeu o crime, o companheiro dela, João Leônço do Amaral, 40 anos, acabou tirando a própria vida. As Polícias Civil e Militar foram até o local e registraram a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado. Segundo a Polícia Civil da cidade, João se dirigiu a residência de sua ex-companheira e deu um tiro na cabeça, na região da face e, em seguida, tirou sua própria vida com um tiro na cabeça, utilizando-se do mesmo revólver. Os corpos foram encaminhados ao IML de Brumado.



Brumado: CDL e Sindicato definem reajuste salarial dos comerciários; com correção, salário será de R$ 1.140

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em reunião realizada na terça-feira (09) na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, ficou estabelecido o aumento do piso salarial dos comerciários. O aditivo com percentual de correção do salário da categoria, ficou assim: R$ 1.140,00; e 5,36 % para trabalhadores que recebem acima do piso salarial da categoria. “O piso, que era R$ 1.082, teve um aumento e foi para R$ 1.140. Para aqueles que recebem acima do piso da categoria, o aumento também aplica-se em 5.36%. Observamos o percentual dado pelo Governo. A proporção foi acordo com o que o governo estabeleceu”, disse ao site 97NEWS, Orlando Gomes, diretor de relações institucionais da CDL. De acordo com ele, tudo foi debatido entre as bases, levando em consideração a inflação e índice INPC. "Foi assinado pela Presidente dos Comerciários Camila e o Delegado do Sindilojas (Logistas), Fabiano Novaes. O documento segue para Salvador e será homologado pelo Presidente do Sindilojas, Paulo Motta e da Fecombase", disse. Conforme a CDL, os valores  passam a vigorar a partir desta data , retroativa a janeiro de 2021, que terá que ser pago as diferenças de janeiro e fevereiro de 2021 na folha salarial de março 2021. "Está muito dificil, mas mesmo com dificuldades não podemos deixar de amparar nossos colaboradores dessas perdas por causa da inflação", completou Orlando ao site.



Butantan recebe insumos para produção de 8,7 milhões de doses da Coronavac

Foto: Divulgação

Foi recebido nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Butantan, 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de mais 8,7 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Esse lote é o segundo de 2021. No dia 3 de fevereiro, chegou ao país um carregamento de 5,4 mil litros de IFA, que já estão sendo usados na produção de 8,6 milhões de doses, com entrega prevista ao Ministério da Saúde a partir de 23 de fevereiro. Já o novo carregamento será usado em doses da CoronaVac, que começam a ser distribuídas no início de março. A carga desembarcou no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta das 7h30 de hoje. Em seguida, a matéria-prima será transportada em caminhões refrigerados até a sede do Butantan, na capital, onde as vacinas são envasadas, embaladas e rotuladas para distribuição ao Sistema Único de Saúde (SUS).



Cães da Polícia Civil encontram meia tonelada de cocaína em avião

Foto: Divulgação

Os cães farejadores Fuzil e Sonic da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil localizaram, na tarde de terça-feira (9), meia tonelada de cocaína. A droga que, segundo informações preliminares, iria para Portugal, estava escondida dentro de um avião, no Aeroporto Internacional de Salvador. Funcionários da empresa Aerostar Táxi Áereo desconfiaram do carregamento que estava no avião e acionou a COE. Com apoio dos cães especialistas em localização de entorpecentes, os policiais civis encontraram as drogas. Equipes da Polícia Federal acompanharam as buscas. As porções de cocaína estavam divididas em tabletes que estampavam as marcas de duas grandes empresas de materiais esportivos. Dois passageiros e três tripulantes foram conduzidos para PF, que ficará responsável pela investigação.



Brumado: Sem apoio das empresas, prefeitura reduz custo de projeto e subgrupamento do Corpo de bombeiros será no anexo do antigo Derba

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após vários debates com empresas mineradoras, Associação das Industrias de Brumado e Micro-Região (Aibrum) e Conselho Municipal de Segurança (Conseg), a gestão municipal de Brumado não conseguiu implantar o projeto orçando em cerca de R$ 1.600.000,00 na área do antigo Setor de Transportes do município. Em audiência com o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, o prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Vasconcelos não conseguiu a garantia do gestor Estadual sobre as demandas que estavam na pauta. Entre elas, a implantação do Subgrupamento na cidade com um projeto amplo e definitivo. Em entrevista ao site 97NEWS, o prefeito Eduardo fez duras críticas a mineradora RHI Magnesita, no qual ele chegou a citar que a empresa não é mais a "mãezita" de outros tempos. "Eu quero deixar claro o seguinte, o município buscou de todas as formas uma parceria com as empresas, mas encontramos um problema maior com a Magnesita. Essa empresa que não é mais aquela [Mãezita], isso não sobrou nada, a empresa que hoje está ai, não tem a menor visão de cidadania capaz de ser parceira da população de Brumado", disse o gestor a reportagem (veja aqui). Na última segunda-feira (8) após se reunir com a imprensa local, o gestor voltou a falar do assunto e afirmou que o projeto terá que ser reduzido e que, o Subgrupamento vai ser implantado provisoriamente em um prédio anexo ao antigo Derba. Ainda na coletiva, o secretário de infraestrutura, André Cardoso, disse a reportagem que o projeto provisório será orçado em R$ 300 mil. "Já fizemos o processo administrativo, e esta semana acontece a licitação pra poder contratar a empresa", disse o secretário. Segundo André, após a contratação, em no máximo sessenta dias, a obra será concluída. "A gente acredita nesse prazo, mas ainda temos o prazo do Corpo de Bombeiros para a instalação da mobilha. Então serão mais 30 dias, ou seja noventa dias o prazo final", afirmou.

 



Servidor público cria armadilha para estuprar menina de 14 anos, em Ituaçu

Foto: Divulgação

Um servidor público está sendo procurado por estuprar uma adolescente de 14 anos, em Ituaçu, na Chapada Diamantina. Segundo informações da Polícia Civil, ele era amigo da família da víima e chamou a menina com à alegação de que tinha imagens intimas da adolescente, e se ela não fosse ao encontro, às divulgaria nas redes sociais. O delegado titular da cidade de Ituaçu, Joildo Souza dos Humildes, confirmou que o secretário de obras, transportes e serviços públicos, Valdevan Silva Oliveira Santos, o "Delmax", é acusado de ter estuprado garota de 14 anos. O crime teria acontecido na noite do último domingo (07). O servidor fugiu da cidade. “Ele pressionou para se encontrar pessoalmente com ela. Ela foi sob pressão e, chegando no local, ele exigiu pagamento sexual pelo serviço. Ela se negou e ele usou de ameaça e violência para cometer o ato”, disse o Delegado em entrevista a uma emissora de rádio de Brumado. De acordo com o Delegado, exame de corpo de delito já foi realizado na vítima e a polícia está aguardando o laudo. Na última segunda-feira (08), a prefeitura de Ituaçu, exonerou o servidor do cargo. 



Maetinga: Homem de 25 anos morre após pneu de caminhão estourar

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um homem de 25 anos morreu enquanto fazia calibragem do pneu de um caminhão no município de Maetinga. Segundo apurou o site 97NEWS, Bruno Viana Lopes, realizava a calibragem dos pneus quando um deles acabou estourando. Com a forte explosão, Lopes foi arremessado por vários metros. O acidente aconteceu por volta das 19h da noite da última terça-feira (9). O Serviço de Atendimento Médico de urgência (SAMU) chegou a ser acionador, mas a vítima veio a óbito no local, após sofrer escoriações no pescoço. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia. O corpo foi encaminhado ao IML de Brumado.



Médicos apresentam 2.600 denúncias sobre falta de infraestrutura no atendimento à Covid

Foto: Reprodução

Desde o início da pandemia, médicos que atuam no combate à Covid-19 apresentaram ao CFM (Conselho Federal de Medicina) 2.608 denúncias sobre problemas na infraestrutura para atendimento de pacientes com o novo coronavírus. O número equivale a uma reclamação a cada 150 minutos. Segundo o CFM, os relatos dos profissionais incluem problemas como falta de máscaras adequadas ou outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); insuficiência ou falta total de kits para realização de exames; falhas nos procedimentos para triagem de pacientes e ausência de materiais para higienização, como álcool gel, papel toalha e sabonete líquido. As denúncias foram feitas pelos médicos em uma plataforma criada pelo CFM especificamente para fiscalizar problemas na linha de frente do tratamento da Covid-19. Desde abril, 1.879 profissionais apresentaram denúncias. Para registrar uma irregularidade, é necessário informar número do CRM, CPF e estado onde mora, além de descrever as inconformidades. A maior parte das queixas diz respeito à falta de EPIs (32%). Desse total, a maioria se refere a máscaras do tipo N95. Em seguida estão aventais, óculos ou protetores faciais, máscaras cirúrgicas, gorros e luvas. Já a ausência de materiais para higienização foi citada por quase 25% dos denunciantes, enquanto 16,5% relataram falta de insumos, exames e medicamentos para pacientes com a doença. Outros 11,7% apontam problemas com recursos humanos, como falta de equipes médicas, de enfermagem ou de apoio. A região Sudeste foi de onde partiu a maior parte das denúncias: 41,8%, sendo que 20,9% vieram do estado de São Paulo. Em seguida estão as regiões Nordeste (29,9%), Sul (11,9%), Centro-Oeste (8,8%) e Norte (7,6%).



Brumado: Antiga Cesta do Povo vira ponto de prostituição e de uso de drogas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Localizado em uma das regiões mais tradicionais do município, a antiga Cesta do Povo, se tornou um ponto de prostituição e de uso de drogas. Durante a noite, mulheres que fazem programa dividem espaço com usuários de drogas. O uso de entorpecentes também é frequente no entorno. Revoltados, lojistas afirmam que o problema é antigo e denunciam que, apesar de já terem cobrado várias vezes um posicionamento da administração, nada ainda foi feito. De acordo com um proprietário de um dos estabelecimentos próximo ao local, a situação está prejudicando o comércio do mercado. “O que a gente vê aqui principalmente no fim de semana é prostituição e uso de drogas. E pra piorar, eles arrombaram aquela porta ali da Cesta do povo”, reclamou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Depois de observar a rotina próximo à Cesta do Povo, o 97NEWS confirmou as denúncias feitas pelos comerciantes. “Aqui a fiação dos poste de iluminação já foram levados, as placas de sinalização arrancaram tudo e o prédio da Cesta do Povo virou um [elefante branco], só serve para eles usar como banheiro, ponto de drogas e prostituição”, contou. Segundo ele, o uso indiscriminado de drogas também é outro desafio para os comerciantes, que contam que a situação acontece quase diariamente no entorno do mercado. Contudo, nesse caso, a reportagem apurou que os usuários preferem ser mais discretos, e utilizam os entorpecentes dentro da estrutura que antes funcionava um supermercado do Governo do Estado. “Eles também usam o prédio para guardar roubo, como é que a gente vai ficar com essa situação, em um dos locais que já foi referência em Brumado”, disse. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Secretários garantem que município possui condições para retomada das aulas presenciais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde março de 2020, estudantes da rede municipal de ensino de Brumado deixaram de frequentar as atividades presenciais nas escolas, como forma de prevenção à propagação do coronavírus. No último dia 05 de fevereiro, a Justiça baiana determinou, a retomada das atividades escolares presenciais no Estado. A determinação judicial, feita pela juíza Juliana de Castro Madeira Campos, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, estabelece prazo de retorno é até o dia 1º março. Segundo a magistrada, a suspensão das aulas viola o princípio constitucional da razoabilidade. Em entrevista coletiva com a imprensa brumadense na última segunda-feira (8), os secretários de Educação, João Nolasco, e Saúde, Cláudio Soares Feres, garantiram que o município de Brumado concluiu todos os protocolos de biossegurança para a retomada das aulas presenciais no início de março. Ao site 97NEWS, o gestor da Pasta de Saúde, Cláudio Feres declarou que a escola é um serviço essencial, enquanto que outros estabelecimentos permanecem abertos. "A escola é um serviço essencial, não faz sentido a escola fechada e os outros estabelecimentos abertos. Diferente do que foi dito no início da pandemia a criança ela não tem todo aquele potencial de transmissão do vírus como foi citado. Já foi provado que ela transmite, mas com um grau de transmissão bem inferior", disse o secretário. O gestor da Pasta ainda afirmou que com todos os protocolos que serão adotados pelo município, não há motivos para as escolas estarem fechadas. "Nós temos condições sim de retornar as aulas", afirma. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já o secretário de Educação, João Nolasco, destacou que o município está adiantado no que se refere à elaboração do protocolo de segurança para retomada das aulas presenciais. "Brumado hoje dentro do Estado da Bahia, é um dos municípios que tem todos os protocolos de biossegurança, tudo que é recomendado pelo Ministério público, pelo Conselho Municipal de Educação, pelo Conselho Estadual de Saúde para o retorno às aulas", disse. Nolasco adiantou que, nas primeiras semanas de aulas, o retorno seria gradual, apenas no período matutino, até para proporcionar maior sensação de segurança aos pais dos alunos. "Então o nosso protocolo é o mais avançado, mas é claro que não será um retorno de 100%, mas em torno de 70%", comentou. Sobre a data de início das aulas, ele afirmou que a intenção será para o início de março. "A gente vai está aqui no dia 19 de fevereiro encerrando o ano letivo de 2020. E nesse período de 19 de fevereiro à 05 de março, vamos realizar as matrículas. E o retorno das aulas mesmo, queremos no dia 08 de março", disse. A pasta ainda anunciou a data da matriculas para novos alunos. "De 23 a 26 de fevereiro começa a inscrição para o sorteio eletrônico. Para isso o pai ou representante, deve procurar uma escola indicando qual a unidade escolar que seu filho quer estudar. Já no dia 27 de fevereiro acontece o sorteio. Entre 1º a 3 de março, começa as matrículas sorteadas e, do dia 4 à 5, matrículas dos alunos não contemplados no sorteio, ou seja o município não vai deixar ninguém sem estudar", afirma João Nolasco, secretário de Educação. 



Petrobrás anuncia novo aumento no valor da gasolina nesta terça-feira (9)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobrás anunciou um novo aumento nos valores do diesel em R$ +0,1248/L e no valor da gasolina em R$ +0,1683/L que estão vigentes a partir desta terça-feira (09). Com esse novo reajuste, os combustíveis que estavam com valores altos, serão repassados para os consumidores com valores ainda mais exorbitantes. Jório Júnior, presidente da associação de revendedores dos postos de gasolina na região de Vitória da Conquista afirma  que nos últimos meses os reajustes anunciados pela Petrobras têm sido com valores mais altos e, isso influencia diretamente no preço final do combustível que é repassado para os consumidores. "A Petrobrás tem uma independência do governo e a sua política de reajuste ela acompanha a avaliação da commoditie de petróleo no mercado internacional. Esses reajustes são feitos na refinaria, então quando vem um reajuste desses, a distribuidoras avaliam e repassam para os postos de combustíveis, o que chega ao consumidor final", afirma. De acordo com Júnior a saúde financeira das empresas precisam de uma margem. "Infelizmente, a maioria das revendas tem passado os valores aos consumidores finais, e isso tem diminuído às vendas, o que também atrapalha na economia de cada Estado e municípios", disse.