ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2020"

Brumado: Obra da prefeitura quebra tubulação de água da Embasa e moradores do Apertado do Morro estão há vários dias sem abastecimento

Foto: Reprodução l Vídeo

Por conta do rompimento da rede de água, provocado pelas obras da Prefeitura na região do Apertado do Morro, os bairros Apertado do Morro 1 e 2 tiveram o fornecimento de água suspenso desde a última semana. De acordo com os moradores, a rede que leva água da Embasa aos moradores da localidade foi danificada por uma retroescavadeira que realiza a terraplanagem as margens da linha férrea onde será construída vias de acesso, ligando os bairros ao centro da cidade. Segundo os moradores, eles não são contra a obra, mas que a falta de sensibilidade por parte da Embasa e da administração municipal, a comunidade está sem abastecimento a seis dias. "Fomos na Embasa, eles falaram que não foi eles que romperam a tubulação. E ai, passam a responsabilidade para a prefeitura, mas até o momento a prefeitura não veio aqui, a obra está aqui parada [...] estamos sem água em nossas casas. Isso é negligência, é lamentável, só acontece com a gente", desabafa o morador da localidade. A Embasa ainda não se pronunciou sobre o assunto. Já a administração municipal, a nossa reportagem não conseguiu contato com o setor de infraestrutura para falar sobre o assunto.



Conquista: Familiares acompanham drama de jornalista baleada na França

Foto: Reprodução l Rede Social

Parentes e amigos da jornalista Cristiane Tavares, em Vitória da Conquista, no sudoeste, acompanham o drama dela e do marido. Os dois foram vítimas de um ataque a tiros em Toulon, na França. Segundo a TV Sudoeste, Tavares disse nesta segunda-feira (17) que o autor dos tiros já foi preso e internado por cometer abuso sexual. Na ação, ocorrida na última quinta-feira (13), o atirador atingiu a jornalista nas costas quando ela estava na rua. Ao acompanhar o trajeto dela, o homem chegou até a casa dos brasileiros e atingiu o marido de Cristiane, André Modonezi, de 39 anos, no abdômen. Ele passou por algumas cirurgias, mas segue internado. Ainda segundo a emissora, o filho do casal, de quatro anos, não foi atingido. O acusado foi preso no mesmo dia do ataque, dentro do imóvel onde morava. Cristiane Tavares disse que o homem era um vizinho que mora no andar de cima do prédio onde reside. Em nota, o Itamaraty informou que autoridades consulares do Brasil na França acompanham o caso. O órgão brasileiro disse que não podia dar mais detalhes, em respeito à legislação vigente sobre privacidade individual. Cristiane Tavares é servidora pública no setor de comunicação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e morava em Vitória da Conquista até o ano passado, quando se mudou para Toulon para fazer um mestrado.



Brumado: Polícia Civil está de olho em lojas de assistência técnica para celulares

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

A Polícia Civil está investigando um esquema de receptação e alterações de identificação de celulares roubados em Brumado. De acordo com as investigações, aparelhos e computadores com um aplicativo é utilizado para "remarcar" a numeração dos telefones. Como em outras cidades em fase de expansão, os celulares são os objetos de preferência dos marginais, por ser uma "moeda" de fácil troca no mercado de contrabandos. A investigação ainda aponta que as oficinas estariam vendendo aparelhos celulares roubados e dando nota fiscal como se fossem produto novo ou usado. Ainda segundo a Polícia, em uma das ações dos criminosos, um aparelho celular que teria sido roubado em Brumado, foi vendido para um consumidor do município de Guajeru. Em outra ação, outro aparelho roubado na cidade foi parar em São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, as vítimas que tiveram seus celulares roubados devem atentar-se no número de identificação único e global, Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI). "É importante que, antes de comprar um aparelho celular, o consumidor verifique se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular", diz um investigador da Polícia. Mas atenção, celulares que utilizam mais de um chip possuem um IMEI para cada SIM, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs. "Contrabandistas e falsificadores de aparelhos celulares usam números falsos ou clonados de IMEI. Por isso, é muito importante que o consumidor esteja atento na hora de comprar um aparelho celular, preferindo um fornecedor confiável e sempre exigindo a nota fiscal", completa o investigador.

 



Lúpus – doença autoimune que afeta mais comumente as mulheres

Foto: Divulgação

Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas, o lúpus é uma das mais importantes. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento. Os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente. O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou desenvolver lentamente. Os sinais mais comuns são:  fadiga, febre, dor nas articulações, sensibilidade à luz do sol, feridas na boca, queda de cabelo, vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz, ansiedade, mal estar. O reumatologista é o especialista que pode diagnosticar a doença, que irá orientar o paciente sobre a doença e possibilitar o tratamento mais adequado. Dr. Dimitri, especialista da Clínica Mais Vida, salienta que consultas médicas periódicas e seguimento do tratamento corretamente são fundamentais para se obter uma vida longa e com boa qualidade. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755  /  (77) 99180-9496 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Professores da rede estadual paralisam atividades hoje (18) e só voltam depois do carnaval

Foto: Luciano Santos l 97News

Professores da rede estadual de ensino em Brumado, decidiram na noite de segunda-feira (17), em assembleia realizada no auditório do CEEP pela paralisação da categoria. Os servidores vão parar as atividades nesta terça-feira (18) e o protesto segue até o carnaval. A informação foi confirmada pelo vice-diretor do Sindicato dos Profissionais em Educação do Estado da Bahia (APLB), André Azevedo, ao 97NEWS. Segundo ele, além de Brumado, outras 18 assembleias foram realizadas em cidades da região sudoeste votando a favor do indicativo de greve. "São oito pontos que queremos discutir com o governo do estado e, uma delas é a aposentadoria, que foi a pior proposta, muito além até da do governo federal. Mas a principal do momento é com relação ao repasse de 12,84% que o governo do estado não passou aos servidores. Ele apenas ajustou os salários dos professores que estavam abaixo do piso", relata Azevedo. 



Brumado: Em menos de três horas, dois acidentes são registrados na Avenida Lindolpho Azevedo em noite de cavalgada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No primeiro acidente por volta das 20 horas de domingo (17), um motociclista ficou ferido ao colidir na lateral de um veículo de passeio na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito próximo a entrada do bairro São José. Não há detalhes sobre o que causou o acidente. O motociclista que não teve o nome divulgado foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Municipal. Não há informações sobre o seu estado de saúde. Ainda na noite de domingo, por volta das 22 horas, o motorista de um Siena perdeu o controle da direção e capotou na mesma Avenida. O condutor seguia do Parque de Exposições Gilson Brito sentido ao centro da cidade. Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, o acidente aconteceu nas imediações da rotatória. O veículo capotou e parou em um matagal às margens da via. Além do motorista, duas pessoas ocupavam o veículo. Todos tiveram apenas ferimentos leves e foram socorridos por uma equipe do Samu 192.

Foto: Leitor l 97NEWS


Com aulas gratuitas de marcenaria e pintura, ONG ensina arte à crianças e idosos de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O trabalho é totalmente artesanal. Mais do que técnica, é preciso calma na hora da produção. Nos cursos de marcenaria e pintura oferecido pela ONG Viver Arte, em Brumado, agora é a vez da marchetaria, a montagem e colagem aproveitando a beleza da madeira. Sem utilizar pregos ou encaixes, a técnica requer poucas ferramentas e muita precisão. Pedaços de madeiras são intercalados como em um mosaico. A oficina é aberta para cerca de 60 crianças da comunidade que aprendem a realizar trabalhos em madeira e telas de pintura. Em entrevista ao 97NEWS o presidente da ONG, Mesaque Mendes Cunha destacou que as oficinas, além das crianças atentem idosos que buscam uma atividade no dia a dia. "As aulas são para as crianças e idosos que aprendem desde a pintura em telas e tecidos, a marchetaria que é uma arte muito interessante", relata o artista. O curso é básico, mas bem elaborado e ensina marcenaria e design para jovens de famílias carentes de forma gratuita. É uma oportunidade de capacitação para ampliar horizontes de adolescentes no mercado de trabalho. "Todos os materiais são fornecidos pela ONG de forma gratuita", explica Mesaque. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo o artista, a organização, é um dos caminhos para tirar o jovem da rua e ensinar arte. “Assim nasceu a Viver Arte. Fizemos uma pesquisa no mercado para saber a chance para um marceneiro e se isso iria mudar a vida do jovem de baixa renda. E o resultado nos deu ainda mais vontade de manter essa escola”, ressalta. Conforme Mendes, nada se perde no artesanato e todo material como restos de madeira, MDF, canos de PVC e vários outros materiais viram artesanato. "Aqui também trabalhamos com pisos de cerâmica, enfim, uma gama de materiais que são descartados que nós usamos aqui na ONG. Só vendo para acreditar a infinidade de produtos que produzimos com recicláveis", explica. O Viver Arte fica localizado na Rua Teodora da Silva Leite (Próximo a 18ª Ciretran) no bairro Santa Tereza.



APDEMB lança edital de convocação da Eleição para escolha da nova diretoria em Brumado

Foto: Divulgação

O Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado e Região (Apdemb) lançou edital de convocação para eleição de sua nova mesa diretora. A Assembleia que elegerá a nova diretoria será realizada no dia 07 de março, a partir das 08 horas, na sede da própria entidade localizada na Praça Dejaniro Arlindo da Silva Leite, 09, bairro Santa Tereza. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 28 de fevereiro. Os interessados devem procurar a Apdemb nos dias 18 ou 28 de fevereiro no horário das 18h às 20h. A Apdemb é um órgão de Utilidade Pública Municipal, por meio da Lei Nº 1.526/2008, e tem como principais finalidades propor, definir diretrizes e prioridades, fiscalizar e deliberar sobre as políticas públicas dirigidas à pessoa com deficiência. Segundo Edilmagno Teixeira Mata, presidente da Apdemb, as eleições é um importante instrumento de construção e promoção de politicas públicas para pessoa com deficiência. “A eleição desta nova diretoria é um momento importante para Brumado, pois entendemos que é com a participação efetiva da comunidade que faremos a diferença”. (Veja o Edital)



Brumado: Moradores pedem sinalização em cruzamento perigoso no bairro São José

Foto: Ivan Oliveira l 97NEWS

Moradores das proximidades entre o cruzamento da Rua Osvaldo Marciel de Souza com a Rua Trinta e Dois, no bairro São José, reivindicam a sinalização vertical no entorno da Praça Edmundo Dantas Coelho devido a quantidade de acidentes que acontecem na localidade. Segundo os moradores, já existe uma sinalização em forma de quebra-molas na Rua Osvaldo Marciel, porém as vias não dispõem de placas que force o condutor a parar no cruzamento citado, onde, para eles, é o local que mais tem acidentes e por isso necessita da sinalização urgente. O morador Ivan Oliveira conta que depois que abriram novas vias no bairro, o fluxo de veículos aumentou. “Infelizmente acidentes vem acontecendo, mas desde o ano passado estamos cobrando da SMTT a sinalização no entorno da praça. O que nos foi negado até hoje”, afirma o morador que no início da tarde do último sábado (15), registrou em vídeo o momento de um acidente entre uma motocicleta e um carro de passeio. Na colisão, a vítima teve fratura grave na perna e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal. 

Foto: 97NEWS

De acordo com o morador, o acidente aconteceu quando o veículo Golf vermelho subia a Rua Osvaldo Marciel sentido a Escola Municipal Élcio José Trigueiro, quando o motociclista identificado como Dione descia a Rua Trinta e Dois, e não parou no cruzamento, sendo atingido em cheio pelo Golf. Com o impacto, a vítima foi lançada contra um poste e ficou bastante ferida. O motorista do carro nada sofreu. Ivan relatou que no cruzamento acontece muitos acidentes e não há sinalização. “Ta muito perigoso, uma amiga minha, no início do mês também se acidentou aqui [cruzamento]”, lembra. Não é a primeira vez que os moradores se juntam para reivindicar melhorias na região. Há um tempo atrás eles já tinham feito uma reivindicação solicitando quebra-molas e conseguiram. “Há alguns anos atrás cobramos esses quebra-molas nessa rua da escola. Depois conseguirmos o material, a SMTT liberou e fizemos o equipamento na via. Nessa nova direção do órgão, já cobrei do superintendente as placas, e até agora ele não nos atendeu”, ressalta Ivan Oliveira.



Ituaçuense de apenas 9 naos passa de fase no The Voice Kids e emociona jurados ao cantar 'Folha Seca' de Amado Batista

Foto: Reprodução l TV Globo

Natural do município de Ituaçu, a 97 km de Brumado, a cantora mirim Rayne Almeida, de 9 anos passou de fase no The Voice Kids no último domingo (16) e emocionou os jurados ao cantar "Folha Seca" de Amado Batista. Lembrando que a canção faz parte da história da família, as cantoras Simone e Simaria viraram as cadeiras para a pequena Rayne que passou da fase de audições às cegas e segue para os times do The Voice Kids. Ao declarar que é da Chapada Diamantina, Simaria disse destacou seu fascínio pela região. “Que lugar mais lindo! O Brasil precisa conhecer a Chapada Diamantina que é um dos lugares mais incríveis que eu já visitei”, disse ela empolgada. “E você veio de lá e nos emocionou com essa música, que é a música preferida da nossa mamãe. Retrata a história da vida dela e a gente não tem como não se emocionar escutando essa música, que é a cara da nossa mãe”, completou Simaria. Simone, por sua vez, disse que elas também gravaram a canção ‘Folha Seca’, de Amado Batista. “E a gente também teve a sorte e a felicidade de gravar com Amado Batista essa canção, ele nos fez o convite e essa música é a música mais especial da vida da nossa mãe. Quando ela começou a cantar não teve como a gente segurar as lágrimas. Você nos emocionou muito”, disse Simone. Veja aqui a apresentação.



BA-263: Quatro morrem e 10 pessoas ficam feridas em acidente com van e ônibus entre Belo Campo e Vitória da Conquista

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na noite do último sábado (15), quatro pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas durante um grave acidente entre uma van e um ônibus, na BA-263, próximo ao muniícipio de Belo Campo. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta das 23h30, depois que a van bateu no fundo do ônibus. Ainda segundo a PRE, as vítimas eram da cidade de Anagé e seguiam para casa, depois uma festa. Ainda segundo a polícia, três pessoas morreram no local, e uma quarta ao dar entrada em uma unidade de saúde. Eles foram identificados como Irani dos Santos Libarino, 48 anos, Gislene Prado Portugal, 17 anos, Milena da Silva Campos, 16 anos e Nariely Sousa do Prado, 23 anos. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Já os dez feridos foram atendidos e encaminhados para o Hospital de Belo Campo e também para uma unidade hospitalar de Vitória da Conquista. Não há detalhes sobre o estado de saúde dessas pessoas.



Rio de Contas: Caminhão carregado de lonas cai em ribanceira em curva da BA-148

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na tarde da última quinta-feira (13), um caminhão carregado com lonas caiu em uma ribanceira na BA-148, na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo apurou o site 97NEWS, o motorista do veículo, perdeu o controle da direção em curva, caindo na ribanceira. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com ferimentos leves. Não há mais informações sobre o seu estado de saúde. A Serra das Almas, como é conhecida, é um trecho bastante perigoso por conta das curvas sinuosas. A região também é bastante conhecida pelos pontos turísticos.

 



Brumado: Uneb disponibilizará monitores para melhorar atendimento na pediatria do Hospital Municipal

Foto: Divulgação

O setor de pediatria do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, ganhará um importante avanço na Brinquedoteca. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) firmaram parceria, em reunião realizada na tarde de quinta-feira (13) entre o secretário Cláudio Feres, as doutoras em educação, professoras Luciana Pereira de Oliveira Cruz e Marisela Rocha, e a diretora da unidade de saúde, Lucidalva Oliveira, para a disponibilização de monitores com conhecimento pedagógico e na área de Letras para atuarem no espaço.



Jovem acusa ter sido agredido por homofobia após descer de ônibus em Conquista

Foto: Luciano Santos l 97News

Um jovem acusa ter sido agredido por homofobia após descer de um ônibus coletivo em Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. Até esta sexta-feira (14), o autor do crime ainda não foi encontrado. Segundo a TV Sudoeste, o caso foi registrado na Polícia Civil da cidade e é acompanhado pela seção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De acordo com relato da vítima, que preferiu não se identificar, ele estava no mesmo ônibus que o agressor. Os dois conversavam normalmente. Quando eles desceram do veículo, o acusado o agrediu. De acordo com a Polícia, após agressão, o acusado fugiu. 



Alunos envenenam professora em sala de aula

Foto: Reprodução

Alunos do 4º ano de uma escola da cidade de São Paulo envenenaram uma professora na tarde da última quinta-feira (13). Os estudantes têm idades em torno de 10 e 11 anos e colocaram veneno para insetos na garrafa da professora. A mulher se sentiu mal e foi encaminhada pela equipe da escola para uma unidade de saúde. A professora foi medicada e recebeu alta no mesmo dia. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo repudiou o episódio e informou que registrou um boletim de ocorrência. O caso será acompanhado pelo Conselho Tutelar. “Os responsáveis pelos alunos foram chamados e será realizada uma reunião para definir as medidas que serão adotadas aos estudantes”, afirma o órgão em nota.



Jovem de 20 anos é encontrado morto dentro de casa em Brumado

Foto: Reprodução l Rede Social

Um jovem de 20 anos foi encontrado morto dentro da casa onde morava, na noite desta sexta-feira (14), no bairro Irmã Dulce, em Brumado. De acordo com a Polícia Militar, o corpo da vítima, identificada como Stanley Dias da Silva, foi encontrado por vizinhos, que acionou o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Os médicos contaram aos policiais militares que encontraram o jovem já sem vida por volta das 19h30. Segundo a PM, a vítima foi localizada sozinha na Rua C do referido bairro. O corpo do jovem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. A motivação do crime será investigada pela Polícia Civil.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Tratamento do glaucoma e catarata deve retornar a partir de março, diz Sesau

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sem atendimento desde o fim do ano passado, os mutirões para tratamento de glaucoma e catarata devem retornar para Brumado a partir do mês de março. A afirmação partiu do próprio secretário municipal de saúde, Cláudio Feres. Ainda segundo ele, já o projeto glaucoma, recurso proveniente do Governo Federal, destinado ao atendimento de pacientes de toda região, só retornará após decisão de todos os 21 municípios que fazem parte do polo. “Como Brumado é um polo de saúde, acaba assumindo essa responsabilidade, mas toda decisão, da forma e fluxo de atendimento, passa por todos os secretários de saúde dos 21 municípios”, declarou. Feres também justificou que o Ministério da Saúde reduziu pela metade a verba para o projeto e, por conta disso, não há como novos pacientes acessarem o mesmo. Já quanto ao projeto para tratamento de catarata, o secretário adiantou que até o momento o Estado, responsável pelo projeto, ainda não se manifestou acerca da realização de um novo mutirão na região. “Independente disso, o município de Brumado vem ofertando, a cada mês, o serviço de catarata. Não em forma de mutirão, mas em forma de cirurgias programadas”, completou.



Brumado: IBGE convida população para segunda reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), convida toda população brumadense para a 2ª reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico de 2020. A reunião acontece no dia 11 de março, às 09 horas, no auditório do SEMAC. Na reunião o IBGE estará abordando os temas: Processos seletivos; Locais de treinamento; Informações sobre a coleta; Áreas indíginas e quilombolas; Condomínio e Associaçoes. Essas serão as metodologias que o órgão utilizará para a realização do Censo Demográfico que acontece este ano. Na oportunidade também será discutida a divulgação do material do IBGE educa, que será distribuído nas escolas brumadenses. A coleta de dados do Censo será realizada entre agosto e outubro de 2020, onde serão visitados todos os domicílios do país. Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes. Além de diversas outras informações, o Censo Demográfico irá indicar o número de habitantes de cada município.



Escolas de Brumado aderem a campanha contra desafio da rasteira

Foto: Reprodução l Vídeo

Escolas de Brumado, a exemplo da Escola Municipal em Tempo Integral Clarice de Moraes, tem aderido a campanha de conscientização do alunado quanto aos riscos de uma brincadeira que surgiu através do You Tube e se popularizou no país. Como já reportado aqui pelo 97NEWS, o "desafio da rasteira". Desde a quinta-feira (13) já correm nas redes sociais os alertas lançados pelos próprios alunos em vídeos e banners. O lema é: “Isso não é brincadeira”. Na chamada ‘brincadeira’ ou ‘desafio´, três pessoas ficam lado a lado, enquanto a do meio (desavisada) salta, os dois das extremidades aplicam uma rasteira de surpresa, causando sua queda. O assunto  ja preocupa autoridades e profissionais do setor da saúde no país. Uma garota de 16 anos, Emanuela Medeiros, participou da tal brincadeira, bateu a cabeça e sofreu traumatismo craniano. O fato aconteceu na Escola Municipal Antônio Fagundes, em Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN).