ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2019"

Brumado: Aulas do CMEAS começam nesta segunda (04)

Foto: Luciano Santos l 97News

A Secretaria Municipal de Educação de Brumado informa aos pais e alunos do Centro Municipal de Educacão Agamenon Santana (CMEAS) que nessa segunda-feira, dia 4 de fevereiro, os alunos deverão comparecer à Escola, no turno matutino. Vale ressaltar, que as aulas começam as 7h. Na certeza de continuarmos contando com a compreensão de todos, agradecemos. A Direção do CMEAS.



Corpo de bebê é encontrado em lixão de Santo Estevão

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Um bebê, de aproximadamente seis meses, foi encontrado morto em um lixão, na cidade de Santo Estevão, na quinta-feira (31). Segundo o Acorda Cidade, o corpo foi encontrado por um agente de limpeza enquanto separava o lixo no local. Ao perceber que se tratava de um bebê, o agente ligou para a polícia. O delegado Felipe Ghiraldelli, titular da Delegacia Territorial (DT) de Santo Estevão, informou que a criança pode não ter sido deixada diretamente no lixão, mas pode ter vindo de outro local através de um caminhão de lixo. Segundo o site Bahia Notícias, o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT). "Estamos aguardando o resultado da necropsia, para dar alguns passos na investigação. Precisamos saber o tempo de vida e causa da morte da criança para tentar chegar ao fato", explicou. A Delegacia Territorial de Santo Estevão está investigando caso.



Aparelho criado por estudantes feirenses detecta 15 doenças pelo sopro

Foto: Reprodução l Acorda Cidade

Um aparelho criado por duas estudantes feirenses que moram no Rio de Janeiro é capaz de detectar ao menos 15 doenças por meio do sopro. Natália Nascimento e Júlia Nascimento, que são irmãs, pretendem patentear o  produto para fabricar em grande escala e distribuir para hospitais e clínicas do Brasil. De acordo com reportagem publicada pelo Acorda Cidade, o dispositivo é muito semelhante ao bafômetro, porém com foco na saúde. As criadoras do aparelho afirmam que ele é capaz de detectar doenças como diabetes, intolerância a lactose, pneumonia, tuberculose, câncer, malária e hepatite. Em 2011, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel criaram um dispositivo que também era capaz de detectar doenças pelo sopro. Conhecido como Na-Nose, o "bafômetro" é capaz de detectar até 17 doenças como alguns tipos de câncer, bem como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipa. 



Euclides da Cunha: Fazenda é denunciada por maus tratos a cerca de 800 jumentos

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma fazenda em Euclides da Cunha, no nordeste baiano, foi denunciada por maus tratos contra jumentos. Segundo a prefeitura da cidade, a propriedade mantinha cerca de 800 animais sob condições degradantes. Conforme o G1, uma vistoria identificou os problemas após denúncia encaminhada à gestão local. Um laudo divulgado pelo prefeito Luciano Pinheiro (PDT) detalha que os jumentos não tinham água e alimentação adequadas. O problema acometia tanto animais adultos como filhotes recém-nascidos. Segundo a prefeitura, os jumentos estavam fracos, abatidos e mal se aguentavam em pé. Ainda segundo a vistoria, os animais deveriam ser mantidos na propriedade temporariamente até seguirem para um abatedouro, mas, estavam há mais de 60 dias no local. Funcionários da propriedade teriam informado que, além dos 800 jumentos encontrados vivos, outros 200 também teriam sido levados para o local, mas morreram ao decorrer dos 60 dias. Na propriedade, foi encontrada uma cova improvisada, com dezenas de corpos de jumentos.



Técnica de Enfermagem que trabalhava na UTI de Brumado é encontrada morta dentro de apartamento em Conquista

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma mulher de 45 anos foi encontrada morta, nesta sexta-feira (1º), dentro do banheiro do apartamento onde morava, em Vitória da Conquista. A causa da morte ainda é desconhecida. A vítima foi localizada por familiares. Identificada como Vangela Ribeiro Alves, de 45 anos, a técnica de enfermagem era funcionária da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Professor Magalhães Neto de Brumado. Vangela era moradora da Zona Sul em Conquista. Mas em seus dias de plantão, atuava no Hospital Professor Magalhães Neto como técnica. A polícia foi acionada e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Vangela foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. Colegas e amigos de Brumado lamentam a morte da enfermeira. Uma faixa preta foi colocada na porta da UTI, simbolizando o Luto.



Brumado: Buscando 'novos horizontes', chefe de gabinete do prefeito Eduardo Vasconcelos deixa o cargo

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Depois de vários dias de boatos, o chefe de gabinete do prefeito, Eduardo Vasconcelos (PSB), confirmou nesta sexta-feira (1º) a renúncia de seu cargo na prefeitura municipal de Brumado. Amarildo Bonfim era um dos braços direito de Eduardo e deixa a prefeitura em busca de novos projetos. A portaria, com a exoneração do cargo, a pedido de Bonfim, foi publicada no Diário Oficial do Município. No cargo desde 2017, Amarildo era muito respeitado pelo grupo político de Vasconcelos. Nas redes sociais, o ex-chefe de gabinete agradeceu o prefeito pela confiança a sua pessoa. Ele também informou que em sua nova jornada, prestará serviços à municípios da região sudoeste. “Meu sincero obrigado, obrigado pela oportunidade de trabalho, e muitíssimo obrigado por me proporcionar anos de ensinamentos. Ter trabalhado ao seu lado por esse tempo, me foi mais enriquecedor, do que cinco ou dez anos de qualquer outro trabalho. Obrigado mais uma vez por me colocar ao seu lado, permitindo que aqui, eu pudesse ter acesso ao seu campo de inteligência. Obrigado e obrigado”, escreveu em uma rede social. 



Brumado: Presidente da Câmara Municipal inaugura parte externa do complexo legislativo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta sexta-feira (1º), pelo terceiro mandato como presidente, o vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), abriu a sessão solene para os trabalhos da legislatura de 2019. Com o início dos trabalhos já acalorados pelos vereadores de situação e oposição, os edis cobraram mais divulgação de seus trabalhos, fazendo com que os projetos votados por eles, cheguem ao conhecimento da população. Em entrevista ao 97NEWS, o presidente da Casa Legislativa, Léo Vasconcelos, destacou que, a reforma na estrutura do complexo legislativo trouxe mais modernidade e funcionalidade aos trabalhos dos parlamentares. "Essa primeira parte da reforma trouxe uma nova cara para a Câmara de Vereadores, que é considerada uma das maiores e mais modernas da região sudoeste, além disso as obras não param por ai, vem ai a segunda etapa que será a reforma interna da estrutura", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Sobre os ânimos se exaltarem logo no início dos trabalhos, Vasconcelos relatou que isso é normal, já que eles estão em véspera de eleição municipal. "Esse discurso acalorado que teremos a partir de agora, é um processo normal das eleições municipais, pelo fato de ser muito concorrida. Espero que os vereadores tenham maturidade de dividir, o que é política, e o que é trabalho do legislativo", destacou. Questionado sobre as transmissões das sessões via rádio, o vereador concluiu que as transmissões se encerraram em 2016, devido a um pedido do Tribunal de Contas, por entender que o contrato era irregular. "Desde 2003, na minha primeira gestão, eu vinha transmitindo os trabalhos do legislativo, um feito espetacular. De lá para cá, em outras gestões, as transmissões foram encerradas pela Justiça, mas ainda neste mandato, tentarei de todas as formas buscar uma solução para que uma das duas emissoras existentes em Brumado, possam transmitir os nossos trabalhos", finalizou o vereador. No encerramento da sessão solene, foi realizado o ato de descerramento da placa inaugural e, em seguida servido um coquetel aos participantes da solenidade. 



Rio de Contas: Barragem Luiz Vieira não apresenta risco de rompimento, diz DNOCS

Foto: Luciano Santos l 97News

A barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, não está em iminência de rompimento. A afirmação foi passada ao Bahia Notícias pela coordenadoria baiana do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs). O risco sobre um possível rompimento do açude foi manifestado por um vereador da cidade. Conforme o órgão, a barragem está no nível 2 de perigo, o que configura sinal de alerta. São quatro níveis de perigo. O 3 é o mais perigoso, quando há risco iminente de rompimento e exige trabalho de emergência. Na Bahia, segundo o Dnocs não há nenhuma barragem nesta situação de maior perigo. Ainda segundo o site, o engenheiro civil e membro do grupo de segurança de barragens, Raimundo Goethe, disse que os trabalhos na barragem de Luiz Vieira serão de manutenção, o que inclui reposição de terreno. Em nota, o Dnocs ainda declarou que com objetivo corrigir as anomalias registradas na barragem contratou cinco especialistas em Hidrologia de Barragens, tecnologia do concreto, geotécnica de barragens, hidráulica e geologia e engenharia geológica. No estado, o Dnocs fiscaliza 34 barragens. As de mineração não são da competência do departamento.



Veja o momento exato em que barragem da Vale se rompe em Brumadinho

Foto: Reprodução l Vídeo

Imagens mostram o exato momento do rompimento da barragem 1 do Complexo da Mina Córrego do Feijão, na cidade de Brumadinho,  em Minas Gerais, no dia 25. O vídeo, mostra que o “tsunami” de lama, minério e rejeitos avança em poucos segundos, destruindo tudo o que encontra pela frente. As imagens de circuito interno mostram que eram 12h28 quando um estrondo toma conta da Mina do Feijão. Em seguida, a avalanche de lama e poeira engolem a área da barragem. Um outro vídeo, também flagrou o momento do acidente. Primeiro, aparece uma poeira do lado esquerdo, que vai subindo e se alastrando. Depois começa a aparecer a lama. No centro, uma estrutura da Vale, veículos e alguns funcionários. Um veículo branco e uma máquina tentam escapam, mas são cercados pelo "mar de lama" e somem. Até o momento já são 110 mortos confirmados, --71 identificados, 238 desaparecidos, 192 resgatados e 394 localizados. Além de 108 desalojados ou desabrigados.



Operação 'Hot Doc': Coordenador da 2ª Retran de Livramento de Nossa Senhora é preso por estelionato e formação de quadrilha

Foto: Conteúdo l 97News

A Policia Civil prendeu em flagrante na tarde de quinta-feira (31), o Coordenador da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (2ª Retran) do Município de Livramento de Nossa Senhora. Edelson Dourado Castro, é acusado pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e extravio de documentos públicos. A prisão faz parte da operação Hot Doc (Documento Quente) que aconteceu em Brumado no dia 20 de dezembro do ano passado. A ação foi realizada pela Corregedoria do Detran/Ba. Entre as irregularidades encontradas, está emplacamento de veículos clonados, emissão de nota fiscal falsa, inserção de dados falsos em planilhas de CNH verdadeiras, entre outras ilegalidades. Edelson foi apresentando à delegacia de Livramento e ouvido pelo delegado titular, Antônio Cláudio Pereira Oliveira. A 2ª Retran de Livramento está temporariamente fechada. Segundo o Detran, todos os processos foram direcionados a 18ª Ciretran de Brumado.



Brumado: Caminhada 'Passos que Salvam' arrecada R$ 89 mil na 3ª edição do evento; valor será destinado ao Hospital do Amor

Foto: Luciano Santos l 97News

Em sua 3ª edição, a Caminhada Passos que Salvam realizada em Brumado no fim de 2018, teve uma grande repercussão positiva no Brasil. Tanto que os organizadores brumadenses receberam do Hospital do Câncer de Barretos um certificado como forma de agradecimento. Diante da grande participação popular, a comissão divulgou esta semana o balanço final da edição de 2018. De acordo com os organizadores, do total dos 3 mil kits, foram vendidos 2.546, sendo arrecado o valor de R$ 89.110,00 (Oitenta e nove mil, cento e dez reais), que foram doados ao Hospital do Amor. A unidade que trata crianças com câncer de todo país, precisa de doações todos os anos, e são campanhas como estas que ajudam a manter o Hospital funcionando. “É muito importante esta participação de todos, principalmente em Brumado, nós somos solidário, isso já foi comprovado", comentou Patrícia, uma das organizadoras. Todo valor foi depositado na conta do hospital de Barretos. "Foi a maior caminhada realizada na Região Sudoeste", relatou Iara Lobo, outra integrante. O Hospital do Amor atende pacientes de Brumado e Região. O Hospital que é referência no tratamento contra o câncer na América Latina. "Todos os pacientes da região circunvizinha também são encaminhados para o centro de saúde", finalizou Iara. 



Jequié: Operação prende quadrilha especializada em roubo e desmanche de carros

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um homem continua foragido nesta sexta-feira (1°) após ação que prendeu cinco acusados de integrar uma quadrilha especializada em roubo, adulteração e desmanche de veículos. As prisões ocorreram em Jequié, na quinta-feira (31). Foram detidos Nilson Pacheco Portugal, Adenilton Almeida Conceição, Ruan Henrique Damacena Gomes, Judson Fonseca da Silva e Diego da Silva Oliveira, conhecido por 'Diegão'. Um deles, Nilson, tinha dois mandados de prisão em aberto pelo mesmo crime. Além de carros de diferentes tamanhos e modelos, foram encontrados moldes para pintura e adulteração dos vidros e pinos para falsificação de chassis. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), além dos roubos, o grupo também adulterava chassis e substituía peças. Um caminhão adquirido em leilão foi encontrado no imóvel. Também foram encontradas ferramentas utilizadas para remarcação de números identificadores dos bens. “Os carros serão encaminhados para a sede da unidade para darmos prosseguimento a perícia”, revelou o policial. 



Itagibá: Possível risco em barragem de mineração é discutido por MP e autoridades

Foto: Reprodução / Ipiaú Online

A situação da barragem de contenção de resíduos minerais de Mirabela, em Itagibá, no Médio Rio de Contas, foi tema de discussão nesta quinta-feira (31). Segundo o Bahia Notícias, a reunião envolveu o Ministério Público estadual (MP-BA), a prefeitura de Itacaré, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), além de autoridades e técnicos do governo do estado e representantes de municípios cortados pelo Rio de Contas. O debate focou nos eventuais riscos que a barragem representa para a comunidade regional. Também foram objeto de discussão as ações adotadas no local e o laudo técnico, que está em fase de elaboração pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O Ministério Público criou um grupo de trabalho com órgãos que atuam na área ambiental para avaliar a situação das barragens em todo o estado.



Gusttavo Lima ostenta carro de R$ 4,3 milhões nas redes sociais

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Nesta quinta-feira (31), a cantor Gusttavo Lima, que recentemente fez um show em Brumado decidiu impressionar seus fãs e publicou uma foto em que aparece ao lado de uma Lamborghini, modelo Aventador, que custa R$ 4,3 milhões, em média, no Brasil. Os fãs, surpresos, até chegaram a elogiar o carrão do cantor, mas também começaram a brincar com o fato de o veículo se parecer muito com o do personagem Batman. Comentários como "Batmóvel?", "Carro do Bruce Wayne", "Fera do Batman" entre outros puderem ser vistos no perfil do cantor. Não é a primeira vez que o cantor ostenta seus bens luxuosos na internet. Recentemente, ele publicou uma foto em que aparecia com o filho mais velho, Gabriel, dentro de um automóvel da marca Ferrari, que possui produtos entre R$500 mil e R$1,5 milhão. Já em outro momento, o cantor acabou mostrando um pouco do seu jatinho particular que conta com 16 janelas de cada lado e é completamente personalizado. Cada banco leva um autógrafo dele no encosto de cabeça e, do lado de fora, um adesivo com o nome de Gusttavo orna a aeronave. A aeronave do modelo EMB 135 da Embraer não sai por menos de R$ 40 milhões.

Gusttavo Lima ostenta carro de R$ 4,3 milhões (Foto: Reprodução l Instagram)


Ladrão aproveita desembarque de passageiro e rouba mochila no Terminal Rodoviário de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A polícia militar apreendeu um jovem que cometeu um roubo no Terminal Rodoviário de Brumado. O crime ocorreu no Bairro Rodoviário no fim da tarde desta quinta-feira (31). O ladrão fugiu levando Notebook, calculadora e material escolar. A vítima, contou que descia do ônibus no embarque de passageiros quando o criminoso anunciou o roubo e fugiu. A vítima indicou um suspeito, e de posse dessas informações a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) passou a realizar rondas, quando acabou encontrando o indivíduo na rua Areliano Gama, no mesmo bairro, tendo o jovem a princípio negado, contudo posteriormente veio a confessar a autoria do fato, indicando o local onde os pertences estavam escondidos. O criminoso e o material foram apresentados na sede da Delegacia, onde foi registrado a ocorrência.

Na mochila tinha um Notebook, calculadora e material escolar.


Incêndio destrói casa e deixa família desabrigada na cidade de Caculé

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um incêndio registrado durante a noite de quarta-feira (30), destruiu uma casa situada na Rua Arlindo Alves, na cidade de Caculé, Sudoeste da Bahia. O fogo consumiu a edificação e tudo o que estava em seu interior. Segundo a polícia, ninguém ficou ferido. As suspeitas são de que um curto-circuito tenha dado início às chamas que se alastraram rapidamente e só foi contida após a ação de vizinhos. No momento do incêndio não havia nenhum morador no imóvel. O fogo destruiu móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos. As chamas também atingiram parte do telhado que desabou. Paredes do imóvel também ficaram comprometidas. Nas imagens é possível ver que parte do telhado desabou após ser consumido pelas chamas. Ainda segundo a polícia, quatro pessoas moravam na residência, entre elas uma criança de 10 anos. As vítimas foram acolhidas em casas de parentes.

A estrutura do telhado desabou com as chamas - Foto: Whatsapp l 97NEWS


Brumado: Motoristas desrespeitam a sinalização e entram na contramão em nova sinalização da 'passagem em nível' do SAC e UNEB

Foto: Luciano Santos l 97News

O flagrante foi registrado por nossa equipe na via que margeia a linha férrea. A sinalização foi mudada para evitar acidentes e diminuir o fluxo de veículo na lateral da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), mas motoristas desrespeitam a sinalização e entram na contramão para não ter que andar mais alguns metros para ter acesso ao cruzamento que liga os bairros São Felix ao Centro. O local foi liberado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) na última sexta-feira (25). Segundo o coordenador de trânsito da SMTT, Jansen Ricardo, o sentido de contramão foi colocado por questão de segurança. "É justamente para evitar acidentes. Muitos motoristas usavam essa via para chegar ao cruzamento, mas, como o trecho é muito estreito, ficavam ocupando a rua", explicou. Segundo Ricardo, a infração é gravíssima. "O motorista ganha sete pontos na carteira, além de multa de R$ 293,47", completou o coordenador. Vale lembrar que estacionar na contramão também pode acarretar multa. A infração por andar na contramão é uma infração muito comum, porém não deixa de ser muitíssimo perigoso.A partir dos próximos dias, agentes devem monitorar o local.



Advogado é indiciado por vários crimes após criar perfil falso em rede social

Foto: Reprodução l Rostand Medeiros

O advogado José Cleoairton Matos Gama foi indiciado por vários crimes, após denúncias referentes a ataques realizados através de um perfil falso criado em uma rede social, em Jeremoabo. De acordo com o delegado Ailton José de Souza, titular da Delegacia Territorial (DT) de Jeremoabo, além de falsa identidade, o advogado praticou os crimes de calúnia, difamação, injúria e ameaça. “Ele ainda deverá responder por violação de segredo profissional, uma vez que revelou informações pessoais passadas pelos clientes”, explicou. Segundo o site Bahia Notícias, as investigações apontaram que os ataques estariam relacionados a disputas políticas. “Com o perfil falso, ele chegou a ameaçar de morte algumas vítimas”, completou. O material elaborado pela equipe da DT/Jeremoabo já foi remetido à Justiça.



Mega da Virada: Um mês após o sorteio ganhador da Bahia ainda não retirou prêmio de quase R$ 6 milhões

Foto: Luciano Santos l 97News

Um mês após o sorteio da Mega da Virada, um dos três ganhadores que realizaram a aposta em Euclides da Cunha, ainda não resgatou o prêmio. Conforme a Caixa Econômica Federal, o vencedor não tinha sacado o valor de quase R$ 6 milhões. O prazo é de 90 dias a contar da data do sorteio. Cada aposta levou R$ 5.818.007,36. Um dos jogos vencedores no estado foi um bolão com 10 cotas, feito na capital baiana. Com o prêmio dividido, cada um dos participantes do bolão levará R$ 581.800,73. Os outros jogos foram feitos nas cidades de Feira de Santana, Mata de São João e Valença. Segundo a Caixa Econômica, uma das apostas foi feita no portal Loterias Online. A Caixa não detalhou em qual das três cidades o jogo online foi feito.



Deputados que tiveram votação expressiva em Brumado estão na lista dos que menos apresentaram Projetos de Lei na AL-BA

Foto: Reprodução l BN

De 2014 a 2018, Vitor Bonfim (PR), Zé Raimundo (PT) e Nelson Leal (PP), foram os deputados que tiveram menos projetos, em números absolutos, na 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Campeões nas urnas em Brumado, eles têm o perfil que pouco contribuiu para o Estado. A proposta da AL-BA, é de levar projetos para melhorar o bem-estar da sociedade baiana, além disso as indicações devem ser discutidas, aprovadas e propostas pelos deputados estaduais. Entretanto, nos últimos anos, os 63 deputados estaduais apresentaram apenas um Projeto de Lei para cada quatro Moções. Foram 1.103 projetos e Propostas de Emenda à Constituição contra 4.629 Moções. Os deputados Nelson Leal e Vitor Bonfim tiveram apenas um projeto indicado na AL-BA, já o deputado Nelson Leal teve duas indicações na Assembléia. A lista de propostas inscritas pelos deputados por meio de Lei de Acesso à Informação, configurou um ranking de eficiência parlamentar de acordo com o número de propostas de impacto considerável apresentadas nos últimos quatro anos. Nas últimas eleições os três deputados tiveram uma votação expressiva dentro da "Capital do Minério". Nos votos divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os candidatos: Vitor Bonfim (PR), obteve 3.264 votos, Zé Raimundo (PT), 383 votos e, completando a lista, Nelson Leal (PP), obteve 251 votos. Um deputado estadual da Bahia custa, em média, R$ 157 mil por mês aos cofres públicos.