ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

Ilhados, moradores da Fazenda Cachoeira clamam pela construção de uma ponte

O vereador Lek Cabeleireiro apresentou indicação para a solução do problema em setembro de 2017 (Fotos: 97NEWS)

Tendo também um raio de atuação muito importante no meio rural, o vereador Lek Cabeleireiro vem desenvolvendo uma série de ações na busca de atender os grandes anseios das comunidades rurais, que acabam sofrendo um paradoxo nos tempos de chuva e na época da seca, já que, na estiagem o fantasma do desabastecimento atormenta e, no período chuvoso como o que está ocorrendo agora, a mobilidade fica altamente prejudicada. Conhecedor de uma das situações mais emblemáticas nesse sentido, o vereador entrou com uma indicação ao poder executivo, a qual foi protocolada no Legislativo em 28 de setembro de 2017. Iniciado o ano de 2018, as perspectivas de chuvas aumentaram e, agora no início de fevereiro se cumpriram, trazendo alívio para os milhares de habitantes da zona rural, mas, em alguns locais, como a Fazenda Cachoeira, essa satisfação veio acompanhada de uma grande preocupação, já que os moradores estão ilhados. Em contato com o vereador Lek eles expressaram a sua situação, já que o rio encheu e a estrada que faz a ligação com a sede do município está sem condições de tráfego. A maior preocupação dos mesmos é quanto às crianças e os idosos, num caso de adoecerem, já que a ambulância do SAMU 192 não teria acesso. No vídeo que foi enviado à nossa redação, fica clara a situação preocupante, onde, eles tiveram que fazer uma “engenhoca” para ter que atravessar o rio, mas que é muito arriscada. Na oportunidade eles clamam ao poder público municipal uma solução urgente para a questão. Veja o vídeo abaixo: 



Confira: CBF divulga tabela do Brasileirão 2018 com BaVi na 14ª rodada

Foto: Divulgação / Felipe Oliveira

A tabela do Campeonato Brasileiro foi divulgada nesta segunda-feira (05). Os vinte melhores times do país vão se enfrentar em 38 rodadas entre os dias 14 de abril até o dia 2 de dezembro. Bahia e Vitória vão se enfrentar na 14ª rodada e na 33ª rodada do Brasileirão. O primeiro duelo terá mando de campo do Tricolor e o segundo vai ter o Rubro-Negro como mandante. As estreias da dupla BaVi também foram definidas. O Bahia encara o Internacional, fora de casa. Já o Vitória enfrenta Flamengo como mandante. Na última rodada o Tricolor vai jogar contra o Cruzeiro dentro de casa e o Leão vai duelar contra o Palmeiras como visitante.

Confira os jogos das três primeiras rodadas: 

1ª rodada 

Cruzeiro MG x Grêmio RS
Atlético PR x Chapecoense SC
América MG x Sport PE
Vitória BA x Flamengo RJ
Vasco da Gama RJ x Atlético MG
Botafogo RJ x Palmeiras SP
São Paulo SP x Paraná PR
Santos SP x Ceará CE
Corinthians SP x Fluminense RJ
Internacional RS x Bahia BA

2ª rodada 

Atlético MG x Vitória BA
Paraná PR x Corinthians SP
Chapecoense SC x Vasco da Gama RJ
Bahia BA x Santos SP
Fluminense RJ x Cruzeiro MG
Flamengo RJ x América MG
Ceará CE x São Paulo SP
Sport PE x Botafogo RJ
Palmeiras SP x Internacional RS
Grêmio RS x Atlético PR

3ª rodada

Atlético MG x Corinthians SP
Paraná PR x Sport PE
América MG x Vitória BA
Bahia BA x Atlético PR
Fluminense RJ x São Paulo SP
Botafogo RJ x Grêmio RS
Ceará CE x Flamengo RJ
Santos SP x Vasco da Gama RJ
Palmeiras SP x Chapecoense SC
Internacional RS x Cruzeiro MG

CONTINUE LENDO


Expectativa: Temer contabiliza que faltam 40 votos para aprovar reforma da Previdência

Foto: Divulgação

O presidente Michel Temer afirmou, na noite de segunda-feira (5) que faltam “só 40 votos” para o governo conseguir aprovar a reforma da Previdência na Câmara. O presidente declarou ainda que, conforme o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, há 70 indecisos que podem decidir votar com o governo nas próximas duas semanas. Segundo Temer, o Congresso pode pegar “uma onda que traz os votos com facilidade”. O governo quer votar o texto no plenário da Câmara no dia 20. Temer declarou, que vai “até o fim” para aprovar a reforma da Previdência, mas que a proposta precisa ser votada em primeiro turno até o “final de fevereiro, início de março”. Para o presidente, a sociedade está entendendo a necessidade de reformar o sistema previdenciário brasileiro e isso deve ecoar no voto dos parlamentares. O presidente afirmou, ainda, que os parlamentares que votarem a favor da proposta vão ganhar eleitoralmente, mas reconheceu que o ano eleitoral dificulta a negociação do governo para conseguir os 308 votos necessários na Câmara. Temer afirmou também que, se a reforma for aprovada agora, o assunto não será tema das eleições presidenciais. Do contrário, o presidente acredita que os candidatos serão questionados sobre seu posicionamento em relação à Previdência. Mais uma vez, o emedebista destacou que, se a reforma não for feita agora, o sistema previdenciário pode “quebrar” em dois ou três anos. Temer declarou que poderia “silenciar” e deixar o assunto para outro governo, mas que está pensando nos próximos presidentes ao propor a medida. Temer prometeu que, se aprovada a reforma, mudanças para os militares serão feitas na sequência.



Jovem é preso por abusar vizinha com deficiência

Um homem de 23 anos foi preso por ser o principal suspeito de estuprar a vizinha com deficiência, na cidade de Pindobaçu. No momento do crime, a vítima estava sozinha em casa. A Polícia Civil informou que o acusado foi preso por estupro de vulnerável na última sexta-feira (03), mas as informações foram divulgadas somente nesta segunda-feira (05). A polícia ainda informou que o jovem estava com prisão preventiva decretada desde o dia 16 de janeiro, quando ocorreu o crime. O acusado está custodiado na carceragem da Delegacia Territorial (DT) de Senhor do Bonfim, à disposição da Justiça. A identidade da vítima não foi revelada.



Acidente na BR-116, Serra do Mutum, mata funcionária de Prefeitura de Jequié

Foto: Reprodução

Na noite desta segunda-feira (5), por volta das 21h, um terrível acidente na BR-116, altura do KM 643, Serra do Mutum, matou uma pessoa e deixou outras feridas. De acordo com a PRF, uma caçamba desgovernada bateu na traseira de um veículo modelo Tucson, que em seguida rodopiou, bateu em outros veículos e colidiu de frente com um caminhão que vinha em sentido contrário. O cenário do acidente chamou a atenção de centenas de pessoas e mobilizou vários profissionais, inclusive no HGPV em Jequié, que recebeu todos os feridos, alguns em estado grave. A pista ficou interditada por algumas horas, formando uma fila quilométrica. A ocupante do veículo, Rita de Cássia Santos Correa, de 57 anos, foi arremessada para fora do carro e morreu na hora.



Luiz Fux toma posse nessa terça-feira (06) na presidência do TSE

O ministro Luiz Fux ocupará a vaga deixada por Gilmar Mendes (Foto: Reprodução)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, toma posse hoje (6) no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia está prevista para as 19h e deverá contar com a presença do presidente Michel Temer e de autoridades do Legislativo e do Judiciário. Fux ocupará a vaga deixada pelo ministro Gilmar Mendes, que completa o período máximo de dois anos no cargo. A vice-presidência será ocupada pela ministra Rosa Weber, que presidirá as eleições de outubro. No dia 15 de agosto, Fux também completará o segundo biênio e deverá deixar o tribunal. Luiz Fux nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele foi o primeiro ministro do STF indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff. O TSE é composto por sete ministros. A presidência é ocupada por ordem de antiguidade entre os três ministros do STF que também compõem o tribunal eleitoral. Dois ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia completam a composição do TSE.



‘Não acreditamos mais nos políticos’, afirmam moradores do Bairro Esconso

A situação só vem piorando e nada foi feito até o momento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Há mais de três anos lutando e chamando a atenção das autoridades locais e estaduais, os moradores do bairro Esconso já afirmam que não acreditam mais nos poderes públicos de Brumado. A luta, que já vem se arrastando no solo das promessas, a qual tem como objetivo a recuperação da Av. Cleóbulo Meira Leite que faz a ligação da Av. Centenário com à BR-030, que, a cada dia que passa fica cada vez mais intrafegável. Em agosto de 2017 eles receberam a garantia que a via receberia as tão esperadas obras de reestruturação, garantia essa que foi feita após um encontro com o engenheiro geral do Derba, Gil Boa Ventura, no qual foi colocada a urgência sobre a questão. No encontro o engenheiro se prontificou a buscar uma solução para o caso, mas só ficou na promessa. Segundo o chefe da comissão dos moradores, Edcarlos de Araújo, o engenheiro confirmou que as obras seriam realizadas, mas, infelizmente, até hoje, nada aconteceu. Ainda segundo os moradores, umas das últimas saídas é a formação de uma comissão dos moradores para se entrar com uma representação no Ministério Público, para que os poderes constituídos possam realizar a obra, através de uma ação popular. 

Os buracos são um risco para os condutores de veículos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Parque Residencial Pedras do Rio: Lazer, Conforto, Segurança e Modernidade em plena Chapada Diamantina

Todas essas infraestruturas já estão incluídas e disponíveis ao condôminos (Foto: Divulgação)

A expansão imobiliária vem se intensificando de forma muito positiva, trazendo novas e grandes opções que vem revolucionando os conceitos habitacionais, que vem sendo integrados aos grandes avanços da modernidade. Essa nova tendência ganha ainda mais força quando tem como panorama o esplendor da natureza aliado aos padrões contemporâneos do turismo. É esse o contexto de um dos maiores empreendimentos imobiliários da região sudoeste, o qual tem a histórica Rio de Contas como cenário, no qual se destacam as belezas naturais da Chapada Diamantina. Criado a princípio para ser uma moderna opção para famílias de bom gosto que querem desfrutar de momentos inigualáveis num dos locais mais belos do Brasil, o Parque Residencial Pedras do Rio, em pouco tempo, já conquistou a credibilidade da exigente clientela, que, rapidamente, vem adquirindo os lotes que estão sendo comercializados. O projeto que foi desenvolvido pela Incorporadora Alcântara Empreendimentos Imobiliários é um grande sucesso, se tornando um marco para o setor imobiliário regional. 

Foto: Divulgação

A equipe do 97NEWS esteve visitando o condomínio e conversou com uns dos criadores do projeto, Webston César e Fábio Alcântara, os quais revelaram detalhes do empreendimento e garantiram que a entrega dos lotes aos clientes se dará antes do prazo, que foi, inicialmente estipulado para dezembro de 2018. Eles ainda fizeram questão de destacar que o Parque Residencial Pedras do Rio também terá uma vertente cultural muito intensa, já que clientes de todo o Brasil e também do exterior já adquiriram os seus lotes, atraídos, principalmente, pelo extenso prazo e a fantástica infraestrutura do empreendimento. O número de brumadenses, conquistenses e soteropolitanos que fazem parte deste grupo é muito alto, tanto que uma família de Brumado adquiriu uma quadra inteira. Então, em breve os feriados, finais de semana, verões e invernos nunca mais serão os mesmos na região. Não fique de fora desse sonho que tem na segurança, conforto, modernidade e lazer as suas principais características. Entre em contato agora mesmo com a diretoria financeira pelos telefones: (77) 9.9993-3618 (Roberto Rochael) ou (77) 9.9700 -8497 (Deiseane Neves).



Guajeru: Malotes do posto de atendimento do Bradesco desaparecem; ladrões somem sem deixar pistas

Foto: Divulgação

Depois de invadir um posto bancário do Bradesco, apanhar quatro malotes com dinheiro, assaltantes conseguiram escapar sem deixar pistas. A ação aconteceu no último sábado (03), na cidade de Guajeru. De acordo com a polícia, foram levados cerca de quatro malotes do cofre do caixa eletrônico do local. O que chamou a atenção das autoridades, foi a ousadia dos meliantes, que levaram os malotes quando havia grande movimentação de pessoas próximo ao local. Agora, o trabalho policial é baseado em investigações. A polícia civil disse que a autoria do crime ainda não está definida e também não há suspeitos. As imagens das câmeras de segurança não mostram nenhuma ação suspeita. Sobre a quantidade de dinheiro roubado, o Bradesco não divulgou o quanto foi levado pelos bandidos. Porém, informações passadas ao 97NEWS, o valor chega aos R$ 50 mil. A reportagem também entrou em contato com a assessoria do banco, mas ninguém se pronunciou sobre o assunto.



Argamassa Quartzolar realiza sorteio da Promoção `Quer ganhar? Adquira Quartzolar!´

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã da última sexta-feira, 2 de fevereiro, a equipe da Quartzolar de Brumado realizou o sorteio da Promoção "Quer ganhar? Adquira Quartzolar!". Foram sorteados os valores de R$ 600 para o cliente, Custódio Santos Ribeiro, mais R$ 400 para o vendedor, Orniclei Santos, além de R$ 500 em produtos da Quartzolar para a loja Bazar Lider. O sorteio foi realizado ao vivo pela Rádio Alternativa, acompanhado por colaboradores da Quartzolar e órgãos de imprensa. Participou da promoção todos os clientes que compraram produtos Quartzolar em Brumado e região. A única indústria no ramo de argamassa e rejunte da Bahia com o selo internacional de qualidade ISO 9001:2015, agradece a todos os participantes e informa ainda que, para conhecer mais sobre a empresa, basta acessar o site: www.quartzolar.com.br ou ligue grátis 0800 024 3077. Quartzolar, 12 anos construindo com você.



Subiu: Correios aumentam preço do despacho postal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os Correios ajustaram, nesta segunda-feira (5), o preço do serviço de despacho postal, tarifa paga por importadores. O preço subiu de R$ 12 para R$ 15. De acordo com os Correios, o valor do serviço não foi reajustado desde a implantação da tarifa, em outubro de 2014. O despacho postal é o valor pago pelos importadores em razão da prestação dos serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro (alfandegário). O objetivo da tarifa é cobrir os custos com o processo de recebimento dos objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento dos impostos, comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos. Desde 22 de janeiro de 2018, todas as encomendas internacionais cuja declaração de importação for registrada na plataforma eletrônica “Minhas Importações” estarão sujeitas à cobrança do serviço de despacho postal, independentemente de serem tributadas pela Receita Federal.

 



Tensão: Por redes sociais, moradores de Itororó relatam tremor de terra

Foto: Conteúdo l 97News

A população do distrito de Rio do Meio, em Itororó, divulgaram nas redes sociais e aplicativos de comunicação um tremor de terra neste domingo (4). Nas mensagens, os moradores afirmam que, por volta das 10h45 e 11h15 da manhã, uma explosão seguida de um tremor de terra amedrontou a comunidade. O moradores se mobilizaram nas redes sociais em busca de explicações, mas até agora os órgãos competentes não se pronunciaram sobre o fato.

As mensagens foram compartilhadas por vários moradores da localidade (Foto: Reprodução l Whatsapp l 97NEWS)


Novidade: Detran-BA deve começar a emitir CNH digital em até dez dias

Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai começar a emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital para os motoristas que já possuem a versão impressa do documento com QR Code (código de barras usado na web). A versão digital da carteira de motorista será opcional e poderá ser apresentado pelos condutores em aparelhos eletrônicos como smartphones, sem a necessidade de uso da internet, em casos como esquecimento ou perda da original. O valor será de R$ 95, segundo o Detran. O início da emissão da CNH digital no Estado da Bahia depende apenas de autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que precisa permitir a conexão do sistema do Detran baiano com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), mas a previsão é de que a emissão comece a ser feita em, no máximo, dez dias. 



‘Cumprimos religiosamente os índices constitucionais de nosso município”, afirma prefeito de Brumado

O prefeito Eduardo Vasconcelos, de forma muito segura, começou a fazer a prestação de contas de sua gestão do ano de 2017 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em seu último programa semanal de rádio deste sábado (02), o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB) começou a fazer uma prestação de contas referentes ao ano de 2017. Muito seguro e mostrando uma tranquilidade, o chefe do executivo brumadense começou explicando que “vamos começar a fazer apresentação do relatório gerencial do ano de 2017, ou seja, a prestação de contas, pois esse é nosso dever”. Ele continuou narrando que “mas, a princípio, afirmou que os índices constitucionais foram cumpridos à risca e aplicamos os recursos públicos totalmente dentro da lei, ou melhor dizendo, com folga”. Subindo o tom ele declarou que “só no caso da Educação, que tem que é de 25%, chegamos a 26,26%, onde destinamos mais que os 60% da folha dos professores que é recurso do fundef, chegando aos 72,45%, ou seja foram R$ 2 milhões a mais” e continuou dizendo que “na Saúde, que o índice é de 15%, aplicamos quase 25%, cerca de R$ 7 milhões e 600 mil a mais”. E ainda fez questão de relatar que “o índice prudencial de pessoal que é de 54% ficou abaixo em 48%, ou seja, tudo muito bem planejado e executado”. Vasconcelos ainda fez questão de ressaltar que “outro grande exemplo foi o duodécimo passado à Câmara de Vereadores que chegou ao montante de R$ 5 milhões e 300 mil”. E finalizou garantindo que “então diante destas primeiras colocações fica claro que os índices constitucionais foram cumpridos de forma religiosa, o que comprova a seriedade de nossa administração e também que estamos no caminho certo para que Brumado alcance a sua vocação de grandeza”. Confira áudio abaixo: 



Dom Basílio: Jovem de 22 anos é assassinado a facadas na madrugada desta segunda (5)

Foto: Reprodução l Arquivo Pessoal

Na madrugada desta segunda-feira (05), um homicídio foi registrado na cidade de Dom Basílio. Segundo a polícia, o jovem identificado como Hugo Miranda Amorim, de 22 anos, foi assassinado com quatro golpes de faca na comunidade de Alto do Rosário, distrito de Dom Basílio. Ainda segundo a PM, Hugo foi morto próximo a Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário. O autor do crime ainda é desconhecido. De acordo com a polícia, Miranda já tinha passagem na delegacia. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado esteve no local realizando a perícia. O corpo de Hugo Miranda foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para exames de necropsia. Familiares e amigos lamentam a morte tão precoce do jovem dombasiliense.



‘A receita vem aumentando consideravelmente em Brumado, mas a administração teima em negar’, afirma Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro questiona a tese do 'cobertor curto' e garante que o município tem uma receita muito favorável (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sistematicamente, em seus programas semanais de rádio, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) vem se utilizando da metáfora do “cobertor curto” para expressar que as receitas municipais ainda são insuficientes para atender o grande número de demandas. Visando derrubar essa mística, o vereador Zé Ribeiro (PT), juntamente com a sua assessoria, após uma série de visitas ao site do TCM -Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, afirmam que a alegação do “cobertor curto” está totalmente fora de contexto já que, segundo dados colhidos por ele, o aumento foi considerável. Segundo as informações obtidas, Brumado recebeu no ano de 2016 de receita a quantia de R$ 135.354.575,00 (cento e trinta e cinco milhões, trezentos e cinquenta e quatro mil e quinhentos e setenta e cinco reais), já no ano de 2017 as receitas chegaram a quantia de R$ 182.877.446,49 (cento e oitenta e dois milhões, oitocentos e setenta e sete mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e quarenta e nove centavos). Segundo Zé Ribeiro “é um aumento significativo, que desfaz essa tese do cobertor curto. Sabemos que existem enormes demandas em Brumado, mas essa quantia dá para atender a grande maioria delas, pois é uma cifra significativa”. Ele ainda fez questão de lembrar que “além desse aumento na receita de 2018, não podemos esquecer das verbas liberadas dos precatórios do Fundef que foram mais de 40 milhões (R$ 40.989.318,04), dinheiro esse que tem que ser aplicado na Educação”. E finalizou fazendo o seguinte questionamento ao citar que “então Brumado tem condições de realizar com recursos próprios as grandes obras que são uma urgência para o desenvolvimento do município. Esperamos que os anseios da nossa população possam ser atendidos com a realização de ações que venham a contemplar as grandes necessidades de nosso município”. Confira abaixo a tabela das receitas obtida junto ao TCM.  

As receitas do município de Brumado tiveram uma elevação de 4,82%, em 2017 que incluiu os precatórios do Fundef(Imagem: Reprodução TCM)


Cordeiros: prefeito e deputado buscam melhoria no abastecimento de água da cidade

Foto: Divulgação

Em audiência articulada pelo deputado federal Waldenor Pereira, o prefeito de Cordeiros, Delci Luz - acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fabiano Sousa - se reuniu com a gerente regional da Embasa em Vitória da Conquista, Kelly Galvão, para buscar soluções para o desabastecimento de casas em diversos bairros da sede do município, que é atendido pela Barragem Champrão, localizada no município vizinho de Condeúba. O prefeito informou à gerente regional que os moradores da cidade reclamam do longo período de dias em que ficam sem receber água em suas moradias, devido ao racionamento implantado pela Embasa no município como medida preventiva neste longo período de estiagem, mas foi logo em seguida tranquilizado por Kelly Galvão que assegurou não haver perigo de desabastecimento de água para Cordeiros e os municípios que também são atendidos pela Champrão. A gerente afirma que há capacidade suficiente de abastecimento para os próximos 220 dias (mais de 6 meses) e que períodos de chuva são esperados neste intervalo de tempo. Kelly informou ainda que estava autorizando a equipe de engenheiros da Embasa a visitarem a cidade, imediatamente, para solucionar o problema de distribuição.



Brumado: Anunciada os primeiros membros da equipe que irá comandar o SMTT

Parte da nova equipe que irá comandar o SMTT de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O novo Superintendente de Trânsito, Jasen Ricardo, está anunciando parte da equipe que ficará sob o seu comando na Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado. Em entrevista ao 97NEWS, ele anunciou os primeiros nomes: as agentes de Trânsito Cleidileia de Aguiar Amorim Silva para Coordenadoria de Fiscalização e Controle Viário e Maria das Graças Souza Santos como Coordenadora de Educação no Trânsito;  Valdir Caires Neves para a Coordenadoria de Administração e Estatísticas e o Engenheiro André Luís Dias Cardoso, ficará na Coordenadoria de Engenharia e Projetos. Ainda na entrevista, Jansen pontuou algumas metas a serem cumpridas pelo órgão em sua gestão, como por exemplo, a criação da Central Operacional de Controle Viário, fixação de 500 placas de sinalização vertical em toda a cidade e restauração e aplicação de sinalização horizontal nas principais vias da cidade. O coordenador comentou que com o apoio do Grupo de Planejamentos da Prefeitura Municipal, irá implantar do Pátio Municipal de Retenção e Guarda de Veículos e Serviço de Remoção Veicular. Outro fator polêmico, e que mais uma vez vai vir à tona, é a regulamentação dos serviços de mototáxi e motofrete, que segundo Jansen, chegou a hora do município tomar uma iniciativa mais rígida, buscando a regulamentação definitiva deste tipo de serviço que é prestado à comunidade brumadense. Ainda envolto ao combate à clandestinidade, como já foi veiculado pelo 97NEWS, o SMTT, vai combater com o apoio do Ministério Público e da Polícia Militar o transporte clandestino de passageiros. Mas ao mesmo tempo será criado o Centro de Formação Municipal de Condutores, para que os motoristas se capacitem e deixem de atuar na clandestinidade. Segundo Jansen, serão muitos projetos, incluindo a valorização do agente de trânsito, onde será levado à Câmara de Vereadores, a elaboração e articulação para aprovação do Estatuto, Regimento e Plano de Carreira do Agente de Trânsito de Brumado. Questionado, sobre a zona azul, Jansen declarou que já está quase tudo pronto para a implantação definitiva da Zona Azul, que vai regulamentar o estacionamento rotativo nos principais corredores viários e áreas comerciais e a regulamentação do transporte coletivo urbano.



Moradores do Sítio São José clamam por reestruturação da estrada vicinal

A situação da estrada vicinal que serve a Comunidade do Sítio São José está em estado muito precário (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

A situação precária de muitas das estradas vicinais do município de Brumado vêm trazendo transtornos à vida de milhares de moradores que residem no meio rural. Nessa época de chuvas então, a situação se agrava, deixando algumas estradas praticamente intransitáveis. Com isso os apelos ao poder público para que sejam realizados os serviços de recuperação também crescem sobremaneira. Desta feita foram os moradores do Sítio São José que enviaram várias mensagem à redação do 97NEWS para que a estrada que serve a comunidade seja urgentemente reparada já que, segundo eles, são mais de 2 anos que nenhum serviço nesse sentido foi realizado. Ainda segundo eles muitas promessas foram feitas, principalmente na época da campanha, as quais, até agora não foram cumpridas. “Pagamos impostos, então, assim como os moradores da zona urbana temos os nossos direitos à mobilidade, mas, do jeito que está, estamos prestes a ficar ilhados”, relataram. Eles finalizaram dizendo que “esperamos contar com o bom senso e a sensibilidade dos governos que nos representam e resolvam essa situação que tanto nos aflige”. Em contato recente com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, ele explicou que um grande planejamento de reestruturação das estradas vicinais já está sendo operacionalizado, mas que foi dado prioridade para os locais em que passam os ônibus do transporte escolar, mas todos serão atendidos. Agora na época das chuvas os serviços poderão ter uma paralisação, já que fica impraticável, mas assim que o tempo estiar o ritmo será intensificado. 



Porto Seguro: Morte trágica da jovem Júlia Geovanna provoca consternação entre parentes e amigos

(Foto: Reprodução)

Parentes e amigos da jovem estudante Júlia Geovanna Melgaço Carvalho, de 18 anos, se recusam a acreditar que ela foi vítima fatal de uma triste tragédia. Um carro com três pessoas caiu em uma ribanceira, na Ladeira da Santa, em Arraial d’Ajuda, município de Porto Seguro, por volta das 6h30 da manhã deste domingo (4). Júlia  foi arremessada para fora do veículo e morreu no local. O motorista Marco Antônio Santos Machado, 25 anos, namorado da vítima, e a outra passageira, Nathália de Freitas Chaves, de 19, foram socorridos pelo Samu e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento do Arraial. O grupo de amigos estaria voltando de uma festa em uma casa de shows naquela localidade.