ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: PT deve ter candidato próprio na disputa pela prefeitura de Brumado

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2017"

Santo Antônio de Jesus: Sete suspeitos de integrar quadrilha de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Sete acusados de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas foram a óbito após um confronto com policiais civis e militares em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, na tarde desta quarta-feira (1º). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o confronto ocorreu na zona rural da cidade, na região conhecida como Tabuleiro de Menezes. Na ação, dois homens foram presos e um adolescente apreendido. Em depoimento, os três teriam dito que pertenciam a uma facção criminosa. Ainda segundo a SSP, os policiais chegaram na localidade após constatarem ainda na segunda-feira (30) movimentações suspeitas. Os policiais, ainda segundo a versão da SSP, foram recebidos a tiros pelos suspeitos e revidaram, ocasionando a morte dos acusados. Nenhum policial ficou ferido. Ainda na ação, foram apreendidos três pistolas, quatro revólveres calibres 38 e dois explosivos artesanais. Policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar e da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior, ambas localizadas em Santo Antônio de Jesus, participaram da operação.



Dona Marisa fica sem fluxo cerebral, e família autoriza doar órgãos

'A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias', diz post no Facebook (Foto: Reprodução)

O Hospital Sírio-Libanês divulgou boletim médico nesta quinta-feira (2) no qual informa que Dona Marisia Letícia, 66 anos, mulher do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ficou sem fluxo cerebral. A família já autorizou a doação de órgãos, segundo um post publicado na página do Facebook do ex-presidente Lula. "A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos", diz o post. O boletim informa que um doppler transcraniano realizado na manhã desta quinta identificou a ausência de fluxo cerebral.



Brumado: Antecipe seu sucesso na Comcert Educação profissional e Informática

Foto: Divulgação

Acelere seu crescimento profissional na Comcert  Educação profissional e Informática. As matrículas já estão abertas em Brumado para os cursos de:
☑ Auxiliar Administrativo
☑ Operador de Caixa
☑ Assistente de Contabilidade
☑ Informática
☑ Manutenção de Computadores
Cursos interativos com qualidade comprovada e certificado reconhecido em todo país. É hora de se qualificar. Não perca esta oportunidade! Rua Sargento Antenor Santos, 224 A,
Bairro das Flores - Brumado (Próximo ao Supermercado Bom Preço). Informações (77) 3441-6542.



Brumado: Prefeitura deverá embargar obra de passagem molhada que está sendo construída sobre o Rio do Antônio

A obra que está em fase final deverá ser embargada nesta quinta-feira (02) (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A postura da Secretaria Municipal de Infraestrutura adotada na nova gestão municipal será de total intransigência às obras irregulares, as quais estejam fora das normas específicas amparadas pela Lei. Dentre as muitas obras que estão na mira da Seinfra, uma deverá sofrer o embargo por parte do Departamento de Meio Ambiente nesta quinta-feira (02). A obra em questão é a construção de uma passagem molhada no leito do Rio do Antônio na Comunidade de Passagem que irá beneficiar um grande número de famílias que moram na região. A obra que está orçada em R$ 60 mil, que é fruto de uma emenda parlamentar obtida pelo deputado federal Waldenor Pereira, estaria em fase de conclusão, mas, segundo o secretário municipal de infraestrutura Renato Mendonça, “ela não possui alvará de construção”. Mendonça ainda fez questão de esclarecer que “não se constrói passagem molhada no leito de um rio, pois é um erro técnico. No caso em questão, mesmo que, devido às sistemáticas secas, o Rio do Antônio está seco, isso não é garantia que ele no futuro não voltará à sua normalidade, então a obra está fora do padrão, pois ali deveria ser construída uma ponte, já que uma passagem molhada não suportaria um volume de águas mais denso”. Sobre qual será a medida tomada pela administração, ele foi taxativo ao afirmar que “como não tem alvará e a construção está fora das normas, hoje mesmo o departamento de meio ambiente irá embargar a obra”. E finalizando foi feito o questionamento de uma possível demolição da mesma, sobre o qual o secretário respondeu que “vamos fazer um estudo sobre qual será a melhor saída para essa questão, pois poderá ser encontrado um meio para que isso não seja necessário, pois não é a nossa intenção, o que queremos é somente fazer valer a lei, disso não abrimos mão”. 



Comunicado Sextaneja `Da cama pro Boteco´

Foto: Divulgação

Venho a público comunicar que, de forma prematura, encerra-se a nossa primeira edição da "SEXTANEJA da cama pro Boteco. Foram quase três meses de um projeto de MÚSICA SERTANEJA, gratuito, no qual nos reuníamos todas as sextas-feiras no BOTECO SHOW BAR, com o propósito de nos divertirmos, ouvir músicas de qualidade, rever amigos e fazer novas amizades. O Boteco se tornou o ponto de encontro da sociedade brumadense, que há tanto necessitava de lazer. A escolha de um local bem localizado, aconchegante, bonito, organizado, receptivo e de respeito engrandeceu meu nome como artista, me fazendo muito orgulhoso da escolha do Boteco Show Bar, para ser nosso local de encontro, esse lugar tão atrativo. A SEXTANEJA foi idealizada por mim, com muito carinho, e logo abraçada com o mesmo sentimento por todos do Boteco Show Bar, Léo e demais funcionários. Logo de cara, na estreia, a resposta da população foi imediata. Pessoas de todas as classes sociais que queriam se divertir de forma educada e ordeira estavam ali. Sendo assim, do início ao fim do projeto, gostaria de agradecer a todos, que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que a "SEXTANEJA da cama pro Boteco" se tornasse o melhor projeto musical já visto em nossa cidade. Aos patrocinadores, o meu muito obrigado, por acreditar, incentivar e investir. Obrigado também aos meus músicos, que, em dedicação diária, sonharam junto comigo e fizeram acontecer. Obrigado ao proprietário do BOTECO show bar, por tanto carinho, respeito e dedicação, tanto com a SEXTANEJA quanto com esse humilde artista. Jamais esquecerei cada ideia que tive e que foi abraçada por vocês com entusiasmo e criatividade, toda mobilização nas redes sociais a cada postagem. Foi um sonho lindo ter trabalhado com pessoas tão maravilhosas!! Obrigado a todos os funcionários do BOTECO, pelo respeito e serviços prestados aos clientes durante o projeto. Obrigado a meu irmão e sócio Alecarlos Pires, por estar ao meu lado trabalhando e acreditando que as coisas são possíveis. E por fim, obrigado a todos vocês de Brumado e visitantes de outras cidades, por estarem presentes, cantando, curtindo junto comigo, na paz, durante todo esse tempo e, ao final de cada apresentação, irem pra casa de forma ordeira e educada, acabando o evento sem nenhuma ocorrência desagradável, sem brigas e sem confusão. Jamais vi nessa cidade um evento tão pacífico. Estejam certos de que muito em breve nos veremos em mais projetos musicais e com certeza a SEXTANEJA ano 2 virá com o mesmo brilho, beleza e alegria. Obrigado a imprensa, que, com uma linda cobertura, puderam mostrar para todos a organização do projeto bem como a opinião dos jovens e frequentadores da SEXTANEJA. Fiquem com Deus e acreditem. Quem anda com Deus pode tropeçar, cair jamais.

 



Brumadense de Futebol 2017: definidos os times para o início do Campeonato

Foto: Arquivo/97news

A LBF - Liga Brumadense de Futebol divulgou esta semana as regras e o formato do Brumadense de Futebol 2017. Foram apresentados os 12 clubes que disputarão o campeonato que começa dia 05 de março, sempre às 15h30min. O primeiro jogo será entre Espanhol x Califórnia, times integrantes do Grupo A. Com a presença dos dirigentes dos clubes, foram definidos os confrontos da primeira rodada da competição. Além de Feirense, São José, Bahia, Real São Félix, Botafogo, Vitória, Santos e Vila que disputaram a competição no ano passado, este ano teremos a estréia do Espanhol e do Boleiros e a volta do Califórnia e do Magnesita. Os Grupos "A" e "B" ficaram definidos com seis equipes cada um. Lembrando que em paralelo com o campeonato haverá também a categoria do juvenil. Este ano o atual campeão, o Umburanas, vai ficar de fora do campeonato por não concordar com algumas regras da LBF.



Crivella nomeia filho como secretário da Casa Civil

Estou à disposição’, diz filho do prefeito, sobre assumir o cargo Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/crivella-nomeia-filho-como-secretario-da-casa-civil-20861075#ixzz4XWS7roZ

Ao assumir a prefeitura, no dia 1º de janeiro, Marcelo Crivella anunciou um desejo: “Gostaria que hoje estivesse tomando posse nessa equipe meu próprio filho, que esteve comigo nos tantos anos que passei na África e no sertão. E ele me acompanhou nas campanhas políticas, sobretudo nessa última". O herdeiro ainda não estaria pronto para assumir um cargo no executivo municipal porque, segundo o pai declarou na ocasião, “um compromisso de trabalho no exterior o impediu de vir. Mas espero poder contar com seu apoio para breve". O sonho, agora, está prestes a se realizar. Marcelo Hodge Crivella, o Marcelinho, como é chamado pela família, será o novo secretário da Casa Civil, no lugar de Aílton Cardoso da Silva, ex-assessor parlamentar do prefeito no Senado, como confirmou o prefeito ao GLOBO nesta quarta-feira. A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial. O atual secretário, Ailton Cardoso da Silva, foi deslocado para chefia de gabinete do prefeito. Já Margareth Cabral, que ocupava a pasta, virou assessora especial da prefeitura. As nomeações parecem ter pego de surpresa até mesmo a equipe responsável pelo Diário Oficial. Apesar das nomeações constarem da página 3, no expediente da prefeitura, publicado na página 2, não consta o nome do filho do prefeito. No expediente, Ailton Cardoso ainda aparece como responsável pela Casa Civil enquanto Margareth, como chefe de gabinete. O filho de Crivella tem frequentado o Palácio da Cidade quase diariamente. Aonde o prefeito vai, Marcelinho vai atrás, como na manha desta quarta-feira, em Santa Cruz, na entrega de apartamentos do Minha Casa Minha Vida. São parecidos até no jeito de falar, com uma diferença no penteado: Crivella joga o topete para a direita; Marcelinho, para a esquerda.


 



Bahia: Sobe para 64 o número de casos de doença que deixa urina preta

Foto: Reprodução

O número de casos de mialgia aguda, doença misteriosa conhecida por provocar dor muscular intensa e deixar a urina preta, subiu de 52 para 64 na Bahia. Os dados são referentes ao período entre 14 de dezembro de 2016 e 24 e janeiro deste ano. O novo boletim foi divulgado nesta quarta-feira (1º) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Até agora, duas pessoas morreram com suspeitas da doença no estado. Os primeiros registros de sintomas da doença foram registrados na Bahia em dezembro de 2016. Segundo a Sesab, dos 64 casos registrados no levantamento, 60 ocoreram em Salvador. Trinta e três já podem ser classificados como suspeitos por causa dos resultados das amostras de sangue. Além da capital baiana, os municípios de Vera Cruz, Dias D’Avila, Camaçari e Alcobaça registraram um caso cada. O boletim que apontava 52 casos no estado foi divulgado pelo órgão no início do ano e levava em conta o período até o dia 5 de janeiro. Antes disso, o último levantamento, realizado seis dias antes, levava em conta 30 casos. Os sintomas da doença são dor muscular intensa, de início súbito, acometendo principalmente a região cervical e de trapézio, associada a dores nos braços e/ou dorso, coxas, panturrilhas sem causa aparente e elevação de creatinofosfoquinase. Os pacientes podem também chegar a um quadro de insuficiência renal e, por isso, apresentar urina escura.



Brumado: Dois homens são acusados de estelionato por locarem veículo em nome de empresa

Foto: Arquivo/97news

Victor Barbosa da Silva e Léo Rafael Ferreira Alencar estão sendo acusados de estelionato. Segundo boletim de ocorrência registrado na delegacia de Brumado na última segunda-feira (30/1), os dois locaram por duas vezes um veículo da Empresa Localiza, com filial em Brumado. Ainda de acordo com o boletim, os veículos teriam sido locados por Victor e por Léo, através de contratos em nome da empresa ARP - Construções e Empreendimentos LTDA, mas sem o conhecimento do proprietário da mesma. No Registro de ocorrência, o dono da ARP afirmou que não conhece os dois homens. O que levou o dono da empresa a procurar a polícia, foi que na última locação, um dos veículos utilizados por Victor e Léo, foi entregue a Localiza com o pára-brisa quebrado, e a partir dai então, a locadora começou a cobrar da empresa ARP um boleto em relação ao conserto do veículo. Não tendo conhecimento do fato o representante da ARP e o gerente da Localiza, procuraram a delegacia para relatar o fato. A polícia civil abriu um inquérito e vai localizar os dois homens acusados de estelionato para se justificarem e pagarem o prejuízo causado.



Brumado: idoso é mantido em cárcere privado e meliantes roubam dinheiro e produtos de sua mercearia em Itaquaraí

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (01/2) um idoso de 68 anos que não teve sua identidade revelada, com medo de represálias foi mantido em cárcere privado no distrito de Itaquaraí em Brumado. Em depoimento a polícia, ele falou que o fato aconteceu na tarde desta terça-feira (31/1) em seu estabelecimento comercial. " Eu estava dentro da mercearia, quando quatro homens chegaram em um carro da marca Hyundai na cor cinza, a placa era de São Paulo. Um entrou e pediu um cigarro, e quando eu virei para pegar, o outro entrou e sacou um revólver dizendo que era um assalto." Informou a vítima. Em seguida o idoso entregou cerca de R$ 2.500 que estava no cofre do estabelecimento. Não contentes com o valor, os meliantes entraram na residência em busca de mais dinheiro, como não havia, eles retornaram ao comércio e levaram vários produtos e fugiram em direção Brumado. A polícia está investigando o caso. 



Brumado: Recém-nascido que corre risco de morrer ainda aguarda por uma UTI

Foto: Divulgação

Uma bebê recém-nascido internado no Hospital Professor Magalhães Neto, e que corre risco de morrer, ainda aguarda ser transferido para UTI - Unidade de Terapia Intensiva. O 97NEWS já havia veiculado em outra matéria sobre o caso. Brumado: Ministério Público Estadual obriga Estado a providenciar transferência com urgência de bebê nascido com complicações neonatal. A Justiça já determinou a transferência da criança para que possa ser submetida a um tratamento para salvar a sua vida e estipulou multa de R$ 20 mil por hora ao Estado, se a transferência não for cumprida, mas, mesmo após a liminar, nenhuma vaga ainda foi disponibilizada. Segundo a Secretaria de Saúde, todas as medidas estão sendo feitas para conseguir a vaga, mas até o momento, nenhuma UTI da região e da capital tem vaga. O pai do pequeno Pedro, Elian Almeida, falou ao 97NEWS que Pedro desde que nasceu enfrenta complicações de saúde. "A qualquer momento ele pode morrer, porque sem a medicação não tem como ter um retorno", disse o pai. O relatório médico diz que o bebê tem edema generalizado, acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo.



Brumado: Antecipe seu sucesso na Comcert Educação profissional e Informática

Foto: Divulgação

Acelere seu crescimento profissional na Comcert  Educação profissional e Informática. As matrículas já estão abertas em Brumado para os cursos de:
☑ Auxiliar Administrativo
☑ Operador de Caixa
☑ Assistente de Contabilidade
☑ Informática
☑ Manutenção de Computadores
Cursos interativos com qualidade comprovada e certificado reconhecido em todo país. É hora de se qualificar. Não perca esta oportunidade! Rua Sargento Antenor Santos, 224 A,
Bairro das Flores - Brumado (Próximo ao Supermercado Bom Preço). Informações (77) 3441-6542



Brumado: Familiares de detentos são impedidos de entregarem alimentos e realizarem visita íntima

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Toda quarta-feira como já é de rotina, os familiares dos detentos levam alimentos e fazem a visita intima na delegacia de Brumado. Só que ao chegarem na carceragem da 20ª Coorpin na manhã de hoje (01/2) foram informados de que os 26 detentos que estão custodiados não iriam receber a visita e nem os alimentos. Segundo os parentes dos presos, a alegação foi de mal comportamento por parte dos custodiados. Pois no último domingo, ouve uma tentativa de fuga. Além disso, outros fatos contribuíram para isso, como em boletim registrado na própria delegacia informando que detentos aviam jogado urina nos agentes, quando eles estavam fazendo a inspeção do local. Devido a este e demais atos infracionais, foi bloqueada a visita desta quarta-feira, por medida de segurança. O coordenador da 20ª Coorpin não nos informou se na próxima quarta, haverá a visita íntima.

Foto: Luciano Santos/97NEWS


Brumado: Fundação da AUCIB é considerada marco histórico contra a corrupção

(Fotos: Daniel Simurro | 97NEWS)

Após encontros preliminares e elaboração de uma agente positiva a AUCIB – Auditoria Pública Cidadão da Bahia teve a sua cerimônia de fundação realizada na noite desta terça-feira (31) no auditório do SEMAC e contou com a presença de vários segmentos da sociedade civil organizada como OAB, Maçonaria, Modera, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito entre outros. Outro dado que tem que ser registrado foi a presença do vereador José Ribeiro Neves, que foi o único representante do Poder Legislativo que esteve presente ao ato de fundação. Após as saudações iniciais, foi lido e debatido o Estatuto que regerá a ONG, com a apresentação de proposições, tendo, por meio do entendimento democrático, a aprovação final por unanimidade, dando assim a natureza jurídica para a entidade que promete ser um marco nas ações em busca da moralidade pública. Tendo a função precípua de fiscalizar, da forma mais abrangente possível, os órgãos públicos, ONGs e, inclusive, empresas privadas que recebem verbas públicas, a AUCIB vem se constituir num divisor de águas, abrindo uma nova era em Brumado e na Bahia no combate à corrupção, feita sob o solo da Cidadania, defendendo de forma inédita e intransigente a moralidade da causa pública. Todos os presentes se comprometeram a formar a assembleia permanente, que terá uma participação muito importante em todos os cursos da entidade. Vários pronunciamentos foram feitos, os quais exaltaram a iniciativa e parabenizaram a coragem em se criar um sólido organismo, com base popular, que venha a contribuir de forma muito positiva para a fiscalização da aplicação correta das verbas públicas. Outro ponto de destaque é que a AUCIB está sendo criando em células, ou seja, outros municípios da Bahia poderão se integrar à organização, ficando Brumado como a célula-mãe. Após os ajustes finais, foi eleita, por aclamação, a diretoria da entidade que ficou composta por: Genivaldo Azevedo (presidente); Paulo Esdras (vice-presidente); Clidemar Amorim (secretário) e Osmar Botelho (tesoureiro). No final foi dada uma grande salva de palmas em alusão à criação da AUCIB que já é considerada uma revolução conceitual na área de fiscalização da coisa pública. 



Pesquisa diz; quem come pimenta vermelha regularmente vive mais

Foto: Arquivo/97News

Quem come pimenta vermelha regularmente vive mais. É a conclusão de uma pesquisa feita por uma universidade dos Estados Unidos. E na terra do acarajé quente, a notícia foi muito bem recebida. Salvador considerada a capital do acarajé, os baianos viram com bons olhos essa nova descoberta. Dona Norma uma baiana da "Gema" diz que come pimenta todos os dias, "Como pimenta na sopa, no molho com pão e outros alimentos". Os cientistas americanos acompanharam por quase 20 anos a rotina alimentar de 16 mil pessoas. Uma parte delas consumia pimenta, outra não. Nesse período, os pesquisadores analisaram as mortes ocorridas entre essas pessoas e as causas, e descobriram que a mortalidade foi 13% menor entre os indivíduos que comiam pimenta vermelha pelo menos uma vez por mês. A pesquisa não aponta uma causa, mas sugere que a explicação pode estar na capsaicina, substância responsável pelo ardor da pimenta e que age sobre os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e regulando a pressão arterial. Com isso, diminuem os riscos de infarto e acidente vascular cerebral, o AVC.



Em voo, príncipe saudita compra assentos para seus 80 falcões embarcarem

Foto: Reprodução / Reddit

Não é tão raro ver animais de estimação em voos, mas um príncipe saudita resolveu inovar. Ele comprou assentos para cerca de 80 falcões em um voo. A informação foi divulgada por um usuário da rede social Reddit, que alegou ter recebido a foto através de seu irmão piloto. Na imagem, dezenas de falcões aparecem vendados e acomodados em um voo comercial. De acordo com O Globo, a Qatar Airways permite que seus clientes levem até seis pássaros na classe econômica, com preços que variam entre R$ 350 e R$ 2.000 por ave, a depender do destino. Já a empresa Etihad, outra companhia aérea do Oriente Médio, também permite que donos levem seus bichos de estimação alados, desde que apresentem antes a devida documentação. Os falcões são animais muito populares nos Emirados Árabes, já que o falconismo é um esporte que movimenta milhões na economia local.