ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Professor de 42 anos morre atropelado no município de Caculé

OMS diz que, 'no momento', varíola dos macacos não é uma emergência de saúde

PM morre em acidente envolvendo carro e motocicleta na BR-030, em Brumado

Bahia tem 6,1 mil casos de Covid-19 e 83% das UTIs pediátricas estão ocupadas

Novo presidente da Petrobras teve nome aprovado com ressalvas

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado



BUSCA PELO ARQUIVO "02/2016"

Com casa cheia, Banda Vingadora faz primeira apresentação em São Paulo

Com casa cheia, Banda Vingadora faz primeira apresentação em São Paulo (Foto: Divulgação)

A noite desta quarta-feira (17) foi de diversos compromissos da Banda Vingadora na capital paulistana. Após participar do programa do Gugu na Rede Record, e de conceder entrevistas para sites e revistas, o grupo seguiu para a casa de shows Villa Mix SP onde comandou a ressaca do carnaval. Com acessos esgotados a banda agitou o público local ao som dos seus grandes hits a exemplos de “A minha mãe deixa”, “Bota o coelho na toca” e “Paredão Metralhadora”, que foi eleita a música do carnaval 2016, “Estou muito feliz em ver que o Brasil inteiro está abraçando o nosso projeto. Pretendo voltar o quanto antes para São Paulo”, declarou Tays Reis, vocalista do grupo.

 
 
 



Serial Killer: Suspeito de matar três irmãos é acusado de cometer 30 homicídios

iago, João Mateus e Elias foram mortos dentro de casa; delegado diz que eles tinham envolvimento com o tráfico Foto: Reprodução

O traficante de prenome Ednelson, suspeito de envolvimento em um triplo homicídio no bairro de São João do Cabrito, em Salvador, na noite desta quarta-feira (17), é investigado pela polícia como autor de outros 30 homicídios na região da Avenida Suburbana. “É o bandido mais violento atualmente do Subúrbio. Ele tem, seguramente, umas 30 mortes nas costas e já responde em inquérito policial por muitas delas”, declarou o delegado Nilton Borba, titular da 5ª Delegacia (Periperi).  Acusado de participação na morte dos irmãos do Tiago, João Mateus e Elias, o bandido está foragido. “Ednelson fugiu há cerca de um ano de uma unidade prisional do Complexo Penitenciário da Mata Escura e, desde então, continua no Boiadeiro, onde foi nasceu e se criou”, contou o delegado que, em seguida, explicou a dificuldade em prender o bandido.  “O Boiadeiro é cercado por uma mata fechada que ele (Ednelson) conhece como a palma da mão. Por isso a dificuldade em prendê-lo. Mas a gente está empenhando esforços para capturá-lo”, garantiu Borba. Elias Nascimento Brito dos Santos, 19 anos, e os dois irmãos adolescentes, João Mateus Brito dos Santos, 17, e Tiago Nascimento Brito dos Santos, 16, executados dentro de casa em São João do Cabrito, segundo a polícia, faziam parte do Bonde do Maluco (BDM), grupo ligado à facção Caveira. O BDM tem como rival a quadrilha de Ednelson, aliada à Katiara. Além da possibilidade de o crime ter sido motivado por disputas por bocas de fumo, o dele também considera a possibilidade de as mortes estarem relacionadas ao envolvimento de um dos rapazes com a mulher de um traficante ligado a Ednelson.



Conquista: Vereador que morou em Brumado é afastado do Conselho de Transportes por número de faltas

(Foto: Divulgação)

O vereador Ricardo Antônio “Babão” (PSL) perdeu a cadeira de titular no Conselho Municipal de Transportes Públicos de Vitória da Conquista. O afastamento foi homologado nesta quarta-feira (17), após uma série de faltas sem justificativa do vereador às reuniões do Conselho. Segundo a lista de presença do órgão, a que o BLOG DA RESENHA GERAL teve acesso, o vereador Ricardo Babão faltou a cinco reuniões, do total de 11, no ano de 2015. Três destas no período de debate do reajuste da tarifa do ônibus, nos meses de junho e julho – ao qual o vereador votou a favor do aumento de 16%. De acordo com o artigo 17 do Regulamento do Conselho, “a falta de qualquer membro a 03 (três) reuniões consecutivas ou a 05 (cinco) reuniões intercaladas, no período de 12 (doze) meses, implicará na sua substituição pelo respectivo órgão ou entidade por ele representado”. No entanto, o suplente do vereador Ricardo Babão, o também vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) não poderá assumir a cadeira ofertada à Câmara Municipal, já que o edil faltou a todas as reuniões do conselho no último ano. Assim sendo, a Mesa Diretora da Câmara deverá definir quem será o vereador que ocupará a segunda vaga do Legislativo – o outro vereador titular no Conselho é o democrata Álvaro Pithon. (MateusNovaes)



Caturama: Polícia Civil prende ladrão de carros

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Elivelton José da Silva, de 23 anos, foi preso após tentar furtar um automóvel Fiat Uno. O referido já tem passagens anteriores, inclusive, por furto de uma motocicleta. Quando adolescente ficou internado em Salvador, por tentar estuprar uma adolescente. O meliante foi autuado em flagrante pelo Delegado Márcio Andrei Tito Moreno.



‘O teto da biblioteca está para desabar e pode cair na cabeça de algum vereador’, alerta Kaká Silva

A imagem mostra o teto começando a ruir (Foto: Carlos Silva / 97NEWS)

O âncora do Jornal da Alternativa Iª Edição, o sempre intrépido e questionador Carlos "Kaká" Silva, fez um alerta durante o seu programa, que chamou a atenção na manhã desta quinta-feira (18). Segundo ele o teto da Biblioteca da Câmara de Vereadores de Brumado, que, inclusive, foi recém construída, estaria para vir abaixo. “Eu estive no local para buscar um livro e constatei o perigo”, relatou e ainda destacou que “não sei se vereador vem por aqui, acredito até que não venha, mas se vir pode ter o teto caindo por cima de sua cabeça”. Ele aproveitou para chamar a atenção da presidência da Casa dizendo que “não sei se o presidente tem conhecimento do fato, mas deveriam ser tomadas providências urgentes no intuito de se evitar um acidente”. 



Adolescente que foi vítima fatal de acidente em Barra da Estiva será sepultada em Guarulhos

(Foto: Reprodução Facebook)

A adolescente, Sabrina Sakura Sepulvida (10), que foi vítima fatal de um acidente ocorrido nesta quarta-feira  (17), na BA-142, na região de Barra da Estiva, terá o seu sepultamento realizado em Guarulhos (SP). O corpo foi liberado na manhã desta quinta-feira (18), do IML (Instituto Médico Legal ) de Brumado, onde foi necropsiado para se saber as causas da morte. O pedido foi feito pela família da mãe da menina e foi aceito. Sabrina residia com mais dois irmãos, mãe e o padrasto na zona rural de Barra da Estiva.



Presidente do Sindicato dos Comerciários de Brumado e região obtém novas conquistas para a categoria

Joilson do Sindicato garante aumento salarial de 11.42% e para os trabalhos aos domingos garante um aumento significativo de 20% para comerciários de Brumado e Região (Foto: Divulgação)

O Presidente do Sindicato dos Comerciários de Brumado e região, Joílson Pereira e sua diretoria, estiveram no dia 15 de fevereiro em Salvador na sede do Sindlojas para assinar a Convenção Coletiva de trabalho. Esse ano com uma grande conquista, que é o reajuste de 11,42%, aumento salarial de 8%, triênio de 3%, quebra de caixa de 10%, trabalhos aos domingos teve um aumento significativo de 20% ficando o valor de R$ 60,00. Esta Convenção beneficia os Comerciários de 13 cidades. Dentre elas Anagé, Aracatu, Brumado, Caetanos, Caraíbas, Contendas do Sincorá, Dom Basilio, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Lago, Tanhaçú, Ituaçu e Livramento de Nossa Senhora, no Estado da Bahia. O presidente Joílson do Sindicato e toda a sua diretoria tem se esforçado ao máximo durante a sua gestão para alcançar novas conquistas para a classe comerciária de toda a base. A assinatura desse acordo coletivo 2016 garante o direito do trabalhador Comerciário previsto na CLT e na sua Lei Federal 12.790, conquistas que ao longo dos anos, homens como Joílson do Sindicato têm lutado, dia a dia para tornar realidade o comprimento da CLT para todos os trabalhadores  de sua base. “Estamos alegres com mais essas conquistas, estamos otimista que o ano de 2016 será um ano de vitorias ainda maiores para o comércio local, quero agradecer a FECOMBASE e a UGT União Geral dos Trabalhadores, por ter contribuído e fortalecido o movimento sindical no estado da Bahia”, conclui o presidente, Joílson do Sindicato.



BR-030: Bandidos fortemente armados assaltam caminhão de distribuidora brumadense

O caminhão foi levado para Ibitira, de onde os bandidos fugiram sentido Igaporã (Foto: 97NEWS)

As quadrilhas de roubo de cargas e caminhões estão agindo cada vez mais na região, demonstrando que esse tipo de delito está sendo um dos preferidos da criminalidade. Na manhã desta quarta-feira (18), um caminhão baú de uma distribuidora brumadense, placa policial JOX – 1883 – Brumado – Bahia, foi abordado na altura da fábrica de cimento da BR030, trecho Sussuarana, por 4 elementos fortemente armados, os quais estavam num Palio preto. Dois deles desceram rapidamente do veículo e entraram no caminhão e renderam o motorista e o ajudante, os quais tiveram que dirigir até Ibitira. Chegando lá foram retiradas as fardas da empresa dos dois, que foram colocados no porta-malas do Palio e liberados no entroncamento de Tanque Novo. Os bandidos levaram o caminhão e toda a mercadoria avaliada em mais de R$ 50 mil. A Polícia investiga o caso. 



Até que enfim: Horário de verão termina à meia noite deste sábado (20)

(Imagem Ilustrativa)

O horário de verão termina no Brasil à meia-noite da passagem deste sábado, 20, para domingo, 21. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em 10 estados. A medida teve início no dia 18 de outubro de 2015. Pela legislação, prevista no decreto nº 6.558/2008, o horário de verão vigora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Tiveram mudança de horário os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O decreto fixa a duração de quatro meses, a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, em parte do País. O horário de verão é mais eficaz nos Estados mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença significativa na luminosidade durante a estação. Por isso, a medida não é mais aplicada nas regiões Norte e Nordeste do País. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a mudança de horário reduzirá a demanda em aproximadamente 2.610 megawatts (MW).



'Projeto do livro foi abortado e recurso não será captado', diz assessoria de Cláudia Leitte

(Foto: Reprodução)

A assessoria de Claudia Leitte enviou nota oficial sobre a notícia da aprovação do Ministério da Cultura para captar, viaLei Rouanet, R$ 365 milpara lançar um livro sobre a cantora. Segundo o comunicado, a Ciel, empresa que administra a carreira da loura, soube do aval pela imprensa, mas já havia desistido de realizar o projeto. A íntegra da nota:

Em 2014, um projeto previa um livro institucional sobre Claudia Leitte – ao contrário do noticiado pela imprensa, não tratava-se de uma biografia. Ontem, também pela imprensa, a CIEL – empresa que gere a carreira da artista – soube que o projeto, em total conformidade com Lei Rouanet, foi aprovado. Deste modo, a CIEL poderia captar recursos junto a iniciativa privada. No entanto, a CIEL repudia notícias maldosas que sugerem que Claudia Leitte se beneficia de incentivos fiscais e informa ainda que o mesmo já estava abortado – sendo assim, como o recurso não foi captado, será arquivado no MinC (Ministério da Cultura).



Brasil: Menor invade residência, é desarmado por vítima e morto com tiro na cabeça

Adolescente infrator de 15 anos foi morto após lutar contra dono da casa. Suspeito invadiu casa no Jardim Praiano, em Guarujá (SP) e apontou arma pela janela. (Foto: Reprodução)

Um morador de Guarujá, no litoral de São Paulo, matou um adolescente de 15 anos que tentava assaltar a casa dele, na noite da última quarta-feira (17). Segundo a polícia, o tiro foi feito com a própria arma do suspeito depois que o dono do imóvel conseguiu desarmá-lo. A tentativa de assalto aconteceu por volta 19h20 no Jardim Praiano. Um casal se preparava para jantar quando quatro homens pularam o muro da casa. Dois deles estavam armados. Como a porta do local estava fechada, um dos bandidos foi até a janela e apontou o revólver para a mulher que estava na cozinha e anunciou o assalto. Segundo relato do marido aos policiais militares, ele desconfiou da movimentação e seguiu por outro lado da casa sem ser percebido pelo rapaz. Em seguida, conseguiu abordar o garoto que estava armado e durante a luta corporal a arma disparou. O tiro acertou a cabeça do suspeito que morreu na hora. Assustados, os outros três comparsas conseguiram fugir deixando ainda um outro revólver. A perícia foi chamada e apreendeu a arma usada pelo menor, além da que foi deixada pelo bando no quintal de casa. As vítimas estiveram na delegacia para prestar depoimento e foram liberadas. O caso foi registrado na Delegacia Sede de Guarujá.



Brumado: Polícia Militar realiza blitzes na cidade

Os policiais militares durante a realização da blitz no centro da cidade (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O planejamento adotado pelo comando da 34ª CIPM de Brumado no combate à criminalidade vem apresentando resultados muito satisfatórios, os quais comprovam o comprometimento da companhia com a segurança da população. Entre as várias ações que vêm sendo desenvolvidas, as blitzes ganharão um destaque especial a partir de agora, com a realização constante desse tipo de ação. Uma guarnição realizou esse trabalho em vários pontos da cidade na tarde desta quarta-feira (17), onde foram abordados motoristas e motociclistas. A ação é importante para descobrir possíveis veículos ou motos que possam estar sendo usados em ações delituosas, como também apreender armas ilegais. 



Proprietária decide encerrar a rede Insinuante. Unidades se tornarão Ricardo Eletro

Grupo “Máquina de Vendas” também desativará redes regionais, como City Lar, Eletro Shopping e Salfer, segundo matéria da Exame. (Foto: Reprodução)

O grupo Máquina de Vendas decidiu extinguir a Insinuante para manter o foco dos investimentos na Ricardo Eletro. De acordo com o site Exame, a empresa formada em 2011 a partir da fusão da rede baiana com a mineira já estudava a unificação das bandeiras e definiu a Ricardo Eletro como foco por já possuir estratégia comercial nacional.As outras redes regionais que formam a Máquina de Vendas – City Lar, Eletro Shopping e Salfer – também serão convertidas em Ricardo Eletro. Em janeiro deste ano, Ricardo Nunes, fundador da rede mineira, reassumiu a presidência da Máquina de Vendas. A companhia não se pronunciou. No último sábado (12), a Insinunate anunciou o fechamento da Mega Store na Av. Paralela.



O melhor custo benefício está no Ponto das Churrasqueiras

Foto: Reprodução

Agora em Brumado você já encontra as melhores churrasqueiras pré-moldadas da região. Ponto das churrasqueiras, contamos com os mais variados tamanhos e formatos de churrasqueiras e acessórios.

Informações úteis

Os elementos refratários que compõem a churrasqueira pré-moldada são manufaturados com materiais resistentes a qualquer tipo de solicitação. Tais elementos são projetados na sua própria estrutura para permitir uma montagem simples, e uma regulagem de fácil adaptação a qualquer ambiente. Todas as paredes das churrasqueiras são construídas com isolante térmico, mantendo uma maior firmeza à estrutura, e através da matéria-prima porosa em alto grau de ISOLAMENTO, mantem o calor da churrasqueira, não permitindo a dispersão do calor através de suas paredes. A montagem da churrasqueira é fácil e se desenvolve através do assentamento com argamassa das peças. Ponto das Churrasqueiras, faça um orçamento, Av. Cassimiro Pinheiro Azevedo, 458, Centro, telefones: (77) 9-9924-7962 ou 9-8827-7814.

Foto: Divulgação


Égua furtada em Livramento é recuperada em Brumado

O animal foi recuperado pelo proprietário (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As quadrilhas que atuaram no passado levando gados da propriedade, mas, agora, a “bola da vez”, são os equinos que detém a preferência, os quais vêm sendo cada vez mais levados das propriedades rurais. O crime que teria como foco o município de Brumado, mas, as quadrilhas estão agindo em várias cidades da região. A reportagem do 97NEWS acompanhou uma dessas ações na tarde desta terça, onde um produtor da cidade de Livramento acabou vindo a Brumado para recuperar  uma égua da raça mangalarga, a qual é tida como uma excelente reprodutora. A égua foi levada há cerca de 3 meses de uma fazenda em Livramento e acabou sendo recuperado pelo próprio dono, que seguiu pistas até o Bairro da Urbis II, onde um rapaz estava de posse do animal, o qual é avaliado em cerca de R$ 10 mil. Segundo informações colhidas junto à Polícia, dependentes químicos têm encontrado nessa prática de furtar cavalos um meio para conseguir drogas, o que vem fomentando esse tipo de delito na região. 



PM completa 191 anos de serviços prestados à população baiana

(Divulgação)

PM completa 191 anos de serviços prestados à população baiana A Polícia Militar da Bahia (PMBA) completa 191 anos de serviços prestados à sociedade baiana nesta quarta-feira (17). Presente nos 417 municípios do estado, a corporação vive o dia a dia dessas cidades representada pelos seus policiais militares que atuam diretamente nas comunidades. Acompanhando as transformações da sociedade, a preocupação da corporação se estendeu ao desenvolvimento de ações sociais, através de projetos educacionais em escolas, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e atividades de inclusão social (esporte, lazer e cultura) como as desenvolvidas nas bases comunitárias de segurança. “PM e comunidade na corrente do bem resume o sentimento e desejo da corporação em construir uma polícia, cada vez mais próxima e participativa”, destaca o comandante-geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão. A solenidade comemorativa acontece em abril, mês de homenagem a Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil. Fonte: Ascom/Polícia Militar da Bahia (PMBA)



Barra da Estiva: Operação conjunta entre PM e PC destrói plantação de maconha

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

As polícias Civil e Militar de Barra da Estiva na manhã de hoje, após denúncia de que na Fazenda Morrinhos - zona rural - Barra da Estiva, realuzaram diligências na eeferida localidade onde após incursão mata a dentro, acabaram localizando dois capões abertos manualmente no meio da mata onde estava sendo cultivado uma pequena plantação de maconha. Foi arrecadado nos locais 17 pés de maconhas, que foram arrancados e encaminhados para perícia.O local onde a droga estava sendo cultivada é de difícil acesso e no momento não havia ninguém no local. A plantação estava sendo bem cuidada, devidamente adubada e molhada, havendo uma nascente próxima do local do plantio. Participaram das diligências o DPC MARCO TORRES , SD/PM FAGUNDES e SD/PM HIRON. Foi registrado BO 096/2016 e será instaurado IP para apuração do fato. A droga foi encaminhada para perícia no DPT Brumado.



Jequié: Jovem de 22 anos morre às margens da BR-116, com golpe de faca no pescoço

Vítima foi atingida ainda dentro de casa. Chegou a correr 100 metros em busca de socorro, mas caiu em um terreno ao lado da BR, onde morreu. (Foto: Jequié Repórter)

O corpo de um jovem identificado como Antônio Neto Alves, 22 anos, foi encontrado com perfuração provocada por arma branca no pescoço, por volta das 7h20 desta quarta-feira (17) em um terreno às margens da BR-116, no bairro KM 4, em Jequié. De acordo o site Jequié Repórter, Antônio era solteiro, estava dentro de casa quando foi atingido pelo golpe de faca desferido por indivíduo, até o momento não identificado. Antônio gravemente ferido ainda percorreu cerca de 100m até tombar morto em um terreno baldio. De acordo informações obtidas pelo site no local do crime, Avenida Rio Bahia, a vítima já possuía entradas na delegacia de polícia local por porte de arma de fogo e envolvimento com drogas. Policiais militares estiveram no local e acionaram o DPT para o encaminhamento do cadáver ao IML. (JR)



'Nós vamos lutar para que a desativação da FCA não aconteça', afirma deputado Herzem Gusmão

(Foto: Divulgação)

Após receber correspondência e ter falado ao telefone com o presidente do Sindiferro – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Ferroviário e Metroviário da Bahia e Sergipe, Antonio Eduardo Nascimento Oliveira, dando conta da possibilidade da desativação de trechos ferroviários na Bahia, conforme Resolução da ANTT, o deputado Herzem Gusmão (PMDB), discursou sobre o importante tema na Assembleia Legislativa. Mesmo sendo um dos maiores países do mundo, o transporte ferroviário no Brasil alcança apenas 22%. Preocupado com essa situação e com a possibilidade de que mais de 1.600 km do trecho da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), entre Bahia e Sergipe sejam desativados, o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) discursou sobre o assunto ontem, na Assembleia Legislativa da Bahia. “Após o retorno dos trabalhos nesta Casa, recebi um documento do Sindiferro que penaliza mais uma vez a Bahia. Não é algo novo. É uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autoriza a desativação de trechos entre a Bahia e Sergipe”. Segundo Herzem, além de gerar desemprego, a desativação vai afetar economicamente o estado, principalmente os municípios de Alagoinhas, Brumado, Tanhaçu, São Félix, Castro Alves, Urandi, Iaçu, Caculé e Contendas do Sincorá. Com isso, as estradas ficarão ainda mais sobrecarregadas com os caminhões que transportam cargas pesadas. Por isso, vejo com preocupação já que temos quase dois milhões de caminhões rodando pelo país”, disparou o peemedebista, exemplificando que a Ferrovia Oeste-Leste, fruto da campanha eleitoral do atual governo e paga com o dinheiro do povo baiano, está abandonada.



Família sobrevive após veículo capotar quatro vezes na BR-242 em LEM

Carro capotou perto do município de Luis Eduardo Magalhães. Pai, mãe e dois filhos, de 9 e 10 anos estavam no carro; condutor saiu ileso. (Foto: Correio)

Um veículo com quatro ocupantes da mesma família, pai, mãe e duas crianças de nove e dez anos, capotou quatro vezes no Km-890 da BR-242, próximo ao município de Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia, na terça-feira (16). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federa (PRF), o motorista saiu ileso e os passageiros sofreram apenas ferimentos leves. Ainda de acordo com a PRF, o condutor do veículo perdeu o controle da direção e saiu da pista, provocando o capotamento. O acidente não chegou atrapalhar o trânsito na região e o veículo foi removido do local por um guincho. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros. As vítimas foram levadas até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães. A família foi atendida e liberada ainda na terça-feira.