ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2022"

36 agências bancárias da Bahia fecham temporariamente após surto de Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apenas nesta semana, 36 agências bancárias na Bahia estão fechadas temporariamente, em razão de surtos de Covid-19. Uma delas foi a do Bradesco, na cidade de Brumado, fechada no último dia 13 (veja aqui) depois que um funcionário foi diagnosticado com a doença. A situação é constante desde o início de 2022. Na semana de 10 de janeiro, o Sindicato dos Bancários da Bahia já havia alertado para um possível surto nas unidades. Naquela semana, ao menos 10 agências estavam fechadas. O sindicato afirma estar cobrando aos bancos maior testagem dos funcionários. 



Ataque hacker ultrapassa 24 horas e sites do governo ainda estão fora do ar

Foto: Reprodução

O ataque hacker que tirou do ar mais de 30% das páginas institucionais do governo da Bahia completou 24 horas na madrugada de sexta-feira (21) sem resolução. Ainda na manhã deste sábado (21), os sites atingidos pelo ataque continuavam fora do ar, ao acessar as páginas, o internauta é redirecionado para o portal principal do governo. Oficialmente, o governo baiano reconheceu que o ataque atingiu apenas 21 páginas e informou que todos os sites foram retirados do ar. Em nota, enviada a imprensa, a Compahia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) afirmou que "não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados". O comunicado informou, ainda, que os sites retornariam ao ar ainda na quinta, o que não se confirmou. Segundo o texto, "não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos". Em declaração, o governador Rui Costa (PT), chamou os ataques de "desespero eleitoral" e afirmou que irá punir os responsáveis.



Dr. Igor Malaquias foi o entrevistado do Tema Livre Podcast desta semana

Foto: Divulgação

O papo entre irmãos agitou a programação do Tema Livre Podcast. Igor Malaquias que também é advogado, é irmão do apresentador Dr. Jorge Malaquias Filho. O bate papo reuniu assuntos jurídicos e curiosidade de ambos. A resenha foi muita boa e vale a pena ser assistida. O jovem advogado também explicou sobre alguns golpes comuns nas redes sociais, deixando dicas importantes de como se proteger desse problema. Falou também sobre as revisionais de FGTS e sobre as taxas de ICMS cobradas nas contas de energia elétrica. A conversa foi muito instrutiva e você pode conferir acessando aqui o link do Tema Livre Podcast que vai ao ar toda quarta-feira às 12h. Aproveita e se inscreve no canal do YouTube.



Bahia: Governador anuncia redução de 3 mil para 1,5 mil pessoas em eventos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa anunciou nesta quinta-feira (20) a redução do público presente em eventos de 3 mil para 1,5 mil pessoas. De acordo com Rui, a intenção é diminuir o ritmo do contágio pelo coronavírus, que segue em crescimento desde o fim de 2021. "Começa a partir de amanhã, vô assinar hoje [20]. O prazo de validade são 15 dias, agora eu sempre chamo a atenção que essa validade pode ser alterada em menos temo se a situação se agravar", disse. O decreto com a medida vai ser publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (21) e deve trazer outras medidas restritivas para frear o avanço da Covid-19 no estado. "Ontem [19] tivemos o registro de 13.262 contaminados, só lembrando que em dezembro eram 2 mil. No ritmo que vai, daqui no máximo uma semana, nós ultrapassaremos o pior número, que foi em março do ano passado, quando chegamos a 22 mil casos. Então, algo precisa ser feito", afirma. 



Brumado: Presidente da Câmara testa positivo para Covid pela 3ª vez

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A presidente da Câmara de Brumado, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), testa positivo para Covid-19 pela terceira vez. A confirmação veio da própria parlamentar em suas redes sociais. "Boa noite, depois que passou os sintomas de dor abdominal e vômito, eu comecei com nariz entupido e sintomas gripal, como sempre tive minha consciência tranquila em me precaver e transmitir esse sentimento para todos, vim fazer o teste para Covid, e mais uma vez me decepcionei com o resultado, testei positivo pela terceira vez", escreveu. A última vez que a petista havia confirmado infecção pela doença foi em agosto do ano passado. Ela ainda escreveu: "só peço a Deus que nos abençoe e proteja, e que vocês me  coloque em suas orações, um forte abraço, a Covid quer me levar a todo custo, mas Deus e minha fé é mais forte que esse vírus maldito”, postou a presidente do legislativo.

 

 



Policiais civis aprovam estado de greve na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC) aprovou o estado de greve da categoria, além de um ato que foi chamado de “Lockdown Semanal”, que deve ser realizado todas as quintas-feiras, a partir da próxima semana, em delegacias do estado. A medida foi tomada após uma assembleia virtual realizada na noite de terça-feira (18). Dentre as pautas de reivindicações estão salário de nível superior para os servidores com formação acadêmica, reestruturação da carreira, além da exigência de apresentação do cartão de vacinação para a população ter acesso às delegacias do Estado. O “Lockdown Semanal” vai funcionar durante 24 horas. Segundo o sindicato, haverá suspensão de todos os serviços como investigações, operações e diligências. De acordo com o Sindpoc, os agentes estarão nas unidades, mas não atenderão o público. Os serviços que serão prestados serão apenas flagrantes e levantamentos cadavéricos. Além do “Lockdown Semanal” e o estado de greve dos servidores da Policia Civil, terá continuidade a “Operação Padrão”, iniciada no dia 1° de janeiro, com atos semanais nas delegacias. Por fim, ficou definida uma Assembleia Geral Presencial, na Praça do Campo Grande, no dia 10 de fevereiro, com caminhada até a Sede da Polícia Civil, para entrega das horas extras e chefias.



Site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia é hackeado

Foto: Reprodução

O site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) da Bahia foi hackeado na madrugada desta quinta-feira (20). Um grupo do Paraná assumiu a autoria do caso. Durante a madrugada, o acesso ao portal exibia uma mensagem que comparava a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, além de insultos ao governador Rui Costa e à vacina. Também na publicação, o grupo hacker afirmou ter "máximo respeito aos profissionais de segurança pública". Nesta manhã, o portal segue fora do ar e o endereço está sendo direcionado para o site do governo do estado.



Prefeitura de Brumado vai iniciar reformas em casas atingidas pelas chuvas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado inicia na próxima semana a execução dos serviços de recuperação de residências interditados pela Defesa Civil do Município, por representarem riscos para os moradores durantes as chuvas. As casas que serão recuperadas foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram sobre Brumado durantes os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, na qual deixou muitos moradores desabrigados pela destruição total ou parcial de vários imóveis. Serão recuperados 12 imóveis e as obras ficarão a cargo de uma empresa terceirizada. "Essas casas estão localizadas na sede do município e na zona rural", disse ao site 97NEWS, o secretário de infraestrutura, André Cardoso. Serão executados inicialmente os serviços em 12 casas e em seguida outras serão beneficiadas, e assim sucessivamente, seguindo um cronograma até que todas as residências cadastradas sejam recuperadas. O titular da Pasta explica que além da recuperação dos imóveis danificados, a Prefeitura de Brumado vai dar início a recuperação de barragens e estradas vicinais. "Estamos aguardando os recursos do Estado e da União para fazer o reconhecimento do Decreto de emergência para começar às obras", afirmou.

 



Brasil registra 6 vezes mais casos diários de covid-19 que em dezembro

Foto: Reprodução

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado na quarta-feira (19) pela Fundação Oswaldo Cruz revela aumento significativo do número de casos da doença no Brasil, com média de 49 mil registros por dia, seis vezes mais do que o observado no início de dezembro de 2021. O documento destaca, porém, que, graças à eficácia da vacinação, que completou um ano, o número de mortes não acompanhou o aumento do número de casos no país. Referente às semanas epidemiológicas 1 e 2 de 2022, compreendendo o período de 2 a 15 de janeiro, o boletim revela que piorou a situação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) destinados a pacientes com covid-19, em comparação aos dados das duas últimas semanas. 

Cinco estados que estavam fora da zona de alerta ingressaram na zona de alerta intermediário, com taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%, somando-se a seis unidades da federação que já estavam nesta zona na semana anterior. Destacam-se entre as capitais que tiveram taxas divulgadas Cuiabá (100%), Rio de Janeiro (95%), Belo Horizonte (88%), Fortaleza (85%) e Recife (80%), que estão na zona de alerta crítico; e Vitória (78%), Manaus (77%), Campo Grande (77%), Goiânia (77%), Brasília (74%), Palmas (69%), São Luís (68%), Teresina (66%), Porto Velho (66%), Salvador (65%), Curitiba (61%) e Boa Vista (60%), na zona de alerta intermediário. A comparação de dados relativos a 17 de janeiro com os de 10 de janeiro mostra aumento do total de leitos em 12 estados e no Distrito Federal. Os destaques são aumentos superiores a 50 leitos registrados em Pernambuco (105) e Ceará (5). Cinco estados tiveram redução do total de leitos: Roraima, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A média móvel de sete dias, divulgada pela Fiocruz, é calculada somando-se os registros do dia com os dos seis dias anteriores e dividindo o resultado da soma por sete. O número é diferente daquele divulgado pelo Ministério da Saúde, que mostra apenas as ocorrências de um dia específico.

CONTINUE LENDO


Brumado registra 36 novos casos de coronavírus em 24h

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (19), o município de Brumado registrou 10.168 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 147 pacientes em tratamento e 9.824 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Rio do Pires

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Um homem foi preso na noite de quarta-feira (19) suspeito de traficar cocaína na cidade de Rio do Pires. Segundo a Polícia Militar, ele foi pego em flagrante, enquanto tentava vender parte da droga encontrada, cerca de 7 pinos e 18 trouxinhas da droga. Conforme a PM, ao ser abordado, o suspeito estava com dois pinos de cocaína e logo depois de uma investigação em uma residência, foram encontradas mais porções da droga. O material foi apreendido e levado junto com o suspeito para a delegacia de Brumado para as medidas cabíveis. No último domingo (16) um homem também foi detido suspeito de praticar arrombamentos em estabelecimentos comerciais no Distrito de Ibiajara, com ele foi apreendido um botijão de gás e certa quantidade de maconha.



Turismo nacional fechou novembro com faturamento de R$ 14,7 bilhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O setor de turismo fechou novembro do ano passado com faturamento de R$ 14,7 bilhões, 19,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2020, mas 15,5% inferior a novembro de 2019, no período pré-pandemia. Essa foi a oitava elevação mensal seguida do faturamento do setor. Os dados, divulgados na quarta-feira (19), são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). De acordo com a FecomercioSP, apesar dos bons resultados apresentados em novembro, os próximos meses ainda deverão ser incertezas para o turismo nacional. Com a chegada da variante Ômicron, o cenário se transformou e os números de dois meses atrás não refletem o impacto da nova onda de covid-19 em 2022. “O volume de reservas e as manifestações de intenção de viagens se concretizaram em negócios. Isso animou os empresários do setor. É bem possível que os resultados de dezembro sejam também bastante positivos, e a mudança de cenário se dê, infelizmente, nos números de janeiro, por causa da variante Ômicron no país”, disse Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP.



Casal com criança de colo é flagrado com 14 kg de maconha e cocaína na Bahia

Foto: Divulgação

Um casal com uma criança de colo foi flagrado, na madrugada de quarta-feira (19), transportando 14 quilos de maconha divididos em tabletes, além de 968 trouxas de cocaína na BA-120, em Conceição do Coité, cidade do leste da Bahia. O motorista confessou o crime e foi preso, e a sua companheira, liberada, após afirmar que não sabia da existência das drogas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as equipes do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Serrinha) realizavam rondas nas proximidades no bairro de Terra Nova, durante a Operação Bloqueio, para coibir roubos contra instituições financeiras, quando avistaram um veículo Renault Logan. O comandante do 16º BPM, Michel Alexander Guimarães Muller, informou que o condutor apresentou nervosismo com a presença dos militares. Os PMs conduziram o casal, que estava com a criança, e os entorpecentes para a Delegacia Territorial (DT) de Serrinha. Segundo o delegado Edemir Antonio Luchini Junior, o homem foi autuado por tráfico de drogas. Já mulher foi ouvida e liberada, pois disse que não sabia da existência dos materiais ilícitos. “O condutor informou que receberia R$ 2 mil para realizar o transporte da maconha e da cocaína”, disse a SSP. O carro também foi apreendido, pois não foi devolvido à locadora de veículos dentro do prazo estabelecido no contrato.



Matrícula na rede estadual de ensino começa na próxima segunda

Foto: Divulgação

A matrícula na rede estadual de ensino de ensino terá início na próxima segunda-feira (24) e segue até o dia 1º de fevereiro. A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação solicitada: via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal. O primeiro dia será destinado para Pessoas com Deficiência (PcD), que podem realizar via internet pelo Portal da Educação (acesse aqui), ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. No dia 25 de janeiro, o estudante que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual, quando for do seu próprio interesse ou em razão de ausência da série na unidade escolar a qual concluiu o ano letivo 2021, deverá solicitar a sua transferência diretamente na unidade escolar em que estava matriculado. O calendário de matrícula segue nos dias 26 e 27 de janeiro para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental oriundos apenas da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente via internet no Portal da Educação, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. No dia 28 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já no período de 31 de janeiro e 1º de fevereiro, poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita através da internet, pelo Portal da Educação, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.



Faustão é diagnosticado com Covid-19 e programa é suspenso na Band

Foto: Reprodução

O apresentador Faustão, recém contratado da TV bandeirantes testou positivo para Covid-19 na semana da estreia no seu novo programa. Apesar da confirmação, há filmagens gravadas até a próxima quarta-feira (26). A Bandeirante enviou um comunicado a imprensa informando que o apresentador, apesar de estar com Covid-19, segue com sintomas leves. Ele foi diagnosticado após realizar o exame PCR obrigatório na emissora. “Cumprindo os protocolos determinados pelo corpo médico da Band, Fausto Silva fez o exame PCR para detecção da covid-19 e o resultado deu positivo. O apresentador está assintomático, passa bem e seguirá trabalhando em casa cumprindo a quarentena. As gravações do programa [Faustão na Band] estão suspensas. Como há edições já gravadas da atração até a próxima quarta-feira (26), a exibição não será afetada. O apresentador deve retomar as gravações já no início da semana que vem”.



Você sente muita fome a noite? Nutricionista da Clínica Mais Vida explica os motivos e o que fazer para diminuir

Foto: Divulgação

Evite pular o café da manhã. O seu café da manhã é uma refeição super importante. A primeira do dia. Algumas pessoas relatam não sentir fome nesse período e acabam pulando essa refeição, o que leva a sentirem fome maior no período da tarde para a noite, e muitas vezes por exagerar nesses momentos do final do dia, acaba realmente não sentindo fome pela manhã e isso se torna um ciclo. Comece incluindo um café da manhã leve alguns dias da semana. Como por exemplo: ovos e mamão com aveia, crepioca de queijo, pão integral com queijo e iogurte. A nutricionista da Clínica Mais Vida, Marbele Barbosa Pereira destaca que para passar o dia com disposição e força para as tarefas cotidianas começar o dia com um cardápio nutritivo é a melhor forma de adquirir energia para enfrentar a rotina diária. A especialista também pontua que é importante a inclusão de proteínas nas refeições, fracionando durante o dia é uma boa estratégia já que promove saciedade, podendo incluir no café da manhã, almoço, lanches e jantar. Alguns exemplos de alimentos são os ovos, queijo, frango, peixe, iogurte, leite. Marbele explica que realizar lanches saudáveis de três em três horas auxilia no controle do apetite, evitando que você chegue à mesa para as refeições principais com maior consumo de alimentos devido estar sentindo fome. Os lanches são um bom momento de incluir, fibras, frutas, oleaginosas, as fibras por sua vez é sempre bem-vinda também para auxiliar na saciedade. Portanto, alimentar-se bem tem a ver também com intervalos corretos entre as refeições, com a forma como realizamos cada uma delas e, é claro, com uma dieta rica em alimentos saudáveis e que contemplem nossa necessidade diária. Se tem dúvidas com relação a sua alimentação procure uma nutricionista. Essa especialista com certeza te auxiliará a ter uma vida saudável! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



É hoje! Estrutura do Verão Vip pronta para receber Maiara & Maraísa, Tayrone e Parangolé

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Está quase tudo pronto para o Verão Vip no espaço do Parque de Exposições Gilson Brito, localizado as margens da BA-148 (saída para Livramento). Segundo a empresa responsável pela montagem, a estrutura está 90% concluída. O palco terá atrações como Maiara & Maraísa, Tayrone e Parangolé. "Faremos só os últimos detalhes de afinação de som e luz e parte técnica mesmo", explicam os produtores Edy Show e Só Legal. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

São três ambientes para você curtir: Área Verão; Área Vip e Área Premium. A produção também informa que todas as recomendações do Ministério da Saúde serão respeitadas durante o evento. É importante lembrar que, no dia da festa, o comprovante de vacinação deverá ser apresentado. Além disso, os ambientes contarão com aferição de temperatura e álcool em gel. O evento começa às 21 horas.



Caminhão bate em van, carro capota e sete ficam feridos

Foto: Divulgação l CIPRv

Uma van com sete passageiros bateu em um caminhão na terça (18), na BA-265, Rodovia que liga Barra do Choça à Vitória da Conquista. Segundo informou a Companhia de Policiamento Rodoviário (CIPRv), antes de bater no caminhão, o veículo foi atingido no fundo por um carro. Dentro da van, estavam pedreiros e domésticas que estavam a caminho dos seus respectivos trabalhos em Vitória da Conquista. As vítimas foram socorridas pelo 7º Grupamento de Bombeiros Militar e encaminhadas para unidades de saúde da região. Não foi informado o que teria causado a batida. Após o atendimento pré-hospitalar, duas vítimas foram levadas para unidades de saúde pelos bombeiros; as outras foram conduzidas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).



Israel doa 3 máquinas purificadoras de água às cidades atingidas por enchentes na Bahia

Foto: Divulgação

A embaixada de Israel doou três máquinas de filtragem de água aos municípios baianos afetados pelas chuvas e enchentes em dezembro passado. Os equipamentos, da fabricante israelense NUFiltration, são capazes de purificar água de fontes poluídas. Diretor-presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Antonio Eduardo Matos recebeu os equipamentos na quarta-feira (19). Considerado um equipamento simples, o filtro é operado por manivela e é capaz de purificar até 500 litros por hora - o suficiente para abastecer todas as necessidades diárias de água de 300 a 400 pessoas. O embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine afirma que o objetivo é compartilhar os avanços tecnológicos israelenses no domínio da purificação de água com o governo da Bahia para ajudar a população das cidades afetadas pelas enchentes “Com tecnologia israelense simples e barata, podemos ajudar essas comunidades que estão com dificuldade de acesso à água potável".



Bahia completa um ano de vacinação contra Covid-19 e redução de taxa de mortalidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Há exatamente um ano, em 19 de janeiro de 2021, a Bahia deu pontapé inicial com a vacinação contra a o coronavírus. De acordo com o levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, os efeitos da vacina já apareceram em dezembro de 2021 com a queda na taxa de mortalidade, que foi para 1,44 por 100 mil habitantes. Ainda conforme os dados, em março de 2021, essa taxa era de 23,40 por 100 mil habitantes. Outro dado que aponta a eficiência da vacinação é o número total de internados por conta da doença. Em março de 2021, 7.960 pessoas precisaram ser hospitalizadas em razão da Covid-19. Em dezembro foram 557, uma queda de 93%. Atualmente, 11.163.665 baianos iniciaram o esquema vacinal contra a doença, o que representa 78,3% do público alvo - pessoas com 5 anos ou mais. Deste total, 9.040.834 já tomaram também a segunda dose e 1.811.592 já completaram o esquema vacinal com a dose de reforço.