ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Policlínica municipal de saúde será transferida para a sede da Upa 24h

Paramirim: Motorista de 41 anos morre em acidente na BA-152

No exterior, Rui Costa tenta atrair projeto de energia renovável para indústria baiana

Dois foragidos que viajavam em ônibus são presos pela PRF em Vitória da Conquista

Rede estadual tem aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (18)

Prefeitura de Brumado pretende doar terreno para construção de hospital particular

Pax Nacional promove nesta segunda-feira (18) a 'Festa das Crianças'

Brumado: Em outro ângulo, câmera registra grave acidente na BR-030; veja

Conheça o kit 'Barriga Tanquinho' de Marcelo Esportes

Conquista: Com ajuda de cão farejador, PRF encontra maconha levada em ônibus

RotSat: Conheça o nosso site com 'Menu' de acesso rápido

Brumado: Acidente seguido de engavetamento na BR-030 deixa um morto e vários feridos

Itabuna: Criança morre e homem fica ferido após queda de muro de um colégio

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

Presidente da Alba assume interinamente o governo da Bahia após viagem de Rui e Vice

MP-BA recomenda que Guanambi desalugue prédio da Cultura após erros em licitação

Brumado tem 100,3% de doses aplicadas na população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2020"

Brumado: Dois homens roubam moto de comerciante no Jardim Brasil: Veja o vídeo

Foto: Reprodução

Na tarde de quarta-feira (29), dois homens em uma motocicleta levaram a moto Fan 125 vermelha com placa NYO-4330 da dona de um restaurante. O fato aconteceu na rua Vereador Paulo Chaves do bairro Jardim Brasil, próximo ao Residencial Parque das Palmeiras, em Brumado. No vídeo, os ladrões se aproximam do veículo que estava estacionado na via, um deles sobe na motocicleta, e com o que parece ser uma chave, consegue acionar a ignição e foge. Ainda no vídeo, é possível perceber que a moto utilizada na hora do furto está sem placa, o que dificulta a identificação do veículo e seu proprietário. Após o roubo, o comparsa sai com o veículo tranquilamente seguindo o sentido contrário do outro criminoso. O homem que levou a moto vestia camisa vermelha, calça jeans e capacete branco. A vítima registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia local e pediu providências. A equipe de investigação da 20ª Coorpin iniciou as apurações sobre o roubo, mas até o início da manhã de hoje (30), nenhum suspeito tinha sido preso. Veja o vídeo:



Livramento de Nossa Senhora: Em mais uma ação, Adab apreende carne clandestina em feira livre do município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu cerca de 800 kg de carne, entre elas: bovina e suína impróprias para consumo humano, na última terça-feira (28). A ação foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária e Polícia Militar no comércio varejista do município de Livramento de Nossa Senhora. "Ao coibir o comércio de carne irregular e sem inspeção sanitária em ações de parceria como esta, diminuímos o número de abates clandestinos que abastecem o mercado. Por isso vamos continuar agindo contra a clandestinidade", informou o fiscal da Adab regional, Clemente Fernandes. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o veterinário, já é a terceira vez que a ação é realizada, porém nada mudou. “Não se admite em lugar nenhum o que estamos a presenciar em nossa feira e em nossos mercados. Pessoas vendendo carne até com morotó andando em cima, carne de três cores, carne podre, jogada em tudo quanto é canto. É uma tristeza, uma vergonha”, disse. De acordo com Fernandes, será encaminhado para a Promotoria Pública todos os laudos para que sejam tomadas as devidas providências. Conforme o fiscal, caso as condições não sejam modificadas, tudo indica que o mercado municipal de Livramento será interditado.



Bahia: Ministério da Saúde libera recurso extra para 65 municípios combaterem leishmaniose, chagas e malária

Foto: Reprodução

A Bahia está incluída na lista de estados com municípios beneficiados com recursos extras para reforçar o combate a doenças transmitidas por vetores, como a malária, a leishmaniose e a Doença de Chagas, que ainda fazem muitas vítimas no Brasil. Um total de 65 municípios baianos receberão a verba. Em todo o Brasil serão 434 municípios, de 24 estados. O Ministério da Saúde repassou, no fim de dezembro de 2019, R$ 35,5 milhões em recursos extras para essas cidades. De acordo com a pasta os locais foram escolhidos por apresentarem maior número de casos das doenças nos últimos anos. Com o recurso extra, os estados e municípios poderão reforçar as ações de vigilância para prevenção, controle e eliminação dessas doenças.



Tiroteio gera correria e deixa homem baleado no Centro de Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Um tiroteio deixou um homem baleado e provocou muita correria na Zona Comercial de Vitória da Conquista, por volta de meio-dia de quarta-feira (29). O fato ocorreu entre a Avenida Crescêncio Silveira e a Travessa Laudicéia Gusmão, próxima à movimentada Praça da Bandeira. As informações são do Blog do Anderson. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu a vítima para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Em nota, a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, disse que uma vítima, foi socorrida ao Hospital Geral pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A Companhia também informou que o mesmo não soube dizer o motivo pelo qual foi alvejado.



Brumado: Bandidos levam 8 cabeças de gado ao arrombar fazenda na comunidade de Boa Sorte

Foto: 97NEWS

O dono de uma fazenda sofreu grande prejuízo durante a madrugada desta quarta-feira (29), após ser vítima de mais uma quadrilha que tem atuado sistematicamente em furtos de gado na região. Desta vez o fato ocorreu em propriedade rural de Brumado, localizada na comunidade de Boa Sorte, próximo a Vila Presidente Vargas, quando autores não identificados invadiram a fazenda e furtaram animais do local. Na propriedade, o dono encontrou a fazenda arrombada, tendo os autores, estourado missagras e cadeados e furtado oito cabeças de gado gordas. Alguns dos animais ainda estavam amamentando bezerros, o que trouxe graves problemas aos proprietários. A polícia ainda não tem pistas sobre os autores do furto e qualquer informação pode ser repassada através do telefone 197 da Polícia Civil.

Foto: 97NEWS


Brumado: SMTT altera sentido de via na Rua Hermes Santos

Foto: Divulgação

Esta semana, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou uma alteração no sentido da Rua Hermes Santos, no trecho que cruza com a Avenida João Paulo I. Segundo a SMTT, a medida teve como base a ocorrência de diversos incidentes e condições de insegurança no local. Agentes de trânsito se encontram na via a fim de orientar os condutores e alertar acerca da nova sinalização.



Brumado: Mulher afirma que suspeito invadiu sua casa, e tentou explodir residência abrindo a válvula do gás

Com medo ela preferiu não mostrar o rosto - Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Uma moradora da Rua Chagas Dinis, no bairro São Felix afirma que teve a casa invadida por um suspeito, e o mesmo tentou explodi-la na última semana. Segundo Maria Santos Silva, de 60 anos, ela saiu para ir na casa de uma vizinha em outra rua do mesmo bairro, e trancou a residência. Mas ao retornar, ela se deparou com a casa aberta e um forte cheiro de gás. "Quando cheguei na minha casa, tava um cheiro muito forte de gás na rua, me aproximei e quando tentei ligar a luz da sala, uma vizinha minha me impediu. E quase que eu explodia tudo se eu tivesse ligado o interruptor da lâmpada", conta Silva. Segundo ela, quem entrou na residência não arrombou a porta. "Eu deixei a porta fechada, mas só que há tempos atrás eu aluguei esta casa para outras pessoas, e até então, não havia trocado a fechadura", disse a mulher. De acordo com a vendedora de cosméticos, supostamente a intenção do suspeito era matar ela ou destruir a residência. "Não sei quem foi, mas agora eu já troquei a fechadura. Se ele queria me matar, Deus foi maior", diz. Questionada se ela tem algum inimigo na vizinhança, Maria disse que desconhece, mas que um antigo inquilino ficou com raiva dela por ela ter pedido a casa de volta. "Teve um rapaz que morou aqui, mas eu pedi a casa para ele de volta. Depois disso ele ficou com raiva de mim. Não posso afirmar, ai só a polícia quem vai dizer", esclareceu a vendedora de 60 anos. O fato aconteceu no dia 21 de janeiro.



Mulher é presa em flagrante após tentar matar a mãe asfixiada em hospital

Foto: Reprodução l Vídeo

Um mulher de de 32 anos, foi presa acusada de tentar matar sua própria mãe enquanto estava internada. De acordo com o site G1, o caso aconteceu em um dos leitos do hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, no Maranhão. A vítima foi a idosa Ana Benedita Figueiredo, de 68 anos, que se encontra em estado grave de embolia pulmonar. Enquanto a filha Luciana Paula Figueiredo, tentava asfixiar a própria mãe, acompanhantes de outros pacientes, que perceberam uma movimentação suspeita no leito filmaram a ação e chamaram a polícia. Nas imagens, é possível ver que ela ainda utiliza um lençol para evitar que ela respire. Ana Benedita mesmo frágil tentou reagir com uma das mãos. Para a polícia, a mulher disse ter uma boa relação com a mãe e que a atitude de colocar a mão na boca da idosa era para outro objetivo. A filha foi presa por tentativa de homicídio. De acordo com a Polícia Civil, Luciana teria tentado matar a idosa por estar cansada de cuidar da mãe. Uma seringa encontrada em uma das sacolas da filha, também é outro ponto que é alvo das investigações. A suspeita é que ela pretendia aplicar medicamentos na mãe. 



Bahia não possui caso suspeito de coronavírus, diz Sesab

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nega a informação sobre a existência de caso suspeito de infecção pelo coronavírus no estado da Bahia. A afirmação veio após a existência de um paciente internado no município de Jacaraci, a 165 km de Brumado, com quadro de infecção respiratória e história de viagem ao Japão, com escala nos Estados Unidos. O paciente foi transferido para o Instituto Couto Maia, referência estadual em doenças infecciosas na madrugada desta quarta-feira (29), e segundo a Sesab, a avaliação inicial não preenche critérios para enquadrar como caso suspeito de infecção pelo coronavírus. "Todas as medidas habituais de isolamento para casos suspeitos de infecção por vírus do grupo influenza (H1N1, H3N2, Influenza B) estão sendo tomadas", diz a Sesab. "Ressalta-se que apenas no ano de 2019 foram confirmados na Bahia 1.821 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, com 132 óbitos. Toda a rotina laboratorial para diagnóstico de casos semelhantes está sendo conduzida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA)", diz a nota da Secretaria da Saúde do Estado.


 



Brumado: Homem agride ex-companheira no bairro do Mercado

Foto: Reprodução

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi detido na madrugada de terça-feira (28) por agredir a ex-companheira no bairro do Mercado, em Brumado. Segundo a Polícia Militar, por volta de 00h30 a equipe foi acionada via CICOM porque, segundo vizinhos, uma mulher gritava por socorro na Rua 2 de Julho. Ao chegar no endereço, os policiais se depararam com a vítima chorando e muito nervosa. A mulher alegou aos policiais que foi agredida por seu ex-companheiro durante uma discussão. Diante dos fatos, o agressor foi detido e levado até a Delegacia, onde foi ouvido pelo delegado de plantão e liberado.

.



Santuário de Bom Jesus da Lapa é considerado um dos templos mais exóticos do mundo

Foto: Divulgação

O Santuário de Bom Jesus da Lapa, a 250 km de Brumado, é o único templo exótico do Brasil. A lista com os 12 templos religiosos "Mais Exóticos do Mundo" foi divulgado pelo site melhoresdestinos.com.br. O site destacou a “aparência nada convencional” desses locais e ressalta que a beleza e o jeito “diferentão” desses destinos vão muito além da religião. O Templo de Bom Jesus da Lapa, que fica na região Oeste da Bahia, é o único destino brasileiro da lista, que destaca ainda os mais de 300 anos de tradição da Romaria do Bom Jesus, que já é a terceira em número de visitantes no Brasil, com um público estimado de 700 mil romeiros, perdendo apenas para Aparecida (SP) e Juazeiro do Norte (CE). O santuário também agrega o "Morro do Bom Jesus", um local com mais 90 metros de altura. Além disso, a montanha rochosa possui seis grutas em seu interior que foram descobertas, em 1691.



Fake News: CPMI pretende propor penas mais severas para casos ligados a saúde

Foto: Reprodução

A disseminação de notícias falsas relacionadas a questões de saúde pública vai ser incluída no relatório da CPMI das Fake News, presidida pelo senador baiano Ângelo Coronel (PSD). Técnicos que atuam na elaboração do documento preparam recomendações para prever novas penas ou agravar as penas já existentes para quem divulga dados mentirosos sobre a área. Segundo o site Bahia Notícias, a medida passou a ser discutida após a divulgação de estudos que mostram uma relação entre a desinformação sobre vacinas com o aumento de casos de sarampo no Brasil. Além disso, a propagação do coronavírus no mundo reforçou a preocupação. De acordo com a publicação, o grupo ainda não determinou como isso vai se dar do ponto de vista jurídico. No momento, uma das dificuldades dos técnicos é definir o limite entre a liberdade de expressão e o crime de fato.



Naturopata Dr. Nerilton Sena atende sexta-feira na Pax Nacional

Foto: Divulgação

O Naturopata realiza tratamentos naturais, e entre eles: A Reflexoterapia Magnética, que é uma técnica exclusiva para reequilíbrio energético e desbloqueio dos traumas que causaram as doenças, eliminando as dores físicas e emocionais. O corpo humano, para funcionar adequadamente, deve estar em equilíbrio. É fundamental, por exemplo, que nossa temperatura mantenha-se constante, nossa pressão não se eleve nem caia abruptamente e que nossos batimentos cardíacos mantenham-se em um ritmo adequado. Caso o meio seja alterado, as células não conseguem funcionar adequadamente. Esse líquido é considerado o meio interno do corpo e deve ser mantido em condições de equilíbrio para garantir que as células permaneçam vivas. O conceito de meio interno foi introduzido por Claude Bernard, um fisiologista francês. Segundo esse pesquisador, todos os mecanismos vitais, apesar de serem bastante distintos, apresentam como função primordial manter o meio interno constante. Walter Cannon, um fisiologista americano, criou então o termo homeostase para nomear essas condições internas constantes do organismo. Podemos concluir, então, que a homeostase é a capacidade dos sistemas biológicos de permanecerem em estado de equilíbrio mesmo em condições de constante alteração do meio externo. Essa capacidade é conseguida graças a processos fisiológicos que atuam de maneira coordenada no nosso corpo e impedem que variações no meio interfiram no interior do organismo. Outro tratamento natural bastante recomendado é a Microssemiótica Iridea, que consiste em um diagnóstico de traumas e bloqueios emocionais. O corpo físico é um reflexo das emoções, crenças e pensamentos. Sempre que algo não vai bem, o corpo encontra um meio de sinalizar que há um problema. É assim que surgem as doenças e dores emocionais. Emoções em deficiência ou excesso, resistência às mudanças e padrões limitantes de comportamento, são alguns fatores que levam ao desequilíbrio emocional e desencadeiam doenças. É importante compreender as causas emocionais associadas aos problemas de saúde e identificando o que a doença está sinalizando para, assim, mudar os comportamentos e encontrar a cura para o problema. Através da Avaliação da Iris (Microssemiótica) é possível acessar essas informações Conscientes ou Inconscientes e fazer o tratamento para eliminar fatores Psicossomáticos registrados no Corpo (Especialmente na Coluna). Para saber com detalhes como isso funciona e como desbloquear entre em contato conosco ou marque uma avaliação. Atendimento no escritório da Pax Nacional de Brumado na sexta-feira (31). (77) 3441-3028 / 08000 73 3066. Preço da consulta especial para associados. Dr. Nerilton Sena (CBO 632010).



1º caso de coronavírus suspeito na Bahia foi registrado em Jacaraci

Foto: Divulgação

Um possível caso de paciente com coronavírus está sendo investigado na cidade de Jacaraci, a 165 km de Brumado, no Sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site 97NEWS, o suspeito é um idoso que tinha  retornado recentemente  de uma viagem ao Japão. Ele apresentou os sintomas como febre, tosse e dispnéia. O morador do distrito de Irundiara, zona rural de Jacaraci, estava internado na emergência do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, e foi transferido na madrugada desta quarta-feira (29) para o Hospital Couto Maia, em Salvador. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do município confirmou que um paciente suspeito de infecção pelo vírus “2019-nCov”, foi atendido e mantido em isolamento no Hospital Municipal. Segundo a pasta, a caso em questão se trata de um indivíduo que chegou do Japão no último sábado (25) e apresentou sintomas da Síndrome Respiratória Aguda. "Ressaltamos, que o paciente é Japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o vôo que o trouxe ao Brasil, motivo pelo qual o serviço de saúde municipal emitiu uma notificação epidemiológica". De acordo com a secretaria, todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde foram tomadas de forma imediata pela equipe de saúde do município. "O paciente está estável e já foi transferido, via sistema de regulação, para Salvador, onde serão realizados os exames complementares para definição do diagnóstico". diz a nota. O Ministério da Saúde confirmou mais dois casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Com isso, já são três os possíveis registros de infecção pela nova doença em território nacional. O coronavírus matou 106 pessoas na China e infectou mais de 4 mil.



Brumado: Barragem de Cristalândia volta a transbordar e trás alívio aos moradores de Brumado e Malhada de Pedras

Foto: 97NEWS

Parte da região Sudoeste e Norte de Minas sofre com o maior volume de chuva dos últimos anos. Em Minas Gerais, várias famílias ficaram desabrigadas com as últimas chuvas que caíram na região mineira, principalmente no Norte do Estado. Para alguns, as fortes chuvas trouxe calamidade, mas para outros, é sinônimo de riqueza e renovação. Em Brumado, a Barragem de Cristalândia transbordou mais uma vez. O volume de água ultrapassou a capacidade da barragem, que é de 17 milhões de litros. Em dezembro do ano passado, a população de Malhada de Pedras viveu um extenso desabastecimento devido à forte estiagem. Sensação esta que foi deixada de lado após as fortes chuvas caírem nos últimos dias. Reflexo positivo para o município que depende da água de Brumado para o abastecimento. Além de Malhada de Pedras, a Barragem de Cristalândia atende várias outras localidades no meio rural. Segundo apurou o site 97NEWS, a sangria aconteceu na noite da última segunda-feira (27). A notícia é muito satisfatória e só não é melhor porque ainda não foi oficializada a construção da segunda etapa da barragem, pois, caso estivesse já construída o armazenamento passaria dos 17 milhões de metros cúbicos para cerca de 30 milhões.



TJ suspende tramitação da reforma da Previdência dos servidores da Bahia

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê, entre outros itens, a mudança na previdência dos funcionários públicos do estado, que foi encaminhada pelo governador Rui Costa (PT) à Casa. O texto havia sido aprovado na manhã desta terça-feira (28) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas foi suspendido após o pedido do deputado do Soldado Prisco. Na decisão provisória, a desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel pediu a suspensão por causa da ausência do estudo sobre o impacto financeiro e orçamentário, que segundo o TJ, deveria fazer parte da PEC, além de violações ao Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O Tribunal de Justiça informou que a decisão liminar diz ainda que a proposta ficará suspensa "até que o Governo do Estado da Bahia encaminhe aos parlamentares o estudo financeiro e atuarial, que embasa a sua proposta de reforma". Os deputados da Bahia aprovaram o requerimento de prioridade da PEC no dia 20 de janeiro. Com isso, os prazos regimentais para a tramitação do projeto foram reduzidos pela metade para que ele seja votado mais rápido. Com a aprovação dos deputados, a PEC foi enviada para a Comissão de Constituição e Justiça, onde também foi aprovada e seguiria para a votação em plenário. É necessário a aprovação em dois turnos, com espaço entre cinco sessões entre um turno e outro. Para a PEC ser aprovada de forma definitiva, é preciso que 2/3 dos deputados sejam favoráveis a proposta. Atualmente, o funcionário público estadual se aposenta com 60 anos e a funcionária com 55. Na antiga proposta da reforma, os homens iam passar a se aposentar com 65 anos e as mulheres com 62. Agora, a proposta é de que eles se aposentem com 64 e 61 anos. No caso dos professores, o homem atualmente se aposenta com 55 anos e a mulher com 50. A antiga proposta do governo elevava esse número para 60 anos para os homens e 57 anos para mulher. A nova proposta é de 59 para os homens e 56 para mulheres. O texto antigo falava em contribuição para quem recebe mais de R$ 10 mil. 

 



Aracatu: Professores concursados acusam gestor de desrespeitar decreto municipal

Foto: 97NEWS

O último concurso público realizado no município de Aracatu, a 35 km de Brumado, teve seu resultado final publicado no diário oficial do município no dia 11 de dezembro de 2019. Em contato com a Redação do site 97NEWS, os candidatos relataram que o gestor municipal teria 30 dias úteis de acordo com o decreto de Nº 42899 de 17 de setembro de 2002 para homologar o concurso. Mas segundo eles, ocorre que até o presente momento, o prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD), não conduziu ninguém ao cargo. O que de acordo com os concursados coloca em risco a Jornada Pedagógica 2020, que está prevista para acontecer entre os dias 3, 4 e 5 de fevereiro, e aulas para o dia 6 do mesmo mês. "Fica inviável os novos professores assumirem este ano. Ao que parece o gestor quer mesmo deixar os novos concursados para o próximo prefeito assumir. Ele não é obrigado a nomear ninguém seis meses antes do novo pleito, deixando candidatos aprovados a mercer", relata um candidato. Ainda de acordo com o candidato, existem pessoas dependendo da posse para sustentar a família. "Aprovados no concurso estão passando necessidades. Agora que realizaram seu sonho de ser aprovado, vem um gestor e negligência tudo", afirma. Nossa reportagem tentou falar com a administração municipal de Aracatu, mas não obtivemos sucesso.



Brumado: 90ª Zona Eleitoral convoca eleitores para regularização de pendências

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Eleitores que precisam regularizar a sua situação perante à Justiça Eleitoral devem comparecer ao cartório o quanto antes. O chamado foi feito pelo Chefe do Cartório Eleitoral da 90ª Zona, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, Ígor Araújo. Segundo ele, em todo ano de eleição, 151 dias antes, acontece o fechamento do cadastro eleitoral. “Ou seja, é o último dia para que os eleitores possam tirar títulos, fazer transferências, emitir a primeira via do seu documento, porque esse período de 151 dias é o período que a justiça eleitoral faz a depuração do cadastro e vai preparar os dados dos eleitores para que eles possam constar na urna eletrônica e nos cadernos de votação”, explicou Araújo. Em Brumado, o cartório eleitoral fica localizado na Avenida João Paulo e os eleitores podem comparecer ao local das 8h às 18h, de segunda a sexta, para regularizar as suas pendências.

 



Hanseníase - quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura

Foto: Divulgação

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. A hanseníase pode se apresentar com manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras com alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração. Explica Dra. Stephane Spínola, que quando o nervo de uma área é afetado, surgem dormências, perda de tônus muscular e retrações dos dedos, com desenvolvimento de incapacidades físicas. Nas fases agudas, podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos, cotovelos e pés. A hanseníase tem cura! Qualquer lesão suspeita deve ser investigada. A Clínica Mais Vida tem o profissional especializado para tratamento e cura. Agende a sua consulta pelos telefones: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755  /  (77) 99180-9496 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Menor que furtou mercearia no Irmã Dulce volta a agir novamente no bairro São Felix

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na noite da última segunda-feira (27), Policiais Militares da 34ª CIPM de Brumado apreenderam mais uma vez, um menor de 14 anos que na madrugada da última sexta-feira (24), havia furtado um estabelecimento comercial no bairro Irmã Dulce. Na ação, o menor foi apreendido com cerca de R$ 1500 em espécie e o celular da vítima. Por ser menor, ele foi ouvido pela autoridade policial da 20ª Coorpin e liberado após a mãe assinar um termo de compromisso e responsabilidade. Não contende com a última ação, o menor acompanhado de outro infrator, foi detido mais uma vez em uma ação no bairro São Felix. Segundo informou a Polícia Militar ao site 97NEWS, após informações via CICOM, na qual moradores relataram que um comércio do bairro estava sendo furtado por dois suspeitos, a guarnição da PM foi encaminhada até a localidade, onde de imediato, os policiais encontraram dois menores em cima do telhado do estabelecimento. Ao realizar abordagens nos menores infratores, a PM localizou com eles, certa quantia em dinheiro não divulgada pela autoridade policial. Além disso, o telhado do comércio havia sido danificado durante a entrada dos menores. Diante dos fatos, a guarnição conduziu os menores junto com o material apreendido a delegacia de Brumado. Após serem ouvidos, os menores foram liberados aos responsáveis, mas vão responder por ato infracional de furto.