ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

Presidente da Alba assume interinamente o governo da Bahia após viagem de Rui e Vice

MP-BA recomenda que Guanambi desalugue prédio da Cultura após erros em licitação

Brumado tem 100,3% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose

Bahia: Menino de 11 anos cria simulador para jogos de celular com materiais recicláveis

SSP-BA recebe empresas para contratação de câmeras corporais

Psicóloga Paula Machado aborda o tema: Sabemos lidar com as perdas?

Brumado: Um ano depois, 'funileiro' termina veículo inspirado no modelo WT

Operação Nossa Senhora Aparecida: PRF apreende cerca de R$ 2,5 milhões em drogas nas estradas da Bahia

Brumado: Após bloqueio de moradores, SMTT remove pneus de via no Apertado do Morro

Bahia: No combate a violência doméstica e tráfico de drogas, Polícia deflagra ação no interior

Brumado: Presidente da Câmara é vítima de fake news e denuncia crime à Polícia Cívil

STF derruba lei que liberava venda de remédios para emagrecer

Salvador: PM apreende armamento e drogas durante evento de paredão

Durante live, Bolsonaro volta a defender 'kit covid'

Bahia: Cerca de 14 mil processos de suspensão de CNHs serão arquivados

Brumado: Sindsemb homenageia os professores com mensagem de agradecimento e valorização

STJ autoriza retorno de Maurício Barbosa ao cargo de delegado da PF

Major Leila Silva realiza visita institucional a presidente da Câmara de Brumado

Brumado: TOR apreende produtos eletrônicos sem nota fiscal na BR-030



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

Mulher é espancada pelo companheiro com peso de musculação em Jacobina

Foto: Reprodução l Augusto Urgente

Uma mulher de 29 anos foi socorrida pela Polícia Militar no início da tarde desta segunda-feira (21), no bairro Felix, em Jacobina, após ser agredida pelo seu companheiro. Ela foi levada para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho com lesões no rosto, mas consciente, orientada e estável. O homem, que não teve o nome divulgado, está sendo procurado pela Polícia Militar. Segundo a polícia, Aline Tinel, 29 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na Rua São Domingos. De acordo com populares, a mulher foi atingida no esposo e rosto com um "halter", um peso de musculação de academia, sofrendo cortes e suspeita de fraturas. À polícia os moradores disseram que ouviram gritos de socorro e quando saíram na rua se depararam com Aline irreconhecível perdendo bastante sangue. A PM realizou buscas ao acusado, mas sua prisão ainda não aconteceu. Também não foi divulgado o estado de saúde da vítima.



Na contramão da oposição brumadense, secretário estadual da Fazenda fortalece tendência da privatização da Embasa

O secretário estadual da fazenda, Manoel Vitório confirmou a tendência de privatização da Embasa (Foto: Divulgação)

A Embasa se tornou a pauta principal da imprensa brumadense nos últimos dias, já que rumores e discussões sobre uma possível privatização da concessão dos direitos de exploração dos serviços de água e esgoto no município acabaram indo para o terreno da política, com discursos favoráveis e contrários. Alvo de uma grande insatisfação popular, a Embasa não teve a concessão renovada pela administração municipal, que, inclusive já anunciou uma licitação para as empresas que queiram disputar a exploração, sendo que a própria Embasa poderá participar. Então nesse esteio da possível privatização, que foi tão atacada pela oposição em discursos e nas redes sociais, uma declaração do secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, feita na manhã desta segunda-feira  (21), ao Bahia Notícias e à Rádio Metrópole, vem comprovar que os oposicionistas estão na contramão da história, já que, segundo o próprio secretário “o estado não pode abrir mão de analisar  a concessão para inciativa privada da Embasa”, o que acabou corroborando para dar ainda mais musculatura à possibilidade cada vez mais próxima da realidade da privatização da empresa na Bahia. “Não tem nenhum estudo elaborado sobre isso, [mas] o estado não pode abrir mão de analisar nenhum tipo de ativo dele. Nada, mas tem que ser uma coisa muito bem elaborada. No caso da Embasa estamos lidando com o bem mais valioso que é a água. [...] Se for tocar em algo como a Embasa, tem que ser um plano estruturado. [...] Pensar em algo estruturante que o governo não deixe de ter um controle sobre esse bem que é precioso, acho que é importante. Estamos analisando sim diversos tipos de ativos do Estado, mas com relação a um projeto da Embasa não há nada de concreto ainda”, declarou. No final do ano passado, a revista Veja noticiou que o governador Rui Costa (PT) planejava conceder setores da Embasa para a inciativa privada e, agora, com essas novas declarações do secretário Manoel Vitório essa possibilidade parece realmente muito possível, já que o governo do estado estaria no “vermelho” e, com a venda da parte majoritária da Embasa iria se fazer caixa para outras ações tidas como prioritárias. Vale ressaltar que a tendência, até a nível mundial, é que esses serviços essenciais sejam mesmo privatizados, assim como aconteceu com a Coelba, isso pode ser uma questão de tempo. Então, diante disso, a defesa da não privatização se mostra um grande contrassenso.



Prefeitura de Brumado divulga lista do sorteio eletrônico das vagas das escolas municipais

O sorteio aconteceu na manhã desta segunda-feira (21) na sede da prefeitura municipal de Brumado (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O sorteio eletrônico para as vagas nas escolas da rede municipal de Brumado aconteceu nessa manhã desta segunda-feira (21). O processo que foi realizado com muita seriedade e transparência pela Secretária de Educação juntamente com a empresa WSouza que trabalha com sistema Paulo Freire, contou com as presenças do Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, diretores das escolas concorridas, equipe da SEMEC e da mídia local. Segue em anexo a relação dos sorteados e as respectivas escolas (Confira a lista). Vale ressaltar que, caso tenhamos alunos sorteados com distorção idade/série, estes serão encaminhados para turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos).



Brumado: Superintendência de Trânsito inicia vistoria na frota regular de táxi

Foto: 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) começou a vistoria obrigatória dos táxis do município. O serviço é realizado no pátio da prefeitura municipal, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Segundo o órgão de trânsito, durante a fiscalização, são observados itens como o estado físico dos veículos e a documentação exigida para que possam circular pelas ruas. No ato da vistoria, os permissionários devem apresentar certificado da última aferição, licenciamento atualizado e outros itens. É preciso que o motorista leve documentos pessoais, como comprovante de residência, carteira de identidade e de habilitação. Segundo a SMTT, está sendo cobrada durante a inspeção a capacitação técnica do condutor, com base em lei federal, a qual foi disponibilizada pela própria Superintendência. "A vistoria é anual e, caso adquira um novo veículo, o taxista tem de passar por uma nova inspeção", alertou Jansen Ricardo, coordenador do órgão. De acordo com a SMTT, quem não fizer a vistoria e a capacitação técnica não terá alvará em 2019. Por tanto, todos devem passar pela avaliação, sob a pena de perderem alvará para funcionamento.



Brumado: advogado cria polêmica sobre a função de vereador e sobre os preços de bebidas e comidas em evento musical

As citações acabaram tendo uma forte repercussão em Brumado (Fotocomposição: 97NEWS)

A pressão sobre a classe política vem aumentando muito nos últimos tempos o que vem promovendo uma nova atmosfera sobre os que exercem cargos públicos. Alavancada pela forte onda de corrupção que assolou o país, a população está muito mais atenta ao que acontece no cenário político, ainda mais agora com a febre das redes sociais. Trazendo para a esfera local, uma postagem feita no Facebook pelo advogado criminalista Dr. Tiago Amorim na qual ele coloca em xeque a função do vereado, a qual teve uma forte repercussão, que acabou atingindo os membros do parlamento de forma indireta, como se eles estivessem num “paredão”.  Em sua postagem o advogado cita que “dar mandato de vereador para pessoas desqualificadas é igual entregar carro para bêbado sem habilitação!”. A citação é ácida e foi vista como uma forte insinuação sobre a qualidade da vereança em Brumado. Só que o criminalista não parou por aí e acabou “carregando as tintas” numa severa crítica a um evento musical que aconteceu neste domingo (20) na cidade. Em tom duro ele disparou que “Brumado é assim, demora um tempão para fazer uma festa boa, paga caro no ingresso, e quando traz o consumidor é lesado. Será que eles pensam que somos o quê? Só o Ministério Público para resolver essa situação!”. A crítica, segundo ele, vem refletir a grande insatisfação do público que teria ficado muito insatisfeito com os altos preços dos produtos. As postagens acabaram tendo um viés político, já que o advogado não vem escondendo a sua intenção em disputar a cadeira de prefeito em 2020.

A citação colocou em dúvida a credibilidade dos vereadores em Brumado (Reprodução Facebook)


Advogado Irenaldo Muniz assume assessoria jurídica do Sindsemb

O advogado Irenaldo Muniz (direita) ao lado do presidente do Sindsemb Jerry Adriano Garcia (Foto: 97NEWS)

Visando o retorno da credibilidade e dos ideais do sindicalismo o Sindesemb – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado, inicia o ano de 2019 com muita determinação e pronto a enfrentar os desafios que virão pela frente. Com uma nova diretoria e agora tendo como presidente do guarda civil municipal Jerry Adriano Garcia, a instituição já está cumprindo a sua agenda positiva e, dentre as várias ações, uma chamou a atenção que é o fortalecimento do setor jurídico. Então, nesse contexto, foi contratado o advogado Irenaldo Muniz, que já assumiu o cargo. O 97NEWS esteve na sede do sindicato na manhã desta segunda-feira (21) e falou com o advogado que expressou que “estamos aqui para desenvolver um trabalho moderno, dinâmico e que venha atender da forma mais ampla possível o interesse dos servidores públicos municipais de Brumado” e ainda destacou que “agradeço a confiança e vamos unir as forças para solidificar o Sindsemb”. Muito confiante, o presidente Jerry Adriano também citou que “é uma honra para nós termos em nossa equipe um profissional do mais alto gabarito como Irenaldo, tenho a certeza que fizemos a escolha certa”.



Na luta contra as fake news, WhatsApp limita reenvios de mensagens a 5 destinatários

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O aplicativo de conversas WhatsApp está limitando para cinco o número de vezes que um usuário pode reenviar um texto, em uma tentativa de combater disseminação de informações falsas e rumores, afirmaram executivos da companhia nesta segunda-feira (21). Segundo o G1, os usuários de dispositivos Android receberão a atualização primeiro, a partir desta segunda, e depois o novo limite também será disponibilizado para aparelhos Apple. Anteriormente, um usuário do WhatsApp poderia reenviar uma mensagem para 20 outros usuários ou grupos. O limite de cinco reenvios expande para nível global uma medida que o WhatsApp colocou em prática na Índia em julho, depois da disseminação de rumores em mídias sociais que levaram a assassinatos e tentativas de linchamento. O WhatsApp, que tem 1,5 bilhão de usuários e foi comprado pelo Facebook em 2014, está tentando encontrar formas de impedir o uso indevido do aplicativo, em meio a preocupações globais de que a plataforma está sendo usada para disseminar notícias falsas, fotos manipuladas, vídeos fora de contexto e boatos transmitidos por mensagens de áudio. A encriptação de ponta a ponta do aplicativo permite que grupos de centenas de usuários troquem textos, fotos e vídeo fora do alcance de checadores de fatos ou mesmo da própria plataforma.



Rui Costa é entrave no PT a um acordo para ajudar reeleição de Maia, diz coluna

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fortalecido após sua reeleição, desponta como um dos maiores entraves no partido a um acordo para ajudar Rodrigo Maia (DEM-RJ) a se reeleger como presidente da Câmara dos Deputados, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. A Bahia foi o estado em que o PT mais elegeu deputados federais. Mediador das várias correntes petistas, o deputado José Guimarães (PT-CE) disse que a posição do partido na disputa pelo comando da Câmara e do Senado dependerá de compromissos com a independência do Congresso, uma pauta autônoma em relação à do governo e oposição a medidas ultraliberais.



‘Justiça do Trabalho pode ser extinta por inanição’, diz presidente da OAB-BA

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Fabrício de Castro Oliveira falou, na manhã desta segunda-feira (21), sobre a ameaça do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de acabar com o Judiciário trabalhista. “A Justiça do Trabalho pode ser extinta de duas formas, por lei ou por inanição, pela diminuição, cada vez maior, do número de processos. Nós da advocacia devemos estar atento a esse movimento e lutar pela sobrevivência desta Justiça que é tão importante para toda a sociedade”, declarou, em entrevista à midia estadual. A declaração do presidente da OAB-BA ocorreu durante protesto dos advogados baianos contra o fim da Justiça do Trabalho. O ato acontece na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Comércio, em Salvador.



Ituaçu: Após ter arrombado residência na zona rural, homem é preso com arma e os produtos do roubo

A arma e os objetos apreendidos foram trazidos para a sede da 20ª Coorpin em Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta de 13h45m deste sábado (19), uma guarnição da 34ª CIPM de Ituaçu diligenciou para averiguar um arrombamento de residência no povoado de Lagoa da Laje, onde constatou a ocorrência do crime.  Em diligência nas adjacências, localizaram a casa do suspeito, local em que foram encontrados os objetos furtados, além de uma arma calibre 36. Por essa razão, o homem, os objetos e a arma foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, para fins da lavratura do auto de prisão em flagrante e de outras medidas.



Contendas do Sincorá: suspeito de tráfico é preso pela Polícia Militar com maconha, cocaína e dinheiro

As drogas e todo o material apreendido foi trazido para a 20ª Coorpin em Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

O tráfico de drogas cresceu de forma assustadora em toda a região sudoeste, inclusive nas cidades menor porte, onde, constantemente, são feitas apreensões e prisões pela Polícia. Na tarde deste sábado (19), uma nova ocorrência foi registrada, desta feita, no município de Contendas do Sincorá, onde, por volta de 17h30min, guarnições da 34ª CIPM, em cumprimento à determinação do comando da unidade, procederam com averiguações e  detiveram um indivíduo suspeito de comercializar entorpecentes em um bar situado na Rua Mafílio Dias. Após diligências, foram encontradas 640 (seiscentos e quarenta) trouxinhas contendo uma erva similar à maconha, acondicionados em 32 sacos maiores, 251 (duzentos e cinquenta e uma) gramas de  um pó branco análogo a cocaína, acondicionados em 6 embalagens com 28g cada e outras 3 embalagens maiores que juntas totalizaram 83 g, 972,00 (novecentos e setenta e dois) reais em espécie, 1 aparelho celular Samsung galaxy on7, 1 (uma) balança de precisão, 2 facas e embalagens plásticas comumente utilizadas para embalar entorpecentes. Diante disso o indivíduo e todo o material foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes.



Ministro anuncia a concessão da Fiol, ferrovia que liga Caetité ao porto de Ilhéus

Foto: Reprodução l Agência Sertão

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas anunciou o que chamou de "retomada do transporte ferroviário" com a concessão de três novas ferrovias. Entre elas está a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), uma linha de integração entre Caetité e Ilhéus para março. "Com essas ações, a participação do modo ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025", afirmou o ministro. As concessões foram prometidas entre 2019 e o início de 2020. 



Secretária Municipal de Saúde de Brumado parabeniza todos os farmacêuticos pela passagem do seu dia

Foto: Reprodução

A data em homenagem aos farmacêuticos foi proposta inicialmente em 1941, partindo do Farmacêutico Oto Serpa Grandado. O dia e mês foram escolhidos tendo como referência a data de fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que na época era considerada a maior instituição que representava a categoria no Brasil. Muitos anos depois, em 2007, o CFF reconheceu o dia 20 de janeiro como o Dia Internacional do Farmacêutico (Resolução CFF 460/07). E em 2010, essa data foi definitivamente oficializada em todo o Brasil através da Lei Federal 12.338/2010.E para celebrar essa data. A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado aproveita para parabenizar todos os farmacêuticos brumadenses e os de toda a microrregião, pela passagem do seu dia. Os farmacêuticos são peças extremamente importantes na construção de um modelo de saúde que a sociedade espera, por isso, ficam aqui todos nossos reconhecimentos.



Eclipse com 'superlua' será visível em todo o Brasil

Foto: Reprodução l G1

Na madrugada da próxima segunda-feira (21), o Brasil poderá ver um eclipse lunar total – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. Segundo o G1, o fenômeno será parecido com o visto em julho de 2018, mas poderá ser observado por mais tempo em todas as cidades do país. O eclipse começa à 00h36 (21h36 de Nova York). O fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua tem início à 01h33 (22h33 de Nova York). Às 03h12, o satélite estará na fase total máxima. A fase parcial segue até às 04h50 (01h50 de Nova York) e tudo termina às 5h48. Diferente de um eclipse solar total – quando o que é "escondido" é o Sol – a observação da versão lunar não exige um óculos de proteção. A visão da Lua é a olho nu. Um binóculo ou uma luneta simples podem ajudar. É mais fácil de assistir em áreas menos iluminadas – campos e praias – e com o horizonte livre.

 

 



Tudo pronto para o maior evento de 2019: 'Brumado Privilege' com Gusttavo Lima, La Fúria e Donas do Bar

Foto: Divulgação

E aí, já está ansioso para a festa mais badalada do início do ano? Se a reposta for positiva, temos aqui mais um bom motivo para você não perder tempo e já garantir o seu passaporte. Acontece no Parque de Exposições Gilson Brito, neste domingo (20), uma das mais esperadas festas de Brumado e região, o “Brumado Privilege”. E para ficar ainda melhor, o público brumadense poderá contar com uma atração pra lá de especial: Gusttavo Lima! Isso mesmo! Se você é fã do sertanejo poderá curtir, contando seus maiores sucessos em um show emocionante e que promete ser inesquecível! O público poderá contar com open bar de cerveja, água e refri. Também haverá o Backstage com Vodka Absolut, Whisky Chivas Regal, Devassa Puro Malte, água e refri. O evento terá início às 17h com a Banda La Fúria. Em seguida a banda Donas do Bar entra no palco e, finalizando o evento tem o mineiro, Gusttavo Lima. Brumado Privilege realização: Nacional Entretenimento e Edy Show. Vai ser mais do que especial!



Guanambi: Prefeitura desmonta invasão de área pública e amplia acesso de via

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Guanambi realizou no final da tarde de sexta-feira (18) uma operação de desobstrução de área pública invadida, que estava causando lentidão no trânsito e risco de segurança para transeuntes, populares e comerciantes da região próximo do Posto Guarujá, via de acesso ao Bairro BNH. Com a determinação do Prefeito em exercício Hugo Costa, que tomou conhecimento da invasão da área, e também de inúmeras queixas de moradores locais e comerciantes, os fiscais da Prefeitura, realizaram a retirada da edificação irregular, assim como a desobstrução e limpeza total da área, que irá ampliar o acesso e assegurar maior segurança até o Bairro. Reafirmando as denuncias de populares, de que no local estariam sendo praticados variados delitos, como exploração sexual, consumo de drogas e bebidas alcoólicas, a equipe realizou o registro no interior do ambiente, de utensílios para uso de entorpecentes e muitas garrafas de bebidas. A via passará futuramente por melhorias de terraplanagem, iluminação  e urbanização do acesso. 

 



Após aprender ginástica olímpica na internet, baiano de 11 anos é aprovado no Bolshoi

Foto: Reprodução l Instagram

Sem nunca ter feito aulas de balé, o baiano Gabriel Serrano, de 11 anos, foi aprovado no Bolshoi, no ano passado, e está prestes a se mudar para Joinville (SC), onde está localizada a sede da escola no Brasil. Para isso, a mãe dele, que é confeiteira, desenvolveu uma série de atividades para arredar dinheiro. Além da viagem, o montante irá custear os primeiros dias da família na nova cidade. Gabriel é do município de Seabra, na Chapada Diamantina. O garoto prodígio e os outros dois irmãos - um menino de 14 anos e uma menina de 16 - irão começar uma nova vida, ao lado da mãe, Andrea Serrano. Segundo o G1, a nova rotina inclui, além das aulas no Bolshoi - que são restritas a Gabriel -, outras escolas e uma casa nova. Gabriel viaja no dia 1º de fevereiro. As aulas no Bolshoi e na nova escola começam no dia 11. No dia 21, os irmãos do menino e a mãe dele se mudam. Neste começo, Andrea Serrano estima precisar de R$ 10 mil. Além de vaquinha virtual, um jantar beneficente e outras atividades foram criadas para arrecadar o dinheiro. Na internet, mais de R$ 7 mil já foram doados. A mãe de Gabriel conta que, apesar de nunca ter feito aulas de balé, o garoto faz atividades musicais, teatrais e físicas, como circo, há mais de 5 anos. 

Jhonatan de Araújo foi selecionado no Bolshoi — Foto: Arquivo Pessoal

Como se não bastasse, o menino aprimorou o potencial físico com movimentos de ginástica olímpica, que desenvolveu sozinho após assistir vídeos na internet. De acordo com o G1, o talento do menino foi reconhecido pelo Bolshoi no ano passado. Uma amiga da família, que tem uma escola de dança em Seabra, sugeriu que Gabriel participasse da seletiva, junto com uma aluna dela. A professora acompanhou os meninos. Contudo, somente Gabriel passou. A conquista do garoto é motivo de orgulho para a família, em especial para a mãe coruja. Além de Gabriel, um outro garoto baiano foi selecionado no Bolshoi, sem nunca ter feito balé. Ele participou da primeira seletiva de última hora. A irmã iria concorrer a uma vaga, mas a família se atrasou e a menina perdeu a seletiva. Com isso, surgiu a ideia de inscrever o garoto. Jhonatan de Araújo, de 10 anos, mora em Salvador com os pais e três irmãos. A família também vai se mudar para Joinville (SC) neste ano. Para conseguir o dinheiro necessário, eles montaram um esquema parecido com o da família de Gabriel: uma vaquinha virtual. A vaquinha, que será encerrada na segunda-feira (21), tinha o objetivo de arrecadar R$ 10 mil. Contudo, mais de R$ 38 mil já foram doados para a família.

 



Advogado brumadense sofre grave acidente na BA-148 próximo ao antigo 'Tocos'

Foto: 97NEWS

O advogado brumadense Givanei Lima Dias, sofreu um grave acidente automobilístico, na manhã deste domingo (20), por volta das 05h30, na BA-148, em Brumado, e está internado no hospital Professor Magalhães Neto. Segundo a polícia, o advogado seguia de Brumado a zona rural do município, quando chocou na traseira de uma retroescavadeira que também seguia sentido Brumado à comunidade de Lagoa Funda. O impacto da batida foi tão forte que o carro foi arremessado para fora da pista e ficou completamente destruído. Givanei e mais três ocupantes, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridos por uma equipe do SAMU 192, e levados em seguida para a unidade de saúde. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e controlou o trânsito. A PRE informou ainda que vai apurar as causas do acidente.



“Não haverá privatização da Embasa em Brumado, estão querendo confundir a população com sofismas e até poesia”, afirma prefeito

O prefeito Eduardo Vasconcelos prestou os esclarecimentos do posicionamento da administração municipal em relação à Embasa (Foto: 97NEWS)

Devido ao impasse que se estabeleceu e se intensificou nos últimos dias entre o município de Brumado e a Embasa referente à renovação do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, inclusive tendo ido para o solo da política, devido à realização. nesta semana, de uma audiência pública, onde várias lideranças promoveram discursos mais acalorados em defesa da empresa, a sociedade brumadense acabou ficando confusa sobre o futuro do abastecimento em Brumado. Vale ressaltar que a insatisfação com a empresa é grande, o que pode ser comprovado em uma breve consulta à mídia regional sobre esse tema. Buscando esclarecer o posicionamento da administração municipal, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), divulgou um vídeo na manhã deste sábado (19), no qual ele foi enfático ao afirmar que “primeiramente estão querendo confundir o povo de Brumado, pois, em momento algum, se falou em privatizar a Embasa, que, inclusive é uma empresa de economia mista, mas sim em validar em sua integralidade o contrato de concessão, onde reza que a empresa detentora tem que ser responsável pela capitação, tratamento e distribuição de água, como também, consequentemente, promover o serviço de recolhimento das águas usadas, ou seja, dos afluentes líquidos, que nada mais é do que o tão sonhado esgotamento sanitário, o qual, até hoje vem sendo feito pelas administrações municipais”. Dando continuidade à sua narrativa, o chefe do executivo brumadense explanou que “então vamos fazer uma rápida retrospectiva. A primeira concessão foi feita no ano de 1971 e, ao longo desses quase 50 anos, a Embasa ficou com a parte lucrativa, o filé, que foi vender água para a população; mas os ossos, que é o esgotamento sanitário, a parte mais onerosa, mas também de tanta relevância para a vida humana, ela não fez, deixando para o município fazer. Nesse tempo várias tentativas foram feitas, especialmente a partir de 2005, mas nenhuma logrou êxito”.

A ampliação da Barragem de Cristalândia também está inclusa no projeto de renovação da concessão (Foto: Wikipédia)

Vasconcelos ainda fez questão de declarar que “como o quadro estava sendo carregado com as tintas das incertezas, sabedores que a concessão iria vencer em 2017, oficiamos a Embasa comunicando que o município não tinha mais interesse em manter o contrato daquela forma, pois os serviços estavam deficitários, o que facilmente é comprovado pela nossa população” e subindo o tom disparou que “então, porque só agora, que a concessão não foi renovada que vem a empresa realizar uma audiência pública para avisar a população que vai realizar o esgotamento da cidade. Isso é muito estranho, soa a sofismas com estrofes poéticas, as quais o povo de Brumado já identificou”. Ele ainda destacou que “quero deixar bem claro que não é privatização, mas sim a renovação da concessão por meio de uma licitação pública, que envolve além da construção do sistema de esgotamento, a elevação da crista da Barragem de Cristalândia. O contrato estabelece o devido escalonamento dos serviços e, caso a empresa vencedora não cumpra, ela perderá imediatamente os direitos da concessão”. E finalizou de forma taxativa ao pontuar que “é importante que a Embasa participe da licitação, mas, agora, não podemos deixar de lamentar que um tema tão importante para o povo de Brumado tenha se tornado um palanque político, com declarações tão desapegadas da verdade. Continuo sim defendendo que água é, e sempre continuará sendo vida. A nossa população não quer defensores da Embasa, que não vem cumprindo o seu papel social, mas que se defenda o que é certo, que defenda os interesses do município que está acima de todos nós”. Confira abaixo o vídeo:  



Ituaçu: suspeito de tráfico consegue fugir da Polícia; drogas foram encontradas na residência

As drogas apreendidas foram trazidas para a 20ª Coorpin em Brumado (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

As ações de combate ao tráfico de drogas operacionalizadas pela 34ª CIPM vêm sendo intensificadas de forma acentuada, o que vem causando um duro golpe nesse tipo de crime, o qual é um dos mais praticados na região. Dentro desta agenda positiva, mais uma ação foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (18), por volta das 18h10m, onde o Grupamento D do PETO, após ser comunicado por meio do CICOM de uma denúncia anônima de que na localidade de Lagoa da Laje, zona rural de Ituaçu, se dirigiu ao local e chegando à residência do denunciado, o mesmo ao perceber a aproximação dos policiais, empreendeu fuga pulando o muro dos fundos da casa e tomando destino ignorado. Após uma busca na residência foi encontrado uma balança de precisão; um saco plástico acondicionado uma substância análoga a cocaína pesando aproximadamente 50g; três trouxas de substância análoga a maconha; dois cigarros de maconha e um pino vazio que continha vestígios de substância análoga a cocaína. Todo material foi apresentado na 20ª COORPIN para serem tomadas as medidas cabíveis.