ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2017"

Retratos da Seca: Cerca de mil motoristas foram cadastrados na Operação Carro-pipa

A sede do TG de Brumado ficou repleta de pipeiros de toda a região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como vem acontecendo nos últimos anos, os períodos de estiagem vêm sendo intensos e, com isso, a população rural de Brumado e região vem sofrendo com o desabastecimento e, somente por meio de carros-pipa é que a situação pode ser amenizada. Diante disso, todos os anos é realizada pelo Exército Brasileiro, a Operação Carro-pipa. Nesse sentido o primeiro passo é o cadastramento dos veículos, para atestar que eles estão dentro das normas estabelecidas. Nesta semana, o cadastramento se iniciou em Brumado tendo como locais a sede do Tiro de Guerra de Brumado e o Parque de Exposições Gilson Brito, onde foram feitas as vistorias. Um dos dados que chamou a atenção é que desta feita quase mil motoristas de 59 cidades da região se cadastraram, principalmente das cidades de Brumado, Jequié e Vitória da Conquista, o que é um reflexo direto da crise que fez com que o desemprego aumentasse. Foi feita a devida inspeção nos caminhões e também avaliado os documentos dos condutores. A inspeção foi realizada pelos atiradores do TG de Brumado (foto abaixo).

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)




Temer é pressionado a indicar Moro para o STF

(Foto: Reprodução)

Após a confirmação da morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, o presidente Michel Temer passou a sofrer pressão de amigos e até de alguns ministros mais próximos para pensar na possibilidade de indicar o juiz Sérgio Moro, em substituição ao relator da Operação Lava Jato no STF. Ainda que não faça opção por Moro, o presidente deve caprichar na escolha, apostam seus auxiliares. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. O presidente não adota decisões apressadas, tampouco quis tratar do assunto. Mas ouviu as ponderações pró-Moro com interesse. A escolha do substituto de Zavascki é fundamental: o novo ministro vai herdar a relatoria da Operação Lava Jato, no âmbito do STF. A possibilidade do juiz federal Sérgio Moro no lugar de Teori Zavascki já viralizou nas redes sociais. Praticamente uma unanimidade nacional. Amigos alegam, em mensagens a Temer, que Sérgio Moro no STF mostraria a isenção do presidente em relação à Operação Lava Jato.



Prestes a divulgar relatório da Lava Jato, Teori Zavascki morre em acidente aéreo

De acordo com os bombeiros, o avião permanece submerso e três pessoas estão presas nas ferragens. Não há informações até o momento sobre demais ocupantes (Fotos: Reprodução)

O ministro Teori Zavascki, 68, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, morreu na tarde desta quinta-feira (19) em um acidente de avião na costa de Paraty (RJ). A informação foi confirmada pelo filho do ministro. O Corpo de Bombeiros do Rio confirmou que ao menos três pessoas morreram na queda. De acordo com os bombeiros, o avião permanece submerso e três pessoas estão presas nas ferragens. Não há informações até o momento sobre demais ocupantes. A capacidade da aeronave é de sete pessoas, incluindo tripulantes. Juiz da corte desde 2012, ele era responsável pelos casos da Lava Jato que envolvem pessoas com foro privilegiado, como congressistas e ministros. A aeronave, prefixo PR-SOM, havia saído do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01. Segundo a Infraero e Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ela pertence à Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras, dona do hotel Emiliano.



Brumado: Polícia Militar realiza mega blitz na cidade em véspera de feriado de São Sebastião

A ação foi bem abrangente, sendo apreendido um grande número de motocicletas (Fotos: 97NEWS)

Os municípios que têm como padroeiro São Sebastião, ou como no caso de Brumado, o tem como patrono, esta sexta-feira (20) será feriado. Visando dar ainda mais tranquilidade para os brumadenses, a 34ª CIPM está realizando durante toda essa quinta-feira (19) uma mega blitz em toda a cidade. A ação faz parte do projeto de intensificação do combate à criminalidade no município no ano de 2017. Um dos aspectos mais representativos das blitzes é a grande quantidade de motocicletas que são apreendidas durantes as ações. 



Brumado: Decreto 4920 divide opiniões e acaba promovendo um grande debate sobre trabalho e cultura

O Decreto Municipal 4920 promoveu um grande debate sobre cultura e trabalho (Fotomontagem: Daniel Simurro | 97news)

O significado do termo segregar na sua forma mais simples seria causar separação e foi justamente isso que o Decreto Municipal 4920, assinado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, fez, pois disparou o gatilho da separação entre os amantes e viciados em trabalho, os populares “workaholics” e os defensores da cultura. A semente da discórdia foi plantada no solo fértil da insatisfação dos apaixonados pela festa momesca pela própria “caneta” do gestor, que assinou o decreto que promoveu que os dias de Carnaval em Brumado serão, no âmbito público municipal, dias normais de trabalho, ou seja, até o feriado nacional da “terça-feira gorda” será trocado pelo labor. Na outra extremidade estão os que são contra o Carnaval e os “workalolics” que aplaudiram a decisão, ainda mais nos tempos de forte crise econômica, onde as atividades culturais estão ficando de fora da pauta das prioridades. A discussão tomou conta das redes sociais, onde, defensores das duas vertentes “vociferaram” as suas argumentações. Certo é que o decreto acabou acendendo uma grande polêmica na cidade, que já ostentou o título de melhor carnaval do interior da Bahia. A polêmica transcendeu e se tornou um confronto ideológico, entre os que defendem o trabalho como a melhor forma de vencer a crise e os que afirmam que a cultura não pode ser golpeada dessa forma tão insensível. A discussão já ultrapassou os limites de Brumado e ganhou a mídia baiana, pois é uma decisão inédita que acabou criando um choque cultural.

Confira abaixo algumas opiniões favoráveis e outras contrárias e, caso os leitores optarem por participar podem deixar as suas mensagem no box das opiniões da matéria no facebook ou mesmo nos comentários:


Favoráveis:
 

Waléria Cunha Leite: "Concordo. Não vejo o porquê não funcionar normalmente já que não terá, em nossa cidade, o evento. O que acontece é que, na outra gestão, era muito órgão municipal sem funcionar por causa de véspera de feriado. Ele está cumprindo o dever dele, os órgãos municipais têm que trabalhar mesmo. Parabéns, Eduardo!”


Chrystiane Meira Moreira:  “Prefeito tem que ser rigoroso mesmo porque aquela prefeitura de antigamente e os órgãos públicos como a saúde e educação davam vergonha. O atual prefeito fez muito pela saúde e educação, fora os aluguéis que ele encerou, reunindo todas as secretarias num lugar só. O trabalho não pode ser visto como uma coisa errada, em hipótese alguma, pois só assim iremos vencer essa crise”


Ednalva Assis: “Eduardo fez certo, porque com a violência que está é bom mesmo que não tenha carnaval em Brumado, pois será que vocês não vêm que é impossível ter carnaval?”


Contrários:


Tania Porto de Amorim: “Não concordo, porque feriado é feriado. Se ele não gosta, problema é dele, os outros não podem pagar por isso. A área da saúde, que foi dito que seria prioridades, ainda deixa muito a desejar, então, emendar o carnaval trabalhando não vai mudar nada, tem que ter projetos melhores para Brumado, que ao invés de ir pra frente, está, cada vez mais, indo e pra trás cada dia. Só lamento!”.


Juscélia Meira: “Eu não concordo com o decreto que acaba com o feriado. Pois o feriado é um direito inegável do trabalhador e não pode ser retirado assim dessa forma”.


Lúcio Carlos Cruz: "Se a razão for a queda de receita, isso não tem lógica, pois Brumado teve progressão de receita e não queda, sem se falar no repasse do repatriamento. Então daria tranquilamente para se realizar um carnaval com os pés no chão, sem que haja terceirizações que tornam a festa bem mais cara. O gestor errou no decreto, pois não se pode pensar só no funcionalismo público, além de que é um feriado nacional e, a princípio, não poderia ser alterado por um decreto municipal, isso é uma ingerência. Carnaval não é prejuízo, muito pelo contrário, gera renda e contribuiu de forma muito positiva para a economia do município, pois atraí turistas e faz o comércio local ter um volume de vendas muito alto, sem se falar no comércio informal que é um dos mais beneficiados com a festa. Então lamentamos um decreto como essa que vai na contramão da história".

 



Filho do ministro do STF, Teori Zavascki confirma que pai estava no avião que caiu em Paraty

Francisco Prehn Zavascki pediu a amigos que rezem 'por um milagre' Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/filho-de-teori-confirma-que-pai-estava-no-aviao-que-caiu-em-paraty-20

Em uma postagem em uma rede social, o filho do ministro do STF, Teori Zavascki, Francisco, confirmou que o pai era triipulante do avião que caiu nesta hoje (19) no mar próximo a Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Francisco Prehn Zavascki pediu para que amigos clamassem por um milagre. Pouco depois, a publicação foi apagada.  “Amigos, infelizmente, o pai estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre!”, disse.



 



'Pequena Eva' é lembrada para Meio Ambiente em reforma de Rui

(Foto: Reprodução)

O nome da ex-chefe da Casa Civil do governo Jaques Wagner (PT), Eva Chiavon, passou a ser lembrado para a secretaria estadual de Meio Ambiente na reforma administrativa do governador Rui Costa (PT). Quando trabalhou com o petista baiano, Eva acabou sendo substituída por Rui dentro da estratégia de Wagner de prepará-lo para a sua sucessão. Levada por Wagner, que era seu chefe, ela era secretária-executiva da Casa Civil do governo Dilma Rousseff quando teve que assumir a titularidade da pasta em caráter tampão porque o ex-presidente Lula foi impedido pela Justiça de tomar posse, depois que o ex-governador baiano deixou o cargo com o objetivo de acomodá-lo no posto e garantir-lhe foro privilegiado. Desde então, está desempregada. Na reforma de Rui, a secretaria de Meio Ambiente é a única para a qual ainda não se aponta um eventual substituto para Eugênio Spengler, que já anunciou que não fica no cargo. No período em que trabalhou no governo baiano, era chamada por alguns petistas de “A pequena Eva”, em referência à música “Minha Pequena Eva”, hit da Banda Eva.



Mudança de Vida: Conheça a história de Walace Pereira que se livrou das drogas e hoje ganha a vida como engraxate

Walace Pereira é um exemplo vivo de que com determinação é possível se livrar das drogas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um histórico parecido com o de milhões de jovens brasileiros, que se envolvem com drogas e furtos, Walace Pereira, de 25 anos, resolveu dar um sentido à sua vida e foi trabalhar como engraxate nas praças e na Feira Livre de Brumado. Há três meses, ele ganha a vida lustrando os sapatos de clientes e se diz liberto, feliz e com a consciência tranquila. Simpático, ele se orgulha da oportunidade de que a partir de agora ele exerceu uma profissão, depois de tanto tempo fazendo coisas erradas nas ruas. “Hoje eu tenho orgulho de sair de casa, por a caixa nas costas e ir para as ruas trabalhar das 05h até às 17h, de segunda até sexta-feira”, declarou. No período em que não está trabalhando nas ruas como engraxate, ele aproveita para aumentar a renda e vende picolés na Avenida Centenário, Antônio Mourão Guimarães e no centro da cidade.
 

Sob o domínio das drogas ele já roubou celular, tabletes e outras coisas dentro de casa para comprar tóxicos. “Me lembro de quando eu, tomado pelo vício, com a mente invadida pelo mal, pegava as coisas da minha família, isso era muito triste, mas a droga falava mais alto”, relembra.


Mas ele continua a sua narrativa dizendo vive um novo momento de sua vida descrevendo que “hoje estou mostrando para minha família e para a sociedade em geral que tenho a consciência que estava errado e que tinha que mudar o meu comportamento. Sei que é difícil consertar os erros do passado, mas a vida me deu outra oportunidade e estou a agarrando ela com unhas e dentes”, assegurou.


Nada veio fácil na vida de Walace, que logo cedo se envolveu com as drogas e até cometeu pequenos furtos para sustentar o vício. “Nas ruas conheci o mundo das drogas, desde a maconha até outros entorpecentes muito mais fortes. Nunca tive mal exemplo dos meus pais nesse sentido, mas experimentei por curiosidade e para manter o vício eu também passei a cometer furtos na rua”, se emociona.


Ele diz que Jesus mandou um anjo e o salvou, desde que ele entrou em uma carpintaria de Brumado e viu uma caixa de engraxar jogada ao canto. "Perguntei ao proprietário, quanto custava aquela caixa, e ele me respondeu, que faltava dar alguns ajustes. Ele então o fez, e me entregou, eu perguntei, senhor, quanto custa, e ele me respondeu. Nada! Vá trabalhar e ganhar o seu pão de cada dia. Nunca vou me esquecer desse dia." Finalizou emocionado.


Walace diz que em dias normais chega a ganhar R$ 30,00 por dia, e em dias bons como nas sextas-feiras, fatura R$ 40 ao dia. Ele afirmou que o dinheiro que ganha usa para alimentação, compra de roupas e as vezes em viagens para outras cidades para trabalhar como engraxate.


Está aí um exemplo vivo de que é possível se livrar do mundo das drogas, quando se tem boa vontade e desejo sincero de mudar. 



Rio de Contas: Projeto Cultural Maria Brandão realizará programação de Janeiro a Junho

Programação estreia no dia 28 de janeiro de 2017 com o encontro de reisados de Rio de Contas e região (Foto: Divulgação)

Encontros de terno de reis, sanfoneiros, marchinhas de carnaval, caretas, palestras, rodas de conversas, oficinas, shows, contação de histórias e muito mais, são as atrações do projeto Espaço Cultural Maria Brandão que acontecerão durante os meses de janeiro a junho de 2017 na cidade de Rio de Contas. Uma agenda cultural de ocupação da antiga Pensão Brandão e Espaço Nordeste que visa contribuir para a valorização e o fortalecimento das expressões culturais tradicionais da cidade mais antiga da Chapada Diamantina. Dia 28 de janeiro de 2017 será a estreia do projeto com o encontro de Reisados do município de Rio de Contas e região. Aprovado no edital de dinamização de espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia do ano de 2016, esse projeto vai mobilizar mais de trinta grupos culturais, entre eles bandas, grupos tradicionais, palestrantes, artistas, indígenas com atrações para todos os públicos e idades. Um dos maiores objetivos desse projeto é a homenagem merecida a Maria Brandão dos Reis, mulher pouco conhecida na cidade que nasceu, como também estimular o turismo histórico cultural na cidade.

 
Maria Brandão 


Maria Brandão, campeã da paz, nasceu em Rio de Contas aos 22 de julho de 1900. Militante das causas sociais, vítima de intensas perseguições dos coronéis que comandavam a cidade, Maria Brandão foi em busca de melhores condições de vida em Salvador, lá, montou uma pensão, onde recebia jovens estudantes de todo interior da Bahia e alguns militantes políticos. Não demorou muito para virar referência de pessoa solidária e foi citada no livro de Jorge Amado o “Cavalheiro da Esperança”. Seus feitos a favor dos direitos humanos de forma altruísta e verdadeira e por ter conseguido a maioria das assinaturas em prol da paz na época da segunda guerra mundial, foi agraciada com o título de “Campeã da Paz” emitida pelo governo de Moscou. Maria Brandão dos Reis, mulher negra, comunista, Campeã da paz! Saiba mais sobre o projeto e fique por dentro de toda programação curtido a nossa página no Facebook. @espacomariabrandao.



Governo desmente boato de cobrança de anuidade para carteira de motorista

Texto que circula na internet diz que nova taxa passaria a valer em fevereiro. Validade do documento é de 3 a 5 anos, de acordo com a idade do condutor (Foto: Reprodução)

O Denatran emitiu nesta quarta-feira (18) uma nota, desmentindo que haverá uma cobrança de anuidade para quem possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Circula na internet uma mensagem, dizendo que a partir de 1º de fevereiro, todos os motoristas teriam que pagar um valor anual para manter o direito de dirigir. De acordo com o texto, a cobrança seria enviada para a casa dos condutores, e caso não fosse paga, a CNH seria invalidada. A única taxa relacionada à CNH é a de renovação do documento. O prazo é de validade é de 5 anos para pessoas de até 65 anos e de 3 anos para pessoas acima de 65 anos.



Vocalista do Kaoma é achada morta em carro incendiado

Veículo estava em distrito de Saquarema, RJ, nesta quinta (19). Artista ficou conhecida pelo hit ‘Chorando se foi’, um dos maiores do fenômeno “lambada”.(Foto: Reprodução)

A cantora Loalwa Braz Vieira foi encontrada morta dentro de um carro incendiado em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta quinta-feira (19). A informação foi confirmada pelo comando da Polícia Militar e pela assessoria de imprensa da Polícia Civil por telefone. O carro foi encontrado na Estrada da Barreira, no distrito de Bacaxá e a 124ª Delegacia de Polícia investiga o caso.De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Leonardo Couri, a equipe foi acionada por volta de 3h40 da madrugada desta quinta-feira para combater um incêndio em uma residência. A casa seria da cantora, mas a informação não foi confirmada pela polícia. O fogo consumiu o sótão. Segundo o comandante, enquanto a equipe trabalhava no imóvel, um novo chamado foi feito. 



Farmácia Popular passa ter limite mínimo de idade para venda de remédios

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O Programa Farmácia Popular agora terá limite mínimo de idade para a compra de medicamentos. A mudança ocorreu depois da identificação de irregularidades recorrentes na indicação de medicamentos para pacientes com idade normalmente incompatível com a doença a ser tratada. De acordo com as novas regras do Ministério da Saúde, o medicamento para colesterol alto só poderá ser vendido pelo programa para quem tem 35 anos ou mais. Já o remédio que trata de osteoporose só será vendido para maiores de 40 anos. Para comprar o medicamento que trata a Doença de Parkinson, o paciente precisa ter mais de 50 anos, e para hipertensão, pelo menos 20 anos. Os contraceptivos serão vendidos a pessoas entre 10 e 60 anos de idade. Segundo a pasta, as restrições no sistema foram implantadas para maior controle dos medicamentos, levando em conta os parâmetros definidos por protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde. Aos pacientes que estiverem fora da faixa etária estabelecida, o Ministério orienta que, se precisar de um dos medicamentos, poderão requerer a inclusão do Cadastro da Pessoa Física (CPF) no sistema, pela Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS), no telefone 136, opção 8, ou pelo e-mail [email protected].



Irresponsabilidade: Pneus velhos são desovados às margens da BR-030 e se tornam potenciais criatórios do Aedes

Os pneus foram jogados à beira da pista da BR-030 (Foto: André Santos | 97NEWS)

Por mais que a situação fique cada vez mais crítica na batalha contra o Aedes Aegypti, ainda mais agora com os riscos da febre amarela, sem se esquecer da Tríplice Endemia, ainda existem setores da população brumadense que teimam em desafiar o perigo e, além de colocaram as suas vidas em risco, acabam pondo uma grande quantidade de pessoas em perigo. Apesar de Brumado ainda não ter um comunicado oficial de um novo surto de Dengue, Zika ou Chikungunya, o risco é sempre alto, já que são doenças que vêm se alastrando por todo o país. Então, diante disso, a população deve estar sempre fazendo a sua parte, já que o combate tem que ser constante, mas, mesmo assim, ainda existem casos absurdos que vão completamente na contramão da racionalidade. Um desses casos foi registrado pelo radialista André Santos, o qual fez um vídeo mostrando uma “desova” de pneus velhos nas proximidades da rotatória da BR-030, sentido Vila Presidente Vargas a Umburanas. Fica aqui o alerta às autoridades e também à população, pois se for flagrada uma ação desse tipo, ele deve ser prontamente denunciada, pois os pneus tem uma boa capacidade de acumular água, se tornando assim, caso chova, em potenciais criatórios do Aedes. Confira: 



Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de Brumado

(Divulgação)

A Administração “Educar para Libertar”, vem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunicar à toda população brumadense que a partir do próximo dia 23 de janeiro, o Cartão do SUS estará sendo confeccionado na Central de Marcação e Regulação, que fica localizada na Rua Iluminato Lobo, S/N, no centro da cidade. O horário do atendimento é de segunda à sexta das 07h às 12h e das 14h às 17h. Para maiores informações ligue: 3441-2686. 



Brasil vive momento favorável com queda da inflação, diz Meirelles

(Foto: Reprodução)

O Brasil vive um momento favorável com a queda da inflação, disse hoje (18) o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Em entrevista exclusiva à Voz do Brasil, ele comentou a participação do Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça) e afirmou que as medidas de ajuste fiscal tomadas pelo governo ajudam o Banco Central a reduzir os juros.“Nós encontramos, no meio do ano passado, um país com a inflação excessivamente elevada, com mais de 10% [no acumulado de 12 meses] e estamos fazendo um trabalho de ajuste fiscal, que também tem um efeito de queda de inflação [porque o governo gasta menos e reduz a quantidade de dinheiro em circulação na economia”, declarou o ministro pouco antes de embarcar de volta para Brasília.De acordo com Meirelles, o Banco Central está fazendo um movimento bem-sucedido de corte dos juros básicos da economia após a inflação começar a cair.Segundo ele, a desaceleração dos índices de preços permitiu ao Banco Central ampliar a redução da taxa Selic (juros básicos da economia) na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Para o ministro, a aceleração no corte de juros ajudará o país a retomar o crescimento em 2017 ao baratear o crédito.“A inflação tem caído consistentemente, permitindo ao Banco Central cortar os juros. Inclusive, na última decisão, cortamos [a taxa Selic em] 0,75 ponto percentual, aumentando o corte. Primeiro, porque é resultado da queda da inflação. Isso é bom para todos. Segundo, porque, com a taxa de juros menor, teremos condições de reduzir cada vez mais o custo do crédito, facilitando e barateando o consumo e o investimento”, acrescentou Meirelles. Em relação às perspectivas para o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país), o ministro disse ser consenso de que a economia voltará a crescer este ano. Ele informou ser possível que o país volte a crescer neste trimestre.



Atleta pedalou de Salvador até Brumado e segue rumo à Chapada

O ciclista está se preparando para participar de uma das provas mais difíceis do país, o Desafio Serra do Rio do Rastro (Foto: Divulgação)

O Atleta de ciclismo Lucas Tacio chegou em Brumado após uma jornada pedalando desde Salvador. Campeão da Corrida Ecológica em 2009, Lucas passará ainda pela Chapada Diamantina e chegará à Salvaodr somente dia 04 de fevereiro. Este tour ciclístico faz parte de um treinamento para a competição internacional Desafio Serra do Rio do Rastro, no município de Lauro Muller, no Sul do país, em Março.  "A competição requer um treino com serras e altitude. Por isso não podia treinar em Salvador e resolvi vir para a região e passar pela Chapada", disse o atleta que segue nesta quinta-feira para Livramento de Nossa Senhora. Confira abaixo o tour que o atleta está fazendo: 

(Divulgação)


Mutirão para analisar processos criminais de sete mil presos será realizado pelo TJ-BA

(Foto: Reprodução)

A grande dificuldade tem sido o déficit de ao menos 100 magistrados e a falta de orçamento para suprir as demandas do estado. Ao todo 289 de juízes atuam na área criminal em toda Bahia e seriam necessários no mínimo 40 deles para atender todos os casos de quase sete mil presos, mas apenas 13 deles farão parte do mutirão que irá reavaliar todos os processos do estado, no sentido dar agilidade ao trabalho.


O mutirão será realizado entre os dias 23 de janeiro e 20 de abril. De acordo com dados da Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária (Seap), somente na Bahia existem 6.862 internos em situação provisória e aguardam decisões judiciais que possam resultar em penas definitivas, alternativas ou concessão de liberdade.


Juntas, todas as unidades penais do estado comportam a custódia de 10.848 presos, porém funcionam hoje com a lotação de 2.974 presos acima do limite de vagas permitido. A realização do mutirão deverá amenizar essa situação, pois as medidas adotadas visam que:
 

  • Todos os inquéritos e processos de presos provisórios, sentenciados ou não, serão reexaminados;
  • As audiências serão antecipadas, dando prioridade o julgamento no período do mutirão carcerário;
  • Serão tomadas providências quanto a expedição de guia de execução, provisória ou definitiva, nos casos pendentes;
  • Todas as execuções penais de reeducação presos para avaliar concessão de benefícios serão revistas;
  • Dar cumprimento às decisões declaradas durante o mutirão.


O serviço do mutirão, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, segue orientação nacional da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.



Novos Tempos?: Apenas 77 pessoas, de mais de 6 milhões, tiraram nota máxima na redação do Enem

(Divulgação)

Apenas 77 pessoas tiveram nota mil, a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme balanço divulgado hoje (18) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de notas máximas foi bem abaixo das 104 registradas em 2015. De acordo com o MEC, 6,1 milhões de estudantes fizeram o exame em 2016. Os temas das redações do Enem foram “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, nos dias 5 e 6 de novembro, quando a maior parte dos candidatos fez a prova; e “Caminhos para combater o racismo no Brasil”, nos dias 3 e 4 de dezembro. Em 2016, devido às ocupações de escolas e universidades por grupos contrários a mudanças educacionais no Brasil, o Enem foi adiado para alguns participantes.“Acho que é algo absolutamente esperado. Como tem populações diferentes todos os anos fazendo o Enem, essa comparabilidade de medias tem que ser cuidadosa porque as populações são diferenciadas”, ponderou em coletiva de imprensa a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Para a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, o desempenho na redação está também ligado ao desempenho em linguagens. A prova de linguagens, no Último Enem, registrou a menor nota mínima (287,5) e a menor nota máxima (846,4). “Há, claramente, um desempenho mais insuficiente em linguagens do que nas outras áreas, o que reforça o que as avaliações nacionais já indicam, que é a enorme dificuldade de leitura e escrita dos nossos alunos”, segundo a secretária. 



Aracatu: Caso do ‘gatuno das galinhas’ é arquivado

(Fotocomposição: 97NEWS)

Um caso que aconteceu no município de Aracatu no dia 27 de novembro, onde um homem conhecido por “Del”, junto com seus amigos, acabou invadindo a propriedade de Dona Maurina, na Fazenda Boa Vista, zona rural do município e como estavam com fome, “surrupiaram” várias “penosas”. Indignada, Dona Maurina seguiu o rastro e chegou na propriedade onde eles estavam e pegou eles com a “boca na botija”, saboreando o cozido. Ela não pensou duas vezes e acionou a Polícia, que trouxe o principal acusado para a DP de Brumado (confira). Passado cerca de 3 meses o caso teve o seu desfecho, onde o Ministério Público decidiu esta semana pelo arquivamento do inquérito. Após serem questionados, um dos amigos do acusado disse que não havia furtado as galinhas.  Diante disso, a Justiça da Comarca de Brumado verificou que não há justa causa para o ajuizamento de ação penal, determinando o arquivamento dos autos.